40
UNIDADE 2 NOMES
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- DESCREVA OS ELEMENTOS DA IMAGEM. O QUE APARECE NELA?
A PESSOA RETRATADA NA FOTOGRAFIA É MARTA, JOGADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. VOCÊ A RECONHECEU? O QUE SABE SOBRE ELA?
- AGORA, REPARE PARA ONDE AS MÃOS DA JOGADORA APONTAM. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ELA FAZ ESSE GESTO?
-
EM MUITOS ESPORTES, O NOME NA CAMISA É ESSENCIAL PARA IDENTIFICAR OS JOGADORES. E EM SEU COTIDIANO, ONDE VOCÊ COSTUMA USAR SEU NOME?
42
PARA LER
ANTES DE LER
COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ VAI LER UMA CANTIGA.
-
VOCÊ CONHECE A CANTIGA A CANOA VIROU?
- JÁ BRINCOU COM ESSA CANTIGA?
DURANTE A LEITURA
-
SE VOCÊ JÁ CONHECE A CANTIGA, LEIA O TEXTO BEM RÁPIDO, PASSANDO O DEDO SOBRE AS PALAVRAS.
A CANOA VIROU
A CANOA VIROU,
POR DEIXÁ-LA VIRAR.
FOI POR CAUSA DE ,
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
TIRAVA ,
DO FUNDO DO MAR.
MAS EU NÃO SOU PEIXINHO
NEM SEI MERGULHAR...
COITADO DE ,
FICA DENTRO DO MAR!
DA TRADIÇÃO POPULAR.
43
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 ONDE A CANOA ESTAVA? PINTE A RESPOSTA.
2 QUEM ESTAVA NA CANOA? COPIE O NOME NO ESPAÇO ABAIXO.
- QUANTOS SONS TEM ESSE NOME? PINTE UMA CANOA PARA CADA SOM.
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3 PARA TIRAR A CANOA DO LUGAR ONDE ELA ESTAVA, O QUE VOCÊ TERIA DE SER? CIRCULE A RESPOSTA CORRETA.
- ESCREVA A RESPOSTA:
4 AS PESSOAS DESSA CANTIGA NÃO SABEM FAZER TRÊS ATIVIDADES.
- CIRCULE AS ATIVIDADES QUE ELAS NÃO SABEM FAZER.
5 O QUE É USADO PARA MOVIMENTAR UMA CANOA? MARQUE O QUADRINHO COM A RESPOSTA.
-
REMO.
-
VELA.
6 POR QUE A CANOA VIROU? FAÇA UM X NA COM A RESPOSTA.
- PORQUE A CRIANÇA NÃO SOUBE REMAR.
- PORQUE A CRIANÇA NÃO TINHA REMOS.
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7 O QUE SERIA PRECISO SABER PARA RESGATAR A CRIANÇA? COPIE DO TEXTO.
OU .
8 RELEIA A CANTIGA E OBSERVE AS PALAVRAS COLORIDAS.
A CANOA VIROU,
POR DEIXÁ-LA VIRAR.
FOI POR CAUSA DE ,
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
TIRAVA
DO FUNDO DO MAR.
MAS EU NÃO SOU PEIXINHO
NEM SEI MERGULHAR...
COITADO DE ,
FICA DENTRO DO MAR!
- COM O PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS COLORIDAS.
-
EM QUE ESSAS PALAVRAS SÃO PARECIDAS?
RIMA É A REPETIÇÃO DE UM MESMO SOM NA PARTE FINAL DAS PALAVRAS.
9 CANTEM A CANTIGA USANDO, A CADA VEZ, O NOME DE UMA DAS CRIANÇAS DA TURMA.
PARA LER EM CASA
EM CASA, REÚNA-SE COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ E CANTE A CANTIGA PARA ELES.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS D E B
QUE CURIOSO!
HÁ MAIS DE SETENTA ANOS, O BRASIL E MUITOS PAÍSES ASSINARAM A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. ESSE DOCUMENTO É O COMPROMISSO DE QUE TODOS OS SERES HUMANOS DEVEM SER IGUALMENTE RESPEITADOS E TER DIREITOS GARANTIDOS.
OBSERVE AO LADO A CAPA DE UMA EDIÇÃO IMPRESSA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
1 OBSERVE A CAPA DE LIVRO ACIMA.
- LEIA O TÍTULO DO LIVRO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- QUANTAS PALAVRAS TEM O TÍTULO DO LIVRO?
- PINTE A PRIMEIRA E A QUARTA PALAVRA NO TÍTULO DO LIVRO.
- COM QUE LETRA ELAS COMEÇAM?
-
A FORMA COMO VOCÊ PRONUNCIA O D EM CADA UMA DELAS É:
- IGUAL.
- DIFERENTE.
2 PASSE O DEDO INDICADOR SEGUINDO OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA D. DEPOIS, CUBRA CADA UM USANDO O LÁPIS GRAFITE.
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3 NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", HÁ OUTRAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA D. ESCOLHA DUAS E COPIE-AS ABAIXO.
4 VEJA AS IMAGENS ABAIXO E CIRCULE APENAS AQUELAS CUJOS NOMES COMEÇAM COM A LETRA D.
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DE CADA IMAGEM QUE VOCÊ CIRCULOU E OBSERVE OS SONS QUE A LETRA D REPRESENTA.
QUE CURIOSO!
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DIZ QUE CADA PESSOA TEM DIREITO A UM NOME. NO BRASIL, TODO BEBÊ DEVE SER REGISTRADO EM UM CARTÓRIO.
5 NO TEXTO QUE LEMOS NO QUADRO ACIMA, HÁ DUAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA B.
-
PROCURE-AS NO TEXTO E ESCREVA-AS NOS QUADROS ABAIXO.
- FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU ACIMA, OBSERVANDO O MOVIMENTO DE SUA BOCA NO SOM INICIAL.
LEMBRE-SE: QUANDO PRONUNCIAMOS O SOM DE UMA CONSOANTE, FAZEMOS ALGUMA BARREIRA PARA O AR.
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6 AGORA, FAÇA O TRAÇADO DA LETRA B.
7 VEJA ONDE A CRIANÇA ESTÁ ESCREVENDO A LETRA B. QUE TAL FAZER ALGO PARECIDO? SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
8 OBSERVE AS IMAGENS.
- EM VOZ ALTA, DIGA O NOME DE CADA IMAGEM.
- FALE O SOM PRODUZIDO PELA LETRA B QUANDO ELA SE JUNTA À VOGAL A.
- QUE IMAGEM ACIMA COMEÇA COM ESSE SOM? CIRCULE-A.
9 DAVI E BRUNA ESTUDAM NA MESMA TURMA. ELES SÃO EDUCADOS E GENTIS. COMPLETE AS PALAVRAS COM B OU D E DESCUBRA O QUE OS DOIS COLEGAS FALAM UM PARA O OUTRO PELA MANHÃ.
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PRODUÇÃO ESCRITA
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
VOCÊ JÁ SABE ESCREVER SEU PRIMEIRO NOME. AGORA, COM A AJUDA DO PROFESSOR, VAI ESCREVER SEU SOBRENOME E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE VOCÊ EM UMA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.
SOBRENOME É O NOME DE FAMÍLIA DE UMA PESSOA. ELE VEM DEPOIS DO NOME.
PLANEJAMENTO E ESCRITA
1 ESCREVA SEU NOME COMPLETO NO QUADRO ABAIXO.
2 PREENCHA SUA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.
NOME COMPLETO:
NOME DOS RESPONSÁVEIS:
ENDEREÇO:
TELEFONE PARA CONTATO:
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AVALIAÇÃO E REESCRITA
3 REVISE SUA ESCRITA.
-
OBSERVE SUA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ ESCREVEU SEU NOME COMPLETO? O TAMANHO DO NOME CABE DIREITINHO NO ESPAÇO? VOCÊ ESCREVEU O NOME DE SEUS RESPONSÁVEIS, SEU ENDEREÇO E UM TELEFONE PARA CONTATO? TODAS AS INFORMAÇÕES FORAM ESCRITAS NOS LUGARES CORRETOS? - O PROFESSOR VAI AVALIAR SUA ESCRITA E INDICAR SE HÁ ALGO PARA VOCÊ CORRIGIR.
4 PREENCHA A FICHA DEFINITIVA.
- RECORTE DA PÁGINA 261 A FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DEFINITIVA.
- CONSIDERE A CORREÇÃO FEITA PELO PROFESSOR E REESCREVA AS INFORMAÇÕES NO ESPAÇO ADEQUADO.
- DESENHE SEU AUTORRETRATO NO LOCAL INDICADO.
SOCIALIZAÇÃO
FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
5 ORGANIZEM AS FICHAS.
- REÚNAM AS FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO DE TODA A TURMA E AS COLOQUEM EM ORDEM ALFABÉTICA.
- AJUDEM O PROFESSOR A JUNTAR AS FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO EM UMA PASTA OU CAIXA.
- PRONTO! AGORA VOCÊS TÊM, NA SALA DE AULA, AS FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO DA TURMA ORGANIZADAS, QUE PODERÃO SER CONSULTADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS F E S
QUE CURIOSO!
ALÉM DE TER UM NOME, TODOS TEMOS UM SOBRENOME, QUE É UM NOME DE FAMÍLIA. O SOBRENOME SILVA É O MAIS COMUM NO BRASIL. EM SUA ORIGEM, LÁ EM PORTUGAL, ESSE SOBRENOME FOI DADO A UMA FAMÍLIA QUE MORAVA PERTO DA SELVA.
1 EM SUA TURMA, HÁ ALGUÉM COM O SOBRENOME SILVA?
-
ESCREVA O NOME COMPLETO DESSA PESSOA.
-
AGORA, ESCREVA SEU NOME COMPLETO.
2 OBSERVE AS IMAGENS E COMPLETE AS LEGENDAS COM E OU I.
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3 ENCONTRE E PINTE CADA UMA DAS PALAVRAS EM DESTAQUE.
- FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FAMÍLIA E SILVA E PERCEBA O SOM INICIAL DE CADA UMA DELAS.
4 FAÇA O TRAÇADO DAS LETRAS F E S CONFORME A LEGENDA.
5 LIGUE AS IMAGENS À SÍLABA INICIAL DE CADA UMA DELAS.
6 VOCÊ JÁ OUVIU AS HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO ESCRITAS POR MONTEIRO LOBATO?
-
AO SE LEMBRAR DAS HISTÓRIAS E DAS PERSONAGENS, COMPLETE AS PALAVRAS COM S OU F.
- ÍTIO É UMA ESPÉCIE DE PEQUENA AZENDA.
- VISCONDE DE ABUGOSA É UM BONECO FEITO DE ABUGO DE MILHO.
- ACI É UMA PERSONAGEM DO OLCLORE BRASILEIRO.
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PARA LER MAIS
ANTES DE LER
COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ VAI LER UM POEMA.
- TENTE LER O TÍTULO DO POEMA. SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE ELE É?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
- PRESTE ATENÇÃO À ÚLTIMA PALAVRA DE CADA VERSO DO POEMA. O QUE VOCÊ OBSERVA?
RELÂMPAGO
O MEU CACHORRO RELÂMPAGO
ACORDOU-SE COM SARAMPO.
VEIO A DONA MANUELA:
DEVE SER VARICELA!
VEIO A DONA DORA:
PARA MIM, CATAPORA!
E A DONA FABÍOLA:
MAIS PARECE VARÍOLA.
POR FIM, A VETERINÁRIA:
ACHO TUDO UM DISPARATE,
POIS O CACHORRO SE MANCHOU
FOI COM MOLHO DE TOMATE!
SÉRGIO CAPPARELLI. 111 POEMAS PARA CRIANÇAS. 26. ED. PORTO ALEGRE: L&PM, 2018.
- DISPARATE:
- ALGO QUE NÃO FAZ SENTIDO; BOBAGEM.
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PARA ESTUDAR O TEXTO
1 CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
-
SOBRE QUAL PERSONAGEM FALA O POEMA LIDO?
-
QUEM SÃO AS OUTRAS PERSONAGENS DO POEMA?
2 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES.
- PINTE DE VERMELHO O QUADRINHO DA IMAGEM QUE MOSTRA COMO AS PERSONAGENS PENSAVAM QUE O CACHORRO ESTAVA.
- PINTE DE VERDE O QUADRINHO QUE MOSTRA COMO O CACHORRO REALMENTE ESTAVA.
3 LEIA COM O PROFESSOR O NOME DO QUE CAUSOU MANCHAS NO CACHORRO RELÂMPAGO.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
M LHO E TOM TE
-
QUE PALAVRA A SEGUIR TERMINA COM O MESMO SOM DE TOMATE? FAÇA UM X NO QUADRINHO QUE ACOMPANHA A RESPOSTA.
- MANCHOU
- VETERINÁRIA
- DISPARATE
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4 COM O PROFESSOR, LEIA O NOME DAS PESSOAS DO POEMA E O QUE CADA UMA DELAS PENSOU QUE O CACHORRO TINHA.
MANUELA
DORA
FABÍOLA
VARICELA
CATAPORA
VARÍOLA
- CIRCULE DE VERMELHO AS LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM NO FINAL DE MANUELA E VARICELA.
- CIRCULE DE VERDE AS LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM NO FINAL DE DORA E CATAPORA.
- CIRCULE DE AZUL AS LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM NO FINAL DE FABÍOLA E VARÍOLA.
5 COPIE DO POEMA A PALAVRA QUE NOMEIA UMA PROFISSÃO.
- QUANTOS SONS EXISTEM NESSA PALAVRA?
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6 OUÇA O PROFESSOR LER AS FRASES A SEGUIR E FAÇA UM X NO QUADRINHO QUE CORRESPONDE AO QUE A VETERINÁRIA FEZ NO POEMA.
- DESCOBRIU O QUE O CACHORRO RELÂMPAGO TINHA.
- FALOU QUE O CACHORRO RELÂMPAGO ESTAVA DOENTE.
7 LEIA A PALAVRA NA PLACA.
-
QUE PALAVRA A SEGUIR TERMINA COM OS MESMOS SONS? MARQUE UM X NO QUADRINHO COM A RESPOSTA CORRETA.
GATO
CAMARÃO
GORRO
-
CRIE EM VOZ ALTA UM VERSO EM QUE ESSAS DUAS PALAVRAS RIMEM.
NOS POEMAS, É COMUM HAVER RIMA.
PARA LER EM CASA
PEÇA A SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS QUE LEIAM O POEMA PARA VOCÊ. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO BEM BONITO SOBRE ELE EM UMA FOLHA DE PAPEL À PARTE E TRAGA-O PARA A ESCOLA.
SEU DESENHO SERÁ EXPOSTO NA SALA DE AULA COM OS DESENHOS DOS COLEGAS.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS L E T
QUE CURIOSO!
AS CIDADES TAMBÉM TÊM NOMES. ALGUNS SÃO BEM CURIOSOS E ATÉ PARECIDOS. POR EXEMPLO, LAGOINHA FICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, LAGOA, NA PARAÍBA, E LAGOÃO, NO RIO GRANDE DO SUL. HÁ CIDADES QUE TÊM TAMBÉM NÚMEROS NO NOME, COMO TRÊS LAGOAS, NO MATO GROSSO DO SUL, E TRÊS CORAÇÕES, EM MINAS GERAIS.
1 OBSERVE A FOTOGRAFIA NO QUADRO ACIMA.
-
POR QUE SERÁ QUE A CIDADE SE CHAMA "TRÊS LAGOAS"?
-
QUAL É O NOME DA CIDADE EM QUE VOCÊ MORA?
-
VOCÊ SABE O MOTIVO DE SUA CIDADE TER ESSE NOME?
2 FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS ABAIXO.
- LAGOINHA
- LAGOA
- LAGOÃO
- ESSAS TRÊS PALAVRAS COMEÇAM COM A LETRA L. FALE O SOM INICIAL DESSAS PALAVRAS EM VOZ ALTA, OBSERVANDO O MOVIMENTO DE SUA BOCA.
-
QUANTAS VEZES SUA BOCA ABRE PARA FALAR CADA UMA DELAS? CONTE NOS DEDOS E ESCREVA A QUANTIDADE DE SÍLABAS DE CADA PALAVRA.
- LAGOINHA
- LAGOA
- LAGOÃO
LEMBRE-SE: AS SÍLABAS SÃO OS PEDACINHOS SONOROS DAS PALAVRAS.
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3 MARQUE COM UM X A PALAVRA QUE TEM SIGNIFICADO DIFERENTE DA IMAGEM.
- TRÊS
- três
- TRATOR
AS LETRAS PODEM TER DIFERENTES FORMATOS.
4 SEGUINDO OS PONTILHADOS, ESCREVA AS LETRAS L E T.
5 USANDO L OU T, IDENTIFIQUE O SOM INICIAL DAS PALAVRAS REPRESENTADAS PELAS IMAGENS ABAIXO.
6 LIGUE OS NÚMEROS AOS NOMES, PRESTANDO ATENÇÃO AO SOM INICIAL DAS LETRAS DAS PALAVRAS:
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PRODUÇÃO ORAL
CONVERSAÇÃO
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE SEU NOME? COMPARTILHE ESSA HISTÓRIA COM UM COLEGA.
PLANEJAMENTO
1 REFLITA E PESQUISE.
- COMO VOCÊ IMAGINA QUE SEU NOME FOI ESCOLHIDO?
- SE POSSÍVEL, PERGUNTE A SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS SOBRE A HISTÓRIA DE SEU NOME.
APRESENTAÇÃO
CONVERSE COM UM COLEGA.
- COMPARTILHEM A HISTÓRIA DO NOME DE VOCÊS. QUEM SE SENTIR MAIS À VONTADE PODE SER O PRIMEIRO A COMEÇAR A FALAR.
- CONTE SUA HISTÓRIA DE MODO QUE O COLEGA POSSA ESCUTAR E ENTENDER BEM O QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO.
- OUÇA ATENTAMENTE O COLEGA. FAÇA PERGUNTAS SOMENTE DEPOIS QUE ELE CONTAR A HISTÓRIA DO NOME DELE.
AVALIAÇÃO
3 AVALIE A CONVERSAÇÃO.
-
PREENCHA O QUADRO.
AVALIAÇÃO DA CONVERSAÇÃO SIM NÃO VOCÊ CONSEGUIU CONTAR TUDO O QUE TINHA PLANEJADO SOBRE A HISTÓRIA DE SEU NOME? VOCÊ OUVIU COM ATENÇÃO O COLEGA, SEM INTERROMPÊ-LO? -
O QUE É POSSÍVEL MELHORAR EM UMA PRÓXIMA ATIVIDADE ORAL?
- CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS J E P
QUE CURIOSO!
O PORTUGUÊS NÃO É A ÚNICA LÍNGUA FALADA NO BRASIL. EXISTEM MUITAS LÍNGUAS INDÍGENAS FALADAS NO PAÍS TAMBÉM. ESSAS LÍNGUAS INFLUENCIARAM O PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL. POR ISSO, MUITAS PALAVRAS QUE USAMOS SÃO DE ORIGEM INDÍGENA. ALGUMAS DESSAS PALAVRAS DÃO NOME A CIDADES, COMO JACAREÍ, QUE QUER DIZER "RIO DO JACARÉ", E PIRACICABA, QUE QUER DIZER "LUGAR ONDE OS PEIXES SE JUNTAM", NA LÍNGUA TUPI.
-
OBSERVE AS PALAVRAS EM DESTAQUE NO QUADRO ACIMA.
- VOCÊ CONHECE OUTRAS CIDADES COM NOME DE ORIGEM INDÍGENA? QUAIS?
-
MARQUE COM UM X O ANIMAL CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM QUE COMEÇA A PALAVRA JACARÉ.
-
QUE OUTRAS PALAVRAS COMEÇAM COM ESSE SOM?
-
61
-
COMPLETE AS LINHAS PONTILHADAS PARA TRAÇAR A LETRA QUE REPRESENTA ESSE SOM.
- QUAL É O NOME DA LETRA QUE VOCÊ ESCREVEU?
-
AGORA, LEIA ESTE NOME DE CIDADE QUE APARECE NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
PIRACICABA
-
CIRCULE O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM QUE O NOME QUE VOCÊ LEU.
-
COMPLETE AS LINHAS PONTILHADAS PARA TRAÇAR A LETRA P, QUE REPRESENTA ESSE SOM.
- QUAL É O NOME DA LETRA QUE VOCÊ ESCREVEU?
-
-
UMA LETRA MUDA TUDO!
-
COMPLETE OS QUADRINHOS COM AS LETRAS QUE VOCÊ ESTUDOU NESTA SEÇÃO.
- ANELA
- ANELA
- FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU.
-
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JOGO COM QUE LETRA?
■ MATERIAL
✔ DADO E MARCADORES DA PÁGINA 263.
✔ TABULEIRO DA PÁGINA 265.
■ REGRAS DO JOGO
- O JOGO PODE TER DE 2 A 4 PARTICIPANTES.
- O JOGADOR LANÇA O DADO E, EM SEGUIDA, LÊ EM VOZ ALTA O NÚMERO INDICADO.
- AVANÇA COM SEU MARCADOR O NÚMERO DE CASAS INDICADO NO DADO.
- DIZ O QUE ESTÁ DESENHADO NA CASA EM QUE PARAR E A LETRA QUE INICIA O NOME DO DESENHO.
- DIZ OUTRA PALAVRA QUE COMEÇA COM ESSA LETRA.
- VENCE O JOGADOR QUE ALCANÇAR PRIMEIRO A CHEGADA.
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CONHECER MAIS PALAVRAS
-
NESTA UNIDADE VOCÊ LEU A CANTIGA A CANOA VIROU. MARQUE COM UM X O QUE É UMA CANTIGA.
- TEXTO QUE ENSINA COMO PREPARAR UMA COMIDA.
- TEXTO POPULAR QUE PODE SER CANTADO.
-
NA CANTIGA, A CANOA VIROU PORQUE NÃO SOUBERAM REMAR.
- CONVERSE COM SUA TURMA SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA REMAR.
- DEPOIS, COM A AJUDA DO PROFESSOR, CRIEM UMA EXPLICAÇÃO PARA O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA.
-
ESCREVAM NO CADERNO A EXPLICAÇÃO QUE VOCÊS CRIARAM.
-
NESTA UNIDADE, VOCÊ LEU UM POEMA SOBRE O CACHORRO RELÂMPAGO. CIRCULE A IMAGEM QUE REPRESENTA UM RELÂMPAGO.
- O QUE O NOME DO CACHORRO PODE TER A VER COM ESSE FENÔMENO DA NATUREZA?
-
LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS A SEGUIR, QUE FORAM ESCRITAS COM LETRAS QUE VOCÊ JÁ ESTUDOU.
BOI
LUA
LOJA
BOLO
64
AVALIAÇÃO EM PROCESSO
-
JÚLIO E LÍVIA ESTAVAM BRINCANDO DE INVENTAR TRAVA-LÍNGUAS. LEIA PARA O PROFESSOR OS TRAVA-LÍNGUAS QUE ELES INVENTARAM.
O BEBÊ JÁ BEBEU LEITE.
O SABIÁ É SABIDO.
VIVI VIU A FIVELA DO SAPATO.
- RECITE O ALFABETO PARA O PROFESSOR.
- FALE PARA O PROFESSOR QUE SOM SE REPETE NO SEGUNDO TRAVA-LÍNGUA.
- QUE LETRA REPRESENTA ESSE SOM?
-
CADA TRAVA-LÍNGUA É:
- UMA PALAVRA.
- UMA FRASE.
-
RELEIA O PRIMEIRO TRAVA-LÍNGUA.
- ESCREVA A LETRA QUE REPRESENTA O SOM QUE SE REPETE NESSE TRAVA-LÍNGUA.
- O QUE O BEBÊ BEBEU? ESCREVA:
- CIRCULE O ELEMENTO CUJO NOME COMEÇA COM O PRIMEIRO SOM DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU.
65
-
RELEIA O SEGUNDO TRAVA-LÍNGUA.
-
QUANTAS PALAVRAS TEM O SEGUNDO TRAVA-LÍNGUA?
- PINTE OS ESPAÇOS ENTRE ESSAS PALAVRAS.
-
SABIDO É ALGUÉM QUE SABE MUITAS COISAS. MARQUE UM X NA PALAVRA COM O MESMO SIGNIFICADO DE SABIDO.
-
INTELIGENTE.
EDUCADO.
-
COMPLETE ESTA PALAVRA DO TERCEIRO TRAVA-LÍNGUA COM AS LETRAS QUE FALTAM.
A A O
- QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM?
-
CIRCULE O ANIMAL CUJO NOME TERMINA COM O MESMO SOM DA PALAVRA SAPATO.
-
CIRCULE O ANIMAL CUJO NOME ESTÁ DENTRO DA PALAVRA SAPATO.