40
UNIDADE 2 NOMES
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 2
Nomes
Objetivos da unidade
- Ler e cantar cantiga.
- Apreciar e compreender poema.
- Perceber as rimas presentes em cantiga e poema.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa às letras d, b, f, s, l, t, j e p.
- Produzir ficha de identificação pessoal.
- Produzir texto oral sobre a origem do próprio nome.
- Identificar o fonema inicial de palavras e a letra que o representa de modo lúdico.
- Desenvolver o vocabulário receptivo e expressivo.
- Identificar letras em formatos imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
- Reconhecer que as palavras são separadas por espaços no texto.
- Realizar leituras com familiares ou responsáveis, desenvolvendo a Literacia Familiar.
Nesta unidade será abordado o tema "nomes" por meio de diversos gêneros textuais, como cantiga, poema e ficha de identificação. A partir desse tema, os estudantes vão vivenciar a leitura e a escrita de seus nomes e do nome de colegas, além de dialogar sobre a importância do nome, como uma expressão da identidade de cada um. Aturma terá a oportunidade de conhecer a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" e descobrir que nela é expresso o direito de todos a um nome. Também conhecerão o conceito de sobrenome e pesquisarão e/ou levantarão hipóteses sobre a origem de seu próprio nome. Por meio da leitura de cantiga e apreciação de poema, vão explorar as rimas, desenvolver o vocabulário e a compreensão de textos.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
41
- DESCREVA OS ELEMENTOS DA IMAGEM. O QUE APARECE NELA?
Sugestão: uma mulher (Marta) vestindo uma camiseta verde e amarela com letras e números, com diversas formas coloridas ao redor.
A PESSOA RETRATADA NA FOTOGRAFIA É MARTA, JOGADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. VOCÊ A RECONHECEU? O QUE SABE SOBRE ELA?
Resposta pessoal.
- AGORA, REPARE PARA ONDE AS MÃOS DA JOGADORA APONTAM. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ELA FAZ ESSE GESTO?
Espera-se que os estudantes percebam que Marta está apontando para as costas de sua camisa, onde estão seu nome e número (camisa 10).
-
EM MUITOS ESPORTES, O NOME NA CAMISA É ESSENCIAL PARA IDENTIFICAR OS JOGADORES. E EM SEU COTIDIANO, ONDE VOCÊ COSTUMA USAR SEU NOME?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Explore a imagem de abertura pedindo aos estudantes que descrevam seus elementos. Levante os conhecimentos deles sobre letras e números. Pergunte se sabem o que está escrito na camiseta e o número representado. Peça-lhes que respondam às questões da página e faça a leitura em voz alta de cada pergunta.
Pergunte quem conhece a jogadora Marta e o que sabem sobre ela.
Fale sobre o significado de usar a camisa 10 em um time de futebol, explicando que quem veste essa camisa é considerado o líder e craque da equipe. Diga que muito desse significado se deve a Pelé, outro grande ídolo brasileiro e mundial, que defendeu essa camisa em sua carreira de jogador.
Leia para a turma a minibiografia da jogadora Marta:
Marta (1986) é uma jogadora de futebol brasileira. Foi eleita pela FIFA, seis vezes, como a melhor jogadora de futebol do mundo, entre os anos de 2006 a 2010 e em 2018. Foi Bola de Ouro em 2004 e 2007 e Chuteira de Ouro em 2007.
[...]
Na Copa do Mundo de 2019 na França, Marta marcou dois gols contra a Austrália e outro contra a Itália, chegando a um total de dezessete gols na história das Copas.
[...]
eBiografia. Marta, jogadora de futebol brasileira. Disponível em: https://oeds.link/vjo8H9. Acesso em: 17 maio 2021.
42
PARA LER
ANTES DE LER
COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ VAI LER UMA CANTIGA.
-
VOCÊ CONHECE A CANTIGA A CANOA VIROU?
Respostas pessoais.
- JÁ BRINCOU COM ESSA CANTIGA?
DURANTE A LEITURA
-
SE VOCÊ JÁ CONHECE A CANTIGA, LEIA O TEXTO BEM RÁPIDO, PASSANDO O DEDO SOBRE AS PALAVRAS.
Peça aos estudantes que escrevam o nome de um colega nos espaços indicados.
A CANOA VIROU
A CANOA VIROU,
POR DEIXÁ-LA VIRAR.
FOI POR CAUSA DE ,
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
TIRAVA ,
DO FUNDO DO MAR.
MAS EU NÃO SOU PEIXINHO
NEM SEI MERGULHAR...
COITADO DE ,
FICA DENTRO DO MAR!
DA TRADIÇÃO POPULAR.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP19, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler"
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Em "Antes de ler", converse com os estudantes sobre a cantiga "A canoa virou". Estimule-os a cantá-latodosjuntos. Depois, questione-os: Vocês brincam com essa cantiga? Como vocês brincam quando a cantam? É possível brincar sozinho ou são necessárias mais pessoas? Escute a opinião do maior número possível de estudantes e comente que em diferentes lugares essa cantiga é usada para as crianças brincarem de roda.
Explique-lhes que, para brincar, os participantes formam uma roda e ficam de mãos dadas. Enquanto giram, começam a cantar. O nome de um dos participantes por vez é escolhido para completar a letra da cantiga. Ao ouvir seu nome, essa pessoa deve soltar as mãos de seus parceiros, virar-se de costas para o centro da roda e somente então dar as mãos novamente a seus vizinhos. O grupo recomeça a cantar e a cada vez chama um colega, até que todos estejam de costas. Nesse momento, recomeça-se a cantoria, só que, dessa vez, a pessoa cujo nome for cantado deve voltar à posição original. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.
Se achar pertinente, leve os estudantes ao pátio da escola ou a um lugar amplo e brinquem com a cantiga de roda.
Em "Durante a leitura", é importante que os estudantes saibam a cantiga de cor. Peça a eles que escolham um colega e escrevam o nome no espaço indicado. Caso alguns deles não saibam escrever, faça as intervenções necessárias e/ou disponibilize crachás ou fichas para terem uma referência.
Em seguida, organize-os em duplas e peça-lhes que façam a leitura da cantiga para o colega passando o dedo sobre as palavras. Se achar pertinente, escreva a cantiga na lousa ou em um papel para ser fixado na sala e convide alguns deles para fazer uma leitura de ajuste.
43
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 ONDE A CANOA ESTAVA? PINTE A RESPOSTA.
2 QUEM ESTAVA NA CANOA? COPIE O NOME NO ESPAÇO ABAIXO.
Resposta pessoal.
- QUANTOS SONS TEM ESSE NOME? PINTE UMA CANOA PARA CADA SOM. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP01, EF12LP19, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 1
Compreensão de textos
Antes de os estudantes responderem à atividade, explore as figuras com eles. Questione-os: Vocês conhecem o mar? Já foram ao campo? E assim por diante. Estimule-os a contar as experiências que já tiveram nesses ambientes. Em seguida, releia a cantiga com eles e peça-lhes que pintem a resposta correta. Depois, oriente-os a voltar à letra da cantiga e localizar a palavra mar, circulando-a com lápis de cor (ela se encontra no 8o e no 12o verso).
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Consciência fonológica e fonêmica
Comente com os estudantes que a resposta vai depender do nome que eles escolheram para completar o texto da página 42. Ajude-os a identificar a quantidade de sons que o compõem. Para isso, registre na lousa todos os nomes escolhidos e leia em voz alta com a turma. Em alguns nomes, a quantidade de letras coincidirá com a quantidade de sons, como em Camila (6 letras e 6 sons). Em outros, pode ser diferente, como em Raíssa (6 letras, 5 sons). Somente depois oriente-os a pintar as canoas com o número de sons.
44
3 PARA TIRAR A CANOA DO LUGAR ONDE ELA ESTAVA, O QUE VOCÊ TERIA DE SER? CIRCULE A RESPOSTA CORRETA.
- ESCREVA A RESPOSTA: PEIXINHO
4 AS PESSOAS DESSA CANTIGA NÃO SABEM FAZER TRÊS ATIVIDADES.
- CIRCULE AS ATIVIDADES QUE ELAS NÃO SABEM FAZER.
5 O QUE É USADO PARA MOVIMENTAR UMA CANOA? MARQUE O QUADRINHO COM A RESPOSTA.
-
x REMO.
-
VELA.
6 POR QUE A CANOA VIROU? FAÇA UM X NA COM A RESPOSTA.
- X PORQUE A CRIANÇA NÃO SOUBE REMAR.
- PORQUE A CRIANÇA NÃO TINHA REMOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Compreensão de textos
Produção de escrita
Inicie esta atividade estimulando a memória dos estudantes - se necessário, peça-lhes que cantem novamente a cantiga. Após terem encontrado a resposta da atividade, incentive-os a localizar a palavra peixinho na letra da cantiga. Pergunte-lhes: Em que verso da cantiga essa palavra aparece pela primeira vez? Ao responderem que essa palavra se encontra no 5o verso, "Se eu fosse um peixinho", eles vão ter uma noção bastante introdutória de que as palavras estão sempre contextualizadas, o que possibilita a elas assumir sentidos definidos.
Atividade 4
Compreensão de textos
Para resolver esta atividade, retome com os estudantes a cantiga e ajude-os a localizar as ocorrências do verbo saber nos versos. Não utilize a palavra verbo, mas encaminhe a atividade cantando com eles cada estrofe separadamente e parando entre uma e outra para perguntar: O que não sabiam fazer nessa parte da cantiga? Ao responderem, auxilie-os a localizar a ilustração correta e oriente-os a circulá-la.
Atividades 5 e 6
Compreensão de textos
Converse com os estudantes sobre a importância dos remos: eles permitem não apenas movimentar a canoa, como também mudar o sentido para onde ela vai. Pergunte-lhes: Vocês já passearam de canoa? Já viram um remo de perto? Como sabemos que havia remos na canoa citada no texto? Auxilie-os, se necessário, a localizar o verso "que não soube remar".
45
7 O QUE SERIA PRECISO SABER PARA RESGATAR A CRIANÇA? COPIE DO TEXTO.
NADAR OU MERGULHAR .
8 RELEIA A CANTIGA E OBSERVE AS PALAVRAS COLORIDAS.
A CANOA VIROU,
POR DEIXÁ-LA VIRAR.
FOI POR CAUSA DE ,
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
TIRAVA
DO FUNDO DO MAR.
MAS EU NÃO SOU PEIXINHO
NEM SEI MERGULHAR...
COITADO DE ,
FICA DENTRO DO MAR!
- COM O PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS COLORIDAS.
-
EM QUE ESSAS PALAVRAS SÃO PARECIDAS?
Elas terminam com o mesmo som: ar.
RIMA É A REPETIÇÃO DE UM MESMO SOM NA PARTE FINAL DAS PALAVRAS.
9 CANTEM A CANTIGA USANDO, A CADA VEZ, O NOME DE UMA DAS CRIANÇAS DA TURMA.
PARA LER EM CASA
EM CASA, REÚNA-SE COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ E CANTE A CANTIGA PARA ELES.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Compreensão de textos
Produção de escrita
Os estudantes poderão buscar a resposta observando novamente as ilustrações da atividade 4 e/ou relendo a cantiga. Auxilie-os a escrever as palavras que compõem a resposta no local indicado. Se achar conveniente, peça-lhes que antes montem as palavras utilizando o alfabeto móvel e, depois, transcrevam-nas no livro.
Atividade 8
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Neste momento, será introduzida a noção de rima. Faça novamente a leitura da cantiga em voz alta, destacando as palavras coloridas e pedindo aos estudantes que acompanhem em silêncio. Então, no item a, promova a leitura coletiva em voz alta de todas as palavras coloridas. No item b, se necessário, escreva na lousa algumas das palavras destacadas e marque, com outra cor, o som que rima nelas: ar.
Por fim, leia com os estudantes o quadro de sistematização do conteúdo e dê outros exemplos de rima utilizando palavras presentes no dia a dia deles, como: panela/ janela; gato/pato; boneca/soneca.
Atividade 9
Aproveitem para brincar novamente com a cantiga. Faça novas modalidades, por exemplo, escolhendo o nome das crianças pela ordem da chamada.
Para ler em casa
Este boxe explora a Literacia Familiar. Incentive os estudantes a fazer a leitura da cantiga para as pessoas da moradia delas, aproveitando para brincar trocando o nome dos colegas por nomes dos membros da família.
Atividade complementar
Convide a turma para brincar com rimas dos nomes. Cante a cantiga "A canoa virou", escolha um estudante para falar o nome de um colega, escreva esse nome na lousa e proponha que todos pensem em palavras que rimam com ele, ou seja, que terminam com o mesmo som.
Em cada tentativa, confirme com a turma se a palavra realmente termina com o mesmo som do nome. Ajude os estudantes a perceber a diferença sonora entre o final das duas palavras, caso não ocorra a rima.
46
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS D E B
QUE CURIOSO!
HÁ MAIS DE SETENTA ANOS, O BRASIL E MUITOS PAÍSES ASSINARAM A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. ESSE DOCUMENTO É O COMPROMISSO DE QUE TODOS OS SERES HUMANOS DEVEM SER IGUALMENTE RESPEITADOS E TER DIREITOS GARANTIDOS.
OBSERVE AO LADO A CAPA DE UMA EDIÇÃO IMPRESSA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
1 OBSERVE A CAPA DE LIVRO ACIMA.
- LEIA O TÍTULO DO LIVRO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- QUANTAS PALAVRAS TEM O TÍTULO DO LIVRO? 5
- PINTE A PRIMEIRA E A QUARTA PALAVRA NO TÍTULO DO LIVRO. Declaração/Direitos
- COM QUE LETRA ELAS COMEÇAM? D
-
A FORMA COMO VOCÊ PRONUNCIA O D EM CADA UMA DELAS É:
A resposta dependerá da variante linguística utilizada pelo estudante.
- IGUAL.
- DIFERENTE.
2 PASSE O DEDO INDICADOR SEGUINDO OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA D. DEPOIS, CUBRA CADA UM USANDO O LÁPIS GRAFITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras D e B
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF01LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Seguindo a BNCC (BRASIL, 2018, p. 89-93) e Pollo (2021), abordaremos as consoantes de acordo com o grau de transparência na relação fonema-grafema, ou seja, priorizaremos as relações mais biunívocas no início da aprendizagem. Por isso, estudamos na unidade anterior a letra v e, aqui, as letras b e d.
Embora as fricativas em início de palavra sejam mais fáceis de isolar, por serem prolongáveis no tempo, optamos por não abordar, logo após a letra v, a letra f, pois seu traço distintivo é apenas o vozeamento (poderiam ser confundidas). Por isso, entramos nesta seção com duas consoantes oclusivas (quando a passagem do ar é inteiramente interrompida): a bilabial [b] e a alveolar [d], ambas vozeadas.
Referência citada:
- POLLO, Tatiana. Conhecimento da língua: fonologia e ortografia do português do Brasil. In: ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 86-105.
Que curioso!
Comente que a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" foi criada após a Segunda Guerra Mundial (em 1948) como um esforço para que nunca mais ocorressem guerras mundiais e que todos os humanos tivessem direitos básicos.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
No item e, é importante considerar a variação linguística para a letra d. Antes de [i], em algumas regiões do Brasil, a pronúncia dessa consoante não é igual às pronúncias da letra d antes de [a], [e], [o] e [u].
Atividade complementar
Aproveite o texto do quadro "Que curioso!" e sugira uma roda de conversa sobre o tema. Pergunte à turma:
-
Vocês sabem o que são direitos e deveres?
Sugestão: Direitos são as garantias de que todos precisamos para viver bem. Deveres são nossa contribuição para que a sociedade funcione.
-
Vocês conhecem algum dos direitos da "Declaração Universal dos Direitos Humanos"?
Sugestão: Para saber quais são esses direitos, consulte o site https://oeds.link/YaCZH7. Acesso em: 4 jul. 2021.
47
3 NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", HÁ OUTRAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA D. ESCOLHA DUAS E COPIE-AS ABAIXO.
Possibilidades: declaração, dos, direitos, documento, de, devem.
4 VEJA AS IMAGENS ABAIXO E CIRCULE APENAS AQUELAS CUJOS NOMES COMEÇAM COM A LETRA D.
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DE CADA IMAGEM QUE VOCÊ CIRCULOU E OBSERVE OS SONS QUE A LETRA D REPRESENTA.
QUE CURIOSO!
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DIZ QUE CADA PESSOA TEM DIREITO A UM NOME. NO BRASIL, TODO BEBÊ DEVE SER REGISTRADO EM UM CARTÓRIO.
5 NO TEXTO QUE LEMOS NO QUADRO ACIMA, HÁ DUAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA B.
-
PROCURE-AS NO TEXTO E ESCREVA-AS NOS QUADROS ABAIXO.
BRASIL
BEBÊ
- FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU ACIMA, OBSERVANDO O MOVIMENTO DE SUA BOCA NO SOM INICIAL.
LEMBRE-SE: QUANDO PRONUNCIAMOS O SOM DE UMA CONSOANTE, FAZEMOS ALGUMA BARREIRA PARA O AR.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Além do reconhecimento das letras, aqui trabalharemos o conceito de palavra escrita, pois os estudantes terão de perceber os espaços em branco antes e depois de cada palavra para copiar apenas as que se iniciem com d.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Conforme já abordado na atividade 1, dependendo da variedade do português presente na região da escola, a pronúncia do fonema /d/ na palavra dinossauro será a oclusiva [d] ou a africada [dʒ]. Uma consoante africada combina, em sua produção, uma oclusiva e uma fricativa. É frequente que aprendizes do sistema alfabético se confundam na escrita de di ou ti, caso sejam de regiões que pronunciem essas sequências como africadas.
Que curioso!
Leia em voz alta o texto do segundo quadro "Que curioso!" e converse com a turma sobre a importância do direito ao nome. Pergunte: Por que vocês acham importante que cada um tenha um nome? Possibilidades de resposta: para que nos reconheçam; para que não nos confundam com outros; para obtermos documentos de identificação. Uma proposta lúdica seria imaginar um local em que ninguém tivesse nome. O que aconteceria? Como uma pessoa se referiria à outra?
Converse com os estudantes sobre cartórios, sua função e importância e pergunte-lhes se já foram a algum deles.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
A proposta é identificar o fonema e sua representação pela letra b. Os estudantes observarão a realização sonora dessa letra, notando que o ar sai em uma pequena explosão, após unirmos o lábio superior ao lábio inferior. Trata-se de uma consoante oclusiva bilabial vozeada. A relação fonema-grafema para a letra b é biunívoca, isto é, o fonema é representado exclusivamente por esse grafema em língua portuguesa. Além disso, não há variações importantes de pronúncia para o som representado por b.
Outro aspecto que facilita a instrução fônica relacionada à letra b é seu nome. Segundo Pollo (Op. cit., p. 99), "ao associar a forma da letra com o seu som, deve-se reconhecer que as crianças têm maior facilidade em aprender o som de letras cujos nomes começam com a letra que elas representam (exemplo, b, d, v, z)".
48
6 AGORA, FAÇA O TRAÇADO DA LETRA B.
7 VEJA ONDE A CRIANÇA ESTÁ ESCREVENDO A LETRA B. QUE TAL FAZER ALGO PARECIDO? SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
8 OBSERVE AS IMAGENS.
- EM VOZ ALTA, DIGA O NOME DE CADA IMAGEM. baleia, bicicleta, burro, berço, boné
- FALE O SOM PRODUZIDO PELA LETRA B QUANDO ELA SE JUNTA À VOGAL A. Os estudantes devem pronunciar a sílaba "ba".
- QUE IMAGEM ACIMA COMEÇA COM ESSE SOM? CIRCULE-A.
9 DAVI E BRUNA ESTUDAM NA MESMA TURMA. ELES SÃO EDUCADOS E GENTIS. COMPLETE AS PALAVRAS COM B OU D E DESCUBRA O QUE OS DOIS COLEGAS FALAM UM PARA O OUTRO PELA MANHÃ.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Conhecimento alfabético
O intuito desta atividade é proporcionar aos estudantes conhecer, diferenciar e relacionar letras em formatos imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Converse com os estudantes sobre a imagem; espera-se que identifiquem que a criança está grafando a letra b na areia. Se achar pertinente, faça o mesmo exercício com a turma, trazendo uma caixa com areia ou farinha para que escrevam com o dedo. Você pode usar outros materiais, como massinha, ou mesmo traçar a letra no ar. O importante é que os estudantes possam conhecer e reproduzir o traçado da letra b.
Atividade 8
Consciência fonológica e fonêmica
Para essa atividade, é importante que os estudantes percebam os sons representados pela letra b junto com as vogais. Peça a eles que observem o movimento da boca e o som na pronúncia de cada início de palavra.
Atividade 9
Pergunte à turma se há outros nomes que começam com as letras d e b entre os estudantes da classe. Peça que identifiquem a quais vogais essas letras estão associadas em cada um dos nomes citados por eles. Mostre que há nomes que podem começar com CCV (consoante + consoante + vogal), como é o caso de Bruna.
Atividade complementar
Consciência fonológica e fonêmica
Distribua uma folha em branco para cada estudante e peça-lhes que escrevam de um lado a letra b e do outro lado a letra d. Coloque imagens variadas em uma caixa e vá retirando cada imagem, sem falar nada. Cada um deve levantar sua "placa" com o lado em que está escrita a letra d ou a letra b, de acordo com o som inicial do nome da imagem. É importante que não haja escritos na imagem, para que a turma possa se apoiar no som de cada nome e, assim, desenvolver sua consciência fonológica.
Será uma maneira lúdica para você avaliar se as crianças compreendem a instrução fônica para o som dessas duas consoantes e se percebem bem o fonema inicial das palavras. Oriente-as a falar em voz alta o nome das imagens, para que reconheçam seu som inicial.
49
PRODUÇÃO ESCRITA
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
VOCÊ JÁ SABE ESCREVER SEU PRIMEIRO NOME. AGORA, COM A AJUDA DO PROFESSOR, VAI ESCREVER SEU SOBRENOME E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE VOCÊ EM UMA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.
SOBRENOME É O NOME DE FAMÍLIA DE UMA PESSOA. ELE VEM DEPOIS DO NOME.
PLANEJAMENTO E ESCRITA
1 ESCREVA SEU NOME COMPLETO NO QUADRO ABAIXO.
Nome do estudante.
2 PREENCHA SUA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.
NOME COMPLETO: Respostas pessoais.
NOME DOS RESPONSÁVEIS:
ENDEREÇO:
TELEFONE PARA CONTATO:
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Ficha de identificação
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Nesta seção, os estudantes produzirão uma ficha de identificação com o nome completo deles, o nome dos responsáveis, o endereço e um número de telefone para contato. Para isso, será fornecido o modelo dessa ficha com a indicação do espaço para escrever.
No final da produção, todas as fichas serão reunidas e organizadas em ordem alfabética para compor uma pasta ou caixa de fichas de identificação, que ficará sob seus cuidados e poderá ser consultada em caso de necessidade. Explique aos estudantes a importância de ter essas informações em sala de aula e, principalmente, de as reter na memória.
Planejamento e escrita
Atividade 1
Produção de escrita
Nesta etapa da produção, os estudantes farão um esboço do que será sua produção definitiva. Oriente-os na escrita do nome completo no local indicado. Se achar oportuno, peça-lhes que, antes de escrever, componham seus nomes utilizando as letras do alfabeto móvel.
Atividade 2
Produção de escrita
Instrua as crianças a preencher o esboço da ficha de identificação. Se necessário, atue como escriba delas. O importante, nesse momento, é certificar-se de que conhecem as informações pedidas na ficha. Se for preciso, solicite aos pais que enviem, por escrito, o endereço e o telefone de contato, ou peça a atividade como tarefa de casa, para os estudantes fazerem com a família.
Você deve estar atento a casos em que as crianças não morem com os pais ou estejam em situação de acolhimento.
50
AVALIAÇÃO E REESCRITA
3 REVISE SUA ESCRITA.
-
OBSERVE SUA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR. Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ ESCREVEU SEU NOME COMPLETO? O TAMANHO DO NOME CABE DIREITINHO NO ESPAÇO? VOCÊ ESCREVEU O NOME DE SEUS RESPONSÁVEIS, SEU ENDEREÇO E UM TELEFONE PARA CONTATO? TODAS AS INFORMAÇÕES FORAM ESCRITAS NOS LUGARES CORRETOS? - O PROFESSOR VAI AVALIAR SUA ESCRITA E INDICAR SE HÁ ALGO PARA VOCÊ CORRIGIR.
4 PREENCHA A FICHA DEFINITIVA.
- RECORTE DA PÁGINA 261 A FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DEFINITIVA.
- CONSIDERE A CORREÇÃO FEITA PELO PROFESSOR E REESCREVA AS INFORMAÇÕES NO ESPAÇO ADEQUADO.
- DESENHE SEU AUTORRETRATO NO LOCAL INDICADO.
SOCIALIZAÇÃO
FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
5 ORGANIZEM AS FICHAS.
- REÚNAM AS FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO DE TODA A TURMA E AS COLOQUEM EM ORDEM ALFABÉTICA.
- AJUDEM O PROFESSOR A JUNTAR AS FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO EM UMA PASTA OU CAIXA.
- PRONTO! AGORA VOCÊS TÊM, NA SALA DE AULA, AS FICHAS DE IDENTIFICAÇÃO DA TURMA ORGANIZADAS, QUE PODERÃO SER CONSULTADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação e reescrita
Atividade 3
Este é um momento essencial na produção dos estudantes: eles farão a revisão de sua produção. Leia em voz alta as perguntas propostas na tabela de avaliação, disponibilizando tempo entre uma e outra para que reflitam sobre elas e respondam mentalmente. Eles também podem fazer correções com o lápis em sua produção, caso tenham errado algo. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Acompanhe todo o momento de avaliação e intervenha quando considerar necessário ou oportuno.
Atividade 4
Produção de escrita
Instrua-os no recorte da ficha de identificação definitiva e reserve tempo adequado para passarem a limpo sua produção e finalizá-la. Auxilie-os no preenchimento da ficha de identificação. Antes de desenharem o autorretrato, proponha um exercício de auto-observação com espelhos, pedindo-lhes que observem atentamente a própria aparência e suas características físicas.
Socialização
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Primeiramente, promova a organização das fichas em ordem alfabética de modo coletivo. Vá perguntando aos estudantes as letras do alfabeto de acordo com a ordem alfabética e, após responderem, verifique se há algum estudante cujo nome começa com a letra citada. Aproveite o momento para explorar casos de nomes repetidos na turma, se houver. Explique-lhes que, em casos assim, deve-se considerar a inicial do sobrenome.
Prepare uma folha com a identificação dos estudantes para colocar na pasta ou caixa. Peça a eles que o auxiliem na reunião das fichas de identificação na pasta ou caixa. Depois de pronta, guarde-a em um local da sala acessível para a consulta de todos os estudantes.
51
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS F E S
QUE CURIOSO!
ALÉM DE TER UM NOME, TODOS TEMOS UM SOBRENOME, QUE É UM NOME DE FAMÍLIA. O SOBRENOME SILVA É O MAIS COMUM NO BRASIL. EM SUA ORIGEM, LÁ EM PORTUGAL, ESSE SOBRENOME FOI DADO A UMA FAMÍLIA QUE MORAVA PERTO DA SELVA.
1 EM SUA TURMA, HÁ ALGUÉM COM O SOBRENOME SILVA? Resposta pessoal.
-
ESCREVA O NOME COMPLETO DESSA PESSOA.
Resposta pessoal.
-
AGORA, ESCREVA SEU NOME COMPLETO.
Resposta pessoal.
2 OBSERVE AS IMAGENS E COMPLETE AS LEGENDAS COM E OU I.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras F e S
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP11, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético Produção de escrita
Consciência fonológica e fonêmica
Que curioso!
Pergunte aos estudantes quem sabe mencionar seu nome completo e o que significa o sobrenome. Leia o texto do quadro em voz alta e peça-lhes que observem a foto da família de Gilberto Gil e da casa na selva.
Incentive-os a falar, em clima de respeito e valorização, sobre suas famílias. Conte que Gilberto Gil é um importante músico brasileiro nomeado artista pela paz da Unesco, agência das Nações Unidas que busca contribuir para o desenvolvimento da educação, da cultura e da ciência no mundo.
Se achar oportuno, retome a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" trabalhada na seção "Estudo da língua" anterior e o significado da ONU.
Atividade 1
Produção de escrita
Destaque na turma os estudantes que tenham esse sobrenome. Aproveite para explorar o conceito de sobrenome, que pode vir só da mãe, só do pai ou de ambos. Examine se na sala há sobrenomes repetidos. Conscientize a turma de que todos temos direito a nome e sobrenome. Caso haja estudantes com o sobrenome Silva, escreva o nome completo de cada um deles na lousa para que respondam à atividade proposta, preferencialmente com o nome completo de algum dos colegas. Se não houver nenhum Silva na turma, apresente o nome de alguém conhecido que tenha esse sobrenome.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Explique à turma o que é legenda e como ela pode se relacionar a uma imagem. Se achar pertinente, mostre outras fotos e legendas em sites, livros e revistas. No boxe "Que curioso!" há duas legendas a serem exploradas.
Esta atividade trabalha uma propriedade do Sistema de Escrita Alfabética: as letras em uma palavra são fixas. O significado pode mudar completamente ao se trocar apenas uma letra. Se achar pertinente, escreva na lousa outros exemplos, como gato/pato/rato/jato/mato/ fato, ou mesmo selva/Silva/salva. Se quiser retomar as letras já trabalhadas nas seções "Estudo da língua", pode apresentar os grupos Bia/dia/via ou boa/doa/voa/soa.
Uma atividade que pode ser lúdica é trocar uma letra e ver se forma uma palavra existente em língua portuguesa ou apenas uma pseudopalavra. Por exemplo, selva, Silva e salva existem, mas e se colocarmos a vogal u após a letra s? "Sulva" existe?
52
3 ENCONTRE E PINTE CADA UMA DAS PALAVRAS EM DESTAQUE.
- FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FAMÍLIA E SILVA E PERCEBA O SOM INICIAL DE CADA UMA DELAS.
4 FAÇA O TRAÇADO DAS LETRAS F E S CONFORME A LEGENDA.
5 LIGUE AS IMAGENS À SÍLABA INICIAL DE CADA UMA DELAS.
6 VOCÊ JÁ OUVIU AS HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO ESCRITAS POR MONTEIRO LOBATO?
-
AO SE LEMBRAR DAS HISTÓRIAS E DAS PERSONAGENS, COMPLETE AS PALAVRAS COM S OU F.
- SÍTIO É UMA ESPÉCIE DE PEQUENA FAZENDA.
- VISCONDE DE SABUGOSA É UM BONECO FEITO DE SABUGO DE MILHO.
- SACI É UMA PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Inicialmente, os estudantes farão dois pequenos caça-palavras lineares para que trabalhem a fluência na leitura e percebam que todas as letras da palavra, na ordem certa, são fundamentais para que a palavra seja escrita.
Depois de colorirem, pronuncie a palavra família, ressaltando a articulação do som inicial do f. Os estudantes devem repetir e observar como fica a posição da boca e a sensação no corpo.
Os estudantes devem notar que, para falar /f/, sopramos o ar num pequeno orifício que formamos entre o lábio inferior e os dentes superiores. A articulação da boca e da língua é idêntica à que fazemos para o /v/, mas, diferentemente do /v/, a garganta não vibra para o /f/. É uma consoante fricativa labiodental desvozeada. A intenção é trabalhar a consciência fonêmica do som /f/ e a relação fonema-grafema.
Refaça o exercício, porém agora ressaltando a palavra Silva, mostrando a articulação do som inicial representado por s. Oriente a turma a observar como fica a posição da boca e qual é a sensação no corpo.
Os estudantes devem perceber que, para falar /s/, sopramos o ar num pequeno orifício que formamos entre a ponta da língua e o espaço atrás dos dentes superiores (alvéolo). A intenção é trabalhar a consciência fonêmica do som /s/ e a relação fonema-grafema. O /s/ é também uma consoante fricativa, em que o ar não é barrado, mas passa por um pequeno orifício, um estreitamento entre a língua e o alvéolo. As pregas vocais não vibram, pois a consoante é desvozeada.
Atividade 6
Apresente para os estudantes a música "Sítio do Picapau Amarelo" de Gilberto Gil, retomando o que já conversaram sobre esse artista e sua família. Ouçam juntos, se possível cantando e dançando.
Converse sobre a música, verificando se as crianças já conhecem as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, criadas por Monteiro Lobato. Explore o que elas já sabem sobre o escritor e sobre o Sítio, complementando as informações.
Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté (SP). Escreveu diversos livros, mas suas obras mais conhecidas são a série sobre o Sítio do Picapau Amarelo, que encanta gerações com personagens marcantes, como Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde de Sabugosa, e seres folclóricos, como Saci e Cuca.
Em seguida, leia vagarosamente as frases e proponha que completem as palavras com as letras s ou f.
53
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ VAI LER UM POEMA.
- TENTE LER O TÍTULO DO POEMA. SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE ELE É? Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
- PRESTE ATENÇÃO À ÚLTIMA PALAVRA DE CADA VERSO DO POEMA. O QUE VOCÊ OBSERVA? Espera-se que os estudantes observem a presença de rimas.
RELÂMPAGO
O MEU CACHORRO RELÂMPAGO
ACORDOU-SE COM SARAMPO.
VEIO A DONA MANUELA:
DEVE SER VARICELA!
VEIO A DONA DORA:
PARA MIM, CATAPORA!
E A DONA FABÍOLA:
MAIS PARECE VARÍOLA.
POR FIM, A VETERINÁRIA:
ACHO TUDO UM DISPARATE,
POIS O CACHORRO SE MANCHOU
FOI COM MOLHO DE TOMATE!
SÉRGIO CAPPARELLI. 111 POEMAS PARA CRIANÇAS. 26. ED. PORTO ALEGRE: L&PM, 2018.
- DISPARATE:
- ALGO QUE NÃO FAZ SENTIDO; BOBAGEM.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP19, EF15LP02, EF15LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Consciência fonológica e fonêmica
Em "Antes de ler", considere que o poema é um gênero textual que emprega recursos poéticos como rimas, jogos sonoros e ritmo. A escrita é feita em versos, muitas vezes agrupados em estrofes.
Antes de iniciar a atividade, diga aos estudantes que farão a leitura de um poema e pergunte-lhes se já leram esse tipo de texto antes. Observe com eles a ilustração presente na página e solicite que digam o que estão vendo. Essa é uma ótima oportunidade para que se expressem com autoconfiança e construam sentidos para o texto.
Ajude-os a identificar onde está o título do poema. Dê um tempo para que tentem ler o título. Em seguida, leia-o e pergunte se sabem o significado da palavra Relâmpago, aproveitando para questionar por que o cachorro tem esse nome - provavelmente, por se movimentar com muita rapidez, assim como os lampejos dos relâmpagos no céu, que surgem e desaparecem com alta velocidade.
Em "Durante a leitura", o texto em verso exige uma leitura bem ritmada e você, professor, será o leitor-modelo para os estudantes.
Faça a leitura com entonação, evidenciando as rimas para que reconheçam a sonoridade produzida, por exemplo em Manuela/varicela, Dora/catapora.
Leia outras vezes para que os estudantes consigam antecipar as palavras. Projete o poema ou copie-o na lousa, apontando cada palavra pronunciada enquanto a recita. Observe se já procuram associar o oral ao escrito e acompanham o que você lhes indica.
Atividade complementar
Se houver canto de leitura na sala de aula ou na biblioteca da escola, indique livros de poemas e convide os estudantes a explorá-los.
54
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
-
SOBRE QUAL PERSONAGEM FALA O POEMA LIDO?
Sobre o cachorro Relâmpago.
-
QUEM SÃO AS OUTRAS PERSONAGENS DO POEMA?
Dona Manuela, dona Dora, dona Fabíola e a veterinária.
2 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES.
O estudante deve pintar o quadrinho de vermelho.
O estudante deve pintar o quadrinho de verde.
- PINTE DE VERMELHO O QUADRINHO DA IMAGEM QUE MOSTRA COMO AS PERSONAGENS PENSAVAM QUE O CACHORRO ESTAVA.
- PINTE DE VERDE O QUADRINHO QUE MOSTRA COMO O CACHORRO REALMENTE ESTAVA.
3 LEIA COM O PROFESSOR O NOME DO QUE CAUSOU MANCHAS NO CACHORRO RELÂMPAGO.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
M OLHO DE TOM ATE
-
QUE PALAVRA A SEGUIR TERMINA COM O MESMO SOM DE TOMATE? FAÇA UM X NO QUADRINHO QUE ACOMPANHA A RESPOSTA.
- MANCHOU
- VETERINÁRIA
- X DISPARATE
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP19, EF15LP02, EF15LP15.
Componentes PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 1
Compreensão de textos
A compreensão do texto será construída pelo reconhecimento das estrofes e pela declamação expressiva, recursos com os quais os estudantes vão atribuindo sentidos ao texto.
Pergunte à turma sobre qual personagem o poema fala e se aparecem outras personagens nele.
Atividade 2
Compreensão de textos
Solicite aos estudantes que observem as ilustrações. Peça-lhes que digam o que está acontecendo em cada uma. Esse é um bom momento para que eles troquem ideias, pratiquem aguardar sua vez de falar e escutar atentamente e retomem alguns combinados, como levantar a mão para pedir a palavra.
Consideração sobre dificuldade
Compreensão de textos
Leia os itens a e b da atividade 2, vagarosamente. Pode ser necessário realizar a leitura mais de uma vez para que os estudantes compreendam o que é solicitado. Pergunte-lhes o que é para pintar de vermelho e de verde. Assim é possível verificar se entenderam o comando da atividade.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
No item a, retorne ao texto e releia a última estrofe para os estudantes. Em seguida, pergunte-lhes o que causou as manchas no cachorro. Convide-os a completar as palavras com as letras que faltam.
No item b, leia o comando da atividade e também as alternativas. Isso é muito importante para os estudantes que não conseguem ler sozinhos. Explique-lhes que as palavras tomate e disparate rimam porque os sons finais dessas palavras são parecidos.
Atividade complementar
Após a atividade 3, proponha aos estudantes que sugiram outras palavras que rimem com tomate. Escreva as sugestões na lousa em forma de lista, de modo que as rimas fiquem uma embaixo da outra. Sugestões: abacate, chocolate, alicate.
Ao final da atividade, peça os estudantes que copiem no caderno as palavras registradas na lousa.
55
4 COM O PROFESSOR, LEIA O NOME DAS PESSOAS DO POEMA E O QUE CADA UMA DELAS PENSOU QUE O CACHORRO TINHA.
MANUELA vermelho: ELA
DORA verde: ORA
FABÍOLA azul: ÍOLA
VARICELA vermelho: ELA
CATAPORA verde: ORA
VARÍOLA azul: ÍOLA
- CIRCULE DE VERMELHO AS LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM NO FINAL DE MANUELA E VARICELA.
- CIRCULE DE VERDE AS LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM NO FINAL DE DORA E CATAPORA.
- CIRCULE DE AZUL AS LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM NO FINAL DE FABÍOLA E VARÍOLA.
5 COPIE DO POEMA A PALAVRA QUE NOMEIA UMA PROFISSÃO.
VETERINÁRIA
- QUANTOS SONS EXISTEM NESSA PALAVRA? 11 SONS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Relembre com os estudantes os nomes das personagens que aparecem no poema. Pergunte o que cada personagem pensou que tivesse acontecido com o cachorro Relâmpago.
Peça que reservem um lápis vermelho, um verde e um azul. Leia cada um dos comandos, faça uma pausa e oriente-os a circular as letras com a cor solicitada. Chame a atenção deles para as rimas que ficam destacadas em cada par de palavras. Aproveite e pergunte aos estudantes se eles sabem escrever nomes de outras pessoas. Se a resposta for positiva, instrua-os a escrever na lousa esses nomes. Depois, se achar pertinente, você e a turma podem tentar identificar rimas nos nomes registrados na lousa.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
O quadro com traços vai ajudar os estudantes na escrita da palavra que indica uma profissão. Caso seja necessário, explique o que é profissão e dê exemplos de profissões. Aproveite para chamar a atenção da turma para o fato de que as letras devem ser escritas na ordem certa para formar a palavra desejada. Após a escrita, pergunte aos estudantes o que um veterinário faz.
Oriente as crianças a falar a palavra veterinária em voz alta lentamente, identificando e contando os sons existentes nela.
Atividade complementar
Proponha aos estudantes: Que tal pesquisarmos as doenças que aparecem no poema? Estabeleça um momento para a pesquisa. Em uma roda de conversa, compartilhem as respostas encontradas. Explique a importância das vacinas e como elas podem proteger as pessoas dessas doenças e de várias outras, mantendo-as saudáveis.
56
6 OUÇA O PROFESSOR LER AS FRASES A SEGUIR E FAÇA UM X NO QUADRINHO QUE CORRESPONDE AO QUE A VETERINÁRIA FEZ NO POEMA.
- X DESCOBRIU O QUE O CACHORRO RELÂMPAGO TINHA.
- FALOU QUE O CACHORRO RELÂMPAGO ESTAVA DOENTE.
7 LEIA A PALAVRA NA PLACA.
-
QUE PALAVRA A SEGUIR TERMINA COM OS MESMOS SONS? MARQUE UM X NO QUADRINHO COM A RESPOSTA CORRETA.
GATO
CAMARÃO
X GORRO
-
CRIE EM VOZ ALTA UM VERSO EM QUE ESSAS DUAS PALAVRAS RIMEM. Resposta pessoal. Sugestão: Ontem eu vi um cachorro / que andava na rua de gorro.
NOS POEMAS, É COMUM HAVER RIMA.
PARA LER EM CASA
PEÇA A SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS QUE LEIAM O POEMA PARA VOCÊ. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO BEM BONITO SOBRE ELE EM UMA FOLHA DE PAPEL À PARTE E TRAGA-O PARA A ESCOLA.
SEU DESENHO SERÁ EXPOSTO NA SALA DE AULA COM OS DESENHOS DOS COLEGAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Consciência fonológica e fonêmica
No comando da atividade, auxilie os estudantes na leitura da palavra cachorro. Em seguida, no item a, leia cada uma das alternativas e solicite que marquem um x na palavra que mais se parece com ela. Realize a leitura quantas vezes achar necessário.
No item b, peça-lhes que criem um verso rimando cachorro com gorro. Esse é um ótimo momento para que eles se comuniquem oralmente e se expressem em situações de intercâmbio oral. Além disso, possibilitamos momentos de escuta em situações específicas de interação.
Para ler em casa
A proposta de leitura em casa, com familiares ou responsáveis, busca promover a Literacia Familiar. Explique aos estudantes que um membro da família lerá o poema para eles. Na sequência, devem produzir juntos um desenho sobre o poema, que será exposto na sala.
Quando as crianças trouxerem seus desenhos, faça um tour pela classe e exponha-os para toda a turma.
Atividade complementar
Sugerimos a leitura do livro " Você troca?", de Eva Furnari. Essa obra apresenta muitas possibilidades de rima. Leia-o com entonação expressiva para que a turma perceba as rimas. É possível pedir aos estudantes que completem alguns versos utilizando outras rimas ou que criem sua própria rima. Para isso, você pode começar assim: "Você troca uma gravata amassada por...", e eles continuam a frase, que deve terminar com uma rima.
57
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS L E T
QUE CURIOSO!
AS CIDADES TAMBÉM TÊM NOMES. ALGUNS SÃO BEM CURIOSOS E ATÉ PARECIDOS. POR EXEMPLO, LAGOINHA FICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, LAGOA, NA PARAÍBA, E LAGOÃO, NO RIO GRANDE DO SUL. HÁ CIDADES QUE TÊM TAMBÉM NÚMEROS NO NOME, COMO TRÊS LAGOAS, NO MATO GROSSO DO SUL, E TRÊS CORAÇÕES, EM MINAS GERAIS.
1 OBSERVE A FOTOGRAFIA NO QUADRO ACIMA.
-
POR QUE SERÁ QUE A CIDADE SE CHAMA "TRÊS LAGOAS"?
Espera-se que os estudantes digam que é porque na cidade há três lagoas.
-
QUAL É O NOME DA CIDADE EM QUE VOCÊ MORA?
Resposta pessoal.
-
VOCÊ SABE O MOTIVO DE SUA CIDADE TER ESSE NOME?
Resposta pessoal.
2 FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS ABAIXO.
- LAGOINHA
- LAGOA
- LAGOÃO
- ESSAS TRÊS PALAVRAS COMEÇAM COM A LETRA L. FALE O SOM INICIAL DESSAS PALAVRAS EM VOZ ALTA, OBSERVANDO O MOVIMENTO DE SUA BOCA.
-
QUANTAS VEZES SUA BOCA ABRE PARA FALAR CADA UMA DELAS? CONTE NOS DEDOS E ESCREVA A QUANTIDADE DE SÍLABAS DE CADA PALAVRA.
- LAGOINHA 4
- LAGOA 3
- LAGOÃO 3
LEMBRE-SE: AS SÍLABAS SÃO OS PEDACINHOS SONOROS DAS PALAVRAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras L e T
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP04, EF01LP05, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade preparatória
Peça aos estudantes que pesquisem a origem do nome da cidade onde moram. O resultado da pesquisa (uma ou duas frases) pode ser anotado por um adulto em casa e compartilhado com a turma na classe.
Que curioso!
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Pergunte aos estudantes se eles sabem em qual cidade a escola está localizada e escreva o nome na lousa. Depois, leia o texto do quadro e pergunte-lhes o que têm em comum os nomes Lagoinha, Lagoa e Lagoão. Eles deverão perceber que são variações de lagoa, sendo um diminutivo e um aumentativo.
Trabalhe outros aumentativos e diminutivos, explorando o conhecimento prévio dos estudantes e ampliando seu vocabulário.
Com relação a "Três Lagoas" e "Três Corações", pergunte a eles se conhecem alguma cidade com um número no nome. Exemplos: Passa Quatro (MG), Quinze de Novembro (RS) e Arroio Trinta (SC).
Atividade 1
No item c, os estudantes compartilharão a pesquisa feita previamente sobre o nome da cidade.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
No item a, ressalte a articulação do som representado pela letra l e observe se os estudantes conseguem fazê-la corretamente. Eles devem perceber que, para falar /l/, a ponta da língua toca o espaço atrás dos dentes superiores (o alvéolo) e se movimenta como se fosse um chicote.
No item b, leia pausadamente cada palavra e peça aos estudantes que batam palmas para cada vez que abrem a boca; então diga-lhes que essas palmas são as sílabas. A capacidade de reconhecer, isolar e manipular sílabas faz parte da consciência fonológica, e a capacidade de reconhecer, isolar e manipular fonemas é a consciência fonêmica.
58
3 MARQUE COM UM X A PALAVRA QUE TEM SIGNIFICADO DIFERENTE DA IMAGEM.
- TRÊS
- três
- X TRATOR
AS LETRAS PODEM TER DIFERENTES FORMATOS.
4 SEGUINDO OS PONTILHADOS, ESCREVA AS LETRAS L E T.
5 USANDO L OU T, IDENTIFIQUE O SOM INICIAL DAS PALAVRAS REPRESENTADAS PELAS IMAGENS ABAIXO.
6 LIGUE OS NÚMEROS AOS NOMES, PRESTANDO ATENÇÃO AO SOM INICIAL DAS LETRAS DAS PALAVRAS:
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Os estudantes têm aprendido que as palavras podem ser escritas com diferentes formatos de letra. Aqui, encontrarão a palavra três, já explorada no nome das cidades, escrita em letra de imprensa maiúscula e minúscula e em letra cursiva minúscula. Mesmo que não consigam ler todos os tipos de letra, espera-se que percebam a palavra intrusa trator, em letras de imprensa maiúscula.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Converse com a turma sobre os diferentes formatos das letras l e t (cursiva, imprensa, maiúscula e minúscula). Relacione os diversos traçados com as estratégias que utilizaram para descobrir a palavra intrusa na atividade 3.
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
A atividade propõe o isolamento do fonema inicial das palavras e sua associação à representação escrita das letras l e t. Caso haja nomes de estudantes que comecem com as letras l e t, você pode registrá-los na lousa, destacando a pronúncia dos fonemas iniciais.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade oferece uma ótima oportunidade para distinguir as letras de outros sinais gráficos. Diga aos estudantes que é possível escrever os nomes dos números. Mesmo que ainda não saibam ler todas as letras, espera-se que eles tenham estratégias para associar os números às palavras, afinal já conhecem várias letras presentes nos nomes desses números.
59
PRODUÇÃO ORAL
CONVERSAÇÃO
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE SEU NOME? COMPARTILHE ESSA HISTÓRIA COM UM COLEGA.
PLANEJAMENTO
1 REFLITA E PESQUISE.
- COMO VOCÊ IMAGINA QUE SEU NOME FOI ESCOLHIDO?
- SE POSSÍVEL, PERGUNTE A SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS SOBRE A HISTÓRIA DE SEU NOME.
APRESENTAÇÃO
CONVERSE COM UM COLEGA.
- COMPARTILHEM A HISTÓRIA DO NOME DE VOCÊS. QUEM SE SENTIR MAIS À VONTADE PODE SER O PRIMEIRO A COMEÇAR A FALAR.
- CONTE SUA HISTÓRIA DE MODO QUE O COLEGA POSSA ESCUTAR E ENTENDER BEM O QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO.
- OUÇA ATENTAMENTE O COLEGA. FAÇA PERGUNTAS SOMENTE DEPOIS QUE ELE CONTAR A HISTÓRIA DO NOME DELE.
AVALIAÇÃO
3 AVALIE A CONVERSAÇÃO.
-
PREENCHA O QUADRO. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA CONVERSAÇÃO SIM NÃO VOCÊ CONSEGUIU CONTAR TUDO O QUE TINHA PLANEJADO SOBRE A HISTÓRIA DE SEU NOME? VOCÊ OUVIU COM ATENÇÃO O COLEGA, SEM INTERROMPÊ-LO? -
O QUE É POSSÍVEL MELHORAR EM UMA PRÓXIMA ATIVIDADE ORAL?
Resposta pessoal.
- CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Conversação
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10
EF15LP11, EF15LP13.
O objetivo desta seção é que os estudantes t e nham a oportunidade de se expressar oralmente. Para isso, é importante que reconheçam características da conversação espontânea, respeitando os turnos de fala e selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
PlanejamentoAtividade 1
Oriente os estudantes a perguntar aos familiares sobre a origem do nome deles. Algumas questões podem ajudá-los: Quem escolheu o nome? Qual foi o motivo? O que significa? Foi uma homenagem a alguém?
Lembre-se de que há casos em que nem a criança nem os pais sabem a origem do nome (situações de adoção, por exemplo). Atente para essas situações, valorizando as hipóteses das crianças mais do que as respostas exatas dadas pelos pais ou responsáveis.
ApresentaçãoAtividade 2
Temos aqui uma ótima oportunidade para exercitar a empatia, ouvir com atenção e estimular a organização e preparação do discurso oral. Reforce a necessidade de clareza no momento da exposição, a preocupação em ser compreendido pelo interlocutor e o uso do tom de voz adequado.
AvaliaçãoAtividade 3
A autoavaliação é um processo muito importante e possibilita aos estudantes refletir sobre sua aprendizagem.
Leia cada item da tabela de avaliação e peça aos estudantes que marquem um x na opção que melhor reflete sua apresentação. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
60
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS J E P
QUE CURIOSO!
O PORTUGUÊS NÃO É A ÚNICA LÍNGUA FALADA NO BRASIL. EXISTEM MUITAS LÍNGUAS INDÍGENAS FALADAS NO PAÍS TAMBÉM. ESSAS LÍNGUAS INFLUENCIARAM O PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL. POR ISSO, MUITAS PALAVRAS QUE USAMOS SÃO DE ORIGEM INDÍGENA. ALGUMAS DESSAS PALAVRAS DÃO NOME A CIDADES, COMO JACAREÍ, QUE QUER DIZER "RIO DO JACARÉ", E PIRACICABA, QUE QUER DIZER "LUGAR ONDE OS PEIXES SE JUNTAM", NA LÍNGUA TUPI.
-
OBSERVE AS PALAVRAS EM DESTAQUE NO QUADRO ACIMA.
- VOCÊ CONHECE OUTRAS CIDADES COM NOME DE ORIGEM INDÍGENA? QUAIS? Resposta pessoal.
-
MARQUE COM UM X O ANIMAL CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM QUE COMEÇA A PALAVRA JACARÉ.
cachorro
jabuti X
-
QUE OUTRAS PALAVRAS COMEÇAM COM ESSE SOM?
Sugestões: janela, jaca, jiboia, Juca.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras J e P
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF01LP08, EF01LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Que curioso!
Realize a leitura do quadro para os estudantes e peça-lhes que observem as imagens. Pergunte a eles se já ouviram falar das cidades de Ja-careí e Piracicaba, ambas no estado de São Paulo. Se tiver um mapa do Brasil, pode mostrar nele onde ficam essas cidades e também a cidade em que fica a escola.
Dependendo da região da escola, haverá maior ou menor diversidade de línguas faladas. O importante é contar à turma que não é só o português que se fala no Brasil. Há línguas de imigrantes, antigos ou recentes, como o japonês, o italiano, o coreano, o chinês, o árabe e o espanhol, entre outras. Há também perto de duzentas línguas indígenas diferentes faladas no país. Usa-se ainda, no país, a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Atividade 1
Você pode anotar na lousa os nomes de cidades que os estudantes forem levantando. Pode também levar para a classe uma lista de cidades próximas à região da escola, explicando à turma de qual língua indígena os nomes provêm e seu significado.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
No comando da atividade, será trabalhada a consciência fonológica dos estudantes ao isolarem e identificarem o som comum da sílaba ja, presente no início de jacaré e jabuti.
No item a, a tarefa fica mais complexa, pois o trabalho é com a consciência fonêmica, ou seja, tra-ta-se de isolar apenas o som [j] para elencar palavras que podem ou não começar com a sílaba ja.
Explore o som representado pela letra j. Depois, peça-lhes que sugiram com o que esse som se parece. Você pode dizer, por exemplo, que se assemelha ao barulho do motor de um barco navegando no rio.
Ainda na atividade 2, como o som [j] pode ser representado por duas letras diferentes na língua portuguesa, o j e o g (antes de e e i), é possível que os estudantes se lembrem de palavras que têm o som [j] inicial, mas ortograficamente se escrevem com g, como girafa ou geleia.
A intenção da atividade é trabalhar a consciência fonêmica, portanto uma capacidade do âmbito da língua oral. Avalie se é pertinente, pelo grau de amadurecimento da turma, já explicar que esse som pode ser grafado de duas formas em português. Se preferir, a atividade pode ser feita apenas oralmente, com a identificação do [j] inicial.
61
-
COMPLETE AS LINHAS PONTILHADAS PARA TRAÇAR A LETRA QUE REPRESENTA ESSE SOM.
- QUAL É O NOME DA LETRA QUE VOCÊ ESCREVEU? Jota.
-
AGORA, LEIA ESTE NOME DE CIDADE QUE APARECE NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
PIRACICABA
-
CIRCULE O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM QUE O NOME QUE VOCÊ LEU.
-
COMPLETE AS LINHAS PONTILHADAS PARA TRAÇAR A LETRA P, QUE REPRESENTA ESSE SOM.
- QUAL É O NOME DA LETRA QUE VOCÊ ESCREVEU? Pê.
-
-
UMA LETRA MUDA TUDO!
-
COMPLETE OS QUADRINHOS COM AS LETRAS QUE VOCÊ ESTUDOU NESTA SEÇÃO.
- J ANELA
- P ANELA
- FALE EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
No item c, explore com a turma a diferenciação entre o nome da letra e o som que ela representa. No caso do j, pode ser mais difícil para o estudante se lembrar de seu som, por ser um nome de duas sílabas, e não um nome como bê ou zê, que soa mais próximo do fonema isolado. Por outro lado, durante o aprendizado, alguns estudantes podem ter dificuldade para entender que apenas colocar a letra b ou z não representa o som "be" ou "ze".
Neste sentido, uma letra como o j, por seu nome ter duas sílabas e ser bastante diferente da representação do fonema isolado, pode ser uma boa oportunidade de lembrar aos estudantes que os nomes de todas as letras são diferentes dos sons que elas representam.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
No item c, no caso de letras como o p, seu nome soa próximo ao fonema isolado. Por isso é necessário que os estudantes estejam atentos para perceber que apenas colocar a letra p não representará o som "pe".
A letra p representa um som de consoante oclusiva bilabial, como a letra b. A diferença entre elas é que o b representa um som vozeado, enquanto o p representa um som desvozeado. Por serem oclusivas, é mais difícil pronunciá-las sem o apoio de uma vogal, e também é impossível prolongá-las no tempo, como fazemos com as fricativas.
Por isso, é mais difícil para os estudantes perceber o som representado pelo p isoladamente. Uma estratégia pode ser repetir o som [p] [p] [p]. Para diferenciá-lo do [b], você pode pedir aos estudantes que ponham a mão na garganta. Assim sentirão o pescoço vibrar ao pronunciar o b. Não acontece a mesma coisa ao pronunciar o p.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Diga aos estudantes a sequência anela. Peça-lhes que a repitam algumas vezes, até decorá-la. Depois, oriente-os a juntar o som representado pela letra j com anela. Deixe-os chegar à síntese, que resultará na palavra janela. Na sequência, faça o mesmo processo com panela.
Atividades de síntese são apontadas por Silva (op. cit) como tarefas interessantes para o desenvolvimento da consciência fonológica. Neste caso, associaremos a síntese fonológica à relação grafema-fonema e à escrita alfabética de palavras.
62
JOGO COM QUE LETRA?
■ MATERIAL
Providencie um lugar para guardar o dado e os marcadores, que poderão ser usados em outros jogos.
✔ DADO E MARCADORES DA PÁGINA 263.
✔ TABULEIRO DA PÁGINA 265.
Ao explicar as regras, sugira aos estudantes que decidam o que fazer no caso de algum participante não saber ou errar a letra: ele terá mais chances para responder ou perderá a vez? Incentive-os a entrar em um consenso.
■ REGRAS DO JOGO
- O JOGO PODE TER DE 2 A 4 PARTICIPANTES.
- O JOGADOR LANÇA O DADO E, EM SEGUIDA, LÊ EM VOZ ALTA O NÚMERO INDICADO.
- AVANÇA COM SEU MARCADOR O NÚMERO DE CASAS INDICADO NO DADO.
- DIZ O QUE ESTÁ DESENHADO NA CASA EM QUE PARAR E A LETRA QUE INICIA O NOME DO DESENHO.
- DIZ OUTRA PALAVRA QUE COMEÇA COM ESSA LETRA.
- VENCE O JOGADOR QUE ALCANÇAR PRIMEIRO A CHEGADA.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Com que letra?
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
O jogo propõe que os estudantes se expressem em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendidos pelos interlocutores e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Além disso, trabalha a consciência fonêmica e o conhecimento alfabético, já que propõe que os estudantes isolem o fonema inicial do nome das imagens e identifiquem a letra que representa esse fonema, indicando, em seguida, outra palavra que se inicie com a mesma letra.
Providencie os materiais necessários e leia as regras do jogo, esclarecendo as possíveis dúvidas. Quando terminar de explicar, peça a um estudante que as explique novamente. Dessa maneira, você poderá saber se compreenderam ou não as regras.
Organize a turma em grupos e distribua os materiais. Você também pode escolher um estudante para ser o monitor de recursos e ficar responsável pela distribuição e entrega dos materiais.
63
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
NESTA UNIDADE VOCÊ LEU A CANTIGA A CANOA VIROU. MARQUE COM UM X O QUE É UMA CANTIGA.
- TEXTO QUE ENSINA COMO PREPARAR UMA COMIDA.
- X TEXTO POPULAR QUE PODE SER CANTADO.
-
NA CANTIGA, A CANOA VIROU PORQUE NÃO SOUBERAM REMAR.
- CONVERSE COM SUA TURMA SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA REMAR.
- DEPOIS, COM A AJUDA DO PROFESSOR, CRIEM UMA EXPLICAÇÃO PARA O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA. Resposta pessoal.
-
ESCREVAM NO CADERNO A EXPLICAÇÃO QUE VOCÊS CRIARAM.
Resposta pessoal.
-
NESTA UNIDADE, VOCÊ LEU UM POEMA SOBRE O CACHORRO RELÂMPAGO. CIRCULE A IMAGEM QUE REPRESENTA UM RELÂMPAGO.
- O QUE O NOME DO CACHORRO PODE TER A VER COM ESSE FENÔMENO DA NATUREZA? Sugestão: A relação do nome Relâmpago com o cachorro está ligada à agilidade, à rapidez do animal para se movimentar.
-
LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS A SEGUIR, QUE FORAM ESCRITAS COM LETRAS QUE VOCÊ JÁ ESTUDOU.
BOI
LUA
LOJA
BOLO
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
Essa seção é um recurso que pode contribu ir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Atividade 1
Relembre com os estudantes o que é uma can-tiga e, em seguida, pergunte se eles se recordam de alguma. Após a conversa, leia o enunciado e as alternativas da primeira atividade. Depois que a turma decidir que opção define a palavra, se achar oportuno, proponha que todos cantem "A canoa virou".
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
A escrita coletiva de palavras e textos pode auxiliar estudantes que ainda não estão alfabetizados, contribuindo significativamente para o aprendizado da escrita. Esti-mule-os a falar sobre o significado das palavras, enquanto você anota as considerações na lousa. Quando chegarem a um consenso e formularem uma explicação, registre-a também e peça-lhes que a copiem em seus cadernos, consultando o texto sempre que tiverem dúvidas sobre a distribuição gráfica, a escrita e o espaçamento entre as palavras e a pontuação. Ao final, pesquise com eles o significado de remar em um dicionário. Enquanto pesquisa, apresente à turma a função do dicionário, a classificação (substantivo, verbo, adjetivo) e a ordem (alfabética) em que as palavras aparecem.
Atividade 3
A proposta desta atividade é que os estudantes leiam imagens e identifiquem aquela que representa um relâmpago. Oriente-os a levantar hipóteses sobre o nome do cachorro e sua relação com a palavra relâmpago. Uma possibilidade é que associem a rapidez com que o fenômeno surge e desaparece no céu com a agilidade de um cachorro.
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Os estudantes deverão ler palavras novas com precisão na decodi-ficação. Para isso, foram propostas aquelas formadas por letras estudadas nesta unidade.
Intervenha sempre que necessário para auxiliá-los na leitura, mas encoraje-os a levantar hipóteses com autonomia e confiança.
64
AVALIAÇÃO EM PROCESSO
-
JÚLIO E LÍVIA ESTAVAM BRINCANDO DE INVENTAR TRAVA-LÍNGUAS. LEIA PARA O PROFESSOR OS TRAVA-LÍNGUAS QUE ELES INVENTARAM.
O BEBÊ JÁ BEBEU LEITE.
O| SABIÁ| É| SABIDO.
VIVI VIU A FIVELA DO SAPATO.
- RECITE O ALFABETO PARA O PROFESSOR.
- FALE PARA O PROFESSOR QUE SOM SE REPETE NO SEGUNDO TRAVA-LÍNGUA. /s/
- QUE LETRA REPRESENTA ESSE SOM? S
-
CADA TRAVA-LÍNGUA É:
- UMA PALAVRA.
- X UMA FRASE.
-
RELEIA O PRIMEIRO TRAVA-LÍNGUA.
- ESCREVA A LETRA QUE REPRESENTA O SOM QUE SE REPETE NESSE TRAVA-LÍNGUA. B
- O QUE O BEBÊ BEBEU? ESCREVA: LEITE
- CIRCULE O ELEMENTO CUJO NOME COMEÇA COM O PRIMEIRO SOM DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF01LP08, EF01LP09, EF01LP10, EF01LP12, EF01LP19, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Nesta avaliação serão revisadas as relações entre fonemas e grafe-mas estudadas nas unidades 1 e 2 deste volume.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Nesta atividade será realizada a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que, ao final do ano le-tivo, eles consigam ler 60 palavras por minuto, com precisão de 95%, garantida a compreensão do texto.
Assim, este volume apresentará três avaliações processuais, a serem aplicadas a cada duas unidades. Nelas, serão propostos textos com complexidade e extensão graduais e progressivas. Além disso, apresentarão somente as relações entre grafemas e fonemas estudadas até o momento.
Para garantir o trabalho de fluência em leitura oral, planeje um dia para que os estudantes façam outra atividade. Enquanto isso, chame um por um para ler os textos em voz alta para você, que deverá cronometrar o tempo e anotar. Para aferir a fluência, é importante que eles ainda não tenham lido os trava-línguas. Em outro dia, toda a turma pode realizar o restante da avaliação.
Ainda nesta atividade, os estudantes recitarão o alfabeto para você, quando será possível aferir se eles já assimilaram esse conteúdo.
Atividade 2
Compreensão de textos
No item b, os estudantes terão de localizar informação explícita no texto.
Atividade 3 (p. 65)
Consciência fonológica e fonêmica Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, além da segmentação do texto, trabalha-se o desenvolvimento de vocabulário ao propor que os estudantes identifiquem uma palavra com significado semelhante ao de sabido.
Atividade 4 (p. 65)
Conhecimento alfabético Consciência fonológica e fonêmica Produção de escrita
Nesta atividade, os estudantes poderão apoiar-se na imagem para descobrir a palavra que devem completar.
No item b, trabalha-se a rima ao solicitar que identifiquem a palavra que termina com o mesmo som que sapato.
65
-
RELEIA O SEGUNDO TRAVA-LÍNGUA.
-
QUANTAS PALAVRAS TEM O SEGUNDO TRAVA-LÍNGUA? 4
- PINTE OS ESPAÇOS ENTRE ESSAS PALAVRAS.
-
SABIDO É ALGUÉM QUE SABE MUITAS COISAS. MARQUE UM X NA PALAVRA COM O MESMO SIGNIFICADO DE SABIDO.
-
X INTELIGENTE.
EDUCADO.
-
COMPLETE ESTA PALAVRA DO TERCEIRO TRAVA-LÍNGUA COM AS LETRAS QUE FALTAM.
S A P A T O
- QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM? 3
-
CIRCULE O ANIMAL CUJO NOME TERMINA COM O MESMO SOM DA PALAVRA SAPATO.
-
CIRCULE O ANIMAL CUJO NOME ESTÁ DENTRO DA PALAVRA SAPATO.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 2
Nomes
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "nomes" e, a partir de atividades (como leitura de cantiga e ficha de identificação), viven-ciar a leitura/escrita de seus nomes e dos colegas, reconhecendo letras em formatos diferentes (imprensa ou cursiva) e estudando a relação entre grafema e fonema de d, b, f, s, l, t, j e p.
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (como cantigas e poemas);
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções.
- elaborar produção escrita (ficha de identificação) e produção oral (conversação), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP009 a MP014 e da página MP017 deste Manual do Professor.