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UNIDADE 1 LETRAS
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- QUE LETRAS VOCÊ IDENTIFICA NA IMAGEM?
- VOCÊ SABE UMA PALAVRA QUE COMECE COM ALGUMA DAS LETRAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU?
- ESSAS LETRAS FAZEM PARTE DE UMA GRANDE ESCULTURA DO ARTISTA CATALÃO JAUME PLENSA. VOCÊ JÁ HAVIA IMAGINADO FAZER ARTE USANDO APENAS LETRAS?
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PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI OBSERVAR UMA CAPA DE LIVRO.
-
VOCÊ COSTUMA PRESTAR ATENÇÃO NAS CAPAS DOS LIVROS?
-
O QUE COSTUMAMOS VER NA CAPA DE UM LIVRO?
DURANTE A LEITURA
- OBSERVE A CAPA E FIQUE ATENTO À LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
- OBSERVE AS INFORMAÇÕES SOBRE A CAPA DO LIVRO.
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 OBSERVE A CAPA DO LIVRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- VOCÊ CONHECE AS LETRAS DO TÍTULO DO LIVRO?
- DIGA O NOME DE CADA LETRA E DA IMAGEM PERTO DELA.
- POR QUE ESSAS IMAGENS FORAM COLOCADAS PERTO DESSAS LETRAS?
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2 O QUE SIGNIFICA "ABC"? FAÇA UM X NA RESPOSTA CORRETA.
É O NOME DE UMA PESSOA.
É O ALFABETO, O MESMO QUE ABECEDÁRIO.
3 LIGUE AS PARTES DA CAPA DO LIVRO AO TIPO DE INFORMAÇÃO QUE ELAS APRESENTAM.
A CAPA DE UM LIVRO APRESENTA DIVERSAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE.
4 O QUE VOCÊ IMAGINA QUE HÁ ESCRITO NESSE LIVRO?
- ELE MOSTRA SÓ DESENHOS DE FRUTAS.
- ELE TRAZ TEXTOS QUE APRESENTAM CADA LETRA DO ALFABETO.
- ELE TRAZ UMA HISTÓRIA EM QUE AS PERSONAGENS SÃO FRUTAS.
PARA LER EM CASA
LEIA O NOME DAS LETRAS QUE APARECEM NO TÍTULO DO LIVRO PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
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ESTUDO DA LÍNGUA
ALFABETO
QUE CURIOSO!
A ESCRITA É UMA DAS INVENÇÕES MAIS GENIAIS DA HISTÓRIA. COM ELA, PODEMOS REGISTRAR O QUE FALAMOS.
PODEMOS ESCREVER COM AS LETRAS QUE COMPÕEM O ALFABETO. NA LÍNGUA PORTUGUESA, USAMOS O ALFABETO LATINO. ELE TEM 26 LETRAS E COM ELAS PODEMOS ESCREVER QUALQUER PALAVRA. NÃO É INCRÍVEL?
1 OBSERVE ESTA SALA DE AULA.
- ESTA SALA DE AULA É PARECIDA COM A SUA? EM QUÊ?
- QUAIS LETRAS PENDURADAS NA SALA VOCÊ CONHECE?
- VOCÊ SABE COMO SE CHAMA ESSE CONJUNTO DE LETRAS PENDURADAS NA SALA DE AULA? CONTE AOS COLEGAS.
O CONJUNTO DE LETRAS QUE UTILIZAMOS PARA ESCREVER AS PALAVRAS CHAMA-SE ALFABETO.
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2 EM QUAIS DAS IMAGENS HÁ LETRAS? FAÇA UM X NO QUADRINHO.
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3 ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO NOME DAS LETRAS DO ALFABETO.
- VAMOS ESCREVER NO AR AS LETRAS DO ALFABETO.
- AGORA, ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DOS SONS QUE AS LETRAS REPRESENTAM.
- CIRCULE AS LETRAS QUE FAZEM PARTE DE SEU NOME.
- FALE EM VOZ ALTA OS SONS QUE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME REPRESENTAM.
- PINTE AS LETRAS OBSERVANDO A ORDEM EM QUE APARECEM.
A ORDEM EM QUE AS LETRAS APARECEM NO ALFABETO É CHAMADA ORDEM ALFABÉTICA.
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4 OBSERVE NOVAMENTE A CAPA DO LIVRO QUE VOCÊ ESTUDOU.
-
O TÍTULO DESSE LIVRO SÃO TRÊS LETRAS. ESCREVA ESSAS LETRAS NA LINHA ABAIXO.
-
ENCONTRE ESSAS LETRAS NO ALFABETO DA ATIVIDADE 3.
- AS LETRAS ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO TÍTULO DO LIVRO?
-
DE ACORDO COM A ORDEM ALFABÉTICA, QUE LETRA VEM DEPOIS DA LETRA C? ESCREVA A RESPOSTA NO QUADRINHO.
A B C -
COM UM COLEGA, RECITE O ALFABETO. DEPOIS, COMPLETEM O QUADRO COM AS LETRAS QUE FALTAM.
B C D F G H J K L N P Q R T V W X Y
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DAS LETRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NO QUADRO.
- AGORA, FALE EM VOZ ALTA OS SONS QUE ESSAS LETRAS REPRESENTAM.
-
PROLONGUE O SOM REPRESENTADO PELAS LETRAS A, X, Z.
- QUAL DELAS REPRESENTA O SOM QUE SE PARECE COM O DE UMA ABELHA ZUMBINDO?
- PROLONGUE O SOM REPRESENTADO PELA PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME. COM O QUE ESSE SOM SE PARECE?
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JOGO BINGO DE LETRAS
■ MATERIAL
✔ UMA CARTELA
✔ UM LÁPIS
■ REGRAS DO JOGO
- ESCREVA DOZE LETRAS DO ALFABETO NA CARTELA ABAIXO. ATENÇÃO: NÃO REPITA NENHUMA LETRA!
- O PROFESSOR SORTEARÁ UMA LETRA DE CADA VEZ.
- FAÇA UM X NAS LETRAS QUE ESTIVEREM EM SUA CARTELA.
- VENCE O JOGO AQUELE QUE MARCAR PRIMEIRO TODAS AS LETRAS DA CARTELA.
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PRODUÇÃO ESCRITA
CRACHÁ
AGORA QUE VOCÊ CONHECE O ALFABETO, JÁ PODE ESCREVER SEU NOME! ENTÃO, PREPARE-SE PARA PRODUZIR UM CRACHÁ PARA FICAR EXPOSTO EM SUA CARTEIRA.
O CRACHÁ É UM CARTÃO COM NOSSO NOME ESCRITO. ELE SERVE PARA AS PESSOAS LEREM E SABEREM NOSSO NOME.
PLANEJAMENTO E ESCRITA
1 ESCREVER O NOME.
-
ESCREVA SEU NOME NA LINHA ABAIXO.
-
PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM SEU NOME.
- OBSERVE O ESPAÇO QUE VOCÊ TEM PARA ESCREVER E CALCULE O TAMANHO DE LETRA QUE VAI USAR.
- TODAS AS LETRAS DEVEM SER DO MESMO TAMANHO.
- PRIMEIRO, ESCREVA USANDO APENAS O LÁPIS GRAFITE.
-
DEPOIS, PASSE LÁPIS DE COR SOBRE AS LETRAS. VOCÊ PODE USAR APENAS UMA COR OU PINTAR CADA LETRA COM UMA COR DIFERENTE!
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AVALIAÇÃO E REESCRITA
2 REVISE SUA ESCRITA.
-
OBSERVE SEU NOME ESCRITO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR, MARCANDO COM UM X.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ ESCREVEU TODAS AS LETRAS DO SEU NOME OU TEM ALGUMA FALTANDO? VOCÊ ESCREVEU TODAS AS LETRAS COM O MESMO TAMANHO? VOCÊ DISTRIBUIU BEM AS LETRAS NO ESPAÇO DISPONÍVEL? - O PROFESSOR VAI AVALIAR SUA ESCRITA E INDICAR SE HÁ ALGO PARA VOCÊ CORRIGIR.
3 VÁ ATÉ A PÁGINA 249.
- RECORTE O CRACHÁ NA LINHA PONTILHADA.
- ESCREVA SEU NOME NO ESPAÇO DO MEIO, FAZENDO AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS.
- PASSE LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA SOBRE AS LETRAS.
-
SIGA A SEQUÊNCIA DA DOBRADURA.
SOCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO DE CRACHÁS
4 PARTICIPE DA EXPOSIÇÃO DE CRACHÁS.
- COLOQUE O CRACHÁ SOBRE SUA CARTEIRA COM SEU NOME VIRADO PARA A FRENTE.
- CAMINHE PELA SALA OBSERVANDO OS CRACHÁS DOS COLEGAS.
- TENTE LER OS NOMES ESCRITOS NELES.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS A, I E U
QUE CURIOSO!
USAMOS AS LETRAS DO ALFABETO PARA REPRESENTAR OS SONS QUE FALAMOS.
PARA FORMAR UMA PALAVRA, TEMOS DE USAR AS LETRAS CORRETAS. E ISSO NÃO É TUDO. AS LETRAS DEVEM SER ESCRITAS EM UMA CERTA ORDEM. SE TROCARMOS AS LETRAS DE LUGAR, PODEMOS CRIAR OUTRAS PALAVRAS OU ATÉ UMA PALAVRA QUE NÃO EXISTE NA LÍNGUA PORTUGUESA.
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DO ABACAXI, DA IGREJA E DAS UVAS. VEJA AS LETRAS USADAS PARA ESCREVER O NOME DESSES ELEMENTOS E A ORDEM EM QUE ELAS APARECEM.
1 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES ACIMA E AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DELAS.
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DE CADA IMAGEM.
- CIRCULE A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA IMAGEM.
- COMPLETE AS LINHAS PONTILHADAS PARA DESCOBRIR OUTRAS FORMAS DE TRAÇAR ESTAS TRÊS LETRAS DO NOSSO ALFABETO:
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2 O PROFESSOR VAI DIZER PAUSADAMENTE O NOME DE CADA UMA DESSAS LETRAS E MOSTRAR OS SONS QUE ELAS REPRESENTAM.
- PRESTE ATENÇÃO AOS MOVIMENTOS DA BOCA DELE E REPITA OS SONS EM VOZ ALTA.
3 DIGA EM VOZ ALTA O NOME DAS ILUSTRAÇÕES.
- FAÇA UM X NAS ILUSTRAÇÕES CUJOS NOMES COMEÇAM COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA A.
- COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA QUE FALTA.
NEL
VIÃO
4 DIGA EM VOZ ALTA O NOME DO BRINQUEDO QUE A MENINA TEM NAS MÃOS.
-
QUAIS ELEMENTOS A SEGUIR TÊM UM NOME QUE COMEÇA COM O MESMO SOM QUE INICIA O NOME DESSE BRINQUEDO? CIRCULE.
- COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA QUE FALTA.
MÃ
LHA
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-
MARQUE A LETRA QUE INICIA O NOME DOS ELEMENTOS QUE VOCÊ NÃO CIRCULOU.
A
I
U
5 FORME PALAVRAS COM AS LETRAS QUE APRENDEU.
- A + I =
- U + I =
- U + A + U =
- U + A + I =
PALAVRAS E FRASES
1 RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
- O QUE COSTUMAMOS DIZER QUANDO ACORDAMOS?
- O QUE DIZEMOS QUANDO ATENDEMOS O TELEFONE?
"BOM DIA!" É UMA FRASE DE DUAS PALAVRAS. "ALÔ!" É UMA FRASE DE UMA PALAVRA. AS FRASES PODEM TER UMA OU MUITAS PALAVRAS.
2 PRESTE ATENÇÃO À LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DE ALGUMAS FRASES DE HISTÓRIAS BASTANTE CONHECIDAS.
- LEVANTE OS DEDOS DAS MÃOS PARA IDENTIFICAR A QUANTIDADE DE PALAVRAS DE CADA FRASE.
-
ANOTE O RESULTADO NO .
- RAPUNZEL, RAPUNZEL, JOGUE SUAS TRANÇAS!
- VOVÓ, PARA QUE SERVEM ESSES OLHOS TÃO GRANDES?
- EU VOU ASSOPRAR E SUA CASINHA EU VOU DERRUBAR.
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PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA TIRINHA.
- VOCÊ SABE O QUE É UMA TIRINHA?
- OBSERVE A TIRINHA ABAIXO. VOCÊ CONHECE ALGUMA DAS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA?
DURANTE A LEITURA
- VOCÊ JÁ CONHECE AS LETRAS QUE APARECEM NA TIRINHA. TENTE LER AS PALAVRAS EM VOZ ALTA.
TURMA DA MÔNICA
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 COMO ESTÁ O ÔNIBUS EM QUE CEBOLINHA VIAJA? CIRCULE A RESPOSTA.
2 LIGUE O SÍMBOLO ABAIXO AO QUE ELE REPRESENTA NA TIRINHA.
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3 O QUE AS PESSOAS DO ÔNIBUS GRITARAM? COPIE DA TIRINHA.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU.
NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, HÁ BALÕES EM QUE SÃO ESCRITAS AS FALAS DAS PERSONAGENS.
4 POR QUE AS PESSOAS DO ÔNIBUS GRITARAM? FAÇA UM X NO QUADRINHO QUE ACOMPANHA A RESPOSTA.
O CABELO DO CEBOLINHA AS ESPETOU.
CEBOLINHA PISOU NO PÉ DELAS.
5 AGORA, OBSERVE OS DESENHOS E COMPLETE O NOME DELES.
ÔN B S
CEBOL NH
6 ESCREVA O NOME DA PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA.
PARA LER EM CASA
LEIA OS TEXTOS DOS BALÕES DA TIRINHA PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ E CONTE A ELAS O QUE VOCÊ ACHOU DA HISTÓRIA.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS E E O
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ SABE QUE USAMOS O ALFABETO COM LETRAS PARA ESCREVER EM LÍNGUA PORTUGUESA. MAS, ANTES DE EXISTIR ALFABETO, AS IDEIAS ERAM ORGANIZADAS NA ESCRITA POR MEIO DE SÍMBOLOS, E NÃO DE PALAVRAS COMPOSTAS DE LETRAS. NO NOSSO DIA A DIA, TAMBÉM USAMOS SÍMBOLOS. VEJA DOIS DELES, INDICANDO PISO ESCORREGADIO E PONTO DE ÔNIBUS.
1 OBSERVE OS SÍMBOLOS NO QUADRO ACIMA.
-
QUAL DELES MOSTRA UM VEÍCULO USADO PARA LEVAR PESSOAS DE UM LUGAR PARA O OUTRO? QUANDO EXISTE UMA PLACA COM ESSE SÍMBOLO EM UMA CALÇADA, O QUE ISSO SIGNIFICA?
-
O QUE O OUTRO SÍMBOLO SIGNIFICA?
-
O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO ENCONTRAMOS UMA PLACA COM ESSE SÍMBOLO NO LUGAR ONDE ESTAMOS ANDANDO?
2 AS PLACAS DE TRÂNSITO SÃO SÍMBOLOS QUE, ÀS VEZES, TAMBÉM TÊM LETRAS.
-
LIGUE AS PLACAS DE TRÂNSITO COM O SENTIDO DELAS.
-
POR QUE FOI UTILIZADA A LETRA E NAS PLACAS DE TRÂNSITO?
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3 ESCOLHA UM LÁPIS DE COR PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA E.
4 NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", HÁ PALAVRAS QUE SE INICIAM COM A LETRA E. COPIE-AS.
5 OBSERVE AS PLACAS ABAIXO.
-
ONDE VOCÊS COSTUMAM VER ESSE TIPO DE PLACA?
A LETRA E PODE SER PRONUNCIADA COM O SOM ABERTO OU FECHADO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
- QUANDO FALAMOS "ELE", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS FECHADO.
- QUANDO FALAMOS "ELA", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS ABERTO.
6 VAMOS BRINCAR DE FALAR OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA E!
- SIGAM AS ORIENTAÇÕES QUE O PROFESSOR VAI DAR E DIVIRTAM-SE!
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7 FAÇA O TRAÇADO DA LETRA O COM LÁPIS DE COR.
8 NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", TAMBÉM HÁ PALAVRAS QUE SE INICIAM COM A LETRA O. COPIE-AS.
9 A LETRA O TAMBÉM PODE SER PRONUNCIADA COM O SOM ABERTO OU FECHADO.
-
DIGA EM VOZ ALTA O QUE VOCÊ VÊ EM CADA FOTO ABAIXO.
A LETRA O PODE SER PRONUNCIADA COM O SOM ABERTO OU FECHADO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
- QUANDO FALAMOS "OLHO", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS FECHADO.
- QUANDO FALAMOS "ÓLEO", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS ABERTO.
10 AGORA, VAMOS BRINCAR DE FALAR OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA O!
- SIGAM AS ORIENTAÇÕES QUE O PROFESSOR VAI DAR E DIVIRTAM-SE!
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PRODUÇÃO ORAL
EXPOSIÇÃO ORAL
VOCÊ E OS COLEGAS FARÃO UMA EXPOSIÇÃO ORAL PARA A TURMA SOBRE UMA PERSONAGEM DA TURMA DA MÔNICA.
PLANEJAMENTO
1 PARA APRESENTAR UMA PERSONAGEM, É PRECISO OBSERVÁ-LA ATENTAMENTE. OLHE E ANALISE O CEBOLINHA.
-
COM O QUE A CABEÇA DO CEBOLINHA SE PARECE? PINTE O DESENHO.
- QUANTOS FIOS DE CABELO O CEBOLINHA TEM?
-
CIRCULE A COR DA CAMISETA DO CEBOLINHA.
- PINTE A BERMUDA DO CEBOLINHA.
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2 OBSERVEM OUTRAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA.
- ESCOLHAM UMA PERSONAGEM.
- IDENTIFIQUEM AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM.
- ENSAIEM A APRESENTAÇÃO.
APRESENTAÇÃO
3 FAÇAM A EXPOSIÇÃO ORAL.
- FALEM DEVAGAR E COM VOLUME DE VOZ ALTO O SUFICIENTE PARA QUE TODOS COMPREENDAM.
- DIGAM O NOME DA PERSONAGEM QUE VÃO APRESENTAR E MOSTREM A ILUSTRAÇÃO DELA NO LIVRO.
- APRESENTEM AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM CONFORME O ENSAIO FEITO COM O GRUPO.
- NO FINAL DA APRESENTAÇÃO, AGRADEÇAM A ATENÇÃO.
AVALIAÇÃO
4 AVALIE SUA APRESENTAÇÃO.
-
PREENCHA O QUADRO MARCANDO SUA RESPOSTA COM UM X.
AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ORAL | SIM | NÃO |
---|---|---|
FOI POSSÍVEL COMPREENDER O QUE VOCÊ DISSE DURANTE A APRESENTAÇÃO? | ||
TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM ESCOLHIDA POR CADA GRUPO FORAM APRESENTADAS? |
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ESTUDO DA LÍNGUA LETRA V
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ SABE QUE UTILIZAMOS DIVERSOS SÍMBOLOS NO NOSSO DIA A DIA E QUE MUITOS DELES APARECEM EM PLACAS. MAS VOCÊ SABIA QUE TAMBÉM PODEMOS FAZER SÍMBOLOS UTILIZANDO NOSSO CORPO? É O CASO DO V DE VITÓRIA, FEITO COM O DEDO INDICADOR E O MÉDIO DE UMA DAS MÃOS.
1 VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM FAZER O V DE VITÓRIA COM A MÃO? SE SIM, EM QUE SITUAÇÃO?
2 QUE TAL BRINCAR COM OS COLEGAS E TENTAR REPRODUZIR A LETRA V USANDO PARTES DIFERENTES DO CORPO DE VOCÊS?
- USE SEU LÁPIS DE COR PREFERIDO PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA V.
3 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O POEMA AO LADO.
- NO POEMA, AS PALAVRAS ESTÃO POSICIONADAS DE MANEIRA DIFERENTE DE COMO AS ENCONTRAMOS NOS TEXTOS EM GERAL. O QUE A POSIÇÃO DAS PALAVRAS NO TEXTO PODE SIGNIFICAR?
- O POEMA QUE LEMOS É COMPOSTO DE APENAS TRÊS PALAVRAS QUE SE REPETEM. CIRCULE AS QUE COMEÇAM COM A LETRA V.
JOSÉ LINO GRÜNEWALD. VAI E VEM, 1959. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/8i65t9. ACESSO EM: 25 ABR. 2021.
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4 SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.
- EXPERIMENTE FALAR EM VOZ ALTA O SOM REPRESENTADO PELA LETRA V.
-
AGORA, FALE AS VOGAIS EM VOZ ALTA.
LEMBRE-SE: JÁ CONHECEMOS AS LETRAS A, E, I, O, U, QUE REPRESENTAM VOGAIS.
- COMPARE O QUE ACONTECE EM SUA BOCA QUANDO FALA O SOM REPRESENTADO PELO V E QUANDO FALA AS VOGAIS.
AS VOGAIS SÃO OS SONS PRODUZIDOS QUANDO O AR PASSA LIVREMENTE PELA NOSSA GARGANTA E PELA NOSSA BOCA.
TODAS AS VEZES QUE PRONUNCIAMOS O SOM DE UMA CONSOANTE FAZEMOS ALGUMA BARREIRA PARA O AR. O V REPRESENTA O SOM DE UMA CONSOANTE.
A MAIORIA DAS PALAVRAS É FORMADA POR VOGAIS E CONSOANTES, MAS ALGUMAS SÃO FORMADAS APENAS POR VOGAIS.
5 ESCREVA QUANTAS LETRAS HÁ EM CADA UMA DAS PALAVRAS.
- VAI
- E
- VEM
- VELOCIDADE
6 VAMOS BRINCAR DE ROBÔ?
-
SIGAM AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E DIVIRTAM-SE!
- VAI
- E
- VEM
- VELOCIDADE
OS PEDAÇOS MENORES EM QUE PODEMOS DIVIDIR AS PALAVRAS QUANDO FALAMOS SÃO CHAMADOS DE SÍLABAS.
7 FORME SÍLABAS: FALE O SOM REPRESENTADO PELA LETRA V JUNTANDO-O ÀS VOGAIS A, E, I, O E U.
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CONHECER MAIS PALAVRAS
1 COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA O NOME DA PARTE DO LIVRO QUE VOCÊ ESTUDOU NESTA UNIDADE.
-
MARQUE COM UM X O SIGNIFICADO DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU.
- PARTE DO LIVRO EM QUE É ESCRITA A HISTÓRIA.
- COBERTURA DO LIVRO, QUE PROTEGE E MANTÉM AS FOLHAS DELE JUNTAS.
2 NESTA UNIDADE, VOCÊS DESCOBRIRAM QUE A ESCRITA FOI UMA INVENÇÃO MUITO IMPORTANTE.
- CONVERSEM SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA INVENÇÃO.
-
COM AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVAM A EXPLICAÇÃO QUE VOCÊS CRIARAM PARA O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA.
3 AS PALAVRAS A SEGUIR FORAM ESCRITAS COM LETRAS QUE VOCÊ ESTUDOU NESTA UNIDADE.
-
TENTE LER AS PALAVRAS. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR O SIGNIFICADO DELAS.
AVÔ
AVÓ
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PROJETO EM EQUIPE BOA CONVIVÊNCIA
OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO CARTAZ A SEGUIR.
- MANTER A SALA ORGANIZADA.
- OUVIR O PROFESSOR E OS COLEGAS SEM INTERROMPER.
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- VOCÊ JÁ VIU UM CARTAZ PARECIDO EM SUA ESCOLA?
- VOCÊ IMAGINA QUAL É A IMPORTÂNCIA DE REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA PARA A TURMA?
O QUE FAZER
VOCÊ E OS COLEGAS VÃO CRIAR UM CARTAZ COM REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA PARA A TURMA. DEPOIS DE PRONTO, ELE SERÁ COLADO NA SALA PARA QUE TODOS POSSAM LER E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES.
COMO FAZER
1 REÚNA-SE EM GRUPO COM ALGUNS COLEGAS.
CONVERSE COM ELES SOBRE OUTRAS ATITUDES QUE AJUDAM AS PESSOAS A CONVIVER MELHOR NA ESCOLA ALÉM DAS ESCRITAS NO CARTAZ ACIMA.
ANOTE OU DESENHE AS ATITUDES CITADAS PELO GRUPO.
CADA GRUPO FALARÁ PARA A TURMA O QUE DISCUTIU.
2 REALIZAR A VOTAÇÃO
COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR, REALIZEM UMA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER AS ATITUDES QUE ENTRARÃO NAS REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA DA TURMA.
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REGISTRE O QUE FOI DECIDIDO NA VOTAÇÃO.
MOSTRE O REGISTRO AO PROFESSOR PARA QUE ELE AVALIE.
3 PARA A CONFECÇÃO DAS REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA, VOCÊ E OS COLEGAS DEVEM SEGUIR ESTAS ORIENTAÇÕES.
EM UMA CARTOLINA OU PAPEL PARDO, ESCREVAM O TÍTULO "REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA" E A IDENTIFICAÇÃO DA TURMA.
AS ATITUDES ESCOLHIDAS DEVEM SER ESCRITAS EM LISTA, COMO NO CARTAZ DA PÁGINA AO LADO.
AO FINAL, CADA ESTUDANTE DEVERÁ ESCREVER SEU NOME COMO SINAL DE CONCORDÂNCIA E COMPROMETIMENTO.
AVALIAR O TRABALHOPREENCHA O QUADRO E CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ COLABOROU PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE? | ||
HÁ ALGO QUE VOCÊ PODERIA FAZER MELHOR EM UMA PRÓXIMA ATIVIDADE COLETIVA? |