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UNIDADE 8 Magia no ar
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- O que significa algo ser mágico?
- Observe a imagem. Ela poderia ser o cenário de uma história mágica? Por quê?
- Quais histórias cheias de magia você conhece? Conte para a turma.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um conto.
- Leia o título. Você sabe o que é uma poção mágica?
- Que ingredientes costumam ser usados em poções mágicas?
- Se você fosse fazer uma poção mágica, para que ela serviria?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que o professor fará do conto. Depois, as meninas lerão as falas de Marta e os meninos, a fala de Pedro. O professor será o narrador.
A poção mágica
Marta e Pedro estão brincando de preparar poções mágicas com a ajuda de um velho livro.
- Aqui diz que precisamos colocar tinta de lula - diz Marta, apontando um parágrafo do livro.
- E casca de ovo amassada... - acrescenta Pedro.
- Vamos colocar tinta nanquim, que é mais fácil - sugere Marta.
- Está bem! - diz Pedro. - Agora vamos repassar os ingredientes. Um copo de água da chuva... Vários pelos de cão raivoso...
- Foi difícil deixar meu cachorro com raiva! - diz Marta, rindo.
- Cinco lágrimas de tristeza... - continua Pedro, lembrando de quando tiraram o brinquedo de seu irmãozinho para que chorasse.
- Sementes de oliveira centenária... - diz Marta, olhando as azeitonas que flutuam no caldeirão.
Juan José Gutiérrez Familiar (org.). Contos de 1 minuto. Tradução de Maria Luisa de Abreu Lima Paz. São Paulo: Girassol, 2012. p. 16-17.
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- Areia do deserto... - continua Pedro, lembrando de como ficou o forno quando colocaram o vaso cheio de terra.
- E por último... Unhas de tigre! - diz Marta, imaginando a mãe procurando suas unhas postiças por toda a casa.
- Na verdade, mais da metade dos ingredientes foram trocados
- diz Pedro.
- Não importa. O que está feito, está feito... - responde Marta. - E agora, quem vai experimentar primeiro?
Os dois ficam olhando a poção por um instante, enquanto cheiram a mistura. Pedro se levanta, pega o caldeirão e diz, baixinho:
- Vamos jogar tudo fora e brincar de outra coisa?
- Vamos! Vou buscar meu jogo! - responde Marta, correndo para o seu quarto.
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Para estudar o texto
1 Quem são as personagens do conto que você leu?
a) Do que as personagens desse conto estão brincando?
b) O que está auxiliando as crianças na brincadeira?
c) Onde se passa essa história?
d) Em quanto tempo se passa a brincadeira?
Em um período do dia.
Em muitos dias.
Os contos são histórias curtas com poucas personagens. Os acontecimentos costumam se passar em um espaço de tempo breve e em poucos lugares.
2 Leia em voz alta a lista de ingredientes da poção mágica.
- Tinta de lula
- Casca de ovo amassada
- Um copo de água da chuva
- Vários pelos de cão raivoso
- Cinco lágrimas de tristeza
- Sementes de oliveira centenária
- Areia do deserto
- Unhas de tigre
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a) Será que é fácil conseguir tinta de lula? Por quê?
b) O que é uma oliveira centenária? Assinale a resposta.
Uma mulher de cem anos com sobrenome Oliveira.
Uma árvore que dá azeitona e que já é muito antiga.
3 As crianças substituíram alguns ingredientes. Ligue as ilustrações aos ingredientes substituídos.
4 O que foi necessário fazer para conseguir:
a) vários pelos de cão raivoso?
b) cinco lágrimas de tristeza?
- Essas atitudes são positivas ou negativas? Explique.
5 Recontem a história que vocês leram. O professor vai ser o responsável por escrever o que vocês contarem.
Para ler em casa
Você vai convidar dois adultos de sua convivência para lerem o conto A poção mágica com você, assim como foi feito em sala de aula. Diga que dois de vocês vão ler a fala de uma personagem e outro será o narrador. No final, pergunte o que acharam da história.
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Estudo da língua
QUA, QUO e GUA, GUO
Que curioso!
Até uns quinhentos anos atrás, era ambíguo diferenciar o que era ciência e o que era magia.
Os alquimistas faziam experimentos com água, fogo, terra e qualquer outro material tentando transformá-los em ouro.
Com o passar do tempo, a alquimia se adequou aos métodos científicos e virou o que conhecemos hoje como Química, que é a ciência que estuda as substâncias e suas transformações.
1 Converse com os colegas.
- Você já fez algum experimento científico? Qual?
- Que materiais você usou e o que aconteceu no seu experimento?
- O que o alquimista da imagem do quadro "Que curioso!" está utilizando para fazer o experimento?
2 Fale a palavra água bem devagar.
- Quantos sons você pronunciou?
- Quantas sílabas têm essa palavra?
- Nessa palavra, você fala o som da letra u?
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3 Leia as palavras que foram destacadas no quadro "Que curioso!".
ambíguo →
água →
qualquer →
adequou →
-
Duas dessas palavras são menos utilizadas: ambíguo e adequou.
- Conversem sobre elas e tentem descobrir o significado.
- Escolha uma dessas duas palavras e forme uma frase.
- Separe as sílabas das palavras nos quadrinhos na frente de cada uma delas.
- Copie as palavras em que o som representado pela letra u é pronunciado. Circule as sílabas com esse som.
- Copie a palavra em que o som representado pela letra u não é pronunciado. Circule a sílaba com esse som.
Na Unidade 4, aprendemos que as sequências de letras qu e gu se comportam de forma diferente quando seguidas pelas vogais e ou i. Em que, qui, gue e gui, geralmente não pronunciamos o u. Mas quando qu e gu são seguidas por a ou o, o som representado pelo u é pronunciado.
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4 Complete as palavras com qua, quo, gua ou guo nos diálogos abaixo.
5 Passe o lápis nos pontilhados das sílabas.
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Produção escrita
Fotolegenda
As fotolegendas são textos que acompanham fotografias descrevendo-as ou explicando-as. Há fotolegendas de momentos tão belos que parecem mágicos! Nesta seção, você e seus colegas vão montar um painel de fotolegendas.
Planejamento
1 Observe a fotolegenda.
- Circule a data da fotografia.
- Sublinhe o nome do local fotografado.
- Pinte o acontecimento noticiado.
2 Pesquise uma foto de um momento especial.
- Pode ser uma foto sua ou uma foto que você encontre em uma revista, por exemplo.
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3 Escreva uma fotolegenda para a imagem.
- Insira as informações sobre a foto, como: nome das pessoas, local, data e por que o momento fotografado é especial.
- O texto da fotolegenda deve ser curto.
Avaliação e reescrita
4 Mostre a imagem que você escolheu e leia o texto que escreveu a um colega.
- Ouça com atenção a avaliação que o colega fez de sua fotolegenda.
5 Você também observará a imagem escolhida por seu colega e ouvirá a leitura que ele fará do texto.
- Com respeito, conte a ele sua avaliação.
6 Revise seu texto.
Revisão da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
Você escreveu as informações sobre a imagem? | ||
Você fez correções considerando o que seu colega disse? |
7 O professor também vai ler sua fotolegenda e propor mudanças, se necessário.
- Faça as alterações que considerar necessárias.
8 Coloque seu nome na fololegenda.
Socialização
Painel de fotolegendas
9 Você e seus colegas vão ajudar o professor a montar um painel com as fotolegendas criadas por todos os estudantes da turma. Depois, escolham um lugar de destaque onde ele ficará exposto, de modo que outros estudantes e funcionários da escola possam observá-lo também.
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Estudo da língua
Letras K, W e Y
Que curioso!
No Brasil há mais de oitocentos mil indígenas, pertencentes a cerca de trezentos povos diferentes. Três dos maiores grupos são os Kaingang, os Wapichana e os Yanomami. Embora cada grupo tenha sua cultura própria, todos se conectam à natureza para cuidar da saúde e da espiritualidade.
1 Converse com os colegas.
- Quais sentimentos a fotografia do quadro "Que curioso!" despertam em você?
- O que você sabe sobre os indígenas brasileiros e sua relação com a natureza?
- Você gosta de estar junto à natureza? Por quê?
- Para você, a natureza pode ser mágica?
2 Com a ajuda do professor, leia as palavras retiradas do quadro "Que curioso!".
Kaingang
Wapichana
Yanomami
- Pinte as letras k, w e y nas palavras acima.
- Escreva nos quadrinhos as letras que vêm antes e depois de k, w e y no alfabeto.
k
w
y
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3 Circule a combinação de letras que apresenta o mesmo som dos nomes dos três povos indígenas.
- Kaingang: Raingang Laingang Caingang
- Wapichana: Uapichana Iapichana Bapichana
- Yanomami: Uanomami Eanomami Ianomami
4 Passe o dedo por cima dos pontilhados abaixo. Depois, cubra-os a lápis.
- Qual é a pronúncia do nome dessa letra?
- Leia em voz alta as palavras abaixo prestando atenção no som representado por essa letra.
karaokê
ketchup
kimono
kiwi
- Pinte a letra k em cada palavra.
5 Circule as palavras do quadro que iniciam com o mesmo som representado pelo k.
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6 Cubra os pontilhados e fale o nome da letra abaixo.
- Você já viu a placa ao lado?
- Na palavra da placa, a letra w representa o mesmo som que qual letra do alfabeto?
- Com a ajuda do professor, leia em voz alta o nome de cada criança.
Wagner
Wanda
- Nesses nomes, a letra w representa o mesmo som que qual letra do alfabeto?
7 Agora, passe o dedo por cima dos pontilhados no quadro ao lado. Depois, cubra-os com lápis.
a) Qual é o nome dessa letra?
b) Na palavra ao lado, a letra y representa o mesmo som da letra .
yakissoba
As letras k, w e y fazem parte do alfabeto da língua portuguesa e são utilizadas em palavras que vêm de outras línguas.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema que recebe o nome de cordel.
- Você sabe por que ele recebe esse nome?
- Você já ouviu algum cordel antes? Conte para os colegas e o professor.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que o professor vai fazer do cordel. Preste atenção à entonação, ao ritmo e às rimas. Depois, a turma vai fazer uma leitura em voz alta com a mesma entonação e ritmo que o professor apresentou.
Cordel da bruxa
O cordel sempre rimado
Uma brincadeira puxa:
Vou fazer o meu feitiço,
Vou vestir minha capucha.
Neste arsenal de rimas
Eu desenho todos climas
Para lhes falar da bruxa.
Seja magra ou gorducha,
Seja baixa ou seja alta,
Parece uma mulher velha,
Corcovada que assalta
O leito da mãe que dorme,
Rouba o filho sem informe
E pela janela salta.
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Quando a mamãe sente a falta,
Da criança bem gorducha,
A velha dá uma risada
Estridente que repuxa
Sua cara ameaçadora,
Sai voando na vassoura
Com o seu chapéu, a bruxa.
Seja grande ou pequerrucha,
Deixa o feliz infeliz,
Deixa a criança com medo
De tudo o que ela diz,
Mas para não terem medo,
Eu lhes conto um segredo:
Beijem a pinta do nariz.
Presente em todo país,
Do Norte à terra gaúcha,
Feitiços no caldeirão
São como sua garrucha;
Lagartos, cobras e sapos,
Morcegos e muitos trapos,
Quem que tem medo da Bruxa?
César Obeid. Disponível em: https://oeds.link/IJbyua. Acesso em: 14 ago. 2021.
Para estudar o texto
1 Você gostou do Cordel da bruxa? Por quê?
2 Quantas estrofes tem o cordel que você leu?
3 Quantos versos há em cada estrofe?
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4 Numere as figuras conforme a ordem das ações da bruxa no texto.
A bruxa ri. A bruxa rouba.
A bruxa voa. A bruxa salta.
- Quais estrofes você releu para numerar as figuras?
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
4 e 5.
Os cordéis são narrativas em forma de versos que são declamados, ou seja, falados em voz alta.
5 Qual é o segredo para não ter medo da bruxa?
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6 No cordel, como a bruxa é descrita? Pinte a ilustração.
- Que versos você releu para saber a resposta? Sublinhe-os no texto.
7 Releia estes versos:
"Presente em todo país
Do Norte à terra gaúcha,
Feitiços no caldeirão
[...]
Lagartos, cobras e sapos,
Morcegos e muitos trapos,"
a) A que país o primeiro verso se refere?
b) O que esses versos e o conto A poção mágica têm em comum?
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8 Circule a palavra bruxa no título do cordel.
a) Complete a seguir as palavras que rimam com bruxa no cordel.
u x a
u c h a
u x a
u c h a
ú c h a
c h a
b) Assinale as alternativas corretas.
As palavras que rimam com bruxa terminam com o mesmo som que ela.
Os sons que rimam com bruxa são todos representados pelas mesmas letras.
Alguns sons que rimam com bruxa são representados por letras diferentes das letras da palavra bruxa.
Para ler em casa
Mostre o Cordel da bruxa às pessoas que moram com você e peça que o leiam em voz alta. Fique atento ao ritmo e à entonação, destacando bem as rimas.
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Estudo da língua
Acento agudo e circunfexo
Que curioso!
Vô Francisco e vó Dita são os avós de Chico Bento. Vô Francisco morreu quando o neto era bem pequeno. Vó Dita aparece sempre nos gibis. Ela conta muitas histórias do folclore brasileiro para as crianças.
Ao criar a personagem Vó Dita, Mauricio de Sousa homenageou a própria avó, que também se chamava Benedita e adorava contar histórias.
AQUELE VEINHO SÃOZINHO QUl VIVIA MI CONTANDO CAUSOS, IM NOITES DI CHUVA!
ISSO ASSUCEDEU QUANDO EU ERA BEM NOVINHA!
ESSE SACI DANADO TAVA APAVORANDO TODA A VILA FAZIA MAIS Dl MEIS!
1 Você convive com algum idoso ou idosa? O que aprende com eles?
- Fale em voz alta as palavras em destaque no quadro "Que curioso!", prestando atenção na diferença no som delas.
- Quais são as semelhanças e diferenças na escrita dessas palavras?
O sinal ^ chama-se acento circunflexo. A vogal com acento circunflexo tem o som fechado, como em vô.
O sinal ´ chama-se acento agudo. A vogal com acento agudo tem o som aberto, como em vó.
As sílabas que recebem acento agudo ou circunflexo são pronunciadas com mais força.
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2 Coloque o acento agudo ou circunflexo nas palavras abaixo.
Dica: Em português, cada palavra pode ter apenas um acento.
3 Complete as duplas de frases com as opções dadas.
a) bebe - bebê
Vô Francisco conheceu Chico Bento quando o neto era .
Chico Bento leite tirado da vaca.
b) sábia - sabiá
Vó Dita é uma mulher .
Na roça, há muitos pássaros, como o .
c) forro - forró
Nas festas da roça, ouve-se .
O da calça de Chico Bento está rasgado.
d) pais - país
Chico Bento é um típico caipira de nosso .
Os de Chico Bento chamam-se Antônio e Cotinha.
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Produção oral Declamação de cordel
Você leu o Cordel da bruxa. Agora, vai declamar esse cordel, ou seja, vai ler esse cordel em voz alta, de forma expressiva.
Planejamento
1 Releia o Cordel da bruxanas páginas 214 e 215.
- Verifique se você sabe pronunciar todas as palavras. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao professor.
2 Reúna-se com quatro colegas.
- Cada integrante do grupo recitará uma estrofe do cordel.
- Se a sua estrofe for a última, observe que o último verso é uma pergunta. Portanto, use a entonação adequada.
3 Ensaie a leitura da sua estrofe.
- Leia os versos em um ritmo que permita aos ouvintes compreender todas as palavras.
- Fique atento ao volume da sua voz, que deve ser alto o suficiente para que todos ouçam.
4 Se conseguir, decore a estrofe que você vai declamar.
- Se não conseguir decorá-la, leve a sua estrofe em um papel e a leia de forma expressiva.
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Apresentação
5 Declame para o próprio grupo.
- Quem for declamar a primeira estrofe deve dizer o título do cordel antes.
- Depois, cada integrante do grupo declama sua estrofe, um de cada vez.
- Fique atento à declamação dos colegas quando não for a sua vez.
6 Façam a declamação para toda a turma.
- Siga as orientações que foram dadas e faça conforme você ensaiou.
- Preste bastante atenção quando os outros grupos estiverem declamando o cordel.
Avaliação
7 Avalie a sua apresentação.
a) Preencha o quadro.
Avaliação da declamação | Sim | Não |
---|---|---|
Você declamou a estrofe com ritmo e volume adequados a cada situação? | ||
Você ficou atento à apresentação dos colegas de seu grupo e dos demais grupos? | ||
O que você poderia melhorar em uma declamação futura? |
b) Converse com os colegas e o professor sobre as suas respostas.
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Estudo da língua
Pontuação
Que curioso!
A escritora J. K. Rowling é a criadora de Harry Potter, o famoso bruxinho da literatura infantojuvenil. Mas sua trajetória não foi fácil! Ela já tinha tentado publicar o primeiro livro de Harry doze vezes e tinha recebido doze negativas. Mesmo quando encontrou alguém que quis lançar seu livro, Joanne Rowling teve que assinar como J. K. Sabe por quê? Os editores acreditavam que meninos não se interessariam por um livro escrito por uma mulher.
1 Converse com o professor e os colegas.
- O que você sabe sobre Harry Potter e seus amigos bruxos?
- Na sua opinião, a escritora foi perseverante? Por quê?
- Você já foi perseverante para conquistar algo?
- Você acha que meninos teriam problema em ler um livro escrito por uma mulher? Por quê?
2 Enquanto seu professor lê as frases, passe o dedo embaixo de cada palavra.
J. K. Rowling é a criadora de Harry Potter, o famoso bruxinho da literatura infantojuvenil.
Mas sua trajetória não foi fácil!
Sabe por quê?
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3 Ligue o sinal de pontuação ao que ele expressa.
4 Leia em voz alta cada grupo de frases, variando a entonação de acordo com os sinais de pontuação.
a) Harry Potter tem uma cicatriz na testa.
Harry Potter tem uma cicatriz na testa?
Harry Potter tem uma cicatriz na testa!
b) Hermione é a melhor aluna da escola de magia.
Hermione é a melhor aluna da escola de magia?
Hermione é a melhor aluna da escola de magia!
c) Rony tem seis irmãos bruxos.
Rony tem seis irmãos bruxos?
Rony tem seis irmãos bruxos!
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5 Nos balões de fala abaixo, estão faltando os sinais de pontuação.
- Complete com ponto-final ., ponto de exclamação ! e ponto de interrogação ? as cenas de mágica a seguir.
6 As cenas abaixo são de conhecidos contos de fadas.
- Complete com ponto de interrogação ou ponto de exclamação de acordo com o sentido.
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Jogo Nomes mágicos
Betina, Felipe, Janete e Camilo são amigos que vão brincar de ser mágicos. Mas eles não querem usar os próprios nomes. Preferem criar nomes mágicos!
Você e seu grupo vão criar nomes para essa turma a partir das sílabas dos nomes verdadeiros deles.
■ Material
✔ Doze quadradinhos de papel de mesmo tamanho.
✔ Lápis.
✔ Uma folha de papel pautada.
■ Regras do jogo
- Organizem-se em grupos.
- Cada grupo receberá doze quadradinhos de papel.
- Escrevam nos quadradinhos cada uma das sílabas dos nomes em letra maiúscula: BETINA, FELIPE, JANETE e CAMILO.
- O grupo deve criar nomes mágicos misturando a ordem das sílabas. Atenção: cada nome tem que ter três sílabas.
- O grupo deverá escrever uma lista dos novos nomes formados. Não vale repetir nomes!
- O professor marcará o tempo e indicará quando ele acabou.
- Cada grupo deverá ler em voz alta os nomes formados.
- Ganha o jogo o grupo que criar mais nomes mágicos, e conseguir ler cada um deles com rapidez.
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Conhecer mais palavras
1 Observe estas capas de livro.
- Esses são livros que contam uma história ou várias?
O que faz você pensar isso?
2 Dentro destes livros encontramos as páginas ao lado.
a) Como essas páginas auxiliam o leitor?
b) Faça um X na alternativa correta sobre as palavras escritas no alto de cada página.
Índice e sumário são palavras diferentes com significados semelhantes.
Índice e sumário são palavras diferentes com significados diferentes.
3 Com um colega, escreva o sentido contrário das palavras destacadas nos títulos a seguir.
- A bela adormecida:
- O pequeno polegar:
- O bom gigante:
- O rei da mentira:
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Projeto em equipe Dia do cordel
O que fazer
Vocês vão convidar outras pessoas para ouvir a declamação do Cordel da bruxae outros cordéis que vocês vão pesquisar e ensaiar. Para isso, você e seus colegas vão elaborar um convite.
Como fazer
1 Decidir com o professor e os colegas.
- Quando será o dia do cordel?
- Onde o evento acontecerá?
- Quem serão os convidados?
2 Elaborar o convite.
Completem o convite abaixo com as informações combinadas com os colegas e o professor.
CONVITE PARA O DIA DO CORDEL
PARA:
DIA:
HORÁRIO:
LOCAL:
TURMA DO 1o ANO
Releiam com atenção o que escreveram e façam as correções necessárias.
Copie o texto do convite em uma folha avulsa, ilustre-o e entregue-o a um dos convidados.
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3 Preparar-se para a declamação do cordel.
Em grupos, selecionem outro cordel para declamar. Façam a pesquisa na biblioteca da escola, em livros ou na internet.
Ensaiem a leitura do cordel.
Um grupo será escolhido para fazer a declamação do Cordel da bruxa.Os outros declamarão outros cordéis.
Também serão necessários grupos responsáveis por:
- preparar as carteiras e decorar a sala;
- preparar um figurino especial para esse dia;
- receber os visitantes do evento;
- explicar sobre os cordéis que serão declamados;
- ao final, agradecer a presença de todos.
Avaliar o trabalho
Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Depois, preencha o quadro.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Os convites ficaram bonitos e organizados? | ||
Vocês conseguiram entregar os convites a todos? | ||
A declamação dos cordéis aconteceu conforme vocês haviam ensaiado? | ||
Todos os grupos cumpriram suas tarefas no dia do evento? |