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UNIDADE 1 LETRAS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 1
Letras
Objetivos da unidade
- Ler e compreender as características de capa de livro.
- Ler e interpretar tirinha.
- Conhecer o Sistema de Escrita Alfabética.
- Identificar as letras diferenciando-as de desenhos e sinais.
- Organizar as letras em ordem alfabética.
- Perceber que as letras podem se combinar de diferentes maneiras para formar palavras.
- Grafar e identificar o nome de letras de modo lúdico.
- Produzir crachá com o próprio nome.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa às letras a, e, i, o, u e v.
- Identificar letra de imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula.
- Compreender o que são vogais e consoantes.
- Compreender o que são sílabas.
- Produzir texto oral de descrição de personagem.
- Refletir, em equipe, sobre atitudes de boa convivência entre a turma.
- Criar, em equipe, cartaz com regras de boa convivência escolhidas pela turma.
- Desenvolver o vocabulário receptivo e expressivo.
Nesta unidade, os estudantes serão convidados a compartilhar o que sabem sobre as letras e se encantar com a ideia de que com elas pode-se escrever qualquer palavra em língua portuguesa. Eles serão mobilizados a diferenciar letras de outros símbolos e investigarão o funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética. Ao longo da unidade, serão trabalhados diversos gêneros, como capa de livro, tirinha e crachá. Além disso, os estudantes poderão apreciar uma escultura feita com letras e um poema concreto, percebendo que as letras podem ser usadas com finalidades artísticas e poéticas, entre outras. Assim, esta primeira unidade busca conduzir os passos iniciais dos estudantes pelo mundo da leitura e da escrita, despertando neles o interesse por essas práticas.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- QUE LETRAS VOCÊ IDENTIFICA NA IMAGEM?
- VOCÊ SABE UMA PALAVRA QUE COMECE COM ALGUMA DAS LETRAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU?
- ESSAS LETRAS FAZEM PARTE DE UMA GRANDE ESCULTURA DO ARTISTA CATALÃO JAUME PLENSA. VOCÊ JÁ HAVIA IMAGINADO FAZER ARTE USANDO APENAS LETRAS?
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP10, EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Após trabalhar o boxe de questões orais, comente com os estudantes que, em nossa língua, usamos as letras para representar sons da fala e que, por meio delas, podemos criar diversas palavras. Pergunte a eles o que imaginam que podem fazer com as palavras:
- pedir um copo de água?
- inventar uma história?
- mandar um e-mail?
Aceite todas as respostas, pois o objetivo é fazer com que se empolguem com as diversas possibilidades que o aprendizado da língua poderá lhes proporcionar. Estimule-os a usar a imaginação, de modo que se sintam livres para inventar quaisquer situações, mesmo que irreais.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
1. Pergunte aos estudantes: O que vocês mais gostam de ver nos livros: desenhos, fotografias ou letras? Se possível, disponibilize, na sala de aula, alguns livros para eles folhearem. Providencie obras com apenas imagens e outras com quantidades diversas de palavras. Estimule a turma a identificar letras apresentadas nos livros.
2. Proponha aos estudantes a criação de uma obra de arte que tenha apenas letras. Incentive-os a pensar em cada letra do alfabeto como possível fonte de inspiração. Faça questionamentos como: A obra será composta apenas de uma letra do alfabeto ou de várias? As letras poderão se repetir? Qual será a paisagem que as letras irão compor?
Disponibilize um tempo para essa criação ou peça-a aos estudantes como tarefa para casa.
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Antes de iniciar a abertura da unidade, levante os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as letras: quais já conhecem, se as diferenciam de outros elementos, se sabem como elas se organizam. Proponha que brinquem com letras móveis em duplas e peça que apontem as que conhecem e as que não conhecem e as coloquem em ordem alfabética.
Para iniciar o estudo, pergunte aos estudantes o que eles veem na imagem. Espera-se que reconheçam a paisagem de um pôr de sol no horizonte e letras. Peça que apontem e falem em voz alta os nomes das letras que identificam. Se necessário, represente algumas letras na lousa.
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PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI OBSERVAR UMA CAPA DE LIVRO.
-
VOCÊ COSTUMA PRESTAR ATENÇÃO NAS CAPAS DOS LIVROS?
Resposta pessoal.
-
O QUE COSTUMAMOS VER NA CAPA DE UM LIVRO?
Espera-se que os estudantes respondam que veem elementos como letras, imagens (foto, ilustração etc).
DURANTE A LEITURA
- OBSERVE A CAPA E FIQUE ATENTO À LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
- OBSERVE AS INFORMAÇÕES SOBRE A CAPA DO LIVRO.
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 OBSERVE A CAPA DO LIVRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- VOCÊ CONHECE AS LETRAS DO TÍTULO DO LIVRO? Resposta pessoal.
- DIGA O NOME DE CADA LETRA E DA IMAGEM PERTO DELA. A: abacate; B: banana; C: coco.
- POR QUE ESSAS IMAGENS FORAM COLOCADAS PERTO DESSAS LETRAS? Ajude os estudantes a perceber que se trata das letras iniciais do nome das respectivas imagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP10, EF12LP01, EF15LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
- Boxe inicial de "Para ler"
Em "Antes de ler", pergunte aos estudantes se eles costumam observar as capas dos livros que vão ler ou se já partem para a leitura. Pergunte-lhes também como escolhem um livro quando vão à biblioteca: É pelo tema, como, por exemplo, "animais"? Ou escolhem livros que contam histórias? Como descobrem isso - é observando a capa? Questione-os ainda sobre quais elementos uma capa de livro pode trazer; se ela deve estar relacionada ao conteúdo do livro etc.
Em "Durante a leitura", apresente a capa do livro "ABC", leia o nome da autora e da ilustradora, pergunte-lhes se reconhecem as letras do título e incentive-os a levantar hipóteses sobre o que seria o livro.
Essa primeira leitura apresenta aos estudantes o gênero capa de livro, com o qual já podem ter tido contato. Além disso, essa capa específica possibilita levantar seus conhecimentos prévios sobre o alfabeto, além de apresentar algumas palavras.
Para começar, peça-lhes que observem a capa de livro e incentive-os a descrever os elementos que aparecem nela. Depois, realize as questões propostas.
Compartilhe com a turma mais informações a respeito do livro cuja capa foi reproduzida: uma publicação destinada a crianças, em que as personagens, Dona Alfa e Seu Beto, se encontram, conversam e inventam o alfabeto. Assim começa uma brincadeira que estimula a imaginação e apresenta as letras do abecedário.
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF01LP04, EF01LP07.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Aproveite para observar quais estudantes já conhecem as letras presentes na capa do livro. Conduza a atividade de modo que eles digam o nome da letra e logo em seguida o nome da fruta que a acompanha. Escreva os nomes na lousa. Relacione as letras iniciais com as que aparecem na capa do livro.
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2 O QUE SIGNIFICA "ABC"? FAÇA UM X NA RESPOSTA CORRETA.
É O NOME DE UMA PESSOA.
X É O ALFABETO, O MESMO QUE ABECEDÁRIO.
3 LIGUE AS PARTES DA CAPA DO LIVRO AO TIPO DE INFORMAÇÃO QUE ELAS APRESENTAM.
A CAPA DE UM LIVRO APRESENTA DIVERSAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE.
4 O QUE VOCÊ IMAGINA QUE HÁ ESCRITO NESSE LIVRO?
- ELE MOSTRA SÓ DESENHOS DE FRUTAS.
- X ELE TRAZ TEXTOS QUE APRESENTAM CADA LETRA DO ALFABETO.
- ELE TRAZ UMA HISTÓRIA EM QUE AS PERSONAGENS SÃO FRUTAS.
PARA LER EM CASA
LEIA O NOME DAS LETRAS QUE APARECEM NO TÍTULO DO LIVRO PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Ajude os estudantes a perceber que "ABC" representa o mesmo som inicial da palavra abecedário, outra forma de se referir ao alfabeto, que é o conjunto de letras de uma língua.
Atividade 3
Compreensão de textos
Esta atividade visa ajudar os estudantes a reconhecer alguns dos elementos constitutivos da capa de livro.
Auxilie-os a perceber que editora é a empresa que publica o livro e pode ser representada, na capa, por letras, palavras ou um símbolo (logotipo).
Ajude os estudantes a perceber que:
- o título do livro, em geral, é o elemento de maior destaque na capa;
- o nome do autor costuma aparecer em maior destaque que o do ilustrador (quando há);
- quando a obra não foi originalmente publicada em língua portuguesa, pode aparecer na capa também o nome do tradutor.
Atividade 4
Compreensão de textos
Nesta atividade, peça aos estudantes que criem hipóteses sobre o conteúdo do livro pela associação do título com as imagens. Auxilie-os a ler cada alternativa e a refletir sobre elas.
Se possível e se o livro estiver disponível na biblioteca, folheie-o e leia algumas quadrinhas para a turma.
Se não, leve-os a refletir que, como aparece "ABC", que é sinônimo de abecedário, na capa do livro, provavelmente ele procura apresentar o abecedário por meio de um texto.
Para ler em casa
O boxe trabalha a Literacia Familiar. Oriente os estudantes a mostrar às pessoas que moram com eles o que aprenderam e o que já sabem ler. Releia com os estudantes o título do livro e incentive-os a explicar à família a relação das imagens com cada letra.
Consideração sobre dificuldade
Consciência fonológica e fonêmica
Na atividade 1, é preciso considerar a diferença entre o nome das letras e o som que representam. É provável que os estudantes percebam que a letra a inicia a palavra abacate, pois seu nome e o som que representa são os mesmos. No entanto, é importante explorar com eles o som que as letras b e c representam no início das palavras banana e coco, respectivamente. O b chama-se "bê" e seu som é [b]; o c chama-se "cê" e, na palavra coco, seu som é [k].
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ESTUDO DA LÍNGUA
ALFABETO
QUE CURIOSO!
A ESCRITA É UMA DAS INVENÇÕES MAIS GENIAIS DA HISTÓRIA. COM ELA, PODEMOS REGISTRAR O QUE FALAMOS.
PODEMOS ESCREVER COM AS LETRAS QUE COMPÕEM O ALFABETO. NA LÍNGUA PORTUGUESA, USAMOS O ALFABETO LATINO. ELE TEM 26 LETRAS E COM ELAS PODEMOS ESCREVER QUALQUER PALAVRA. NÃO É INCRÍVEL?
1 OBSERVE ESTA SALA DE AULA.
- ESTA SALA DE AULA É PARECIDA COM A SUA? EM QUÊ? Resposta pessoal.
- QUAIS LETRAS PENDURADAS NA SALA VOCÊ CONHECE? Resposta pessoal.
- VOCÊ SABE COMO SE CHAMA ESSE CONJUNTO DE LETRAS PENDURADAS NA SALA DE AULA? CONTE AOS COLEGAS. Alfabeto.
O CONJUNTO DE LETRAS QUE UTILIZAMOS PARA ESCREVER AS PALAVRAS CHAMA-SE ALFABETO.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Alfabeto
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP08, EF01LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Que curioso!
Leia o boxe em voz alta e incentive os estudantes a falar se já sabiam dessas curiosidades. Questione-os sobre se já haviam contado a quantidade de letras que compõem nosso alfabeto e quão incrível é saber que, com apenas 26 letras, é possível escrever qualquer palavra na língua portuguesa.
Enfoque a observação da imagem da sala de aula e faça a primeira pergunta. Espera-se que os estudantes relacionem a sala de aula da imagem com sua sala física. Leve o olhar para o alfabeto e solicite que falem quais letras conhecem. Caso não tenha o alfabeto de parede na classe, escreva-o na lousa. A presença do alfabeto de parede é altamente recomendada para que os estudantes o utilizem como consulta ao ler e escrever e também como forma de familiarizar o olhar para as letras.
Enfatize aos estudantes que esse conjunto de letras chama-se "alfabeto" e recite-as com eles na ordem.
Dois fatores têm sido apontados por estudos científicos recentes como preditores de sucesso na alfabetização: a consciência fonológica (que inclui a consciência fonêmica) e o conhecimento do alfabeto (cf. SILVA, Ana Cristina. Consciência fonológica e conhecimento das letras. In: ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 220-244). Esses fatores serão constantemente trabalhados nas seções "Estudo da língua" deste livro. Nesta primeira seção, o objetivo maior é a apresentação do alfabeto.
Para que uma pessoa aprenda a ler, é necessário que ela queira. Não basta querer, mas querer é fundamental. Uma conversa significativa pode ser sobre o que tem sido chamado, nos estudos de Alfabetização, de "Projeto Pessoal de Leitor" (AGUIAR; MATA, 2021). Pergunte aos estudantes se eles querem aprender a ler. Caso alguém dê a resposta negativa, procure entender o porquê. Acompanhe este caso de perto para desenvolver um sentimento positivo quanto ao aprendizado de leitura e escrita, o que influenciará toda a vida escolar do estudante em questão.
Referência citada:
- AGUIAR, Cecília; MATA, Lourdes. Literacia emergente no jardim de infância. In: ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 142-163.
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2 EM QUAIS DAS IMAGENS HÁ LETRAS? FAÇA UM X NO QUADRINHO.
X
X
X
X
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Durante a observação de cada imagem proposta, converse com a turma sobre quais delas têm a presença de letras. Aproveite para dialogar que é possível se comunicar utilizando outras linguagens, por exemplo, as placas de trânsito, os símbolos na entrada de banheiros ou em bibliotecas, e que, por outro lado, podemos encontrar as letras em diversos lugares, não só nos livros e no ambiente escolar, como mostram as imagens da atividade.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
1. Finalizada a atividade 2, faça com a turma um levantamento de lugares possíveis de encontrar letras (letreiro de ônibus, tabela de preços do mercado com a descrição de produtos, outdoor etc.).
Estimule os estudantes a reconhecer a função social dessas mensagens (para que foram produzidas, onde circulam, quem as produziu e a quem se destinam).
Após esse levantamento mais amplo das letras no mundo, proponha à turma a observação atenta da sala de aula: Onde há letras? Onde há outras formas de comunicação (imagens, símbolos, cores etc.)?
2. Solicite aos estudantes que tragam embalagens vazias para a sala de aula. Você pode dividir a turma em duplas e promover uma apresentação geral. A proposta é que as duplas identifiquem em suas embalagens os diferentes elementos utilizados: letras, imagens, números, outros símbolos etc.
Em seguida, proponha às duplas que apresentem suas descobertas para toda a turma para que juntos possam verificar o que encontraram. Explore com os estudantes a distinção entre letras, números e outros símbolos nas embalagens.
Provavelmente, a resposta da maioria dos estudantes à pergunta "Você quer aprender a ler?" será positiva. É bastante interessante entender por que eles querem aprender a ler.
Pergunte-lhes sobre seus desejos pessoais e opiniões em relação à leitura:
- Que materiais gostariam de saber ler? Placas na rua? Livros?
- Em que situações? Com a família em casa? Na igreja/atividade religiosa? Nas brincadeiras?
- Como acham que saber ler pode enriquecer suas vidas? Conseguirão aprender mais sobre algum assunto específico? Conhecerão mais histórias reais e inventadas? Conseguirão entender melhor o mundo?
Essa é uma excelente oportunidade para conhecer o estágio atual dos "Projetos Pessoais de Leitor" dos estudantes, ressaltando que não há certo ou errado nessa conversa, para que eles fiquem bem à vontade e possam construir projetos pessoais sinceros.
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3 ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO NOME DAS LETRAS DO ALFABETO.
- VAMOS ESCREVER NO AR AS LETRAS DO ALFABETO.
- AGORA, ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DOS SONS QUE AS LETRAS REPRESENTAM.
- CIRCULE AS LETRAS QUE FAZEM PARTE DE SEU NOME. Resposta pessoal.
- FALE EM VOZ ALTA OS SONS QUE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME REPRESENTAM.
- PINTE AS LETRAS OBSERVANDO A ORDEM EM QUE APARECEM.
A ORDEM EM QUE AS LETRAS APARECEM NO ALFABETO É CHAMADA ORDEM ALFABÉTICA.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Aprender a ler em um sistema alfabético significa entender que as letras organizadas no espaço representam os sons da fala ordenados no tempo. Para conseguirem decodificar (ler) e codificar (escrever), os estudantes terão de compreender a relação grafema-fonema. Conhecer o alfabeto com segurança é um passo importante nesse processo.
Segundo Artur Gomes de Morais, estas são as propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) que um estudante precisa saber para tornar-se alfabetizado:
- Escreve-se com letras que não podem ser inventadas, que têm um repertório fnito e que são diferentes de números e de outros símbolos.
- As letras têm formatos fxos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, ).
- A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada.
- Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo que distintas palavras compartilham as mesmas letras.
- Nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.
- As letras notam ou substituem a pauta sonora das palavras que pronunciamos e nunca levam em conta as características físicas ou funcionais dos referentes que substituem.
- As letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais que pronunciamos.
- As letras têm valores sonoros fxos, apesar de muitas terem mais de um valor sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra.
[...]
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. Ano 1, Unidade 3. Brasília: MEC/SEB, 2012. (Fragmento).
Atividade 3
Conhecimento alfabético Consciência fonológica e fonêmica
Oriente os estudantes a acompanhar a leitura da sequência alfabética, apontando as letras com o dedo. Tenha em mente a diferenciação entre letras e fonemas. A letra é a representação gráfica do fonema, e este é um conceito mental que os falantes de cada língua têm para as unidades mínimas sonoras do sistema fonológico dessa língua.
É importante lembrar que fonemas não são sons concretos. Embora isso não vá ser ensinado para os estudantes, é necessário que você tenha claro esses conceitos para que possa compreender as dificuldades deles em isolar e manipular um fonema (ou seja, para desenvolver a consciência fonêmica, que faz parte da consciência fonológica).
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4 OBSERVE NOVAMENTE A CAPA DO LIVRO QUE VOCÊ ESTUDOU.
-
O TÍTULO DESSE LIVRO SÃO TRÊS LETRAS. ESCREVA ESSAS LETRAS NA LINHA ABAIXO.
A B C
-
ENCONTRE ESSAS LETRAS NO ALFABETO DA ATIVIDADE 3.
- AS LETRAS ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO TÍTULO DO LIVRO? Sim.
-
DE ACORDO COM A ORDEM ALFABÉTICA, QUE LETRA VEM DEPOIS DA LETRA C? ESCREVA A RESPOSTA NO QUADRINHO.
A B C D -
COM UM COLEGA, RECITE O ALFABETO. DEPOIS, COMPLETEM O QUADRO COM AS LETRAS QUE FALTAM.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DAS LETRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NO QUADRO.
- AGORA, FALE EM VOZ ALTA OS SONS QUE ESSAS LETRAS REPRESENTAM.
-
PROLONGUE O SOM REPRESENTADO PELAS LETRAS A, X, Z.
- QUAL DELAS REPRESENTA O SOM QUE SE PARECE COM O DE UMA ABELHA ZUMBINDO? Z
- PROLONGUE O SOM REPRESENTADO PELA PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME. COM O QUE ESSE SOM SE PARECE? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Silva (op. cit.) explica que isolar fonemas é uma habilidade que a criança consegue desenvolver quando começa a ter contato com as letras e a compreender o sistema alfabético. Isso se dá porque é necessária uma capacidade de abstração para perceber que, algumas vezes, sons concretos diferentes podem ser realizações de um mesmo fonema, como nos mostra o exemplo as casas / as gatas.
Em geral, a pessoa não alfabetizada tem o ouvido mais aguçado para diferenças que passam despercebidas a quem é alfabetizado há tempos e "naturalizou" os fonemas representados em grafemas.
Ao apresentar as letras, aborde os sons mais regulares representados por elas. Por exemplo, em relação à letra c, você pode dizer que ela faz [k], como na palavra casa, mas também pode fazer [s], como em cigarra.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
No item f, peça aos estudantes que treinem em dupla o isolamento de cada pequeno som que compõe seu nome. Por ser uma atividade difícil, parte-se de uma palavra muito conhecida e significativa para cada um. O grau de dificuldade dependerá do grau de transparência da relação fonema-grafema de cada nome.
No item g, é mais fácil isolar fonemas iniciais que representem sons de vogais ou de consoantes fricativas, pois podemos prolongá-los no tempo. Por isso são trabalhados os sons representados pelas letras a, x e z.
Um som que pode ser distintivo em um contexto linguístico pode não o ser em outro conte x t o linguístico. Por exemplo, tomemos a distinção [s] e [z]. Ela é distintiva em início de palavras ou de sílabas em português, por isso cinco e zinco são duas palavras diferentes, bem como assa e asa (são exemplos de "pares mínimos", palavras ou sequências que se distinguem por apenas um fonema diferente). Mas ela não é distintiva em posição pós-vocálica, por isso temos realizações concretas da palavra as como [as] ou [az], a depender do contexto linguístico. Assim, quando falamos "as casas", o som representado pela letra s em as é pronunciado como [s], pois a consoante seguinte é desvozeada. Mas quando pronunciamos "as gatas", o som representado pela letra s em as é pronunciado como [z], pois a consoante seguinte é vozeada. Considerando outras realizações para o s pós-vocálico, como as do Rio de Janeiro e de alguns estados das regiões Norte e Nordeste, a variação sonora concreta para esse fonema é ainda mais ampla.
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JOGO BINGO DE LETRAS
■ MATERIAL
✔ UMA CARTELA
✔ UM LÁPIS
■ REGRAS DO JOGO
- ESCREVA DOZE LETRAS DO ALFABETO NA CARTELA ABAIXO. ATENÇÃO: NÃO REPITA NENHUMA LETRA! Resposta pessoal.
- O PROFESSOR SORTEARÁ UMA LETRA DE CADA VEZ.
- FAÇA UM X NAS LETRAS QUE ESTIVEREM EM SUA CARTELA.
- VENCE O JOGO AQUELE QUE MARCAR PRIMEIRO TODAS AS LETRAS DA CARTELA.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Bingo de letras
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Uma possibilidade é usar tampinhas de garrafa para sinalizar os acertos em vez de marcá-los com um X. Dessa forma, a cartela poderá ser aproveitada outras vezes para jogar.
Se achar oportuno, conforme as letras forem sorteadas, pergunte aos estudantes se eles sabem alguma palavra que começa com essas letras. Você pode escrever as palavras na lousa. Aproveite o momento para refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética. Chame a atenção deles para as palavras que você escreveu e ajude-os a identificar letras que se repetem nas palavras e dentro de uma mesma palavra, se houver.
Atividade complementar
Consciência fonológica e fonêmica
Outra possibilidade interessante é você fornecer cartelas com imagens de animais e sortear as letras perguntando se na cartela dos estudantes há algum animal cujo nome começa com a letra sorteada. As cartelas podem ser menores, só com quatro animais. Antes de iniciar a atividade, retome com os estudantes os sons representados por cada letra do alfabeto. Conforme as letras forem sorteadas, peça-lhes que falem em voz alta o som representado por ela e ofereça tempo suficiente para que observem se esse é o som inicial do nome de algum animal apresentado nas cartelas. Para facilitar a atividade, priorize nomes que iniciam com as letras a, e, i, o e u, como abelha, elefante, iguana, ovelha, urso.
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PRODUÇÃO ESCRITA
CRACHÁ
AGORA QUE VOCÊ CONHECE O ALFABETO, JÁ PODE ESCREVER SEU NOME! ENTÃO, PREPARE-SE PARA PRODUZIR UM CRACHÁ PARA FICAR EXPOSTO EM SUA CARTEIRA.
O CRACHÁ É UM CARTÃO COM NOSSO NOME ESCRITO. ELE SERVE PARA AS PESSOAS LEREM E SABEREM NOSSO NOME.
PLANEJAMENTO E ESCRITA
1 ESCREVER O NOME.
-
ESCREVA SEU NOME NA LINHA ABAIXO.
Nome do estudante.
-
PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM SEU NOME.
- OBSERVE O ESPAÇO QUE VOCÊ TEM PARA ESCREVER E CALCULE O TAMANHO DE LETRA QUE VAI USAR.
- TODAS AS LETRAS DEVEM SER DO MESMO TAMANHO.
- PRIMEIRO, ESCREVA USANDO APENAS O LÁPIS GRAFITE.
-
DEPOIS, PASSE LÁPIS DE COR SOBRE AS LETRAS. VOCÊ PODE USAR APENAS UMA COR OU PINTAR CADA LETRA COM UMA COR DIFERENTE!
Nome do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Crachá
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP02, EF01LP03, EF15LP05, EF15LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Explique aos estudantes que eles vão expor seus crachás para que todos os colegas vejam. Depois, os crachás vão fazer parte de um painel com os nomes da turma, que ficará exposto na sala de aula.
Planejamento e escrita
Produção de escrita
Primeiramente, peça aos estudantes que escrevam o próprio nome na linha indicada.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Na atividade 1, se ainda houver estudantes que tenham dificuldades para escrever o próprio nome, sugira que o montem com letras móveis. Teste as hipóteses de escrita antes de confeccionar o crachá.
É possível utilizar diferentes estratégias para auxiliá-los a escrever o próprio nome. Você pode fazer uma lista com os nomes na lousa em ordem alfabética, ou chamá-los um a um e tentar encontrar com o estudante o nome dele em uma lista da turma.
Atividade 1
Produção de escrita
No item b, no momento de escrever o nome no espaço similar ao definitivo, oriente os estudantes a ficar atentos à distribuição das letras no espaço disponível. Após a escrita do nome no espaço, incentive-os a passar lápis de cor ou giz de cera sobre as letras, colorindo-as.
Atividade preparatória
Antes de iniciar o trabalho com a seção "Produção escrita", convide os estudantes para brincar de pular corda enquanto recitam o alfabeto; na letra em que a corda parar, eles devem falar os nomes dos colegas que começam com essa letra. É uma atividade lúdica cuja realização você pode articular com o professor de Educação Física.
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AVALIAÇÃO E REESCRITA
2 REVISE SUA ESCRITA.
-
OBSERVE SEU NOME ESCRITO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR, MARCANDO COM UM X. Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ ESCREVEU TODAS AS LETRAS DO SEU NOME OU TEM ALGUMA FALTANDO? VOCÊ ESCREVEU TODAS AS LETRAS COM O MESMO TAMANHO? VOCÊ DISTRIBUIU BEM AS LETRAS NO ESPAÇO DISPONÍVEL? - O PROFESSOR VAI AVALIAR SUA ESCRITA E INDICAR SE HÁ ALGO PARA VOCÊ CORRIGIR.
3 VÁ ATÉ A PÁGINA 249.
- RECORTE O CRACHÁ NA LINHA PONTILHADA.
- ESCREVA SEU NOME NO ESPAÇO DO MEIO, FAZENDO AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS.
- PASSE LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA SOBRE AS LETRAS.
-
SIGA A SEQUÊNCIA DA DOBRADURA.
SOCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO DE CRACHÁS
4 PARTICIPE DA EXPOSIÇÃO DE CRACHÁS.
- COLOQUE O CRACHÁ SOBRE SUA CARTEIRA COM SEU NOME VIRADO PARA A FRENTE.
- CAMINHE PELA SALA OBSERVANDO OS CRACHÁS DOS COLEGAS.
- TENTE LER OS NOMES ESCRITOS NELES.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação e reescrita
Atividade 2
Neste momento, os estudantes farão a autoavaliação de sua produção. Leia em voz alta as perguntas propostas no quadro de revisão da escrita, disponibilizando tempo entre uma e outra para que reflitam sobre elas e respondam mentalmente. Eles também podem fazer correções com o lápis em sua produção, caso tenham errado algo.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 3
Depois, promova o momento de confecção do crachá definitivo, seguindo as orientações dadas no livro do estudante. Se considerar oportuno, oriente os estudantes a escrever o nome, também, na parte do crachá que ficará voltada para eles. Eles podem pintar, ainda, o fundo do crachá, em volta do nome. Nesse caso, oriente o uso de cores claras ou a pintura leve, sem forçar o lápis de cor ou giz de cera sobre o papel. Reforce que o importante é que o nome deles fique visível e tenha destaque.
Socialização
Atividade 4
Após as etapas indicadas no livro do estudante, podem-se promover outros momentos de exposição com a turma, como pedir a dois ou três estudantes que caminhem pela sala observando os crachás e os colegas sentados em suas carteiras de modo a relacionar melhor os nomes às pessoas.
Se possível, abra a exposição dos crachás às famílias dos estudantes: em um dia de reunião de pais, por exemplo, deixe os crachás posicionados sobre as carteiras e peça aos pais e responsáveis que se sentem no lugar dos filhos e que observem os nomes que estão sobre as carteiras ao redor.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS A, I E U
QUE CURIOSO!
USAMOS AS LETRAS DO ALFABETO PARA REPRESENTAR OS SONS QUE FALAMOS.
PARA FORMAR UMA PALAVRA, TEMOS DE USAR AS LETRAS CORRETAS. E ISSO NÃO É TUDO. AS LETRAS DEVEM SER ESCRITAS EM UMA CERTA ORDEM. SE TROCARMOS AS LETRAS DE LUGAR, PODEMOS CRIAR OUTRAS PALAVRAS OU ATÉ UMA PALAVRA QUE NÃO EXISTE NA LÍNGUA PORTUGUESA.
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DO ABACAXI, DA IGREJA E DAS UVAS. VEJA AS LETRAS USADAS PARA ESCREVER O NOME DESSES ELEMENTOS E A ORDEM EM QUE ELAS APARECEM.
1 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES ACIMA E AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DELAS.
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DE CADA IMAGEM. abacaxi, igreja, uvas
- CIRCULE A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA IMAGEM.
A, I, U. - COMPLETE AS LINHAS PONTILHADAS PARA DESCOBRIR OUTRAS FORMAS DE TRAÇAR ESTAS TRÊS LETRAS DO NOSSO ALFABETO:
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras A, I e U
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF01LP08, EF01LP11, EF01LP12.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
O boxe "Que curioso!" apresenta mais duas características sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA): cada palavra é escrita sempre com as mesmas l e tr as e sempre na mesma ordem.
Partiremos das três vogais que não têm realizações abertas ou fechadas. Não exploraremos, nestas primeiras seções, as letras y e w, embora elas também representem sons de vogais no português. O y, em língua portuguesa, sempre representa o som [i], e o w pode representar o som [u] (mas também o som [v], uma consoante). Como são letras apenas usadas em nomes e palavras originárias de outras línguas, abordaremos essas letras com a letra k, ao final deste livro. Pode ser que os estudantes questionem sobre o y e o w nesta seção, pois estarão trabalhando sons que elas representam. Isso pode se dar, especialmente, se houver o uso dessas letras em alguns de seus nomes.
Que curioso!
Leia em voz alta o boxe "Que curioso!". As três letras trabalhadas nesta seção representam sons de vogais. Vogais são sons da língua em que o ar passa pela garganta e boca sem encontrar obstruções. Em língua portuguesa, todas as sílabas têm ao menos uma vogal, embora nem todas tenham consoantes. Há palavras formadas apenas por vogais e até por uma única vogal. Já as consoantes, como o próprio nome indica, apenas "soam com", isto é, precisam do apoio vocálico para soar nas palavras. As consoantes são sons da língua em que o ar passa pela garganta e boca e encontra uma obstrução (fechamento ou estreitamento) de sua passagem.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
No item c, convide a turma a completar as linhas pontilhadas e descobrir outras formas de também escrever essas letras. Explique que se trata das mesmas letras, porém escritas em formatos imprensa e cursiva, assim como em maiúscula e minúscula.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Retome o boxe "Que curioso!" e explique que o tipo de letra usado para escrever esse texto foi no formato imprensa maiúscula. Desafie a turma a encontrar no texto palavras que começam com as letras a, i ou u e grifá-las. Além do reconhecimento das letras, estaremos trabalhando o conceito de palavra escrita, pois os estudantes terão de perceber os espaços em branco entre as palavras para grifar apenas as que se iniciem com a, i ou u.
26
2 O PROFESSOR VAI DIZER PAUSADAMENTE O NOME DE CADA UMA DESSAS LETRAS E MOSTRAR OS SONS QUE ELAS REPRESENTAM.
- PRESTE ATENÇÃO AOS MOVIMENTOS DA BOCA DELE E REPITA OS SONS EM VOZ ALTA.
3 DIGA EM VOZ ALTA O NOME DAS ILUSTRAÇÕES.
macaco, anel, banana, pá, avião
X
X
- FAÇA UM X NAS ILUSTRAÇÕES CUJOS NOMES COMEÇAM COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA A.
- COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA QUE FALTA.
A NEL
A VIÃO
4 DIGA EM VOZ ALTA O NOME DO BRINQUEDO QUE A MENINA TEM NAS MÃOS. ioiô
-
QUAIS ELEMENTOS A SEGUIR TÊM UM NOME QUE COMEÇA COM O MESMO SOM QUE INICIA O NOME DESSE BRINQUEDO? CIRCULE.
- COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA QUE FALTA.
Í MÃ
I LHA
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
A familiarização dos estudantes com a representação gráfica das vogais [a], [i] e [u] é uma boa maneira de trabalhar a relação grafema-fonema.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade auxiliará na sistematização do reconhecimento do formato da letra a e no desenvolvimento da relação grafema-fonema. A letra a pode representar um som oral, como nas duas ocorrências na palavra macaco e no som inicial da palavra avião, e também sons nasais, como na segunda ocorrência na palavra avião (aqui há a sinalização da nasalização com o til, o que pode ser percebido por algum estudante). No caso da palavra anel, a pronúncia do som representado pela letra a pode variar entre oral e nasal. Essa variação é regional ou, em alguns casos, até de idioleto (uma pessoa pronuncia anel com o a nasal, mesmo que em sua região a pronúncia mais comum seja com o a oral e vice-versa). Tais variações não influenciam a escrita, e pode ser que nem apareçam nas discussões de sua turma, caso a pronúncia seja uniforme entre todos.
As grafias dos sons nasais serão abordadas em uma seção "Estudo da língua" posterior.
Ao falar em voz alta as palavras correspondentes às imagens, sem o apoio da escrita, e posteriormente tendo de identificar o som inicial, os estudantes estarão desenvolvendo sua consciência fonológica, que é capacidade relacionada à linguagem oral.
Pode ser que algum estudante identifique macaco, banana ou pá como palavras iniciadas pelo som [a], por ser este o som vocálico de suas sílabas iniciais. Se isso ocorrer, é importante trabalhar a consciência fonêmica para que perceba que, nessas três palavras, há "pedacinhos" de sons antes do [a].
Atividade 4
Estende-se a sistematização da atividade 3 para esta atividade relacionando os sons e as letras i e u.
As atividades 3 e 4 trabalham a instrução fônica sistematicamente, o que será feito em todas as seções "Estudo da língua". Aqui, os sons são explicitamente associados às letras na identificação de sons iniciais. São, portanto, atividades de identificação de fonemas e de conscientização da relação fonema-grafema.
Atividade complementar
Leve jornais, revistas ou outros materiais com textos para a sala. Peça a cada estudante que encontre palavras iniciadas com a, i e u e as recorte e cole no caderno. Reforce que as letras podem ser representadas em diferentes formatos, mas que, nesses tipos de materiais, dificilmente serão encontrados os formatos de letras cursivas. Esta atividade desenvolve a habilidade de reconhecer diferentes formatos que as letras possam ter e também a de identificar os espaços em branco isolando palavras.
27
-
MARQUE A LETRA QUE INICIA O NOME DOS ELEMENTOS QUE VOCÊ NÃO CIRCULOU.
A
I
U x
5 FORME PALAVRAS COM AS LETRAS QUE APRENDEU.
- A + I = AI
- U + I = UI
- U + A + U = UAU
- U + A + I = UAI
PALAVRAS E FRASES
1 RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
- O QUE COSTUMAMOS DIZER QUANDO ACORDAMOS? Bom dia!
- O QUE DIZEMOS QUANDO ATENDEMOS O TELEFONE? Alô!
"BOM DIA!" É UMA FRASE DE DUAS PALAVRAS. "ALÔ!" É UMA FRASE DE UMA PALAVRA. AS FRASES PODEM TER UMA OU MUITAS PALAVRAS.
2 PRESTE ATENÇÃO À LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DE ALGUMAS FRASES DE HISTÓRIAS BASTANTE CONHECIDAS.
- LEVANTE OS DEDOS DAS MÃOS PARA IDENTIFICAR A QUANTIDADE DE PALAVRAS DE CADA FRASE.
-
ANOTE O RESULTADO NO .
- RAPUNZEL, RAPUNZEL, JOGUE SUAS TRANÇAS! 5
- VOVÓ, PARA QUE SERVEM ESSES OLHOS TÃO GRANDES? 8
- EU VOU ASSOPRAR E SUA CASINHA EU VOU DERRUBAR. 9
MANUAL DO PROFESSOR
■ Palavras e frases
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
Ao analisar importantes descobertas sobre o processamento neurológico da leitura, Dehaene (2012) mostra que os neurônios da espécie humana responsáveis pelo processamento visual se desenvolveram no sentido de desconsiderar alguns aspectos contextuais para identificação de um objeto. Ou seja, geneticamente nossa espécie aprendeu a ignorar fatores como posição, isolamento ou aglutinação para identificar imagens, portanto conseguimos saber que um lápis é um lápis, mesmo ele estando com a ponta para baixo, para cima, encostado em outros lápis ou em outros objetos.
As letras não são assim, e, por isso, a leitura exige uma reciclagem neuronal para que possamos considerar detalhes como direção e espaços em branco. De acordo com Scliar-Cabral (2013), é preciso que os estudantes reconheçam quais, quantos e como se combinam os traços que compõem cada letra.
Ao perceber palavras e frases, comparando sua realização oral com sua realização escrita, conforme proposto nesta atividade, os estudantes começarão a perceber as diferenças entre a oralidade e a escrita em segmentos maiores, e a desenvolver estratégias para reconhecer o início e o fim de uma palavra falada e sua representação com espaços em branco na forma visual (escrita).
Referências citadas:
- DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
- SCLIAR-CABRAL, Leonor. Avanços das neurociências para a alfabetização e a leitura. Letras de Hoje, v. 48, n. 3, p. 277-282, 9 set. 2013. Disponível em: https://oeds.link/JgoDKN. Acesso em: 2 ago. 2021.
Atividade 5
Conhecimento alfabético Consciência fonológica e fonêmica
O objetivo desta atividade é que os estudantes possam sintetizar fonemas para formação de palavras. Desse modo, saberão que as vogais estão presentes em todas as sílabas e palavras e que é possível formar palavras apenas com vogais. A atividade também tem um aspecto lúdico e de desenvolvimento de autoconfiança, pois os estudantes já conseguirão formar palavras em sua forma ortográfica.
Auxilie-os a usar cada palavra em uma situação social da língua. Por exemplo, usamos ai quando nos machucamos ou sentimos alguma dor.
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PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA TIRINHA. Respostas pessoais.
- VOCÊ SABE O QUE É UMA TIRINHA?
- OBSERVE A TIRINHA ABAIXO. VOCÊ CONHECE ALGUMA DAS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA?
DURANTE A LEITURA
- VOCÊ JÁ CONHECE AS LETRAS QUE APARECEM NA TIRINHA. TENTE LER AS PALAVRAS EM VOZ ALTA.
TURMA DA MÔNICA
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 COMO ESTÁ O ÔNIBUS EM QUE CEBOLINHA VIAJA? CIRCULE A RESPOSTA.
2 LIGUE O SÍMBOLO ABAIXO AO QUE ELE REPRESENTA NA TIRINHA.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP08, EF01LP26, EF15LP04, EF15LP14, EF15LP15, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Em "Antes de ler", é preciso mostrar aos estudantes alguns elementos próprios do gênero tirinha: a divisão da história em cenas; o cenário como elemento revelador da passagem do tempo e/ou do deslocamento no espaço; os balões de fala; os sinais gráficos e as expressões faciais.
Assim, antes da leitura, peça-lhes que olhem os quadrinhos e antecipem o conteúdo deles com base no que conseguirem observar. Isso pode ajudar a decifrar a escrita.
Pergunte-lhes então: Vocês conhecem o Cebolinha? Já leram outras histórias dele? O que acham que está acontecendo no ônibus? Ele está em movimento? Espera-se que digam que conhecem a personagem. Se algum deles não a conhecer, explique-lhe que ela faz parte da Turma da Mônica, que é constituída de um grupo de crianças com características específicas, criado pelo desenhista Mauricio de Sousa. Os principais integrantes dessa turma são: Mônica, que é forte; Magali, que é comilona; Cascão, que não gosta de tomar banho; Cebolinha, que, quando fala, troca o r pelo l (dê exemplos: em vez de carro, ele diz calo).
Para seu conhecimento, assista ao vídeo com uma entrevista de Mauricio de Sousa e informações sobre as personagens da Turma da Mônica. Disponível em: https://oeds.link/KokiXE, acesso em: 24 mar. 2021.
Em "Durante a leitura", retome as vogais a, i e u já estudadas pela turma. Ofereça um tempo para que os estudantes tentem ler. Depois, leia para eles os balões de fala.
■ Para estudar o texto
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF15LP14.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral Produção de escrita
Atividade 1
Compreensão de textos
Auxilie os estudantes a comparar as imagens para explorar visualmente a narrativa: na resposta correta, o ônibus está cheio de pessoas; há fumaça saindo do escapamento; muitos passageiros e sinais gráficos de estrelas, lágrimas e traços na parte superior do ônibus, o que denota um ambiente conflituoso. Na segunda imagem, o ônibus está em movimento, mas o veículo parece vazio.
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3 O QUE AS PESSOAS DO ÔNIBUS GRITARAM? COPIE DA TIRINHA.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU.
NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, HÁ BALÕES EM QUE SÃO ESCRITAS AS FALAS DAS PERSONAGENS.
4 POR QUE AS PESSOAS DO ÔNIBUS GRITARAM? FAÇA UM X NO QUADRINHO QUE ACOMPANHA A RESPOSTA.
X O CABELO DO CEBOLINHA AS ESPETOU.
CEBOLINHA PISOU NO PÉ DELAS.
5 AGORA, OBSERVE OS DESENHOS E COMPLETE O NOME DELES.
ÔN I B U S
CEBOL I NH A
6 ESCREVA O NOME DA PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA.
CEBOLINHA
PARA LER EM CASA
LEIA OS TEXTOS DOS BALÕES DA TIRINHA PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ E CONTE A ELAS O QUE VOCÊ ACHOU DA HISTÓRIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2 (p. 28)
Compreensão de textos
Esta atividade destaca uma característica visual comum a histórias em quadrinhos: o uso de estrelas para representar a dor de alguém.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Esta atividade possibilita o estudo das interjeições ai e ui, ambas utilizadas em situação de dor.
Atividade 4
Compreensão de textos
Para saber o que acontece dentro do ônibus, é preciso ler até o último quadrinho, quando concluímos que o cabelo do Cebolinha está espetando as pessoas que viajam com ele.
Atividades 5 e 6
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Chame a atenção dos estudantes para o fato de que as letras que usarão para completar são as mesmas que já estudaram na seção "Estudo da língua".
Peça-lhes que falem as palavras ônibus e Cebolinha em voz alta, passando o dedo sobre as letras das palavras, e descubram quais delas devem escrever nos espaços para representar os sons correspondentes.
Nestas atividades, o intuito é trabalhar os elementos sonoros com suas representações pela escrita e a produção de escrita.
Para ler em casa
As práticas de Literacia Familiar são importantes para as crianças no êxito da aprendizagem da leitura e da escrita. Incentive os estudantes a ler a tirinha para as pessoas com quem moram e conversar sobre ela, desenvolvendo a fluência em leitura oral, a compreensão do texto e o vocabulário receptivo e expressivo.
Atividade complementar
Se a escola dispuser dos recursos necessários, assista com os estudantes a algumas animações da Turma da Mônica. Disponíveis em: https://oeds.link/VHsY7z e https://oeds.link/WKBRAJ. Acesso em: 27 maio 2021.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS E E O
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ SABE QUE USAMOS O ALFABETO COM LETRAS PARA ESCREVER EM LÍNGUA PORTUGUESA. MAS, ANTES DE EXISTIR ALFABETO, AS IDEIAS ERAM ORGANIZADAS NA ESCRITA POR MEIO DE SÍMBOLOS, E NÃO DE PALAVRAS COMPOSTAS DE LETRAS. NO NOSSO DIA A DIA, TAMBÉM USAMOS SÍMBOLOS. VEJA DOIS DELES, INDICANDO PISO ESCORREGADIO E PONTO DE ÔNIBUS.
1 OBSERVE OS SÍMBOLOS NO QUADRO ACIMA.
-
QUAL DELES MOSTRA UM VEÍCULO USADO PARA LEVAR PESSOAS DE UM LUGAR PARA O OUTRO? QUANDO EXISTE UMA PLACA COM ESSE SÍMBOLO EM UMA CALÇADA, O QUE ISSO SIGNIFICA?
1. a) O segundo. O lugar onde há uma placa com esse símbolo é uma parada de ônibus.
-
O QUE O OUTRO SÍMBOLO SIGNIFICA?
Sugestão: significa que o chão escorregadio.
-
O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO ENCONTRAMOS UMA PLACA COM ESSE SÍMBOLO NO LUGAR ONDE ESTAMOS ANDANDO?
Devemos andar com cuidado para não escorregarmos.
2 AS PLACAS DE TRÂNSITO SÃO SÍMBOLOS QUE, ÀS VEZES, TAMBÉM TÊM LETRAS.
-
LIGUE AS PLACAS DE TRÂNSITO COM O SENTIDO DELAS.
-
POR QUE FOI UTILIZADA A LETRA E NAS PLACAS DE TRÂNSITO?
Porque E é a primeira letra da palavra "estacionar".
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras E e O
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP11, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Que curioso!
Faça a leitura em voz alta do boxe "Que curioso!" e, em seguida, pergunte aos estudantes em quais lugares e situações também são usados símbolos, além desses já apresentados. É possível que citem o símbolo de silêncio, em hospitais e clínicas; sinalizações de trânsito; símbolos usados nas redes sociais; entre outros.
Você pode mostrar alguns emojis e perguntar o que indicam. Se achar pertinente, brinquem de imitar os emojis e analisem em quais situações podem ser usados.
Como sempre faremos nas seções "Estudo da língua", os textos utilizados como apoio para apresentação de uma letra ou de um aspecto linguístico específico serão sempre reais, do gênero curiosidade científica. Desse modo, os estudantes perceberão que, mediante a leitura, podem obter informações e desenvolver reflexões interessantes.
Aguiar e Mata (Op. cit., p. 145) afirmam que:
[...] as crianças com mais conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita desenvolvem o seu Projeto Pessoal de Leitor (PPL), tendo assim razões pessoais para aprenderem a ler e a escrever, o que irá facilitar o processo de aprendizagem formal, sendo o PPL considerado uma das condições prioritárias para o seu sucesso".
Atividade 2
Conhecimento alfabético Consciência fonológica e fonêmica
Pergunte aos estudantes onde já viram esses símbolos - espera-se que falem que são placas de trânsito. Leia os sentidos de cada placa e auxilie-os na relação com o símbolo.
Ajude a turma a perceber o e das placas como letra representante do primeiro fonema de estacionar. Pergunte se sabem o nome dessa letra e peça que a encontrem no alfabeto de parede na sala de aula.
Explore também o traço em cima de um desenho ou letra como símbolo de veto ou proibição. Pergunte aos estudantes sejá viram esse traço em outras placas ou sinalizações.
31
3 ESCOLHA UM LÁPIS DE COR PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA E.
4 NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", HÁ PALAVRAS QUE SE INICIAM COM A LETRA E. COPIE-AS.
ESCREVER, EM, EXISTIR, ERAM, E, ESCORREGADIO, E
5 OBSERVE AS PLACAS ABAIXO.
-
ONDE VOCÊS COSTUMAM VER ESSE TIPO DE PLACA?
Em portas de banheiro.
A LETRA E PODE SER PRONUNCIADA COM O SOM ABERTO OU FECHADO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
- QUANDO FALAMOS "ELE", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS FECHADO.
- QUANDO FALAMOS "ELA", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS ABERTO.
6 VAMOS BRINCAR DE FALAR OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA E!
Veja no Manual do Professor as orientações para propor essa atividade aos estudantes.
- SIGAM AS ORIENTAÇÕES QUE O PROFESSOR VAI DAR E DIVIRTAM-SE!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Informe aos estudantes que, como as outras letras aprendidas, a letra e pode também ser apresentada pelos formatos de imprensa e cursiva, assim como maiúscula e minúscula.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Retome o boxe "Que curioso! " e auxilie os estudantes a reconhecer as palavras iniciadas com a letra e. Explore com eles o fato de que a letra e pode representar o som aberto, como em eram, e o som fechado, como em escrever. Se achar oportuno, use os nomes dos estudantes para reforçar essas representações de sons e auxiliá-los no desenvolvimento da consciência fonológica.
É importante considerar a diferença entre as pronúncias da vogal de acordo com sua variação regional. Essas não devem ser alteradas, mas sim assimiladas ao que os estudantes percebem do som.
Pode ser que surjam observações quanto à realização sonora da letra e como [i] no início das palavras escorregadio ou escrever. Não se deve minimizar essa observação, que parte da consciência fonêmica dos estudantes. Pode-se dizer a eles que, às vezes, o que pronunciamos como [i] é escrito com a letra e, e que, com a prática, aprenderão a identificar esses casos na leitura e na escrita.
Atividade 5
Explore com os estudantes o uso de imagens e palavras: pergunte se eles sabem o que significam essas placas e onde costumam encontrá-las. Você pode explorar o aspecto lúdico dos bonecos "com vontade de fazer xixi". Reforce o som aberto e fechado em cada uma das palavras.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade vai trabalhar a consciência fonêmica dos estudantes ao proporcionar que eles experimentem a realização dos sons aberto e fechado da vogal.
Organize a turma em duplas. Faça as orientações, dizendo para ficarem de frente para o colega e decidirem quem falará primeiro e quem observará. Quem for falar pronunciará os sons aberto e fechado da letra e, alternando-os. O outro elemento da dupla observará o que acontece na boca de quem está pronunciando. Em seguida, os elementos da dupla trocam os papéis, lembrando-se de observar tanto o movimento da própria boca quanto o da boca de seu colega ao pronunciar o som aberto e o som fechado da letra e.
Os estudantes poderão observar as realizações auditiva e visualmente no colega, e sensorialmente em seu próprio aparelho fonador.
32
7 FAÇA O TRAÇADO DA LETRA O COM LÁPIS DE COR.
8 NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", TAMBÉM HÁ PALAVRAS QUE SE INICIAM COM A LETRA O. COPIE-AS.
O, ORGANIZADAS, ÔNIBUS
9 A LETRA O TAMBÉM PODE SER PRONUNCIADA COM O SOM ABERTO OU FECHADO.
-
DIGA EM VOZ ALTA O QUE VOCÊ VÊ EM CADA FOTO ABAIXO.
olho, óleo
A LETRA O PODE SER PRONUNCIADA COM O SOM ABERTO OU FECHADO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
- QUANDO FALAMOS "OLHO", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS FECHADO.
- QUANDO FALAMOS "ÓLEO", O SOM INICIAL DA PALAVRA É MAIS ABERTO.
10 AGORA, VAMOS BRINCAR DE FALAR OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA O!
Veja no Manual do Professor as orientações para propor essa atividade aos estudantes.
- SIGAM AS ORIENTAÇÕES QUE O PROFESSOR VAI DAR E DIVIRTAM-SE!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Seguindo a mesma abordagem das outras vogais até aqui, converse com a turma sobre os diferentes formatos da letra o (cursiva, imprensa, maiúscula e minúscula). Você pode convidar alguns estudantes para escrever os diferentes formatos na lousa.
Atividade 8
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Nesse momento, auxilie os estudantes a encontrar no texto do boxe "Que curioso!" palavras que se iniciam com a letra o. Solicite que copiem as palavras encontradas. O intuito é desenvolver conhecimento alfabético, a produção de escrita e a familiarização com as letras e os espaços em branco em um texto.
Atividade 9
Consciência fonológica e fonêmica
Explore com os estudantes as pronúncias da letra o aberta e fechada. Explique-lhes que com essa letra também pode haver variações regionais.
Pode surgir observação dos estudantes quanto à realização sonora da letra o como [u], como no final da palavra olho. É importante não minimizar essa observação, que parte da consciência fonêmica dos estudantes. Pode-se dizer a eles que, às vezes, o que pronunciamos como [u] é escrito com a letra o, e que, com a prática, aprenderão a identificar esses casos na leitura e na escrita.
Como a intenção neste momento é trabalhar a consciência fonêmica, não é necessário abordar as diferenças de escrita entre olho e óleo. Ao longo deste livro, haverá seções específicas para os sons representados pelo l e pelo dígrafo lh.
Atividade 10
Consciência fonológica e fonêmica
Retome a brincadeira feita anteriormente (atividade 6) com a letra e. Peça aos estudantes que, assim como fizeram com os sons aberto e fechado da vogal e, façam o mesmo com os da vogal o. Lembre-os de observar tanto o movimento da própria boca quanto o da boca do colega ao pronunciar os sons aberto e fechado representados pela letra o.
33
PRODUÇÃO ORAL
EXPOSIÇÃO ORAL
VOCÊ E OS COLEGAS FARÃO UMA EXPOSIÇÃO ORAL PARA A TURMA SOBRE UMA PERSONAGEM DA TURMA DA MÔNICA.
PLANEJAMENTO
1 PARA APRESENTAR UMA PERSONAGEM, É PRECISO OBSERVÁ-LA ATENTAMENTE. OLHE E ANALISE O CEBOLINHA.
-
COM O QUE A CABEÇA DO CEBOLINHA SE PARECE? PINTE O DESENHO.
- QUANTOS FIOS DE CABELO O CEBOLINHA TEM? 5
-
CIRCULE A COR DA CAMISETA DO CEBOLINHA.
- PINTE A BERMUDA DO CEBOLINHA.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Exposição oral
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP12.
O objetivo desta seção é que os estudantes consigam se expressar oralmente.
Para isso, sugerimos que eles observem atentamente todos os elementos antes da construção do discurso. Por ser a primeira exposição oral que fazem, optamos por atentar para os atributos físicos das personagens, por serem esses os mais facilmente observáveis.
Planejamento
Atividade 1
Nesta etapa, os estudantes analisarão o Cebolinha, personagem que já conheceram na seção "Para ler mais" (páginas 28 e 29 do Livro do Estudante). O objetivo é que essa análise sirva-lhes como exemplo para fazer a análise de outras personagens.
34
2 OBSERVEM OUTRAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA.
- ESCOLHAM UMA PERSONAGEM.
- IDENTIFIQUEM AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM.
- ENSAIEM A APRESENTAÇÃO.
APRESENTAÇÃO
3 FAÇAM A EXPOSIÇÃO ORAL.
- FALEM DEVAGAR E COM VOLUME DE VOZ ALTO O SUFICIENTE PARA QUE TODOS COMPREENDAM.
- DIGAM O NOME DA PERSONAGEM QUE VÃO APRESENTAR E MOSTREM A ILUSTRAÇÃO DELA NO LIVRO.
- APRESENTEM AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM CONFORME O ENSAIO FEITO COM O GRUPO.
- NO FINAL DA APRESENTAÇÃO, AGRADEÇAM A ATENÇÃO.
AVALIAÇÃO
4 AVALIE SUA APRESENTAÇÃO.
-
PREENCHA O QUADRO MARCANDO SUA RESPOSTA COM UM X.
Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ORAL | SIM | NÃO |
---|---|---|
FOI POSSÍVEL COMPREENDER O QUE VOCÊ DISSE DURANTE A APRESENTAÇÃO? | ||
TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM ESCOLHIDA POR CADA GRUPO FORAM APRESENTADAS? |
MANUAL DO PROFESSOR
Após a realização individual da atividade 1, organize a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável pela exposição oral de uma das personagens da Turma da Mônica indicadas no livro. A distribuição das personagens entre os grupos pode ser feita por sorteio.
Depois da conversa nos grupos sobre as características da personagem que apresentarão, separe um momento da aula para que todos ensaiem. Explique aos estudantes a importância de todos os integrantes do grupo participarem da exposição oral, ainda que seja com um trecho curto. Se possível, acompanhe os ensaios de todos os grupos para realizar eventuais correções.
Apresentação
Atividade 3
Antes da apresentação, leia para e depois com os estudantes as orientações dadas no Livro do Estudante. Verifique se há alguma dúvida entre eles e tranquilize-os quanto à exposição oral que realizarão.
Reforce a necessidade da clareza no momento da exposição, a preocupação em ser compreendido por seu interlocutor e usar tom de voz, articulação e ritmo adequados.
Interaja entre os grupos, auxiliando os integrantes nas dificuldades que possam ter.
Avaliação
Atividade 4
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa. Promova a avaliação coletiva com toda a turma. Se possível, organize os estudantes em círculo, até mesmo sentados no chão, para incentivar a participação de todos. A autoavaliação e a avaliação entre pares são de extrema importância para uma calibragem no processo da aprendizagem. Faça desse momento um rico recurso de valorização do respeito e de novos saberes entre os estudantes.
Atividade complementar
Se achar oportuno, traga histórias da Turma da Mônica para a sala de aula e, no decorrer da leitura, explore com os estudantes outras características das personagens além dos aspectos físicos, discutindo oralmente essas descobertas.
35
ESTUDO DA LÍNGUA LETRA V
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ SABE QUE UTILIZAMOS DIVERSOS SÍMBOLOS NO NOSSO DIA A DIA E QUE MUITOS DELES APARECEM EM PLACAS. MAS VOCÊ SABIA QUE TAMBÉM PODEMOS FAZER SÍMBOLOS UTILIZANDO NOSSO CORPO? É O CASO DO V DE VITÓRIA, FEITO COM O DEDO INDICADOR E O MÉDIO DE UMA DAS MÃOS.
1 VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM FAZER O V DE VITÓRIA COM A MÃO? SE SIM, EM QUE SITUAÇÃO?
Resposta pessoal. Sugestões: ao vencer uma competição; candidatos de eleições.
2 QUE TAL BRINCAR COM OS COLEGAS E TENTAR REPRODUZIR A LETRA V USANDO PARTES DIFERENTES DO CORPO DE VOCÊS?
- USE SEU LÁPIS DE COR PREFERIDO PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA V.
3 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O POEMA AO LADO.
- NO POEMA, AS PALAVRAS ESTÃO POSICIONADAS DE MANEIRA DIFERENTE DE COMO AS ENCONTRAMOS NOS TEXTOS EM GERAL. O QUE A POSIÇÃO DAS PALAVRAS NO TEXTO PODE SIGNIFICAR? Resposta pessoal.
- O POEMA QUE LEMOS É COMPOSTO DE APENAS TRÊS PALAVRAS QUE SE REPETEM. CIRCULE AS QUE COMEÇAM COM A LETRA V.
JOSÉ LINO GRÜNEWALD. VAI E VEM, 1959. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/8i65t9. ACESSO EM: 25 ABR. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letra V
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP01, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP11, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP17, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Tente reproduzir com os estudantes a letra v usando as partes do corpo. Por exemplo, fazendo com os dedos o sinal de vitória, esticando os braços acima da cabeça, deitando-se no chão e abrindo as pernas para o alto etc. Permita que eles usem a criatividade e observem o formato que a letra tem.
Depois, convide-os a grafar com lápis de cor os traçados da letra v, conhecendo, diferenciando e relacionando a letra em formatos de imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Atividade 3
Pergunte aos estudantes se já pensaram que dá para fazer arte usando a posição das palavras no papel.
Auxilie-os a observar, no poema concreto apresentado, os efeitos de sentido criados pelo formato do texto e pela distribuição e diagramação das letras. Na poesia concreta, a forma das letras e o espaço que ocupam no papel reforçam o sentido de cada poema.
Também é comum haver mais de uma possibilidade de leitura. Ressalte que os textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo. Mas, no texto em questão, há possibilidades criativas: leitura circular, em "x", aleatória etc.
Mostre aos estudantes que a conjunção e, repetida quatro vezes, forma uma cruz imaginária. As palavras vai e vem, repetidas duas vezes cada, formam um x imaginário. Essas repetições e o espaço branco no meio do papel evocam movimento.
Atividade complementar
Na atividade 3, para explorar ainda mais a interpretação do poema, é possível fazer com a turma uma atividade teatral, com oito estudantes, cada um segurando uma placa com uma das palavras do poema. Os "atores" podem se posicionar na frente da sala, reproduzindo a disposição das palavras no poema, e então se deslocar, brincando com o vaivém de palavras que esse poema propõe.
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4 SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.
- EXPERIMENTE FALAR EM VOZ ALTA O SOM REPRESENTADO PELA LETRA V.
-
AGORA, FALE AS VOGAIS EM VOZ ALTA.
LEMBRE-SE: JÁ CONHECEMOS AS LETRAS A, E, I, O, U, QUE REPRESENTAM VOGAIS.
- COMPARE O QUE ACONTECE EM SUA BOCA QUANDO FALA O SOM REPRESENTADO PELO V E QUANDO FALA AS VOGAIS. Resposta pessoal.
AS VOGAIS SÃO OS SONS PRODUZIDOS QUANDO O AR PASSA LIVREMENTE PELA NOSSA GARGANTA E PELA NOSSA BOCA.
TODAS AS VEZES QUE PRONUNCIAMOS O SOM DE UMA CONSOANTE FAZEMOS ALGUMA BARREIRA PARA O AR. O V REPRESENTA O SOM DE UMA CONSOANTE.
A MAIORIA DAS PALAVRAS É FORMADA POR VOGAIS E CONSOANTES, MAS ALGUMAS SÃO FORMADAS APENAS POR VOGAIS.
5 ESCREVA QUANTAS LETRAS HÁ EM CADA UMA DAS PALAVRAS.
- VAI 3
- E 1
- VEM 2
- VELOCIDADE 10
6 VAMOS BRINCAR DE ROBÔ?
Veja no Manual do Professor as orientações para propor essa brincadeira aos estudantes.
-
SIGAM AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E DIVIRTAM-SE!
- VAI 1
- E 1
- VEM 1
- VELOCIDADE 5
OS PEDAÇOS MENORES EM QUE PODEMOS DIVIDIR AS PALAVRAS QUANDO FALAMOS SÃO CHAMADOS DE SÍLABAS.
7 FORME SÍLABAS: FALE O SOM REPRESENTADO PELA LETRA V JUNTANDO-O ÀS VOGAIS A, E, I, O E U. VA, VE, VI, VO, VU
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
A consciência fonêmica é trabalhada na medida em que os estudantes experimentarão os diferentes sons das vogais e da consoante representados pelas letras a, e, i, o, u e v, observando os movimentos de seu aparelho fonador.
Espera-se que percebam que o ar passa livremente nas vogais e é parcialmente barrado na pronúncia da letra v, que exige a aproximação do lábio inferior aos dentes superiores. É uma fricativa labiodental vozeada.
Explique à turma que a palavra consoante já deixa clara essa condição: os sons consoantes somente "soam com", são "com + soantes", dependem da presença de ao menos uma vogal. Por isso há palavras e sílabas constituídas de apenas vogais, mas não há palavras nem sílabas constituídas só de consoantes.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Mostre que há palavras com até uma letra, poucas letras e outras com muitas letras. Se achar pertinente, volte ao poema e auxilie os estudantes a identificar as vogais e as consoantes de cada palavra.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Organize os estudantes em duplas e oriente a brincadeira: Olhando para seu colega de dupla, fale as quatro palavras abaixo em voz alta como se fosse um robô. Peça a seu colega que conte quantas vezes você abre a boca para falar cada palavra. Em seguida, anote a quantidade nos espaços abaixo.
Antes de iniciar a brincadeira, use outras palavras como exemplo para que os estudantes possam compreender a contagem das sílabas. Em seguida, incentive-as a tentar fazer a contagem das quatro palavras sugeridas.
Explique-lhes que esses pedaços menores em que dividimos as palavras são chamados de sílabas.
Atividade complementar
Leve para a sala de aula o poema concreto "Velocidade", de Ronaldo Azeredo. Disponível em: https://oeds.link/yFCSno. Acesso em: 29 jun. 2021.
Conte aos estudantes que o poeta usou esse quadrado de letras se repetindo, surgindo e desaparecendo para formar uma única palavra. Pergunte a eles: Qual letra foi repetida várias vezes no poema? Por que o poema se chama "Velocidade"?
A turma pode fazer experiências com o corpo para o poema, andando e fazendo os sons propostos por ele. A letra v foi escolhida para iniciar o estudo das consoantes por representar um som fricativo, que pode ser sustentado no tempo.
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CONHECER MAIS PALAVRAS
1 COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA O NOME DA PARTE DO LIVRO QUE VOCÊ ESTUDOU NESTA UNIDADE.
CAPA
-
MARQUE COM UM X O SIGNIFICADO DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU.
- PARTE DO LIVRO EM QUE É ESCRITA A HISTÓRIA.
- X COBERTURA DO LIVRO, QUE PROTEGE E MANTÉM AS FOLHAS DELE JUNTAS.
2 NESTA UNIDADE, VOCÊS DESCOBRIRAM QUE A ESCRITA FOI UMA INVENÇÃO MUITO IMPORTANTE.
- CONVERSEM SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA INVENÇÃO.
-
COM AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVAM A EXPLICAÇÃO QUE VOCÊS CRIARAM PARA O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA.
Resposta pessoal.
3 AS PALAVRAS A SEGUIR FORAM ESCRITAS COM LETRAS QUE VOCÊ ESTUDOU NESTA UNIDADE.
-
TENTE LER AS PALAVRAS. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR O SIGNIFICADO DELAS.
AVÔ
Desenho do estudante.
AVÓ
Desenho do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Leve para a sala de aula alguns livros, buscando explorar o material, o formato e a textura de que as capas são feitas: capa dura, com verniz ou película, capa de plástico, de madeira, retangular, quadrada, em formato de algum animal, com tecido que simula pelos etc; observando com os estudantes as possibilidades técnicas e criativas dessa parte dos livros, ressaltando que o material escolhido ajuda a compor o estilo ou a narrativa do trabalho e evidenciando outros elementos, como imagens, palavras e letras. Após a observação dos estudantes, pergunte quais letras e imagens eles reconhecem e peça que digam os possíveis temas e assuntos do livro.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
A produção coletiva de palavras e textos pode auxiliar os estudantes que ainda não estão alfabetizados, contribuindo significativamente para o aprendizado da escrita. Peça-lhes que discutam coletivamente o significado da palavra invenção, auxiliando-os no que for necessário. Quando chegarem a um consenso, registre na lousa a explicação formulada por eles. Em seguida, instrua-os a copiar essa explicação no livro. Oriente-os, durante a cópia, a retomar o registro na lousa sempre que tiverem dúvidas sobre sua distribuição gráfica, pontuação, escrita das palavras e espaçamento entre elas.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes decodifiquem palavras de uso frequente. Aproveite para chamar a atenção delas para os sons fechado e aberto da vogal o.
Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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PROJETO EM EQUIPE BOA CONVIVÊNCIA
OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO CARTAZ A SEGUIR.
- MANTER A SALA ORGANIZADA.
- OUVIR O PROFESSOR E OS COLEGAS SEM INTERROMPER.
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- VOCÊ JÁ VIU UM CARTAZ PARECIDO EM SUA ESCOLA?
- VOCÊ IMAGINA QUAL É A IMPORTÂNCIA DE REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA PARA A TURMA?
O QUE FAZER
VOCÊ E OS COLEGAS VÃO CRIAR UM CARTAZ COM REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA PARA A TURMA. DEPOIS DE PRONTO, ELE SERÁ COLADO NA SALA PARA QUE TODOS POSSAM LER E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES.
COMO FAZER
1 REÚNA-SE EM GRUPO COM ALGUNS COLEGAS.
CONVERSE COM ELES SOBRE OUTRAS ATITUDES QUE AJUDAM AS PESSOAS A CONVIVER MELHOR NA ESCOLA ALÉM DAS ESCRITAS NO CARTAZ ACIMA.
ANOTE OU DESENHE AS ATITUDES CITADAS PELO GRUPO.
CADA GRUPO FALARÁ PARA A TURMA O QUE DISCUTIU.
2 REALIZAR A VOTAÇÃO
COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR, REALIZEM UMA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER AS ATITUDES QUE ENTRARÃO NAS REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA DA TURMA.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe
■ Boa convivência
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP21, EF12LP10, EF15LP01, EF15LP10.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Neste projeto, o objetivo é mostrar aos estudantes o que pode tornar a convivência agradável e tranquila. Pergunte a eles quais atitudes costumam ter em suas casas em relação aos mais velhos ou quando vão fazer uma refeição, por exemplo. É importante que tenham consciência de que somente com a colaboração de todos é possível viver em harmonia.
Como fazer
Atividade 1
Produção de escrita
Nesta atividade, organize os estudantes em grupos de aproximadamente cinco participantes.
Incentive os estudantes a discutir livremente o assunto, mas, caso tenham dificuldade de se lembrar de atitudes que promovam a boa convivência, dê-lhes algumas sugestões:
- Respeitar a ordem de chegada fazendo fila;
- Jogar o lixo no lixo;
- Falar com tom de voz adequado em ambiente fechado no qual estejam outras pessoas;
- Compartilhar os materiais com aqueles que não os têm; entre outras.
Acompanhe a escrita e/ou o desenho dos estudantes. Oriente-os a preferencialmente escrever, mas, se não for possível, permita que desenhem as atitudes que discutiram.
Depois, oriente os grupos a ensaiar a apresentação que farão para a turma do que foi discutido por eles e a mostrar o que escreveram e/ou ilustraram.
Atividade 3
Produção de escrita
Após a votação, oriente os estudantes na escrita do que foi combinado pela turma. Auxilie-os na confecção do cartaz com as regras de boa convivência, o que pode ser feito atribuindo funções para cada grupo.
Avaliar o trabalho
No final do processo, promova uma avaliação coletiva do projeto. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes. Incentive os estudantes a falar livremente sobre as questões propostas, respeitando os colegas. É importante que avaliem se souberam cooperar entre si e dividir tarefas. Também compartilhe com a turma a sua avaliação, revendo ou reafirmando o que foi combinado entre os estudantes.
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REGISTRE O QUE FOI DECIDIDO NA VOTAÇÃO. Resposta pessoal.
MOSTRE O REGISTRO AO PROFESSOR PARA QUE ELE AVALIE.
3 PARA A CONFECÇÃO DAS REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA, VOCÊ E OS COLEGAS DEVEM SEGUIR ESTAS ORIENTAÇÕES.
EM UMA CARTOLINA OU PAPEL PARDO, ESCREVAM O TÍTULO "REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA" E A IDENTIFICAÇÃO DA TURMA.
AS ATITUDES ESCOLHIDAS DEVEM SER ESCRITAS EM LISTA, COMO NO CARTAZ DA PÁGINA AO LADO.
AO FINAL, CADA ESTUDANTE DEVERÁ ESCREVER SEU NOME COMO SINAL DE CONCORDÂNCIA E COMPROMETIMENTO.
AVALIAR O TRABALHOPREENCHA O QUADRO E CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ COLABOROU PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE? | ||
HÁ ALGO QUE VOCÊ PODERIA FAZER MELHOR EM UMA PRÓXIMA ATIVIDADE COLETIVA? |
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 1
Letras
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "letras", conhecer e organizar o sistema de escrita alfabética, diferenciando letras, desenhos e sinais, e estudar a relação entre grafema e fonema de a, i, u, e, o e v;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (como histórias em quadrinhos) e reconhecer elementos das capas dos livros (título, autor etc);
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções.
- elaborar produção escrita (crachá e cartaz) e produção oral (exposição oral), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP014 e da página MP017 deste Manual do Professor.