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UNIDADE 5 ANIMAIS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 5
Animais
Objetivos da unidade
- Apreciar instalação artística representando um animal.
- Ler e compreender os gêneros textuais fábula e quadri-nha popular.
- Identificar diferentes tipos de animais e reconhecer suas características.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa à letra h inicial e aos dígrafos ch, lh e nh.
- Desenvolver processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais.
- Desenvolver fluência em leitura oral.
- Escrever e revisar um recado.
- Ler quadrinhas populares para familiares ou responsáveis.
- Coletar e recitar quadrinhas populares.
- Conviver e trabalhar em grupo.
- Desenvolver o vocabulário.
Nesta unidade, o tema "animais" será o condutor das propostas. Esse tema faz parte do repertório dos estudantes e, possivelmente, desperta neles curiosidades e interesse em aprender. Por essas razões, oferece grande oportunidade de engajá-los nas propostas apresentadas ao longo da unidade, estimulando-os a compartilhar ideias e ampliar seus conhecimentos por meio de ativi-dades significativas.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encon-tram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações a seguir referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- VOCÊ GOSTA DE ANIMAIS? SE SIM, QUAL É O SEU ANIMAL PREFERIDO?
- A IMAGEM É UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA QUE REPRESENTA UMA BORBOLETA. O QUE VOCÊ SABE SOBRE ESSE ANIMAL? COMENTE COM A TURMA.
- SE VOCÊ FOSSE FAZER UMA OBRA DE ARTE COMO ESSA, QUE ANIMAL VOCÊ ESCOLHERIA? POR QUÊ?
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Comece conversando com os estudantes sobre o tema da unidade: "animais". Pergunte-lhes de que animais eles gostam. Os animais fazem parte do repertório dos estudantes, e possivelmente eles citarão vários, principalmente os domésticos. Incentive-os a mencionar também aqueles cujos nomes eles ouviram em músicas e leram em textos, assim como os que viram em algum parque ou outro local. Ao conversarem sobre as borboletas, escreva na lousa as informações que os estudantes citarem. Expli-que-lhes, se julgar pertinente, que a borboleta é um animal que passa por metamorfose, um processo de transformação que ocorre em quatro estágios: ovo, larva, pupa e, por fim, adulto.
Atividades complementares
- Explore com os estudantes, na legenda da imagem, o nome da instalação. Em que língua ela está escrita? Já conheciam alguma palavra nesta língua? Explique em seguida que a língua se chama latim, falada por povos de muito tempo atrás, de um período denominado Antiguidade, principalmente na Itália e países vizinhos. Explique também, sem entrar em detalhes, que a língua portuguesa se originou do latim.
- Explique aos estudantes que a instalação apresentada na imagem faz parte de um estilo de arte intitulado Arte Cinética, ou Poética Cinética, que explora o movimento das obras (como esculturas grandes ou pequenas) ou a ilusão de movimento (no caso de pinturas em suporte tradicional).
Pergunte aos estudantes se alguém já conhecia exemplos desse estilo, e proponha à turma uma pesquisa na internet para conhecer outros exemplos de Arte Cinética.
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PARA LER
ANTES DE LER
OS TEXTOS QUE VOCÊ VAI LER SÃO QUADRINHAS POPULARES.
- OBSERVE O TAMANHO DAS QUADRINHAS POPULARES. EM SUA OPINIÃO, ELAS SÃO FÁCEIS DE APRENDER? Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- LEIA AS QUADRINHAS EM VOZ ALTA COM O PROFESSOR E COM A TURMA. TENTE LER DANDO RITMO AOS VERSOS, COMO SE FOSSE UMA CANÇÃO.
ENQUANTO PEIXE-MARTELO
BATE: TOQUE, TOQUE, (TOQUE),
PEIXE-SERRA VAI SERRANDO:
ROQUE, ROQUE, ROQUE, (ROQUE).
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ DIZ QUE SABE MUITO,
BORBOLETA SABE (MAIS):
ANDA DE PERNA PRA CIMA,
COISA QUE VOCÊ NÃO (FAZ).
DOMÍNIO PÚBLICO.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP14, EF01LP16, EF01LP19, EF12LP01, EF12LP07, EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Boxe inicial de "Para ler"
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", após informar aos estudantes que eles lerão qua-drinhas populares, incentive-os a compartilhar o que sabem sobre esse gênero textual. Pergunte-lhes se conhecem alguma quadrinha, se sabem recitá-la de cor e dê exemplos de quadrinhas populares de sua região.
Em "Durante a leitura", conduza a leitura de modo que os estudantes percebam o ritmo dos versos na quadrinha.
Na primeira quadrinha, o ritmo se dá não só pelas rimas, mas pela repetição das palavras no segundo e no quarto versos, estabelecendo uma relação entre o nome dos peixes e a ação praticada com o martelo e o serrote, respectivamente. O ritmo da quadrinha, portanto, é marcado pela leitura da palavra toda, com destaque para a sílaba tônica em posição paroxítona tanto em toque como em roque.
O professor desemenha a função de modelo de leitor fluente que inspira e estimula a turma a avançar. Desse modo, ao ler em voz alta, apresente frases completas e sem as omissões típicas da fala. Realize a leitura com expressão e ritmo. Isso vai incentivar os estudantes a encontrar a própria cadência e estilo, mesmo que, a princípio, realizem uma imitação da sua leitura. Para alguns, a imitação representa uma etapa necessária rumo à apropriação da leitura fluente. Procure fazer comentários que encorajem os estudantes e oriente-os em relação à articulação das palavras, velocidade e entonação.
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Ô SEU MOÇO INTELIGENTE
FAÇA O FAVOR DE (DIZER)
VINTE E CINCO PARES DE GATOS
QUANTAS UNHAS PODEM (TER)?
DOMÍNIO PÚBLICO.
Ô SEU MOÇO INTELIGENTE
FAÇA O FAVOR DE (DIZER)
EM CIMA DAQUELE MORRO
QUANTO CAPIM PODE (TER)?
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO.
- CADA QUADRINHA POSSUI QUANTAS ESTROFES? 1
- QUANTOS VERSOS EXISTEM EM CADA QUADRINHA? 4
-
POR QUE SÃO CHAMADAS DE QUADRINHAS?
Espera-se que os estudantes percebam que a palavra quadrinha refere-se ao número 4, que é a quantidade de versos da estrofe.
-
LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NO FINAL DAS QUADRINHAS. HÁ INDICAÇÃO DO AUTOR DE CADA QUADRINHA? Não.
-
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO DOMÍNIO PÚBLICO?
Resposta pessoal.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF01LP14, EF01LP16, EF01LP19, EF12LP01, EF12LP07, EF15LP01, EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade preparatória
Antes de realizar as questões, converse com os estudantes sobre o que é verso e o que é estrofe. Você pode transcrever uma das quadrinhas na lousa e marcar, com cores diferentes, os versos - as linhas da quadri-nha - e a estrofe - o conjunto de versos.
Atividade 1
Explique aos estudantes que as quadras populares possuem, geralmente, quatro versos (por isso o nome quadrinha), em que o segundo e o quarto versos rimam.
Atividade 2
As quadrinhas populares, parlen-das, anedotas, adivinhas e cantigas, entre outros gêneros textuais, são produções da cultura popular, da coletividade, assim como algumas brincadeiras e jogos infantis. Algumas obras autorais também entram em domínio público depois de 70 anos do falecimento de seu autor, como é o caso das obras de Monteiro Lobato, por exemplo.
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AS QUADRINHAS POPULARES SÃO PASSADAS DE PESSOA PARA PESSOA E ASSIM SE TORNAM CONHECIDAS. POR ISSO, NÃO É POSSÍVEL SABER QUEM É O AUTOR DELAS. DIZEMOS QUE SÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO, OU SEJA, ELAS PERTENCEM A TODOS.
-
RELEIA A TERCEIRA E A QUARTA QUADRINHA E RESPONDA:
-
O QUE SE QUER CONTAR EM CADA UMA DAS QUADRINHAS?
- TERCEIRA QUADRINHA: UNHAS DOS GATOS
- QUARTA QUADRINHA: CAPIM
- AS QUADRINHAS NÃO FORAM CRIADAS PARA CONTAR ESSES ELEMENTOS. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ELAS FORAM CRIADAS? CONVERSE COM OS COLEGAS. Espera-se que os estudantes percebam que as quadrinhas foram criadas para divertir, para brincar.
-
ESSAS DUAS QUADRINHAS SÃO PARECIDAS. POR QUE SERÁ QUE EXISTEM DUAS QUADRINHAS PARECIDAS?
Espera-se que os estudantes percebam que, como as quadrinhas são passadas de uma pessoa para outra oralmente, suas palavras podem mudar e deixá-las um pouco diferentes.
-
- RELEIA EM VOZ ALTA CADA QUADRINHA E CIRCULE NELAS AS PALAVRAS QUE RIMAM.
-
RELEIA A SEGUNDA QUADRINHA E COPIE OS SINAIS QUE NÃO SÃO LETRAS NO ESPAÇO ADEQUADO.
- : SINALIZA QUE HÁ ALGO A DIZER EM SEGUIDA.
- . MARCA O FIM DA FRASE.
- , INDICA PAUSA.
- RELEIA A QUADRINHA A SEGUIR.
"ENQUANTO PEIXE-MARTELO
BATE: TOQUE, TOQUE, TOQUE,
PEIXE-SERRA VAI SERRANDO:
ROQUE, ROQUE, ROQUE, ROQUE."
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Compreensão de textos
A atividade contempla o reconhecimento da dimensão lúdica e de encantamento dos textos literários. Aproveite a oportunidade para conversar com os estudantes sobre a importância de textos assim para a infância, para as brincadeiras, e mesmo para as pessoas adultas. Pergunte se eles conhecem outros textos criados para divertir e brincar.
Atividade 4
Compreensão de textos
Consciência fonológica e fonêmica
Auxilie os estudantes na identificação das rimas nos textos; após a leitura da primeira quadrinha, oriente-os a contornar as rimas presentes nela. Repita o procedimento com as demais quadras.
Atividade 5
O assunto "pontuação" será aprofundado na unidade 8, mas você pode aproveitar esta oportunidade para verificar a familiaridade dos estudantes com os sinais e suas funções.
Atividade complementar
Proponha aos estudantes a brincadeira "Dicionário de rimas". Escreva na lousa várias palavras sugeridas por eles que rimem com as palavras circuladas na atividade 4. Por exemplo, na segunda estrofe: toque, roque, coque, bodoque. Repita com as palavras das demais estrofes, em linhas separadas.
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-
AS DUPLAS DE PALAVRAS "TOQUE, TOQUE" E "ROQUE, ROQUE" REPRESENTAM O SOM DE QUAIS OBJETOS?
DO MARTELO E DA SERRA.
-
EM SUA OPINIÃO, O PEIXE-SERRA E O PEIXE-MARTELO FAZEM ESSES SONS DE VERDADE?
Espera-se que os estudantes percebam que não, pois o texto está apenas comparando os animais aos objetos, devido ao formato da cabeça deles.
- LIGUE OS ANIMAIS AOS VERSOS DAS QUADRINHAS QUE FALAM SOBRE ELES.
PARA LER EM CASA
AGORA QUE JÁ LEU AS QUADRINHAS NA AULA, VAMOS RECITÁ-LAS COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ? DIGA A ESSAS PESSOAS DE QUAL QUADRINHA VOCÊ MAIS GOSTOU E PERGUNTE QUAL FOI A PREFERIDA DELAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 6 e 7
Alguns estudantes podem não conhecer o peixe-martelo e o pei-xe-serra. Se possível, apresente a eles fotografias desses animais e chame a atenção para as características físicas desses bichos.
Se achar pertinente, apresente outros exemplos de onomatopeias, mesmo que o termo não seja abordado agora, expondo, por exemplo, imagem de bebê chorando e ao lado escrito "BUÁ BUÁ BUÁ"; imagem de alguém mastigando e ao lado escrito "NHOQUE NHOQUE NHOQUE" etc. Depois exponha uma imagem de cachorro e pergunte qual som ele faz; ou, mesmo sem utilizar imagem, pergunte qual é o som que o vento e a chuva fazem. Explique em seguida que o som não é realmente o que estamos fazendo, mas que na verdade é uma representação, um som aproximado que nos faz lembrar desses animais ou fenômenos.
Na atividade 7, leia os versos das quadrinhas que estão destacados e peça aos estudantes que falem sobre a relação de cada um deles com os animais. Se considerar oportuno, disponibilize histórias em quadrinhos para que os estudantes, em grupos, localizem diferentes onomatopeias e oriente-os a discutir sobre os sons que representam.
Para ler em casa
Leia o enunciado da atividade para os estudantes e oriente-os a escolher uma quadrinha e recitá-la, em casa, com um familiar ou responsável, promovendo a Literacia Familiar.
Como proposto na PNA (2019, p. 23):
O êxito das crianças na aprendizagem da leitura e da escrita está fortemente vinculado ao ambiente familiar e às práticas e experiências relacionadas à linguagem, à leitura e à escrita que elas vivenciam com seus pais, familiares ou cuidadores, mesmo antes do ingresso no ensino formal. Esse conjunto de práticas e experiências recebe o nome de literacia familiar.
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRA H
QUE CURIOSO!
NA NATUREZA, OS ANIMAIS TÊM HÁBITATS APROPRIADOS PARA SUA SOBREVIVÊNCIA. POR EXEMPLO: A HIENA VIVE EM SAVANAS, QUE SÃO LUGARES QUENTES, COM GRAMA BAIXA E POUCAS ÁRVORES. O HIPOPÓTAMO MORA EM RIOS, LAGOS RASOS E PÂNTANOS. O HADOQUE É UM PEIXE QUE HABITA AS ÁGUAS FRIAS DO OCEANO ATLÂNTICO.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- QUE ANIMAIS CITADOS NO TEXTO VOCÊ CONHECE? Resposta pessoal.
-
COM BASE NO TEXTO, RESPONDA: O QUE SIGNIFICA A PALAVRA HÁBITAT?
Espera-se que os estudantes concluam que se trata do tipo de ambiente adequado para cada animal viver.
-
COPIE O NOME DOS ANIMAIS DO QUADRO "QUE CURIOSO!" NOS ESPAÇOS A SEGUIR.
HIENA H IEN A
HIPOPÓTAMO H IP OP ÓT AM O
HADOQUE H AD OQ U E
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letra H
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP10, EF01LP11, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Que curioso!
Consciência fonológica e fonêmica
Proponha a leitura do quadro "Que curioso!". Oriente os estudantes a observar as imagens e as respectivas legendas enquanto ouvem as informações. Verifique se eles reconhecem esses animais e os ambientes em que vivem.
Neste momento, é necessário que os estudantes percebam a relação entre grafia e som. Na língua portuguesa, a letra h em início de palavra não representa som, e por isso é comum haver dúvidas no momento da escrita. O objetivo dessas atividades é ajudá-los a identificar o uso dessa letra na ortografia da língua portuguesa.
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em relação ao item b, o trabalho de interpretação das palavras de acordo com o contexto é uma estratégia importante para a aquisição do vocabulário receptivo (as palavras que o estudante é capaz de compreender).
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Oriente os estudantes na escrita dos nomes de cada animal, sílaba a sílaba. Segmente as sílabas dos nomes dos animais na lousa, len-do-as em voz alta. Explique que o som ouvido na primeira sílaba de cada palavra é o representado pela vogal que sucede a letra h. Leve os estudantes a perceber que a letra h, em começo de palavra, não é pronunciada.
Como o h é a única letra do alfabeto da língua portuguesa sem valor fonético (não representa nenhum som) e seu uso no início de algumas palavras mantém-se por razões etimológicas, o aprendizado da grafia correta das palavras com h inicial não depende de compreensão das regularidades ortográficas, mas de memorização.
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-
LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU.
-
ESCREVA QUANTAS SÍLABAS CADA PALAVRA TEM.
- HIENA 3
- HIPOPÓTAMO 5
- HADOQUE 3
-
- O NOME DESSES ANIMAIS COMEÇA COM QUE LETRA? H
- LEIA A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DESSES ANIMAIS. QUE SOM É PRODUZIDO? O som representado pelas vogais i e a.
-
A LETRA H REPRESENTA ALGUM SOM NO INÍCIO DESSAS PALAVRAS?
Não.
-
ESCOLHA TRÊS LÁPIS DE COR E FAÇA O FORMATO DA LETRA H SOBRE A CARTEIRA.
-
AGORA, ESCOLHA UM DESSES LÁPIS E FAÇA O TRAÇADO DA LETRA H.
-
-
RECITE O ALFABETO. DEPOIS, ESCREVA NOS QUADRINHOS AS LETRAS QUE VÊM ANTES E DEPOIS DA LETRA H.
F G H I J
-
CIRCULE A PALAVRA QUE NOMEIA CADA ELEMENTO.
-
HORAS
HELICÓPTERO x
HORTA
-
HOSPITAL x
HUMOR
HIENA
-
HOMEM
HARPA x
HOJE
-
HOTEL
HINO
HÉLICE x
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Oriente os estudantes a fazer com os próprios lápis de cor o formato da letra h em cima da carteira. Depois, peça que passem o lápis em cima do tracejado das letras.
Para explorar o formato do h de imprensa maiúsculo, você pode pedir aos estudantes que unam as pontas dos lápis na parte de cima e vejam que letra se formou. Provavelmente todos reconhecerão o a, a letra mais usada em língua portuguesa. É importante diferenciar os formatos de letras parecidas e ressaltar para os estudantes o cuidado necessário com os traçados das letras, pois uma pequena mudança pode formar outra letra.
Explore também semelhanças em relação ao formato de imprensa minúsculo do h, que se assemelha a um b, com exceção do traçado fechado na parte de baixo.
Em relação ao h cursivo maiúsculo, você pode perguntar se os estudantes percebem semelhanças com o h de imprensa maiúsculo, pois ambos têm duas linhas verticais cruzadas por uma linha horizontal, mas, na letra cursiva, o traçado ganha curvas e a linha horizontal se torna inclinada.
É também interessante utilizar a letra h para lembrar aos estudantes a diferença entre o nome de uma letra e o som que ela faz. O nome da letra é "agá", mas, em início de palavra, seu som é nulo.
Atividade 5
Esta atividade propicia a expansão do vocabulário e o contato com palavras que, provavelmente, não são de uso cotidiano dos estudantes. O desenvolvimento de vocabulário engloba três níveis de palavras, de acordo com Cadime (op. cit, p. 205):
As palavras de nível um são aquelas que ocorrem na oralidade com tanta frequência que as crianças provavelmente aprendê-las-ão incidentalmente, sem que haja necessidade de instrução explícita. [...] Os níveis dois e três são, então, aqueles onde existe necessidade de um ensino explícito.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Na atividade 4, se houver na turma estudantes que têm dificuldades para recitar o alfabeto completo, utilize o alfabeto exposto na sala para que eles possam consultá-lo. Ou, ainda, peça aos estudantes que sabem recitá-lo que ajudem a nomear e a recitar as letras pausadamente.
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PRODUÇÃO ESCRITA
RECADO
VOCÊ JÁ ESCREVEU UM RECADO PARA ALGUÉM? JÁ RECEBEU UM RECADO ALGUMA VEZ? VOCÊ VAI ESCREVER UM RECADO PARA SEUS RESPONSÁVEIS.
O RECADO É UM TEXTO CURTO QUE SERVE PARA PASSAR UMA MENSAGEM A ALGUÉM. PODE SER ORAL OU ESCRITO.
QUANDO ESCRITO, PODE SER FEITO EM PAPEL, NO CELULAR OU NO COMPUTADOR, POR MEIO DE REDES SOCIAIS.
PLANEJAMENTO
-
PREPARE-SE.
- NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ORAL" DESTA UNIDADE, VOCÊ VAI SER CONVIDADO A COLETAR QUADRINHAS POPULARES COM ADULTOS QUE CONHECE.
- NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ESCREVER UM RECADO PARA SEUS RESPONSÁVEIS, PREPARANDO-OS PARA ESSA ATIVIDADE.
-
FIQUE ATENTO AO PROFESSOR.
- ELE VAI PASSAR AS INFORMAÇÕES QUE PRECISAM SER TRANSMITIDAS EM SEU RECADO.
ESCRITA
-
COLOQUE EM SEU RECADO:
- O NOME DAS PESSOAS PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO (DESTINATÁRIO);
- A MENSAGEM QUE VOCÊ QUER PASSAR A ELAS;
- SUA ASSINATURA.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Recado
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP17, EF15LP05, EF15LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Antes de iniciar o trabalho proposto nesta seção, pergunte aos estudantes se, na casa deles, as pessoas costumam escrever recados umas para as outras. Se alguns responderem afirmativamente, es-timule-os a contar quem os escreve e com qual finalidade.
PlanejamentoAtividade 2
Escreva na lousa as informações referentes à atividade para os estudantes copiarem, se necessário. O importante é que o recado prepare os responsáveis para a atividade que será pedida: coleta de quadrinhas populares, que pode ser feita conversando com eles, com outros adultos ou realizando uma pesquisa na internet, por exemplo. Os estudantes podem mostrar aos familiares as quadrinhas da seção "Para ler" desta unidade (páginas 122 e 123), como exemplos do gênero.
EscritaAtividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Esta atividade oferece uma boa oportunidade para trabalhar com a escrita de nomes próprios. Escreva na lousa os nomes dos familiares ou responsáveis dos estudantes para que cada estudante consiga produzir seu registro escrito ao final da etapa de textualização do recado.
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-
ESCREVA AQUI SEU RASCUNHO. Resposta pessoal.
_______________
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
REVISE SUA ESCRITA. Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO O NOME DO DESTINATÁRIO E SEU NOME ESTÃO PRESENTES? VOCÊ TRANSMITIU A MENSAGEM DE FORMA ADEQUADA? - MOSTRE AO PROFESSOR O RECADO QUE VOCÊ ESCREVEU.
- PASSE O RECADO A LIMPO NO CADERNO, FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS.
SOCIALIZAÇÃO
ENTREGA DOS RECADOS
- MOSTRE O RECADO QUE VOCÊ ESCREVEU AO DESTINATÁRIO.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação e reescritaAtividade 5
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade complementar
É possível propor e organizar a socialização dos recados produzidos pela turma em sala de aula, fazendo uma avaliação coletiva, sob seu acompanhamento e supervisão. Assim, os estudantes podem ler os textos uns dos outros e incorporar as possíveis alterações sugeridas por você antes de passá-los a limpo.
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ESTUDO DA LÍNGUA
CH
QUE CURIOSO!
HÁ ANIMAIS COM HABILIDADES INCRÍVEIS NA NATUREZA. O CHIMPANZÉ, POR EXEMPLO, É CAPAZ DE USAR PEQUENOS GALHOS PARA CAÇAR FORMIGAS E CUPINS. JÁ A CHITA, TAMBÉM CONHECIDA COMO GUEPARDO, USA SUA EXTRAORDINÁRIA VELOCIDADE PARA PERSEGUIR AS PRESAS. A CHITA É O ANIMAL TERRESTRE MAIS RÁPIDO DO MUNDO.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Respostas pessoais.- VOCÊ CONHECIA ESSAS CURIOSIDADES SOBRE O CHIMPANZÉ E SOBRE A CHITA?
- QUAL DESSES ANIMAIS VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE? POR QUÊ?
- VOCÊ CONHECE OUTRO ANIMAL COM ALGUMA HABILIDADE INCRÍVEL? QUAL?
-
O QUADRO "QUE CURIOSO!" FALA SOBRE QUAIS ANIMAIS? COPIE O NOME DELES NOS ESPAÇOS ABAIXO.
CHIMPANZÉ
CHITA
- FALE ESSAS PALAVRAS EM VOZ ALTA. DEPOIS, CIRCULE A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA PALAVRA. chim, chi
- QUAL É O SOM INICIAL DESSAS SÍLABAS? O som representado por ch.
- COM QUE LETRA O H SE JUNTOU PARA REPRESENTAR ESSE SOM? C
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ CH
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP09, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Que curioso!
Faça a leitura do texto sobre os animais e suas incríveis habilidades, do quadro "Que curioso!". Verifique se os estudantes sabem o que é um animal terrestre. Se preciso, explique que os animais terrestres são aqueles que vivem todo o tempo, ou a maior parte do tempo, na terra. Os animais que vivem na água, como os peixes, são chamados aquáticos.
Caso deseje ler e compartilhar com a turma mais curiosidades sobre os animais citados, consulte os verbetes a seguir:
- Britannica Escola. Chimpanzé. Disponível em: https://oeds.link/f1sMuL. Acesso em: 12 jul. 2021.
- Britannica Escola. Guepardo. Disponível em: https://oeds.link/oEo8PX. Acesso em: 12 jul. 2021.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
O domínio do uso de um grafema complexo como o ch requer um treino recorrente, que vai se estender por todo o Ensino Fundamental. Nesta atividade, enfoque a consciência fonêmica, isto é, o som / ∫ /, produzido pela letra c seguida de h.
Explique aos estudantes que esse é o mesmo som representado pela letra x em início de palavras, já estudado na unidade 3. Trata-se de uma consoante fricativa alveopala-tal desvozeada.
Ch é um dígrafo, isto é, um grafema com duas letras, que representam juntas um único som. A leitura de dígrafos é um desafio para os estudantes, pois ela requer que eles percebam que o primeiro elemento não vai soar como soaria se fosse uma unidade mínima de escrita com valor (um grafema). Quando o leitor iniciante se depara com a letra c em uma palavra, a tendência é fazer a correlação com o fonema /k/ ou com o fonema /s/. Cabe ressaltar que essa letra já apresenta uma dificuldade, pois soará como /k/ antes de a, o e u e nos encontros consonantais (que serão abordados em seções subsequentes deste livro), mas soará como /s/ antes de e e i.
Nesta seção, uma complexidade é acrescentada: se a letra seguinte ao c for um h, o c não representará nem /k/ nem /s/, mas, junto ao h, o conjunto representará / ∫ /
131
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ESTAS PALAVRAS:
HIENA
CHITA
- NA PRIMEIRA PALAVRA, A LETRA H REPRESENTA ALGUM SOM? Não.
-
NA SEGUNDA PALAVRA, O QUE ACONTECE COM A LETRA H QUANDO ELA ESTÁ COM A LETRA C?
Espera-se que os estudantes percebam que essas letras, juntas, passam a representar um som, o fonema / ∫ /
-
PINTE OS OBJETOS CUJO NOME COMEÇA COM O SOM REPRESENTADO PELAS LETRAS CH.
-
ESCREVA O NOME DOS OBJETOS. DEPOIS, CIRCULE AQUELE CUJO NOME COMEÇA COM O MESMO SOM DE CHITA.
x XÍCARA
COPO
-
QUE LETRA REPRESENTA ESSE SOM NA PALAVRA QUE VOCÊ CIRCULOU? X
A LETRA H NÃO É PRONUNCIADA EM COMEÇO DE PALAVRA. PORÉM, COM A LETRA C, FORMA O DÍGRAFO CH, QUE REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA X.
DÍGRAFOS SÃO DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM SOM SÓ.
-
-
VAMOS ESCREVER O CH?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Explique aos estudantes que algumas letras representam sons diferentes quando se juntam a outras letras e que isso ocorre, por exemplo, com a letra h. Nesta atividade, chame a atenção deles para o fato de que a letra h, no início das palavras, não representa nenhum som, porém, acompanhada da letra c, representa o som / ∫ /.
No item c, a presença da ilustração de uma cadeira é relevante. Tra-ta-se de uma palavra iniciada pela letra c com som de /k/. Embora a atividade não explore a escrita das ilustrações, como os estudantes já conhecem os outros valores sonoros para a letra c, você pode retomá-los aqui, se considerar pertinente.
Assim, haverá, além da consciência fonêmica, o estabelecimento de relações entre grafema-fonema e sua comparação.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
A proposta desta atividade é levar os estudantes a perceberem que o som / ∫ /, representado pelo grupo de letras ch, também pode ser representado pela letra x.
A presença da ilustração de um copo é relevante nesta atividade, pois a palavra é iniciada pela letra c com som de /k/.
Atividade 5
Produção de escrita
Oriente os estudantes a cobrir com o lápis os pontilhados das diferentes formas de traçar o dígrafo ch: imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula. Explique que, no caso da letra cursiva, não emparelhamos duas letras maiúsculas na mesma palavra. Como os dígrafos estarão sempre na mesma palavra, o traçado proposto não é o do h cursivo maiúsculo após o c maiúsculo, e sim a sequência com o c maiúsculo e o h minúsculo, como ocorrerá nos textos que eles lerão e escreverão.
132
-
COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM CH E DESCUBRA NOMES DE OUTROS ANIMAIS.
C H IN C H ILA
CA C H ALOTE
C H UPIM
BI C H O-FOLHA
BI C H O-PREGUIÇA
C H ACAL
CAC H ORRO-DO-MATO
LAGARTO-DE-C H IFRES
-
COMPLETE O NOME DOS OBJETOS USANDO ALGUMAS DAS SÍLABAS DO QUADRO.
CHA
CHE
CHI
CHO
CHU
CHA VE
CHO COLATE
CHU VEIRO
CHU CHU
CHA PÉU
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
A proposta desta atividade é fazer os estudantes ampliarem seu repertório lexical e a memorização de palavras que têm o som / ∫ / com a grafia ch. Você pode também explorar com os estudantes a escrita de palavras compostas, como bicho-folha, bicho-preguiça, cachorro-do-mato e lagarto-de-chifres.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
A atividade pode ser feita coletivamente. Peça aos estudantes que falem o nome do primeiro objeto. Em seguida, solicite que repitam o mesmo nome, passando o dedo nas letras que estão abaixo da ilustração do objeto. Então, pergunte-lhes qual sílaba está faltando no nome e quais letras são necessárias para formá-la. Retome cada sílaba apresentada no quadro e peça que falem em voz alta o som representado por elas. Oriente-os a escolher a sílaba que completa a palavra. Em seguida, peça que escrevam essa sílaba no espaço adequado. Repita o procedimento com as palavras chocolate, chuveiro, chuchu e chapéu.
Dependendo da região do Brasil onde fica a escola, pode ser que a variedade do português local produza o som / ∫ / em palavras representadas na escrita pela letra s ou letra z pós-vocálicas, como paz e dedos. Essa pronúncia ocorre no Rio de Janeiro e em alguns estados do Norte e do Nordeste. Caso algum estudante questione se haveria o uso de ch ou de x em palavras como essas, esclareça que o ch sempre ocorre em início de sílaba, seguido por uma vogal, nunca ao final de palavras. Esclareça também que as letras s e z, em final de sílaba, soam como / ∫ / em algumas regiões do Brasil.
133
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UMA FÁBULA.
- LEIA O TÍTULO DA FÁBULA E OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. DE QUE VOCÊ IMAGINA QUE O TEXTO TRATA? Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE COM O DEDO A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO. EM SEGUIDA, LEIA O TÍTULO COM A TURMA EM VOZ ALTA.
A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
- O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
- DURANTE O VERÃO, EU CANTEI - DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
- MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!
RUTH ROCHA. FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2010.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP11, EF01LP26, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP15, EF15LP16.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Em "Antes de ler", o caminho para iniciar a conversa sobre o texto com os estudantes é um convite para que entendam que o título é parte do texto. Por meio do título, eles podem inferir que há duas personagens na história que são animais, o que poderá ser confirmado ao responderem às atividades 1 e 2. Comente que os animais da fábula falam e agem como pessoas e que essa é uma forma de apresentar ao leitor aspectos comuns aos seres humanos. Pergunte-lhes: De que maneira vocês acham que esses animais participarão da história? Vocês já viram uma cigarra? E uma formiga? Onde esses animais vivem? São animais domésticos? Espera-se que os estudantes apresentem hipóteses observando a imagem que acompanha o texto. Aceite todas as respostas. Se possível, leve à sala de aula livros com imagens de cigarras e de formigas para que possam apreciar.
Em "Durante a leitura", após realizar a conversa inicial, leia o texto em voz alta e, depois, convide os estudantes para reler com você.
Pergunte-lhes se conhecem outras fábulas. Explique que a fábula tem por objetivo ajudar o leitor a refletir sobre o próprio comportamento e o comportamento das outras pessoas. Ao final, as fábulas apresentam uma moral: uma frase curta que tem propósito didático, educativo. Nem sempre, porém, essa moral vem explícita no texto - ela, às vezes, tem de ser descoberta.
134
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
QUEM SÃO AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA? COPIE DO TEXTO.
A CIGARRA E A FORMIGA
-
RESPONDA ÀS QUESTÕES SOBRE AS PERSONAGENS DA FÁBULA.
-
QUE SERES ELAS SÃO? MARQUE UM X NA RESPOSTA.
- X ANIMAIS.
- PESSOAS.
-
AGORA, LIGUE A FALA À PERSONAGEM.
-
NA VIDA REAL, ESSES SERES PODEM FALAR, COMO NA FÁBULA?
NÃO.
-
POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSA HISTÓRIA FOI ESCRITA COM ESSAS PERSONAGENS? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR. Resposta pessoal.
AS FÁBULAS SÃO HISTÓRIAS QUE TÊM ANIMAIS COMO PERSONAGENS PRINCIPAIS. NESSAS HISTÓRIAS, ELES FALAM E AGEM COMO SE FOSSEM SERES HUMANOS.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF01LP11, EF01LP26, EF15LP16.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Produção de escrita
Oriente os estudantes a voltar ao texto se tiverem dúvidas sobre a escrita das palavras solicitadas.
Atividade 2
Compreensão de textos
No item b, chame a atenção dos estudantes para as frases. Peça-lhes que circulem as palavras de cada uma delas. Em seguida, pergunte: O que há nas frases, além das palavras? Espera-se que eles observem o travessão, a vírgula e o ponto de exclamação. Comente informalmente que o travessão indica que uma personagem vai falar. A vírgula indica pausa ligeira e é usada para separar frases ou elementos dentro de uma frase. O ponto de exclamação é empregado quando a frase expressa algum sentimento do falante.
No item d, permita que os estudantes levantem hipóteses. As personagens das fábulas são consideradas "personagens-tipo", pois representam um modo de ser mais geral, refletindo características da humanidade, e não de um indivíduo específico. Sendo animais, e não pessoas, podem abarcar variadas características e situações.
Atividade complementar
São inúmeros os exemplos de fábulas ou de histórias com animais antropomorfizados que os estudantes já conhecem nesse estágio. Você pode solicitar a eles que citem o nome de algumas narrativas (ou elementos que as identifiquem) e listar na lousa. Aproveitando a conversa, peça que recontem algumas dessas histórias, conduzindo a vez de cada um falar e incentivando-os a complementar a narrativa dos colegas, mas sem interromper desnecessariamente a fala do outro.
135
-
A HISTÓRIA SE PASSA EM DUAS ESTAÇÕES DO ANO.
-
MARQUE UM X NAS ESTAÇÕES DO ANO CITADAS NA FÁBULA.
- PRIMAVERA
- OUTONO
- X VERÃO
- X INVERNO
-
MARQUE UM X NO QUE CADA PERSONAGEM FEZ DURANTE A PRIMEIRA ESTAÇÃO CITADA.
-
A CIGARRA
- DANÇOU.
- X CANTOU.
A FORMIGA
- X TRABALHOU.
- DORMIU.
-
O QUE A CIGARRA PEDIU À FORMIGA? CIRCULE A RESPOSTA. COMIDA.
COMIDA
DINHEIRO
ROUPA
-
A FORMIGA ATENDEU A CIGARRA?
SIM.
NÃO. x
-
-
É COMUM HAVER UM ENSINAMENTO NO FINAL DAS FÁBULAS, CHAMADO MORAL.
-
SE A FÁBULA A CIGARRA E A FORMIGA TIVESSE UMA MORAL, QUAL SERIA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
- É MELHOR UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO.
- X TODAS AS AÇÕES GERAM CONSEQUÊNCIAS.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Compreensão de textos
A atividade contempla a identificação de um elemento da narrativa: o tempo.
Atividade 4
Compreensão de textos
Na fábula, consta que "A cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer". Embora não seja usada a palavra comida propriamente, espera-se que os estudantes concluam que o pedido da cigarra refere-se a essa opção de resposta.
Atividade 5
Retome as respostas às atividades 3 e 4 quanto às atitudes das duas personagens: a formiga trabalhou e guardou reservas para o inverno, enquanto a cigarra cantou o tempo todo, sem se preocupar com o futuro, tendo, por isso, que pedir comida à formiga. Ajude-os a perceber que, na verdade, todas as ações têm consequências, e por isso precisamos pensar sobre o resultado que nossas atitudes poderão provocar. Na história, a formiga fica indignada com a cigarra por ela vir pedir ajuda mesmo sem ter trabalhado e, por isso, a manda embora. Mas ela também poderia ter sentido compaixão pela cigarra e, ao vê-la passar fome e frio, poderia ter lhe dado comida e abrigo.
Além disso, você pode questionar os estudantes: Será que a cigarra, ao cantar todo o tempo, também não poderia estar trabalhando? Não seria esta a sua função? Esse questionamento abre uma possibilidade de discutir a atuação nos diversos campos da vida social, como a arte, os esportes, a produção de alimentos etc.
136
AS FÁBULAS SÃO TEXTOS QUE BUSCAM TRANSMITIR UMA MORAL, QUE É UM ENSINAMENTO SOBRE ALGO DA VIDA.
-
VOCÊ ACHOU CORRETA A ATITUDE DA FORMIGA? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR E EXPLIQUE SUA OPINIÃO.
Resposta pessoal.
-
RELEIA A REFERÊNCIA DO TEXTO.
"RUTH ROCHA. FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2010."
-
QUEM ESCREVEU ESSE TEXTO?
RUTH ROCHA.
-
COMPLETE A FRASE A SEGUIR.
O TEXTO ESTÁ NO LIVRO CHAMADO FÁBULAS DE ESOPO.
ELE FOI PUBLICADO NO ANO DE 2010 PELA EDITORA SALAMANDRA.
-
PARA QUE SERVE A REFERÊNCIA DE UM TEXTO? ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.
- X PARA SABER QUEM ESCREVEU O TEXTO.
- X PARA SABER O NOME DO LIVRO EM QUE ESTÁ O TEXTO.
- PARA SABER O PREÇO DO LIVRO.
-
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI SE PREPARAR PARA LER A FÁBULA ÀS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. PARA ISSO, LEIA ALGUMAS VEZES NA SALA DE AULA COM O PROFESSOR PARA GRAVAR BEM A LEITURA.
AO CHEGAR EM CASA, LEIA A CIGARRA E A FORMIGA A SEUS FAMILIARES E EXPLIQUE A ELES A MORAL. JUNTOS, PENSEM TAMBÉM EM UM NOVO FINAL PARA A FÁBULA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Compreensão de textos
Estimule os estudantes a concluir que, ainda que não tenha vindo no final da fábula a expressão "Moral da história", é possível perceber que ela trouxe um ensinamento: todas as ações trazem consequências. No caso, a cigarra apenas cantou e não fez nada para que, no futuro, não faltasse comida; em consequência, precisou pedir ajuda para a formiga.
Atividade 7
Compreensão de textos
Produção de escrita
Pergunte aos estudantes: Quem é a autora do texto? Em que local podemos encontrar o nome dela? Deixe que eles deem as respostas conforme a própria experiência. É possível que alguns tenham visto o nome da autora, Ruth Rocha, no final do texto e na capa do livro apresentado nesta atividade. Expli-que-lhes que, geralmente, o nome da obra de que o texto foi retirado, assim como o nome do autor, vem abaixo do texto, muitas vezes escritos em tipologia diferente da do texto.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Se entendemos como literacia o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados à leitura e à escrita, entendemos também que não se trata de uma modalidade exclusiva do ambiente escolar. Nesse sentido, o engajamento familiar é bastante importante. Proponha frequentemente atividades de leitura envolvendo a família e, sempre que possível, em comunicados, reuniões e eventos escolares, procure esclarecer e incentivar a família a participar cada vez mais ativamente desse processo.
137
ESTUDO DA LÍNGUA
LH
QUE CURIOSO!
OS ANIMAIS SE DEFENDEM DE DIFERENTES FORMAS. MUITAS ABELHAS TÊM UM FERRÃO BEM PONTIAGUDO. SE ELAS SE SENTEM AMEAÇADAS, USAM ESSA "ARMA" PARA SE PROTEGER. A LHAMA TEM OUTRA ESTRATÉGIA. DIANTE DO PERIGO, COSPE UMA SUBSTÂNCIA DE CHEIRO RUIM PARA ESPANTAR O SUPOSTO INIMIGO.
-
DIGA O NOME DOS ANIMAIS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
- VOCÊ JÁ CONHECIA ESSES ANIMAIS? Resposta pessoal.
- COMO A MAIORIA DAS ABELHAS E AS LHAMAS SE DEFENDEM? As abelhas picam, e as lhamas cospem uma substância de cheiro ruim.
- EM SUA OPINIÃO, O QUE DEVEMOS FAZER PARA NÃO SERMOS ATACADOS POR ANIMAIS? Resposta pessoal. Sugestões: não os incomodar; respeitá-los.
-
QUE ANIMAL CITADO NO QUADRO "QUE CURIOSO!" COSPE UMA SUBSTÂNCIA DE CHEIRO RUIM? COPIE O NOME DELE ABAIXO.
LHAMA
- QUAL É O SOM INICIAL DESSA PALAVRA? O som representado por lh.
-
COM QUE LETRA O H SE JUNTOU PARA FORMAR ESSE SOM? L
DÍGRAFOS SÃO DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM ÚNICO SOM. AS LETRAS LH FORMAM UM DÍGRAFO.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ LH
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP01, EF01LP05, EF01LP06, EF01LP07, EF12LP03, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Atividade 1
Compreensão de textos
No item b, explique aos estudantes que há abelhas que não têm ferrão e usam outros mecanismos de defesa, como a mordida.
No item c, estimule-os a compartilhar suas opiniões e ajude-os a re-fletir sobre a importância de respeitar o espaço dos animais, para não causarmos prejuízos a eles e a nós mesmos.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Oriente os estudantes a voltar ao texto e copiar a palavra.
Relembre à turma que a letra h no início das palavras não representa som. Porém, acompanhada de outras letras, ela representa sons. Escreva na lousa uma palavra iniciada com as letras ch. Pergunte que som as letras ch representam nessa palavra. Em seguida, explique que eles vão aprender um novo som representado pela letra h, que está acompanhando letra l.
Solicite aos estudantes que leiam em voz alta a palavra lhama. Garanta a pronúncia e a percepção do som /λ/. Assim como o som /l/, trata-se de uma consoante lateral, em que o ar passa pelos lados da língua. O /λ/ é uma consoante lateral palatal.
Atividades complementares
-
Caso deseje compartilhar com a turma mais curiosidades sobre os animais citados, consulte os verbetes a seguir:
- Britannica Escola. Lhama. Disponível em: https://oeds.link/4Ys0di. Acesso em: 13 jul. 2021.
- Britannica Escola. Abelha. Disponível em: https://oeds.link/syNMgC. Acesso em: 13 jul. 2021.
- Aproveite para conversar com a turma sobre a importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade por meio da polinização e sobre os esforços atuais para a preservação desses animais. Consulte mais informações no link indicado a seguir.
Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). Disponível em: https://oeds.link/ZS2DRn. Acesso em: 13 jul. 2021.
138
-
AGORA, VAMOS ESCREVER O LH? FAÇA O TRAÇADO DAS LETRAS ABAIXO.
-
QUE ANIMAL CITADO NO QUADRO "QUE CURIOSO!" USA O FERRÃO PARA SE DEFENDER? COPIE O NOME DELE NO QUADRO ABAIXO.
A B E L H A
-
EM QUAL DAS SÍLABAS DESSA PALAVRA ESTÃO AS LETRAS LH?
Na última.
-
-
LIGUE A ABELHA ABAIXO ÀS IMAGENS CUJOS NOMES TAMBÉM TÊM O SOM REPRESENTADO POR LH.
-
LEIA AS SÍLABAS QUE ESTÃO NOS QUADRINHOS. DEPOIS, ESCREVA O NOME DO ANIMAL QUE PODEMOS FORMAR COM ESSAS SÍLABAS.
LHA
O
VE
OVELHA
-
A LETRA H, QUANDO SE JUNTA À LETRA L, PODE MUDAR COMPLETAMENTE O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA. LEIA:
GALO → GALHO
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM LH E FORME OUTRAS PALAVRAS.
MALA → MA LH A
FALA → FA LH A
CALA → CA LH A
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Produção de escrita
Oriente os estudantes a cobrirem com o lápis os pontilhados das diferentes formas de traçar o dígrafo lh, imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula. Explique que, no caso da letra cursiva, não emparelhamos duas letras maiúsculas na mesma palavra. Como os dígrafos estarão sempre na mesma palavra, o traçado proposto não é o do h cursivo maiúsculo após o l maiúsculo, e sim a sequência com o l maiúsculo e o h minúsculo, como ocorrerá nos textos que eles lerão e escreverão.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Oriente os estudantes a voltar ao texto e copiar a palavra.
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade busca desenvolver a percepção oral dos estudantes, por isso, não há o nome escrito correspondente às imagens. É importante que a atividade seja realizada sem o apoio das letras.
Em um segundo momento, pode haver a escrita coletiva das palavras na lousa, para que os estudantes façam a relação entre o fonema que perceberam e o grafema lh, presente nas palavras folha, milho, orelha e coelho.
A presença da imagem da mala pode ser um desafio para os estudantes distinguirem o fonema /l/ do fonema /ʎ/, ambos consoantes laterais.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Se achar oportuno, desafie os estudantes a criar outras palavras com essas sílabas. Possibilidades: olha, velha.
Atividade 7
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Explore a leitura e a escrita de outras palavras em que acrescentar a letra h após a letra l provoca alteração de significado, como bola e bolha; tela e telha; lama e lhama.
Consideração sobre dificuldade
Uma dificuldade comum na ortografia da língua portuguesa é a distinção na escrita da sequência lia ou lio em relação à sequência lha ou lho. Isso ocorre porque se trata da mesma sequência de fonemas, como na pronúncia do nome do mês julho e do nome próprio Júlio, que têm grafias frequentemente confundidas por adultos menos escolarizados ou por crianças em fase de alfabetização. Também são comuns grafias como "familha" para família ou "velio" para velho.
Essas grafias não convencionais partem de uma consciência fonológica bem desenvolvida. O importante é ver, nesses erros de ortografia, hipóteses inteligentes a respeito da língua escrita. Aos poucos, com prática e orientações adequadas, os estudantes saberão a grafia correta em cada caso.
139
PRODUÇÃO ORAL
RECITAL DE QUADRINHAS
VOCÊ VAI PESQUISAR QUADRINHAS POPULARES E DEPOIS PARTICIPARÁ DE UM RECITAL COM A TURMA.
PLANEJAMENTO
-
PESQUISE QUADRINHAS POPULARES.
- PERGUNTE A SEUS FAMILIARES OU RESPONSÁVEIS SE ELES CONHECEM ALGUMA QUADRINHA POPULAR.
- ANOTE NO CADERNO AS QUADRINHAS CITADAS.
APRESENTAÇÃO
-
RECITEM AS QUADRINHAS.
- NO DIA COMBINADO COM O PROFESSOR, TODOS VÃO RECITAR AS QUADRINHAS QUE COLETARAM.
- NO MOMENTO DE RECITAR, FIQUE ATENTO ÀS RIMAS E AO RITMO E USE UM VOLUME DE VOZ QUE TODOS POSSAM OUVIR.
AVALIAÇÃO
-
AVALIE A SUA APRESENTAÇÃO. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DO RECITAL SIM NÃO RECITEI AS QUADRINHAS ATENTANDO ÀS RIMAS E AO RITMO? USEI UM VOLUME DE VOZ ADEQUADO? -
CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
Respostas pessoais.- FOI FÁCIL ENCONTRAR ADULTOS QUE SE LEMBRAVAM DE QUADRINHAS POPULARES?
- VOCÊ GOSTOU DAS QUADRINHAS QUE COLETOU? E DAS COLETADAS PELOS COLEGAS? QUAL FOI SUA FAVORITA?
- HOUVE QUADRINHAS TRAZIDAS POR MAIS DE UM ESTUDANTE? HAVIA VARIAÇÃO OU ELAS ERAM IDÊNTICAS?
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Recital de quadrinhas
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP18, EF01LP19, EF12LP17, EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Planejamento
Produção de escrita
Atividade 1
Ao propor aos estudantes que coletem quadrinhas junto aos familiares ou responsáveis e as anotem para compartilhar com a turma, a atividade promove a Literacia Familiar e a produção de escrita.
ApresentaçãoAtividade 2
Organize os estudantes para que apresentem as quadrinhas em etapas, para manter o interesse e a atenção do grupo.
AvaliaçãoAtividades 3 e 4
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade preparatória
É provável que os próprios estudantes conheçam de cor algumas quadrinhas coletadas. Se possível, promova com a turma a brincadeira de roda "Ciranda, cirandinha", em que, em determinado momento, é pedido a alguém que entre na roda e diga "um verso bem bonito", que, em geral, é uma quadrinha. Por meio dessa brincadeira, os estudantes tomarão consciência de seu próprio repertório, que também pode ser apresentado à turma nesta seção, além das quadrinhas que serão coletadas entre os familiares e responsáveis. A seguir, apresentamos a cantiga "Ciranda, cirandinha".
Ciranda, cirandinha
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, [nome da pessoa]
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora
Domínio público
140
ESTUDO DA LÍNGUA
NH
QUE CURIOSO!
NO BRASIL, O NOME DE ALGUNS ANIMAIS TEM ORIGEM INDÍGENA. É O CASO DE NHANDIÁ, UM PEIXE QUE VIVE NOS RIOS DA AMAZÔNIA, E DE NHANDAIA, UMA AVE COM PENAS AMARELAS, VERDES E EM TONS DE LARANJA E DE AZUL.
-
OUÇA COM ATENÇÃO A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
Respostas pessoais.- VOCÊ JÁ CONHECIA OS ANIMAIS CITADOS?
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DESSES ANIMAIS E COMENTE COM OS COLEGAS O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO.
-
ESCREVA NOS ESPAÇOS O NOME DOS ANIMAIS CITADOS.
N H A N D I Á N H A N D A I A -
PINTE OS QUADRINHOS COM AS PARTES IGUAIS DESSES NOMES.
NHAND
- QUAL É O SOM INICIAL DESSAS PALAVRAS? O som representado por nh.
- A QUE LETRA O H SE JUNTOU PARA FORMAR ESSE SOM? N
-
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ NH
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP02, EF01LP07, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Que curioso!
Ao ler o texto do quadro "Que curioso!", informe aos estudantes que o peixe nhandiá também é conhecido como bagre-de-lagoa. A nhandaia é uma ave encontrada no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Ela também é conhecida como jandaia-amarela. Se possível, mostre o mapa do Brasil à turma e indique as regiões citadas.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Retome com os estudantes o que eles aprenderam sobre a letra h anteriormente: que ela não representa nenhum som no início das palavras, mas pode representar sons diferentes quando acompanhada de outras letras. Ressalte que vocês já estudaram o som que a letra h representa quando acompanha as letras c e l, e que, agora, vão estudar o som que ela representa acompanhando a letra n.
No item b, oriente a turma a ler em voz baixa os nomes dos animais. É importante que os estudantes saibam localizar a sílaba tônica das duas palavras. Como elas têm partes iguais, a semelhança pode causar confusão na pronúncia. Chame a atenção para o sinal gráfico na palavra nhandiá e explique que por causa dele a última sílaba dessa palavra é a mais forte. Faça então a comparação com nhandaia, que tem como sílaba tônica o da.
O dígrafo nh representa o fonema /ɲ/, uma consoante nasal palatal. Na língua portuguesa, há três consoantes nasais, cuja pronúncia é possível por meio da articulação do véu palatino - ou palato mole (região posterior do céu da boca) -, que se abaixa, desviando parte do fluxo do ar para a cavidade nasal. Assim, nos sons nasais, o ar sai pela boca e pelo nariz. As seções "Estudo da língua" já abordaram o fonema /n/, representado na escrita pela letra n, e o fonema /m/, representado na escrita pela letra m. Com a presente seção, completa-se o conjunto das três consoantes nasais.
141
-
COMPLETE O NOME DOS ANIMAIS COM NH.
CEGO NH A
MI NH OCA
ARA NH A
JOANI NH A
GALI NH A
ARIRA NH A
AS LETRAS N E H SÃO CONSOANTES QUE, JUNTAS, FORMAM UM DÍGRAFO.
-
É HORA DE ESCREVER O NH! FAÇA O TRAÇADO DAS LETRAS.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM UMA DAS SÍLABAS A SEGUIR.
NHA
NHE
NHI
NHO
NHU
NHÃO
RAI NHA
CAMI NHÃO
DI NHE IRO
DESE NHI STA
NI NHO
NE NHU M
-
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E TENTE LER AS PALAVRAS ABAIXO DELAS.
- QUAL PALAVRA REPRESENTA O OVO PEQUENO? FALE ESSA PALAVRA EM VOZ ALTA. Ovinho.
- QUAL PALAVRA REPRESENTA O SAPATO PEQUENO? FALE ESSA PALAVRA EM VOZ ALTA. Sapatinho.
-
ESCREVA A PALAVRA QUE REPRESENTA UM BOLO PEQUENO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Oriente os estudantes a cobrir com o lápis os pontilhados das diferentes formas de traçar o dígrafo nh, imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula. Explique que, no caso da letra cursiva, não emparelhamos duas letras maiúsculas na mesma palavra. Como os dígrafos estarão sempre na mesma palavra, o traçado proposto não é o do h cursivo maiúsculo após o n maiúsculo, e sim a sequência com o n maiúsculo e o h minúsculo, como ocorrerá nos textos que eles lerão e escreverão.
Atividade 5 Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Oriente os estudantes a perceber que o dígrafo nh pode aparecer na última sílaba das palavras, mas não só nessa posição, como é o caso de dinheiro. Dê outros exemplos de palavras para reforçar essa percepção: galinheiro, caminhoneiro, companheiro etc.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Os sufixos diminutivos -inho(a) e -zinho(a) são os mais utilizados para indicar o grau diminutivo na língua portuguesa. Assim, o dígra-fo nh é muito usado na formação dos diminutivos.
Nos itens a e b, as atividades propostas são de leitura. A partir de palavras simples, como ovo (com repetição de duas vogais e com a primeira consoante que estudaram) e sapato (com três sílabas de estrutura simples: consoante + vogal), espera-se que os estudantes consigam chegar à leitura das palavras derivadas mais complexas, ovinho e sapatinho. As imagens também servirão de apoio, bem como a repetição do sufixo -inho, para que percebam a regularidade entre os fonemas e os grafemas.
No item c, o desafio é a escrita de bolinho, a partir da palavra simples bolo e dos modelos de diminutivo fornecidos pelos itens anteriores.
142
JOGO QUAL É O ANIMAL?
■ MATERIAL (POR GRUPO)
✔ 1 FOLHA DE PAPEL
✔ LÁPIS
■ REGRAS DO JOGO
- O PROFESSOR ORGANIZARA A TURMA EM DOIS GRUPOS.
- CADA GRUPO DEVE ESCREVER O NOME DE CINCO ANIMAIS NA FOLHA DE PAPEL. O GRUPO ADVERSÁRIO NÃO PODE VER OS NOMES ESCRITOS.
- UM GRUPO INICIA O JOGO PERGUNTANDO: "QUAL É O ANIMAL?".
-
PARA TENTAR ADIVINHAR DE QUE ANIMAL SE TRATA, O OUTRO GRUPO DEVE FAZER PERGUNTAS COMO ESTAS:
- QUANTAS PERNAS (OU PATAS) O ANIMAL TEM?
- ESSE ANIMAL TEM PELOS?
- ELE VOA?
- ELE VIVE NA TERRA OU NA ÁGUA?
- O QUE ELE COME?
- O GRUPO QUE TENTA ADIVINHAR PODE FAZER ATÉ CINCO PERGUNTAS. SE NÃO DESCOBRIR O NOME DO ANIMAL, QUEM GANHA O PONTO É O GRUPO ADVERSÁRIO.
- JOGUEM NOVAMENTE INVERTENDO AS POSIÇÕES: O GRUPO QUE TENTAVA ADIVINHAR O ANIMAL AGORA VAI RESPONDER ÀS PERGUNTAS DOS COLEGAS.
- O PROFESSOR DEVE REGISTRAR NO QUADRO DE GIZ O NOME DE CADA ANIMAL REVELADO.
- GANHA O JOGO O GRUPO QUE FIZER MAIS PONTOS!
- NO CADERNO, FAÇA UMA LISTA COM TODOS OS ANIMAIS DO JOGO.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Qual é o animal?
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Produção de escrita
O jogo possibilitará aos estudantes o reconhecimento das letras em estudo e a produção de escrita de maneira dinâmica e prazerosa, assim como a socialização.
Aproveite a oportunidade e trabalhe com a turma um conteúdo próprio de Ciências da Natureza: o estudo dos animais. Para isso, leve para a sala de aula imagens de alguns deles. Previamente, faça uma pesquisa para apresentar informações precisas: onde vivem, que tipo de revestimento eles têm, como se locomovem, o que comem etc. Retome o estudo a respeito da borboleta, apresentada na imagem de abertura desta unidade. Mencione animais domésticos, os quais estão mais próximos da realidade dos estudantes. Cole as imagens em cartolinas e escreva as respectivas informações. Mostre aos estudantes e leia para eles. Pergunte-lhes se conhecem os animais apresentados. Em seguida, peça-lhes que leiam co-letivamente os nomes dos animais em voz alta e observem as características deles: cor, tamanho, habitat, som que produzem (se souberem), número de patas ou de pernas, formato das unhas (se tiverem) etc. Após essa atividade, os estudantes terão mais repertório para participar do jogo.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP03.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Esta seção possibilita o trabalho interdisciplinar com Ciências da Natureza, além de desenvolver vocabulário específico e possibilitar uma avaliação formativa dos estudantes.
Atividade 2 (p. 143)
Os ciclos ou estágios de vida da borboleta são: ovo, lagarta, pupa e adulto (no qual ela adquire a forma com que foi representada na abertura desta unidade).
Se necessário, esclareça para a turma que ciclo de vida é a sequência de etapas pelas quais os seres vivos passam desde o nascimento até a morte.
Atividade 3 (p. 143)
Desenvolvimento de vocabulário
Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento de vocabulário, componente essencial para a alfabetização.
143
CONHECER MAIS PALAVRAS
-
LEIA EM VOZ ALTA ESTA LISTA DE ANIMAIS.
ABELHA x
FORMIGA x
LHAMA
CHIMPANZÉ
CIGARRA x
HIPOPÓTAMO
BORBOLETA x
CEGONHA
JOANINHA x
GALINHA
- CIRCULE O NOME DOS INSETOS.
-
OBSERVE NA IMAGEM O CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS.
- A BORBOLETA TEM ASAS DESDE O INÍCIO DE SUA VIDA? Não.
- EM QUE FASE ELA CONSEGUE VOAR? Quando vira adulta.
-
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO A SEGUIR.
A METAMORFOSE ACONTECE NO CICLO DE VIDA DE ALGUNS ANIMAIS E É MAIS COMUM NOS INSETOS. ALÉM DAS BORBOLETAS, AS CIGARRAS E AS FORMIGAS VIVENCIAM ESSE PROCESSO.
-
COMPLETE OS ESPAÇOS UTILIZANDO AS PALAVRAS INSETOS E METAMORFOSE.
A METAMORFOSE É UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO CORPO E DO MODO DE VIDA DE ALGUNS ANIMAIS. ALÉM DOS INSETOS, ANFÍBIOS COMO O SAPO E A RÃ TAMBÉM PASSAM POR ELA.
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MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 5
Animais
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "animais" e, a partir de atividades (como o jogo "Qual é o animal?"), reconhecer cada tipo de animal por suas características, desenvolvendo vocabulário, trabalhando em grupo e aprendendo a relação entre grafema e fonema (ch, lh, nh e h inicial);
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (como qua-drinhas populares e fábula);
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções.
- elaborar produção escrita (recado) e produção oral (recital de quadrinhas), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP014 e da página MP017 deste Manual do Professor.