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UNIDADE 6 PLANTAS
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- VOCÊ GOSTA DE PLANTAS? SE SIM, QUAL É A SUA FAVORITA?
- VOCÊ CONHECE ALGUMA DAS PLANTAS QUE APARECEM NA IMAGEM?
- VOCÊ JÁ VIU UMA OBRA DE ARTE JUNTO À NATUREZA? SE SIM, CONTE COMO FOI.
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PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE A VITÓRIA-RÉGIA.
- POR QUE SERÁ QUE ESSA PLANTA TEM ESSE NOME?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE COM O DEDO A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ.
- CIRCULE AS PALAVRAS CUJO SIGNIFICADO VOCÊ DESCONHECE. DEPOIS, CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
COMO É A PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EMBAIXO D'ÁGUA?
AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA, ESSA BELA PLANTA AQUÁTICA NÃO BOIA LIVREMENTE. ELA FICA PRESA AO FUNDO DOS RIOS POR GROSSAS RAÍZES QUE, ENTERRADAS NO LODO, DÃO SUSTENTAÇÃO AO CAULE. DELE SAEM HASTES COMPRIDAS E ESPINHENTAS. "OS ESPINHOS SERVEM PARA AFASTAR OS PREDADORES. AFINAL, A VITÓRIA-RÉGIA É UM ALIMENTO SUCULENTO PARA PEIXES E MAMÍFEROS AQUÁTICOS", AFIRMA O BOTÂNICO JOÃO SEMIR, DA UNICAMP DEBAIXO D'ÁGUA, AS FOLHAS PERMANECEM FECHADAS. DEPOIS, SE ABREM EM FORMA DE BANDEJAS, QUE PODEM CHEGAR A 2 METROS DE DIÂMETRO. SUA FACE INFERIOR POSSUI UMA REDE DE NERVURAS E COMPARTIMENTOS CHEIOS DE AR QUE DÃO ESPECIAL RESISTÊNCIA À PLANTA. E HAJA FORÇA: HÁ REGISTROS DE FOLHAS QUE SUPORTAM ATÉ 45 QUILOS DE PESO! AS FLORES, PERFUMADAS E COM MUITAS PÉTALAS, SÃO BRANCAS AO EMERGIREM. DEPOIS DE POLINIZADAS POR INSETOS, FICAM ROSADAS.
A VITÓRIA-RÉGIA É NATIVA DAS REGIÕES EQUATORIAIS DO NORTE DO BRASIL, BOLÍVIA E GUIANAS.
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VIVE EM ÁGUAS QUASE PARADAS, SEM CORRENTEZA E NÃO MUITO PROFUNDAS - DO CONTRÁRIO, SUAS HASTES SERIAM ARRANCADAS. O NOME, DADO PELO BOTÂNICO INGLÊS JOHN LINDLEY (1799-1865), É UMA HOMENAGEM À RAINHA VITÓRIA, QUE GOVERNOU A GRÃ-BRETANHA DE 1837 A 1901. "RÉGIA" VEM DE REGINA, QUE, EM LATIM, QUER DIZER "RAINHA".
REVISTA MUNDO ESTRANHO. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/qkyhAc. ACESSO EM: 19 MAIO 2021. (TEXTO ADAPTADO.)
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
OBSERVE, A SEGUIR, A FOTO DA PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EM CIMA DA ÁGUA.
-
POR QUE SERÁ QUE MUITA GENTE PENSA QUE ESSA PLANTA BOIA?
-
-
RELEIA O TRECHO A SEGUIR.
"OS ESPINHOS SERVEM PARA AFASTAR OS PREDADORES. AFINAL, A VITÓRIA-RÉGIA É UM ALIMENTO SUCULENTO PARA PEIXES E MAMÍFEROS AQUÁTICOS", AFIRMA O BOTÂNICO JOÃO SEMIR, DA UNICAMP.
-
POR QUE O TRECHO ESTÁ ENTRE ASPAS? MARQUE UM X.
- PORQUE É A FALA DE ALGUÉM.
- PORQUE FOI RETIRADO DE UM LIVRO.
-
148
-
JOÃO SEMIR É UM BOTÂNICO, ISTO É, ELE ESTUDA AS PLANTAS. POR QUE A FALA DELE É IMPORTANTE PARA ESSE TEXTO?
-
LIGUE OS NÚMEROS ÀS INFORMAÇÕES A QUE ELES SE REFEREM.
-
A POLINIZAÇÃO É UM PROCESSO EM QUE O PÓLEN DE UMA PLANTA É LEVADO PARA OUTRA PARA GERAR NOVAS PLANTAS.
-
QUAL DESTAS FLORES DE VITÓRIA-RÉGIA FOI POLINIZADA?
-
- DEPOIS DE ESTUDAR O TEXTO, RESPONDA: QUAL É A FUNÇÃO DE UM TEXTO INFORMATIVO? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PARA LER EM CASA
AGORA VOCÊ VAI LER ESSE TEXTO PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. DEPOIS DA LEITURA, PERGUNTE SE JÁ CONHECIAM AS INFORMAÇÕES E SE GOSTARAM DO TEXTO.
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ESTUDO DA LÍNGUA OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO R
QUE CURIOSO!
A MAIOR CASA NA ÁRVORE DO MUNDO FOI ERGUIDA NOS ESTADOS UNIDOS. NA VERDADE, É MELHOR CHAMAR ESSA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO, POIS TINHA DEZ ANDARES E ESTAVA APOIADA EM SEIS ENORMES CARVALHOS!
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- VOCÊ JÁ SUBIU EM UMA CASA NA ÁRVORE? SE SIM, COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA? SE NÃO SUBIU, DIGA POR QUE GOSTARIA OU NÃO DE SUBIR EM UMA.
- NA SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA CASA NA ÁRVORE, EM COMPARAÇÃO COM UMA CASA NO CHÃO?
-
FAÇA UM DESENHO DE COMO SERIA SUA CASA NA ÁRVORE.
- COMPLETE A FRASE COM AS LETRAS QUE FALTAM. ELA PODE SER A LEGENDA DO SEU DESENHO! MINHA CASA NA Á V R .
-
LEIA EM VOZ ALTA A PALAVRA QUE VOCÊ COMPLETOU.
150
-
AS PALAVRAS ABAIXO FORAM RETIRADAS DO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
-
ÁRVORE
-
MAIOR
-
CARVALHOS
- O PROFESSOR VAI LER AS PALAVRAS EM VOZ ALTA. BRINQUE DE ECO E REPITA CADA UMA DELAS.
-
QUAL SOM CONSONANTAL SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS?
- ESCREVA AS SÍLABAS DE CADA PALAVRA NOS QUADRINHOS.
- PINTE OS QUADRINHOS COM AS SÍLABAS QUE TERMINAM COM R.
- LEIA NOVAMENTE AS SÍLABAS DOS QUADRINHOS QUE VOCÊ PINTOU E PRESTE ATENÇÃO NO SOM REPRESENTADO PELA LETRA R.
-
PINTE OUTRAS PALAVRAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!" QUE TENHAM A LETRA R NO FINAL DA SÍLABA.
O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NO FINAL DA SÍLABA PODE SER PRONUNCIADO DE JEITOS DIFERENTES. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE UM ESTÁ CERTO E O OUTRO ERRADO. APENAS SÃO DIFERENTES.
-
-
COM AJUDA DE UM COLEGA, ESCREVA SEIS PALAVRAS QUE TENHAM AS SÍLABAS DO QUADRO ABAIXO.
MAR
CAR
POR
151
PRODUÇÃO ESCRITA CARTAZ DE PROPAGANDA
NESTA SEÇÃO, VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO CRIAR UM CARTAZ DE PROPAGANDA PARA INCENTIVAR A COMUNIDADE ESCOLAR A PLANTAR E PRESERVAR AS ÁRVORES DO BAIRRO EM QUE MORAM.
PREPARAÇÃO
■ LEIA ESTE ANÚNCIO DE PROPAGANDA.
-
QUAL É O TEXTO PRINCIPAL DO CARTAZ DE PROPAGANDA? CIRCULE-O.
EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS, COMO CARTAZES DE PROPAGANDA E SPOTS DE RÁDIO, PODE HAVER UMA FRASE CURTA E FÁCIL DE LEMBRAR SOBRE O PRODUTO OU IDEIA ANUNCIADA. ESSA FRASE SE CHAMA SLOGAN.
-
O QUE A IMAGEM DO CARTAZ REPRESENTA?
- PARA QUAL DATA COMEMORATIVA ESSE CARTAZ DE PROPAGANDA FOI PRODUZIDO?
152
-
CONVERSEM SOBRE ESTAS DICAS.
COMO PRESERVAR E CUIDAR DAS ÁRVORES DA SUA ESCOLA E DE SEU BAIRRO
- NÃO ARRANCAR AS FOLHAS DAS ÁRVORES.
- NÃO ESCREVER NOS TRONCOS DAS ÁRVORES.
- NÃO JOGAR LIXO OU DESCARTAR PLÁSTICO NAS ÁRVORES OU NO SOLO QUE AS SUSTENTA.
- NÃO CORTAR ÁRVORES. SE FOR NECESSÁRIO CORTAR, ESTIMULAR O PLANTIO DE NOVAS ÁRVORES.
- REGAR AS ÁRVORES SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
- PROMOVER A PROTEÇÃO DAS ÁRVORES COM PLACAS INFORMATIVAS OU CERCAS DE MADEIRA.
ESCRITA
-
EM GRUPOS, FAÇAM UM RASCUNHO NO CADERNO. DECIDAM:
- QUAL SERÁ O TEXTO PRINCIPAL DO CARTAZ DE VOCÊS.
- QUAL SERÁ O TAMANHO DAS LETRAS QUE VOCÊS VÃO UTILIZAR NO TEXTO.
LEMBRE-SE!
- O OBJETIVO DO CARTAZ É ESTIMULAR A PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES.
- O CARTAZ SERÁ EXPOSTO NA ESCOLA PARA QUE TODOS O VEJAM.
153
-
ELABOREM UMA IMAGEM PARA O CARTAZ.
- ELA DEVE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO LEITOR SOBRE O ASSUNTO DO CARTAZ.
- USEM CORES E MATERIAIS QUE AJUDEM A TRANSMITIR A MENSAGEM.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
RELEIAM O CARTAZ E VERIFIQUEM:
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO HÁ ERROS QUE PODEM SER CORRIGIDOS? O TAMANHO DAS LETRAS ESTÁ ADEQUADO PARA QUE TODOS LEIAM? A IMAGEM ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ESCRITO? - MOSTREM O CARTAZ PARA O PROFESSOR CORRIGIR.
- ELABOREM A VERSÃO DEFINITIVA DO CARTAZ.
SOCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO DE CARTAZES
- OS CARTAZES FICARÃO EXPOSTOS EM UM LOCAL DE DESTAQUE NA ESCOLA. ELES PODERÃO TAMBÉM FAZER PARTE DE UMA CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES ORGANIZADA AO FINAL DA UNIDADE.
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ESTUDO DA LÍNGUA
ENCONTROS CONSONANTAIS COM R
QUE CURIOSO!
AS BROMÉLIAS EMBELEZAM MUITOS JARDINS EM NOSSO PAÍS. A MAIOR PARTE DELAS É NATIVA DE MATAS TROPICAIS. EM SEU HÁBITAT NATURAL, MUITAS DELAS GOSTAM DE FICAR NO TRONCO DAS ÁRVORES. JUNTAM ÁGUA EM SUAS FOLHAS, CRIANDO UM AMBIENTE AGRADÁVEL PARA MICRORGANISMOS E ATÉ PEQUENOS VERTEBRADOS, COMO AS RÃS.
- VOCÊ JÁ CONHECIA AS BROMÉLIAS? SABIA QUE EXISTEM MUITOS TIPOS DIFERENTES DESSA PLANTA?
-
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DA LEGENDA.
-
COMPLETE A LEGENDA COM A PALAVRA BROMÉLIA.
-
PRONUNCIE A PALAVRA BROMÉLIA BEM DEVAGAR PRESTANDO ATENÇÃO AOS SONS REPRESENTADOS PELAS LETRAS EM CADA SÍLABA.
NA PALAVRA BROMÉLIA, AS LETRAS B E R FICAM JUNTAS NA PRIMEIRA SÍLABA. QUANDO DUAS CONSOANTES SE JUNTAM, HÁ UM ENCONTRO CONSONANTAL.
-
155
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ESTAS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
AGRADÁVEL
TRONCO
MICRORGANISMOS
- VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DESSAS PALAVRAS? CONVERSE SOBRE ELE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- PINTE OS ENCONTROS CONSONANTAIS NESSAS PALAVRAS.
-
ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS E FORME UMA FRASE COM ELA.
- COPIE AS PALAVRAS E MARQUE C PARA CONSOANTE E V PARA VOGAL. SIGA O MODELO:
ZEBRA | |||||
Z | E | B | R | A | |
C | V | C | C | V |
FRACO | |||||
PEDRA | |||||
PRATO | ||||
PALAVRA | ||||||
TRATOR | |||||
- LEIA CADA UMA DAS PALAVRAS ACIMA COMO SE FOSSE UM ROBÔ.
- PINTE OS QUADRINHOS EM QUE HÁ SÍLABAS COM ENCONTROS CONSONANTAIS COM R.
- LEIA SOMENTE AS SÍLABAS QUE VOCÊ PINTOU. PRONUNCIE BEM DEVAGAR OS TRÊS SONS QUE AS COMPÕEM.
156
-
CUBRA OS ENCONTROS CONSONANTAIS A SEGUIR ENQUANTO PRONUNCIA O SOM QUE A LETRA R REPRESENTA NELES. OBSERVE QUE PARECE O BARULHO DE UM BARCO A MOTOR.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM OS ENCONTROS CONSONANTAIS DO QUADRO ABAIXO.
FR GR TR CR DR PR VR BR
A ICULTURA
ÉDIO
LI O
OMEDÁRIO
OVO ITO
ASIL
IANÇA
LE AS
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PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI CONHECER UMA LENDA.
- LEIA O TÍTULO DO TEXTO E OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES.
- O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI ACONTECER?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA EXPRESSIVA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO. PRESTE ATENÇÃO À ENTONAÇÃO, ÀS PAUSAS E AO DESTAQUE QUE SERÁ DADO A ALGUMAS PALAVRAS E EXPRESSÕES.
A VITÓRIA-RÉGIA
ERA UMA NOITE DE LUAR. AS ESTRELAS BRILHAVAM NO CÉU COMO DIAMANTES. A LUA ILUMINAVA A TERRA COM SEUS RAIOS PRATEADOS. UM VELHO CACIQUE, FUMANDO SEU CACHIMBO, CONTAVA ÀS CRIANÇAS AS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS DE SUA TRIBO. ELE ERA TAMBÉM FEITICEIRO E CONHECIA TODOS OS MISTÉRIOS DA NATUREZA. UM DOS CURUMINS QUE O OUVIAM PERGUNTOU AO VELHO DE ONDE VINHAM AS ESTRELAS QUE LUZIAM NO CÉU. E O CACIQUE RESPONDEU:
- EU AS CONHEÇO TODAS. CADA ESTRELA É UMA ÍNDIA QUE SE CASOU COM A LUA. NÃO SABIAM? A LUA É UM GUERREIRO BELO E FORTE. NAS NOITES DE LUAR, ELE DESCE À TERRA PARA SE CASAR COM UMA ÍNDIA. AQUELA ESTRELA QUE ESTÃO VENDO É NACAÍRA, A ÍNDIA MAIS FORMOSA DA TRIBO DOS MAUÉS. A OUTRA É JANÃ, A FLOR MAIS GRACIOSA DA TRIBO DOS ARUAQUES. A RESPEITO DISSO, VOU CONTAR A VOCÊS UMA HISTÓRIA QUE ACONTECEU HÁ MUITOS ANOS, EM NOSSA TRIBO. PRESTEM ATENÇÃO:
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HAVIA, ENTRE NÓS, UMA ÍNDIA JOVEM E BONITA, CHAMADA NAIÁ. SABENDO QUE A LUA ERA UM GUERREIRO BELO E PODEROSO, NAIÁ POR ELE SE APAIXONOU. POR ISSO, RECUSOU AS PROPOSTAS DE CASAMENTO QUE LHE FIZERAM OS JOVENS MAIS FORTES E BRAVOS DE NOSSA TRIBO.
TODAS AS NOITES, NAIÁ IA PARA A FLORESTA E FICAVA ADMIRANDO A LUA COM SEUS RAIOS PRATEADOS. ÀS VEZES, ELA SAÍA CORRENDO ATRAVÉS DA MATA, PARA VER SE CONSEGUIA ALCANÇAR A LUA COM SEUS BRAÇOS. MAS ESTA CONTINUAVA SEMPRE AFASTADA E INDIFERENTE, APESAR DOS ESFORÇOS DA ÍNDIA PARA ATINGI-LA.
UMA NOITE, NAIÁ CHEGOU À BEIRA DE UM LAGO. VIU NELE, REFLETIDA, A IMAGEM DA LUA. FICOU RADIANTE! PENSOU QUE ERA O GUERREIRO BRANCO QUE AMAVA. E, PARA NÃO PERDÊ-LO, LANÇOU-SE NAS ÁGUAS PROFUNDAS DO LAGO. COITADA! MORREU AFOGADA.
ENTÃO, A LUA, QUE NÃO QUISERA FAZER DE NAIÁ UMA ESTRELA DO CÉU, RESOLVEU TORNÁ-LA UMA ESTRELA DAS ÁGUAS. TRANSFORMOU O CORPO DA ÍNDIA NUMA FLOR IMENSA E BELA. TODAS AS NOITES, ESSA FLOR ABRE SUAS PÉTALAS ENORMES, PARA QUE A LUA ILUMINE SUA COROLA ROSADA. SABEM QUAL É ESSA FLOR? É A VITÓRIA-RÉGIA!
THEOBALDO MIRANDA SANTOS. LENDAS E MITOS DO BRASIL. SÃO PAULO: COMPANHIA EDITORA NACIONAL, 2005.
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PARA ESTUDAR O TEXTO
1 AS PERSONAGENS INDÍGENAS DESSA HISTÓRIA SÃO:
CACIQUE
ÍNDIA
CURUMINS
A) CIRCULE ESSAS PALAVRAS NO TEXTO.
B) AGORA, LIGUE AS PALAVRAS AO QUE ELAS REPRESENTAM.
- CACIQUE
- ÍNDIA
- CURUMINS
- CRIANÇAS
- CHEFE
- MULHER
2 COMO ERA O CACIQUE?
VELHO.
CONHECIA TODOS OS MISTÉRIOS.
JOVEM.
NÃO SABIA NADA.
- PARA QUEM ELE ESTAVA CONTANDO A HISTÓRIA?
3 POR QUE ELE CONTOU A HISTÓRIA DA VITÓRIA-RÉGIA? COMPLETE A FRASE COPIANDO DO TEXTO.
UM DOS CURUMINS QUE O OUVIAM PERGUNTOU AO VELHO
160
4 PARA O CACIQUE, O QUE ERAM AS ESTRELAS E A LUA?
=
=
5 QUEM É NAIÁ? PINTE O COM A RESPOSTA.
UMA ÍNDIA JOVEM E BONITA.
A ÍNDIA MAIS FORMOSA DA TRIBO DOS MAUÉS.
- POR QUE ELA SE LANÇOU NA ÁGUA DO LAGO? PINTE, NO TEXTO, O TRECHO COM A RESPOSTA.
6 EM QUE NAIÁ SE TRANSFORMOU NO FINAL DA HISTÓRIA? DESENHE.
7 CONVERSE COM OS COLEGAS: É POSSÍVEL QUE A ORIGEM DA FLOR SEJA COMO CONTA A LENDA? POR QUÊ?
8 QUAL É O TÍTULO DO LIVRO DE ONDE ESSA LENDA FOI RETIRADA?
- QUEM ESCREVEU ESSE LIVRO?
161
9 O AUTOR DO LIVRO USOU A PERSONAGEM CACIQUE PARA CONTAR A LENDA E, ASSIM, MOSTRA COMO ESSAS HISTÓRIAS SÃO TRANSMITIDAS ENTRE PESSOAS DE UMA MESMA CULTURA.
-
QUEM VOCÊ ACHA QUE CRIOU A LENDA?
- THEOBALDO MIRANDA SANTOS, QUE ESCREVEU O LIVRO.
- NÃO É POSSÍVEL SABER, PORQUE AS LENDAS NÃO TÊM UM AUTOR DEFINIDO.
- O CACIQUE, PORQUE É ELE QUEM CONTA A HISTÓRIA.
10 MARQUE CADA AFIRMATIVA CONFORME O INDICADO ABAIXO.
- 1 TEXTO INFORMATIVO
- 2 LENDA
- FALA DA ORIGEM DA VITÓRIA-RÉGIA.
- FALA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA VITÓRIA-RÉGIA.
- TRAZ INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A PLANTA.
- CONTA UMA HISTÓRIA SOBRE A PLANTA.
- APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE A PLANTA.
- TRAZ O QUE UM POVO INDÍGENA CRÊ SOBRE A PLANTA.
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI PEDIR A UMA PESSOA DE SUA CASA PARA LER O TEXTO COM VOCÊ EM VOZ ALTA. PROCURE RESPEITAR A PONTUAÇÃO E SER EXPRESSIVO, ASSIM COMO O PROFESSOR FEZ EM AULA.
DEPOIS, PERGUNTE A ESSA PESSOA SE ELA GOSTOU DO TEXTO E SE JÁ CONHECIA A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA.
162
ESTUDO DA LÍNGUA
OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO L
QUE CURIOSO!
VOCÊ SABIA QUE O ALGODÃO
É UMA PLANTA? ESSE MATERIAL
BRANCO E FOFINHO É PARTE
DO FRUTO DO ALGODOEIRO!
ALÉM DOS USOS PARA
HIGIENE E SAÚDE, O ALGODÃO
BEM ESTICADO TAMBÉM SE
TORNA UM FIO, UTILIZADO PARA
FAZER ROUPAS.
1 EM QUE SITUAÇÕES DO DIA A DIA UTILIZAMOS O ALGODÃO?
2 PRONUNCIE A PALAVRA ALGODÃO BATENDO PALMAS A CADA VEZ QUE ABRE A BOCA.
- QUANTAS PALMAS VOCÊ BATEU? COMPLETE A FRASE ESCREVENDO QUAL É O NÚMERO DE SÍLABAS DESSA PALAVRA.
A PALAVRA ALGODÃO TEM SÍLABAS.
3 SEPARE AS SÍLABAS DA PALAVRA ALGODÃO.
A) PRONUNCIE APENAS A PRIMEIRA SÍLABA DA PALAVRA ALGODÃO.
B) O SOM QUE VOCÊ FALOU É DE DUAS VOGAIS OU DE UMA VOGAL E UMA CONSOANTE?
QUANDO APARECE NO FINAL DE UMA SÍLABA, A LETRA L REPRESENTA O SOM DE U.
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4 LIGUE AS IMAGENS ÀS PALAVRAS CORRESPONDENTES.
5 COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS U, L OU O.
GIRASSO
JOG
CAI
- NAS PALAVRAS ACIMA, AS LETRAS U, L E O QUE VOCÊ ESCREVEU REPRESENTAM SONS:
IGUAIS.
DIFERENTES.
O SOM DO U PODE SER REPRESENTADO PELAS LETRAS U, L E O. PARA ESCREVER CORRETAMENTE AS PALAVRAS, PRECISAMOS SABER QUAL DESSAS LETRAS USAR. PARECE UM DESAFIO, NÃO É MESMO? MAS FIQUE TRANQUILO, POIS VAMOS APRENDENDO COM A PRÁTICA.
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JOGO TRILHA DO ALFABETO
■ MATERIAL
✔ DADO E MARCADORES DA PÁGINA 263.
✔ TABULEIRO DA PÁGINA 269.
■ REGRAS DO JOGO
1. OS MARCADORES DEVEM SER COLOCADOS NA CASA DA PARTIDA.
2. CADA PARTICIPANTE LANÇA O DADO PARA VER QUANTAS CASAS PODE AVANÇAR.
3. O JOGADOR DEVE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DA CASA EM QUE PAROU E DIZER UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA DELA.
4. FAÇAM UMA LISTA, EM UM PAPEL À PARTE, COM TODAS AS PALAVRAS QUE OS JOGADORES DISSEREM.
5. VENCE O JOGO QUEM PRIMEIRO CHEGAR À LETRA Z.
LEIA AS AVENTURAS QUE O AGUARDAM NO PERCURSO!
A MUITO BEM! VOCÊ PLANTOU SEMENTES DE AMORA! AVANCE 2 CASAS.
B A ESTRADA ESTÁ CHEIA DE TRONCOS DE ÁRVORES CORTADAS. FIQUE1 RODADA SEM JOGAR.
C VOCÊ SEMPRE USA AS FOLHAS DE PAPEL SEM DESPERDÍCIO. AVANCE 3 CASAS.
D VOCÊ REGOU AS PLANTAS DE CASA. AVANCE 1 CASA.
E LAVOU O ESPINAFRE SEM DESPERDIÇAR ÁGUA? AVANCE 1 CASA.
F NÃO REAPROVEITOU A ÁGUA QUE USOU? VOLTE 2 CASAS.
G VOCÊ USOU A RAMA DA CENOURA EM UMA TORTA. AVANCE 3 CASAS.
H VOCÊ JOGOU LIXO NO CHÃO? VOLTE 3 CASAS.
I VOCÊ CHEGOU À NASCENTE DO RIO. BEBA UM POUCO DE ÁGUA FRESCA E DESCANSE 1 RODADA.
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J QUE LEGAL! VOCÊ SEPARA O MATERIAL RECICLÁVEL EM CASA! AVANCE 2 CASAS.
K VOCÊ PLANTOU MANJERICÃO PARA FAZER MOLHO! AVANCE 1 CASA.
L O QUÊ? VOCÊ JOGOU GARRAFAS DE PLÁSTICO NAS MARGENS DOS RIOS? FIQUE 2 RODADAS SEM JOGAR E VÁ RECOLHER TUDO!
M VOCÊ LIMPOU A TERRA E A ENRIQUECEU COM CASCAS DE OVOS! AVANCE 3 CASAS.
N VOCÊ FEZ UM BOLO COM AS CASCAS DAS MAÇÃS. HUM! AVANCE 1 CASA.
O VOCÊ AJUDOU A PLANTAR SALSINHA. AVANCE 2 CASAS.
P VOCÊ TOMOU BANHO E LAVOU OS CABELOS NA CACHOEIRA COM SABONETE. AS ÁGUAS FICARAM SUJAS... VOLTE 2 CASAS.
Q VOCÊ E SEUS AMIGOS FORAM FAZER UM PIQUENIQUE ÀS MARGENS DO RIO E NÃO RECOLHERAM AS EMBALAGENS QUE USARAM... VOLTE 4 CASAS.
R SUA FAMÍLIA VIAJOU E ESQUECEU A TORNEIRA DA PIA ABERTA. VOLTE 2 CASAS.
S VOCÊ USOU TALOS DE VERDURAS E PREPAROU UM REFOGADO DELICIOSO! AVANCE 5 CASAS.
T NO DIA DA ÁRVORE, VOCÊ E SEUS AMIGOS DERAM UM GRANDE ABRAÇO NAS ÁRVORES DA RUA ONDE MORAM. AVANCE 3 CASAS.
U VOCÊ RECOLHEU A ÁGUA DA CHUVA E A GUARDOU PARA USÁ-LA. AVANCE 2 CASAS.
V VOCÊ PLANTOU NOVAS SEMENTES DE FLORES! MUITO BEM! AVANCE 3 CASAS.
W NA ESCOLA, VOCÊ PARTICIPOU DE UMA CAMPANHA PARA PRESERVAR A NATUREZA! AVANCE 2 CASAS.
X VOCÊ ASSOU E COMEU SEMENTES DE ABÓBORAS EM VEZ DE DESCARTÁ-LAS! PARABÉNS! AVANCE 1 CASA.
Y NASCERAM DOIS PRIMOS SEUS E VOCÊ DEU SUAS ANTIGAS ROUPAS A ELES! AVANCE 2 CASAS.
Z VOCÊ CAMINHOU EM VEZ DE PEGAR UM ÔNIBUS! AVANCE 2 CASAS.
6. AO TÉRMINO DO JOGO, MOSTREM A LISTA DE PALAVRAS QUE ESCREVERAM AOS OUTROS GRUPOS E COMPAREM COM AS LISTAS DELES.
166
PRODUÇÃO ORAL
SPOT DE RÁDIO
VOCÊS VÃO CRIAR E GRAVAR SPOTS DE RÁDIO SOBRE A PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES. OS SPOTS FARÃO PARTE DE UMA CAMPANHA SOBRE ESSE TEMA QUE SERÁ DIVULGADA PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
O SPOT DE RÁDIO É UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO GRAVADO EM ÁUDIO PARA SER DIVULGADO EM RÁDIO.
PLANEJAMENTO
1 OUÇAM OS SPOTS DE RÁDIO QUE O PROFESSOR VAI MOSTRAR A VOCÊS.
-
AO OUVIR OS SPOTS, FIQUEM ATENTOS AO SEGUINTE:
- O SPOT DE RÁDIO É CURTO OU LONGO?
- QUANTAS VOZES FALAM NA GRAVAÇÃO: APENAS UMA OU VÁRIAS
- HÁ UMA TRILHA SONORA NO SPOT DE RÁDIO?
- QUE PRODUTO OU IDEIA ESTÁ SENDO ANUNCIADO?
- HÁ UMA FRASE QUE RESUME O PRODUTO OU IDEIA QUE ESTÁ SENDO ANUNCIADO (SLOGAN)? QUAL É?
2 EM GRUPOS, PRODUZAM UM SPOT DE RÁDIO.
- O OBJETIVO É INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES DO BAIRRO EM QUE VOCÊS MORAM OU ESTUDAM.
- SE DESEJAREM, VOCÊS PODEM APROVEITAR A MESMA IDEIA DO CARTAZ DE PROPAGANDA QUE FIZERAM NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ESCRITA".
- PLANEJEM O QUE VÃO DIZER. LEMBREM-SE DE QUE O SPOT DE RÁDIO É UM TEXTO CURTO. A DURAÇÃO DEVE SER DE, NO MÁXIMO, 1 MINUTO.
167
- ELABOREM UM SLOGAN PARA SER USADO NO SPOT DE RÁDIO DE VOCÊS. PODE SER UMA FRASE QUE ESTEJA EM DESTAQUE NO CARTAZ DE PROPAGANDA OU OUTRA QUE VOCÊS CRIAREM. A FRASE DEVE SER CURTA.
- DECIDAM QUAIS INTEGRANTES DO GRUPO VÃO PARTICIPAR DA GRAVAÇÃO.
- DECIDAM SE VOCÊS VÃO UTILIZAR ALGUM TIPO DE TRILHA SONORA.
3 ENSAIEM BASTANTE.
- OS ENSAIOS DEVEM SER ANTES DO DIA QUE VOCÊS COMBINARAM COM O PROFESSOR PARA A GRAVAÇÃO DO SPOT DE RÁDIO.
- VERIFIQUEM A DURAÇÃO. SE O SPOT ESTIVER ULTRAPASSANDO 1 MINUTO, ESCOLHAM UM TRECHO PARA SER CORTADO.
GRAVAÇÃO
4 GRAVEM O SPOT DE RÁDIO.
- NO DIA COMBINADO, UTILIZEM UM GRAVADOR OU UM APLICATIVO DE GRAVAÇÃO DE VOZ.
- LEVEM TODOS OS MATERIAIS DE QUE VÃO PRECISAR.
- FALEM DE FORMA CLARA E COM RITMO E VOLUME ADEQUADOS.
5 DIVULGUEM O SPOT DE RÁDIO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR.
AVALIAÇÃO
6 OUÇA O SPOT DE RÁDIO QUE VOCÊS GRAVARAM E RESPONDA ÀS QUESTÕES DO QUADRO.
AVALIAÇÃO DO SPOT DE RÁDIO | SIM | NÃO |
---|---|---|
O SLOGAN QUE VOCÊS CRIARAM REPRESENTA A IDEIA DE PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES? | ||
VOCÊS FALARAM DE FORMA CLARA E COM RITMO E VOLUME ADEQUADOS NO MOMENTO DA GRAVAÇÃO? |
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ESTUDO DA LÍNGUA
ENCONTROS CONSONANTAIS COM L
QUE CURIOSO!
A MAIOR FLOR DO PLANETA É A FLOR-MONSTRO DA INDONÉSIA. ELA PODE CHEGAR A 11 QUILOS DE PESO E 1 METRO DE COMPRIMENTO, OU SEJA, É PRECISO SER ATLETA PARA COLHÊ-LA! MAS O MAIOR PROBLEMA NEM É O SEU TAMANHO, E SIM O CHEIRO RUIM QUE ELA EXALA. CONCLUSÃO: A MAIOR FLOR DO GLOBO É TAMBÉM A MAIS FEDORENTA!
1 POR QUE VOCÊ ACHA QUE A FLOR-MONSTRO RECEBEU ESSE NOME?
2 ORGANIZE AS SÍLABAS E DESCUBRA NOMES DE FLORES QUE, AO CONTRÁRIO DA FLOR-MONSTRO, TÊM CHEIRO AGRADÁVEL.
- LEIA COM O PROFESSOR OS NOMES FORMADOS PRESTANDO ATENÇÃO AO SOM REPRESENTADO PELA LETRA L.
NA PALAVRA FLOR, PRESENTE NO QUADRO "QUE CURIOSO!", PERCEBEMOS DUAS CONSOANTES JUNTAS EM UMA MESMA SÍLABA. ISSO É UM ENCONTRO CONSONANTAL. EM NOSSA LÍNGUA, A FORMAÇÃO DESSES ENCONTROS COM A LETRA L É MUITO COMUM.
169
3 LIGUE CADA SÍMBOLO À SÍLABA CORRETA.
A) PRONUNCIE CADA UMA DAS PALAVRAS ACIMA COMO SE FOSSE UM ROBÔ.
B) DE FRENTE PARA SEU COLEGA, PRONUNCIEM BEM DEVAGAR O SOM REPRESENTADO POR CADA LETRA DOS QUADRINHOS.
- FIQUE ATENTO AO MOVIMENTO DA BOCA DE SEU COLEGA, ENQUANTO ELE PRONUNCIA CADA SOM. VEJA O EXEMPLO:
4 COMPLETE AS PALAVRAS COM UM DOS ENCONTROS CONSONANTAIS ABAIXO:
PL FL BL CL
USA
AUTA
ANTAÇÃO
BI IOTECA
BICI ETA
170
5 ÀS VEZES OS ENCONTROS CONSONANTAIS ENROSCAM NOSSA LÍNGUA!
A FLORICULTURA FLORAL DA FLORINDA
VENDE FLORES FORMOSAS E LINDAS.
PLANTAS PLANTADAS SÃO
PLANTAÇÕES DE PLANTAS.
A) O PROFESSOR FARÁ A LEITURA DOS TRAVA-LÍNGUAS. ACOMPANHE.
B) PASSE O DEDO EMBAIXO DAS PALAVRAS, SEGUINDO A LEITURA.
C) CIRCULE TODAS AS PALAVRAS COM ENCONTRO CONSONANTAL COM A LETRA L.
D) PINTE TODAS AS SÍLABAS COM ENCONTRO CONSONANTAL COM A LETRA L.
E) AGORA, TREINE A LEITURA DE CADA TRAVA-LÍNGUA. VOCÊ CONSEGUE REPETI-LOS SEM SE CONFUNDIR?
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CONHECER MAIS PALAVRAS
1 COMPLETE AS PALAVRAS A SEGUIR COM AS LETRAS R OU L.
2 COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS PALAVRAS DOS QUADRINHOS.
BRINCADEIRAS
AFRICANAS
ESCRITOS
FOLCLORE
CRENÇAS
O É O CONJUNTO DE SABERES, COSTUMES E DE UM POVO. ESSE CONJUNTO É PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO POR MEIO DE ENSINAMENTOS, DA ESCUTA DE TEXTOS CANTADOS, FALADOS OU E DA PARTICIPAÇÃO EM FESTEJOS, JOGOS E . O FOLCLORE BRASILEIRO É FRUTO DA UNIÃO DE ELEMENTOS DAS CULTURAS INDÍGENAS, E EUROPEIAS.
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PROJETO EM EQUIPE PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES
O QUE FAZER
PARA INFORMAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR AS ÁRVORES PARA O AMBIENTE E PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS, VOCÊS VÃO CRIAR UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA COM OS CARTAZES DE PROPAGANDA E OS SPOTS DE RÁDIO QUE JÁ PRODUZIRAM. VOCÊS FARÃO O LANÇAMENTO DA CAMPANHA E CONVIDARÃO A COMUNIDADE ESCOLAR A PARTICIPAR.
COMO FAZER
1 COLEM OS CARTAZES.
O PROFESSOR OS AJUDARÁ A EXPOR E A DIVULGAR OS CARTAZES DE PROPAGANDA QUE PRODUZIRAM NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ESCRITA".
COM FITA ADESIVA, COLEM OS CARTAZES NOS LOCAIS INDICADOS POR ELE.
COMBINEM COM O PROFESSOR O DIA E O HORÁRIO DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA.
2 PREPAREM-SE PARA A DATA.
VOCÊS VÃO CONTAR AOS CONVIDADOS O QUE APRENDERAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVARAS ÁRVORES ENQUANTO PRODUZIAM OS CARTAZES DE PROPAGANDA E OS SPOTS DE RÁDIO.
CADA GRUPO DEVE MOSTRAR O CARTAZ QUE PRODUZIU E CONTAR UM POUCO SOBRE ELE.
O PROFESSOR VAI APRESENTAR O ÁUDIO DOS SPOTS DE RÁDIO QUE CADA GRUPO PRODUZIU NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ORAL".
TREINEM A INTERAÇÃO COM OS CONVIDADOS. ENTRE OS COLEGAS, FAÇAM DE CONTA QUE ESTÃO NO DIA DA APRESENTAÇÃO. PERGUNTEM AOS CONVIDADOS SE ELES TÊM ALGUMA SUGESTÃO QUE VOCÊS POSSAM NÃO TER APRESENTADO SOBRE COMO PRESERVAR AS ÁRVORES.
AGRADEÇAM A PRESENÇA DE TODOS.
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3 DIVULGUEM A CAMPANHA.
CADA GRUPO FICARÁ RESPONSÁVEL POR GRAVAR UM ÁUDIO OU VÍDEO COM O AVISO SOBRE A CAMPANHA. O PROFESSOR SERÁ RESPONSÁVEL PELA DIVULGAÇÃO.
PREPAREM O AVISO DE VOCÊS. SIGAM AS DICAS A SEGUIR!
VOCÊS TAMBÉM PODEM PASSAR DE SALA EM SALA AVISANDO SOBRE O EVENTO.
AVALIAR O TRABALHO
PREENCHA O QUADRO E CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ GOSTOU DE PARTICIPAR DESSE TRABALHO? | ||
VOCÊ E OS COLEGAS CONSEGUIRAM ORGANIZAR O TRABALHO E DIVIDIR AS TAREFAS? | ||
VOCÊ SENTIU ALGUMA DIFICULDADE? |
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AVALIAÇÃO EM PROCESSO
1 LEIA PARA O PROFESSOR AS QUADRINHAS POPULARES A SEGUIR.
NÃO HÁ TINTA NESTA RUA
NEM PAPEL NESTA CIDADE
NEM CANETA QUE CONSIGA
DESCREVER MINHA SAUDADE
- MINHA LARANJEIRA VERDE, POR QUE ESTÁS TÃO DESFOLHADA?
- FOI O VENTO DESTA NOITE, SERENO DA MADRUGADA.
PLANTEI UM ABACATEIRO
PARA COMER ABACATE
MAS NÃO SEI O QUE PLANTAR
PARA COMER CHOCOLATE.
DA TRADIÇÃO POPULAR.
- RECITE O ALFABETO PARA O PROFESSOR.
2 NAS QUADRINHAS, CIRCULE OS NOMES DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS.
3 RELEIA ESTE VERSO DA PRIMEIRA QUADRINHA.
"NÃO HÁ TINTA NESTA RUA"
- A LETRA H REPRESENTA ALGUM SOM NA PALAVRA HÁ?
SIM
NÃO
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4 PINTE NA PRIMEIRA QUADRINHA UMA PALAVRA COM A LETRA L.
- CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA L REPRESENTA O MESMO SOM QUE NA PALAVRA QUE VOCÊ PINTOU.
ALFACE
LARANJA
SOL
5 O ENCONTRO CONSONANTAL DE DESCREVER APARECE NO NOME DE QUAL OBJETO? CIRCULE-O.
6 O ENCONTRO CONSONANTAL DE MADRUGADA APARECE NO NOME DE QUAL ELEMENTO? CIRCULE-O.
7 CIRCULE NAS QUADRINHAS:
- DE VERMELHO O GRUPO DE LETRAS CH.
- DE AZUL O GRUPO DE LETRAS NH.
- DE VERDE O GRUPO DE LETRAS PL.
8 CIRCULE A PALAVRA QUE NOMEIA CADA IMAGEM.
- PEDRA
- GRAVATA
- FRUTAS
- PRATO
- TRATOS
- LIVRO
- NUBLADO
- FLAUTA
- BICICLETA
- GLOBO
- PLACA
- ATLETA