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AVALIAÇÃO INICIAL
- ESCREVA SEU NOME. RESPOSTA PESSOAL.
- OUÇA A LEITURA DO TEXTO. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO.
TEREZINHA DE JESUS
TEREZINHA DE JESUS
DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO
ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS
TODOS TRÊS CHAPÉU NA MÃO
O PRIMEIRO FOI SEU PAI
O SEGUNDO, SEU IRMÃO
O TERCEIRO FOI AQUELE
QUE A TEREZA DEU A MÃO.
DA TRADIÇAO POPULAR
-
QUEM CAIU NO CHÃO?
X TEREZINHA DE JESUS
OS CAVALHEIROS
SEU PAI
SEU IRMÃO
-
O QUE OS TRÊS CAVALHEIROS SEGURAVAM NA MÃO?
X
-
A QUEM TEREZINHA DEU A MÃO?
AO SEGUNDO CAVALHEIRO
X AO TERCEIRO CAVALHEIRO
A SEU PAI
A SEU IRMÃO
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP18, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
O objetivo da "Avaliação inicial" é auxiliá-lo a identificar as aprendizagens que os estudantes já adquiriram e perceber quais deles têm dificuldades e não apresentam um desempenho escolar em Língua Portuguesa correspondente ao início do 1o ano.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
De acordo com Treiman (2021, p. 249): "crianças que sabem a ortografia do seu próprio nome, como sucede com muitas crianças antes de ingressarem na escola, podem fazer uso desse conhecimento para avançar para ortografias plausíveis de outras palavras". Assim, a escrita do próprio nome é um conhecimento esperado no início do 1o ano e será a base para atividades de alfabetização mais complexas.
- Consulte a obra citada: TREIMAN, Rebecca. Aprender a escrever palavras. In: ALVES, R. A.; LEITE, I. (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 244-255.
Atividade 2
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
A atividade avalia a compreensão em leitura, mas, como os estudantes em geral nessa fase ainda não conseguem decodificar a escrita sozinhos, eles ouvirão a sua leitura do texto e dos itens, escolhendo as alternativas corretas.
O item d, especificamente, explora a consciência fonológica, favorecendo a verificação do conhecimento dos estudantes sobre rimas.
A avaliação inicial se dá como um rastreio universal, isto é, todos os estudantes da turma devem ser avaliados. Explique aos estudantes e suas famílias que o objetivo dessa avaliação diagnóstica é identificar o nível dos estudantes individualmente e da turma como um todo em relação à aquisição das competências necessárias para um bom desempenho escolar. Além disso, criar as circunstâncias para que eles possam contar com uma boa base de conhecimentos, habilidades e atitudes em seu dia a dia, dentro e fora da escola.
Para acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, você pode utilizar como modelo a tabela da página MP033 deste Manual, na qual anote o desempenho deles nesta primeira avaliação. Essa tabela será alimentada ao longo do ano, nas sucessivas avaliações.
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-
QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE RIMAM NO TEXTO?
PRIMEIRO - SEGUNDO - TERCEIRO
PAI - IRMÃO - MÃO
X CHÃO - IRMÃO - MÃO
- FAÇA UM X NA ALTERNATIVA QUE CONTÉM TODAS AS LETRAS QUE FALTAM NO ALFABETO.
B | C | D | E | G | H | J | K | L | M | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
N | O | P | Q | R | T | U | W | X | Y | Z |
X A - F - I - S - V
I - E - H - O - U
A - E - I - O - U
B - L - I - O - U
- QUAL É A FRASE QUE ESTÁ ESCRITA COM O ESPAÇAMENTO CORRETO ENTRE AS PALAVRAS?
ASCRIANÇAS GOSTAM DEBRINCAR.
ASCRIANÇASGOSTAM DE BRINCAR.
X AS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR.
- PREENCHA COM LÁPIS AS LETRAS PONTILHADAS. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE A PALAVRA. CAPRICHE BASTANTE!
Desenho do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, será avaliado o conhecimento alfabético dos estudantes, isto é, se eles conhecem a forma das letras do alfabeto latino e se sabem qual sua ordem. Conhecer as letras do alfabeto é um dos pré-requisitos para fases mais avançadas da leitura e da escrita. Ana Cristina Silva aponta que o conhecimento das letras, junto à consciência fonológica, tem valor preditivo quanto ao sucesso na alfabetização. A autora ressalta que "tendo em conta a estrutura alfabética do código escrito, as crianças devem conseguir segmentar as palavras nos seus elementos f o n êm icos ao nível do oral e relacioná-los na respectiva ordem com as correspondentes letras ou grafemas ao nível da escrita" (SILVA, 2021, p. 221). Para essa complexa tarefa, é importante que saibam com segurança quais são as letras, e quais são o formato, o nome e a posição delas no alfabeto.
- Consulte a obra citada: SILVA, Ana Cristina. Consciência fonológica e conhecimento das letras. In: ALVES, R. A.; LEITE, I. (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 220-244.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Esta atividade avalia se os estudantes conseguem segmentar as frases em palavras. Para isso, leia o enunciado e a frase com as pausas orais normalmente, e os estudantes escolherão qual representação escrita é a mais condizente com a separação adequada das palavras. Como os estudantes ainda não sabem decodificar a escrita, neste processo avaliativo será observado o conhecimento intuitivo e exploratório deles. Avalie se eles percebem o tamanho das palavras orais e sua representação escrita, letras iniciais das palavras e outras pistas linguísticas.
Por meio desta avaliação, você poderá mensurar se o estudante está no nível adequado, no nível intermediário ou em um nível crítico em relação ao desempenho esperado para o início do 1o ano letivo. Esperamos que o instrumento auxilie na detecção precoce de dificuldades e nas ações correspondentes para saná-las.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Nesta atividade será possível diagnosticar o nível de facilidade dos estudantes ao traçar as letras, habilidade que será desenvolvida ao longo do ano.
Quanto ao desenho, é importante que você não leia em voz alta a palavra. Assim poderá verificar como cada estudante se sai nessa tarefa e se alguns já conseguem ler a palavra ou parte dela. Certamente a leitura ainda não é esperada nessa fase da escolaridade, mas sabemos que é possível que alguns estudantes estejam em níveis mais avançados.