176
UNIDADE 7 O SER HUMANO NO MUNDO
177
- QUE ELEMENTOS VOCÊ OBSERVA NA IMAGEM?
- O QUE VOCÊ ACHA QUE A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA ESTÁ FAZENDO?
- NA SUA OPINIÃO, AS CRIANÇAS PODEM FAZER ALGO PARA TORNAR O MUNDO UM LUGAR MELHOR? SE VOCÊ ACHA QUE SIM, O QUE ELAS PODEM FAZER?
178
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM EXPERIMENTO.
- VOCÊ É UMA PESSOA CURIOSA?
- QUANDO QUER SABER ALGUMA COISA, O QUE VOCÊ FAZ?
- VOCÊ JÁ FEZ OU GOSTARIA DE FAZER UM EXPERIMENTO?
DURANTE A LEITURA
- LEIA EM VOZ ALTA AS ETAPAS DO EXPERIMENTO A SEGUIR COM O PROFESSOR. DEPOIS, LEIA SILENCIOSAMENTE, SUBLINHANDO AS PALAVRAS CUJO SIGNIFICADO NÃO SOUBER. EM SEGUIDA, PERGUNTE O SIGNIFICADO DELAS AO PROFESSOR.
COMO É QUE A GENTE SABE QUE O AR EXISTE?
1. ARRANJE UMA PANELA CHEIA D'ÁGUA E UMA GARRAFA DE PLÁSTICO VAZIA.
2. COLOQUE A GARRAFA DE PLÁSTICO RETA DENTRO D'ÁGUA, ASSIM:
3. VOCÊ VAI VER QUE A ÁGUA NÃO ENTRA NA GARRAFA DE PLÁSTICO. AGORA INCLINE A GARRAFA, ASSIM:
4. AS BOLHAS COMEÇAM A SAIR E A ÁGUA A ENTRAR. [...]
RUTH ROCHA. ALMANAQUE . 2. ED. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 98. (ADAPTADO).
179
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER ESSE EXPERIMENTO?
2 UM EXPERIMENTO É UM MEIO DE PROVARMOS ALGO.
- FAÇA UM X NO QUE O EXPERIMENTO PRETENDE PROVAR.
NÃO PODEMOS VIVER SEM O AR.
O AR EXISTE.
3 RELEIA O FINAL DO EXPERIMENTO:
"AS BOLHAS COMEÇAM A SAIR
E A ÁGUA A ENTRAR."
- O QUE ISSO PROVA? ESCOLHA AS PALAVRAS CERTAS PARA COMPLETAR A RESPOSTA.
CHEIA
VAZIA
ISSO PROVA QUE, EMBORA A GARRAFA PAREÇA , ELA ESTÁ DE AR.
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI LER O EXPERIMENTO COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA. EM SEGUIDA, CONVIDE-O A REALIZÁ-LO COM VOCÊ. JUNTOS, FORMEM UMA FRASE PARA EXPLICAR O QUE ENTENDERAM SOBRE O EXPERIMENTO E A EXISTÊNCIA DO AR. EM AULA, COMPARTILHE A FRASE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
180
ESTUDO DA LÍNGUA
R - RR
QUE CURIOSO!
A PINTURA É UMA DAS MANEIRAS DE O SER HUMANO FAZER ARTE. COM TINTA E PINCEL, OS PINTORES COMUNICAM IDEIAS, SENTIMENTOS E RETRATAM A VIDA. EM UM DE SEUS QUADROS, HEITOR DOS PRAZERES ILUSTROU UM DOS LUGARES MAIS IMPORTANTES PARA ELE: O MORRO DA MANGUEIRA, QUE FICA NO RIO DE JANEIRO.
1 CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
- NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", UM TIPO DE ARTE É APRESENTADO. QUE ARTE É ESSA?
- VOCÊ CONHECE OUTRO TIPO DE ARTE?
- O QUE VOCÊ ACHOU DA PINTURA DE HEITOR DOS PRAZERES? COMPARTILHE COM OS COLEGAS AS SUAS IMPRESSÕES.
- QUE LUGAR DO RIO DE JANEIRO HEITOR DOS PRAZERES PINTOU?
- SE VOCÊ FOSSE PINTOR, QUE IMAGEM PINTARIA AGORA?
181
2 LEIA O NOME DA PINTURA CITADA NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
MORRO DA MANGUEIR
- PINTE AS LETRAS R E RR NESSAS PALAVRAS.
-
AS LETRAS R E RR ESTÃO NO MEIO DE DUAS:
- VOGAIS.
- CONSOANTES.
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE AS LETRAS R E RR REPRESENTAM NESSAS PALAVRAS. É O MESMO SOM?
3 LEIA ESTAS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
RIO
PINTURA
- CIRCULE A LETRA R QUE ESTÁ NO INÍCIO DE UMA DAS PALAVRAS.
- SUBLINHE A LETRA R QUE ESTÁ NO MEIO DE DUAS VOGAIS.
- A LETRA R REPRESENTA O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS?
- COPIE DO TEXTO TRÊS PALAVRAS COM R ENTRE VOGAIS.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU.
QUANDO A LETRA R ESTÁ ENTRE DUAS VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM MAIS FRACO, COMO EM PINTURA. NO INÍCIO DE PALAVRA, FICA COM SOM FORTE, COMO EM RIO. QUANDO DUAS LETRAS R SE ENCONTRAM, O SOM TAMBÉM É FORTE, COMO EM MORRO.
4 LEIA EM VOZ ALTA ESTAS PALAVRAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
RIO
MORRO
- A LETRA R REPRESENTA O MESMO SOM NESSAS PALAVRAS?
- COMO REPRESENTAR O SOM FORTE DA LETRA R, QUANDO ELA APARECE ENTRE DUAS VOGAIS?
182
5 LEIA ESTAS PALAVRAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
LUGARES
JANEIRO
- PINTE DE VERMELHO AS VOGAIS QUE ESTÃO ANTES E DEPOIS DA LETRA R NESSAS PALAVRAS.
- CIRCULE O OBJETO QUE TEM EM SEU NOME O MESMO SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NAS PALAVRAS ACIMA.
RELÓGIO
COROA
GARRAFA
6 COMPLETE AS PALAVRAS A SEGUIR COM R OU RR.
BA ACA
TESOU A
TO E
A ANHA
ZE O
CA O
7 PODEMOS MUDAR O SENTIDO DE ALGUMAS PALAVRAS QUANDO DOBRAMOS A LETRA R NELAS. VEJA:
CARINHO
CARRINHO
A) LEIA EM VOZ ALTA ESSAS PALAVRAS.
B) CONVERSE COM A TURMA SOBRE O SIGNIFICADO DELAS.
C) COPIE ESSAS PALAVRAS NOS LUGARES CERTOS.
183
PRODUÇÃO ESCRITA
BILHETE
OS BILHETES SÃO UMA FORMA RÁPIDA DE SE COMUNICAR E PODEM SER ÚTEIS PARA EXPRESSAR SENTIMENTOS. PREPARE-SE PARA ESCREVER ALGUNS BILHETES PARA SEUS COLEGAS E PARA O PROFESSOR.
PLANEJAMENTO
1 LEIA O BILHETE QUE JÚLIA ESCREVEU PARA GUILHERME.
GUI,
OBRIGADA POR ME AJUDAR COM A LIÇÃO DE MATEMÁTICA ONTEM.
VOCÊ É UM AMIGO MUITO LEGAL.
SEMPRE QUE PRECISAR, PODE CONTAR COMIGO TAMBÉM.
UM BEIJO!
JÚLIA
- QUE TAL ESCREVER UM BILHETE PARA DIZER A UM COLEGA O QUANTO ELE É ESPECIAL PARA VOCÊ?
ESCRITA
2 DESCUBRA PARA QUEM VOCÊ VAI ESCREVER.
3 PENSE NO QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER A ESSE COLEGA.
- PODE SER UM AGRADECIMENTO POR ALGO.
- PODE SER UMA DECLARAÇÃO DE AMIZADE OU DE ADMIRAÇÃO.
184
4 ESCREVA UM BILHETE BEM GENTIL.
5 FAÇA UM RASCUNHO NO CADERNO.
- ESCREVA UMA SAUDAÇÃO (OI, OLÁ ETC.) SEGUIDA DO NOME DA PESSOA PARA QUEM VOCÊ VAI ENVIAR O BILHETE.
- NA OUTRA LINHA, ESCREVA O QUE VOCÊ PENSOU EM DIZER.
- ESCREVA UMA DESPEDIDA.
- NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR SEU NOME NO FINAL, SENÃO A PESSOA NÃO VAI TER COMO SABER QUEM FOI QUE ESCREVEU PARA ELA.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
6 RELEIA O BILHETE QUE VOCÊ ESCREVEU.
REVISÃO DA ESCRITA | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ ESCREVEU CORRETAMENTE O NOME DO SEU COLEGA? | ||
SEU BILHETE DEMONSTRA GENTILEZA? | ||
SUA MENSAGEM ESTÁ CLARA? | ||
VOCÊ ESCREVEU UMA DESPEDIDA E ASSINOU SEU BILHETE? |
7 MOSTRE O BILHETE AO PROFESSOR.
- PASSE SEU BILHETE A LIMPO, FAZENDO AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS.
SOCIALIZAÇÃO
TROCA DE BILHETES DA TURMA
8 NO DIA COMBINADO COM O PROFESSOR, ENTREGUE O BILHETE AO COLEGA PARA QUEM VOCÊ ESCREVEU.
9 AO RECEBER UM BILHETE, ESCREVA TAMBÉM UMA RESPOSTA.
185
ESTUDO DA LÍNGUA
s - ss
QUE CURIOSO!
CAMPANHAS DE DOAÇÃO SÃO ATITUDES QUE PODEM TORNAR O MUNDO UM LUGAR MELHOR. UM AGASALHO ARRECADADO NO INVERNO PODE ESQUENTAR UMA PESSOA QUE PRECISA. UM TRAVESSEIRO DOADO EM UMA CAMPANHA LEVARÁ CONFORTO PARA O SONO DE ALGUÉM.
1 CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- QUE TIPO DE CAMPANHA É CITADA NO TEXTO?
- QUAL É O OBJETIVO DE CAMPANHAS ASSIM?
- VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA CAMPANHA DE DOAÇÃO? SE SIM, CONTE COMO FOI.
- O QUE MAIS PODEMOS FAZER PARA TRANSFORMAR O MUNDO EM UM LUGAR MELHOR?
2 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS PALAVRAS ABAIXO.
A) OBSERVE A POSIÇÃO DAS LETRAS S E SS NESSAS PALAVRAS. ELAS ESTÃO ENTRE DUAS:
VOGAIS.
CONSOANTES.
B) O SOM REPRESENTADO PELAS LETRAS S E SS NESSAS PALAVRAS É O MESMO?
186
3 PINTE AS IMAGENS CUJO NOME TEM O MESMO SOM REPRESENTADO PELA LETRA S NA PALAVRA SONO.
4 CIRCULE A IMAGEM CUJO NOME TEM UMA LETRA QUE REPRESENTA O MESMO SOM QUE O S REPRESENTA NA PALAVRA AGASALHO.
- QUAL LETRA REPRESENTA O MESMO SOM QUE O S EM AGASALHO?
Ç
Z
B
5 COMPLETE AS FRASES COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- ENTRE VOGAIS, A LETRA S REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA , COMO EM AGASALHO.
- ENTRE VOGAIS, O S REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM SAPATO, SE FOR ESCRITO VEZES.
6 LEIA AS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
SONO
PESSOA
AGASALHO
PRECISA
- COMPLETE A TABELA COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
S COMO EM SAPATO | S COMO EM CASA |
---|---|
187
7 COMPLETE AS PALAVRAS COM S OU SS.
VA O
PÊ EGO
CA A
CAMI ETA
VA OURA
PÁ ARO
8 LEIA AS PALAVRAS ABAIXO.
ASA
ASSA
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O SIGNIFICADO DESSAS PALAVRAS.
- COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM UMA DESSAS PALAVRAS.
ISABELA BOLOS NO FORNO DE SUA CASA.
O PÁSSARO MACHUCOU A .
9 DESCUBRA O SEGREDO E COMPLETE A PALAVRA.
188
JOGO ADIVINHE SE PUDER!
■ MATERIAL
✔ FOLHA DE PAPEL
✔ LÁPIS
■ REGRAS DO JOGO
1. O PROFESSOR ORGANIZARÁ A TURMA EM DOIS GRUPOS.
2. CADA GRUPO RECEBERÁ UMA LISTA DE PALAVRAS.
3. O OBJETIVO DO JOGO É UM GRUPO DESCOBRIR A LISTA DE PALAVRAS DO OUTRO.
4. A PARTIDA COMEÇA COM UM GRUPO APRESENTANDO UMA PALAVRA DE SUA LISTA AO GRUPO ADVERSÁRIO.
5. CADA JOGADOR DEVERÁ SE COMUNICAR USANDO SOMENTE O ALFABETO MANUAL QUE ESTÁ NA PÁGINA 189. POR ISSO, ANTES DA APRESENTAÇÃO, TREINE SUA PALAVRA.
6. O TEMPO DE EXPOSIÇÃO SERÁ DE 1 MINUTO POR PALAVRA.
7. O GRUPO QUE TENTA ADIVINHAR A PALAVRA APRESENTADA DEVE REGISTRÁ-LA POR ESCRITO, EM UMA FOLHA.
8. OS GRUPOS DEVEM SE REVEZAR NA APRESENTAÇÃO. SOMENTE APÓS TODOS TEREM SE APRESENTADO É QUE PODERÃO SER REVELADAS AS PALAVRAS QUE FORAM REGISTRADAS.
9. O PROFESSOR FARÁ A CONTAGEM DOS PONTOS. CADA VEZ QUE UM GRUPO DESCOBRIR A PALAVRA DO OUTRO, GANHA UM PONTO. SE NÃO CONSEGUIR ADIVINHAR, O GRUPO QUE APRESENTOU A PALAVRA GANHA O PONTO.
10. GANHA O JOGO O GRUPO QUE FIZER MAIS PONTOS!
189
COM AS MÃOS TAMBÉM PODEMOS NOS COMUNICAR UNS COM OS OUTROS.
PESSOAS QUE TÊM SURDEZ USAM O ALFABETO MANUAL!
ALFABETO MANUAL
190
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM POEMA VISUAL.
- O QUE MAIS CHAMA A SUA ATENÇÃO NO POEMA VISUAL ABAIXO?
DURANTE A LEITURA
- PARA LER UM POEMA VISUAL, VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ELEMENTOS VERBAIS E VISUAIS. ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DESSE POEMA, OBSERVANDO O FORMATO DELE.
SÉRGIO CAPPARELLI E ANA CLÁUDIA GRUSZYNSKI. CHÁ. CIBER & POEMAS. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/8kkhsR. ACESSO EM: 9 JUL. 2021.
191
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 O POEMA VISUAL QUE VOCÊ LEU CHAMA-SE CHÁ. POR QUE ELE TEM ESSE NOME?
2 NESSE POEMA VISUAL HÁ UMA COMPOSIÇÃO DE IMAGENS E PALAVRAS. QUAL IMAGEM CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?
3 RELEIA O TRECHO A SEGUIR.
"A XÍCARA
SOBRE A
MESA
REVELA A
INFUSÃO
CONTIDA"
A) ASSINALE A ILUSTRAÇÃO QUE REPRESENTA ONDE ESSE TEXTO FOI ESCRITO.
B) CIRCULE A PARTE DO POEMA VISUAL QUE REPRESENTA A MESA.
C) O QUE É UMA INFUSÃO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
UM LÍQUIDO BEM COLORIDO E COM GELO.
UMA SUBSTÂNCIA MERGULHADA EM ÁGUA FERVENTE.
D) COMO A XÍCARA REVELA O QUE HÁ DENTRO DELA?
192
4 RELEIA O OUTRO TEXTO ESCRITO NO POEMA VISUAL.
"DEIXE A INFUSÃO
O TEMPO NECESSÁRIO
ATÉ QUE OS NOSSOS AROMAS
E OS NOSSOS SABORES
SE MISTUREM"
A) DE ONDE ESSE TEXTO SAI?
B) COM O QUE ELE SE PARECE? MARQUE UM X.
COM UM FURACÃO.
COM O VAPOR.
COM A CHUVA.
C) A LINGUAGEM DO POEMA VISUAL SE APROXIMA DE QUAIS TIPOS DE TEXTO?
RECEITA
EXPERIMENTO
FÁBULA
- CIRCULE A PALAVRA QUE CAUSA ESSA APROXIMAÇÃO.
D) OBSERVE AS PALAVRAS EM DESTAQUE NO TRECHO. DE QUEM SÃO OS AROMAS E OS SABORES QUE VÃO SE MISTURAR?
NOS POEMAS VISUAIS, IMAGENS E PALAVRAS SE MISTURAM, GERANDO NOVOS SENTIDOS.
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI MOSTRAR ESSE POEMA VISUAL A UM ADULTO COM QUEM MORA. PERGUNTE A ELE O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO.
EM SEGUIDA, LEIAM O TEXTO JUNTOS. DEPOIS, EXPLIQUE A ELE QUE ESSE É UM POEMA VISUAL, POR ISSO É COMPOSTO DE IMAGENS E PALAVRAS PARA GERAR SENTIDO.
193
ESTUDO DA LÍNGUA
OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO X
QUE CURIOSO!
INFELIZMENTE, GRANDE PARTE DO LIXO VAI PARAR NO MEIO AMBIENTE. JOGADOS NA NATUREZA, RESÍDUOS TÓXICOS, COMO PILHAS E LÂMPADAS, POLUEM E CAUSAM DOENÇAS. SE SEPARARMOS O LIXO DE FORMA INTELIGENTE, GRANDE PARTE SERÁ RECICLADA. POR EXEMPLO, MUITAS EMBALAGENS PODEM SER REUTILIZADAS. EXPERIMENTE FAZER ISSO!
1 CONVERSE COM A TURMA E O PROFESSOR.
- POR QUE É IMPORTANTE DESCARTAR O LIXO DE FORMA CORRETA?
- POR QUE OS LIXOS TÓXICOS SÃO PERIGOSOS?
- QUE EXEMPLOS DE LIXO TÓXICO SÃO DADOS NO TEXTO?
- NA SUA OPINIÃO, O QUE PODEMOS FAZER PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO?
2 COM O PROFESSOR, LEIA ESTAS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
LIXO
EXPERIMENTE
- A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM NESSAS PALAVRAS?
3 OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DAS PALAVRAS ABAIXO.
OXIGÊNIO
EXIBIR
TEXTO
- EM QUAL DESSAS PALAVRAS A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE NA PALAVRA EXPERIMENTE. CIRCULE-A.
194
4 CIRCULE AS PALAVRAS ESCRITAS COM A LETRA X NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
A) EM QUAL DAS PALAVRAS CIRCULADAS A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA Z EM ZERO?
B) CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA Z EM ZERO.
EXAGERO
EXISTIR
MÁXIMO
5 COM A AJUDA DO PROFESSOR, FALE EM VOZ ALTA CADA SÍLABA DA PALAVRA TÓXICO.
TÓ XI CO
- QUANTOS SONS VOCÊ OUVE NA SEGUNDA SÍLABA?
- QUANTAS LETRAS ESSA SÍLABA TEM?
- QUE LETRA REPRESENTA OS SONS INICIAIS DESSA SÍLABA?
6 OUÇA A LEITURA DAS PALAVRAS ABAIXO.
TÁXI
BRUXA
AXILA
EXAME
- CIRCULE AQUELAS EM QUE A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM TÓXICO.
7 PINTE OS QUADROS EM QUE A LETRA X REPRESENTA OS MESMOS SONS NAS DUAS PALAVRAS.
EXPERIMENTE EXPLORAR
EXCELENTE XÍCARA
TÁXI EXPLICAR
PRÓXIMO AUXILIAR
195
PRODUÇÃO ORAL
RECONTO ORAL
VOCÊ CONHECE A FÁBULA SOBRE OS DOIS VIAJANTES E O URSO? ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ.
DEPOIS, VOCÊ VAI RECONTAR ORALMENTE A FÁBULA A UM COLEGA.
OS VIAJANTES E O URSO
DOIS HOMENS VIAJAVAM JUNTOS QUANDO, DE REPENTE, SURGIU UM URSO DE DENTRO DA FLORESTA E PAROU DIANTE DELES, URRANDO. UM DOS HOMENS TRATOU DE SUBIR NA ÁRVORE MAIS PRÓXIMA E AGARRAR-SE AOS RAMOS. O OUTRO, VENDO QUE NÃO TINHA TEMPO PARA ESCONDER-SE, DEITOU-SE NO CHÃO, ESTICADO, FINGINDO DE MORTO, PORQUE OUVIRA DIZER QUE OS URSOS NÃO TOCAM EM HOMENS MORTOS.
O URSO APROXIMOU-SE, CHEIROU O HOMEM DEITADO, E VOLTOU DE NOVO PARA A FLORESTA.
QUANDO A FERA DESAPARECEU, O HOMEM DA ÁRVORE DESCEU APRESSADAMENTE E DISSE AO COMPANHEIRO:
- VI O URSO DIZER ALGUMA COISA NO TEU OUVIDO. QUE FOI QUE ELE DISSE?
- DISSE QUE EU NUNCA VIAJASSE COM UM MEDROSO.
NA HORA DO PERIGO É QUE SE CONHECE OS AMIGOS.
GUILHERME FIGUEIREDO. EM: CONTOS TRADICIONAIS, FÁBULAS, LENDAS E MITOS. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2000. P. 98
196
PLANEJAMENTO
1 RELEIA A FÁBULA COM ATENÇÃO.
- É IMPORTANTE QUE VOCÊ SE LEMBRE DE TODA A HISTÓRIA PARA PODER RECONTÁ-LA.
2 ENSAIE O RECONTO.
- FAÇA UMA VOZ DIFERENTE PARA CADA PERSONAGEM.
- USE GESTOS PARA AJUDAR NO ENTENDIMENTO DA HISTÓRIA.
- NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER A MORAL (ENSINAMENTO) NO FINAL DA FÁBULA.
APRESENTAÇÃO
3 REÚNA-SE COM UM COLEGA.
4 CONTE A ELE A FÁBULA.
5 OUÇA COM ATENÇÃO A APRESENTAÇÃO DELE.
AVALIAÇÃO
6 AVALIE A SUA APRESENTAÇÃO.
A) RESPONDA ÀS QUESTÕES DO QUADRO.
AVALIAÇÃO DO RECONTO | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ SE LEMBROU DE TODOS OS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DA FÁBULA? | ||
PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO AO QUE O COLEGA ESTAVA CONTANDO? | ||
VOCÊ E SEU COLEGA DERAM DESTAQUE AOS MESMOS ACONTECIMENTOS? |
B) CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SUAS RESPOSTAS.
197
ESTUDO DA LÍNGUA
S - Z
QUE CURIOSO!
EM CASA, NA ESCOLA E EM OUTROS LUGARES, FAZEMOS COMBINADOS. SE TODO MUNDO RESPEITAR O ACORDO, A CONVIVÊNCIA FICA MELHOR. UM JEITO DE OS ESTUDANTES SABEREM DE UM COMBINADO NA ESCOLA É ESCREVÊ-LO EM UM CARTAZ.
1 CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- NA SUA ESCOLA OU NA SUA SALA DE AULA, HÁ ALGUM CARTAZ?
- QUAL É A INFORMAÇÃO QUE ELE TRAZ?
- SE VOCÊ FOSSE CRIAR UM CARTAZ COM O TEMA "REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA", COMO ELE SERIA?
2 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
ESCOLA
CARTAZ
A) QUANTAS SÍLABAS TEM CADA PALAVRA?
B) QUAL DESSAS PALAVRAS TEM MAIS SÍLABAS?
ESCOLA
CARTAZ
C) AS LETRAS DESTACADAS NESSAS PALAVRAS SÃO IGUAIS?
D) ELAS REPRESENTAM O MESMO SOM?
198
3 O PROFESSOR VAI LER AS PALAVRAS A SEGUIR. OBSERVE O SOM REPRESENTADO PELA LETRA S NELAS.
RESPEITAR
EXISTIR
ESCRITOS
DESENHO
- EM QUAL DESSAS PALAVRAS A LETRA S REPRESENTA UM SOM DIFERENTE DAS DEMAIS? CIRCULE-A.
4 AGORA, LEIA AS PALAVRAS ABAIXO.
- CIRCULE A PALAVRA EM QUE A LETRA DESTACADA REPRESENTA UM SOM DIFERENTE DAS DEMAIS.
5 LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS ABAIXO.
A) PASSE UM TRAÇO EMBAIXO DA PALAVRA EM QUE A LETRA Z REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM CARTAZ.
B) NESSA PALAVRA, A LETRA Z ESTÁ ANTES OU DEPOIS DE UMA VOGAL?
C) NAS OUTRAS PALAVRAS, A LETRA Z ESTÁ ANTES OU DEPOIS DE UMA VOGAL?
6 COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM S OU Z.
CHAFARI
RAI
E PELHO
E QUELETO
199
CONHECER MAIS PALAVRAS
1 OBSERVE A IMAGEM AO LADO.
A) VOCÊ JÁ VIU UMA CAIXA PARECIDA COM ESTA NA FRENTE DE ALGUMA CASA? SABE PARA QUE ELA SERVE?
B) NAS IMAGENS A SEGUIR VOCÊ VERÁ DIFERENTES TIPOS DE CAIXA. CIRCULE AQUELAS QUE TÊM A MESMA FUNÇÃO DA CAIXA ANTERIOR.
- COPIE AS PALAVRAS DAS IMAGENS QUE VOCÊ CIRCULOU.
2 QUAL É O PROFISSIONAL QUE ENTREGA A CORRESPONDÊNCIA EM NOSSAS CASAS?
- QUAL DESTAS CORRESPONDÊNCIAS ELE NÃO ENTREGARIA NA SUA CASA?