120
UNIDADE 5 ANIMAIS
121
- VOCÊ GOSTA DE ANIMAIS? SE SIM, QUAL É O SEU ANIMAL PREFERIDO?
- A IMAGEM É UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA QUE REPRESENTA UMA BORBOLETA. O QUE VOCÊ SABE SOBRE ESSE ANIMAL? COMENTE COM A TURMA.
- SE VOCÊ FOSSE FAZER UMA OBRA DE ARTE COMO ESSA, QUE ANIMAL VOCÊ ESCOLHERIA? POR QUÊ?
122
PARA LER
ANTES DE LER
OS TEXTOS QUE VOCÊ VAI LER SÃO QUADRINHAS POPULARES.
- OBSERVE O TAMANHO DAS QUADRINHAS POPULARES. EM SUA OPINIÃO, ELAS SÃO FÁCEIS DE APRENDER?
DURANTE A LEITURA
- LEIA AS QUADRINHAS EM VOZ ALTA COM O PROFESSOR E COM A TURMA. TENTE LER DANDO RITMO AOS VERSOS, COMO SE FOSSE UMA CANÇÃO.
ENQUANTO PEIXE-MARTELO
BATE: TOQUE, TOQUE, TOQUE,
PEIXE-SERRA VAI SERRANDO:
ROQUE, ROQUE, ROQUE, ROQUE.
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ DIZ QUE SABE MUITO,
BORBOLETA SABE MAIS:
ANDA DE PERNA PRA CIMA,
COISA QUE VOCÊ NÃO FAZ.
DOMÍNIO PÚBLICO.
123
Ô SEU MOÇO INTELIGENTE
FAÇA O FAVOR DE DIZER
VINTE E CINCO PARES DE GATOS
QUANTAS UNHAS PODEM TER?
DOMÍNIO PÚBLICO.
Ô SEU MOÇO INTELIGENTE
FAÇA O FAVOR DE DIZER
EM CIMA DAQUELE MORRO
QUANTO CAPIM PODE TER?
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO.
- CADA QUADRINHA POSSUI QUANTAS ESTROFES?
- QUANTOS VERSOS EXISTEM EM CADA QUADRINHA?
-
POR QUE SÃO CHAMADAS DE QUADRINHAS?
-
LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NO FINAL DAS QUADRINHAS. HÁ INDICAÇÃO DO AUTOR DE CADA QUADRINHA?
-
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO DOMÍNIO PÚBLICO?
-
124
AS QUADRINHAS POPULARES SÃO PASSADAS DE PESSOA PARA PESSOA E ASSIM SE TORNAM CONHECIDAS. POR ISSO, NÃO É POSSÍVEL SABER QUEM É O AUTOR DELAS. DIZEMOS QUE SÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO, OU SEJA, ELAS PERTENCEM A TODOS.
-
RELEIA A TERCEIRA E A QUARTA QUADRINHA E RESPONDA:
-
O QUE SE QUER CONTAR EM CADA UMA DAS QUADRINHAS?
- TERCEIRA QUADRINHA:
- QUARTA QUADRINHA:
- AS QUADRINHAS NÃO FORAM CRIADAS PARA CONTAR ESSES ELEMENTOS. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ELAS FORAM CRIADAS? CONVERSE COM OS COLEGAS.
-
ESSAS DUAS QUADRINHAS SÃO PARECIDAS. POR QUE SERÁ QUE EXISTEM DUAS QUADRINHAS PARECIDAS?
-
- RELEIA EM VOZ ALTA CADA QUADRINHA E CIRCULE NELAS AS PALAVRAS QUE RIMAM.
-
RELEIA A SEGUNDA QUADRINHA E COPIE OS SINAIS QUE NÃO SÃO LETRAS NO ESPAÇO ADEQUADO.
- SINALIZA QUE HÁ ALGO A DIZER EM SEGUIDA.
- MARCA O FIM DA FRASE.
- INDICA PAUSA.
- RELEIA A QUADRINHA A SEGUIR.
"ENQUANTO PEIXE-MARTELO
BATE: TOQUE, TOQUE, TOQUE,
PEIXE-SERRA VAI SERRANDO:
ROQUE, ROQUE, ROQUE, ROQUE."
125
-
AS DUPLAS DE PALAVRAS "TOQUE, TOQUE" E "ROQUE, ROQUE" REPRESENTAM O SOM DE QUAIS OBJETOS?
-
EM SUA OPINIÃO, O PEIXE-SERRA E O PEIXE-MARTELO FAZEM ESSES SONS DE VERDADE?
- LIGUE OS ANIMAIS AOS VERSOS DAS QUADRINHAS QUE FALAM SOBRE ELES.
PARA LER EM CASA
AGORA QUE JÁ LEU AS QUADRINHAS NA AULA, VAMOS RECITÁ-LAS COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ? DIGA A ESSAS PESSOAS DE QUAL QUADRINHA VOCÊ MAIS GOSTOU E PERGUNTE QUAL FOI A PREFERIDA DELAS.
126
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRA H
QUE CURIOSO!
NA NATUREZA, OS ANIMAIS TÊM HÁBITATS APROPRIADOS PARA SUA SOBREVIVÊNCIA. POR EXEMPLO: A HIENA VIVE EM SAVANAS, QUE SÃO LUGARES QUENTES, COM GRAMA BAIXA E POUCAS ÁRVORES. O HIPOPÓTAMO MORA EM RIOS, LAGOS RASOS E PÂNTANOS. O HADOQUE É UM PEIXE QUE HABITA AS ÁGUAS FRIAS DO OCEANO ATLÂNTICO.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- QUE ANIMAIS CITADOS NO TEXTO VOCÊ CONHECE?
-
COM BASE NO TEXTO, RESPONDA: O QUE SIGNIFICA A PALAVRA HÁBITAT?
-
COPIE O NOME DOS ANIMAIS DO QUADRO "QUE CURIOSO!" NOS ESPAÇOS A SEGUIR.
HIENA
HIPOPÓTAMO
HADOQUE
127
-
LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU.
-
ESCREVA QUANTAS SÍLABAS CADA PALAVRA TEM.
- HIENA
- HIPOPÓTAMO
- HADOQUE
-
- O NOME DESSES ANIMAIS COMEÇA COM QUE LETRA?
- LEIA A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DESSES ANIMAIS. QUE SOM É PRODUZIDO?
-
A LETRA H REPRESENTA ALGUM SOM NO INÍCIO DESSAS PALAVRAS?
-
ESCOLHA TRÊS LÁPIS DE COR E FAÇA O FORMATO DA LETRA H SOBRE A CARTEIRA.
-
AGORA, ESCOLHA UM DESSES LÁPIS E FAÇA O TRAÇADO DA LETRA H.
-
-
RECITE O ALFABETO. DEPOIS, ESCREVA NOS QUADRINHOS AS LETRAS QUE VÊM ANTES E DEPOIS DA LETRA H.
H
-
CIRCULE A PALAVRA QUE NOMEIA CADA ELEMENTO.
-
HORAS
HELICÓPTERO
HORTA
-
HOSPITAL
HUMOR
HIENA
-
HOMEM
HARPA
HOJE
-
HOTEL
HINO
HÉLICE
128
PRODUÇÃO ESCRITA
RECADO
VOCÊ JÁ ESCREVEU UM RECADO PARA ALGUÉM? JÁ RECEBEU UM RECADO ALGUMA VEZ? VOCÊ VAI ESCREVER UM RECADO PARA SEUS RESPONSÁVEIS.
O RECADO É UM TEXTO CURTO QUE SERVE PARA PASSAR UMA MENSAGEM A ALGUÉM. PODE SER ORAL OU ESCRITO.
QUANDO ESCRITO, PODE SER FEITO EM PAPEL, NO CELULAR OU NO COMPUTADOR, POR MEIO DE REDES SOCIAIS.
PLANEJAMENTO
-
PREPARE-SE.
- NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ORAL" DESTA UNIDADE, VOCÊ VAI SER CONVIDADO A COLETAR QUADRINHAS POPULARES COM ADULTOS QUE CONHECE.
- NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ESCREVER UM RECADO PARA SEUS RESPONSÁVEIS, PREPARANDO-OS PARA ESSA ATIVIDADE.
-
FIQUE ATENTO AO PROFESSOR.
- ELE VAI PASSAR AS INFORMAÇÕES QUE PRECISAM SER TRANSMITIDAS EM SEU RECADO.
ESCRITA
-
COLOQUE EM SEU RECADO:
- O NOME DAS PESSOAS PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO (DESTINATÁRIO);
- A MENSAGEM QUE VOCÊ QUER PASSAR A ELAS;
- SUA ASSINATURA.
129
-
ESCREVA AQUI SEU RASCUNHO.
_______________
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
REVISE SUA ESCRITA.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO O NOME DO DESTINATÁRIO E SEU NOME ESTÃO PRESENTES? VOCÊ TRANSMITIU A MENSAGEM DE FORMA ADEQUADA? - MOSTRE AO PROFESSOR O RECADO QUE VOCÊ ESCREVEU.
- PASSE O RECADO A LIMPO NO CADERNO, FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS.
SOCIALIZAÇÃO
ENTREGA DOS RECADOS
- MOSTRE O RECADO QUE VOCÊ ESCREVEU AO DESTINATÁRIO.
130
ESTUDO DA LÍNGUA
CH
QUE CURIOSO!
HÁ ANIMAIS COM HABILIDADES INCRÍVEIS NA NATUREZA. O CHIMPANZÉ, POR EXEMPLO, É CAPAZ DE USAR PEQUENOS GALHOS PARA CAÇAR FORMIGAS E CUPINS. JÁ A CHITA, TAMBÉM CONHECIDA COMO GUEPARDO, USA SUA EXTRAORDINÁRIA VELOCIDADE PARA PERSEGUIR AS PRESAS. A CHITA É O ANIMAL TERRESTRE MAIS RÁPIDO DO MUNDO.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- VOCÊ CONHECIA ESSAS CURIOSIDADES SOBRE O CHIMPANZÉ E SOBRE A CHITA?
- QUAL DESSES ANIMAIS VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE? POR QUÊ?
- VOCÊ CONHECE OUTRO ANIMAL COM ALGUMA HABILIDADE INCRÍVEL? QUAL?
-
O QUADRO "QUE CURIOSO!" FALA SOBRE QUAIS ANIMAIS? COPIE O NOME DELES NOS ESPAÇOS ABAIXO.
- FALE ESSAS PALAVRAS EM VOZ ALTA. DEPOIS, CIRCULE A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA PALAVRA.
- QUAL É O SOM INICIAL DESSAS SÍLABAS?
- COM QUE LETRA O H SE JUNTOU PARA REPRESENTAR ESSE SOM?
131
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ESTAS PALAVRAS:
HIENA
CHITA
- NA PRIMEIRA PALAVRA, A LETRA H REPRESENTA ALGUM SOM?
-
NA SEGUNDA PALAVRA, O QUE ACONTECE COM A LETRA H QUANDO ELA ESTÁ COM A LETRA C?
-
PINTE OS OBJETOS CUJO NOME COMEÇA COM O SOM REPRESENTADO PELAS LETRAS CH.
-
ESCREVA O NOME DOS OBJETOS. DEPOIS, CIRCULE AQUELE CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM DE CHITA.
-
QUE LETRA REPRESENTA ESSE SOM NA PALAVRA QUE VOCÊ CIRCULOU?
A LETRA H NÃO É PRONUNCIADA EM COMEÇO DE PALAVRA. PORÉM, COM A LETRA C, FORMA O DÍGRAFO CH, QUE REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA X.
DÍGRAFOS SÃO DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM SOM SÓ.
-
-
VAMOS ESCREVER O CH?
132
-
COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM CH E DESCUBRA NOMES DE OUTROS ANIMAIS.
IN ILA
CA ALOTE
UPIM
BI O-FOLHA
BI O-PREGUIÇA
ACAL
CA ORRO-DO-MATO
LAGARTO-DE- IFRES
-
COMPLETE O NOME DOS OBJETOS USANDO ALGUMAS DAS SÍLABAS DO QUADRO.
CHA
CHE
CHI
CHO
CHU
VE
COLATE
VEIRO
CHU
PÉU
133
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA FÁBULA.
- LEIA O TÍTULO DA FÁBULA E OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. DE QUE VOCÊ IMAGINA QUE O TEXTO TRATA?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE COM O DEDO A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO. EM SEGUIDA, LEIA O TÍTULO COM A TURMA EM VOZ ALTA.
A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
- O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
- DURANTE O VERÃO, EU CANTEI - DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
- MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!
RUTH ROCHA. FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2010.
134
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
QUEM SÃO AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA? COPIE DO TEXTO.
A E A
-
RESPONDA ÀS QUESTÕES SOBRE AS PERSONAGENS DA FÁBULA.
-
QUE SERES ELAS SÃO? MARQUE UM X NA RESPOSTA.
- ANIMAIS.
- PESSOAS.
-
AGORA, LIGUE A FALA À PERSONAGEM.
-
NA VIDA REAL, ESSES SERES PODEM FALAR, COMO NA FÁBULA?
-
POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSA HISTÓRIA FOI ESCRITA COM ESSAS PERSONAGENS? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
AS FÁBULAS SÃO HISTÓRIAS QUE TÊM ANIMAIS COMO PERSONAGENS PRINCIPAIS. NESSAS HISTÓRIAS, ELES FALAM E AGEM COMO SE FOSSEM SERES HUMANOS.
-
135
-
A HISTÓRIA SE PASSA EM DUAS ESTAÇÕES DO ANO.
-
MARQUE UM X NAS ESTAÇÕES DO ANO CITADAS NA FÁBULA.
- PRIMAVERA
- OUTONO
- VERÃO
- INVERNO
-
MARQUE UM X NO QUE CADA PERSONAGEM FEZ DURANTE A PRIMEIRA ESTAÇÃO CITADA.
-
A CIGARRA
- DANÇOU.
- CANTOU.
A FORMIGA
- TRABALHOU.
- DORMIU.
-
O QUE A CIGARRA PEDIU À FORMIGA? CIRCULE A RESPOSTA.
COMIDA
DINHEIRO
ROUPA
-
A FORMIGA ATENDEU A CIGARRA?
SIM.
NÃO.
-
-
É COMUM HAVER UM ENSINAMENTO NO FINAL DAS FÁBULAS, CHAMADO MORAL.
-
SE A FÁBULA A CIGARRA E A FORMIGA TIVESSE UMA MORAL, QUAL SERIA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
- É MELHOR UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO.
- TODAS AS AÇÕES GERAM CONSEQUÊNCIAS.
-
136
AS FÁBULAS SÃO TEXTOS QUE BUSCAM TRANSMITIR UMA MORAL, QUE É UM ENSINAMENTO SOBRE ALGO DA VIDA.
-
VOCÊ ACHOU CORRETA A ATITUDE DA FORMIGA? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR E EXPLIQUE SUA OPINIÃO.
-
RELEIA A REFERÊNCIA DO TEXTO.
"RUTH ROCHA. FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2010."
-
QUEM ESCREVEU ESSE TEXTO?
-
COMPLETE A FRASE A SEGUIR.
O TEXTO ESTÁ NO LIVRO CHAMADO .
ELE FOI PUBLICADO NO ANO DE PELA EDITORA .
-
PARA QUE SERVE A REFERÊNCIA DE UM TEXTO? ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.
- PARA SABER QUEM ESCREVEU O TEXTO.
- PARA SABER O NOME DO LIVRO EM QUE ESTÁ O TEXTO.
- PARA SABER O PREÇO DO LIVRO.
-
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI SE PREPARAR PARA LER A FÁBULA ÀS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. PARA ISSO, LEIA ALGUMAS VEZES NA SALA DE AULA COM O PROFESSOR PARA GRAVAR BEM A LEITURA.
AO CHEGAR EM CASA, LEIA A CIGARRA E A FORMIGA A SEUS FAMILIARES E EXPLIQUE A ELES A MORAL. JUNTOS, PENSEM TAMBÉM EM UM NOVO FINAL PARA A FÁBULA.
137
ESTUDO DA LÍNGUA
LH
QUE CURIOSO!
OS ANIMAIS SE DEFENDEM DE DIFERENTES FORMAS. MUITAS ABELHAS TÊM UM FERRÃO BEM PONTIAGUDO. SE ELAS SE SENTEM AMEAÇADAS, USAM ESSA "ARMA" PARA SE PROTEGER. A LHAMA TEM OUTRA ESTRATÉGIA. DIANTE DO PERIGO, COSPE UMA SUBSTÂNCIA DE CHEIRO RUIM PARA ESPANTAR O SUPOSTO INIMIGO.
-
DIGA O NOME DOS ANIMAIS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
- VOCÊ JÁ CONHECIA ESSES ANIMAIS?
- COMO A MAIORIA DAS ABELHAS E AS LHAMAS SE DEFENDEM?
- EM SUA OPINIÃO, O QUE DEVEMOS FAZER PARA NÃO SERMOS ATACADOS POR ANIMAIS?
-
QUE ANIMAL CITADO NO QUADRO "QUE CURIOSO!" COSPE UMA SUBSTÂNCIA DE CHEIRO RUIM? COPIE O NOME DELE ABAIXO.
- QUAL É O SOM INICIAL DESSA PALAVRA?
-
COM QUE LETRA O H SE JUNTOU PARA FORMAR ESSE SOM?
DÍGRAFOS SÃO DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM ÚNICO SOM. AS LETRAS LH FORMAM UM DÍGRAFO.
138
-
AGORA, VAMOS ESCREVER O LH? FAÇA O TRAÇADO DAS LETRAS ABAIXO.
-
QUE ANIMAL CITADO NO QUADRO "QUE CURIOSO!" USA O FERRÃO PARA SE DEFENDER? COPIE O NOME DELE NO QUADRO ABAIXO.
-
EM QUAL DAS SÍLABAS DESSA PALAVRA ESTÃO AS LETRAS LH?
-
-
LIGUE A ABELHA ABAIXO ÀS IMAGENS CUJOS NOMES TAMBÉM TÊM O SOM REPRESENTADO POR LH.
-
LEIA AS SÍLABAS QUE ESTÃO NOS QUADRINHOS. DEPOIS, ESCREVA O NOME DO ANIMAL QUE PODEMOS FORMAR COM ESSAS SÍLABAS.
LHA
O
VE
-
A LETRA H, QUANDO SE JUNTA À LETRA L, PODE MUDAR COMPLETAMENTE O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA. LEIA:
GALO → GALHO
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM LH E FORME OUTRAS PALAVRAS.
MALA → MA A
FALA → FA A
CALA → CA A
-
139
PRODUÇÃO ORAL
RECITAL DE QUADRINHAS
VOCÊ VAI PESQUISAR QUADRINHAS POPULARES E DEPOIS PARTICIPARÁ DE UM RECITAL COM A TURMA.
PLANEJAMENTO
-
PESQUISE QUADRINHAS POPULARES.
- PERGUNTE A SEUS FAMILIARES OU RESPONSÁVEIS SE ELES CONHECEM ALGUMA QUADRINHA POPULAR.
- ANOTE NO CADERNO AS QUADRINHAS CITADAS.
APRESENTAÇÃO
-
RECITEM AS QUADRINHAS.
- NO DIA COMBINADO COM O PROFESSOR, TODOS VÃO RECITAR AS QUADRINHAS QUE COLETARAM.
- NO MOMENTO DE RECITAR, FIQUE ATENTO ÀS RIMAS E AO RITMO E USE UM VOLUME DE VOZ QUE TODOS POSSAM OUVIR.
AVALIAÇÃO
-
AVALIE A SUA APRESENTAÇÃO.
AVALIAÇÃO DO RECITAL SIM NÃO RECITEI AS QUADRINHAS ATENTANDO ÀS RIMAS E AO RITMO? USEI UM VOLUME DE VOZ ADEQUADO? -
CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
- FOI FÁCIL ENCONTRAR ADULTOS QUE SE LEMBRAVAM DE QUADRINHAS POPULARES?
- VOCÊ GOSTOU DAS QUADRINHAS QUE COLETOU? E DAS COLETADAS PELOS COLEGAS? QUAL FOI SUA FAVORITA?
- HOUVE QUADRINHAS TRAZIDAS POR MAIS DE UM ESTUDANTE? HAVIA VARIAÇÃO OU ELAS ERAM IDÊNTICAS?
140
ESTUDO DA LÍNGUA
NH
QUE CURIOSO!
NO BRASIL, O NOME DE ALGUNS ANIMAIS TEM ORIGEM INDÍGENA. É O CASO DE NHANDIÁ, UM PEIXE QUE VIVE NOS RIOS DA AMAZÔNIA, E DE NHANDAIA, UMA AVE COM PENAS AMARELAS, VERDES E EM TONS DE LARANJA E DE AZUL.
-
OUÇA COM ATENÇÃO A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
- VOCÊ JÁ CONHECIA OS ANIMAIS CITADOS?
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DESSES ANIMAIS E COMENTE COM OS COLEGAS O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO.
-
ESCREVA NOS ESPAÇOS O NOME DOS ANIMAIS CITADOS.
-
PINTE OS QUADRINHOS COM AS PARTES IGUAIS DESSES NOMES.
- QUAL É O SOM INICIAL DESSAS PALAVRAS?
- A QUE LETRA O H SE JUNTOU PARA FORMAR ESSE SOM?
-
141
-
COMPLETE O NOME DOS ANIMAIS COM NH.
CEGO A
MI OCA
ARA A
JOANI A
GALI A
ARIRA A
AS LETRAS N E H SÃO CONSOANTES QUE, JUNTAS, FORMAM UM DÍGRAFO.
-
É HORA DE ESCREVER O NH! FAÇA O TRAÇADO DAS LETRAS.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM UMA DAS SÍLABAS A SEGUIR.
NHA
NHE
NHI
NHO
NHU
NHÃO
RAI
CAMI
DI IRO
DESE STA
NI
NE M
-
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E TENTE LER AS PALAVRAS ABAIXO DELAS.
- QUAL PALAVRA REPRESENTA O OVO PEQUENO? FALE ESSA PALAVRA EM VOZ ALTA.
- QUAL PALAVRA REPRESENTA O SAPATO PEQUENO? FALE ESSA PALAVRA EM VOZ ALTA.
-
ESCREVA A PALAVRA QUE REPRESENTA UM BOLO PEQUENO.
142
JOGO QUAL É O ANIMAL?
■ MATERIAL (POR GRUPO)
✔ 1 FOLHA DE PAPEL
✔ LÁPIS
■ REGRAS DO JOGO
- O PROFESSOR ORGANIZARA A TURMA EM DOIS GRUPOS.
- CADA GRUPO DEVE ESCREVER O NOME DE CINCO ANIMAIS NA FOLHA DE PAPEL. O GRUPO ADVERSÁRIO NÃO PODE VER OS NOMES ESCRITOS.
- UM GRUPO INICIA O JOGO PERGUNTANDO: "QUAL É O ANIMAL?".
-
PARA TENTAR ADIVINHAR DE QUE ANIMAL SE TRATA, O OUTRO GRUPO DEVE FAZER PERGUNTAS COMO ESTAS:
- QUANTAS PERNAS (OU PATAS) O ANIMAL TEM?
- ESSE ANIMAL TEM PELOS?
- ELE VOA?
- ELE VIVE NA TERRA OU NA ÁGUA?
- O QUE ELE COME?
- O GRUPO QUE TENTA ADIVINHAR PODE FAZER ATÉ CINCO PERGUNTAS. SE NÃO DESCOBRIR O NOME DO ANIMAL, QUEM GANHA O PONTO É O GRUPO ADVERSÁRIO.
- JOGUEM NOVAMENTE INVERTENDO AS POSIÇÕES: O GRUPO QUE TENTAVA ADIVINHAR O ANIMAL AGORA VAI RESPONDER ÀS PERGUNTAS DOS COLEGAS.
- O PROFESSOR DEVE REGISTRAR NO QUADRO DE GIZ O NOME DE CADA ANIMAL REVELADO.
- GANHA O JOGO O GRUPO QUE FIZER MAIS PONTOS!
- NO CADERNO, FAÇA UMA LISTA COM TODOS OS ANIMAIS DO JOGO.
143
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
LEIA EM VOZ ALTA ESTA LISTA DE ANIMAIS.
ABELHA
FORMIGA
LHAMA
CHIMPANZÉ
CIGARRA
HIPOPÓTAMO
BORBOLETA
CEGONHA
JOANINHA
GALINHA
- CIRCULE O NOME DOS INSETOS.
-
OBSERVE NA IMAGEM O CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS.
- A BORBOLETA TEM ASAS DESDE O INÍCIO DE SUA VIDA?
- EM QUE FASE ELA CONSEGUE VOAR?
-
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO A SEGUIR.
A METAMORFOSE ACONTECE NO CICLO DE VIDA DE ALGUNS ANIMAIS E É MAIS COMUM NOS INSETOS. ALÉM DAS BORBOLETAS, AS CIGARRAS E AS FORMIGAS VIVENCIAM ESSE PROCESSO.
-
COMPLETE OS ESPAÇOS UTILIZANDO AS PALAVRAS INSETOS E METAMORFOSE.
A É UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO CORPO E DO MODO DE VIDA DE ALGUNS ANIMAIS. ALÉM DOS , ANFÍBIOS COMO O SAPO E A RÃ TAMBÉM PASSAM POR ELA.
-