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UNIDADE 3 BRINCADEIRAS
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- OBSERVE A IMAGEM. O QUE VOCÊ VÊ NELA?
- PRESTE ATENÇÃO NA PESSOA DA IMAGEM. O QUE ELA ESTÁ FAZENDO?
- VOCÊ SABIA QUE HÁ OBRAS DE ARTE COM QUE O PÚBLICO PODE INTERAGIR? VOCÊ JÁ VIU UMA OBRA DESSE TIPO?
- SE VOCÊ ESTIVESSE NESSE ESPAÇO, O QUE FARIA COM OS PONTOS COLORIDOS?
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PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA PARLENDA.
- VOCÊ SABE O QUE É UMA PARLENDA?
-
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO QUE ACOMPANHA O TEXTO. O QUE SERÁ QUE TEM DENTRO DO COPO?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA PARLENDA. DEPOIS, LEIA O TEXTO COM ELE E COM OS COLEGAS.
LÁ EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO.
QUEM BEBEU MORREU,
O AZAR FOI SEU!
DA TRADIÇÃO POPULAR.
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
PARA QUE SERVEM AS PARLENDAS? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
- PARA ACOMPANHAR BRINCADEIRAS.
- PARA AJUDAR NOS ESTUDOS.
- QUE INSTRUMENTO MUSICAL É CITADO NA PARLENDA? COPIE DO TEXTO O NOME DELE.
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-
EM CIMA DESSE INSTRUMENTO, HÁ UM COPO.
- O QUE HÁ NO COPO? DIGA EM VOZ ALTA CADA UM DOS SONS DESSA PALAVRA.
-
AGORA, ESCREVA A PALAVRA QUE VOCÊ FALOU.
-
O QUE ACONTECEU COM QUEM BEBEU DO COPO?
-
LEIA SUA RESPOSTA EM VOZ ALTA E ASSINALE AS PALAVRAS QUE TERMINAM COMO ELA.
- BEBEU
- AZAR
- QUEM
- SEU
- CIRCULE ESSAS PALAVRAS NO TEXTO.
-
QUANDO PALAVRAS TERMINAM COM OS MESMOS SONS, DIZEMOS QUE ESSAS PALAVRAS:
- COMBINAM.
- RIMAM.
-
-
DE QUEM FOI O AZAR? CIRCULE A RESPOSTA CORRETA.
DAS CRIANÇAS BRINCANDO.
DE QUEM BEBEU DO COPO.
DO LEITOR DA PARLENDA.
PARA LER EM CASA
LEIA A PARLENDA PARA SEUS FAMILIARES. DEPOIS, PEÇA A ELES QUE A RECITEM COM VOCÊ.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS M E R
QUE CURIOSO!
A MÍMICA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. NELA, OS GESTOS ASSUMEM O LUGAR DAS PALAVRAS | E EXPRESSAM O QUE QUEREMOS DIZER. É TAMBÉM UMA BRINCADEIRA. VOCÊ JÁ BRINCOU DE MÍMICA?
- VAMOS BRINCAR DE MÍMICA? OUÇA AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR, OBSERVE COM ATENÇÃO OS MOVIMENTOS DO COLEGA E TENTE ADIVINHAR O QUE ELE ESTÁ REPRESENTANDO.
-
COMPLETE A PALAVRA ABAIXO COM AS LETRAS QUE FALTAM.
M M C
- AGORA, MOVIMENTE SUA BOCA COMO SE ESTIVESSE FALANDO O SOM INICIAL DA PALAVRA ACIMA.
-
COM UM LÁPIS, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA M.
-
A LETRA M APARECE DUAS VEZES NO NOME DA BRINCADEIRA MÍMICA.
- FALE A PALAVRA MÍMICA CONTANDO NOS DEDOS QUANTAS SÍLABAS ELA TEM.
- ESCREVA A SÍLABA QUE SE REPETE NA PALAVRA MÍMICA.
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-
NESTAS PALAVRAS, TAMBÉM HÁ SÍLABAS QUE SE REPETEM. LIGUE AS PALAVRAS ÀS ILUSTRAÇÕES E PINTE AS SÍLABAS QUE SE REPETEM.
QUE CURIOSO!
QUANDO AS PESSOAS ESTÃO EM CÍRCULO, TODAS PODEM SE VER E SE ESCUTAR. POR ISSO, GOSTAMOS DESSA FORMAÇÃO E A USAMOS EM MUITAS SITUAÇÕES, COMO NAS BRINCADEIRAS DE RODA.
-
NO QUADRO ACIMA, HÁ UMA PALAVRA QUE COMEÇA COM A LETRA R. ESCREVA-A NO ESPAÇO ABAIXO.
-
AGORA, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA R.
-
VAMOS BRINCAR COM AS PALAVRAS? OBSERVE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TRAVA-LÍNGUA ABAIXO.
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
- AGORA, TENTE FALAR O TRAVA-LÍNGUA. CAPRICHE NO R!
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PRODUÇÃO ESCRITA
AGENDA DE ANIVERSARIANTES
VOCÊS VÃO ORGANIZAR UMA AGENDA DE ANIVERSARIANTES DA TURMA. ELA FICARÁ EXPOSTA EM UM PAINEL NA SALA DE AULA. ASSIM, VOCÊS PODERÃO PARABENIZAR OS ANIVERSARIANTES DA TURMA.
PLANEJAMENTO E ESCRITA
-
COMPLETE O QUADRO COM SEU NOME, DIA E MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO.
NOME DIA DO ANIVERSÁRIO MÊS DO ANIVERSÁRIO -
REÚNA-SE COM COLEGAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ. SE VOCÊ FOR O ÚNICO ANIVERSARIANTE DO MÊS, PREENCHA COM SEU ANIVERSÁRIO.
-
ESCREVA O MÊS E O DIA EM QUE ELES FAZEM ANIVERSÁRIO E O NOME DELES.
MÊS: DIA DO MÊS NOME
-
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-
ESCREVA NO CADERNO:
- O MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.
- OS DIAS EM QUE VOCÊ E OS COLEGAS FAZEM ANIVERSÁRIO EM ORDEM NUMÉRICA, DO MENOR PARA O MAIOR.
- SEU NOME E O NOME DOS COLEGAS AO LADO DOS DIAS EM QUE FAZEM ANIVERSÁRIO.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
REVISE SUA ESCRITA.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ ESCREVEU O NOME DO MÊS? _____ _____ VOCÊ ESCREVEU OS DIAS EM ORDEM NUMÉRICA? _____ _____ VOCÊ COLOCOU O NOME DE CADA INTEGRANTE APÓS O DIA DO ANIVERSÁRIO DELE? _____ _____ - FAÇAM AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS DE ACORDO COM SUAS RESPOSTAS E A CORREÇÃO DO PROFESSOR.
SOCIALIZAÇÃO
PAINEL DE ANIVERSARIANTES DA TURMA
-
SIGAM AS ORIENTAÇÕES.
- PASSEM A LIMPO A AGENDA DE ANIVERSÁRIOS DO MÊS DE VOCÊS.
- REÚNAM AS AGENDAS DE TODOS OS GRUPOS.
- ORGANIZEM AS AGENDAS DE ACORDO COM A ORDEM DOS MESES DO ANO.
-
AUXILIEM O PROFESSOR NA MONTAGEM DO PAINEL EM QUE FICARÁ EXPOSTA A AGENDA DE ANIVERSARIANTES DA TURMA.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS N E Z
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ OBSERVOU A APARÊNCIA DE UMA NUVEM? ELA PODE SER MAIS COMPRIDA, MAIS REDONDA, MAIS TRANSPARENTE OU MAIS ESCURA. NOS DIAS NUBLADOS, UMA BRINCADEIRA MUITO LEGAL É DEITAR EM UM ESPAÇO ABERTO E IMAGINAR COM O QUE CADA NUVEM SE PARECE.
-
COM O QUE VOCÊ ACHA QUE A NUVEM DA IMAGEM ACIMA SE PARECE? VOCÊ JÁ VIU NUVENS COM FORMATOS CURIOSOS?
-
O TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!" FALA SOBRE NUVEM. NELE TAMBÉM HÁ A PALAVRA NUBLADO.
- O QUE QUER DIZER ESSA PALAVRA?
- VOCÊ SABE QUE PALAVRA USAMOS PARA QUANDO O DIA ESTÁ COM O SOL FORTE?
-
AS PALAVRAS NUVEM E NUBLADO COMEÇAM COM O MESMO SOM.
- FAÇA O MOVIMENTO DE "NÃO" COM A CABEÇA E COM O DEDO, ENQUANTO PRONUNCIA O SOM INICIAL DESSAS PALAVRAS.
NNNN
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-
COM TRÊS LÁPIS DO MESMO TAMANHO, MONTE O FORMATO DA LETRA N SOBRE A SUA CARTEIRA.
- DEPOIS, USE UM DOS TRÊS LÁPIS QUE ESCOLHEU E CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA N.
-
AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO SÃO DE PALAVRAS COMEÇADAS COM N. OBSERVE A COMBINAÇÃO DO N COM AS VOGAIS PARA COMPLETAR COM NA, NO OU NU.
VE
BLADO
TAÇÃO
QUE CURIOSO!
VOCÊ SABIA QUE OS NÚMEROS TAMBÉM SERVEM PARA BRINCAR? UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA E FÁCIL DE FAZER É A DO ZERO OU UM. TODOS OS PARTICIPANTES FICAM EM RODA E DIZEM "ZERO OU UM". NESSE MOMENTO, COLOCAM A MÃO FECHADA PARA A FRENTE OU O INDICADOR ESTENDIDO. SE ALGUÉM MOSTRAR SOZINHO O ZERO OU O UM, SAI DA BRINCADEIRA.
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-
EM GRUPOS, BRINQUEM DE "ZERO OU UM" ATÉ FICAREM SÓ DOIS PARTICIPANTES, QUE DECIDIRÃO O VENCEDOR NO PAR OU ÍMPAR.
IMPORTANTE! O ZERO É UM NÚMERO CURIOSO: SOZINHO NÃO REPRESENTA UMA QUANTIDADE. MAS QUANDO ESTÁ JUNTO DE OUTRO NÚMERO... QUANTA DIFERENÇA ELE FAZ!
-
A PALAVRA ZERO COMEÇA COM A LETRA Z.
- FALE O SOM INICIAL DO ZERO ENQUANTO FINGE QUE É UM MOSQUITO BEM CHATO.
-
AGORA, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA Z.
-
COM TRÊS LÁPIS DO MESMO TAMANHO, MONTE O FORMATO DA LETRA Z SOBRE A SUA CARTEIRA.
- DEPOIS, MONTE O FORMATO DA LETRA N.
- O QUE VOCÊ PERCEBEU SOBRE O FORMATO DESSAS LETRAS? COMPARTILHE COM OS COLEGAS.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE ESTÃO FALTANDO.
PER
BU NA
BRA
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PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM POEMA SOBRE UMA BRINCADEIRA.
- LEIA O TÍTULO DO POEMA E OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. VOCÊ CONHECE ESSA BRINCADEIRA?
- ONDE VOCÊ MORA, O NOME DESSA BRINCADEIRA É O MESMO DO TÍTULO DO POEMA?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE COM O DEDO A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. DEPOIS, TENTE ACOMPANHAR A LEITURA SÓ COM OS OLHOS E RECITANDO OS VERSOS BAIXINHO.
AMARELINHA
SALTITANDO
DE JEITINHO DELICADO
BALANÇANDO A TRANCINHA
DE CABELO COR DE TRIGO
E SORRISO
ILUMINADO,
A MENINA
COM CUIDADO
VAI PULANDO
AMARELINHA,
OLHANDO O CHÃO
RABISCADO
PARA NÃO PISAR
NA LINHA.
HARDY GUEDES. O BAILADO: PRIMEIROS MOVIMENTOS. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2008.
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PARA ESTUDAR O TEXTO
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: COMO SE BRINCA DE AMARELINHA?
-
RELEIA O TÍTULO DO POEMA:
AMARELINHA
-
COPIE AS DUAS PALAVRAS DO POEMA QUE RIMAM COM ESSE TÍTULO.
-
NESSA BRINCADEIRA, É USADO UM OBJETO QUE O POEMA NÃO CITA, E O NOME DELE RIMA COM O TÍTULO. QUE OBJETO É ESSE?
-
-
COMO ERA O SORRISO DA MENINA? COMPLETE A PALAVRA.
LUMI A O
- O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA NO POEMA?
-
NA AMARELINHA, EM QUE CASAS SÓ SE PODE PISAR COM UM PÉ? CIRCULE A RESPOSTA NA ILUSTRAÇÃO.
-
EM QUE CASA NUNCA SE PODE PISAR?
- NA CASA VAZIA.
- NA CASA COM A PEDRINHA.
-
79
-
RELEIA O POEMA AMARELINHA.
-
A COR DO CABELO DA MENINA É COMPARADA COM O QUÊ? FAÇA UM X NA RESPOSTA CORRETA.
TRIGO.
MILHO.
MARGARIDA.
- PINTE O CABELO DA MENINA NA PÁGINA 77.
-
O QUE A CRIANÇA FAZ PARA QUE SUA TRANCINHA BALANCE?
- SALTA.
- CORRE.
- ANDA.
- POR QUE A CRIANÇA OLHA PARA O CHÃO ENQUANTO BRINCA? CIRCULE A RESPOSTA NO TEXTO.
-
-
HÁ DIFERENTES FORMAS DE BRINCAR DE AMARELINHA.
-
OBSERVE ESTES TRAÇADOS DA BRINCADEIRA.
-
NO PRIMEIRO TRAÇADO, O PARTICIPANTE TERÁ DE PISAR:
- TROCANDO DE PÉ.
- COM UM PÉ SÓ ATÉ O FINAL.
-
80
-
O NOME DA BRINCADEIRA TAMBÉM É DIFERENTE EM CADA LUGAR.
-
LEIA AS SÍLABAS DO QUADRO. DEPOIS, JUNTE-AS DE ACORDO COM O DESENHO E DESCUBRA OUTROS NOMES DESSA BRINCADEIRA.
-
- O PROFESSOR VAI LER EM VOZ ALTA OS NOMES FORMADOS. BRINQUE DE ECO E REPITA CADA UM DELES.
-
PARA LER EM CASA
PEÇA AOS SEUS FAMILIARES OU RESPONSÁVEIS QUE LEIAM O POEMA AMARELINHA EM CASA PARA VOCÊ. DEPOIS, LEIAM O POEMA JUNTOS E BRINQUEM DE AMARELINHA.
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ESTUDO DA LÍNGUA
SONS NASAIS
QUE CURIOSO!
MUITAS BRINCADEIRAS SÃO REALIZADAS COM BRINQUEDOS. NOSSOS AVÓS JÁ BRINCAVAM COM ALGUNS DELES. É O CASO DO PIÃO, DO BAMBOLÊ E DO CATA-VENTO, USADOS ATÉ HOJE.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS.
- QUAL É O SEU BRINQUEDO FAVORITO?
- VOCÊ JÁ BRINCOU COM ALGUM DOS BRINQUEDOS CITADOS NO QUADRO ACIMA? SE SIM, QUAL?
- QUAL DELES VOCÊ ACHA QUE É O MAIS DIVERTIDO? POR QUÊ?
-
COMPLETE O NOME DOS BRINQUEDOS DO QUADRO ACIMA.
PI O
B BOLÊ
CATA-V TO
- VAMOS BRINCAR DE ECO! O PROFESSOR VAI LER O NOME DESSES BRINQUEDOS E VOCÊS DEVEM REPETIR.
ALÉM DAS LETRAS, USAMOS SINAIS NA ESCRITA. UM DELES É O TIL, QUE PARECE UMA COBRINHA E PODE FICAR EM CIMA DO A OU DO O, COMO ACONTECE EM PIÃO E EM PIÕES.
O TIL INDICA O SOM NASAL, QUE TAMBÉM PODE SER REPRESENTADO PELAS LETRAS M E N DEPOIS DAS VOGAIS, COMO ACONTECE EM BAMBOLÊ E CATA-VENTO.
82
-
LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
-
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PRIMEIRO QUADRINHO?
- COPIE A PALAVRA QUE ESTÁ NO PRIMEIRO QUADRINHO.
-
O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA? COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO?
- O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SEGUNDO QUADRINHO?
- E NO TERCEIRO QUADRINHO, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
-
POR QUE O LA VIROU LÃ?
QUE CURIOSO!
VOCÊ SABIA QUE, EM SUA ORIGEM, O TIL ERA AS LETRAS M OU N QUE "SUBIRAM" EM CIMA DE OUTRA LETRA PARA ECONOMIZAR ESPAÇO NO PAPEL? O TIL FAZ O SOM FICAR NASAL COM ESSA BRINCADEIRA DE SUBIR EM CIMA DAS OUTRAS LETRAS!
-
-
TAMPE SEU NARIZ COM OS DEDOS.
-
LEIA VAGAROSAMENTE A SEQUÊNCIA ABAIXO, OBSERVANDO O QUE ACONTECE COM A PRONÚNCIA DA LETRA A.
-
83
-
VAMOS ESCREVER Ã! PASSE O LÁPIS SOBRE O PONTILHADO. CAPRICHE NO TIL.
LEMBRE-SE: O TIL SE PARECE COM UMA COBRINHA.
-
EM LÍNGUA PORTUGUESA, SÃO MUITO COMUNS PALAVRAS QUE TERMINAM COM -ÃO, COMO PIÃO.
-
LIGUE AS FIGURAS ABAIXO ÀS PALAVRAS CORRESPONDENTES.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS.
- QUANTAS SÍLABAS HÁ EM CADA UMA?
-
O QUE HÁ EM COMUM NA ÚLTIMA SÍLABA DE TODAS ELAS?
-
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-
JÁ VIMOS QUE O TIL PODE FICAR EM CIMA DO A. ELE TAMBÉM PODE FICAR EM CIMA DO O, TORNANDO O SOM NASAL.
-
OBSERVE O EXEMPLO E COMPLETE AS PALAVRAS.
UM... DOIS... PIÃO PIÕES BAL BAL LE LE SAB SAB FEIJ FEIJ É COMUM TERMOS Õ EM PALAVRAS QUE INDICAM PLURAL. EXEMPLOS: PIÕES, BALÕES, LEÕES, SABÕES E FEIJÕES.
-
-
AGORA, VAMOS ESCREVER Õ. PASSE O LÁPIS SOBRE O PONTILHADO. CAPRICHE NO TIL.
LEMBRE-SE: O TIL SE PARECE COM UMA COBRINHA.
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-
TAMPE NOVAMENTE SEU NARIZ COM OS DEDOS.
-
LEIA COM O PROFESSOR E BEM DEVAGAR AS SEQUÊNCIAS DE PALAVRAS ABAIXO.
QUANDO UMA VOGAL VEM ANTES DO M OU DO N NA MESMA SÍLABA, ELA É PRONUNCIADA COM SOM NASAL.
-
- ACOMPANHE A LEITURA DO TRAVA-LÍNGUA FEITA PELO PROFESSOR.
EMBAIXO DA PIA TEM UM PINTO QUE PIA, QUANTO MAIS A PIA PINGA, MAIS O PINTO PIA!
DOMÍNIO PÚBLICO.
- PINTE NO TRAVA-LÍNGUA TODAS AS VOGAIS QUE SÃO PRONUNCIADAS COM SOM NASAL.
- LEIA VÁRIAS VEZES O TRAVA-LÍNGUA, MAS SEM SE CONFUNDIR!
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PRODUÇÃO ORAL
RELATO ORAL
O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NO SEU DIA A DIA? PREPARE-SE PARA CONTAR AOS COLEGAS!
PLANEJAMENTO
-
OBSERVE O QUADRO A SEGUIR. ELE CORRESPONDE AO PERÍODO DE UMA SEMANA.
MANHÃ TARDE NOITE DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO - PREENCHA O QUADRO COM AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM CADA DIA DA SEMANA. VOCÊ PODE ESCREVER OU DESENHAR.
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APRESENTAÇÃO
-
APRESENTE SEU QUADRO A UM GRUPO DE COLEGAS.
- CONTE A ELES AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE A SEMANA, COMEÇANDO NO DOMINGO E TERMINANDO NO SÁBADO.
- ENQUANTO VOCÊ ESTIVER FALANDO, APONTE NO QUADRO A IMAGEM OU ANOTAÇÃO CORRESPONDENTE.
- AO FINAL DE SUA APRESENTAÇÃO, RESPONDA ÀS DÚVIDAS QUE OS COLEGAS TIVEREM.
-
OUÇA A APRESENTAÇÃO DOS COLEGAS.
- FIQUE ATENTO AO TOM DE VOZ E AOS GESTOS DE CADA COLEGA. ISSO PODE SER IMPORTANTE PARA A COMPREENSÃO DO RELATO.
- AO FINAL DA APRESENTAÇÃO, VOCÊ PODE FAZER PERGUNTAS RELACIONADAS AO QUE ELE APRESENTOU.
AVALIAÇÃO
-
AVALIE SUA APRESENTAÇÃO.
-
PREENCHA O QUADRO MARCANDO X EM SIM OU NÃO.
AVALIAÇÃO DO RELATO ORAL SIM NÃO VOCÊ GOSTOU DE PREENCHER O QUADRO DE ATIVIDADES SEMANAIS? VOCÊ RELATOU TODAS AS SUAS ATIVIDADES SEMANAIS AOS COLEGAS? VOCÊ PRESTOU ATENÇÃO À APRESENTAÇÃO DOS COLEGAS? - CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
-
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JOGO LOTO
■ MATERIAL
✔ LETRAS MÓVEIS DAS PÁGINAS 251 A 257.
✔ CARTELA DA PÁGINA 267.
■ REGRAS DO JOGO
- ORGANIZEM-SE EM GRUPOS. CADA INTEGRANTE DEVE RECORTAR SUA CARTELA E EMBARALHAR SUAS LETRAS MÓVEIS.
- ARRUME SUAS LETRAS EM UM MONTE E COLOQUE-O NA MESA, À SUA FRENTE.
- CADA JOGADOR, NA SUA VEZ, RETIRA UMA LETRA DO MONTE SEM MOSTRÁ-LA AOS COLEGAS.
- SE ESSA LETRA FIZER PARTE DE UMA DAS PALAVRAS DA CARTELA, ELE DEVERÁ COLOCÁ-LA NO ESPAÇO CORRESPONDENTE. SE NÃO, DEVERÁ SEPARÁ-LA EM OUTRO MONTE, VIRADA PARA BAIXO.
- VENCE A PARTIDA AQUELE QUE PREENCHER PRIMEIRO A CARTELA.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRA X
QUE CURIOSO!
O XADREZ É UM JOGO MUITO CONHECIDO EM TODO O MUNDO. A PARTIDA É DISPUTADA ENTRE DOIS PARTICIPANTES. UM MOVIMENTA NO TABULEIRO AS PEÇAS CLARAS E O OUTRO, AS ESCURAS. O OBJETIVO É CONQUISTAR O REI DO ADVERSÁRIO, DANDO O XEQUE-MATE.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS.
- VOCÊ JÁ JOGOU XADREZ OU ALGUM OUTRO JOGO DE TABULEIRO?
- O QUE VOCÊ SABE SOBRE AS PEÇAS UTILIZADAS NO JOGO DE XADREZ?
-
O JOGO DE XADREZ É TÃO FAMOSO QUE ATÉ DEU NOME A UM TIPO DE ESTAMPA COMUM EM TECIDOS.
-
CIRCULE ABAIXO O TECIDO XADREZ.
-
POR QUE O TECIDO XADREZ É CHAMADO ASSIM?
-
-
A PALAVRA XADREZ COMEÇA COM A LETRA X.
- FALE O SOM INICIAL DESSA PALAVRA ENQUANTO FAZ UMA MÍMICA PARA PEDIR SILÊNCIO.
90
-
ESCOLHA DOIS LÁPIS DE COR DE MESMO TAMANHO E MONTE COM ELES O FORMATO DA LETRA X SOBRE SUA CARTEIRA.
- DEPOIS, COM UM LÁPIS, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DESSA LETRA.
-
NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", HÁ OUTRA PALAVRA, ALÉM DE XADREZ, QUE TAMBÉM COMEÇA COM X. COPIE-A ABAIXO.
-
ESCREVA AS PALAVRAS QUE NOMEIAM OS ELEMENTOS PARA COMPLETAR AS FRASES.
-
DEI UM PARA MINHA AVÓ EM UMA LINDA .
-
FUI À FEIRA COMPRAR E .
-
COMI NO ALMOÇO E DEPOIS TOMEI UMA DE CHÁ.
-
TEM UM DE ABELHAS SOBRE A .
-
91
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TÍTULO DOS LIVROS.
- QUE PALAVRA SE REPETE NOS DOIS TÍTULOS?
- O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA?
- BRINQUE COM UM COLEGA E DESCUBRA O SEGREDO.
- SUBSTITUA OS SÍMBOLOS PELAS LETRAS CORRESPONDENTES E DESCUBRA O ENIGMA.
O AJUDOU O A DESCOBRIR QUEM TINHA INVENTADO O
- AS ADIVINHAS SÃO UM TIPO DE CHARADA.
- OUÇA AS ADIVINHAS E LIGUE ÀS RESPOSTAS CORRETAS.
MISTÉRIO, SEGREDO, ENIGMA E CHARADA SÃO PALAVRAS QUE TÊM SIGNIFICADOS PARECIDOS. SÃO SINÔNIMOS.