66
UNIDADE 3 BRINCADEIRAS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 3
Brincadeiras
Objetivos da unidade
- Estudar o Sistema de Escrita Alfabética.
- Ler e compreender parlenda e poema.
- Identificar rimas em parlenda e poema.
- Produzir agenda de aniversariantes da turma.
- Relembrar ou conhecer a brincadeira "amarelinha" e outros nomes que ela recebe.
- Realizar leitura em eco de palavras.
- Observar as sílabas como grupos de sons.
- Estudar sons nasais e a relação entre grafema e fonema relativa às letras m, r, n, z e x.
- Compor palavras de forma lúdica.
- Produzir relato oral sobre rotina semanal.
- Ampliar o vocabulário receptivo e expressivo.
O tema desta unidade tem grande potencial para despertar o interesse e a participação dos estudantes. Eles serão motivados a compartilhar suas opiniões, vivências e memórias relacionadas às brincadeiras, além de desfrutar de momentos lúdicos de aprendizagem e interação. Conduzidos por esse tema, os estudantes terão contato com gêneros como poema, parlenda e trava-língua. Também vão conhecer ou relembrar o jogo "amarelinha" e descobrir a variedade de nomes, formas e modos de brincar que ela possui.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
67
- OBSERVE A IMAGEM. O QUE VOCÊ VÊ NELA?
Espera-se que os estudantes identifiquem uma pessoa de costas em um cenário com muitos pontos coloridos.
- PRESTE ATENÇÃO NA PESSOA DA IMAGEM. O QUE ELA ESTÁ FAZENDO?
Espera-se que os estudantes-reconheçam que a pessoa está pulando para interagir de alguma forma com os pontos coloridos.
- VOCÊ SABIA QUE HÁ OBRAS DE ARTE COM QUE O PÚBLICO PODE INTERAGIR? VOCÊ JÁ VIU UMA OBRA DESSE TIPO? Resposta pessoa.
- SE VOCÊ ESTIVESSE NESSE ESPAÇO, O QUE FARIA COM OS PONTOS COLORIDOS?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Ao explorar a imagem apresentada na abertura da unidade, pergunte aos estudantes se eles sabiam que é possível interagir dessa forma com algumas obras de arte. Conte que a produção dessa artista, Yayoi Kusama, tem grande destaque em seu país, o Japão, e é conhecida no mundo todo. Sua marca registrada é o uso de pontos e bolas.
Atividade preparatória
Antes de iniciar a abertura da unidade, pergunte aos estudantes quais brincadeiras eles costumam praticar, estimulando-os a compartilhar suas vivências. Escreva os nomes das brincadeiras na lousa como uma lista. Se achar pertinente, escolha alguns estudantes para explicar para os demais colegas como realizar as brincadeiras citadas para que todos possam conhecê-las. Oralmente, os outros estudantes podem contribuir com diferentes detalhes sobre as brincadeiras.
68
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA PARLENDA.
- VOCÊ SABE O QUE É UMA PARLENDA? Resposta pessoal.
-
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO QUE ACOMPANHA O TEXTO. O QUE SERÁ QUE TEM DENTRO DO COPO?
Incentive os estudantes a levantar hipóteses para, após a leitura do texto, verificá-las.
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA PARLENDA. DEPOIS, LEIA O TEXTO COM ELE E COM OS COLEGAS.
LÁ EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO.
QUEM BEBEU MORREU, BEBEU
O AZAR FOI SEU! SEU
DA TRADIÇÃO POPULAR.
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
PARA QUE SERVEM AS PARLENDAS? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
- X PARA ACOMPANHAR BRINCADEIRAS.
- PARA AJUDAR NOS ESTUDOS.
- QUE INSTRUMENTO MUSICAL É CITADO NA PARLENDA? COPIE DO TEXTO O NOME DELE.
P I A N O
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP16, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Boxe inicial de "Para ler"
Em "Antes de ler", converse com os estudantes a respeito do que sabem sobre parlendas. Explique a eles que são textos breves da tradição oral que apresentam rima e ritmo bem acentuados. Devido a essa característica, são de fácil memorização e incitam o movimento gestual. Verifique se alguém conhece alguma parlenda e permita que a recite para a turma.
Oriente os estudantes a observar a ilustração que acompanha o texto. Ao questionar o que tem dentro do copo, é esperado que levantem hipóteses para serem validadas na leitura do texto, porém pode acontecer de alguém já conhecer a parlenda e trazer a informação correta. Se isso ocorrer, pergunte a ele como sabe dessa informação e, se achar oportuno, peça que recite a parlenda. Informe à turma que as parlendas fazem parte do folclore brasileiro e são muito utilizadas nas brincadeiras de roda.
Em "Durante a leitura", leia a parlenda com os estudantes. Se eles a conhecerem, peça-lhes que a cantem com você. Em seguida, retome as hipóteses levantadas pela turma sobre o que há dentro do copo e pergunte qual é a correta. Analise outros elementos da imagem relacionando-os ao texto.
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF01LP16, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Atividade 1
Compreensão de textos
Ajude os estudantes a perceber que as parlendas fazem parte de sua realidade, pois podem ser cantadas ou recitadas em brincadeiras.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Para responder a esta questão, oriente os estudantes a, além de ler a parlenda, observar a ilustração que a acompanha. O nome do instrumento deverá ser copiado em espaços em que as letras da palavra piano já estão separadas de acordo com as sílabas. Essa é uma forma de reforçar a noção de sílaba.
69
-
EM CIMA DESSE INSTRUMENTO, HÁ UM COPO.
- O QUE HÁ NO COPO? DIGA EM VOZ ALTA CADA UM DOS SONS DESSA PALAVRA. /v/ /e/ /n/ /e/ /n/ /o/
-
AGORA, ESCREVA A PALAVRA QUE VOCÊ FALOU.
VENENO
-
O QUE ACONTECEU COM QUEM BEBEU DO COPO?
MORREU.
-
LEIA SUA RESPOSTA EM VOZ ALTA E ASSINALE AS PALAVRAS QUE TERMINAM COMO ELA.
- X BEBEU
- AZAR
- QUEM
- X SEU
- CIRCULE ESSAS PALAVRAS NO TEXTO.
-
QUANDO PALAVRAS TERMINAM COM OS MESMOS SONS, DIZEMOS QUE ESSAS PALAVRAS:
- COMBINAM.
- X RIMAM.
-
-
DE QUEM FOI O AZAR? CIRCULE A RESPOSTA CORRETA.
DAS CRIANÇAS BRINCANDO.
DE QUEM BEBEU DO COPO. X
DO LEITOR DA PARLENDA.
PARA LER EM CASA
LEIA A PARLENDA PARA SEUS FAMILIARES. DEPOIS, PEÇA A ELES QUE A RECITEM COM VOCÊ.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Peça aos estudantes que, juntos, respondam oralmente o que há no copo de acordo com a parlenda. Em seguida, fale pausadamente cada um dos fonemas da palavra para que repitam.
Novamente, nesta atividade, eles terão oportunidade de transcrever a palavra em espaços conforme sua divisão silábica. Se questionarem sobre essa representação diferente, auxilie-os a perceber que as letras da palavra estão separadas de acordo com os grupos de sons que as formam.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Retome com os estudantes a noção de rima, já estudada anteriormente. Cante novamente a parlenda com eles e oriente-os a perceber a intensidade das palavras bebeu, morreu e seu e a importância da rima para causar esse efeito.
Nesta atividade, é possível retomar a conceituação de rima não apenas para que a turma a identifique, mas também para que saiba nomear o fenômeno, que ocorre quando palavras terminam com os mesmos sons nos versos.
Atividade 5
Esta atividade requer que os estudantes tenham compreendido o sentido da parlenda. No entanto, alguns deles podem dizer que a resposta é "seu", pois essa parlenda pode ser usada em situações de escolha em que, ao apontar para diversas pessoas enquanto canta, a pessoa em que recai a palavra seu sai da brincadeira, o que pode significar que ela é a azarada.
Para ler em casa
O boxe trabalha a Literacia Familiar. Se achar pertinente, ensine-lhes como brincar com a parlenda para que a pratiquem em casa: todos os participantes ficam lado a lado ou em círculo. Eles cantam a parlenda enquanto batem um na mão do outro. As batidas ocorrem no ritmo da música. Será escolhido (ou eliminado) quem ficar com a última sílaba.
70
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS M E R
QUE CURIOSO!
A MÍMICA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. NELA, OS GESTOS ASSUMEM O LUGAR DAS PALAVRAS | E EXPRESSAM O QUE QUEREMOS DIZER. É TAMBÉM UMA BRINCADEIRA. VOCÊ JÁ BRINCOU DE MÍMICA?
- VAMOS BRINCAR DE MÍMICA? OUÇA AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR, OBSERVE COM ATENÇÃO OS MOVIMENTOS DO COLEGA E TENTE ADIVINHAR O QUE ELE ESTÁ REPRESENTANDO.
-
COMPLETE A PALAVRA ABAIXO COM AS LETRAS QUE FALTAM.
M Í M I C A
- AGORA, MOVIMENTE SUA BOCA COMO SE ESTIVESSE FALANDO O SOM INICIAL DA PALAVRA ACIMA.
-
COM UM LÁPIS, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA M.
-
A LETRA M APARECE DUAS VEZES NO NOME DA BRINCADEIRA MÍMICA.
- FALE A PALAVRA MÍMICA CONTANDO NOS DEDOS QUANTAS SÍLABAS ELA TEM. Três sílabas.
- ESCREVA A SÍLABA QUE SE REPETE NA PALAVRA MÍMICA. MI
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras M e R
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP09, EF01LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta seção, serão tratadas apenas as letras m e r em início de palavra e de sílaba. No caso do r, apenas em início de palavra ou de sílaba após consoante (como em genro). Os outros contextos de uso delas serão tratados em outras unidades.
Que curioso!
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Leia o quadro e converse com a turma sobre elementos que podem ser representados por mímica (nome de filme, personagem, animal, objeto, pessoa etc.), isto é, sem a utilização de palavras, mas apenas gestos, para que outros adivinhem o que é.
Atividade 1
Faça a primeira mímica ou convide um estudante para fazê-la. Determine um tema, como animais. A sugestão é insistir para que os estudantes façam a mímica sem usar palavras.
Ao final, questione os estudantes sobre as dificuldades de comunicação quando não há uma língua comum. Pergunte também quais outras formas de comunicação podem ser utilizadas. Retome conteúdos da unidade 1, que exploram a comunicação com ou sem letras.
Atividade 2
Os estudantes devem encontrar a palavra mímica no texto do quadro "Que curioso!" e usá-la como referência para completar as lacunas.
Pronuncie o som inicial da palavra e peça-lhes que observem o movimento de sua boca, com os lábios fechando e abrindo e deixando o ar sair também pelo nariz.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, os estudantes devem traçar as diferentes formas de escrever a letra m. Explique-lhes que é a mesma letra, escrita em formatos imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
A sugestão é que os estudantes contem com os dedos as sílabas da palavra mímica para trabalhar a consciência silábica, compreendendo que a escrita representa os sons que falamos.
Perceber um som que se repete em uma palavra é uma atividade de consciência fonológica, que desenvolve a capacidade de identificação dos sons da língua (no caso, de sílabas).
71
-
NESTAS PALAVRAS, TAMBÉM HÁ SÍLABAS QUE SE REPETEM. LIGUE AS PALAVRAS ÀS ILUSTRAÇÕES E PINTE AS SÍLABAS QUE SE REPETEM.
QUE CURIOSO!
QUANDO AS PESSOAS ESTÃO EM CÍRCULO, TODAS PODEM SE VER E SE ESCUTAR. POR ISSO, GOSTAMOS DESSA FORMAÇÃO E A USAMOS EM MUITAS SITUAÇÕES, COMO NAS BRINCADEIRAS DE RODA.
-
NO QUADRO ACIMA, HÁ UMA PALAVRA QUE COMEÇA COM A LETRA R. ESCREVA-A NO ESPAÇO ABAIXO.
RODA
-
AGORA, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA R.
-
VAMOS BRINCAR COM AS PALAVRAS? OBSERVE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TRAVA-LÍNGUA ABAIXO.
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
- AGORA, TENTE FALAR O TRAVA-LÍNGUA. CAPRICHE NO R!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
O objetivo desta atividade é comparar palavras identificando semelhanças entre sons de sílabas iniciais. A identificação fonológica de sílabas iniciais é mais fácil que a de sílabas mediais ou finais. Quando a palavra se inicia por sílabas repetidas, o aprendizado fica também mais lúdico. Pollo (op. cit) destaca que a presença de palavras com aliterações silábicas é comum em jogos mnemônicos infantis. Explorar essas palavras na oralidade e na escrita é um bom recurso na alfabetização.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Após a leitura do texto do quadro "Que curioso!", oriente os estudantes a procurar a palavra que começa com a letra r. Auxilie-os na leitura da palavra e em sua cópia, mantendo suas características.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Peça aos estudantes que, assim como fizeram com a letra m, tracem a letra r nas diferentes formas de escrita.
Atividade 8
Consciência fonológica e fonêmica
Ao apresentar o trava-língua, enfatize a presença da letra r na maioria das palavras. A intenção é que os estudantes percebam, de forma divertida, que a frase é difícil de recitar pela semelhança de suas sílabas iniciais.
Assim, haverá ludicidade na instrução fônica sobre a relação entre o som dessa consoante fricativa glotal e a letra r, que o representa. Como no caso de todas as fricativas, trata-se de um som que pode ser prolongado no tempo, sendo, portanto, mais fácil de ser isolado.
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que pesquisem brincadeiras de roda para apresentar aos colegas. Depois, reserve um momento para que eles expliquem e realizem as brincadeiras.
A formação em roda é universal e muito usada em atividades de lazer, cidadania e diálogo em geral. Auxilie a turma a perceber as possibilidades das formações em círculo, em termos de união do grupo e igualdade nas relações. Boyes-Watson e Pranis (2015) as consideram fundamentais para o desenvolvimento das competências socioemocionais e de uma comunidade restaurativa na escola. Referência citada:
- BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. Círculos em movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa. Massachusetts: Universidade de Boston, 2015. Disponível em: https://oeds.link/krADqZ. Acesso em: 7 jul. 2021.
72
PRODUÇÃO ESCRITA
AGENDA DE ANIVERSARIANTES
VOCÊS VÃO ORGANIZAR UMA AGENDA DE ANIVERSARIANTES DA TURMA. ELA FICARÁ EXPOSTA EM UM PAINEL NA SALA DE AULA. ASSIM, VOCÊS PODERÃO PARABENIZAR OS ANIVERSARIANTES DA TURMA.
PLANEJAMENTO E ESCRITA
-
COMPLETE O QUADRO COM SEU NOME, DIA E MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO. Respostas pessoais.
NOME DIA DO ANIVERSÁRIO MÊS DO ANIVERSÁRIO -
REÚNA-SE COM COLEGAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ. SE VOCÊ FOR O ÚNICO ANIVERSARIANTE DO MÊS, PREENCHA COM SEU ANIVERSÁRIO.
-
ESCREVA O MÊS E O DIA EM QUE ELES FAZEM ANIVERSÁRIO E O NOME DELES. Respostas pessoais.
MÊS: DIA DO MÊS NOME
-
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Agenda de aniversariantes
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP17, EF15LP05, EF15LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Nesta seção, os estudantes organizarão a agenda de aniversariantes da turma, que ficará exposta na sala de aula durante todo o ano.
Planejamento e escrita
Atividade 1
Produção de escrita
Para o momento do planejamento da escrita, a sugestão é pedir antecipadamente aos estudantes que verifiquem a data de seu aniversário com os familiares e que a anotem em seus cadernos; você também pode ter um registro com todas as datas, caso algum dos familiares não saiba ou não se lembre e precise consultá-las.
Atividade 2
Produção de escrita
Diga aos estudantes que o aniversário é uma data comemorativa pessoal, cada pessoa tem a sua, e que agora devem se reunir com colegas que fazem aniversário no mesmo mês que eles.
Se achar pertinente, aproveite para trabalhar os meses do ano e explicar à turma como identificar essa informação nas fichas dos colegas.
Inicialmente, incentive os estudantes a encontrar estratégias para formar os grupos de aniversariantes do mês. Caso perceba dificuldades, faça a mediação e a organização para que possam produzir os quadros de aniversário.
Atividade complementar
Produção de escrita
Sugira aos estudantes que, em casa, tentem fazer também uma agenda de aniversário dos familiares. Depois, podem trazer para a sala de aula e compartilhar com a turma - será uma boa oportunidade para estreitar laços entre os estudantes, por exemplo, por saberem que comemoram aniversário no mesmo mês de algum familiar dos colegas.
73
-
ESCREVA NO CADERNO:
- O MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.
- OS DIAS EM QUE VOCÊ E OS COLEGAS FAZEM ANIVERSÁRIO EM ORDEM NUMÉRICA, DO MENOR PARA O MAIOR.
- SEU NOME E O NOME DOS COLEGAS AO LADO DOS DIAS EM QUE FAZEM ANIVERSÁRIO.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
REVISE SUA ESCRITA. Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ ESCREVEU O NOME DO MÊS? _____ _____ VOCÊ ESCREVEU OS DIAS EM ORDEM NUMÉRICA? _____ _____ VOCÊ COLOCOU O NOME DE CADA INTEGRANTE APÓS O DIA DO ANIVERSÁRIO DELE? _____ _____ - FAÇAM AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS DE ACORDO COM SUAS RESPOSTAS E A CORREÇÃO DO PROFESSOR.
SOCIALIZAÇÃO
PAINEL DE ANIVERSARIANTES DA TURMA
-
SIGAM AS ORIENTAÇÕES.
- PASSEM A LIMPO A AGENDA DE ANIVERSÁRIOS DO MÊS DE VOCÊS.
- REÚNAM AS AGENDAS DE TODOS OS GRUPOS.
- ORGANIZEM AS AGENDAS DE ACORDO COM A ORDEM DOS MESES DO ANO.
-
AUXILIEM O PROFESSOR NA MONTAGEM DO PAINEL EM QUE FICARÁ EXPOSTA A AGENDA DE ANIVERSARIANTES DA TURMA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Acompanhe a produção dos estudantes. Oriente-os a escrever as datas em lista, uma data em cada linha, para que haja espaço para escrever os nomes dos aniversariantes de acordo com o dia, o seu e o dos colegas. Caso alguém peça auxílio para estabelecer a ordem numérica dos dias do menor para o maior, disponibilize um calendário para que os estudantes possam se guiar na escrita. O estudo da ordem numérica estabelece interdisciplinaridade com Matemática.
Avaliação e reescrita
Atividades 4 e 5
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Neste momento, os estudantes farão a autoavaliação de suas escritas. Leia em voz alta as perguntas propostas na tabela de avaliação, disponibilizando tempo entre uma e outra para que reflitam sobre elas e respondam mentalmente. Faça as intervenções necessárias e, em seguida, oriente-os a fazer as devidas alterações. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada um dos estudantes no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Socialização
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Prepare-se para organizar as folhas dos estudantes com a programação mensal dos aniversários em um painel, que poderá ser feito com papel pardo ou outro em que caibam as doze folhas, uma correspondente a cada mês do ano. Se tiver algum mês sem aniversariantes, prepare uma folha apenas com o nome dele e coloque-a junto às demais. Inclua, também, seu nome na folha do grupo responsável pelo mês em que você faz aniversário.
Atividade complementar
Produção de escrita
Com o painel já montado, você pode conduzir uma atividade integrada com Matemática para explorar a quantidade de aniversariantes em cada mês. Elabore na lousa uma tabela com doze colunas, cujos títulos serão os nomes dos meses do ano. Com a ajuda da turma, escreva o nome de cada um dos estudantes na coluna correspondente ao mês do aniversário. Por fim, proponha que interpretem a tabela: contem quantos estudantes fazem aniversário em cada mês; descubram qual mês tem mais aniversariantes e qual tem menos; verifiquem se há algum mês sem aniversariantes.
74
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS N E Z
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ OBSERVOU A APARÊNCIA DE UMA NUVEM? ELA PODE SER MAIS COMPRIDA, MAIS REDONDA, MAIS TRANSPARENTE OU MAIS ESCURA. NOS DIAS NUBLADOS, UMA BRINCADEIRA MUITO LEGAL É DEITAR EM UM ESPAÇO ABERTO E IMAGINAR COM O QUE CADA NUVEM SE PARECE.
-
COM O QUE VOCÊ ACHA QUE A NUVEM DA IMAGEM ACIMA SE PARECE? VOCÊ JÁ VIU NUVENS COM FORMATOS CURIOSOS?
Resposta pessoal.
-
O TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!" FALA SOBRE NUVEM. NELE TAMBÉM HÁ A PALAVRA NUBLADO.
- O QUE QUER DIZER ESSA PALAVRA? Cheio de nuvens.
- VOCÊ SABE QUE PALAVRA USAMOS PARA QUANDO O DIA ESTÁ COM O SOL FORTE? Ensolarado.
-
AS PALAVRAS NUVEM E NUBLADO COMEÇAM COM O MESMO SOM.
- FAÇA O MOVIMENTO DE "NÃO" COM A CABEÇA E COM O DEDO, ENQUANTO PRONUNCIA O SOM INICIAL DESSAS PALAVRAS.
NNNN
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Letras N e Z
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF01LP11, EF01LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
O intuito da seção é estudar apenas o n e o z em início de palavra e de sílaba. Os outros contextos de uso dessas letras serão tratados em outras unidades.
Atividade 1
Após a leitura do quadro "Que curioso!", converse com os estudantes sobre a imagem. Espera-se que eles expressem suas percepções sobre o que observaram. Se o dia estiver propício, convide a turma para observar as nuvens e imaginar figuras com base em suas formas.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Aqui será trabalhada a aproximação de significados das palavras para ampliação do vocabulário. Explorar famílias de palavras com mesmo radical, como nuvem/nublado e sol/ensolarado, é uma forma de ensino explícito e intencional de vocabulário. Cadime (2021, p. 211) ressalta que:
"uma das estratégias mais efcazes consiste em ensinar as crianças a realizar a análise morfológica das palavras", sendo "uma das melhores formas de apoiar a inferência do signifcado de palavras desconhecidas".
CADIME, Irene. O desenvolvimento do vocabulário. In: ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 195-219.
Tal estratégia é explorada na atividade 2, respeitando o nível de aprofundamento adequado para o primeiro ano.
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Escreva na lousa as palavras nuvem e nublado e destaque a letra n. Pronuncie o som representado pelo n de maneira clara e estimule os estudantes a falar com você. Auxilie-os na identificação do fonema relacionando com sua representação gráfica. O n em início de palavra e de sílaba representa um som de consoante nasal. Diferentemente do som nasal representado pelo m, que é bilabial, o som representado pelo n é alveolar, ou seja, a língua impede a passagem do ar pela boca tocando o alvéolo.
Peça à turma que faça o movimento de "não" com a cabeça e com o dedo, falando em voz alta e forçando a pronúncia para identificar o som inicial [n] dessa palavra, isolando-o.
75
-
COM TRÊS LÁPIS DO MESMO TAMANHO, MONTE O FORMATO DA LETRA N SOBRE A SUA CARTEIRA.
- DEPOIS, USE UM DOS TRÊS LÁPIS QUE ESCOLHEU E CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA N.
-
AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO SÃO DE PALAVRAS COMEÇADAS COM N. OBSERVE A COMBINAÇÃO DO N COM AS VOGAIS PARA COMPLETAR COM NA, NO OU NU.
NO VE
NU BLADO
NA TAÇÃO
QUE CURIOSO!
VOCÊ SABIA QUE OS NÚMEROS TAMBÉM SERVEM PARA BRINCAR? UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA E FÁCIL DE FAZER É A DO ZERO OU UM. TODOS OS PARTICIPANTES FICAM EM RODA E DIZEM "ZERO OU UM". NESSE MOMENTO, COLOCAM A MÃO FECHADA PARA A FRENTE OU O INDICADOR ESTENDIDO. SE ALGUÉM MOSTRAR SOZINHO O ZERO OU O UM, SAI DA BRINCADEIRA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Peça aos estudantes que, com três lápis do mesmo tamanho, façam o formato da letra n. Pollo (op. cit, p. 100) destaca que "padrões da ortografia do português podem e devem ser demonstrados explicitamente para as crianças". A autora acrescenta que "ao ensinar as letras do alfabeto, as crianças podem ser ensinadas sobre as categorias de letras com formatos parecidos".
Nesta unidade, ao abordar a letra n e, posteriormente, a letra z, apresentamos uma oportunidade para que você reforce com a turma uma característica fundamental do Sistema de Escrita Alfabética: as letras têm formatos fixos que não podem ser alterados.
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Converse com os estudantes sobre as ilustrações, pedindo-lhes que falem o nome de cada uma delas, juntos e em voz alta. Relembre as vogais já estudadas, e auxilie-os na identificação do som que é produzido pela combinação da letra n com as vogais. Se achar pertinente, traga outros exemplos de palavras iniciadas com essas sílabas para reforçar a consciência fonológica.
Atividade 6
Após a leitura do texto do quadro "Que curioso!", convide os estudantes para brincar de "zero ou um". Decida o tamanho dos grupos - sugerimos de 5 a 6 integrantes. Quando restarem apenas 2 integrantes, o vencedor deve ser decidido no par ou ímpar. Se eles não souberem como contar par e ímpar, ensine-lhes a técnica de falar "ímpar, par" a partir do primeiro dedo que será contado.
Aproveite a interdisciplinaridade com Matemática para trabalhar a diferença entre 0, 10 e 100.
76
-
EM GRUPOS, BRINQUEM DE "ZERO OU UM" ATÉ FICAREM SÓ DOIS PARTICIPANTES, QUE DECIDIRÃO O VENCEDOR NO PAR OU ÍMPAR.
IMPORTANTE! O ZERO É UM NÚMERO CURIOSO: SOZINHO NÃO REPRESENTA UMA QUANTIDADE. MAS QUANDO ESTÁ JUNTO DE OUTRO NÚMERO... QUANTA DIFERENÇA ELE FAZ!
-
A PALAVRA ZERO COMEÇA COM A LETRA Z.
- FALE O SOM INICIAL DO ZERO ENQUANTO FINGE QUE É UM MOSQUITO BEM CHATO.
-
AGORA, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA Z.
-
COM TRÊS LÁPIS DO MESMO TAMANHO, MONTE O FORMATO DA LETRA Z SOBRE A SUA CARTEIRA.
- DEPOIS, MONTE O FORMATO DA LETRA N.
- O QUE VOCÊ PERCEBEU SOBRE O FORMATO DESSAS LETRAS? COMPARTILHE COM OS COLEGAS. Resposta pessoal.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE ESTÃO FALTANDO.
ZÍ PER
BU ZI NA
ZE BRA
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Escreva a palavra zero na lousa e destaque a letra z. Auxilie os estudantes perguntando-lhes que som o mosquito faz, e diga-lhes que é igual ao som inicial da palavra zero. De forma lúdica, os estudantes associarão o som [z] à letra z mediante a instrução fônica.
Mostre-lhes também as diferentes representações gráficas dessa letra (formatos imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula).
A letra z representa uma consoante fricativa alveolar. Seu modo de articulação é igual ao do som representado pela letra s em posição inicial já estudado na unidade 2. A diferença é que, para o [z], as pregas vocais vibram, por isso é uma consoante vozeada. Os estudantes podem perceber as diferenças entre os sons representados pela letra z e pela letra s inicial colocando a mão na garganta.
Atividade 8
Esta atividade já é conhecida pelos estudantes, então peça-lhes que agora, também usando três lápis, montem o formato da letra z. Em seguida, instrua-os a montar novamente a letra n usando outros três lápis. Pergunte a eles o que perceberam de semelhanças e diferenças nas duas letras. Aproveite para explicar-lhes que, diferentemente dos objetos do mundo, se viramos uma letra, ela passa a ter outro significado. Nesse momento, você pode explorar o alfabeto para que observem outras semelhanças do mesmo tipo, como entre o m e o w; o c e o u.
Segundo Dehaene (op. cit), esse tipo de percepção a respeito da especificidade das letras em relação a outros objetos do mundo é uma capacidade que precisamos desenvolver por reciclagem neuronal. Reside aí grande parte da dificuldade do aprendizado da leitura.
Por isso, Scliar-Cabral (op. cit.) afirma que é necessário ensinar explicitamente aos estudantes quais, quantos e como se combinam os traços para cada letra.
Atividade 9
Consciência fonológica e fonêmica
Peça aos estudantes que falem o nome de cada imagem juntos e em voz alta. Relembre com eles as vogais e e i e auxilie-os a identificar o som que elas fazem em combinação com a letra z. Se achar pertinente, traga outros exemplos de palavras iniciadas com essas sílabas para reforçar a consciência fonológica da turma.
77
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM POEMA SOBRE UMA BRINCADEIRA. Respostas pessoais.
- LEIA O TÍTULO DO POEMA E OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. VOCÊ CONHECE ESSA BRINCADEIRA?
- ONDE VOCÊ MORA, O NOME DESSA BRINCADEIRA É O MESMO DO TÍTULO DO POEMA?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE COM O DEDO A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. DEPOIS, TENTE ACOMPANHAR A LEITURA SÓ COM OS OLHOS E RECITANDO OS VERSOS BAIXINHO.
AMARELINHA
SALTITANDO
DE JEITINHO DELICADO
BALANÇANDO A TRANCINHA
DE CABELO COR DE TRIGO
E SORRISO
ILUMINADO,
A MENINA
COM CUIDADO
VAI PULANDO
AMARELINHA,
OLHANDO O CHÃO
RABISCADO
PARA NÃO PISAR X
NA LINHA. X
HARDY GUEDES. O BAILADO: PRIMEIROS MOVIMENTOS. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2008.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP19, EF15LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Boxe inicial de "Para ler mais"
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", peça aos estudantes que observem a ilustração que acompanha o texto. Peça-lhes que leiam os algarismos e a palavra escrita na imagem.
Em seguida, pergunte-lhes: Qual é o título do texto? Lendo o título e observando a imagem, do que vocês imaginam que o texto trata? Espera-se que digam que deve tratar da brincadeira "amarelinha".
Em "Durante a leitura", leia o poema em voz alta com a turma. Nessa primeira leitura, peça aos estudantes que acompanhem o texto com o dedo. Em seguida, convide-os para uma nova leitura, porém agora acompanhando-o somente com os olhos e recitando os versos em voz baixa.
Se achar pertinente, escreva o poema na lousa e escolha alguns estudantes para fazer uma leitura de ajuste. Inicie a leitura e peça-lhes que passem o dedo seguindo os versos. Faça pausas e pergunte-lhes onde está escrita determinada palavra, ajudando-os no ajuste da leitura e na reflexão sobre a escrita.
78
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: COMO SE BRINCA DE AMARELINHA?
Espera-se que os estudantes percebam que, nos quadrados pintados no chão, deve-se jogar uma pedra. Em seguida, e m pisar fora de les nem nas linhas. Quando for um quadrado, pular de um pé só, e, quando forem dois, pular com um pé em cada um. Não se pode pisar no quadrado que estiver com a pedra. No momento em que se estiver voltando, deve-se recolher a pedra.
-
RELEIA O TÍTULO DO POEMA:
AMARELINHA
-
COPIE AS DUAS PALAVRAS DO POEMA QUE RIMAM COM ESSE TÍTULO.
TRANCINHA
LINHA
-
NESSA BRINCADEIRA, É USADO UM OBJETO QUE O POEMA NÃO CITA, E O NOME DELE RIMA COM O TÍTULO. QUE OBJETO É ESSE?
PEDRINHA.
-
-
COMO ERA O SORRISO DA MENINA? COMPLETE A PALAVRA.
I LUMI N A D O
- O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA NO POEMA? Espera-se que os estudantes concluam que a menina estava alegre, feliz.
-
NA AMARELINHA, EM QUE CASAS SÓ SE PODE PISAR COM UM PÉ? CIRCULE A RESPOSTA NA ILUSTRAÇÃO.
-
EM QUE CASA NUNCA SE PODE PISAR?
- NA CASA VAZIA.
- X NA CASA COM A PEDRINHA.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP19, EF15LP15.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Caso algum estudante não conheça a brincadeira, oriente os que a conhecem a contar aos colegas como se brinca. Se possível, providencie uma amarelinha no chão da sala, feita de papel ou com giz, para que todos vivenciem a brincadeira antes de responder às ati-vidades propostas. Dessa maneira, eles poderão observar e responder com segurança e propriedade ao que se pede.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Releia o poema para e com os estudantes de forma que localizem as palavras que rimam com seu título. Depois, no item b, ajude-os a inferir qual é o objeto essencial à brincadeira que não aparece no texto. Se necessário, retome com eles a atividade 1, em que descreveram a brincadeira e, possivelmente, citaram a pedrinha.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Oriente os estudantes na localização da palavra iluminado no poema e auxilie-os a perceber como se encontrava a menina enquanto brincava. Incentive-os a compartilhar suas experiências e sensações positivas nos momentos de brincadeira.
Atividade 4
Retome com os estudantes os conhecimentos sobre essa brincadeira. Ajude-os a perceber que, apesar de todas as suas possíveis variações, a casa com a pedrinha é a que nunca poderá ser pisada.
Atividade complementar
No pátio ou em outro espaço da escola, proponha aos estudantes que brinquem de amarelinha com a seguinte variação: em vez de quadrinhos, eles poderão usar letras para construir as casas. Por exemplo, uma amarelinha toda feita com a letra o, ou alternada com a letra b "deitada"; também podem usar a letra p e mesmo as letras n e z, servindo cada espaço triangular como uma casa. Para montar a amarelinha, as letras devem estar tocando umas nas outras, como no jogo tradicional.
Outra variação interessante é construir amarelinhas com os nomes de alguns estudantes riscados no chão, explorando cada letra para delimitar as casas do jogo - neste caso, o percurso deve ser da primeira até a última letra do nome.
79
-
RELEIA O POEMA AMARELINHA.
-
A COR DO CABELO DA MENINA É COMPARADA COM O QUÊ? FAÇA UM X NA RESPOSTA CORRETA.
TRIGO. X
MILHO.
MARGARIDA.
- PINTE O CABELO DA MENINA NA PÁGINA 77.
-
O QUE A CRIANÇA FAZ PARA QUE SUA TRANCINHA BALANCE?
- X SALTA.
- CORRE.
- ANDA.
- POR QUE A CRIANÇA OLHA PARA O CHÃO ENQUANTO BRINCA? CIRCULE A RESPOSTA NO TEXTO.
-
-
HÁ DIFERENTES FORMAS DE BRINCAR DE AMARELINHA.
-
OBSERVE ESTES TRAÇADOS DA BRINCADEIRA.
-
NO PRIMEIRO TRAÇADO, O PARTICIPANTE TERÁ DE PISAR:
- TROCANDO DE PÉ.
- X COM UM PÉ SÓ ATÉ O FINAL.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Releia o texto com a turma. Peça aos estudantes que, primeiramente, localizem a palavra cabelo. Na sequência, oriente-os a pintar, no texto, a cor do cabelo da menina e, só depois, assinalar a resposta correta.
Atividade 6
Pergunte aos estudantes se eles costumam brincar de amarelinha. Se sim, solicite-lhes que digam o tipo de traçado que usam para brincar. Oriente-os a exercitar a brincadeira para conferir como saltar em cada traçado.
Atividade complementar
"Amarelinha africana" - convide a turma para aprender um jeito diferente de brincar de amarelinha. Explique aos estudantes que é um jogo de origem africana, que desenvolve a coordenação e a cooperação.
A atividade promove a valorização da diversidade e a interação entre os estudantes. Para saber como brincar, assista ao vídeo disponível em: https://oeds.link/FGRRRs. Acesso em: 8 jul. 2021.
80
-
O NOME DA BRINCADEIRA TAMBÉM É DIFERENTE EM CADA LUGAR.
-
LEIA AS SÍLABAS DO QUADRO. DEPOIS, JUNTE-AS DE ACORDO COM O DESENHO E DESCUBRA OUTROS NOMES DESSA BRINCADEIRA.
-
MACACA
-
BONECA
-
MARÉ
-
CARACOL
-
SAPATA
-
- O PROFESSOR VAI LER EM VOZ ALTA OS NOMES FORMADOS. BRINQUE DE ECO E REPITA CADA UM DELES.
-
PARA LER EM CASA
PEÇA AOS SEUS FAMILIARES OU RESPONSÁVEIS QUE LEIAM O POEMA AMARELINHA EM CASA PARA VOCÊ. DEPOIS, LEIAM O POEMA JUNTOS E BRINQUEM DE AMARELINHA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
No item a, o objetivo é formar outros nomes para a brincadeira "amarelinha". Os estudantes ainda não estudaram com profundidade todas as relações entre fonemas e grafemas que aparecem nesta atividade; por essa razão, é importante fazer uma mediação mais atenta. Leia em voz alta cada sílaba que aparece no quadro. A associação entre fala e escrita é fundamental, nessa etapa, para a distinção de fonemas e sua correspondente representação gráfica. Auxilie a turma fazendo o registro da primeira palavra no quadro.
No item b, explique aos estudantes que farão uma brincadeira chamada "eco". Você lerá uma palavra e, na sequência, eles devem repeti-la.
Para ler em casa
Incentive os estudantes a fazer a leitura do poema "Amarelinha" para as pessoas que moram em sua casa e a brincar de amarelinha com eles. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da Literacia Familiar.
81
ESTUDO DA LÍNGUA
SONS NASAIS
QUE CURIOSO!
MUITAS BRINCADEIRAS SÃO REALIZADAS COM BRINQUEDOS. NOSSOS AVÓS JÁ BRINCAVAM COM ALGUNS DELES. É O CASO DO PIÃO, DO BAMBOLÊ E DO CATA-VENTO, USADOS ATÉ HOJE.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS.
- QUAL É O SEU BRINQUEDO FAVORITO? Respostas pessoais.
- VOCÊ JÁ BRINCOU COM ALGUM DOS BRINQUEDOS CITADOS NO QUADRO ACIMA? SE SIM, QUAL?
- QUAL DELES VOCÊ ACHA QUE É O MAIS DIVERTIDO? POR QUÊ?
-
COMPLETE O NOME DOS BRINQUEDOS DO QUADRO ACIMA.
PI Ã O
B AM BOLÊ
CATA-V EN TO
- VAMOS BRINCAR DE ECO! O PROFESSOR VAI LER O NOME DESSES BRINQUEDOS E VOCÊS DEVEM REPETIR.
ALÉM DAS LETRAS, USAMOS SINAIS NA ESCRITA. UM DELES É O TIL, QUE PARECE UMA COBRINHA E PODE FICAR EM CIMA DO A OU DO O, COMO ACONTECE EM PIÃO E EM PIÕES.
O TIL INDICA O SOM NASAL, QUE TAMBÉM PODE SER REPRESENTADO PELAS LETRAS M E N DEPOIS DAS VOGAIS, COMO ACONTECE EM BAMBOLÊ E CATA-VENTO.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua Sons nasais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP04, EF01LP08, EF01LP09, EF01LP13, EF12LP07, EF12LP17, EF12LP19, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP14.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Leia pausadamente o texto do quadro "Que curioso!" para os estudantes, para que compreendam bem seu conteúdo. Peça-lhes que observem as imagens e converse com a turma com base nas questões dos itens a, b e c.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
Leia vagarosamente cada palavra, destacando bem as vogais nasais, para que os estudantes percebam a nasalização. Peça-lhes que as completem com as letras que faltam. Em seguida, releia as palavras. Em pião aparece o til sobre a letra a. Chame a atenção dos estudantes para o sinal e pergunte: Alguém conhece esse sinal? Como ele se chama? Ele altera a forma como lemos a palavra? Sugira-lhes que leiam a palavra sem o sinal, que resulta na pseudopalavra "piao". Isso os ajudará a perceber o som nasal.
Proponha que falem em voz alta as duplas de palavras caro/cano, bala/mala e nau/tau (letra grega) pressionando levemente as narinas com os dedos. Pergunte se percebem que o som repercute no nariz quando são pronunciadas as palavras com m e n, o que não acontece nos outros casos.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
- Se possível, mostre à turma o site "Território do Brincar". Nele, há o registro do "pião de tucumã ou de cabaça", feito pela Comunidade Indígena Panará (PA). O texto está disponível em: https://oeds.link/HUvM2H. Acesso em: 8 jul. 2021.
- Pergunte aos estudantes com que outra palavra se parece o nome do brinquedo bambolê. Exemplos: bambolear e bambo. Quanto ao nome cata-vento, pergunte-lhes de onde acham que ele vem. No caso do brinquedo, o vento passa pelas pás e as movimenta. Se achar pertinente, fale a eles sobre os enormes cata-ventos geradores de energia eólica (dos ventos).
82
-
LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
-
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PRIMEIRO QUADRINHO?
Espera-se que os estudantes digam que há uma pessoa cantando.
- COPIE A PALAVRA QUE ESTÁ NO PRIMEIRO QUADRINHO. LA
-
O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA? COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO?
Espera-se que os estudantes digam que se trata de uma das notas musicais e/ou é uma forma que as pessoas usam para cantar, substituindo a letra das canções por "la, la, la".
- O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SEGUNDO QUADRINHO? Aparece uma cobrinha em cima do LA.
- E NO TERCEIRO QUADRINHO, O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Aparece um novelo de lã no lugar do LA.
-
POR QUE O LA VIROU LÃ?
Porque o til "subiu" em cima do A e transformou a palavra.
QUE CURIOSO!
VOCÊ SABIA QUE, EM SUA ORIGEM, O TIL ERA AS LETRAS M OU N QUE "SUBIRAM" EM CIMA DE OUTRA LETRA PARA ECONOMIZAR ESPAÇO NO PAPEL? O TIL FAZ O SOM FICAR NASAL COM ESSA BRINCADEIRA DE SUBIR EM CIMA DAS OUTRAS LETRAS!
-
-
TAMPE SEU NARIZ COM OS DEDOS.
-
LEIA VAGAROSAMENTE A SEQUÊNCIA ABAIXO, OBSERVANDO O QUE ACONTECE COM A PRONÚNCIA DA LETRA A.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Estimule a observação atenta da tirinha e auxilie a turma na leitura da sequência dos quadrinhos. No primeiro quadrinho, podemos observar que a personagem está cantando. Espera-se que os estudantes percebam que, perto da palavra, há símbolos musicais. Isso se repete em todos os balões.
No segundo quadrinho, acima da letra a, vemos uma cobrinha que lembra o sinal gráfico til. No terceiro, percebemos que com o til a palavra se transforma. Nessa atividade, os estudantes vão relacionando os recursos visuais às palavras e identificando o efeito de sentido produzido por eles nos termos individualmente e na tirinha. Trata-se de uma ótima oportunidade para distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Proponha aos estudantes que leiam a sequência e ajude-os a identificar semelhanças e diferenças nos sons produzidos e perceber que nas vogais nasais o ar também sai pelo nariz.
Atividade complementar
Pergunte aos estudantes se conhecem as notas musicais e, se sim, quais. Explique-lhes que, assim como escrevemos o que falamos, também podemos escrever os sons musicais em uma partitura. Se possível, mostre-lhes uma partitura e diga-lhes que a nota musical é indicada pela posição da bolinha nas linhas.
Se achar oportuno, conte-lhes também que o símbolo ♫, que aparece em histórias em quadrinhos, ilustrações e desenhos animados para indicar música, define a duração das notas na partitura musical.
83
-
VAMOS ESCREVER Ã! PASSE O LÁPIS SOBRE O PONTILHADO. CAPRICHE NO TIL.
LEMBRE-SE: O TIL SE PARECE COM UMA COBRINHA.
-
EM LÍNGUA PORTUGUESA, SÃO MUITO COMUNS PALAVRAS QUE TERMINAM COM -ÃO, COMO PIÃO.
-
LIGUE AS FIGURAS ABAIXO ÀS PALAVRAS CORRESPONDENTES.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS.
- QUANTAS SÍLABAS HÁ EM CADA UMA? 2
-
O QUE HÁ EM COMUM NA ÚLTIMA SÍLABA DE TODAS ELAS?
Todas elas rimam, pois terminam com -ão.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Convide os estudantes a passar o lápis sobre o pontilhado do a e do til. Em seguida, proponha-lhes que façam o traçado desse sinal no ar. Desafie a turma a se lembrar de palavras que tenham o til e a descobrir se há esse sinal em algum nome ou sobrenome dos colegas.
Apresente aos estudantes os diferentes formatos da grafia e enfatize que em nossa língua não usamos ã no início de palavras, por isso não foram colocadas as letras em formato maiúsculo.
Consideração sobre dificuldade
Consciência fonológica e fonêmica
Na atividade 6, os estudantes devem ligar as figuras às palavras correspondentes. Lembre-se de que mesmo aqueles que ainda não leem fluentemente são capazes de realizar a atividade; auxilie-os a procurar algumas pistas, como, por exemplo, a letra inicial. Em seguida, solicite que leiam as palavras em voz alta para adquirir autoconfiança como leitores. Para ajudá-los a contar as sílabas, você pode bater palmas ou usar os dedos ao pronunciá-las.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Na unidade 2, ao trabalharmos os nomes de cidades, estudamos o aumentativo e o diminutivo de lagoa. Se achar pertinente, explore os aumentativos e diminutivos de palavras, destacando os sons nasais. Você pode solicitar que os estudantes deem o aumentativo e o diminutivo de palavras conhecidas, como: amigo (amiguinho/amigão); estojo (estojinho/estojão); olho (olhinho/olhão).
Explorar as famílias de palavras amplia o vocabulário e inicia a reflexão para conteúdos posteriores de formação de palavras.
84
-
JÁ VIMOS QUE O TIL PODE FICAR EM CIMA DO A. ELE TAMBÉM PODE FICAR EM CIMA DO O, TORNANDO O SOM NASAL.
-
OBSERVE O EXEMPLO E COMPLETE AS PALAVRAS.
UM... DOIS... PIÃO PIÕES BAL ÃO BAL ÕES LE ÃO LE ÕES SAB ÃO SAB ÕES FEIJ ÃO FEIJ ÕES É COMUM TERMOS Õ EM PALAVRAS QUE INDICAM PLURAL. EXEMPLOS: PIÕES, BALÕES, LEÕES, SABÕES E FEIJÕES.
-
-
AGORA, VAMOS ESCREVER Õ. PASSE O LÁPIS SOBRE O PONTILHADO. CAPRICHE NO TIL.
LEMBRE-SE: O TIL SE PARECE COM UMA COBRINHA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que encontrem palavras com til em revistas, jornais ou folhetos.
Essa atividade pode ser sugerida como tarefa para casa e depois apresentada à turma, promo-vendo-se o compartilhamento do material colhido, com exploração de aspectos como: vogais que recebem o til, se estão no início, meio ou fim das palavras; exemplos de plural com õ e com ã; tudo visando à familiarização da turma com vocábulos que recebem esse sinal gráfico.
Atividade 7
Consciência fonológica e fonêmica
Essa atividade possibilita aos estudantes relacionar os elementos sonoros com sua representação escrita. Solicite que leiam os nomes das figuras que aparecem no quadro. Explique que o til pode ficar em cima das vogais a ou o, nasalizando seu som. Dê exemplos: avelã, maçã, corações, limões etc.
Atividade 8
Consciência fonológica e fonêmica
Convide os estudantes a passar o lápis sobre o pontilhado do o e do til. Em seguida, proponha-lhes que façam o traçado do til no ar. Desafie-os a se lembrar de palavras com esse sinal.
Apresente aos estudantes os diferentes formatos da grafia e enfatize que em nossa língua não usamos õ no início de palavras, por isso não foram colocadas as letras em formato maiúsculo.
85
-
TAMPE NOVAMENTE SEU NARIZ COM OS DEDOS.
-
LEIA COM O PROFESSOR E BEM DEVAGAR AS SEQUÊNCIAS DE PALAVRAS ABAIXO.
QUANDO UMA VOGAL VEM ANTES DO M OU DO N NA MESMA SÍLABA, ELA É PRONUNCIADA COM SOM NASAL.
-
- ACOMPANHE A LEITURA DO TRAVA-LÍNGUA FEITA PELO PROFESSOR.
(E)MBAIXO DA PIA T(E)M UM P(I)NTO QUE PIA, QU(A)NTO MAIS A PIA P(I)NGA, MAIS O P(I)NTO PIA!
DOMÍNIO PÚBLICO.
- PINTE NO TRAVA-LÍNGUA TODAS AS VOGAIS QUE SÃO PRONUNCIADAS COM SOM NASAL.
- LEIA VÁRIAS VEZES O TRAVA-LÍNGUA, MAS SEM SE CONFUNDIR!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Consciência fonológica e fonêmica
Ainda nesta atividade, estimule os estudantes a comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre os sons. Peça-lhes que tampem o nariz e leiam a sequência de palavras. Encoraje-os a dizer o que percebem em relação ao som das palavras.
Sobre o que afirma o boxe de conceito, é preciso atentar para as diferenças de pronúncia regionais, pois alguns falantes também nasalizam as vogais que vêm antes de m ou n, mas que estão em sílabas diferentes. Exemplos: banana e Vanessa, em que a primeira letra a pode ser pronunciada como [a] ou [ã].
Atividade 10
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Os estudantes vão aprender um novo trava-língua, gênero no qual é possível reconhecer as rimas, a sonoridade e o jogo de palavras.
Se possível, faça um cartaz com o trava-língua e proponha uma leitura em eco: passe o dedo embaixo de cada palavra lida e peça aos estudantes que as repitam. Em seguida, instrua-os a pintar todas as vogais pronunciadas com som nasal.
Verifique se a turma entendeu o sentido do trava-língua, que explora a polissemia da palavra pia, que pode ser a forma do verbo piar ou o substantivo que nomeia a bacia de louça ou de metal usada em cozinhas e banheiros.
Atividade complementar
Na atividade 9, além de realizar a atividade de observação da pronúncia dos pares só/som e si/ sim, peça aos estudantes que observem as imagens. Especialmente a partir da primeira sequência, é possível desenvolver reflexões sobre relacionamentos interpessoais e autoconhecimento. Duas cenas se alternam: um garoto sozinho e uma turma se abraçando. Pergunte-lhes sobre os sentimentos que as imagens lhes evocam. Estar sozinho é estar triste? Estar em grupo é estar feliz? O silêncio é bom? E o barulho?
86
PRODUÇÃO ORAL
RELATO ORAL
O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NO SEU DIA A DIA? PREPARE-SE PARA CONTAR AOS COLEGAS!
PLANEJAMENTO
-
OBSERVE O QUADRO A SEGUIR. ELE CORRESPONDE AO PERÍODO DE UMA SEMANA.
MANHÃ TARDE NOITE DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO - PREENCHA O QUADRO COM AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM CADA DIA DA SEMANA. VOCÊ PODE ESCREVER OU DESENHAR. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Relato oral
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP12.
É importante que os estudantes aprendam desde cedo a se comunicar em diferentes contextos. Temos aqui uma situação de uso e reflexão da linguagem oral, em que eles deverão se preparar para um relato, uma situação real de comunicação.
O objetivo desta seção é que os estudantes consigam se expressar oralmente. Para isso, é importante que reconheçam as características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala e selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
PlanejamentoAtividade 1
Solicite aos estudantes que preencham o quadro com as ativi-dades que costumam fazer em cada dia da semana. Relembre com eles quais são os sete dias da semana.
87
APRESENTAÇÃO
-
APRESENTE SEU QUADRO A UM GRUPO DE COLEGAS.
- CONTE A ELES AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE A SEMANA, COMEÇANDO NO DOMINGO E TERMINANDO NO SÁBADO.
- ENQUANTO VOCÊ ESTIVER FALANDO, APONTE NO QUADRO A IMAGEM OU ANOTAÇÃO CORRESPONDENTE.
- AO FINAL DE SUA APRESENTAÇÃO, RESPONDA ÀS DÚVIDAS QUE OS COLEGAS TIVEREM.
-
OUÇA A APRESENTAÇÃO DOS COLEGAS.
- FIQUE ATENTO AO TOM DE VOZ E AOS GESTOS DE CADA COLEGA. ISSO PODE SER IMPORTANTE PARA A COMPREENSÃO DO RELATO.
- AO FINAL DA APRESENTAÇÃO, VOCÊ PODE FAZER PERGUNTAS RELACIONADAS AO QUE ELE APRESENTOU.
AVALIAÇÃO
-
AVALIE SUA APRESENTAÇÃO.
-
PREENCHA O QUADRO MARCANDO X EM SIM OU NÃO.
Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DO RELATO ORAL SIM NÃO VOCÊ GOSTOU DE PREENCHER O QUADRO DE ATIVIDADES SEMANAIS? VOCÊ RELATOU TODAS AS SUAS ATIVIDADES SEMANAIS AOS COLEGAS? VOCÊ PRESTOU ATENÇÃO À APRESENTAÇÃO DOS COLEGAS? - CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
-
MANUAL DO PROFESSOR
ApresentaçãoAtividade 2
Divida os estudantes em pequenos grupos - a sugestão é que tenham até quatro integrantes. Solicite aos estudantes que apresentem seu quadro mostrando o que fazem em cada dia da semana; isso os estimulará a respeitar os turnos de fala dos colegas, esperar sua vez para falar e apresentar informações com clareza. Essa é uma oportunidade de exercitar a organização e a preparação do discurso oral. Reforce aos estudantes a necessidade de clareza no momento da exposição, a preocupação em ser compreendidos pelo interlocutor e o uso do tom de voz adequado.
Atividade 3
Tão importante quanto saber se expressar é saber ouvir. Solicite aos estudantes que prestem atenção ao tom de voz e à postura corporal dos colegas, pois dessa forma compreenderão melhor o relato deles.
Temos aqui uma ótima oportunidade para exercitar a empatia e a escuta atenta.
AvaliaçãoAtividade 4
Proponha aos estudantes que preencham a tabela de avaliação.
Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
88
JOGO LOTO
■ MATERIAL
✔ LETRAS MÓVEIS DAS PÁGINAS 251 A 257.
✔ CARTELA DA PÁGINA 267.
■ REGRAS DO JOGO
- ORGANIZEM-SE EM GRUPOS. CADA INTEGRANTE DEVE RECORTAR SUA CARTELA E EMBARALHAR SUAS LETRAS MÓVEIS.
- ARRUME SUAS LETRAS EM UM MONTE E COLOQUE-O NA MESA, À SUA FRENTE.
- CADA JOGADOR, NA SUA VEZ, RETIRA UMA LETRA DO MONTE SEM MOSTRÁ-LA AOS COLEGAS.
- SE ESSA LETRA FIZER PARTE DE UMA DAS PALAVRAS DA CARTELA, ELE DEVERÁ COLOCÁ-LA NO ESPAÇO CORRESPONDENTE. SE NÃO, DEVERÁ SEPARÁ-LA EM OUTRO MONTE, VIRADA PARA BAIXO.
- VENCE A PARTIDA AQUELE QUE PREENCHER PRIMEIRO A CARTELA.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Loto
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Conhecimento alfabético
Explique aos estudantes que eles participarão de um jogo chamado "Loto". Providencie os materiais necessários para o jogo. Leia as regras esclarecendo as possíveis dúvidas. Quando terminar de explicar, peça a um estudante para explicá-las novamente. Dessa maneira, você poderá saber se compreenderam ou não as regras.
89
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRA X
QUE CURIOSO!
O XADREZ É UM JOGO MUITO CONHECIDO EM TODO O MUNDO. A PARTIDA É DISPUTADA ENTRE DOIS PARTICIPANTES. UM MOVIMENTA NO TABULEIRO AS PEÇAS CLARAS E O OUTRO, AS ESCURAS. O OBJETIVO É CONQUISTAR O REI DO ADVERSÁRIO, DANDO O XEQUE-MATE.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS. Respostas pessoais.
- VOCÊ JÁ JOGOU XADREZ OU ALGUM OUTRO JOGO DE TABULEIRO?
- O QUE VOCÊ SABE SOBRE AS PEÇAS UTILIZADAS NO JOGO DE XADREZ?
-
O JOGO DE XADREZ É TÃO FAMOSO QUE ATÉ DEU NOME A UM TIPO DE ESTAMPA COMUM EM TECIDOS.
-
CIRCULE ABAIXO O TECIDO XADREZ.
-
POR QUE O TECIDO XADREZ É CHAMADO ASSIM?
Espera-se que os estudantes respondam que a estampa xadrez se assemelha ao tabuleiro do jogo, com quadrados alternados de cores diferentes.
-
-
A PALAVRA XADREZ COMEÇA COM A LETRA X.
- FALE O SOM INICIAL DESSA PALAVRA ENQUANTO FAZ UMA MÍMICA PARA PEDIR SILÊNCIO.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letra X
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP08, EF01LP11, EF12LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Que curioso!
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Leia para os estudantes o texto do quadro "Que curioso!".
Em uma roda, aborde as questões sugeridas para a conversa. Você pode levar um tabuleiro de xadrez com as peças e explicar aos estudantes como elas se posicionam e podem ser movidas durante o jogo. Há muitos estudos sobre o jogo de xadrez, sua simbologia e sua importância no mundo. Caso julgue pertinente, o livro A história do xadrez, de Horacio Cardo (Editora Salamandra, 2000, tradução de Pedro Bandeira), é uma introdução muito interessante para crianças.
Discuta com a turma como as palavras podem se expandir para outros contextos - nesse caso, a palavra xadrez vai além do jogo, nomeando também um tecido. Mostre outros exemplos de palavras que podem ter mais de um sentido, aproveitando o próprio universo dos jogos, como: jogo (qualquer atividade com jogadores e regras ou um conjunto de talheres, lençóis); partida (a própria realização de um jogo, a partida no automóvel ou a partida de alguém); rede (de tênis, do gol ou de pescar); campo (área demarcada para o jogo e região rural ou de plantação).
A letra x p ode representar diversos sons em português. Nesta seção, abordaremos apenas o som M[ʃ]. Trata-se de uma consoante palatal fricativa desvozeada. Como em todas as fricativas, é possível prolongar seu som no tempo.
Em situação de início de palavra, o x sempre representa o som [ʃ]. No entanto, também encontramos esse som representado na escrita pelo dígrafo ch. Dependendo da região do Brasil, o som [ʃ] pode ser representado pela letra s ou pela letra z, como é o caso da pronúncia do Rio de Janeiro e de alguns estados do Norte e do Nordeste para palavras como mais ou paz.
Neste ponto do estudo da língua, situações pouco transparentes começam a se impor aos estudantes, pois, muitas vezes, um fonema pode ser representado por mais de um grafema, e um grafema pode representar mais de um fonema.
90
-
ESCOLHA DOIS LÁPIS DE COR DE MESMO TAMANHO E MONTE COM ELES O FORMATO DA LETRA X SOBRE SUA CARTEIRA.
- DEPOIS, COM UM LÁPIS, CUBRA OS DIFERENTES TRAÇADOS DESSA LETRA.
-
NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", HÁ OUTRA PALAVRA, ALÉM DE XADREZ, QUE TAMBÉM COMEÇA COM X. COPIE-A ABAIXO.
XEQUE-MATE
-
ESCREVA AS PALAVRAS QUE NOMEIAM OS ELEMENTOS PARA COMPLETAR AS FRASES.
-
DEI UM XALE PARA MINHA AVÓ EM UMA LINDA CAIXA.
-
FUI À FEIRA COMPRAR ABACAXI E MEXERICA .
-
COMI PEIXE NO ALMOÇO E DEPOIS TOMEI UMA XÍCARA DE CHÁ.
-
TEM UM ENXAME DE ABELHAS SOBRE A LIXEIRA.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Conhecimento alfabético
O intuito desta atividade é que os estudantes conheçam, diferenciem e relacionem letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. Estimule-os a brincar com a forma do x, fazendo-o com os braços ou os dedos, além dos dois lápis.
Conhecer mais palavras
Habilidade da BNCC nesta seção
EF01LP15.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
A seção "Conhecer mais palavras", da página 91 do Livro do Estudante, é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Atividade 1 (p. 91)
Desenvolvimento de vocabulário
Convide a turma a observar as capas dos livros atentamente. Pergunte se alguém já leu uma das histórias. Se possível, leia para a turma o livro de Clarice Lispector. Nele, a autora conta a história do coelho Joãozinho, que compreendia o mundo franzindo e desfranzindo o nariz. Joãozinho cheirava ideias e a primeira que ele cheirou foi uma maneira de fugir da gaiola de ferro sempre que não tinha comida. Como ele fazia para sair da gaiola? Eis o mistério! Peça que observem as capas e encontrem a palavra que se repete nelas. Pergunte se conhecem o significado dessa palavra. Você pode dar exemplos de frases utilizando a palavra mistério, assim os estudantes podem construir um significado, ampliando seu vocabulário.
Atividade 2 (p. 91)
Para a realização desta atividade, organize a turma em duplas produtivas. Assim o trabalho será mais significativo.
Atividade 3 ( p. 91)
Retome com os estudantes a brincadeira de adivinha e peça-lhes que expliquem como se brinca. Complemente as explicações se for necessário. Leia as perguntas e incentive a turma a ler as respostas com autonomia.
Atividade complementar
Expique à turma em que consiste uma adivinha e brinque com as crianças. Você pode criar uma competição de adivinhas, e os estudantes também podem contribuir levando de casa os próprios exemplos, obtidos em pesquisas com familiares.
91
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TÍTULO DOS LIVROS.
- QUE PALAVRA SE REPETE NOS DOIS TÍTULOS? MISTÉRIO
- O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA? Espera-se que os estudantes digam se tratar de algo que precisa ser descoberto ou algo difícil de compreender.
- BRINQUE COM UM COLEGA E DESCUBRA O SEGREDO.
- SUBSTITUA OS SÍMBOLOS PELAS LETRAS CORRESPONDENTES E DESCUBRA O ENIGMA.
O MAPA AJUDOU O DETETIVE A DESCOBRIR QUEM TINHA INVENTADO O VENENO.
- AS ADIVINHAS SÃO UM TIPO DE CHARADA.
- OUÇA AS ADIVINHAS E LIGUE ÀS RESPOSTAS CORRETAS.
MISTÉRIO, SEGREDO, ENIGMA E CHARADA SÃO PALAVRAS QUE TÊM SIGNIFICADOS PARECIDOS. SÃO SINÔNIMOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 3
Brincadeiras
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "brincadeiras" e, a partir de ativi-dades (como leitura de poemas), identificar sons nasais, rimas e sílabas, além de estudar a relação entre grafema e fonema relativa às letras m, r, n, z e x;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (como parlenda e poema);
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções.
- elaborar produção escrita (agenda de aniversariantes) e produção oral (relato oral), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com eles para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP014 e da página MP017 deste Manual do Professor.