Capítulo 5 Função afim
Trocando ideias
A escala de Fahrenheit ( grau éfe) é uma escala de medidas de temperatura em que 32 graus Farenrráite representam o ponto de fusão do gelo e 212 graus Farenrráite representam o ponto de ebulição da água pura sob pressão atmosférica padrão. Essa escala é muito usada em países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos.
Podemos escrever a fórmula F = 1,8C + 32 para converter uma medida de temperatura C expressa em graus Celsius (ºC) para uma medida de temperatura F expressa em graus Fahrenheit (ºF).
▸
Quais são as medidas de temperatura de fusão do gelo e de ebulição da água em graus Celsius?
▸
Qual é a medida aproximada da temperatura registrada pelo termômetro da foto em graus Celsius?
▸
Em seu caderno, elabore um problema cuja resolução utilize a fórmula F = 1,8C + 32. Depois, troque de problema com um colega e resolva o problema proposto por ele.
Neste capítulo, vamos estudar a ideia de função e função afim.
Conheça mais
No Sistema Internacional de Unidades ( ésse Í), a unidade-padrão de medida de temperatura é o kelvin ( cá).
No site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ( in metro), é possível conferir uma versão traduzida do ésse Í.
Respostas e comentários
Trocando ideias: primeiro item: 0 grau Célsius e 100 graus Célsius, respectivamente; segundo item: aproximadamente 42,8 graus Célsius; terceiro item: resposta pessoal.
CAPÍTULO 5 – FUNÇÃO AFIM
Trocando ideias
Bê êne cê cê:
• Competência geral 9 (a descrição está na página seis).
• Competências específicas 3, 5 e 8 (as descrições estão na página sete).
Objetivos:
• Verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a ideia de função.
• Introduzir a escala Fahrenheit (ºF) de medida de temperatura.
A proposta desta seção é mobilizar conceitos e procedimentos das Unidades temáticas Álgebra, Números e Grandezas e medidas e relacionar conceitos de Matemática e Ciências, o que favorece o desenvolvimento da competência específica 3 da Bê êne cê cê. A competência geral 9 e as competências específicas 5 e 8 também têm o seu desenvolvimento favorecido, uma vez que os estudantes são colocados diante de uma situação modelada por uma função matemática e compartilham com os colegas suas respostas e problemas.
Se julgar conveniente, convide o professor ou a professora de Ciências para falar da escala de Fahrenheit com a turma.
Proponha aos estudantes que respondam ao primeiro item. Alguns podem se valer dos conhecimentos anteriores que já têm do assunto e outros podem utilizar a fórmula F = 1,8C + 32. Valorize as duas estratégias e faça a correção coletiva. Depois, partindo das respostas dessa atividade, faça na lousa uma figura como essa:
Essa figura permite que os estudantes percebam a relação entre as medidas de temperatura nas duas escalas.
Em seguida, solicite que façam os demais itens. Antes que realizem os cálculos para responderem ao segundo item, oriente-os a observar a figura e a estimar a medida da temperatura em graus Celsius que vão obter. Os cálculos podem ser realizados com o auxílio de uma calculadora.
O último item envolve a elaboração de um problema. Alerte-os sobre a importância de o enunciado ser claro e de o contexto do problema ser verossímil.
Sugestão de atividade interdisciplinar
Proponha aos estudantes que pesquisem mais sobre a escala Kelvin e como ela se relaciona com a escala Celsius e a escala Fahrenheit. Depois, desafie os estudantes a criar uma escala arbitrária e relacioná-la com a escala Celsius e a escala Fahrenheit. Essas atividades podem ser realizadas em parceria com o professor ou a professora de Ciências.
1 Ideia de função
Acompanhe a situação a seguir.
A Feira dos Caxixis é uma das feiras de artesanato mais antigas do Brasil e acontece uma vez ao ano na cidade de Nazaré das Farinhas, no estado da Bahia. Os caxixis são miniaturas de objetos em cerâmica produzidas na região.
Um dos expositores dessa feira vende cada um de seus caxixis a R$ 10,00dez reais. Quanto uma pessoa gastaria se ela comprasse duas peças? E se comprasse 3 peças? E se comprasse 5 peças?
Para responder a essas questões, podemos montar um quadro com a indicação de valor e de quantidade de peças.
Quantidade de peças |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
---|---|---|---|---|---|---|
Valor (em R$) |
10,00 |
20,00 |
30,00 |
40,00 |
50,00 |
60,00 |
Observe que cada quantidade de caxixis determina um valor a ser pago pelo cliente.
Quando isso ocorre, podemos dizer que o valor que o cliente vai pagar é dado em função da quantidade de peças.
Quando relacionamos duas grandezasglossário , dizemos que cada valor da primeira grandeza corresponde a um único valor da segunda grandeza e que a segunda grandeza é função da primeira.
Lei de formação da função
Quando temos uma relação em que uma grandeza é função de outra, a correspondência entre cada valor de uma grandeza e cada valor da outra póde ser expressa por uma sentença chamada lei de formação da função ou lei da função.
Na situação anterior, se indicarmos por y o valor, em real, a ser pago pelo cliente e por x a quantidade de peças, a lei da função será:
y = 10 ⋅ x, em que x é um número natural.
Variáveis
As grandezas envolvidas em uma relação em que uma é função da outra são chamadas de variáveis da situação apresentada. No caso da situação anterior, as variáveis são o valor, em real, e a quantidade de peças.
O valor a ser pago pelo cliente é a variável dependente, pois depende da quantidade de peças que ele deseja comprar.
A quantidade de peças é a variável independente, pois podemos escolher um valor para essa variável.
Respostas e comentários
Ideia de função
Bê êne cê cê:
Habilidades ê éfe zero nove ême ah zero seis, ê éfe zero nove ême ah zero sete e ê éfe zero nove ême ah zero oito.
Objetivo:
Compreender a ideia de função.
Justificativa
Compreender a ideia de função permite aos estudantes verificar que as letras em sentenças algébricas podem assumir o papel de incógnitas ou variáveis e entender como grandezas se relacionam. Além disso, o conceito de função é uma ferramenta importante na resolução de diferentes problemas. Habilidades como ê éfe zero nove ême ah zero seis, ê éfe zero nove ême ah zero sete e ê éfe zero nove ême ah zero oito podem ter o desenvolvimento favorecido por meio da compreensão do conceito de função.
Mapeando conhecimentos
Peça aos estudantes que imaginem uma máquina que produz 20 peças a cada minuto de funcionamento e, em seguida, observem o quadro a seguir que você pode reproduzir na lousa:
Medida do tempo |
1 |
2 |
3 |
4 |
---|---|---|---|---|
Quantidade de peças |
20 |
40 |
60 |
80 |
Depois, com base no quadro, proponha as seguintes questões aos estudantes: “Quantas peças serão produzidas em 5 minutos? E em 10 minutos? E em x minutos?” (Respostas: 100 peças; 200 peças; 20x peças.)
Para as aulas iniciais
Retome a situação da dinâmica inicial e verifique as dificuldades apresentadas pelos estudantes e procure saná-las. Depois, organize-os em duplas e peça que elaborem uma situação em que uma grandeza é dada em função da outra. Depois, reserve um momento para discutir as situações criadas pelas duplas.
Após explorar a situação inicial, peça aos estudantes que deem outros exemplos de relação em que uma grandeza é função de outra, identificando a variável dependente e a variável independente.
Lei de formação da função
Comente com os estudantes que uma das maneiras de representar uma função é por meio de sua lei de formação. É importante enfatizar com a turma que as letras em uma função assumem o papel de variáveis e que eles devem estar atentos aos valores que essas letras podem assumir.
Chame a atenção para o fato de que o uso das letras x e y se dá por uma questão de hábito, e não por obrigatoriedade. Essas letras podem, perfeitamente, ser substituídas por outras, dependendo da conveniência.
Variáveis
Auxilie os estudantes a identificar as variáveis independentes e dependentes e mostre que esse é um aspecto importante. Sempre que possível, retome esses conceitos em diferentes contextos para que possam aos poucos ir se apropriando dessas ideias.
( ê éfe zero nove ême ah zero seis) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
( ê éfe zero nove ême ah zero sete) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
( ê éfe zero nove ême ah zero oito) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Uma indústria produz embalagens biodegradáveis. Sua produção é de seiscentas unidades por hora.
a) Em 10 horas de trabalho, quantas embalagens biodegradáveis são produzidas?
b) Para produzir .4800 unidades de embalagens biodegradáveis, quantas horas são necessárias?
c) Podemos afirmar que a quantidade de embalagens biodegradáveis produzidas é função da medida do tempo de produção? Por quê?
d) No caderno, escreva uma lei que relacione a quantidade de embalagens biodegradáveis com a medida do tempo, em hora.
2. A medida da área ( a) de um quadrado é dada em função da medida de comprimento ( a) do seu lado. No caderno, escreva a lei dessa função e identifique a variável dependente e a variável independente.
A notação éfe de xis
Analise a afirmação de Teresa.
A quantidade de litros (q) de combustível consumido é função da medida da distância (x) percorrida. A lei dessa função é
Sentença matemática. q é igual a fração x sobre 12., em que x é um número real positivo.
A função também póde ser representada por f; quando f varia em função de uma variável x, é o mesmo que escrevermos função abre parênteses décima fecha parênteses. Assim, a função anterior poderia ser representada da seguinte fórma:
f
abre parêntese, x, fecha parêntese, igual, fração x sobre 12, abre parêntese, lemos: abre aspas duplas f de x é igual a fração x sobre 12, fecha aspas duplas, fecha parêntese.Nessa notação, x representa a medida da distância percorrida, em quilômetro, e função abre parênteses décima fecha parênteses, a quantidade de litros de combustível consumido.
Valor de uma função
Na situação anterior, a quantidade de litros de combustível consumido de acôrdo com a medida da distância x percorrida, em quilômetro, foi representada por
Sentença matemática. f de x é igual a x sobre 12., em que x é um número real positivo.
Desse modo, para calcular a quantidade de litros de combustível consumido para o automóvel percorrer 108 quilômetros, basta substituir x por 108 na lei da função e efetuar a operação indicada:
Sentenças matemáticas. f de 108 é igual a 108 sobre 12. O número 108 está em destaque. Abaixo, f de 108 é igual a 9.
f (108) = 9
Isso significa que, quando x é igual a 108, o valor da função é 9.
Logo, o automóvel consumiu 9 litros de combustível para percorrer 108 quilômetros.
Respostas e comentários
1. a) .6000 embalagens
1. b) 8 horas
1. c) Sim; porque cada hora corresponde a uma única quantidade de embalagens produzidas.
1. d) Exemplo de resposta: y = 600t, em que y indica a quantidade de embalagens produzidas e t, a medida do tempo (em hora).
2. A = a elevado a 2; variável dependente: medida da área ( a); variável independente: medida de comprimento do lado ( a).
A notação função abre parênteses décima fecha parênteses
Ao introduzir a notação função abre parênteses décima fecha parênteses, verifique se os estudantes entenderam que ela substitui a variável dependente. É importante destacar que a função e a variável independente podem ser representadas por quaisquer letras.
Valor de uma função
Após explorar o cálculo de função(108) com a turma, peça que calculem função(96), função(114) e função(100,8). Sempre que possível, no cálculo de valores de uma função, proponha que a variável independente não assuma só valores inteiros, mas também fracionários e irracionais, para que o cálculo com esses números seja sempre revisitado.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
3. A lei de formação de uma função função é função abre parênteses décima fecha parênteses = 5x + 2. Calcule:
a) (0) função
b) ( função1) menos
c) ( função2) menos
d)
Sentença matemática. f de 3 quartos.4. Dada a lei de uma função função abre parênteses décima fecha parênteses = 5x menos 2, determine o valor de x de modo que:
a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 0
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = 3
c) função abre parênteses décima fecha parênteses = menos10
d) função abre parênteses décima fecha parênteses = 13
5. A lei de uma função função é
Sentença matemática. f de x é igual a meio vezes x menos 3 quartos.. Calcule:
a)
Sentença matemática. f de zero menos f de 1, tudo sobre f de 2.b)
Sentença matemática. f de 2 vezes f de 1, tudo sobre f de zero.6. Ana elaborou o quadro a seguir.
x |
0 |
|
|
|
---|---|---|---|---|
f(x) |
0 |
|
|
|
a) Qual é a lei de formação da função f que relaciona os valores da segunda e da primeira linha desse quadro?
b) Calcule o valor de função abre parênteses décima fecha parênteses para
Sentença matemática. x igual menos um quinto..
c) Qual é o valor de x quando
Sentença matemática. f de x igual a 7 sobre 2.?
Representação gráfica de uma função
Cada número real tem um ponto correspondente na reta real e cada ponto da reta corresponde a um número real. Observe.
Podemos ampliar essa noção, representando um par de números reais por pontos de um plano. Para isso, construímos um sistema de coordenadas cartesianas ou plano cartesiano.
Esse sistema consiste em duas retas reais perpendiculares (eixos), cujo ponto de intersecção corresponde à origem do sistema.
Temos que:
• o eixo x é chamado de eixo das abscissas;
• o eixo y é chamado de eixo das ordenadas;
• o ponto de coordenadas (0, 0) é a origem do plano cartesiano.
Respostas e comentários
3. a) 2
3. b) menos3
3. c) menos8
3. d)
Fração. 23 sobre 4.4. a)
Fração. 2 sobre 5..4. b) 1
4. c)
Fração. Menos 8 quintos.4. d) 3
5. a) ‒2
5. b)
Fração. 1 sobre 12.6. a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x
6. b)
Fração. Menos 2 quintos.6. c)
Fração. 7 sobre 4.Representação gráfica de uma função
A mobilização, por parte dos estudantes, dos diferentes registros de um mesmo objeto matemático contribui para que se apropriem dele cada vez que se dão conta dos elementos que o caracterizam; por isso, é importante estudar a representação gráfica de uma função.
É importante salientar que nem todo gráfico representa uma função. Comente com a turma que, na prática, imaginamos o traçado de retas paralelas ao eixo y e verificamos se cada reta que intercepta o gráfico o faz em um único ponto. Em caso positivo, o gráfico representa uma função. Se possível, mostre um exemplo de gráfico que não represente uma função para eles.
Comente com os estudantes que o gráfico de uma função ajuda a analisar como uma grandeza depende da outra. Ao explorar esse conteúdo, incentive-os a identificar o eixo da variável dependente e o eixo da variável independente, a analisar os intervalos em que a função é negativa, nula ou positiva e também os intervalos em que ela é crescente ou decrescente. Também é útil que eles percebam que algumas representações gráficas são linhas contínuas e outras são apenas pontos alinhados ou não.
Sugestão de atividade extra
Desenhe uma reta numérica na lousa e marque nela apenas os valores inteiros, de fórma que os espaços entre os valores fiquem relativamente grandes. Imprima e recorte valores variados (incluindo raízes, frações e números na fórma decimal), a fim de que os estudantes os fixem com fita adesiva na lousa, localizando os pontos que representam esses números na reta numérica. Deixe os papéis com os valores sobre uma mesa e peça aos estudantes que, um a um, peguem um desses valores e coloquem no local que consideram o mais adequado. Ao final, verifique com a turma se todos os valores estão adequadamente posicionados.
Observe como podemos representar os pontos a ( menos3, 3); B (0, 5); C ( menos6, 0); D (5, 2); ê ( menos5, ‒3); F (7, menos5); G (0, menos4); e H (3, 0) no plano cartesiano.
Toda situação que permite expressar uma grandeza em função da outra pode ser representada em um plano cartesiano na fórma de um gráfico. Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
A quantidade (q) de água desperdiçada por uma torneira gotejando lentamente é função da medida de tempo (t ). Analise alguns valores de q e t.
t |
0 |
1 |
1,5 |
3 |
---|---|---|---|---|
q |
0 |
7 |
10,5 |
21 |
Cada par ordenado pode ser representado por um ponto em um plano cartesiano. Nesse exemplo, o primeiro número do par ordenado indica a medida de tempo (em minuto), e o segundo número, a quantidade de água desperdiçada pela torneira (em mililitro).
Respostas e comentários
Para retomar o conceito de par ordenado no plano cartesiano, desenhe um plano cartesiano na lousa, indicando apenas os valores inteiros do eixo. Em seguida, indique um par ordenado para cada estudante e solicite a todos que façam a marcação do ponto correspondente no plano cartesiano na lousa.
Note que os pontos obtidos estão alinhados. Isso acontece porque a quantidade de água desperdiçada é diretamente proporcional à medida do tempo que a torneira fica gotejando. Além disso, como a medida de tempo pode assumir qualquer valor real positivo ou nulo, o gráfico dessa função será uma linha contínua que parte da origem, passa pelos pontos (1, 7), (1,5; 10,5) e (3, 21), e continua indefinidamente.
▸ Qual é a lei da função que o gráfico representa?
Situação 2
Em uma planilha eletrônica, Beatriz descobriu uma maneira de calcular o inverso, com duas casas decimais, de qualquer número real, diferente de zero, inserido nela. Observe alguns números que Beatriz inseriu na planilha e os números correspondentes calculados.
Cada par de números (número inserido, resultado) fórma um par ordenado (x, y), que pode ser representado por um ponto em um plano cartesiano.
Em seguida, Beatriz usou o mesmo programa em que fez a planilha e solicitou que fosse representado o gráfico da função que relaciona x e y.
▸ Qual é a lei da função que o gráfico representa?
Respostas e comentários
Balão de fala: Espera-se que os estudantes respondam que o gráfico parte da origem porque as medidas de tempo não assumem valores negativos.
Primeiro item: q = 7t, em que t é um número real maior ou igual a zero.
Segundo item:
Sentença matemática. y é igual a fração 1 sobre x., em que x é um número real diferente de zero.
Em cada uma das situações apresentadas, os estudantes devem determinar a lei da função que relaciona as variáveis envolvidas. Assim, na situação 1, teremos uma função f, tal que f(t) = 7t, em que t é um número real maior ou igual a zero.
E na situação 2, temos uma função f, tal que
Sentença matemática. f de t igual a fração 1 sobre x., em que x é um número real diferente de zero.
Situação 3
Uma loja vende Cê dês de acôrdo com o quadro a seguir.
Quantidade de CDs (n) |
1 |
4 |
6 |
9 |
---|---|---|---|---|
Preço (em R$) (p) |
2,00 |
8,00 |
12,00 |
18,00 |
Nesse exemplo, também podemos representar os pares ordenados (n, p) em um plano cartesiano.
Note que o preço é diretamente proporcional à quantidade de Cê dês. Além disso, a quantidade de Cê dês só pode ser um número natural. Assim, no eixo das abscissas representamos apenas números naturais.
▸ Qual é a lei da função que o gráfico representa?
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Uma loja de fotografias está fazendo uma promoção para a impressão de fotos.
a) Qual é a lei da função que relaciona o preço (y) a pagar e a quantidade (x) de fotos impressas?
b) Qual dos gráficos a seguir corresponde à função encontrada no item a? Por quê?
8. Sejam x e y duas grandezas inversamente proporcionais. Sabe-se que, quando o valor de x é 3, o valor de y é 5. Determine a lei da função que relaciona o valor de y com o valor de x.
Respostas e comentários
Item: p = 2n em que n é um número natural maior ou igual a 1.
7. a) y = 0,5x, com x ∈
7. b) Gráfico A. Espera-se que os estudantes percebam que o gráfico dessa função não é uma linha contínua, pois a quantidade de fotos só pode ser representada por números naturais.
8.
Sentença matemática. y é igual a fração 15 sobre x.Observando o gráfico apresentado para a situação 3, peça aos estudantes que indiquem mais um par ordenado pertencente ao gráfico. Verifique com eles se o ponto está correto; para isso, devem usar a lei da função f, tal que f(n) = 2n, em que n é um número natural maior ou igual a 1.
Comente com os estudantes que, se a função traduz uma situação real, então os valores que a variável independente pode assumir devem ser coerentes com essa situação.
9. Em Geografia, denomina-se densidade demográfica a medida expressa pela razão entre a população de uma região e a medida da área correspondente.
d
densidade
p
população
a
medida da área
Densidade demográfica e medida da área são grandezas direta ou inversamente proporcionais? E as grandezas densidade demográfica e população?
10. Qual dos gráficos seguintes pode representar a função f tal que
Sentença matemática. f de x é igual a fração 2 sobre x., com x > 0.
a)
b)
c)
d)
Lendo e aprendendo
Coronavírus e seu crescimento
Nos últimos meses, muito se tem ouvido falar a respeito do aumento do número de casos do novo coronavírus. E, em meio a tantas notícias sobre a pandemia, a expressão “crescimento exponencial” tornou-se bastante comum. Como todas as reportagens mostram, a expressão crescimento exponencial refere-se a um aumento acentuado no número de casos. [ reticências]
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde ( ó ême ésse) foi alertada sobre vários casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na China, causador da doença côvid dezenóve. Com o fluxo internacional de pessoas, em pouco tempo o vírus se espalhou para o mundo e alcançou 189 países.
[ reticências]
Respostas e comentários
9. inversamente proporcionais; diretamente proporcionais
10. alternativa b
• Na atividade 10, se julgar interessante, peça aos estudantes que compartilhem com a turma quais estratégias utilizaram para determinar qual dos gráficos representa a função f.
Lendo e aprendendo
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 2 e 9 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 1, 5 e 8 (as descrições estão na página sete).
• Habilidade ê éfe zero nove ême ah zero seis.
Objetivos:
• Desenvolver a competência leitora.
• Identificar e construir o gráfico de funções.
• Refletir sobre o isolamento social durante a pandemia de coronavírus.
Temas contemporâneos transversais:
Peça aos estudantes que leiam individualmente o texto da seção. Depois, organize uma roda de conversa com eles para falar sobre a pandemia do novo coronavírus que assolou o Brasil e o mundo nos últimos anos. É importante enfatizar com a turma que o texto é do final de 2020 e que o número de infectados e óbitos continuou subindo nos meses seguintes. Se possível, traga dados atualizados para enriquecer essa conversa inicial.
( ê éfe zero nove ême ah zero seis) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Em epidemias de fácil contágio, como ocorre com o coronavírus, cada pessoa pode transmitir o vírus para diversas outras pessoas. Se toda a população for suscetível ao contágio e se cada infectado contagiar m novos casos em média, sendo m uma constante maior do que 1, o crescimento é exponencial.
Por exemplo, se cada indivíduo infectado transmite a doença para duas pessoas, m = 2, temos o seguinte esquema de propagação:
Em notação matemática, o esquema desse exemplo fica ( funçãot)=2, em que elevado a t t representa o tempo e função(t), o número de infectados no instante t []. reticências
Para saber a relação entre o tempo e o número de infectados, os matemáticos propõem modelos matemáticos que têm o objetivo de retratar a situação real.
[ reticências]
É por meio dos resultados obtidos com os modelos matemáticos que os pesquisadores podem prever a eficiência do isolamento social e de medidas de proteção e a porcentagem de indivíduos que devem ser vacinados para erradicar uma doença. Desse modo, a Matemática ajuda o governo a tomar decisões mais assertivas em relação ao combate ao novo coronavírus.
PEREIRA, A. C.; TEODORO, G. S.; FERREIRA, R. E.; FILHO, H. G. F. Coronavírus e seu crescimento. Portal da Ciência, Universidade Federal de Lavras, 2 de dezembro de 2020. Disponível em: https://oeds.link/c5dVZl. Acesso em: 7 junho 2022.
Atividades
1. Responda às questões no caderno.
a) Quando o texto anterior foi publicado?
b) O que é coronavírus?
c) Qual é o nome da doença causada pelo novo coronavírus?
d) Como os modelos matemáticos podem ajudar a entender doenças epidemiológicas como a côvid dezenóve?
Respostas e comentários
1. a) 2 de dezembro de 2020.
1. b) É uma família de vírus que causam infecções respiratórias.
1. c) côvid dezenóve
1. d) Exemplo de resposta: Com os modelos matemáticos, é possível saber a relação entre a medida do tempo e o número de infectados por essas doenças e, dessa maneira, é possível, por exemplo, planejar medidas de proteção e prever a quantidade de indivíduos que devem ser vacinados para erradicar a doença.
Reproduza na lousa o esquema de propagação e explore com eles a função ( funçãot) = 2, em que elevado a t t representa a medida de tempo e função abre parênteses t, o número de infectados no instante fecha parênteses t. Peça que considerem que t representa a medida de tempo em minutos e diga que, no instante t = 0, havia uma pessoa infectada. Depois, faça as seguintes perguntas: “Qual é o valor da função para t = 1? E para t = 2? E para t = 5? O que isso significa?”. Espera-se que os estudantes concluam que o valor da função para t = 1 é 2, que para t = 2 é 4 e que para t = 5 é 32 e que isso significa que com 1 minuto havia 2 pessoas infectadas, com 2 minutos havia 4 e, com 5 minutos, havia 32. Ajude-os a interpretar isso por meio do esquema de propagação. Essa exploração inicial poderá ajudá-los na realização das atividades 2 e 3 que serão propostas na sequência.
A natureza do texto da seção e as propostas sugeridas neste manual favorecem o desenvolvimento da competência geral 2 e da competência específica 1 da Bê êne cê cê, pois desperta nos estudantes a curiosidade intelectual e ajuda-os a perceber como a Matemática contribui para solucionar problemas científicos. A competência específica 5 da Bê êne cê cê também tem o seu desenvolvimento favorecido, uma vez que os estudantes verificam como ferramentas matemáticas podem ser utilizadas para modelar problemas cotidianos.
• Na atividade 1, os estudantes vão responder a algumas questões sobre o texto. Quando terminarem, faça a correção coletiva. Complemente a resposta do item c, explicando que côvid dezenóve é o nome oficial da doença, definido pela Organização Mundial da Saúde ( ó ême ésse). O termo é uma abreviação: “co” vem de coronavírus; “vi”, de vírus; e o “d” no final vem de disease, doença em inglês. O número 19 se refere a 2019, ano em que a doença surgiu. Você pode ampliar a proposta desta atividade e solicitar aos estudantes que elaborem suas próprias questões para que outro colega as responda.
Lendo e aprendendo
2. Qual destes gráficos é da função ( funçãot) = 2, em que elevado a t t é um número real?
a)
b)
c)
d)
3. Em seu caderno, represente o gráfico da função descrita no texto.
4.
Os cientistas sabiam que, se nada fosse feito, a quantidade de pessoas infectadas com o novo coronavírus continuaria aumentando para números gigantescos. Para frear a transmissão do vírus, foi adotada uma série de medidas, entre elas o isolamento social. Muitas pessoas utilizaram as redes sociais para fazer um apêlo aos seus seguidores para não saírem de casa, enquanto outras fizeram o contrário e lembraram que nem todo mundo tinha o privilégio de se isolar. O que você pensa sobre o assunto? No caderno, escreva um pequeno texto com sua opinião. Depois, compartilhe seu texto e discuta o assunto com os colegas.
5. No período da pandemia de côvid dezenóve, foram publicadas diversas fake newsglossário sobre o assunto. Alguma vez você desconfiou de uma publicação divulgada na tê vê ou na internet? Você checou a fonte dessa publicação? Como você fez para saber se era verdadeira ou falsa?
2 Função afim
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Uma bomba retira água de uma cisterna e a lança em uma caixa‑d'água com vazão de 20 litros de água por minuto. O quadro a seguir mostra a relação da quantidade de litros de água despejada na caixa‑d'água em função da medida do tempo.
Respostas e comentários
2. alternativa a.
3. Resposta em Orientações.
4. Resposta pessoal.
5. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes respondam que verificam se a publicação tem data, se a fonte é confiável; que leem toda a publicação e não apenas a manchete ou o título; que pesquisam sobre o autor da publicação e também sobre as informações divulgadas em outras fontes.
• Na atividade 2, os estudantes devem identificar o gráfico da função ( funçãot) = 2, em que elevado a t t é um número real. Eles podem utilizar diferentes estratégias. Uma delas é primeiro identificar em que ponto o gráfico da função intercepta o eixo das ordenadas. Para isso, basta calcular o valor da função para t = 0. Como (0) função = 2 elevado a 0 = 1, então a função intercepta o eixo das ordenadas no ponto correspondente ao par ordenado (0, 1) e, portanto, os gráficos dos itens c e d estão descartados. Temos que (1) função = 2 elevado a 1 = 2 e, pelo gráfico do item b, (1) função < 2; portanto, o gráfico do item b não é o correto. Logo, o gráfico da função ( funçãot) = 2, em que elevado a t t é um número real é o do item . a
Reserve um momento para que os estudantes compartilhem suas estratégias. Se achar conveniente, informe-lhes que os gráficos dos itens b, c e d correspondem, respectivamente, às funções
Sentença matemática. g de t é igual a, abre parênteses, fração 1 sobre 2, fecha parênteses, elevado a t.elevado a t, h(t) = –2 elevado a t e
Sentença matemática. q de t é igual a menos, abre parênteses, fração 1 sobre 2, fecha parênteses, elevado a t.elevado a t, com t pertencente aos números reais.
• Na atividade 3, os estudantes vão representar graficamente a função ( funçãot)=2, em que elevado a t t representa a medida de tempo e função abre parênteses t, o número de infectados no instante fecha parênteses t. Eles devem primeiro reconhecer que o gráfico que vão fazer é diferente do gráfico identificado na atividade 2, porque, como t representa a medida de tempo, então t é um número real maior ou igual a zero. Assim, o gráfico que vão fazer correspondente ao “pedaço” do gráfico da alternativa a da atividade 2 que parte do ponto correspondente ao par ordenado (0, 1) e continua indefinidamente. Observe:
• Antes de propor a atividade 4, convém explicar aos estudantes a distinção entre quarentena e isolamento social. Diga que quarentena é o período em que pessoas ou animais com alguma doença ou suspeita de doença são colocados em isolamento até que não haja mais risco de transmissão. A quarentena ocorre quando a pessoa teve contato direto com alguém doente; portanto, com grandes chances de ter contraído o vírus. Já o isolamento social é uma medida de prevenção, em que ficar em casa é uma recomendação, e não uma ordem. Comente que, no isolamento social, alguns serviços e lojas são fechados, e só funciona o que é considerado essencial, como supermercados, pet shops, farmácias, entre outros.
Depois, deixei-os à vontade para refletirem sobre a pergunta feita e para produzirem o texto. Quando terminarem, você pode promover um debate entre os estudantes que são a favor e os que são contra o isolamento social. Nesse tipo de situação, oriente-os a respeitar a opinião dos colegas e a escutá-los com atenção e empatia para que, dessa fórma, a competência geral 9 e a competência específica 8 da Bê êne cê cê tenham o seu desenvolvimento favorecido.
Medida do tempo (x) |
Quantidade de litros (y) |
---|---|
1 min |
20 L |
2 min |
40 L |
3 min |
60 L |
4 min |
80 L |
A lei da função que relaciona a quantidade de litros de água despejada (y) com a medida do tempo (x), em minuto, de funcionamento da bomba pode ser representada por:
y = 20x, em que x é um número real positivo maior ou igual a zero.
Note que os valores de y são diretamente proporcionais aos valores de x.
Situação 2
Mônica comprou um apartamento, ainda em construção, na cidade de Caruaru, em Pernambuco. Confira a planta baixa desse apartamento.
Escala é a razão entre a medida do comprimento que está na representação gráfica e a medida correspondente do comprimento real, expressos em uma mesma unidade de medida.
A planta baixa foi feita com escala de 1 dividido por 100 ou
Sentença matemática. fração 1 sobre 100.(lemos: “1 para 100”). Isso significa que cada centímetro medido na planta corresponde a 100 centímetros de comprimento no local real, ou seja, a 1 métro na realidade.
Medida de comprimento na planta baixa (x) |
Medida de comprimento real no apartamento (y) |
---|---|
1 cm |
100 cm |
2 cm |
200 cm |
3 cm |
300 cm |
4 cm |
400 cm |
Os valores de y são diretamente proporcionais aos valores de x. A lei da função que mostra a correspondência entre y e x é y = 100x, em que x é um número real maior ou igual a zero.
Respostas e comentários
Função afim
Bê êne cê cê:
Habilidades ê éfe zero nove ême ah zero seis e ê éfe zero nove ême ah zero oito.
Objetivos:
• Compreender o conceito de função afim.
• Reconhecer, construir e analisar o gráfico de uma função afim.
• Compreender a ideia de zero de uma função afim e determiná-lo algebricamente e graficamente.
Justificativa
Diferentes situações reais podem ser modeladas por meio de funções afim; por isso, é importante compreender esse conceito, bem como reconhecer, construir e analisar o gráfico desse tipo de função. Relações de proporcionalidade direta entre grandezas podem ser traduzidas por um caso particular de função afim, a função linear, possibilitando a resolução de diversos problemas e favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah zero oito.
Mapeando conhecimentos
Reproduza a atividade 18 da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores na lousa e peça aos estudantes que a realizem. Observe como procedem para associar os valores dos quadros aos gráficos e incentive-os a justificar suas respostas. Você pode propor as seguintes questões: “O que esses gráficos têm em comum? Por que todos eles partem da origem do plano cartesiano?”. Após concluírem a atividade, desafie-os a determinar a lei da função que corresponde a cada um dos gráficos da atividade.
Para as aulas iniciais
Faça a correção coletiva da atividade 18 e recorde como representar a relação entre os valores de grandezas no plano cartesiano. Você pode explorar com os estudantes o texto e o exemplo trazidos na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Em relação às leis das funções, espera-se que eles tenham concluído que as leis das funções correspondentes aos gráficos um, dois e três são, respectivamente:
Sentença matemática. y é igual a fração x sobre 2.
Sentença matemática. y é igual a fração 9 sobre 2, final de fração, vezes x.
e y = 3x, com x sendo um número real maior ou igual a zero.
Após a apresentação da situação 1, questione os estudantes: se o número de litros fosse 30 em vez de 20 para cada minuto, como seria a lei da função que relaciona a quantidade de litros (y) de água despejada com a medida de tempo (x) em minuto? Resposta: y = 30x.
Depois de explorar a situação 2, proponha aos estudantes que meçam as dimensões dos cômodos que compõem suas casas e reproduzam a planta baixa da construção, definindo uma escala adequada.
( ê éfe zero nove ême ah zero seis) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
( ê éfe zero nove ême ah zero oito) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Situação 3
Uma marcenaria fabrica mesas com medida da largura fixa de 1 métro e medida do comprimento variada.
O quadro a seguir mostra a relação entre as medidas do comprimento e as medidas de perímetro das mesas fabricadas.
Medida do comprimento (x) |
Medida do perímetro (y) |
---|---|
1 cm |
4 cm |
2 cm |
6 cm |
3 cm |
8 cm |
4 cm |
10 cm |
5 cm |
12 cm |
A medida do perímetro (y) dessa mesa é função da medida do comprimento (x) e pode ser expressa por:
y = 2x + 2, em que x é um número real positivo.
As leis das funções que correspondem às situações 1, 2 e 3 são do tipo y = ax + b, em que a e b são números reais.
Função afim é toda função função cuja lei pode ser escrita na fórma função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
Observe alguns exemplos.
a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x + 5, em que a = 2 e b = 5
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = 7 menosx, em que a = 7 e b menos = 0
Nos casos em que a ≠ 0 e b = 0, chamamos a função afim de função linear, que pode ser representada por função abre parênteses décima fecha parênteses = ax.
c) função abre parênteses décima fecha parênteses = 5, em que menos a = 0 e b = 5 menos
Nos casos em que a = 0, chamamos a função afim de função constante.
d)
f de x, igual, fração x mais 1 sobre 3.Essa lei também pode ser escrita assim:
f de x, igual, fração 1x sobre 3 mais fração 1 sobre 3., em que
a, igual, fração 1 sobre 3.e
b, igual, fração 1 sobre 3..
Observação
As leis a seguir não representam funções afins, pois não podem ser escritas na fórma y = ax + b, em que a e b são número reais.
• y = 2x elevado a 2 + 1
•
Sentença matemática. y é igual a fração 1 sobre x, menos 3.Texto do Infografico
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
Respostas e comentários
Pergunte aos estudantes se, nas leis associadas às situações 1, 2 e 3, x pode ser qualquer número real. Eles devem concluir que não, porque x representa uma medida nas três situações; portanto, o valor de x não pode ser negativo.
Gráfico da função afim
O gráfico que representa uma função afim é sempre uma reta não perpendicular ao eixo x. Analise alguns exemplos.
a) Vamos construir o gráfico da função função tal que função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + 2, em que x é qualquer número real.
Inicialmente escolhemos valores arbitrários para x e calculamos os valores de y correspondentes para obter alguns pares ordenados.
Para x = 3, temos: menos função3 abre parênteses menos fecha parênteses = 3 ⋅ 3 abre parênteses menos fecha parênteses + 2 = 7 menos
Para x = 2, temos: menos função2 abre parênteses menos fecha parênteses = 3 ⋅ 2 abre parênteses menos fecha parênteses + 2 = 4 menos
Para x = 1, temos: menos função1 abre parênteses menos fecha parênteses = 3 ⋅ 1 abre parênteses menos fecha parênteses + 2 = 1 menos
Para x = 0, temos: função0 abre parênteses fecha parênteses = 3 ⋅ 0 + 2 = 2
Para x = 1, temos: função1 abre parênteses fecha parênteses = 3 ⋅ 1 + 2 = 5
Para x = 2, temos: função2 abre parênteses fecha parênteses = 3 ⋅ 2 + 2 = 8
x |
f (x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
−3 |
−7 |
(−3, −7) |
−2 |
−4 |
(−2, −4) |
−1 |
−1 |
(−1, −1) |
0 |
2 |
(0, 2) |
1 |
5 |
(1, 5) |
2 |
8 |
(2, 8) |
Representamos no plano cartesiano os pontos correspondentes aos pares ordenados encontrados e traçamos a reta que passa por esses pontos.
b) Vamos construir o gráfico da função g tal que g abre parêntesesx fecha parênteses = menos2x, em que x é qualquer número real.
Para x = 0, g abre parênteses0 fecha parênteses = menos2 ⋅ 0 = 0
Para x = 1, g abre parênteses1 fecha parênteses = menos2 ⋅ 1 = menos2
x |
g(x) =y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
0 |
(0, 0) |
1 |
−2 |
(1, −2) |
Respostas e comentários
Gráfico da função afim
Pergunte aos estudantes: “Por que a função g de lei g abre parêntesesx fecha parênteses = menos2x é chamada de função linear?“. Espera-se que eles percebam que a função linear é um caso particular da função afim função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, em que b = 0. Assim, a reta que representa a função g passará pela origem do plano cartesiano, o ponto (0, 0).
c) Vamos construir o gráfico de h, dada por h abre parêntesesx fecha parênteses = menos3, em que x é qualquer número real.
x |
h(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
−1 |
−3 |
(−1, −3) |
2 |
−3 |
(2, −3) |
Atividades
Faça as atividades no caderno.
11. Identifique as leis de funções afim.
a) y = x menos 5
b) y = 4 menos 2x
c) y = 1
d) y = x elevado a 2 menos 5x + 6
e) y = menos4 menos x
f) y = x elevado a 2
12. Construa o gráfico das funções definidas pelas leis a seguir.
a) y = 2
b) y = 3x
c)
Sentença matemática. y igual a menos dois terços vezes x.d) y = x + 3
e) y = 1 menos 2x
f)
Sentença matemática. y é igual a fração 1 sobre 3, fim da fração, vezes x, menos 2.13. O quadro a seguir relaciona a medida do tempo (t), em minuto, que uma válvula de saída de água fica aberta e a medida do volume (V), em litro, de água despejada na piscina.
t (em min) |
V (em L) |
---|---|
1 |
60 |
2 |
120 |
3 |
180 |
4 |
240 |
De acôrdo com o quadro, responda às questões.
a) Qual é a lei da função que relaciona a medida do volume (V), em litro, de água despejada na piscina e a medida do tempo (t), em minuto, que a válvula fica aberta?
b) Qual é a quantidade de água contida no interior da piscina após 10 minutos?
c) Qual é a medida do tempo necessária para que a piscina fique com exatamente 900 litros?
14. Copie em seu caderno as afirmações verdadeiras.
a) Função afim é toda função cuja lei pode ser escrita na fórma y = ax + b, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
b) A função f tal que
Sentença matemática. f de x é igual a fração 2 sobre x.é linear.
c) A função dada por
Sentença matemática. y é igual a x vezes raiz quadrada de 2.não é afim.
d) O gráfico da função dada por g abre parêntesesx fecha parênteses = 6 para qualquer x real é uma reta paralela ao eixo x.
e) O gráfico da função afim dada pela lei r abre parêntesesx fecha parênteses = menosx + 2 é uma reta que passa pela origem.
15. Construa, em um mesmo plano cartesiano, os gráficos das funções h, m, f, g, p e q e determine as coordenadas cartesianas do ponto de encontro, entre:
a) h abre parêntesesx fecha parênteses = x e m abre parêntesesx fecha parênteses = menosx
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = ‒x + 3 e g abre parêntesesx fecha parênteses = 2x menos 3
c)
Sentença matemática. p de x é igual a fração x sobre 2, fim da fração, mais 1e q abre parêntesesx fecha parênteses = x menos 1
Respostas e comentários
11. alternativas a, b, c, e
12. Respostas em Orientações.
13. a) V = 60 ⋅ t, em que t é um número real positivo.
13. b) 600 litros
13. c) 15 minutos
14. alternativas a, d
15. Respostas em Orientações.
Pergunte aos estudantes: “Por que a função h de lei h abre parêntesesx fecha parênteses = menos3 é chamada de função constante?“. Espera-se que percebam que ela é considerada constante porque, para qualquer valor de x, a função sempre resultará em menos3 (já que, na lei da função, a = 0).
• Respostas da atividade 12:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
• Respostas da atividade 15:
a) P(0, 0)
b) P(2, 1)
c) P(4, 3)
Zero de uma função afim
Em toda função , cada valor de função x em que função abre parênteses décima fecha parênteses = 0 é chamado de zero da função.
O zero de uma função afim dada por y = ax + b, com a ≠ 0, será um único número x, tal que ax + b = 0. Resolvendo essa equação, obtemos
Sentença matemática. x é igual menos, fração b sobre a..
Vamos, por exemplo, determinar o zero da função dada por y = 2x menos 2.
Quando y = 0, temos:
2x ‒ 2 = 0
2x = 2
x = 1
Portanto, 1 é o zero dessa função.
Graficamente, o zero de uma função afim função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, a ≠ 0, é a abscissa do ponto de intersecção do gráfico da função com o eixo x.
Observe o gráfico da função y = 2x menos 2.
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
−2 |
(0, −2) |
1 |
0 |
(1, 0) |
Como podemos observar no gráfico, a reta intercepta o eixo das abscissas no ponto (1, 0); dessa maneira, o valor 1 do eixo das abscissas é tido como zero da função.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
16. Determine o zero destas funções afim.
a) y = menos4x + 8
b) y = menos3x menos 21
c) y = 2 menos 8x
d) y = 7 menos x
e) y = menos4x menos 64
f) y = menos6x + 18
g) y = 3x menos 9
h) y = 4x menos 20
17. Determine o valor de m para que o zero da função função tal que função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + m menos 2 seja igual a 4.
18. Qual é a lei da função afim cujo zero é 1 e o seu gráfico passa pelo ponto ( menos1, 2)?
Respostas e comentários
16. a) x = 2
16. b) x = menos7
16. c) x =
Fração. 1 quarto16. d) x = 7
16. e) x = menos16
16. f) x = 3
16. g) x = 3
16. h) x = 5
17. m = menos10
18. y = menosx + 1
Zero de uma função afim
Na abordagem deste tópico, pergunte aos estudantes: “Será que uma função afim apresenta sempre um zero ou existe alguma função afim que não apresenta zero?“. Espera-se que eles respondam que nem sempre uma função afim tem zero, pois, quando f é função constante, cuja lei é f abre parêntesesx fecha parênteses = b, e b ≠ 0, ela não apresenta zero.
• Caso os estudantes apresentem dúvida para realizar a atividade 17, relembre que determinar o zero da função significa determinar o valor de x para o qual f abre parêntesesx fecha parênteses = 0.
Variação de uma função afim
Observe os gráficos das funções dadas por y = 3x menos 3 e y = menosx + 2, em que x pode ser qualquer número real.
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
−3 |
(0, −3) |
1 |
0 |
(1, 0) |
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
2 |
(0, 2) |
2 |
0 |
(2, 0) |
De modo geral, temos:
• uma função afim y = ax + b é crescente quando o coeficiente a é maior que zero ( a > 0);
• uma função afim y = ax + b é decrescente quando o coeficiente a é menor que zero ( a < 0).
Quando a = 0 em y = ax + b, a função é constante, pois, aumentando o valor de x, o valor de y não se altera.
Taxa de variação de uma função afim
A taxa de variação de uma função afim é a razão entre a variação de valores de y e a correspondente variação de valores de x, nessa ordem. Para encontrar a taxa de variação de uma função afim, precisamos conhecer dois pares ordenados que correspondam a pontos que pertençam à reta que é gráfico dessa função.
Seja ( décimo₁, y₁) e (x₂, x₂) pontos que pertençam ao gráfico de uma função afim. Assim, a taxa de variação dessa função é dada por:
Respostas e comentários
Variação de uma função afim
Explique aos estudantes que estudar a variação de uma função afim é o mesmo que analisar quando a função é crescente, decrescente ou constante. Assim, mais importante que memorizar a relação da variação com o sinal do coeficiente a, é entender que a função é crescente quando, ao aumentar o valor de x, o valor de y também aumenta e que a função é decrescente quando, ao aumentar o valor de x, o valor de y diminui.
Sempre que possível, proponha aos estudantes problemas para os quais eles tenham a necessidade de estudar a variação de uma função afim para que atribuam significado a esse conteúdo.
Taxa de variação de uma função afim
Comente com os estudantes que o conceito de taxa de variação pode ser aplicado a qualquer função e tem a ver com a relação entre a variação dos valores de y (ordenadas dos pontos que pertencem ao gráfico da função) e os respectivos valores de x (abscissas dos pontos que pertencem ao gráfico da função).
No caso das funções afim do tipo função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, a taxa de variação é constante e igual ao coeficiente a, isto é, acréscimos iguais na variável x correspondem a acréscimos iguais na variável função abre parênteses décima fecha parênteses. Proponha aos estudantes que façam algumas verificações em casos particulares.
Vamos determinar a taxa de variação da função y = 3x menos 3 por meio de seus pontos (0, menos3) e (1, 0):
▸ Considere outros pontos que pertençam à função y = 3x menos 3 e calcule a taxa de variação. O que você pode perceber?
Observação
A taxa de variação de uma função afim f, dada por função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, é constante para quaisquer dois pontos pertencentes à função considerados e, numericamente, é igual ao coeficiente a.
Estudo do sinal da função afim
Em uma função afim, podemos verificar para quais valores de x a função é positiva, para quais valores é negativa e para qual valor é nula.
Acompanhe os exemplos.
a) Vamos estudar o sinal da função afim: y = 2x + 5
A função é crescente, pois a = 2 (2 > 0).
O zero da função é
Fração. Menos 5 meios..
Observando o gráfico, verificamos que:
• para
Sentença matemática. x igual a menos 5 meios., a função é nula (y = 0);
• para
Sentença matemática. x maior que menos 5 meios., a função é positiva (y > 0);
• para
Sentença matemática. x menor que menos 5 meios., a função é negativa (y < 0).
b) Vamos estudar o sinal da função afim: y = menosx + 4
A função é decrescente, pois a = menos1 ( menos1 < 0).
O zero da função é 4.
Observando o gráfico, verificamos que:
• para x = 4, a função é nula (y = 0);
• para x < 4, a função é positiva (y > 0);
• para x > 4, a função é negativa (y < 0).
Respostas e comentários
Item: Espera-se que os estudantes percebam que a taxa de variação é sempre igual a 3 (valor do coeficiente a da função).
Estudo do sinal da função afim
Explique aos estudantes que estudar o sinal de uma função afim é o mesmo que verificar para quais valores da variável independente a função é positiva, para quais valores é negativa e para qual valor é nula. Comente que, para fazer o estudo de sinal, é preciso determinar o zero da função e saber se ela é crescente ou decrescente.
Sugestão de leitura
O documento Material teórico – módulo função afim, do professor Angelo Papa Neto, no Portal da Matemática ( ó bê mépi), aprofunda o estudo de função afim, trazendo sua definição e propriedades básicas, bem como diversos exemplos para explorar a caracterização e a representação gráfica de funções afim.
Tecnologias digitais em foco
Gráfico da função afim
Nesta seção, vamos utilizar um software de construção de gráficos para investigar o que ocorre com o gráfico de uma função afim do tipo y = ax + b, conforme variamos os valores de a e b.
Construa
O gráfico de uma função afim é uma reta não perpendicular ao eixo x. No software, a construção desse gráfico pode ser feita determinando as coordenadas de dois pontos pertencentes a ele, marcando esses pontos no plano cartesiano e, por fim, traçando a reta que passa por esses pontos.
Um segundo modo de realizar essa construção é digitando a lei da função no campo apropriado e teclando Enter.
Escolha um desses modos indicados para fazer a construção de cada gráfico de função afim indicada nas investigações a seguir.
Explore
Vamos começar investigando o que ocorre com o gráfico de uma função afim do tipo y = x + b conforme variamos o valor de b.
a) Em um mesmo plano cartesiano, construa o gráfico das funções y = x e y = x + 1. O que você observou?
b) No mesmo plano cartesiano do item a, construa o gráfico das funções y = x menos 1, y = x + 2 e y = x + 3. Depois, compare o gráfico dessas funções com o gráfico de y = x. O que você observou?
c) O que as investigações anteriores sugerem em relação à posição da reta que é gráfico de uma função afim do tipo y = x + b, em que b é qualquer número real, e da reta que é gráfico de y = x?
Respostas e comentários
Explore:
a) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de y = x + 1 tem ordenada igual a uma unidade a mais que a ordenada do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x. Ou seja, o gráfico de y = x + 1 é uma reta paralela ao gráfico de y = x, pois houve uma translação vertical de 1 unidade para cima.
b) Espera-se que os estudantes observem que:
• o gráfico de y = x menos 1 corresponde a uma translação vertical de uma unidade para baixo do gráfico de y = x;
• o gráfico de y = x + 2 corresponde a uma translação vertical de duas unidades para cima do gráfico de y = x;
• o gráfico de y = x + 3 corresponde a uma translação vertical de 3 unidades para cima do gráfico de y = x.
c) Espera-se que os estudantes respondam que as investigações anteriores sugerem que a reta que é gráfico de uma função afim do tipo y = x + b corresponde a uma translação vertical de b unidades para cima (se b > 0) ou para baixo (se b < 0) do gráfico de y = x.
Tecnologias digitais em foco
Bê êne cê cê:
• Competência geral 5 (a descrição está na página seis).
• Competência específica 2 (a descrição está na página sete).
Objetivo:
Compreender como o gráfico de uma função afim do tipo y = ax + b se comporta quando variamos os valores de a e b.
Gráfico de uma função afim
Na falta do computador, a proposta desta seção pode ser adaptada para que os estudantes utilizem papel e instrumentos de desenho e medida.
No Construa, os estudantes terão a oportunidade de construir o gráfico de funções afim de duas maneiras diferentes: por meio de dois de seus pontos e digitando a lei da função. Oriente-os a utilizar as ferramentas adequadas e proponha questionamentos sobre as características dos gráficos construídos, como inclinação e intersecção com os eixos.
No Explore, os estudantes poderão observar como o gráfico de uma função afim do tipo y = ax + b se comporta quando variamos os valores de a e b. Nesta seção, o software de construção de gráficos é utilizado de fórma crítica, significativa e reflexiva, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 5 da Bê êne cê cê. Além disso, o encaminhamento da seção visa desenvolver o raciocínio lógico e o espírito investigativo, o que favorece o desenvolvimento da competência específica 2 da Bê êne cê cê.
No primeiro momento, o objetivo é que percebam que a reta que é gráfico de uma função afim do tipo y = x + b corresponde a uma translação vertical de b unidades para cima (se b > 0) ou para baixo (se b < 0) do gráfico de y = x. Após chegarem a essas conclusões, peça que construam o gráfico de funções afim do tipo y = x + b a partir do gráfico de y = x.
Tecnologias digitais em foco
Agora, vamos investigar o que ocorre com o gráfico de uma função afim do tipo y = ax conforme variamos o valor de a.
d) Em um mesmo plano cartesiano, construa o gráfico das funções y = x e y = 2x. O que você observou?
e) No mesmo plano cartesiano do item d, construa o gráfico das funções
Sentença matemática. y igual a um terço vezes x.,
Sentença matemática. y igual a um meio vezes x.e y = 3x. Depois, compare o gráfico dessas funções com o gráfico de y = x. O que você observou?
f) Em um mesmo plano cartesiano, construa os gráficos de y = x e y = menosx. O que você observou?
g) Dê três exemplos de pares de funções afim cujos gráficos sejam simétricos em relação ao eixo y.
h) Confira a seguir como Luana fez para construir o gráfico de y = 2x + 1 a partir do gráfico de y = x.
Agora, faça como Luana e construa os gráficos de
Sentença matemática. y igual a meio vezes x mais 2.e y = 3x menos 2 com base no gráfico de y = x.
Respostas e comentários
Explore:
d) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de y = 2x tem ordenada igual ao dôbro daquela do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x. Ou seja, o gráfico de y = 2x é uma reta que tem inclinação igual ao dôbro da inclinação de y = x.
e) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de
Sentença matemática. y igual a um terço vezes x.,
Sentença matemática. y igual a meio vezes x.e y = 3x tem ordenada igual à terça parte, à metade e ao triplo, respectivamente, da ordenada do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x.
f) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de y = menosx tem ordenada igual ao oposto da ordenada do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x, ou seja, o gráfico de y = menosx é simétrico ao gráfico de y = x em relação ao eixo y.
g) Resposta pessoal.
h) Resposta em Orientações.
Em um segundo momento, o objetivo é que percebam o que acontece com o gráfico de uma função afim do tipo y = ax quando variamos o valor de a. Durante a investigação por parte dos estudantes, proponha os seguintes questionamentos: “Esses gráficos têm algum ponto em comum? Qual? O que acontece com o gráfico quando o coeficiente de x aumenta? E quando esse coeficiente, embora positivo, diminui? Qual é a relação entre o sinal de a e a variação (crescente ou decrescente) da função?”. Nesse momento, é possível que os estudantes empreguem uma linguagem não formal para justificar suas respostas para essas questões.
• Resposta do item f:
• Resposta do item h:
Atividades
Faça as atividades no caderno.
19. Construa o gráfico, localize o zero de cada uma das funções e classifique-as em crescente, decrescente ou constante.
a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 4x menos 20
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = 7x menos 21
c) função abre parênteses décima fecha parênteses = menos4x + 1
d) função abre parênteses décima fecha parênteses = x menos 3
20. Determine os valores reais de x que tornam a função positiva, negativa ou nula.
a) y = 2x menos 6
b) y = menos8 + x
c) y = menosx + 11
d) y = menos2x menos 4
21. Escreva no caderno a lei de uma função afim que tenha estas características:
• para x = 2, y = 0;
• para x < 2, y < 0;
• para x > 2, y > 0.
22. Generalize o estudo do sinal de uma função afim cuja lei é y = ax + b, crescente ( a > 0). Depois, faça o mesmo para uma função afim decrescente.
3 Inequações
Na balança de dois pratos a seguir, podemos ver um abacaxi em um prato e no outro um peso de 60 gramas e três maçãs de mesma medida de massa.
Observe que os pratos dessa balança estão em equilíbrio, ou seja, há igualdade das medidas de massa contidas nos dois pratos.
Sabe-se que o abacaxi tem 300 gramas, mas a medida da massa das maçãs é desconhecida. Considerando que cada maçã tem x gramas, podemos representar essa igualdade na linguagem matemática pela seguinte equação:
300 = 60 + 3x
Agora, observe o que ocorre quando retiramos da balança uma das maçãs.
Nesse caso, podemos verificar uma desigualdade das medidas de massa contidas nos dois pratos da balança. Essa desigualdade também pode ser representada na linguagem matemática:
300 > 60 + 2x
Respostas e comentários
19. a) x = 5; crescente
19. b) x = 3; crescente
19. c)
Sentença matemática. x igual a 1 quarto.; decrescente
19. d) x = 3; crescente
20. a) Para x = 3, a função é nula.
Para x > 3, a função é positiva.
Para x < 3, a função é negativa.
20. b) Para x = 8, a função é nula.
Para x > 8, a função é positiva.
Para x < 8, a função é negativa.
20. c) Para x = 11, a função é nula.
Para x > 11, a função é negativa.
Para x < 11, a função é positiva.
20. d) Para x = menos2, a função é nula.
Para x > menos2, a função é negativa.
Para x < menos2, a função é positiva.
21. Exemplo de resposta: y = x menos 2
22. Resposta em Orientações.
• Na atividade 22, espera-se que os estudantes sejam capazes de escrever:
Para uma função afim crescente:
• Para
Sentença matemática. x é igual menos, fração b sobre a., a função é nula.
• Para
Sentença matemática. x maior que menos b sobre a., a função é positiva.
• Para
Sentença matemática. x menor que menos b sobre a., a função é negativa.
Para uma função afim decrescente:
• Para
Sentença matemática. x é igual menos, fração b sobre a., a função é nula.
• Para
Sentença matemática. x maior que menos b sobre a., a função é negativa.
• Para
Sentença matemática. x menor que menos b sobre a., a função é positiva.
Inequações
Objetivo:
Reconhecer e resolver inequações do 1º grau.
Justificativa
Reconhecer e resolver inequações do 1º grau amplia os conhecimentos adquiridos sobre equações do 1º grau e faz com que os estudantes adquiram mais uma ferramenta para resolver e elaborar problemas.
Mapeando conhecimentos
Reproduza as seguintes balanças na lousa:
Agora, peça aos estudantes que traduzam a situação de cada balança por meio de uma sentença algébrica (inequação) e resolvam essas inequações utilizando estratégias pessoais. Deixe-os à vontade para conversar e estabelecer conjecturas. Observe se resolvem as inequações adotando estratégias similares à resolução de equações do 1º grau com uma incógnita.
Para as aulas iniciais
Retome a atividade proposta na dinâmica inicial. Espera-se que os estudantes tenham concluído que a inequação 2x + 50 > x + 75 representa a situação da primeira balança e que, após resolvê-la, eles concluíram que x > 25, ou seja, a medida da massa do peso desconhecido é superior a 25 gramas. Já a situação da segunda balança é traduzida pela inequação 2y + 25 < y + 75 e, após resolvê-la, eles devem concluir que y < 50, ou seja, a medida da massa do peso desconhecido é inferior a 50 gramas. Convide alguns estudantes para que compartilhem como fizeram e discuta a atividade oralmente.
Toda desigualdade que tenha pelo menos uma incógnita, com expoente maior ou igual a 1, é chamada de inequação. Considere alguns exemplos a seguir.
a) x + 5 > menos3x
b) x elevado a 2 menos 4 ⩽ 20
c) 12 + x ≠ 5x
d) x + y < 8
e) y elevado a 2 menos 2y ⩾ 16 menos
f) menos2x < 14
Uma inequação com uma incógnita é considerada do 1º grau quando o expoente da incógnita é igual a 1. Esse tipo de inequação pode ser escrito de uma das seguintes fórmas:
ax + b > 0
ax + b < 0
ax + b ⩾ 0
ax + b ⩽ 0
ax + b ≠ 0
sendo a um número real diferente de zero, b um número real qualquer e x a incógnita.
Observe os exemplos.
a) 3x > 6 (a incógnita é x )
b) 4y < 7 (a incógnita é y )
c) 2z ⩾ menos5 (a incógnita é z )
d) 3w ⩽ 9 (a incógnita é w )
Atividades
Faça as atividades no caderno.
23. Identifique, no caderno, os itens que apresentam uma inequação.
a) 3 elevado a 2 + 1 elevado a 2 = 10
b)
Sentença matemática. x sobre 3,+ 1 < 0
c) 4x = menos12
d) 6x ≠ 0
e) 2x menos y > 5
f) 2x + 7 ⩽ 6x
24. Escreva no caderno uma inequação que represente cada uma das situações a seguir.
a) O dôbro de um número mais cinco é menor que oito.
b) A diferença entre um número e sua quinta parte é menor ou igual a quatro.
c) O quíntuplo de um número menos sua terça parte é menor que dois.
d) A diferença entre o triplo de um número e sua quarta parte é maior ou igual a sete.
25. A medida da distância entre duas estações de metrô é x quilômetros. Após percorrer 5 quilômetros, um trem está a menos da metade da medida da distância entre as duas estações. No caderno, escreva uma inequação que represente essa situação.
26. Quais dos itens a seguir apresentam uma inequação do 1º grau com uma incógnita?
a) x + y > 4
b) x + 50 > 60
c) xis elevado a 2 + y > z
d) 60 > y
e) x elevado a 3 > x
f) 6w > 10 + w
g) 7a > a + b
h) c > 5c menos 10
Respostas e comentários
23. alternativas b, d, e, f
24. a) 2x + 5 < 8
24. b)
Sentença matemática. x menos a fração x sobre 5 é menor ou igual a 4.24. c)
Sentença matemática. 5x menos a fração x sobre 3 é menor que 2.24. d)
Sentença matemática. 3x menos a fração x sobre 4 é maior ou igual a 7.25.
Sentença matemática. x menos 5 é menor que a fração x sobre 2.26. alternativas b, d, f, h
É importante que os estudantes compreendam que, embora a maior parte das atividades trate a variável como x, ela poderia ser representada com outra letra.
• Amplie a atividade 23 questionando os estudantes: “A sentença 6x elevado a 0 > 0 é uma inequação?“. Espera-se que respondam que não, pois o expoente de x é zero, fazendo com que a expressão seja equivalente a 6 > 0.
27. Observe esta balança e responda às questões.
a) A desigualdade que melhor representa essa situação é x > 5 ou 5 > x ?
b) Se acrescentarmos 100 gramas a cada prato da balança, como poderemos representar a nova desigualdade?
Inequações equivalentes
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Esta balança está em desequilíbrio, pois a medida de massa contida no prato da esquerda é maior que a do prato da direita.
Podemos representar a situação pela inequação 3x + 20 > 2x + 20 + 30.
Retirando 2
de cada prato da balança, ela continua em desequilíbrio e o prato da esquerda continua com maior medida de massa que o prato da direita.
Podemos representar a situação da seguinte fórma:
3x + 20 menos 2x > 2x + 20 + 30 menos 2x,
ou seja,
x + 20 > 20 + 30
Retirando 20 gramas de cada prato, a balança ainda fica em desequilíbrio, e o prato da esquerda continua com maior medida de massa que o prato da direita.
Agora, podemos representar a situação da seguinte fórma:
x + 20 menos 20 > 20 + 30 menos 20,
ou seja,
x > 30
As inequações 3x + 20 > 2x + 20 + 30, x + 20 > 20 + 30 e x > 30 são equivalentes, ou seja, têm as mesmas soluções.
Em um mesmo conjunto universo, inequações que apresentam as mesmas soluções são chamadas de inequações equivalentes.
Quando adicionamos um mesmo número aos dois membros de uma inequação ou subtraímos um mesmo número dos dois membros de uma inequação, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada. Esse é o princípio aditivo das desigualdades.
Respostas e comentários
27. a) x > 5
27. b) Exemplo de resposta: x + 100 > 105
• No item a da atividade 27, espera-se que os estudantes percebam que, como a caixa com indicação de medida de massa x está em um prato mais baixo do que o prato dos pesinhos (5 gramas), então a caixa tem massa maior que 5 gramas; dessa fórma, podemos expressar a inequação como x > 5.
Inequações equivalentes
Relacione o conceito de inequações equivalentes ao de equações equivalentes. Se achar necessário, apresente outros exemplos além dos que constam no livro.
Observe alguns exemplos.
a) 2x menos 5 > 7
2x menos 5 + 5 > 7 + 5
Adicionamos 5 unidades a cada membro.
2x > 12
As inequações 2x menos 5 > 7 e 2x > 12 são equivalentes.
b) 3x + 4 < 20
3x + 4 menos 4 < 20 ‒ 4
Subtraímos 4 unidades de cada membro.
3x < 16
As inequações 3x + 4 < 20 e 3x < 16 são equivalentes.
Situação 2
Esta balança está em desequilíbrio, e o prato da esquerda tem menor medida de massa. No prato da esquerda, foram colocados 2
de x gramas cada. No prato da direita, foram colocados 8
de 2 gramas cada.
Podemos representar a situação por:
2x < 16
Retirando a metade da medida de massa de cada prato, a balança permanece desequilibrada e o prato da esquerda continua com menor medida de massa.
Podemos representar a situação por:
x < 8
Portanto, 1
tem medida de massa menor que 8 gramas.
Quando multiplicamos ou dividimos os membros de uma inequação por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada. Esse é o princípio multiplicativo das desigualdades.
Observe este exemplo.
menos9 < 7x
menos9 · 4 < 7x · 4
Multiplicamos cada termo por 4.
menos36 < 28x
As inequações menos9 < 7x e menos36 < 28x são equivalentes.
Respostas e comentários
Sugestão de atividade extra
Para que os estudantes entendam melhor a ideia de comparação usando a balança de dois pratos, produza, com o auxílio deles, uma balança usando cabide, barbante e pratos descartáveis (conforme ilustração a seguir).
É importante que os pratos sejam capazes de suportar as medidas de massa dos objetos que serão colocados sobre eles.
Explore o equilíbrio e o desequilíbrio na balança, utilizando objetos com medidas de massa conhecidas e desconhecidas. Assim, poderá propor questionamentos do tipo: “Se a balança está em equilíbrio, qual é a medida de massa desconhecida?“, “Se a balança não está em equilíbrio, e sabemos a medida de massa de um dos pratos, é possível descobrir a medida de massa do outro prato?“. Indagações desse tipo levam os estudantes a refletir e significar tanto o princípio aditivo das desigualdades quanto o princípio multiplicativo das desigualdades.
Observações
Ao multiplicar ou dividir os membros de uma desigualdade por um mesmo valor, é necessário estar atento ao sentido da desigualdade.
a) 2 > menos7
2 · 3 > 7 menos · 3
Multiplicamos os dois membros da desigualdade por um número positivo.
6 > menos21
O sinal tem o mesmo sentido da desigualdade inicial.
b) 5 < 12
5 · ( menos2) > 12 · ( menos2)
Multiplicamos os dois membros da desigualdade por um número negativo.
10 menos > 24 menos
O sinal tem o sentido oposto ao da desigualdade inicial.
Por isso, ao multiplicar ou dividir os membros de uma inequação por um número negativo, é necessário inverter o sinal da desigualdade.
Analise estes exemplos.
a)
Sentença matemática. Fração x sobre 5, fim da fração, menos 2 é maior que 4.5 vezes, abre parêntese, fração x sobre 2, menos 2, fecha parêntese, maior que, 5 vezes 4. Os números 5 estão destacados em laranja.
Multiplicamos os membros por 5.
x menos 10 > 20
Mantemos o sinal da desigualdade, pois multiplicamos os dois membros da inequação por um número positivo.
As inequações
Sentença matemática. Fração x sobre 5, fim da fração, menos 2 é maior que 4.e x menos 10 > 20 são equivalentes.
b) menos3x < 8
fração menos 3x sobre menos 3, maior que, fração 8 sobre menos 3. Os denominadores menos 3 estão destacados em laranja.
Dividimos os dois membros da inequação por menos3, que é um número negativo; por isso, invertemos o sinal da desigualdade.
Sentença matemática. x é maior que menos fração 8 sobre 3.
As inequações ‒3x < 8 e
Sentença matemática. x é maior que menos fração 8 sobre 3.são equivalentes.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
28. Dada a inequação x < 15, é correto escrever: x menos 10 < 15 menos 10? Justifique sua resposta.
29. Considere a inequação menos7 < 5x. Obtenha inequações equivalentes a essa, fazendo o que se pede em cada item.
a) Multiplique os dois membros por 4.
b) Divida os dois membros da inequação obtida no item a por menos1.
c) Adicione menos3 aos dois membros da inequação obtida no item b.
d) Subtraia menos2 dos dois membros da inequação obtida no item c.
30. Sendo a < b, indique, no caderno, as sentenças verdadeiras.
a) a + 7 < b + 7
b)
Sentença matemática. Fração a sobre 5 é menor que fração b sobre 5.c) 3a > 3b
d) a menos 10 < b menos 10
e) menos2a < menos2b
f) menos a > menosb
31. Se multiplicarmos os dois membros da desigualdade menos10x < menos12 por ( menos1), que desigualdade obteremos?
Respostas e comentários
28. Sim, pois, ao diminuir 10 unidades de cada membro da inequação, obtemos uma inequação equivalente à primeira.
29. a) menos28 < 20x
29. b) 28 > menos20x
29. c) 25 > menos20x menos 3
29. d) 27 > menos20x menos 1
30. alternativas a, b, d, f
31. 10x > 12
Para exemplificar a inversão do sinal da desigualdade ao multiplicar os membros de uma inequação por um número negativo, mostre aos estudantes que:
x > 1 ⇒ x ⋅ ( menos1) < 1 ⋅ ( menos1) ⇒ menosx < menos1
Faça na lousa o seguinte cálculo:
x > 1 ⇒ x menos 1 > 1 menos 1 ⇒ x menos 1 > 0 ⇒
⇒ x menos 1 menos x > 0 ‒ x ⇒ menos1 > menosx, que é análogo a dizer que menosx < menos1.
Resolução de uma inequação do 1º grau
Resolver uma inequação do 1º grau com uma incógnita significa determinar as soluções da inequação, ou seja, todos os números de determinado conjunto universo que, ao substituírem as incógnitas, tornam a sentença verdadeira. Esses números formam um conjunto chamado de conjunto solução, que indicamos pela letra S.
Para tanto, vale a fórma de resolução usada para as equações, aplicando, nesse caso, os princípios aditivo e multiplicativo das desigualdades.
Sendo U =
, vamos determinar o conjunto solução das inequações a seguir.
a) 3x menos 5 < 8
A solução da inequação é o conjunto de todos os números racionais menores que
Fração 13 sobre 3., ou seja,
Conjunto solução é igual a, abre chave, x pertence a conjunto dos números racionais tal que x menor que fração 13 sobre 3, fecha chave..
b) 10 menos 6x > 2 menos
x < 2
A solução da inequação é o conjunto de todos os números racionais menores que 2, ou seja, S = {x ∈
∣ x < 2}.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
32. Sendo U =
, determine o conjunto solução das inequações.
a) (x + 2) + (x + 3) + (x + 4) ⩽ 1
b) 4 menos 2x > 3 menos 3x
c) x ‒ 5 ⩽ 1 menos x
d) x menos
fração 1 sobre 2<
fração 5 sobre 2+ 3x
33. Para quais números naturais a inequação
Sentença matemática. 3, abre parênteses, x menos fração 1 sobre 5, fecha parênteses, mais fração 2x sobre 3, fim da fração. é menor que 8.é verdadeira?
34. Determine o maior valor inteiro para x que satisfaça a inequação
Sentença matemática. Fração de numerador x menos 10 e denominador 5, fim da fração, é menor que 0..
35. Qual é o número inteiro cujo triplo mais 5 é menor do que 2 e cuja terça parte mais 4 é maior do que 3?
36. Um retângulo tem 2y centímetros de medida do comprimento e y centímetros de medida da largura.Qual deve ser o menor valor inteiro de y, se a medida do perímetro do retângulo é maior que a medida do perímetro de um triângulo equilátero com 16 centímetros de medida de comprimento de lado?
Respostas e comentários
32. a)
Conjunto solução é igual a, abre chave, x pertence a conjunto dos números racionais, tal que, x é menor que menos fração 8 sobre 3, fecha chaves.32. b) S = {x ∈
∣ x > menos1}
32. c) S = {x ∈
∣ x ⩽ 3}
32. d)
Conjunto solução é igual a, abre chave, x pertence a conjunto dos números racionais, tal que, x é maior que menos fração 3 sobre 2, fecha chaves.33. 0, 1 e 2
34. 9
35. menos2
36. 9
Resolução de uma inequação de 1º grau
Desenvolva os exemplos do livro na lousa e incentive os estudantes a explicar quais princípios das desigualdades (aditivo ou multiplicativo) estão sendo empregados em cada passagem da resolução das inequações. Se achar conveniente, resolva outras inequações com a turma.
• Na atividade 36, relembre que um triângulo equilátero tem todos os lados com a mesma medida de comprimento; dessa fórma, a medida do perímetro do triângulo é 48 centímetros. Como o retângulo possui 2y centímetros de medida de comprimento e y centímetros de medida de largura, ele possui perímetro com medida de 6y centímetros. Para que a medida do perímetro do retângulo seja maior que a medida do perímetro do triângulo, é necessário que 6y (medida do perímetro do retângulo) seja maior que 48 centímetros (medida do perímetro do triângulo). Assim:
6y > 48 ⇒ y > 8
Portanto, é necessário que y seja maior que 8 para que a medida do perímetro do retângulo seja maior que a medida do perímetro do triângulo. Entretanto, como a atividade pede o menor valor inteiro de y, a resposta é 9.
Comparando funções afim
Uma lanchonete vende dois tipos de suco natural. Vamos indicar a quantidade de litros de suco vendido pela letra x; o lucro será dado em função de x, em dezenas de reais.
O lucro obtido com a venda de suco de laranja, em dezenas de reais, pode ser representado pela função , tal que função função abre parênteses décima fecha parênteses = 0,2x + 3.
O lucro obtido com a venda de suco de uva, em dezenas de reais, pode ser representado pela função g, dada por g(x) = 0,6x + 1.
Podemos analisar a partir de qual momento a venda de um tipo de suco natural gera mais lucro para a lanchonete do que a venda do outro, observando os gráficos dessas funções:
Respostas e comentários
Comparando funções afim
A comparação de funções afim possibilita resolver diferentes problemas.
Explore a situação do livro com a turma. Depois, mostre outra fórma de resolver essa situação-problema: determinando a abscissa do ponto de interseção dos gráficos de f e g.
Para calcular essa abscissa, basta fazer função = g, ou seja, 0,6x + 1 = 0,2x + 3. Resolvendo essa equação, conclui-se que x = 5. Observando o gráfico, é possível concluir que, para valores maiores que 5, g > , ou seja, acima de 5 função litros de suco de uva vendidos, o lucro é maior do que aquele da venda da mesma quantidade de suco de laranja.
Analisando o gráfico, podemos perceber que, para algum valor de x, a venda de suco de uva é mais vantajosa do que a venda de suco de laranja. Para descobrir esse valor, podemos resolver a inequação gerada pela comparação das funções f e g. Assim:
g(x) > função abre parênteses décima fecha parênteses
0,6x + 1 > 0,2x + 3
Resolvendo a inequação, encontramos x > 5. Isso significa que, acima de 5 litros de suco de uva vendidos, o lucro é maior do que aquele da venda da mesma quantidade de suco de laranja.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
37. Determine os valores reais de x.
a) função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x), com função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + 4 e g(x) = 2x + 2.
b) função abre parênteses décima fecha parênteses < g(x), com função abre parênteses décima fecha parênteses = 0,5x + 1 e g(x) = x.
c) h(x) ⩾ q(x), com h(x) = 20x + 5 e q(x) = 15x menos 5.
d) s (x) ⩽ t (x), com s (x) = 7x + 7 e t (x) = 2x + 2.
38. A seguir, temos as funções função e g , tais que:
• função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x menos 2
• g(x) = 0,5x + 1
a) Esboce no plano cartesiano o gráfico das duas funções.
b) Verifique a partir de qual valor atribuído a x teremos função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x).
39. Analise os gráficos das funções função e g.
a) Para qual valor de x temos função abre parênteses décima fecha parênteses = g(x)?
b) Qual é o conjunto solução da inequação função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x)?
c) Determine o conjunto solução da inequação g(x) ⩾ função abre parênteses décima fecha parênteses.
40.
Elabore um problema no qual a solução envolva a comparação de duas funções. Uma deve ser uma função decrescente e a outra, uma função crescente. Utilize os gráficos das funções a seguir para se inspirar na situação a ser elaborada.
Troque a situação com um amigo e resolva aquela que ele propôs. Em seguida, discutam o resultado e verifiquem os procedimentos efetuados. Caso alguma dúvida persista, discuta com o professor.
41.
Dada a função função cuja lei é função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + 2, elabore uma situação na qual x é um número natural. A partir da função e da situação que criar, esboce o gráfico da função, explicitando no contexto criado a variável dependente e a independente.
Respostas e comentários
37. a) x > menos2
37. b) x > 2
37. c) x ⩾ menos2
37. d) x ⩽ menos1
38. a) Resposta em Orientações.
38. b) x > 2
39. a) x = menos2
39. b) S = {x ∈
∣ x > menos2}
39. c) S = {x ∈
∣ x ⩽ menos2}
40. Respostas pessoais.
41. Comentário em Orientações.
• No item a da atividade 38, quando representamos as duas funções no plano cartesiano, obtemos o seguinte gráfico:
No item b, para determinar o valor de x que torna verdadeira a sentença função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x), temos:
função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x)
2x ‒ 2 > 0,5x + 1
2x menos 0,5x menos 2 > 0,5x + 1 menos 0,5x
1,5x menos 2 + 2 > 1 + 2
1,5x > 3
x > 2
• Na atividade 41, independentemente da situação criada, os estudantes devem obter um gráfico como este:
Resolvendo em equipe
Faça a atividade no caderno.
(Etec) Um grupo de amigos, em visita a Aracaju, alugou um carro por dois dias.
A locação foi feita nas seguintes condições: R$ 40,00quarenta reais por dia e R$ 0,45zero reais e quarenta e cinco centavos por quilômetro rodado.
No primeiro dia, saíram de Aracaju e rodaram 68 quilômetros para chegar à Praia do Saco, no sul de Sergipe.
No segundo dia, também partiram de Aracaju e foram até Pirambu, no norte do estado, para conhecer o Projeto Tamar. Por uma questão de contrôle de gastos, o grupo de amigos restringiu o uso do carro apenas para ir e voltar desses lugares ao hotel onde estavam hospedados em Aracaju, fazendo exatamente o mesmo percurso de ida e volta. Nas condições dadas, sabendo que foram pagos R$ 171,80cento e setenta e um reais e oitenta centavos pela locação do carro, então o número de quilômetros percorrido para ir do hotel em Aracaju a Pirambu foi:
a) 68
b) 61
c) 50
d) 46
e) 34
Interpretação e identificação dos dados |
• Analise as informações do enunciado e anote aquelas que você julgar relevantes para a resolução do problema. |
---|---|
Plano de resolução |
• Qual foi o valor gasto na viagem de Aracaju a Pirambu? |
Resolução |
• Forme dupla com um colega. |
Verificação |
• A dupla deve reler o problema e verificar se todas as condições do enunciado foram satisfeitas. |
Apresentação |
• A dupla deverá pesquisar informações relativas ao município de Pirambu (SE), como origem do nome, histórico, medida da área do município, população estimada, densidade demográfica etc. |
Respostas e comentários
Resolvendo em equipe: alternativa ê
Interpretação e identificação dos dados:
primeiro item: resposta pessoal.
segundo item: V(x) = 40 + 0,45x, em que x é um número real positivo.
terceiro item: 136 quilômetros
quarto item: R$ 101,20 cento e um reais e vinte centavos
Plano de resolução:
primeiro item: R$ 70,60setenta reais e sessenta centavos
segundo item: 68 quilômetros
terceiro item: 34 quilômetros
Resolvendo em equipe
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 2 e 10 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 2, 5 e 8 (as descrições estão na página sete).
A seção destaca as etapas selecionadas para encaminhar a resolução de problemas. Elas devem ser analisadas e discutidas com os estudantes. Além de favorecer o desenvolvimento das competências gerais 2 e 10 e das competências específicas 2, 5 e 8, a seção permite a transferência de estratégias de resolução para outros contextos e situações.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Ideia de função
Lei de formação da função
Quando temos uma relação em que uma grandeza é função de outra, a correspondência entre cada valor de uma grandeza e cada valor da outra pode ser expressa por uma sentença chamada lei de formação da função ou lei da função. Considere o exemplo:
Valor de uma função
O valor da função função abre parênteses décima fecha parênteses = x + 1 para x = 3 é igual a 4, pois:
função(3) = 3 + 1 = 4
1. A medida do perímetro (p) de um pentágono regular é dado em função da medida de comprimento x do seu lado.
a) Qual é a lei da função que relaciona p e x?
b) Qual será a medida de perímetro se x = 7,2 centímetros?
2. Sabe-se que a medida do comprimento (y) de certo retângulo está em função da medida da largura (x) e que a medida do comprimento excede a medida da largura em 5 unidades de medida de comprimento.
a) Qual é a lei da função que relaciona y e x?
b) Qual é a medida do comprimento do retângulo se a medida da largura for igual a 3,6 métros?
3. Um garçom ganha mensalmente R$ 1.200,00mil duzentos reais de salário mais uma comissão de 15% sobre todas as vendas feitas durante o mês. No mês em que o total de vendas no restaurante foi x, qual foi o salário S desse garçom?
4. A lei de formação de uma função f é dada por função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x + 9. Calcule:
a) ( função‒2)
b) (5) função
c)
f de 3 meios.d) ( função‒1) ⋅ (0) função
e)
Sentença matemática. Fração de numerador, f de menos 3, fim da função, mais, f de 2, fim da função, e denominador f de menos fração 1 sobre 2, fim da função.Função afim
Função afim é toda função f cuja lei pode ser escrita na fórma ( funçãox) = ax + b, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
Nos casos em que a ≠ 0 e b = 0, chamamos a função afim de função linear.
Nos casos em que a = 0, chamamos a função afim de função constante.
Gráfico da função afim
O gráfico que representa uma função afim é sempre uma reta não perpendicular ao eixo x. Vamos construir o gráfico de ( funçãox) = x + 1.
x |
f(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
1 |
(0, 1) |
−1 |
0 |
(−1, 0) |
O gráfico de uma função linear é sempre uma reta que passa pelo ponto (0, 0), ou seja, pela origem do plano cartesiano. Vamos construir o gráfico de g(x) = ‒2x.
x |
g(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
0 |
(0, 0) |
1 |
−2 |
(1, −2) |
Respostas e comentários
1. a) p = 5x, em que x é um número real positivo.
1. b) 36 centímetros
2. a) y = x + 5 , em que x é um número real positivo.
2. b) 8,6 métros
3. S = .1200 + 0,15 ⋅ x, em que x é um número natural.
4. a) 5
4. b) 19
4. c) 12
4. d) 63
4. e) 2
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Ideia de função
• Na atividade 1, espera-se que os estudantes reconheçam que a medida do perímetro de um pentágono regular é função da medida do comprimento de seu lado, uma vez que cada valor da primeira grandeza (x) corresponde a um único valor da segunda grandeza (p). Após escreverem a lei da função no item a, é importante incentivá-los a também indicar o conjunto numérico ao qual x pertence. Para responder ao item b, os estudantes devem calcular o valor numérico da função encontrada no item a para x = 7,2 centímetros. Proponha que determinem a medida de perímetro de um pentágono regular para outras medidas de comprimento do lado por meio da lei da função, caso julgue necessário.
• Para determinar a lei da função que relaciona y e x no item a da atividade 2, os estudantes precisam traduzir para a linguagem algébrica o texto em língua materna. Caso tenham dificuldades, oriente-os a representar o retângulo no caderno e indicar pelas letras xis e y, respectivamente, as medidas da largura e do comprimento. Para responder ao item b, os estudantes devem calcular o valor numérico da função encontrada no item a para x = 3,6 métros.
• Na atividade 3, espera-se que os estudantes percebam que o salário do garçom é função do total de vendas do restaurante e recordem que 15% é o mesmo que
Fração 15 sobre 100.ou 0,15. Após obterem a lei da função que relaciona S e x, verifique se todos percebem que x é um número natural, pois corresponde ao total de vendas do restaurante.
• Na atividade 4, os estudantes vão calcular o valor da função função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x + 9 para diferentes valores de x e também o valor de algumas expressões numéricas. Faça a correção coletiva dos itens d e ê na lousa.
O gráfico de uma função constante sempre será uma reta paralela ao eixo x ou coincidente com o eixo x. Vamos construir o gráfico de h(x) = menos3.
x |
h(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
−1 |
−3 |
(−1, −3) |
2 |
−3 |
(2, −3) |
Zero de uma função afim
Em toda função , cada valor de função x em que função abre parênteses décima fecha parênteses = 0 é chamado de zero da função.
O zero de uma função afim dada por y = ax + b, com a ≠ 0, será um único número x, tal que ax + b = 0. Resolvendo essa equação, obtemos
Sentença matemática. x é igual a menos fração b sobre a.Graficamente, o zero de uma função afim é a abscissa do ponto de intersecção do gráfico da função com o eixo das abscissas (eixo x).
5. Construa os gráficos destas funções afim.
a) y = 2x + 1
b) y = menos 3x + 2
c) y = x
d) y = menos 2x
e) y = 6
f) y = 5x menos 3
6. Analise os gráficos de funções afim a seguir e determine se representam uma função linear ou constante.
a)
b)
7. Carlos revende capas de celular. Cada capa custa R$ 10,50dez reais e cinquenta centavos, e o frete é um valor fixo de R$ 23,00vinte e três reais. Determine:
a) a lei da função para o valor y a ser pago por Carlos para x capas de celular;
b) o valor a ser pago por Carlos para 120 capas de celular;
8. Dado o gráfico a seguir, determine:
a) o par ordenado correspondente ao ponto de intersecção da reta com o eixo y;
b) o par ordenado correspondente ao ponto de intersecção da reta com o eixo x;
c) a lei de formação da função;
d) o zero da função.
9. Determine o zero destas funções considerando que x pode assumir qualquer valor real.
a) y = x + 3
b) y = menos 2x + 8
c) y = menos 5x
d) y = 2x + 5
Inequações
Toda desigualdade que tenha pelo menos uma incógnita, com expoente maior ou igual a 1, é chamada de inequação.
Inequações equivalentes
Em um mesmo conjunto universo, inequações que apresentam as mesmas soluções são chamadas de inequações equivalentes.
Pelo princípio aditivo das desigualdades, quando adicionamos um mesmo número aos dois membros de uma inequação ou subtraímos um mesmo número dos dois membros de uma inequação, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada.
Pelo princípio multiplicativo das desigualdades, quando multiplicamos ou dividimos os membros de uma inequação por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada.
Ao multiplicar ou dividir os membros de uma inequação por um número negativo, é necessário inverter o sinal da desigualdade.
10. Resolva as inequações considerando U =
.
a) 7 menos 3 ⋅ ( 2x + 1 ) ⩽ menos x menos 11
b) 3 ⋅ (x menos 2) + 15 > 2 ⋅ (x + 1)
c) 5x menos 3 ⩽ 3 ⋅ (2x− 5)
d) 7x menos 1 > 12x + 7
Respostas e comentários
5. Respostas em Orientações.
6. a) função linear
6. b) função constante
7. a) y = 10,5x + 23, em que x é um número natural maior ou igual a 1.
7. b) R$ 1um reais.283,00 duzentos e oitenta e três reais
8. a) (0, menos1)
8. b) (1, 0)
8. c) y = x menos 1, em que x é um número real.
8. d) x = 1
9. a) menos3
9. b) 4
9. c) 0
9. d)
Fração. Menos 5 meios.10. a) S = {x ∈
∣ x ⩾ 3}
10. b) S = {x ∈
∣ x > menos 7}
10. c) S = {x ∈
∣ x ⩾ 12}
10. d)
Conjunto solução é igual a, abre chave, x pertence a conjunto dos números racionais tal que x menor que fração menos 8 quintos, fecha chave.Função afim
• Respostas da atividade 5:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
• No item c da atividade 8, para determinar a lei da função representada pelo gráfico, espera-se que os estudantes percebam que o gráfico representa uma função do tipo y = ax + b e utilizem os pontos correspondentes aos pares ordenados (0, menos1) e (1, 0), pertencentes ao gráfico da função. Dessa forma, eles podem determinar a e b. Alguns estudantes podem perceber que o gráfico corresponde a uma translação vertical de uma unidade para baixo do gráfico de y = x e, portanto, representa a função y = x menos 1. Após concluírem a atividade, explore essas duas estratégias de resolução com a turma.
Inequações
• Após os estudantes resolverem as inequações propostas na atividade 10, faça a correção coletiva na lousa. Se achar conveniente, questione qual seria o conjunto solução das inequações dos itens b e d caso o conjunto universo fosse o conjunto dos números naturais.
Glossário
- Grandeza
- : Tudo aquilo que póde ser medido ou contado.
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- Fake news
- : Publicações com informações comprovadamente falsas que costumam viralizar nas redes sociais.
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