92
UNIDADE 4 ALIMENTAÇÃO
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 4
Alimentação
Objetivos da unidade
- Ler e compreender texto ins-trucional.
- Produzir lista com nomes de alimentos.
- Ler e apreciar letra de canção.
- Perceber a organização em versos e estrofes em letra de canção.
- Realizar entrevista sobre o tema alimentação.
- Escrever e adivinhar palavras de modo lúdico.
- Desenvolver o vocabulário.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa às letras c, que e qui; ce, ci e ç; g, gue e gui; ge e gi.
- Realizar leituras com familiares ou responsáveis, desenvolvendo a Literacia Familiar.
Nesta unidade, o tema "alimentação" será o mote para o trabalho com diferentes gêneros, como receita culinária, letra de canção e lista de compras. Os estudantes poderão compartilhar gostos e vivências relacionados à alimentação, além de participar de práticas que envolvem a linguagem com seus familiares, por exemplo, coletando receitas preparadas por pessoas de seu convívio. Também poderão refletir sobre a importância da alimentação diversificada e equilibrada para a saúde e o bem-estar e sobre os alimentos como uma expressão da diversidade cultural.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
93
- OBSERVE OS ELEMENTOS DA IMAGEM. O QUE VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR?
Espera-se que os estudantes identifiquem uma menina cercada de alimentos.
- ESSA IMAGEM FAZ PARTE DE UMA SÉRIE DE FOTOGRAFIAS QUE RETRATA CRIANÇAS E SUA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA. VOCÊ RECONHECE ALGUM ALIMENTO QUE COSTUMA COMER REGULARMENTE? QUAL? Resposta pessoal.
- HÁ ALGUM ALIMENTO NA IMAGEM QUE VOCÊ RECONHECE, MAS NÃO GOSTA DE COMER? QUAL?
Resposta pessoal.
- E O CONTRÁRIO: TEM ALGUM ALIMENTO RETRATADO QUE É O SEU PREFERIDO? QUAL? Resposta pessoal
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Convide os estudantes a observar a imagem de abertura. Questione-os: O que vocês conseguem identificar? Espera-se que falem de uma criança deitada e cercada de alimentos. Que alimentos vocês veem na imagem? Eles devem reconhecer boa parte deles. Aceite como respostas: banana, kiwi, coco, morango, arroz, feijão, saladas, hambúrguer, pães etc. Pergunte-lhes se têm o hábito de comer alguns desses alimentos. Converse com eles sobre a importância de uma dieta alimentar variada para a obtenção e a manutenção da saúde.
Permita que os estudantes falem de seus alimentos preferidos e dos que não gostam de comer.
Idealizada pelo fotógrafo Gregg Segal, a série "Pão Diário" retrata crianças de várias partes do mundo e o que comem ao longo de uma semana. As fotos alertam para o aumento do consumo de industrializados, chamando a atenção para hábitos alimentares que, muitas vezes, abrem caminho para obesidade infantil e outros problemas crônicos. Mais informações sobre a série estão disponíveis em: https://oeds.link/JMN9RK. Acesso em: 9 jul. 2021.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Proponha a leitura do livro "A cesta de Dona Maricota", de Tatiana Belinky. Se não for possível, conte aos estudantes que nessa história, feita de versos e rimas, os alimentos que compõem a cesta de Dona Maricota chegam da feira e iniciam uma gostosa provocação, enumerando as vantagens nutritivas de comer verduras, frutas e legumes. Convide a turma para fazer uma lista de alimentos que poderiam estar nessa cesta. Atue como escriba e auxilie-os na reflexão sobre o sistema de escrita, apoiando-se nas palavras escolhidas.
94
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA RECEITA COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- VOCÊ GOSTA DE COZINHAR? Respostas pessoais.
- LEIA O TÍTULO DA RECEITA. VOCÊ GOSTA DESSE ALIMENTO?
DURANTE A LEITURA
- LEIA COM O PROFESSOR, EM VOZ ALTA, OS INGREDIENTES DA RECEITA E VEJA O QUE É NECESSÁRIO PARA PREPARÁ-LA. DEPOIS, OBSERVE AS IMAGENS E TENTE EXPLICAR O MODO DE PREPARO DESSA RECEITA.
DONA LÍVIA VAI PREPARAR UMA SOPA. SEU NETO, PAULO, VAI AJUDÁ-LA. OBSERVE A RECEITA ILUSTRADA.
SOPA DE LEGUMES
INGREDIENTES
BATATAS + CEBOLA + CHUCHUS + CENOURAS + SAL + ÁGUA
SERÃO NECESSÁRIOS
FACA
TÁBUA
PANELA
FOGO
COLHER
MODO DE FAZER
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP04, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Boxe inicial de "Para ler"
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", considere que o texto desta seção é instrucional. Seu diferencial é que os estudantes ajudarão a escrevê-lo. Converse com eles sobre o que gostam de comer. Estimule-os a falar dos alimentos de que mais gostam nas principais refeições: desjejum, almoço e jantar. Em seguida, questione-os: Quem prepara os alimentos na sua casa? Vocês ajudam com alguma atividade na cozinha? Qual?
Comece a ler o texto em voz alta para os estudantes. Pare no título da receita e pergunte-lhes: Quem gosta de sopa? Que ingredientes geralmente são usados para preparar essa refeição? Estimule-os a falar sobre as vivências pessoais. É possível que, a depender da nacionalidade dos antecedentes, alguns conheçam sopas diferentes das habitualmente saboreadas no Brasil.
Em "Durante a leitura", reforce o título da receita. Ao chegar aos ingredientes, peça aos estudantes que digam a quantidade de cada um deles. Pergunte-lhes: Quantas batatas são necessárias para fazer a sopa da receita? Quantas cebolas? Quantos chuchus? E assim por diante.
Espera-se que observem as imagens e contem os elementos de cada ingrediente: três batatas, uma cebola, três chuchus, três cenouras, uma colher de chá de sal e quatro copos de água. Depois, solicite-lhes que leiam, oral e coletivamente, o nome dos objetos necessários para cozinhar a sopa. Ajude-os se for preciso, mas sem interrompê-los: espere que acabem a leitura para, na sequência, reler os nomes com eles.
No modo de preparo, peça-lhes que, oral e coletivamente, descrevam cada uma das cenas.
95
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARA ESTUDAR O TEXTO
- COMPLETE A LISTA DE INGREDIENTES COM A QUANTIDADE DE CADA UM, CONFORME A RECEITA ILUSTRADA.
INGREDIENTES
3 BATATAS 3 CHUCHUS 1 COLHER DE SAL 1 CEBOLA 3 CENOURAS 4 COPOS COM ÁGUA
-
FAÇA UM X NA RESPOSTA CORRETA. BATATAS, CEBOLA, CHUCHUS E CENOURAS SÃO:
- FRUTAS.
- GRÃOS.
- X LEGUMES.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP01, EF12LP04, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividade 1
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes poderão confirmar, por escrito, a compreensão que tiveram da lista de ingredientes ilustrada. Explique-lhes que, para medir a quantidade de sal, deve ser utilizada uma colher de chá.
Depois que assinalarem o que são batatas, chuchus e cenouras, peça-lhes exemplos de alimentos que se classificariam nas demais alternativas. Frutas: maçã, laranja, mamão, goiaba etc.; grãos: feijão, fava, ervilha, quinoa, soja, grão de bico. A diferença entre cereais, sementes e grãos é um pouco complexa para a idade, por isso você não precisa entrar em detalhes, mas apenas ouvir as respostas e pontuá-las, no caso de citarem milho e arroz como grãos (diga: Ah, esses são cereais!).
Atividade complementar
Solicite aos estudantes que tragam de casa receitas das sopas que os familiares costumam fazer.
Para isso, prepare uma pequena ficha, como a do modelo a seguir.
SOPA DE:
INGREDIENTES:
COMO FAZER:
Os estudantes devem trazer a ficha preenchida, em trabalho de escrita conjunto com familiares.
Na sala de aula, você pode compartilhar as receitas lendo para a turma as fichas preenchidas.
96
-
ESCREVA COMO PREPARAR A SOPA COMPLETANDO AS FRASES CONFORME MOSTRAM AS FIGURAS.
MODO DE PREPARO
-
LAVAR AS
BATATAS AS CENOURAS E OS CHUCHUS .
-
DESCASCAR AS BATATAS, AS CENOURAS, A CEBOLA E OS CHUCHUS COM A FACA .
-
PICAR OS LEGUMES NA TÁBUA.
-
COLOCAR TUDO NA PANELA COM. ÁGUA .
-
ADICIONAR 1 COLHER DE SAL NA SOPA.
-
COLOCAR A PANELA NO FOGO ATÉ OS LEGUMES FICAREM MACIOS.
-
MEXER BASTANTE COM A COLHER .
- SERVIR QUENTE.
-
-
QUE OBJETOS FORAM USADOS COMO MEDIDA NA RECEITA? MARQUE A RESPOSTA COM UM X.
X
X
-
PARA QUE SERVEM AS RECEITAS?
Sugestão: Para aprender ou ensinar alguém a fazer algo.
NA RECEITA, APRENDEMOS OU ENSINAMOS A FAZER ALGO. ELA MOSTRA A LISTA DO MATERIAL NECESSÁRIO E O MODO DE PREPARO.
PARA A RECEITA DAR CERTO, É IMPORTANTE SEGUIR A QUANTIDADE DOS INGREDIENTES E A ORDEM DAS ETAPAS DE PREPARO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Após os estudantes terem descrito oralmente o modo de preparo da receita das páginas anteriores, eles se sentirão mais seguros para completar as frases nesta atividade. Caso tenham dúvida sobre como escrever alguma palavra, oriente-os a voltar ao texto da página 94 e a localizá-la. Ao final, realize a leitura em voz alta e peça aos estudantes que a acompanhem.
Atividade 3
Compreensão de textos
Para que os estudantes possam refletir sobre as questões que envolvem a temática do sistema de medidas, é preciso apresentar problemas que apoiem a construção de sentido por parte deles. Informe à turma que em muitas receitas são usados utensílios de cozinha para obter uma medida padrão de ingrediente para a receita dar certo.
Antes de assinalarem as respostas corretas, peça-lhes que voltem à página 94 para que, novamente, observem os objetos necessários para o preparo da receita. Orien-te-os a verificar quais são esses utensílios usados para medição da quantidade de alguns ingredientes. Amplie a lista apresentada na atividade, perguntando-lhes se já viram algum familiar, no preparo de receitas, utilizando outros utensílios (as respostas podem ser xícaras, vasilhas para medir 1 litro de água e diferentes tamanhos de colheres, por exemplo).
Atividade 4
Pergunte aos estudantes se eles já conhecem alguma receita de preparo de alimento; se a resposta for afirmativa, estimule-os a contar que alimento é esse; quais objetos são necessários para prepará-lo; quais ingredientes são utilizados na receita e em quais quantidades; se o preparo é fácil ou difícil etc.
Em seguida, leia com eles o quadro de sistematização do conteúdo no final da página.
97
ESTUDO DA LÍNGUA
C, QUE E QUI
QUE CURIOSO!
A FEIRA LIVRE É UM TIPO DE COMÉRCIO QUE OCORRE, EM GERAL, NA RUA. EM SUAS BARRACAS, OS FEIRANTES VENDEM DE TUDO UM POUCO: COMIDAS, ROUPAS E UTILIDADES EM GERAL. MAS O DESTAQUE DAS FEIRAS LIVRES SÃO OS ALIMENTOS: COCO, CAJU, QUIABO, COUVE, QUEIJO E ATÉ COMIDAS TÍPICAS, COMO O TUCUPI, BEM COMUM NO NORTE DO BRASIL.
-
OBSERVE NAS IMAGENS ACIMA PRODUTOS VENDIDOS NAS BANCAS DE UMA FEIRA. Respostas pessoais.
- VOCÊ JÁ FOI A UMA FEIRA LIVRE? SE SIM, O QUE ACHOU?
- QUE ALIMENTOS MOSTRADOS NAS IMAGENS VOCÊ CONHECE?
- O QUE ESTÁ ESCRITO NAS PLACAS DAS BANCAS DESSA FEIRA?
-
LEIA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR AS PALAVRAS ESCRITAS NAS PLACAS DA BANCA 1.
caju/coco- COM QUE LETRA ELAS COMEÇAM? C
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE ESSA LETRA REPRESENTA NESSAS PALAVRAS. /k/
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ C, QUE e QUI
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP11, EF12LP01, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Que curioso!
Consciência fonológica e fonêmica
Inicie a discussão lendo o texto do quadro "Que curioso!". Explique as características do tucupi: caldo amarelo feito com raiz de mandioca-brava, comum no Norte do Brasil.
Atividade 1
Estimule os estudantes a tentar ler as plaquinhas individualmente. Depois, ofereça-lhes tempo para que comentem. É provável que eles se apoiem nas ilustrações para dizer o que está escrito nas placas.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Auxilie os estudantes a localizar a imagem da banca 1. Pergunte-lhes qual é a letra inicial das palavras escritas nas placas. Em seguida, peça-lhes que pronunciem em voz alta o som que essa letra representa. Faça esse exercício algumas vezes.
O som da língua trabalhado nesta seção é o [k], uma consoante oclusiva velar desvozeada. As consoantes velares são articuladas pela parte posterior da língua em contato com o véu palatino, parte posterior do céu da boca. Essa área de nosso aparelho fonador também é chamada de palato mole, pois, diferentemente do palato duro (que fica no meio do céu da boca), ela é macia e flexível. Nos sons nasais, ela se abaixa e deixa parte do ar passar para as narinas.
Como em todas as oclusivas, em que o ar é barrado e depois solto em uma pequena explosão, é difícil isolar esse som e pronunciá-lo sem o apoio de uma vogal. É também impossível estendê-lo no tempo, como fazemos com as fricativas.
Na instrução fônica, ao apresentar esse som e relacioná-lo ao c e ao qu, você pode repeti-lo várias vezes.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Proponha uma brincadeira de feira livre com os estudantes. Eles podem organizar a feira e escrever plaquinhas com os nomes dos produtos, que podem ser feitos com massa de modelar, desenhados ou representados por brinquedos. Assim, haverá a escrita espontânea dos nomes de alimentos, com levantamento de hipóteses sobre a escrita.
Costuma-se considerar que a consciência fonológica deve ser desenvolvida antes da alfabetização, pois é uma capacidade de analisar e manipular sons da língua. No entanto, pesquisas recentes comprovam que o conhecimento de grafemas e sua associação a fonemas auxilia na própria identificação destes. Portanto, trata-se de uma via de mão dupla. Sobre isso, consulte o texto de Silva (op. cit).
98
-
COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, LEIA A PALAVRA ESCRITA NA PLACA DA BANCA 3. queijo
- FALE EM VOZ ALTA O NOME DESSE ALIMENTO E OBSERVE O SOM QUE AS LETRAS QU REPRESENTAM NELE. /k/
-
CIRCULE O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM INICIAL DE COCO E QUEIJO.
-
PRESTE ATENÇÃO À LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DESTAS PALAVRAS.
QUIBE
COUVE
TUCUPI
- QUANTAS PALAVRAS O PROFESSOR LEU? 3
- CIRCULE AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O MESMO SOM. QUIBE E COUVE.
-
ESSE SOM É REPRESENTADO POR QUAIS LETRAS? FAÇA UM X NOS QUADRINHOS COM AS RESPOSTAS.
- X QU
- X C
- T
-
PASSE O LÁPIS SOBRE OS PONTILHADOS PARA ESCREVER AS LETRAS C E Q.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Assim como no exercício anterior, auxilie os estudantes a localizar as escritas na placa da banca 3. Pe-ça-lhes que falem em voz alta o nome do alimento e o som inicial da palavra.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Fale em voz alta, com os estudantes, o nome de cada imagem. Enfatize a sílaba inicial de cada uma e peça-lhes que prestem atenção ao som representado. A proposta é que percebam que as letras c e qu nesses exemplos representam o mesmo som: [k].
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
O objetivo desta atividade é semelhante ao da anterior. Ajude os estudantes a observar que as palavras quibe e couve têm o som inicial do fonema /k/.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
O intuito desta atividade é que os estudantes conheçam formas de escrever as letras c e q. Explique-lhes que se trata das mesmas letras, porém escritas em formatos imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula.
Além do c e do qu , a letra k, em língua portuguesa, representa o som do fonema /k/, que é realizado uniformemente como [k] em todo o Brasil. Como a letra k só ocorre em nomes próprios e em palavras provenientes de outras línguas, ela será abordada ao final deste livro, juntamente com o w e o y. No entanto, é possível que algum estudante já evoque a letra k, especialmente se ela estiver presente em algum nome próprio da turma.
99
-
FALE O SOM REPRESENTADO PELA LETRA C JUNTANDO-O COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA O. CO
- CIRCULE A FRUTA QUE TEM O NOME FORMADO PELA SÍLABA QUE VOCÊ IDENTIFICOU.
- QUANTAS VEZES ESSA SÍLABA APARECE NO NOME DA FRUTA? Duas.
- OBSERVE O NOME DOS PRODUTOS VENDIDOS NA FEIRA DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
CAJU
COCO
TUCUPI
QUEIJO
QUIABO
COUVE
-
AGORA, ESCREVA ESSES NOMES NOS LUGARES CORRETOS DA TABELA.
PALAVRAS COM C PALAVRAS COM QU CAJU QUEIJO COCO QUIABO TUCUPI COUVE - QUE VOGAIS VÊM DEPOIS DA LETRA C NESSAS PALAVRAS? A, O e U.
- QUE VOGAIS VÊM DEPOIS DE QU NESSAS PALAVRAS? E e I.
-
COMPLETE O NOME DESTA FRUTA COLOCANDO QU E C NOS LUGARES CORRETOS.
C A QU I
DICA: OBSERVE QUAIS DESSAS LETRAS VOCÊ DEVE USAR ANTES DE A E ANTES DE I.
- TENTE LER O NOME DA FRUTA. VOCÊ A CONHECE? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Consciência fonológica e fonêmica
Peça aos estudantes que falem em voz alta o nome das frutas representadas. Depois, deixe que sugiram em qual deles aparece a sílaba co. Oriente-os a dizer a palavra coco em voz alta, usando lápis para marcar quantas vezes abriram a boca para falar. Depois, peça-lhes que contem os lápis, indicando quantas sílabas compõem a palavra coco. Assim, será trabalhada a consciência fonológica (noção de sílabas).
É interessante explorar com as crianças as diferenças de pronúncia entre o primeiro e o segundo o na palavra coco. Provavelmente, a pronúncia mais natural da segunda letra o será [u]. Explique-lhes que, muitas vezes, o som [u] em final de palavras é representado na escrita pela letra o.
Atividades 8 e 9
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Faça a leitura de cada produto e peça aos estudantes que repitam cada nome. Explique a tabela e oriente a turma a retomar as palavras escritas no quadro sempre que tiverem dúvida sobre a escrita delas.
Essas atividades mobilizam os estudantes a perceber que a letra c representa o fonema /k/ quando está antes das vogais a, o e u, enquanto as letras qu representam esse mesmo fonema quando estão antes das vogais i e e.
Uma atividade divertida e instrutiva é a análise, com os estudantes, da palavra cacique. Você pode escrevê-la na lousa para que todos analisem juntos os sons diferentes feitos pela letra c (som [k] antes da letra a e som [s] antes da letra i) e os sons iguais feitos pelo c e o qu (na primeira e na última sílaba da palavra).
Vocês podem criar pseudopala-vras, experimentando o c e o qu em outras posições, como em caci-ce, quaquique. Essa análise lúdica ficará gravada na memória dos estudantes e servirá como apoio para a escrita e leitura de c e qu.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Para ampliar o trabalho com as letras c e qu, proponha aos estudantes que brinquem com o trava-língua a seguir:
"O que é que Cacá quer?
Cacá quer caqui.
Qual caqui que Cacá quer?
Cacá quer qualquer caqui."
(Domínio público.)
Registre o trava-língua na lousa e peça aos estudantes que tentem lê-lo em voz baixa. Depois, oriente-os a copiar o texto no caderno, colorindo as letras que estão sendo estudadas: c e qu. Em seguida, oriente-os a ler, um por vez e em voz alta, o texto o mais rapidamente possível.
100
PRODUÇÃO ESCRITA
LISTA
CAIO PEDIU AJUDA AOS PAIS PARA PREPARAR UMA RECEITA DE SALADA DE FRUTAS. ANTES DE INICIAR O PREPARO, ELES PEDIRAM QUE ELE VERIFICASSE QUAIS INGREDIENTES NÃO TINHAM EM CASA E FIZESSE UMA LISTA DE COMPRAS DO QUE FALTAVA. QUE TAL AJUDAR CAIO A FAZER A LISTA?
PLANEJAMENTO
- LEIA A RECEITA.
SALADA DE FRUTAS
INGREDIENTES
1 MAMÃO
1 MAÇÃ GRANDE
1 MANGA
3 LARANJAS
2 BANANAS
MODO DE PREPARO
1. CORTE O MAMÃO, A MAÇÃ E A MANGA EM CUBINHOS.
2. PIQUE AS BANANAS EM RODELAS.
3. ESPREMA AS LARANJAS.
4. COLOQUE O MAMÃO, A MAÇÃ E A MANGA EM UM RECIPIENTE.
5. MISTURE BEM ESSAS FRUTAS, COM CUIDADO, PARA NÃO AMASSÁ-LAS.
6. ADICIONE AS RODELAS DE BANANA E O SUCO DE LARANJA.
DOMÍNIO PÚBLICO.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Lista
Habilidades da BNCC 1 nesta seção
EF01LP17, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Nesta seção, promova um clima descontraído com os estudantes, de modo que fiquem bastante motivados na realização da atividade proposta.
Leia com eles o parágrafo inicial da seção, fazendo pausas, se necessário, para que compreendam o contexto de produção proposto.
Enfatize-lhes que, caso venham a fazer a salada de frutas em casa, é importante que tenham a orientação e a supervisão de um adulto.
PlanejamentoAtividade 1
Para iniciar o planejamento da escrita da lista, garanta que os estudantes tenham compreendido o contexto da produção e leia para eles a receita calmamente. Repita a leitura se achar necessário.
101
- OBSERVE A FRUTEIRA DA CASA DE CAIO.
ESCRITA
-
ESCREVA A LISTA.
- QUE INGREDIENTES FALTAM PARA O PREPARO DA SALADA DE FRUTAS? ANOTE-OS EM UMA LISTA.
1 MAMÃO
1 MANGA
1 LARANJA
1 BANANA
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
REVISE SUA ESCRITA.
-
VERIFIQUE A LISTA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO VOCÊ COLOCOU NA LISTA TODOS OS INGREDIENTES QUE CAIO NÃO TINHA EM CASA? AS QUANTIDADES ESTÃO CERTAS PARA PREPARAR A RECEITA? OS ITENS DA LISTA FORAM ESCRITOS UM EMBAIXO DO OUTRO? - MOSTRE A LISTA AO PROFESSOR E FAÇA AS CORREÇÕES QUE FOREM NECESSÁRIAS.
-
SOCIALIZAÇÃO
LISTA DE COMPRAS EM CASA
-
FAÇA LISTAS EM CASA.
- LEIA EM CASA A LISTA DE COMPRAS QUE VOCÊ ESCREVEU.
- DIGA AOS ADULTOS DA SUA CASA QUE, A PARTIR DE AGORA, VOCÊ PODERÁ AJUDÁ-LOS A FAZER LISTAS DE COMPRAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividades 2 e 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Depois de os estudantes observarem a fruteira da casa de Caio, na atividade 2, peça a eles que falem em voz alta os ingredientes que faltam para o preparo da salada de frutas, garantindo a compreensão de todos.
Instrua-os a escrever esses ingredientes na lista de compras. Se achar pertinente, organize a turma em duplas produtivas considerando o nível de conhecimento do sistema de escrita alfabética e auxilie-os na reflexão quando necessário.
Avaliação e reescritaAtividade 4
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Você pode fazer a correção cole-tiva, na lousa, uma vez que a lista é a mesma para todos, ou propor uma avaliação por pares, pedindo às duplas que troquem seus livros e analisem a escrita dos pares. Esse momento é muito importante para que os estudantes calibrem suas aprendizagens.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
SocializaçãoAtividade 5
Encoraje os estudantes a mostrar para os adultos que moram com eles a lista de compras que criaram. Desafie a turma a ajudar sua família a escrever a lista de compras de suas casas.
102
ESTUDO DA LÍNGUA
CE, CI E Ç
QUE CURIOSO!
VOCÊ JÁ OBSERVOU QUE EXISTE UMA GRANDE VARIEDADE DE FRUTAS NO BRASIL? ALGUMAS DELAS SÃO NATIVAS DO PAÍS, COMO O CUPUAÇU E O AÇAÍ, TÍPICOS DA AMAZÔNIA. MAS MUITAS FORAM TRAZIDAS DE OUTROS LUGARES. A CEREJA E A CIDRA, POR EXEMPLO, VIERAM DA ÁSIA.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS. Respostas pessoais.
- VOCÊ CONHECE ALGUMA DAS FRUTAS CITADAS NO QUADRO ACIMA? SE SIM, QUAL?
- EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE COMER FRUTAS? POR QUÊ?
-
QUAIS FRUTAS DESTACADAS NO QUADRO "QUE CURIOSO!" NÃO SÃO TÍPICAS DO BRASIL? COPIE O NOME DELAS ABAIXO.
CEREJA, CIDRA
- QUAL É A PRIMEIRA LETRA DESSES NOMES? C
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE A LETRA C REPRESENTA NESSES NOMES./s/
-
VEJA AS FIGURAS ABAIXO E CIRCULE SOMENTE AQUELAS CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM DE CEREJA E DE CIDRA.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ CE, CI e Ç
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF01LP08, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Que curioso!
Compreensão de textos
Leia em voz alta o quadro "Que curioso!" e converse com os estudantes sobre o que compreenderam do texto. Estimule-os a inferir o sentido de nativas com base no contexto em que a palavra aparece. Após ouvir as hipóteses, explique-lhes que nativo é algo que se originou, que nasceu, em certo lugar. O texto menciona duas frutas nativas do Brasil, o cupuaçu e o açaí, e duas oriundas do continente asiático, a cereja e a cidra.
Atividade 1
Ajude a turma a perceber que as frutas estimulam nosso corpo a crescer e se desenvolver, além de nos proteger de doenças, pois fornecem, por exemplo, vitaminas e fibras. Aproveite para falar sobre a importância de uma alimentação variada e equilibrada para a saúde e o bem-estar.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
O intuito desta atividade é identificar fonemas e relacioná-los com suas representações gráficas. No item c, as palavras sapato e sapo têm como fonema inicial /s/, o mesmo de cereja e cidra. Ajude a turma a perceber que esse fonema também está presente no final de outra palavra, representada por uma figura: lápis nesse caso. Assim, desenvolve-se a habilidade de perceber em que posição da palavra o fonema está.
O fonema / s/ tem uma das relações ortográficas menos transparentes em língua portuguesa. Dependendo do contexto, ele pode ser representado pelos grafemas c, ç, s, ss, x, xc, sc, sç ou z. Lemle (2007) explica que esse é um caso exemplar de relações múltiplas entre grafema e som no sistema ortográfico da língua. Trata-se, por isso, de um ponto de difícil aquisição para os alfabetizandos.
Nesta seção, exploramos o fonema /s/ em sua representação por c, antes das vogais e e i, e por ç antes das vogais a, o e u.
Nos contextos linguísticos ce, ci e ça, ço, çu, a pronúncia desse fonema é uniforme no Brasil, sendo sempre uma consoante fricativa alveolar desvozeada.
Referência citada:
- LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2007.
103
-
OBSERVE AS IMAGENS E O NOME DE CADA FRUTA.
-
O SOM REPRESENTADO PELA LETRA C NAS DUAS PALAVRAS É:
- IGUAL.
- X DIFERENTE.
- EM QUAL PALAVRA A LETRA C TEM O MESMO SOM QUE EM CIDRA? CIRCULE ESSA PALAVRA. CEREJA.
-
-
LEIA COM O PROFESSOR E OS COLEGAS AS PALAVRAS ABAIXO.
CAMA
CEBOLA
COLA
CUBO
CIDADE
-
AGORA, ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA DE ACORDO COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA C.
SOM COMO EM CAJU
SOM COMO EM CEREJA
CAMA CEBOLA COLA CIDADE CUBO - OBSERVE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA C TEM O MESMO SOM QUE EM CAJU. PINTE DE AZUL A VOGAL QUE VEM DEPOIS DA LETRA C NESSAS PALAVRAS. A, O, U
- OBSERVE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA C TEM O MESMO SOM QUE EM CEREJA. PINTE DE VERDE A VOGAL QUE VEM DEPOIS DA LETRA C NESSAS PALAVRAS. E, I
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Se oportuno, a atividade pode ser feita coletivamente. Leia com a turma a primeira palavra, enfatizando seu fonema inicial. Depois, pergunte aos estudantes se ela começa com o som como em caju ou cereja. Depois que eles chegarem a uma conclusão, proponha-lhes que copiem a palavra na coluna correta.
Auxilie-os na reflexão, fazendo encaminhamentos para que percebam que, antes das vogais a, o e u, a letra c representa som [k] e, antes das vogais e e i, [s].
Retome o conteúdo trabalhado na seção "Estudo da língua" anterior, quando foi explorada a relação entre os sons de ca, co, cu e que, qui. Assim, analisando as formas ce e ci em comparação com as formas ca, co e cu, ficará mais clara para os estudantes a necessidade, no sistema ortográfico, das formas que e qui.
A organização das hipóteses e descobertas fonológicas e ortográficas em tabelas como a desta atividade auxilia os estudantes na organização mental de sua representação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Avelar (2017) defende que se faça este tipo de atividade de reflexão com base nas percepções dos próprios estudantes sobre sua gramática internalizada.
Além de adquirir e consolidar conhecimentos sobre a língua, a turma aprenderá a organizar um pensamento científico em geral, observando recorrências, traçando hipóteses e estabelecendo regras e categorias de um sistema.
Referência citada:
- AVELAR, Juanito Ornelas de. Saberes gramaticais: formas, normas e sentidos no espaço escolar. São Paulo: Parábola, 2017.
104
-
NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!" SÃO CITADAS DUAS FRUTAS NATIVAS DO BRASIL. COPIE O NOME DELAS NOS QUADROS ABAIXO, DE ACORDO COM O NÚMERO DE LETRAS EM CADA UMA.
CU PU A ÇU
A ÇA Í
- OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DESSAS PALAVRAS.
- O QUE HÁ DE DIFERENTE NAS LETRAS C QUE APARECEM NA PRIMEIRA PALAVRA? Resposta pessoal. Sugestão: O sinal embaixo da segunda letra C.
- VOCÊ SABE O NOME DO SINAL QUE FICA EMBAIXO DA LETRA C EM AÇAÍ E CUPUAÇU? Resposta pessoal. É a cedilha.
-
NESSAS PALAVRAS, O Ç REPRESENTA QUE SOM? /s/
CEDILHA ( , ) É UM SINAL COLOCADO EMBAIXO DA LETRA C PARA QUE ELA TENHA O MESMO SOM INICIAL DA PALAVRA CEREJA.
-
OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DESTAS PALAVRAS E OBSERVE AS LETRAS DESTACADAS.
CEREJA
CIPÓ
AÇAÍ
MOÇO
CUPUAÇU
-
AS LETRAS DESTACADAS REPRESENTAM O MESMO SOM?
Sim.
-
QUE VOGAIS APARECEM DEPOIS DO Ç NESSAS PALAVRAS?
A, O e U.
-
A CEDILHA PODE MUDAR COMPLETAMENTE O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA. TENTE LER AS PALAVRAS ABAIXO.
LOUCA LOUÇA
- CIRCULE A PALAVRA QUE REPRESENTA ESTA IMAGEM. LOUÇA.
-
-
COMPLETE OS TRAÇADOS PARA ESCREVER PALAVRAS COM Ç.
TA Ç A
PEDA Ç O
A Ç ÚCAR
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Aproveite esta atividade para explorar a consciência fonológica (noção de sílabas). Para isso, peça aos estudantes que falem em voz alta o nome das frutas, percebendo quantas vezes abrem a boca para pronunciar cada um. Eles podem bater palmas, usar os dedos ou lápis para contar a quantidade de sílabas de cada palavra. Anote na lousa cada palavra e, ao lado delas, sua quantidade de sílabas. Por fim, pergunte-lhes qual palavra tem mais sílabas.
A turma deve perceber: que o número de sílabas é diferente do número de letras em uma palavra; que todas as sílabas têm ao menos uma vogal e que algumas não têm consoante.
Faça as perguntas apresentadas e conduza uma conversa para que os estudantes percebam a diferença entre as letras c e ç. Explique-lhes que a cedilha é um sinal usado embaixo da letra c, que passa, assim, a representar a sonoridade de [s].
Atividades 6 e 7
Consciência fonológica e fonêmica
Escreva na lousa a palavra cupuaçu e pergunte aos estudantes por que acham que no primeiro c não foi usada a cedilha, como no segundo c. Permita-lhes que exponham suas hipóteses, instigando-os a perceber o som representado pela letra c em cada caso. Ao final, explique-lhes que a cedilha foi usada na segunda letra c porque ela tem som [s], enquanto, na primeira sílaba, a letra tem som [k].
A proposta das atividades 6 e 7 é que os estudantes percebam que a cedilha é usada na letra c quando esta representa o som [s] e vem antes de a, o e u. Também é importante notarem que a letra c somente representa som [s] sem o uso da cedilha quando vem antes de e e i.
Atividade complementar
Para consolidar os conhecimentos trabalhados nas atividades 6 e 7, registre palavras na lousa e oriente os estudantes a indicar em quais delas é necessário acrescentar a cedilha na letra c. Exemplos de palavras:
-
Em que há ç:
- PALHAÇO
- POÇO
- MOÇA
- AÇÚCAR
-
Em que não há ç:
- DOCE
- SACI
- CINEMA
Você também pode registrar duplas de palavras (uma com c e outra com ç) e perguntar qual delas está corre-ta, considerando o som que a letra c representa na palavra. Exemplos:
- CRIANCA / CRIANÇA (criança)
- LACO / LAÇO (laço)
105
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA LETRA DE CANÇÃO.
- VOCÊ GOSTA DE CANTAR? Respostas pessoais.
- LEIA O TÍTULO. EM SUA OPINIÃO, ESSE TEXTO VAI SER PARECIDO COM A RECEITA DA SOPA DE LEGUMES?
DURANTE A LEITURA
- LEIA UM TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO A SEGUIR COM O PROFESSOR, REPETINDO CADA UM DOS VERSOS.
SOPA
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
SERÁ QUE TEM ESPINAFRE?
SERÁ QUE TEM TOMATE?
SERÁ QUE TEM FEIJÃO?
SERÁ QUE TEM AGRIÃO?
É UM, É DOIS, É TRÊS...
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
SERÁ QUE TEM FARINHA?
SERÁ QUE TEM BALINHA!?
SERÁ QUE TEM MACARRÃO?
SERÁ QUE TEM CAMINHÃO?!
É UM, É DOIS, É TRÊS...
[...]
PALAVRA CANTADA. CANÇÕES DE BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 1996. CD. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/UWXoMb. ACESSO EM: 6 MAIO 2021. (FRAGMENTO).
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP03, EF12LP19, EF15LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Boxe inicial de "Para ler mais"
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", explique aos estudantes que eles acompanharão a leitura de uma letra de canção e farão correspondência entre fala e escrita.
Auxilie-os a ler o título. Pergunte-lhes se acham que esse texto será parecido com a receita que leram anteriormente. Ajude-os a notar a diferença entre um texto instrucional e um texto poético. Relembre com eles que a letra de canção está organizada em versos que formam estrofes.
Em "Durante a leitura", enquanto lê, mostre-lhes o texto e passe os dedos embaixo das palavras, para que façam a correspondência entre fala e escrita.
Na letra da canção, há versos que se repetem; combine com a turma uma leitura em que haja alternância de versos entre professor e estudantes.
Cante a canção com eles e, se possível, apresente-lhes uma reprodução gravada para que lhes estimule a imaginação e os ajude na correspondência entre fala e escrita.
Atividade preparatória
Produção de escrita
Proponha a cada estudante a seguinte questão, para ser respondida inicialmente de forma oral: O que você colocaria na sopa do neném?
Em seguida, peça-lhes que criem uma lista de ingredientes, agora respondendo de forma escrita. Depois, oriente-os a ler as listas para a turma.
106
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
FAÇA UM X NAS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS.
- A LETRA DE CANÇÃO SOPA TEM A MESMA FUNÇÃO DA RECEITA DE SOPA DE LEGUMES.
- x A LETRA DE CANÇÃO É UM TEXTO POÉTICO FEITO PARA DIVERTIR.
- x A RECEITA SERVE PARA MOSTRAR COMO FAZER ALGO.
-
MARQUE COM UM X O QUE FOR CORRETO SOBRE A LETRA DE CANÇÃO SOPA.
- AS PALAVRAS OCUPAM A LINHA TODA DA PÁGINA.
- X AS PALAVRAS OCUPAM SÓ UMA PARTE DE CADA LINHA.
-
AS LINHAS DO TEXTO SÃO ORGANIZADAS EM DOIS GRUPOS.
-
COMO É CHAMADO O GRUPO DE LINHAS DA LETRA DE CANÇÃO?
- PARÁGRAFO.
- X ESTROFE.
- QUANTAS LINHAS HÁ EM CADA UM DESSES GRUPOS? 7
-
COMPLETE A FRASE COM UMA DAS PALAVRAS:
TÍTULO
VERSO
- CADA LINHA DA LETRA DE CANÇÃO É CHAMADA DE VERSO.
-
LETRAS DE CANÇÃO E POEMAS SÃO ORGANIZADOS EM VERSOS E ESTROFES. VERSO É CADA LINHA DO TEXTO, E ESTROFE É UM GRUPO DE VERSOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP03, EF12LP19, EF15LP15.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Leia cada afirmativa com os estudantes e solicite-lhes que marquem a afirmação verdadeira. Caso respondam uma alternativa errada, pro-ponha-lhes questões que os façam refletir sobre sua resposta.
Consideração sobre dificuldade
Na atividade 3, relembre com os estudantes o que são versos e estrofes. Para facilitar a compreensão, indique-lhes esses elementos na letra da canção. Durante a realização da atividade, é importante verificar se eles compreenderam a diferença entre esses elementos.
107
-
NO TRECHO QUE VOCÊ LEU COM O PROFESSOR, TODAS AS ESTROFES TÊM O MESMO NÚMERO DE VERSOS?
SIM.
-
HÁ UMA PERGUNTA QUE SE REPETE EM TODAS AS ESTROFES.
-
QUE PERGUNTA É ESSA?
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
- QUANTAS VEZES ESSA PERGUNTA SE REPETE? QUATRO VEZES.
- ESSA PERGUNTA É RESPONDIDA NESSE TRECHO? NÃO.
-
-
COPIE OUTRA FRASE QUE SE REPETE NAS ESTROFES.
É UM, É DOIS, É TRÊS...
- EM QUE SITUAÇÕES ESSA FRASE COSTUMA SER USADA? EM BRINCADEIRAS INFANTIS, PARA MARCAR O INÍCIO DELAS.
-
PINTE DA MESMA COR AS DUPLAS DE PALAVRAS QUE RIMAM.
ABACATE
NENÉM
FARINHA
AGRIÃO
BALINHA
FEIJÃO
TOMATE
NINGUÉM
Os estudantes deverão pintar, em cores diferentes, os pares feijão/agrião, abacate/tomate, neném/ninguém e farinha/balinha.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Para realizarem esta atividade, os estudantes devem relacionar os conceitos de verso e estrofe. Espe-ra-se que percebam que as estrofes têm o mesmo número de versos.
Atividade 5
Compreensão de textos
Espera-se que os estudantes percebam que na canção é feita uma pergunta que se repete quatro vezes e que não é respondida. Em vez de respondê-la, são realizadas mais perguntas.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Realizar a cópia de trechos possibilita aos estudantes perceber o espaçamento entre as palavras, a escrita delas e a pontuação, ampliando seu repertório de conhecimentos.
Atividade 7
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Para realizar esta atividade, é importante que os estudantes leiam primeiramente as palavras em voz alta, para que percebam as rimas. Relembre-os de que dizemos que as palavras rimam quando elas terminam com o mesmo som.
108
-
DESENHE OS ELEMENTOS CITADOS NAS ESTROFES QUE COMPLETAM A PERGUNTA: "SERÁ QUE TEM...?".
Os estudantes deverão desenhar no quadro estes oito elementos: macarrão, espinafre, farinha, agrião, balinha, feijão, tomate, caminhão.
-
SERIA POSSÍVEL FAZER UMA SOPA COM TODOS OS INGREDIENTES CITADOS NA LETRA DE CANÇÃO? POR QUÊ?
Espera-se que os estudantes digam que não, pois caminhão não é comestível, e balinha e farinha não são ingredientes apropriados para sopa.
-
CONTORNE OS ELEMENTOS QUE PODERIAM FAZER PARTE DOS INGREDIENTES DE UMA RECEITA DE SOPA.
Os estudantes deverão contornar os desenhos de espinafre, tomate, feijão, agrião e macarrão.
-
PARA LER EM CASA
DEPOIS DE TER LIDO O TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO SOPA COM O PROFESSOR E OS COLEGAS EM SALA DE AULA, LEIA-O TAMBÉM EM CASA PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes, por meio de desenho, mostrarão como entenderam a canção. Após os desenhos, solicite-lhes que circulem apenas o que poderia ter na sopa do neném. Espera-se que não circulem caminhão, balinha e farinha. Questione-os para que justifi-quem suas respostas.
Pergunte-lhes também sobre o uso dos sinais ?! juntos. Explique-lhes que essa fala tem um tom interrogativo e exclamativo ao mesmo tempo. Os sinais são usados nos versos em que há elementos que não combinam com ingredientes usados em sopas.
Para ler em casa
Esta atividade estimula a prática de Literacia Familiar, que promove uma maior interação dos pais ou responsáveis com a vida escolar de seus filhos. Ao acompanhar os deveres de casa, participar das ativida-des, discutir e frequentar reuniões escolares, os familiares passam a entender melhor as necessidades e as dificuldades dos estudantes.
Atividades complementares
- Solicite aos estudantes que tragam receitas da família. Você pode produzir com a turma um livro de receitas.
- Oriente-os a pesquisar em casa que tipo de alimento recebiam quando bebês. Tomavam sopas? Quais ingredientes eram usados? Quem as preparava? Peça-lhes que tragam as informações anotadas para compartilhá-las com a turma. Aproveite para rediscutir a necessidade de uma boa alimentação, priorizando o consumo de alimentos preparados em casa em vez do consumo exagerado de produtos industrializados. Nesta atividade, é preciso atentar para a possibilidade de haver estudantes que passaram a conviver com os atuais responsáveis em idade mais avançada. Nesse caso, eles podem trazer exemplos de comidas preparadas em casa que lhes são oferecidas nessa idade, em vez de quando bebês.
109
ESTUDO DA LÍNGUA
G, GUE E GUI
QUE CURIOSO!
POMAR É UM ESPAÇO COM ÁRVORES FRUTÍFERAS. AS FRUTAS SERVEM DE ALIMENTO PARA O SER HUMANO E OS ANIMAIS. UM POMAR PODE TER ÁRVORES COMO A GOIABEIRA, QUE DÁ GOIABAS, A MANGUEIRA, QUE DÁ MANGAS, E A PITANGUEIRA, QUE DÁ PITANGAS.
-
CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
- POMAR É UM LUGAR CHEIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS. COM BASE NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", RESPONDA: O QUE SÃO ÁRVORES FRUTÍFERAS?Sugestão: São árvores que dão frutas que podem ser comidas por seres humanos e pelos animais.
- ONDE VOCÊ MORA EXISTE ALGUMA ÁRVORE FRUTÍFERA? SE SIM, QUAL? Resposta pessoal.
- SE VOCÊ FOSSE PLANTAR UMA ÁRVORE FRUTÍFERA, QUAL SERIA? POR QUÊ? Resposta pessoal.
-
COPIE A PRIMEIRA PALAVRA DESTACADA NO QUADRO "QUE CURIOSO!". GOIABEIRA
- QUAL É A PRIMEIRA LETRA DESSA PALAVRA? G
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE ESSA LETRA REPRESENTA NA PALAVRA. OBSERVE SUA BOCA E O MOVIMENTO DE SUA LÍNGUA ENQUANTO FALA. /g/
-
FALE OUTRAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM ESSE SOM.
Sugestões: gato, guia, Gustavo.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ G, GUE e GUI
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Que curioso!
O texto do quadro "Que curioso! " explica aos estudantes o que é um pomar. Leia-o com a turma e, em seguida, pergunte-lhes se já viram um pomar e se conhecem alguma árvore frutífera. Incentive-os a observar as figuras.
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em uma roda de conversa, os estudantes podem responder oralmente às questões. É importante que eles participem, aguardando sua vez de falar e ouvindo os colegas com atenção e respeito. Incentive-os a falar de modo claro e objetivo. Nesse momento, é possível perceber se entenderam o conceito de pomar.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
A atividade propõe aos estudantes que cheguem à percepção isolada do fonema /g/. Trata-se de uma consoante oclusiva velar vozeada, isto é, sua articulação ocorre pela aproximação da parte posterior da língua à parte posterior do céu da boca, chamada véu palatino. O véu palatino também é conhecido como palato mole, pois é uma parte flexível do céu da boca. A articulação é a mesma da consoante [k], com a diferença de que o [g] é vozeado, ou seja, as pregas vocais vibram para sua emissão. Solicite aos estudantes que coloquem os dedos na garganta para perceberem que, quando falam o som representado pela letra g, é possível sentir uma vibração.
Se na turma houver algum estudante cujo nome comece com o fonema /g/, convide-o para seu nome no quadro e lê-lo com a turma. Mas atenção: se esse nome for seguido por e ou i, o fonema será o /ʒ/, que será trabalhado na próxima seção "Estudo da língua" desta unidade.
Como em todas as consoantes oclusivas, é difícil isolar esse som, pois ele não pode ser estendido no tempo, por se tratar de uma pequena "explosão" de ar. O fluxo do ar é impedido (há uma oclusão em algum ponto do trato vocal, no caso, no véu palatino) e depois solto de uma só vez. Também é difícil pronunciar as oclusivas sem o apoio de uma vogal.
Você pode pronunciar várias vezes o som [g] para realizar essa instrução fônica.
110
-
PASSE O DEDO INDICADOR SEGUINDO OS DIFERENTES TRAÇADOS DA LETRA G. DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA ESCREVER ESSA LETRA
-
NO QUADRO "QUE CURIOSO!" HÁ SEIS PALAVRAS COM A LETRA G. ESCREVA CADA UMA DELAS NOS ESPAÇOS ABAIXO.
GOIABEIRA
MANGUEIRA
PITANGUEIRA
GOIABAS
MANGAS
PITANGAS
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU.
- O SOM REPRESENTADO PELA LETRA G É O MESMO EM TODAS ESSAS PALAVRAS? Sim.
-
QUAIS SÃO AS DUAS FORMAS DE REPRESENTAR ESSE SOM? MARQUE COM UM X AS RESPOSTAS.
- X G
- X GU
- J
-
CIRCULE O ANIMAL CUJO NOME COMEÇA COM ESSE SOM.
-
-
FALE EM VOZ ALTA O NOME DO ANIMAL QUE VOCÊ CIRCULOU E ESCREVA O NOME DELE.
GATO
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
A atividade permite que os estudantes percebam os variados traçados de uma mesma letra.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Solicite aos estudantes que retomem o texto e localizem as palavras com a letra g. Leia-as em voz alta, a fim de estimular a percepção sonora da turma e motivá-la a identificar o mesmo som em todas as palavras.
Nesta atividade, também é possível trabalhar palavras com o mesmo radical. A análise morfológica, mesmo em níveis iniciais, adequados ao primeiro ano, é uma das maneiras mais eficazes de expandir e aprofundar o vocabulário dos estudantes. Cadime (op. cit.) explica que, para as competências de leitura e escrita, é necessário tanto ampliar a quantidade de palavras conhecidas quanto aprofundar a qualidade desse saber. Isso porque é possível ter um conhecimento superficial de algum vocábulo, o que não propicia seu uso ativo e pertinente na escrita ou na fala.
A autora expõe algumas pesquisas que mostram que, para compreender bem um texto, é preciso conhecer no mínimo 90% das palavras que ele emprega. Aproveite essa atividade para explorar (sem a necessidade de metalinguagem) o sufixo -eira, que, acrescentado ao nome das frutas, forma o nome das árvores.
Você pode ouvir com as crianças a canção "Pomar", do grupo Palavra Cantada, que explora justamente essa derivação sufixal. A letra e o vídeo estão disponíveis na internet.
No item c da atividade 4, esclareça aos estudantes que o som que o g e o gu representam nas palavras destacadas é diferente do som que a letra j representa. Retome com eles o som representado pela le-tra j. É possível que alguns deles já destaquem, nesse momento, que às vezes a letra g também representa o mesmo som do j. Aproveite as reflexões para ensinar-lhes que as letras algumas vezes podem mudar o som que representam, conforme o lugar que ocupam na palavra ou a letra que vem antes ou depois dela.
O item d explora a consciência fonêmica sem o apoio da escrita, justamente para que a turma perceba que o som [g], inicial em gato, é diferente do som [Z], inicial em girafa.
111
-
LEIA ESTAS PALAVRAS COM O PROFESSOR.
-
- LIGUE CADA PALAVRA AO ELEMENTO QUE ELA REPRESENTA.
- CIRCULE DE VERDE AS VOGAIS QUE APARECEM DEPOIS DE GU EM GUITARRA E FOGUETE. E, I
- CIRCULE DE VERMELHO A PRIMEIRA VOGAL QUE APARECE DEPOIS DA LETRA G NAS OUTRAS PALAVRAS. A, O, U
- FALE O SOM PRODUZIDO PELAS LETRAS G E GU NESSAS PALAVRAS. /g/
-
COMPLETE AS FRASES.
-
PARA PRODUZIR ESSE SOM, USAMOS G ANTES DAS VOGAIS
A , O E U .
-
PARA PRODUZIR ESSE SOM, USAMOS GU ANTES DAS VOGAIS
E E I .
-
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O NOME DA ÁRVORE FRUTÍFERA ABAIXO.
FIGUEIRA
- QUANTOS SONS VOCÊ OUVE NESSA PALAVRA? 7
- NESSA PALAVRA, VOCÊ FALA O SOM DA LETRA U? Não.
-
COMPLETE A PALAVRA ABAIXO COM A LETRA G E DESCUBRA O NOME DA FRUTA QUE NASCE NA FIGUEIRA.
FI G O.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Incentive os estudantes a ler cada palavra em voz baixa. Esta atividade pode também ser realizada co-letivamente. Para isso, ofereça um tempo para que tentem ler a primeira palavra e depois faça a leitura em voz alta, pedindo a eles que a acompanhem passando o dedo sob as letras. Depois, peça-lhes que liguem a palavra lida à imagem que a representa.
Os itens a, b, c e d auxiliam os estudantes a organizar suas observações e hipóteses e, assim, consolidar seu conhecimento de ortografia. O item e sistematiza as regras para esse caso.
De acordo com Avelar (op. cit), a reflexão sobre língua é uma maneira de desenvolver não só nossas competências linguísticas, mas também nossas capacidades de observação e sistematização do conhecimento em geral, exercitando os procedimentos científicos por meio da metacognição. Isso é possível porque, na pesquisa linguística, o material pesquisado é nossa própria mente.
Atividade 6
Anote na lousa a palavra figueira e oriente os estudantes a perceber cada um dos fonemas presentes em sua forma oral. Conforme for falando, exponha-lhes a(s) letra(s) que representa(m) cada som, fazendo a instrução fônica explícita e intencional.
Mostre à turma que a palavra escrita tem oito letras, mas a palavra falada tem apenas sete sons, pois a sequência gu representa um som só.
Compare com os estudantes as palavras figo e figueira. Escreva na lousa as pseudopalavras figuo e fi-geira. Leia-as com eles, mostrando as formas ortograficamente corre-tas e explicando as diferenças entre o g e o gu e seus contextos de uso.
112
PRODUÇÃO ORAL
ENTREVISTA
VOCÊ VAI ENTREVISTAR UM ADULTO PARA FALAR DO TEMA ALIMENTAÇÃO. ANTES, LEIA ESTE TRECHO DE ENTREVISTA COM UMA NUTRICIONISTA, PROFISSIONAL ESPECIALIZADA EM ALIMENTAÇÃO E SAÚDE.
ENTREVISTA - ALIMENTAÇÃO LEVE E NUTRITIVA
E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA PARA AS CRIANÇAS NO VERÃO?
ACHO QUE A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É QUE ESSA ALIMENTAÇÃO ENVOLVA TODOS OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE A CRIANÇA TENHA SAÚDE, TENHA UMA BOA NUTRIÇÃO NESSE PERÍODO. É MUITO IMPORTANTE QUE ELES ESTEJAM PREPARADOS DA FORMA MAIS SAUDÁVEL POSSÍVEL, MUITA FRUTA, MUITO LEGUME, MUITA VERDURA, ARROZ, FEIJÃO, CARNES MAGRAS. [...]
E POR QUE DEVEMOS TOMAR MAIS LÍQUIDOS, CAROLINE?
NO CALOR A GENTE TENDE A SUAR MAIS, ENTÃO É MUITO IMPORTANTE NESSE MOMENTO A GENTE REPOR A ÁGUA QUE ESTÁ PERDENDO. [...]
ESTA ENTREVISTA FOI TRANSCRITA DO PROGRAMA DE RÁDIO VIVA A VIDA, DA PASTORAL DA CRIANÇA, N. 1.423, 7 JAN. 2019. (FRAGMENTO)
-
A ENTREVISTA ESTÁ APRESENTADA NO FORMATO DE UM POEMA OU EM FORMA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS?
Em forma de perguntas e respostas.
- COMO SE CHAMA A PESSOA ENTREVISTADA? Caroline.
-
POR QUE ESSA PESSOA FOI ESCOLHIDA PARA FALAR DE ALIMENTAÇÃO? Porque ela é nutricionista, profissional especializada em alimentação e saúde.
A ENTREVISTA É UTILIZADA POR JORNALISTAS PARA SABER MAIS SOBRE UMA PESSOA E SUAS OPINIÕES. O TEXTO DA ENTREVISTA É FORMADO POR PERGUNTAS E RESPOSTAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Entrevista
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP22, EF01LP23, EF01LP24, EF12LP17, EF15LP01, EF15LP09, EF15LP13.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
É importante que os estudantes aprendam desde cedo a se comunicar em diferentes contextos. Temos aqui uma situação de uso e reflexão da linguagem oral, em que eles deverão se preparar para uma entrevista, uma situação real de comunicação. O objetivo da seção é que a turma consiga se expressar oralmente.
Explique aos estudantes que, geralmente, as entrevistas são publicadas em jornais, sites, revistas, rádios e programas de televisão. Quando queremos saber mais sobre uma pessoa e suas opiniões, podemos entrevistá-la.
Antes de iniciar a leitura da entrevista, explique à turma que ela foi realizada pela Pastoral da Criança com uma nutricionista.
Atividades 1 a 3
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes se eles sabem o que faz uma nutricionista. Se não souberem, explique-lhes que é uma profissional especializada em alimentação e saúde.
Atividade preparatória
Pesquise o vídeo de uma entrevista e mostre-o aos estudantes. Isso os ajudará a ter repertório para compreender sua dinâmica.
113
PLANEJAMENTO
- PREPAREM A ENTREVISTA.
- EM DUPLA, ESCOLHAM UM ADULTO CONHECIDO DE VOCÊS PARA ENTREVISTAR.
- MARQUEM UM DIA E UM HORÁRIO PARA REALIZAR A ENTREVISTA.
- PREPAREM QUATRO PERGUNTAS SOBRE ALIMENTAÇÃO.
- MOSTREM AS PERGUNTAS AO PROFESSOR ANTES DO DIA DA ENTREVISTA.
REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA
- GRAVEM A ENTREVISTA.
- VOCÊS PODEM USAR UM GRAVADOR OU UM CELULAR.
SOCIALIZAÇÃO
- CONTEM AOS COLEGAS E AO PROFESSOR:
- QUEM VOCÊS ENTREVISTARAM.
- QUE PERGUNTAS FIZERAM.
- O QUE O ENTREVISTADO RESPONDEU.
AVALIAÇÃO
- AVALIE SUA ENTREVISTA.
-
PREENCHA O QUADRO, MARCANDO UM X EM SIM OU NÃO. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA SIM NÃO VOCÊS FIZERAM TODAS AS PERGUNTAS QUE PLANEJARAM AO ENTREVISTADO? VOCÊS CONTARAM TUDO AOS COLEGAS E AO PROFESSOR SOBRE COMO FOI A ENTREVISTA? - CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Realização da entrevista
Atividade 2
Informe aos estudantes que a entrevista pode ser gravada, o que os ajudará a não perder nenhuma resposta. Um celular pode auxiliá-los nessa etapa. Oriente-os, entretanto, a solicitar a autorização do entrevistado antes de iniciar a gravação.
Socialização
Atividade 3
Produção de escrita
Organize a ordem de apresentação. Se possível, prepare uma aparelhagem adequada de som para que as entrevistas sejam reproduzidas de maneira que todos consigam escutar e entender. Veja também se algum estudante se interessa em transcrevê-las para a linguagem verbal escrita, trabalho que poderá contar com sua ajuda ou de algum familiar. Neste caso, a transcrição pode ser reproduzida em cópias para toda a classe, para que a turma acompanhe a apresentação e possa ler a entrevista.
Explique aos estudantes que terão um tempo para se apresentar. Faça alguns combinados: Quem estiver apresentando deve ter uma fala clara e tom de voz adequado para que todos ouçam; quem estiver assistindo à apresentação deve respeitar os turnos de fala e esperar o momento certo para esclarecer possíveis dúvidas. Essa é uma boa oportunidade para estimular a organização e preparação do discurso oral e exercitar a empatia e a escuta atenta.
Avaliação
Atividade 4
Incentive os estudantes a preencher a tabela de avaliação da exposição oral. Leia os itens e solicite-lhes que marquem sim ou não para cada um deles. Nesta atividade, eles poderão refletir sobre seu trabalho. É importante que você acompanhe esse processo de avaliação, comentando pontos positivos e pontos a serem melhorados na produção individual de cada estudante. Esse recurso contribui para a avaliação formativa da turma.
Planejamento
Atividade 1
Produção de escrita
Auxilie os estudantes no planejamento da entrevista, seguindo os passos dos itens a, b, c e d. Per-gunte-lhes se algum conhecido ou familiar trabalha em áreas ligadas à alimentação - por exemplo, profissional da nutrição, da cozinha, da merenda, alguém que venda alimentos - e oriente-os a entrevistar preferencialmente essa pessoa. Auxilie-os no registro das possíveis perguntas.
114
ESTUDO DA LÍNGUA
GE E GI
QUE CURIOSO!
A GELEIA É UM DOCE SABOROSO E NUTRITIVO, FEITO COM FRUTAS. EM GERAL, ELA ACOMPANHA PÃES, TORRADAS E BISCOITOS NAS REFEIÇÕES. UVA E TANGERINA SÃO BASES COMUNS PARA GELEIAS, MAS FRUTAS DIFERENTES TAMBÉM TÊM SEU LUGAR, COMO A GINJA, QUE É PARECIDA COM A CEREJA.
1 VOCÊ JÁ COMEU GELEIA? SE SIM, DE QUAL FRUTA? Resposta pessoal.
2 COPIE ABAIXO A PRIMEIRA E A TERCEIRA PALAVRA DESTACADA NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
GELEIA
GINJA
A) COM QUE LETRA ESSAS PALAVRAS COMEÇAM?
G
B) ESSA LETRA REPRESENTA O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS? SIM.
3 ABAIXO DA FOTOGRAFIA 1 DO QUADRO "QUE CURIOSO!",
HÁ UMA FRASE.
A) QUANTAS PALAVRAS FORMAM ESSA FRASE?
3
B) PINTE OS ESPAÇOS ENTRE ESSAS PALAVRAS.
C) QUAIS DESSAS PALAVRAS TÊM A LETRA G? COPIE-AS.
GELEIA, TANGERINA
D) A LETRA G REPRESENTA O MESMO SOM NAS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU? Sim.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ GE e GI
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP09, EF12LP03, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Que curioso!
Leia o texto do quadro "Que curioso!". Esse momento é importante, pois permite aos estudantes compreender um texto em colaboração com os colegas e o professor. Explique à turma que nutritivo é algo que nos alimenta, que tem nutrientes (substâncias que ajudam nosso corpo a crescer e se desenvolver). Aproveite para comentar que a geleia é um alimento bom para a saúde, especialmente se for feita sem adição de açúcar já que é preparada com frutas. Apesar disso, deve ser consumida sem exageros, como todos os alimentos, especialmente a geleia industrializada, que tem conservantes e outras substâncias que não são saudáveis.
Atividade 1
Nesta atividade, temos mais uma oportunidade para o estudante se expressar com clareza, boa articulação e ritmo adequado.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Para realizar esta atividade, peça aos estudantes que retornem ao texto e localizem as palavras solicitadas. Espera-se que eles identifiquem os fonemas e suas representações por letras, percebendo que o mesmo som aparece nas duas palavras. No caso de ginja, o fonema /ʒ/ ocorre duas vezes, como será explorado na atividade 6.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Solicite aos estudantes que leiam os textos abaixo das fotografias. Você pode ajudá-los na leitura. Relembre-os de que esses textos são chamados de legenda e que sua função é nos auxiliar com informações sobre a imagem.
O som representado pela letra g antes das vogais e e i é uma consoante fricativa alveopalatal vozeada, o fonema /ʒ/ , realizado uniformemente em situação de início de palavra ou de sílaba na língua portuguesa. A letra j representa sempre esse som, mas a letra g o faz apenas antes de e e i.
115
-
CIRCULE O NOME DOS ELEMENTOS EM QUE A LETRA G REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM GELEIA.
- OBSERVE AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU. NELAS, QUAIS VOGAIS APARECEM DEPOIS DA LETRA G? E, I.
-
COMPLETE A FRASE ABAIXO COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- O SOM DA LETRA G É COMO NA PALAVRA GELEIA ANTES DAS VOGAIS E E I
-
PINTE AS PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITAS CORRETAMENTE.
-
GELO X
GUELO
-
GIRAFA X
GUIRAFA
-
FOGETE
FOGUETE X
-
A FRUTA ABAIXO É A GINJA.
G I NJA
- COMPLETE O NOME DELA COM AS LETRAS G E I.
- FALE O NOME DESSA FRUTA E CONTE QUANTAS VEZES VOCÊ ABRE A BOCA. QUANTAS SÍLABAS TEM ESSE NOME? Duas.
- COM QUE SOM COMEÇA A PRIMEIRA SÍLABA? E A SEGUNDA? /ʒ/
- QUAIS LETRAS REPRESENTAM ESSE SOM NA PALAVRA? G E J .
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Nesta atividade, os estudantes devem relacionar os elementos sonoros a suas representações escritas e comparar palavras identificando semelhanças e diferenças. Para isso, peça a eles que falem o nome do primeiro elemento. É provável que se apoiem na imagem para responder. Em seguida, leia o nome do elemento, pedindo-lhes que o acompanhem com o dedo. Chame-lhes a atenção para o fato de que todas as palavras têm a letra g e de que nas duas primeiras ocorrências ela representa som diferentes das duas últimas ocorrências. Assim, os estudantes poderão perceber que a letra g pode representar os fonemas /g/ e /ʒ/.
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Incentive os estudantes a ler cada par de palavras. Se necessário, au-xilie-os nessa leitura. Na palavra foguete, a letra g precisa da letra u para representar o fonema /g/, e não /ʒ/. Retome o que foi visto na seção "Estudo da língua" anterior (página 109) para relembrar o som representado pela letra g em gue e gui.
A atividade cria três pseudopalavras (guelo, guirafa e fogete) para que a turma perceba os contextos ortográficos de uso do g e do gu.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Explore com os estudantes o conceito de sílaba. Para isso, leia a palavra ginja em voz alta. Pergun-te-lhes quantas sílabas ela tem, lembrando-os de que sílaba é um grupo de sons pronunciados de uma vez só.
Chame-lhes a atenção para o fato de que, antes das vogais e e i, a letra g representa o mesmo fonema que a letra j: /ʒ/.
116
JOGO FORCA
■ MATERIAL
■ REGRAS DO JOGO
✔ LÁPIS E BORRACHA
✔ 1 FOLHA DE PAPEL EM BRANCO
-
REÚNA-SE COM UM COLEGA. DESENHEM UMA FORCA, COMO A DA ILUSTRAÇÃO, NA FOLHA DE PAPEL EM BRANCO.
- CADA UM VAI ESCOLHER UMA PALAVRA PARA QUE O OUTRO A ADIVINHE.
- ABAIXO DA FORCA, RISQUE UM TRAÇO PARA CADA LETRA DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCOLHEU.
- SEU COLEGA DEVE DIZER UMA LETRA PARA TENTAR ADIVINHAR A PALAVRA SECRETA.
- SE A PALAVRA TIVER ESSA LETRA, COMPLETE-A. SE NÃO TIVER, DESENHE UMA PARTE DO BONECO.
- PARA VENCER, SEU COLEGA PRECISA DESCOBRIR A PALAVRA ANTES QUE VOCÊ COMPLETE O DESENHO DO BONECO.
- PARA BRINCAR OUTRAS VEZES, É SQ DESENHAR A FORCA E RECOMEÇAR.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Forca
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Regras do jogo
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
O jogo é uma atividade que promove interação entre os estudantes e reforça o aprendizado. Organize a turma em duplas. Em seguida, leia as regras do jogo e certifique-se de que todos as entenderam. Uma sugestão é pedir a cada estudante que faça uma lista, antecipadamente, de palavras que possam ser utilizadas na forca. Assim eles podem consultá-la durante a brincadeira e se sentir mais seguros.
117
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
AS PALAVRAS TÊM FAMÍLIAS.
-
CIRCULE AS PALAVRAS QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DA PALAVRA FRUTÍFERA. FRUTA, FRUTEIRA E FRUTARIA.
FUTURO
FRUTA
FURADEIRA
FRUTEIRA
FRUTARIA
-
COPIE AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU:
FRUTA, FRUTEIRA, FRUTARIA
-
LIGUE AS PALAVRAS FRUTEIRA E FRUTARIA ÀS IMAGENS QUE REPRESENTAM O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS.
-
COMPLETE AS FRASES COM A PALAVRA FRUTEIRA OU COM A PALAVRA FRUTARIA.
A FRUTARIA ESTAVA CHEIA DE GENTE.
A FRUTEIRA VENDE MANGAS SABOROSAS.
A FRUTEIRA FICA NA MESA DA COZINHA.
-
-
LEIA O NOME DAS FRUTAS A SEGUIR E DESCUBRA COM OS COLEGAS OUTRAS PALAVRAS QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DE CADA UMA DELAS.
BANANA
FIGO
GOIABA
LARANJA
LIMÃO
COCO
Sugestões de resposta: Banana: bananeira, bananada, bananal. Figo: figueira, figada. Goiaba: goiabeira, goiabada. Laranja: laranjeira, laranjada, laranjal. Limão: limoeiro, limonada. Coco: cocada, coqueiro, coqueiral.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF01LP15.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
A seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora de sala de aula.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Leia a palavra frutífera e solicite aos estudantes que circulem as palavras que fazem parte da mesma família. No item b, peça-lhes que observem e, depois, liguem as imagens. No item c, ajude-os a perceber que uma mesma palavra pode ter diferentes significados.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Organize os estudantes em trios produtivos para que o trabalho seja mais significativo. Registre as descobertas da turma na lousa e, se achar oportuno, instrua-os a copiá-las. Você pode dar continuidade à brincadeira propondo outro grupo de palavras para ser investigado.
118
AVALIAÇÃO EM PROCESSO
-
LEIA A RECEITA A SEGUIR PARA O PROFESSOR.
VITAMINA DE LARANJA COM MAMÃO
INGREDIENTES
LARANJA
MAMÃO PICADO
AÇÚCAR
2 XÍCARAS DE LEITE
PREPARO
BATA O LEITE E O AÇÚCAR NO LIQUIDIFICADOR.
DESLIGUE E COLOQUE O RESTANTE DOS INGREDIENTES.
DOMÍNIO PÚBLICO.
-
FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM O PROFESSOR.
- RECITE O ALFABETO EM VOZ ALTA.
- LEIA A RECEITA PARA O PROFESSOR.
- DIGA AO PROFESSOR SE É PRECISO FOGO NESSA RECEITA. Não.
-
COMPLETE O NOME DAS FRUTAS USADAS NESSA RECEITA.
MAM Ã O
LAR AN JA
- COPIE A PALAVRA QUE TEM TIL. MAMÃO
-
CIRCULE A PARTE DO CORPO CUJO NOME CABE DENTRO DA PALAVRA MAMÃO.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidade da BNCC nesta seção
EF01LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta seção, serão revisadas as relações entre fonemas e grafemas estudadas nas unidades 3 e 4 deste volume. Será utilizada uma receita para aferir a fluência em leitura oral dos estudantes e contextualizar atividades sobre as relações grafofonêmicas estudadas.
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
A proposta das atividades é realizar a aferição da fluência em leitura oral da turma. Assim como na "Avaliação em processo" anterior, planeje-se para oferecer uma atividade aos estudantes e, enquanto isso, chame-os, um a um, para ler a receita para você, que deverá cronometrar e anotar o tempo. Para essa aferição, é importante que eles não tenham lido o texto antes, nem silenciosamente. Em outro dia, toda a turma pode realizar, concomitantemente, o restante da avaliação.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade recupera o conteúdo estudado anteriormente sobre as vogais nasais e o til.
Atividade 4 ( p . 119)
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Leia a frase e pergunte aos estudantes o significado da palavra restante. Você pode dar outros exemplos com essa palavra, a fim de ampliar o repertório deles. Por exemplo: a) Estudei por duas horas; no restante da tarde, brinquei com meus primos; b) Meu pai criou vários canteiros no pátio; no restante do espaço, instalou um brinquedo de balanço; c) Bebemos quase todo o suco; o restante minha tia guardou para mais tarde.
Atividade 5 (p. 119)
Consciência fonológica e fonêmica
Nesta atividade, os estudantes deverão identificar o fonema [∫] representado pela letra x em xícara. No item b, oriente-os a falar o nome dos elementos retratados para identificar o que se inicia com esse fonema.
119
-
RELEIA ESTA FRASE DA RECEITA.
"DESLIGUE E COLOQUE O RESTANTE DOS INGREDIENTES."
-
O QUE SIGNIFICA RESTANTE? MARQUE UM X NA RESPOSTA.
- X O QUE RESTOU, QUE AINDA NÃO FOI USADO.
- O QUE JÁ FOI USADO.
-
CIRCULE O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM DA PALAVRA RESTANTE.
-
-
DIGA CADA SÍLABA DA PALAVRA XÍCARA.
- QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM? 3
- FALE O SOM INICIAL DESSA PALAVRA.
-
CIRCULE, ABAIXO, O OBJETO CUJO NOME COMEÇA COM ESSE SOM.
-
CIRCULE NA RECEITA:
- DE VERMELHO O GRUPO DE LETRAS QU. liquidificador, coloque
- DE AZUL O GRUPO DE LETRAS GU. desligue
- DE VERDE A SÍLABA QUE TEM Ç. açúcar
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 4
Alimentação
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "alimentação" e desenvolver vocabulário, apreciando letras de canções, escrevendo palavras de modo lúdico e estudando a relação entre grafema e fonema (c, que, qui, ce, ci, ç, g, gue, gui, ge e gi);
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (como receitas e letras de canção);
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções.
- elaborar produção escrita (lista) e produção oral (entrevista), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação e m processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP009 a MP014 e da página MP017 deste Manual do Profes sor.