92
UNIDADE 4 ALIMENTAÇÃO
93
- OBSERVE OS ELEMENTOS DA IMAGEM. O QUE VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR?
- ESSA IMAGEM FAZ PARTE DE UMA SÉRIE DE FOTOGRAFIAS QUE RETRATA CRIANÇAS E SUA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA. VOCÊ RECONHECE ALGUM ALIMENTO QUE COSTUMA COMER REGULARMENTE? QUAL?
- HÁ ALGUM ALIMENTO NA IMAGEM QUE VOCÊ RECONHECE, MAS NÃO GOSTA DE COMER? QUAL?
- E O CONTRÁRIO: TEM ALGUM ALIMENTO RETRATADO QUE É O SEU PREFERIDO? QUAL?
94
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA RECEITA COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- VOCÊ GOSTA DE COZINHAR?
- LEIA O TÍTULO DA RECEITA. VOCÊ GOSTA DESSE ALIMENTO?
DURANTE A LEITURA
- LEIA COM O PROFESSOR, EM VOZ ALTA, OS INGREDIENTES DA RECEITA E VEJA O QUE É NECESSÁRIO PARA PREPARÁ-LA. DEPOIS, OBSERVE AS IMAGENS E TENTE EXPLICAR O MODO DE PREPARO DESSA RECEITA.
DONA LÍVIA VAI PREPARAR UMA SOPA. SEU NETO, PAULO, VAI AJUDÁ-LA. OBSERVE A RECEITA ILUSTRADA.
SOPA DE LEGUMES
INGREDIENTES
BATATAS + CEBOLA + CHUCHUS + CENOURAS + SAL + ÁGUA
SERÃO NECESSÁRIOS
FACA
TÁBUA
PANELA
FOGO
COLHER
MODO DE FAZER
95
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARA ESTUDAR O TEXTO
- COMPLETE A LISTA DE INGREDIENTES COM A QUANTIDADE DE CADA UM, CONFORME A RECEITA ILUSTRADA.
INGREDIENTES
BATATAS CHUCHUS COLHER DE SAL CEBOLA CENOURAS COPOS COM ÁGUA
-
FAÇA UM X NA RESPOSTA CORRETA. BATATAS, CEBOLA, CHUCHUS E CENOURAS SÃO:
- FRUTAS.
- GRÃOS.
- LEGUMES.
96
-
ESCREVA COMO PREPARAR A SOPA COMPLETANDO AS FRASES CONFORME MOSTRAM AS FIGURAS.
MODO DE PREPARO
-
LAVAR AS
AS E OS .
-
DESCASCAR AS BATATAS, AS CENOURAS, A E OS CHUCHUS COM A .
-
PICAR OS LEGUMES NA
-
COLOCAR TUDO NA COM. .
-
ADICIONAR 1 COLHER DE NA SOPA.
-
COLOCAR A PANELA NO ATÉ OS LEGUMES FICAREM MACIOS.
-
MEXER BASTANTE COM A .
- SERVIR QUENTE.
-
-
QUE OBJETOS FORAM USADOS COMO MEDIDA NA RECEITA? MARQUE A RESPOSTA COM UM X.
-
PARA QUE SERVEM AS RECEITAS?
NA RECEITA, APRENDEMOS OU ENSINAMOS A FAZER ALGO. ELA MOSTRA A LISTA DO MATERIAL NECESSÁRIO E O MODO DE PREPARO.
PARA A RECEITA DAR CERTO, É IMPORTANTE SEGUIR A QUANTIDADE DOS INGREDIENTES E A ORDEM DAS ETAPAS DE PREPARO.
97
ESTUDO DA LÍNGUA
C, QUE E QUI
QUE CURIOSO!
A FEIRA LIVRE É UM TIPO DE COMÉRCIO QUE OCORRE, EM GERAL, NA RUA. EM SUAS BARRACAS, OS FEIRANTES VENDEM DE TUDO UM POUCO: COMIDAS, ROUPAS E UTILIDADES EM GERAL. MAS O DESTAQUE DAS FEIRAS LIVRES SÃO OS ALIMENTOS: COCO, CAJU, QUIABO, COUVE, QUEIJO E ATÉ COMIDAS TÍPICAS, COMO O TUCUPI, BEM COMUM NO NORTE DO BRASIL.
-
OBSERVE NAS IMAGENS ACIMA PRODUTOS VENDIDOS NAS BANCAS DE UMA FEIRA.
- VOCÊ JÁ FOI A UMA FEIRA LIVRE? SE SIM, O QUE ACHOU?
- QUE ALIMENTOS MOSTRADOS NAS IMAGENS VOCÊ CONHECE?
- O QUE ESTÁ ESCRITO NAS PLACAS DAS BANCAS DESSA FEIRA?
-
LEIA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR AS PALAVRAS ESCRITAS NAS PLACAS DA BANCA 1.
- COM QUE LETRA ELAS COMEÇAM?
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE ESSA LETRA REPRESENTA NESSAS PALAVRAS.
98
-
COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, LEIA A PALAVRA ESCRITA NA PLACA DA BANCA 3.
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DESSE ALIMENTO E OBSERVE O SOM QUE AS LETRAS QU REPRESENTAM NELE.
-
CIRCULE O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM INICIAL DE COCO E QUEIJO.
-
PRESTE ATENÇÃO À LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DESTAS PALAVRAS.
QUIBE
COUVE
TUCUPI
- QUANTAS PALAVRAS O PROFESSOR LEU?
- CIRCULE AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O MESMO SOM.
-
ESSE SOM É REPRESENTADO POR QUAIS LETRAS? FAÇA UM X NOS QUADRINHOS COM AS RESPOSTAS.
- QU
- C
- T
-
PASSE O LÁPIS SOBRE OS PONTILHADOS PARA ESCREVER AS LETRAS C E Q.
99
-
FALE O SOM REPRESENTADO PELA LETRA C JUNTANDO-O COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA O.
- CIRCULE A FRUTA QUE TEM O NOME FORMADO PELA SÍLABA QUE VOCÊ IDENTIFICOU.
- QUANTAS VEZES ESSA SÍLABA APARECE NO NOME DA FRUTA?
- OBSERVE O NOME DOS PRODUTOS VENDIDOS NA FEIRA DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
CAJU
COCO
TUCUPI
QUEIJO
QUIABO
COUVE
-
AGORA, ESCREVA ESSES NOMES NOS LUGARES CORRETOS DA TABELA.
PALAVRAS COM C PALAVRAS COM QU - QUE VOGAIS VÊM DEPOIS DA LETRA C NESSAS PALAVRAS?
- QUE VOGAIS VÊM DEPOIS DE QU NESSAS PALAVRAS?
-
COMPLETE O NOME DESTA FRUTA COLOCANDO QU E C NOS LUGARES CORRETOS.
A I
DICA: OBSERVE QUAIS DESSAS LETRAS VOCÊ DEVE USAR ANTES DE A E ANTES DE I.
- TENTE LER O NOME DA FRUTA. VOCÊ A CONHECE?
100
PRODUÇÃO ESCRITA
LISTA
CAIO PEDIU AJUDA AOS PAIS PARA PREPARAR UMA RECEITA DE SALADA DE FRUTAS. ANTES DE INICIAR O PREPARO, ELES PEDIRAM QUE ELE VERIFICASSE QUAIS INGREDIENTES NÃO TINHAM EM CASA E FIZESSE UMA LISTA DE COMPRAS DO QUE FALTAVA. QUE TAL AJUDAR CAIO A FAZER A LISTA?
PLANEJAMENTO
- LEIA A RECEITA.
SALADA DE FRUTAS
INGREDIENTES
1 MAMÃO
1 MAÇÃ GRANDE
1 MANGA
3 LARANJAS
2 BANANAS
MODO DE PREPARO
1. CORTE O MAMÃO, A MAÇÃ E A MANGA EM CUBINHOS.
2. PIQUE AS BANANAS EM RODELAS.
3. ESPREMA AS LARANJAS.
4. COLOQUE O MAMÃO, A MAÇÃ E A MANGA EM UM RECIPIENTE.
5. MISTURE BEM ESSAS FRUTAS, COM CUIDADO, PARA NÃO AMASSÁ-LAS.
6. ADICIONE AS RODELAS DE BANANA E O SUCO DE LARANJA.
DOMÍNIO PÚBLICO.
101
- OBSERVE A FRUTEIRA DA CASA DE CAIO.
ESCRITA
-
ESCREVA A LISTA.
- QUE INGREDIENTES FALTAM PARA O PREPARO DA SALADA DE FRUTAS? ANOTE-OS EM UMA LISTA.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
REVISE SUA ESCRITA.
-
VERIFIQUE A LISTA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ COLOCOU NA LISTA TODOS OS INGREDIENTES QUE CAIO NÃO TINHA EM CASA? AS QUANTIDADES ESTÃO CERTAS PARA PREPARAR A RECEITA? OS ITENS DA LISTA FORAM ESCRITOS UM EMBAIXO DO OUTRO? - MOSTRE A LISTA AO PROFESSOR E FAÇA AS CORREÇÕES QUE FOREM NECESSÁRIAS.
-
SOCIALIZAÇÃO
LISTA DE COMPRAS EM CASA
-
FAÇA LISTAS EM CASA.
- LEIA EM CASA A LISTA DE COMPRAS QUE VOCÊ ESCREVEU.
- DIGA AOS ADULTOS DA SUA CASA QUE, A PARTIR DE AGORA, VOCÊ PODERÁ AJUDÁ-LOS A FAZER LISTAS DE COMPRAS.
102
ESTUDO DA LÍNGUA
CE, CI E Ç
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ OBSERVOU QUE EXISTE UMA GRANDE VARIEDADE DE FRUTAS NO BRASIL? ALGUMAS DELAS SÃO NATIVAS DO PAÍS, COMO O CUPUAÇU E O AÇAÍ, TÍPICOS DA AMAZÔNIA. MAS MUITAS FORAM TRAZIDAS DE OUTROS LUGARES. A CEREJA E A CIDRA, POR EXEMPLO, VIERAM DA ÁSIA.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS.
- VOCÊ CONHECE ALGUMA DAS FRUTAS CITADAS NO QUADRO ACIMA? SE SIM, QUAL?
- EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE COMER FRUTAS? POR QUÊ?
-
QUAIS FRUTAS DESTACADAS NO QUADRO "QUE CURIOSO!" NÃO SÃO TÍPICAS DO BRASIL? COPIE O NOME DELAS ABAIXO.
- QUAL É A PRIMEIRA LETRA DESSES NOMES?
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE A LETRA C REPRESENTA NESSES NOMES.
-
VEJA AS FIGURAS ABAIXO E CIRCULE SOMENTE AQUELAS CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM DE CEREJA E DE CIDRA.
103
-
OBSERVE AS IMAGENS E O NOME DE CADA FRUTA.
-
O SOM REPRESENTADO PELA LETRA C NAS DUAS PALAVRAS É:
- IGUAL.
- DIFERENTE.
- EM QUAL PALAVRA A LETRA C TEM O MESMO SOM QUE EM CIDRA? CIRCULE ESSA PALAVRA.
-
-
LEIA COM O PROFESSOR E OS COLEGAS AS PALAVRAS ABAIXO.
CAMA
CEBOLA
COLA
CUBO
CIDADE
-
AGORA, ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA DE ACORDO COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA C.
SOM COMO EM CAJU
SOM COMO EM CEREJA
- OBSERVE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA C TEM O MESMO SOM QUE EM CAJU. PINTE DE AZUL A VOGAL QUE VEM DEPOIS DA LETRA C NESSAS PALAVRAS.
- OBSERVE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA C TEM O MESMO SOM QUE EM CEREJA. PINTE DE VERDE A VOGAL QUE VEM DEPOIS DA LETRA C NESSAS PALAVRAS.
-
104
-
NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!" SÃO CITADAS DUAS FRUTAS NATIVAS DO BRASIL. COPIE O NOME DELAS NOS QUADROS ABAIXO, DE ACORDO COM O NÚMERO DE LETRAS EM CADA UMA.
- OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DESSAS PALAVRAS.
- O QUE HÁ DE DIFERENTE NAS LETRAS C QUE APARECEM NA PRIMEIRA PALAVRA?
- VOCÊ SABE O NOME DO SINAL QUE FICA EMBAIXO DA LETRA C EM AÇAÍ E CUPUAÇU?
-
NESSAS PALAVRAS, O Ç REPRESENTA QUE SOM?
CEDILHA ( , ) É UM SINAL COLOCADO EMBAIXO DA LETRA C PARA QUE ELA TENHA O MESMO SOM INICIAL DA PALAVRA CEREJA.
-
OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DESTAS PALAVRAS E OBSERVE AS LETRAS DESTACADAS.
CEREJA
CIPÓ
AÇAÍ
MOÇO
CUPUAÇU
-
AS LETRAS DESTACADAS REPRESENTAM O MESMO SOM?
-
QUE VOGAIS APARECEM DEPOIS DO Ç NESSAS PALAVRAS?
-
A CEDILHA PODE MUDAR COMPLETAMENTE O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA. TENTE LER AS PALAVRAS ABAIXO.
LOUCA LOUÇA
- CIRCULE A PALAVRA QUE REPRESENTA ESTA IMAGEM.
-
-
COMPLETE OS TRAÇADOS PARA ESCREVER PALAVRAS COM Ç.
TA Ç A
PEDA Ç O
A Ç ÚCAR
105
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA LETRA DE CANÇÃO.
- VOCÊ GOSTA DE CANTAR?
- LEIA O TÍTULO. EM SUA OPINIÃO, ESSE TEXTO VAI SER PARECIDO COM A RECEITA DA SOPA DE LEGUMES?
DURANTE A LEITURA
- LEIA UM TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO A SEGUIR COM O PROFESSOR, REPETINDO CADA UM DOS VERSOS.
SOPA
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
SERÁ QUE TEM ESPINAFRE?
SERÁ QUE TEM TOMATE?
SERÁ QUE TEM FEIJÃO?
SERÁ QUE TEM AGRIÃO?
É UM, É DOIS, É TRÊS...
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
SERÁ QUE TEM FARINHA?
SERÁ QUE TEM BALINHA!?
SERÁ QUE TEM MACARRÃO?
SERÁ QUE TEM CAMINHÃO?!
É UM, É DOIS, É TRÊS...
[...]
PALAVRA CANTADA. CANÇÕES DE BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 1996. CD. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/UWXoMb. ACESSO EM: 6 MAIO 2021. (FRAGMENTO).
106
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
FAÇA UM X NAS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS.
- A LETRA DE CANÇÃO SOPA TEM A MESMA FUNÇÃO DA RECEITA DE SOPA DE LEGUMES.
- A LETRA DE CANÇÃO É UM TEXTO POÉTICO FEITO PARA DIVERTIR.
- A RECEITA SERVE PARA MOSTRAR COMO FAZER ALGO.
-
MARQUE COM UM X O QUE FOR CORRETO SOBRE A LETRA DE CANÇÃO SOPA.
- AS PALAVRAS OCUPAM A LINHA TODA DA PÁGINA.
- AS PALAVRAS OCUPAM SÓ UMA PARTE DE CADA LINHA.
-
AS LINHAS DO TEXTO SÃO ORGANIZADAS EM DOIS GRUPOS.
-
COMO É CHAMADO O GRUPO DE LINHAS DA LETRA DE CANÇÃO?
- PARÁGRAFO.
- ESTROFE.
- QUANTAS LINHAS HÁ EM CADA UM DESSES GRUPOS?
-
COMPLETE A FRASE COM UMA DAS PALAVRAS:
TÍTULO
VERSO
- CADA LINHA DA LETRA DE CANÇÃO É CHAMADA DE .
-
LETRAS DE CANÇÃO E POEMAS SÃO ORGANIZADOS EM VERSOS E ESTROFES. VERSO É CADA LINHA DO TEXTO, E ESTROFE É UM GRUPO DE VERSOS.
107
-
NO TRECHO QUE VOCÊ LEU COM O PROFESSOR, TODAS AS ESTROFES TÊM O MESMO NÚMERO DE VERSOS?
-
HÁ UMA PERGUNTA QUE SE REPETE EM TODAS AS ESTROFES.
-
QUE PERGUNTA É ESSA?
- QUANTAS VEZES ESSA PERGUNTA SE REPETE?
- ESSA PERGUNTA É RESPONDIDA NESSE TRECHO?
-
-
COPIE OUTRA FRASE QUE SE REPETE NAS ESTROFES.
- EM QUE SITUAÇÕES ESSA FRASE COSTUMA SER USADA?
-
PINTE DA MESMA COR AS DUPLAS DE PALAVRAS QUE RIMAM.
ABACATE
NENÉM
FARINHA
AGRIÃO
BALINHA
FEIJÃO
TOMATE
NINGUÉM
108
-
DESENHE OS ELEMENTOS CITADOS NAS ESTROFES QUE COMPLETAM A PERGUNTA: "SERÁ QUE TEM...?".
-
SERIA POSSÍVEL FAZER UMA SOPA COM TODOS OS INGREDIENTES CITADOS NA LETRA DE CANÇÃO? POR QUÊ?
-
CONTORNE OS ELEMENTOS QUE PODERIAM FAZER PARTE DOS INGREDIENTES DE UMA RECEITA DE SOPA.
-
PARA LER EM CASA
DEPOIS DE TER LIDO O TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO SOPA COM O PROFESSOR E OS COLEGAS EM SALA DE AULA, LEIA-O TAMBÉM EM CASA PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
109
ESTUDO DA LÍNGUA
G, GUE E GUI
QUE CURIOSO!
POMAR É UM ESPAÇO COM ÁRVORES FRUTÍFERAS. AS FRUTAS SERVEM DE ALIMENTO PARA O SER HUMANO E OS ANIMAIS. UM POMAR PODE TER ÁRVORES COMO A GOIABEIRA, QUE DÁ GOIABAS, A MANGUEIRA, QUE DÁ MANGAS, E A PITANGUEIRA, QUE DÁ PITANGAS.
-
CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
- POMAR É UM LUGAR CHEIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS. COM BASE NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", RESPONDA: O QUE SÃO ÁRVORES FRUTÍFERAS?
- ONDE VOCÊ MORA EXISTE ALGUMA ÁRVORE FRUTÍFERA? SE SIM, QUAL?
- SE VOCÊ FOSSE PLANTAR UMA ÁRVORE FRUTÍFERA, QUAL SERIA? POR QUÊ?
-
COPIE A PRIMEIRA PALAVRA DESTACADA NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
- QUAL É A PRIMEIRA LETRA DESSA PALAVRA?
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE ESSA LETRA REPRESENTA NA PALAVRA. OBSERVE SUA BOCA E O MOVIMENTO DE SUA LÍNGUA ENQUANTO FALA.
-
FALE OUTRAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM ESSE SOM.
110
-
PASSE O DEDO INDICADOR SEGUINDO OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA G. DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA ESCREVER ESSA LETRA
-
NO QUADRO "QUE CURIOSO!" HÁ SEIS PALAVRAS COM A LETRA G. ESCREVA CADA UMA DELAS NOS ESPAÇOS ABAIXO.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU.
- O SOM REPRESENTADO PELA LETRA G É O MESMO EM TODAS ESSAS PALAVRAS?
-
QUAIS SÃO AS DUAS FORMAS DE REPRESENTAR ESSE SOM? MARQUE COM UM X AS RESPOSTAS.
- G
- GU
- J
-
CIRCULE O ANIMAL CUJO NOME COMEÇA COM ESSE SOM.
-
-
FALE EM VOZ ALTA O NOME DO ANIMAL QUE VOCÊ CIRCULOU E ESCREVA O NOME DELE.
-
111
-
LEIA ESTAS PALAVRAS COM O PROFESSOR.
-
- LIGUE CADA PALAVRA AO ELEMENTO QUE ELA REPRESENTA.
- CIRCULE DE VERDE AS VOGAIS QUE APARECEM DEPOIS DE GU EM GUITARRA E FOGUETE.
- CIRCULE DE VERMELHO A PRIMEIRA VOGAL QUE APARECE DEPOIS DA LETRA G NAS OUTRAS PALAVRAS.
- FALE O SOM PRODUZIDO PELAS LETRAS G E GU NESSAS PALAVRAS.
-
COMPLETE AS FRASES.
-
PARA PRODUZIR ESSE SOM, USAMOS G ANTES DAS VOGAIS
, E .
-
PARA PRODUZIR ESSE SOM, USAMOS GU ANTES DAS VOGAIS
E .
-
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O NOME DA ÁRVORE FRUTÍFERA ABAIXO.
FIGUEIRA
- QUANTOS SONS VOCÊ OUVE NESSA PALAVRA?
- NESSA PALAVRA, VOCÊ FALA O SOM DA LETRA U?
-
COMPLETE A PALAVRA ABAIXO COM A LETRA G E DESCUBRA O NOME DA FRUTA QUE NASCE NA FIGUEIRA.
FI O.
112
PRODUÇÃO ORAL
ENTREVISTA
VOCÊ VAI ENTREVISTAR UM ADULTO PARA FALAR DO TEMA ALIMENTAÇÃO. ANTES, LEIA ESTE TRECHO DE ENTREVISTA COM UMA NUTRICIONISTA, PROFISSIONAL ESPECIALIZADA EM ALIMENTAÇÃO E SAÚDE.
ENTREVISTA - ALIMENTAÇÃO LEVE E NUTRITIVA
E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA PARA AS CRIANÇAS NO VERÃO?
ACHO QUE A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É QUE ESSA ALIMENTAÇÃO ENVOLVA TODOS OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE A CRIANÇA TENHA SAÚDE, TENHA UMA BOA NUTRIÇÃO NESSE PERÍODO. É MUITO IMPORTANTE QUE ELES ESTEJAM PREPARADOS DA FORMA MAIS SAUDÁVEL POSSÍVEL, MUITA FRUTA, MUITO LEGUME, MUITA VERDURA, ARROZ, FEIJÃO, CARNES MAGRAS. [...]
E POR QUE DEVEMOS TOMAR MAIS LÍQUIDOS, CAROLINE?
NO CALOR A GENTE TENDE A SUAR MAIS, ENTÃO É MUITO IMPORTANTE NESSE MOMENTO A GENTE REPOR A ÁGUA QUE ESTÁ PERDENDO. [...]
ESTA ENTREVISTA FOI TRANSCRITA DO PROGRAMA DE RÁDIO VIVA A VIDA, DA PASTORAL DA CRIANÇA, N. 1.423, 7 JAN. 2019. (FRAGMENTO)
-
A ENTREVISTA ESTÁ APRESENTADA NO FORMATO DE UM POEMA OU EM FORMA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS?
- COMO SE CHAMA A PESSOA ENTREVISTADA?
-
POR QUE ESSA PESSOA FOI ESCOLHIDA PARA FALAR DE ALIMENTAÇÃO?
A ENTREVISTA É UTILIZADA POR JORNALISTAS PARA SABER MAIS SOBRE UMA PESSOA E SUAS OPINIÕES. O TEXTO DA ENTREVISTA É FORMADO POR PERGUNTAS E RESPOSTAS.
113
PLANEJAMENTO
- PREPAREM A ENTREVISTA.
- EM DUPLA, ESCOLHAM UM ADULTO CONHECIDO DE VOCÊS PARA ENTREVISTAR.
- MARQUEM UM DIA E UM HORÁRIO PARA REALIZAR A ENTREVISTA.
- PREPAREM QUATRO PERGUNTAS SOBRE ALIMENTAÇÃO.
- MOSTREM AS PERGUNTAS AO PROFESSOR ANTES DO DIA DA ENTREVISTA.
REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA
- GRAVEM A ENTREVISTA.
- VOCÊS PODEM USAR UM GRAVADOR OU UM CELULAR.
SOCIALIZAÇÃO
- CONTEM AOS COLEGAS E AO PROFESSOR:
- QUEM VOCÊS ENTREVISTARAM.
- QUE PERGUNTAS FIZERAM.
- O QUE O ENTREVISTADO RESPONDEU.
AVALIAÇÃO
- AVALIE SUA ENTREVISTA.
-
PREENCHA O QUADRO, MARCANDO UM X EM SIM OU NÃO.
AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA SIM NÃO VOCÊS FIZERAM TODAS AS PERGUNTAS QUE PLANEJARAM AO ENTREVISTADO? VOCÊS CONTARAM TUDO AOS COLEGAS E AO PROFESSOR SOBRE COMO FOI A ENTREVISTA? - CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
114
ESTUDO DA LÍNGUA
GE E GI
QUE CURIOSO!
A GELEIA É UM DOCE SABOROSO E NUTRITIVO, FEITO COM FRUTAS. EM GERAL, ELA ACOMPANHA PÃES, TORRADAS E BISCOITOS NAS REFEIÇÕES. UVA E TANGERINA SÃO BASES COMUNS PARA GELEIAS, MAS FRUTAS DIFERENTES TAMBÉM TÊM SEU LUGAR, COMO A GINJA, QUE É PARECIDA COM A CEREJA.
1 VOCÊ JÁ COMEU GELEIA? SE SIM, DE QUAL FRUTA?
2 COPIE ABAIXO A PRIMEIRA E A TERCEIRA PALAVRA DESTACADA NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
A) COM QUE LETRA ESSAS PALAVRAS COMEÇAM?
B) ESSA LETRA REPRESENTA O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS?
3 ABAIXO DA FOTOGRAFIA 1 DO QUADRO "QUE CURIOSO!",
HÁ UMA FRASE.
A) QUANTAS PALAVRAS FORMAM ESSA FRASE?
B) PINTE OS ESPAÇOS ENTRE ESSAS PALAVRAS.
C) QUAIS DESSAS PALAVRAS TÊM A LETRA G? COPIE-AS.
D) A LETRA G REPRESENTA O MESMO SOM NAS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU?
115
-
CIRCULE O NOME DOS ELEMENTOS EM QUE A LETRA G REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM GELEIA.
- OBSERVE AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU. NELAS, QUAIS VOGAIS APARECEM DEPOIS DA LETRA G?
-
COMPLETE A FRASE ABAIXO COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- O SOM DA LETRA G É COMO NA PALAVRA GELEIA ANTES DAS VOGAIS E
-
PINTE AS PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITAS CORRETAMENTE.
-
GELO
GUELO
-
GIRAFA
GUIRAFA
-
FOGETE
FOGUETE
-
A FRUTA ABAIXO É A GINJA.
NJA
- COMPLETE O NOME DELA COM AS LETRAS G E I.
- FALE O NOME DESSA FRUTA E CONTE QUANTAS VEZES VOCÊ ABRE A BOCA. QUANTAS SÍLABAS TEM ESSE NOME?
- COM QUE SOM COMEÇA A PRIMEIRA SÍLABA? E A SEGUNDA?
- QUAIS LETRAS REPRESENTAM ESSE SOM NA PALAVRA? E .
116
JOGO FORCA
■ MATERIAL
■ REGRAS DO JOGO
✔ LÁPIS E BORRACHA
✔ 1 FOLHA DE PAPEL EM BRANCO
-
REÚNA-SE COM UM COLEGA. DESENHEM UMA FORCA, COMO A DA ILUSTRAÇÃO, NA FOLHA DE PAPEL EM BRANCO.
- CADA UM VAI ESCOLHER UMA PALAVRA PARA QUE O OUTRO A ADIVINHE.
- ABAIXO DA FORCA, RISQUE UM TRAÇO PARA CADA LETRA DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCOLHEU.
- SEU COLEGA DEVE DIZER UMA LETRA PARA TENTAR ADIVINHAR A PALAVRA SECRETA.
- SE A PALAVRA TIVER ESSA LETRA, COMPLETE-A. SE NÃO TIVER, DESENHE UMA PARTE DO BONECO.
- PARA VENCER, SEU COLEGA PRECISA DESCOBRIR A PALAVRA ANTES QUE VOCÊ COMPLETE O DESENHO DO BONECO.
- PARA BRINCAR OUTRAS VEZES, É SQ DESENHAR A FORCA E RECOMEÇAR.
117
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
AS PALAVRAS TÊM FAMÍLIAS.
-
CIRCULE AS PALAVRAS QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DA PALAVRA FRUTÍFERA.
FUTURO
FRUTA
FURADEIRA
FRUTEIRA
FRUTARIA
-
COPIE AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU:
-
LIGUE AS PALAVRAS FRUTEIRA E FRUTARIA ÀS IMAGENS QUE REPRESENTAM O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS.
-
COMPLETE AS FRASES COM A PALAVRA FRUTEIRA OU COM A PALAVRA FRUTARIA.
A ESTAVA CHEIA DE GENTE.
A VENDE MANGAS SABOROSAS.
A FICA NA MESA DA COZINHA.
-
-
LEIA O NOME DAS FRUTAS A SEGUIR E DESCUBRA COM OS COLEGAS OUTRAS PALAVRAS QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DE CADA UMA DELAS.
BANANA
FIGO
GOIABA
LARANJA
LIMÃO
COCO
118
AVALIAÇÃO EM PROCESSO
-
LEIA A RECEITA A SEGUIR PARA O PROFESSOR.
VITAMINA DE LARANJA COM MAMÃO
INGREDIENTES
LARANJA
MAMÃO PICADO
AÇÚCAR
2 XÍCARAS DE LEITE
PREPARO
BATA O LEITE E O AÇÚCAR NO LIQUIDIFICADOR.
DESLIGUE E COLOQUE O RESTANTE DOS INGREDIENTES.
DOMÍNIO PÚBLICO.
-
FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM O PROFESSOR.
- RECITE O ALFABETO EM VOZ ALTA.
- LEIA A RECEITA PARA O PROFESSOR.
- DIGA AO PROFESSOR SE É PRECISO FOGO NESSA RECEITA.
-
COMPLETE O NOME DAS FRUTAS USADAS NESSA RECEITA.
MAM O
LAR JA
- COPIE A PALAVRA QUE TEM TIL.
-
CIRCULE A PARTE DO CORPO CUJO NOME CABE DENTRO DA PALAVRA MAMÃO.
119
-
RELEIA ESTA FRASE DA RECEITA.
"DESLIGUE E COLOQUE O RESTANTE DOS INGREDIENTES."
-
O QUE SIGNIFICA RESTANTE? MARQUE UM X NA RESPOSTA.
- O QUE RESTOU, QUE AINDA NÃO FOI USADO.
- O QUE JÁ FOI USADO.
-
CIRCULE O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM DA PALAVRA RESTANTE.
-
-
DIGA CADA SÍLABA DA PALAVRA XÍCARA.
- QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM?
- FALE O SOM INICIAL DESSA PALAVRA.
-
CIRCULE, ABAIXO, O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM ESSE SOM.
-
CIRCULE NA RECEITA:
- DE VERMELHO O GRUPO DE LETRAS QU.
- DE AZUL O GRUPO DE LETRAS GU.
- DE VERDE A SÍLABA QUE TEM Ç.