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Referências bibliográficas
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BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização.Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/reOHr4. Acesso em: 21 jun. 2021.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem suas bases expostas nesse caderno, que contém uma contextualização da alfabetização no Brasil e no mundo, considerações teóricas e operacionais e a íntegra do Decreto no 9.765, de 11 de abril de 2019.
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/y0nHYa. Acesso em: 21 jun. 2021.
A BNCC estabelece as competências que devem ser garantidas, a cada ano escolar, aos estudantes de todo o Brasil. Os objetivos centrais a serem atingidos são a formação integral humana e a construção de uma sociedade justa, democratica e inclusiva.
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KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender:os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
O objetivo das autoras é apresentar as principais estratégias de leitura requeridas para a compreensão de um texto, que incluem conhecimentos linguísticos, de mundo e interacionais.
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TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma analise a partir da realidade escolar. Estudos e Pesquisas em Psicologia,13(2), 524-544. 2013. Disponível em: https://oeds.link/xkdwgS. Acesso em: 21 jun. 2021.
Nesse texto são explorados os sentimentos dos estudantes frente às atividades propostas e às relações com o professor e a família, dando visibilidade a fatores afetivos que podem afetar negativa ou positivamente as praticas de leitura e escrita.
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ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira.Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
O objetivo maior desse livro é mostrar a importância de oferecer às crianças a oportunidade de tornarem-se leitoras de literatura infantil brasileira, como uma das chaves para compreensão e cultivo da brasilidade.