144
UNIDADE 6 PLANTAS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 6
Plantas
Objetivos da unidade
- Ler texto informativo e compreender a função social desse gênero.
- Estudar encontros conso-nantais com r e l.
- Estudar sons representados pelas letras r e l.
- Ler lenda e estudar suas principais características.
- Segmentar palavras em sílabas.
- Recordar o alfabeto por meio de jogo de percurso.
- Produzir cartaz de propaganda.
- Produzir spot de rádio.
- Desenvolver o vocabulário.
- Realizar, em equipe, campanha publicitária para estimular a preservação das árvores.
- Realizar leituras com familiares ou responsáveis, desenvolvendo a Literacia Familiar.
Nesta unidade , os estudantes terão oportunidade de conhecer e comparar características de texto instrucional e lenda. A temática também irá promover momentos de conversa e reflexão sobre o meio ambiente, por meio da leitura e produção de cartaz de propaganda, spot de rádio e campanha publicitária.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encon-tram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
145
- VOCÊ GOSTA DE PLANTAS? SE SIM, QUAL É A SUA FAVORITA?
- VOCÊ CONHECE ALGUMA DAS PLANTAS QUE APARECEM NA IMAGEM?
- VOCÊ JÁ VIU UMA OBRA DE ARTE JUNTO À NATUREZA? SE SIM, CONTE COMO FOI.
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Convide os estudantes a explorar a imagem de abertura e questione-os: O que vocês observam na imagem? As esferas prateadas fazem parte do contexto da imagem ou foram colocadas com alguma intenção? Qual?
O Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho (MG). É considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo. Estruturado entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, mescla arte e natureza. São cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas em meio a mais de 4,3 mil espécies de plantas raras, vindas de todos os continentes. Avalie a possibilidade de explorar virtualmente o museu em: https://oeds.link/pbQxN7. Acesso em: 29 jul. 2021.
A instalação retratada, intitulada "Narcissus Garden" Inhotim (2009), faz referência ao mito de Narciso, uma das histórias mais famosas da mitologia grega. A artista japonesa Yayoi Kusama reuniu 750 esferas de aço inoxidável, que se movimentam com o vento criando diferentes agrupamentos em meio à vegetação aquática e refletindo o ambiente de diversas formas.
Sobre o mito: Narciso era tão belo e tão vaidoso que se apaixonou pela própria imagem. Recusou todas as pretendentes e acabou morrendo de fome e sede à beira da fonte de água onde via sua imagem refletida. O mito ensina os perigos da vaidade, e Narciso se tornou símbolo do individualismo e do excesso de amor-próprio. Ao contar o mito, verifique se os estudantes compreendem o reflexo e a natureza como elementos que unem a obra ao mito.
Atividade preparatória
Pergunte aos estudantes que plantas eles conhecem. Registre na lousa os nomes das plantas e, se achar pertinente, proponha que pesquisem na internet fotos dessas plantas para compartilhar com a turma.
Se possível, visite o entorno da escola ou uma praça e convide os estudantes a contemplar e desenhar uma árvore. Solicite que observem com atenção o tronco, os galhos, as folhas e flores das árvores para representá-las. Depois, eles podem apresentar seus trabalhos em um mural da turma.
146
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE A VITÓRIA-RÉGIA.
- POR QUE SERÁ QUE ESSA PLANTA TEM ESSE NOME? Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE COM O DEDO A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ.
- CIRCULE AS PALAVRAS CUJO SIGNIFICADO VOCÊ DESCONHECE. DEPOIS, CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
COMO É A PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EMBAIXO D'ÁGUA?
AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA, ESSA BELA PLANTA AQUÁTICA NÃO BOIA LIVREMENTE. ELA FICA PRESA AO FUNDO DOS RIOS POR GROSSAS RAÍZES QUE, ENTERRADAS NO LODO, DÃO SUSTENTAÇÃO AO CAULE. DELE SAEM HASTES COMPRIDAS E ESPINHENTAS. "OS ESPINHOS SERVEM PARA AFASTAR OS PREDADORES. AFINAL, A VITÓRIA-RÉGIA É UM ALIMENTO SUCULENTO PARA PEIXES E MAMÍFEROS AQUÁTICOS", AFIRMA O BOTÂNICO JOÃO SEMIR, DA UNICAMP DEBAIXO D'ÁGUA, AS FOLHAS PERMANECEM FECHADAS. DEPOIS, SE ABREM EM FORMA DE BANDEJAS, QUE PODEM CHEGAR A 2 METROS DE DIÂMETRO. SUA FACE INFERIOR POSSUI UMA REDE DE NERVURAS E COMPARTIMENTOS CHEIOS DE AR QUE DÃO ESPECIAL RESISTÊNCIA À PLANTA. E HAJA FORÇA: HÁ REGISTROS DE FOLHAS QUE SUPORTAM ATÉ 45 QUILOS DE PESO! AS FLORES, PERFUMADAS E COM MUITAS PÉTALAS, SÃO BRANCAS AO EMERGIREM. DEPOIS DE POLINIZADAS POR INSETOS, FICAM ROSADAS.
A VITÓRIA-RÉGIA É NATIVA DAS REGIÕES EQUATORIAIS DO NORTE DO BRASIL, BOLÍVIA E GUIANAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP04, EF15LP01, EF15LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta seção é apresentado um texto informativo, que tem como objetivo esclarecer sobre um assunto. Em "Antes de ler", leia em voz alta o título do texto para a turma e pergunte se sabem a resposta para essa pergunta. Estimule o levantamento de hipóteses.
Atividade preparatória
Apresente aos estudantes imagens da vitória-régia, planta aquática típica da Amazônia, e levante e hipóteses sobre ela.
Em "Durante a leitura", solicite aos estudantes que acompanhem a leitura que você fará e marquem as palavras que desconhecem. Incenti-ve-os a descobrir o significado dessas palavras pelo contexto em que estão inseridas. Caso não consigam, você pode falar o significado delas.
Chame a atenção da turma para a imagem da vitória-régia vista embaixo d'água, comparando-a com as que você apresentou anteriormente. Retome as hipóteses levantadas pelo grupo, validando-as ou não.
147
VIVE EM ÁGUAS QUASE PARADAS, SEM CORRENTEZA E NÃO MUITO PROFUNDAS - DO CONTRÁRIO, SUAS HASTES SERIAM ARRANCADAS. O NOME, DADO PELO BOTÂNICO INGLÊS JOHN LINDLEY (1799-1865), É UMA HOMENAGEM À RAINHA VITÓRIA, QUE GOVERNOU A GRÃ-BRETANHA DE 1837 A 1901. "RÉGIA" VEM DE REGINA, QUE, EM LATIM, QUER DIZER "RAINHA".
REVISTA MUNDO ESTRANHO. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/qkyhAc. ACESSO EM: 19 MAIO 2021. (TEXTO ADAPTADO.)
PARA ESTUDAR O TEXTO
-
OBSERVE, A SEGUIR, A FOTO DA PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EM CIMA DA ÁGUA.
-
POR QUE SERÁ QUE MUITA GENTE PENSA QUE ESSA PLANTA BOIA?
Espera-se que os estudantes digam que é porque, ao olhar apenas a parte que fica em cima da água, não se pode ver o caule da planta.
-
-
RELEIA O TRECHO A SEGUIR.
"OS ESPINHOS SERVEM PARA AFASTAR OS PREDADORES. AFINAL, A VITÓRIA-RÉGIA É UM ALIMENTO SUCULENTO PARA PEIXES E MAMÍFEROS AQUÁTICOS", AFIRMA O BOTÂNICO JOÃO SEMIR, DA UNICAMP.
-
POR QUE O TRECHO ESTÁ ENTRE ASPAS? MARQUE UM X.
- X PORQUE É A FALA DE ALGUÉM.
- PORQUE FOI RETIRADO DE UM LIVRO.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Após a leitura, oriente os estudantes a localizar de onde o texto foi retirado, na referência bibliográfica, que vem logo após o final do texto. Ajude-os, se for necessário. Questione se conhecem ou já leram essa revista, e se conhecem outras revistas voltadas ao público infantil.
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP04.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Espera-se que os estudantes respondam que, ao olhar apenas a parte que fica em cima da água, não se pode ver o caule da planta. Explique a eles que o caule tem um papel de sustentação das folhas.
Atividade 2
Releia o trecho do texto para os estudantes. Chame a atenção para o sinal gráfico que aparece no começo e no fim. Esse sinal é chamado de aspas, usadas para citações. Caso os estudantes mostrem desconhecimento, ajude-os explicando que o trecho está entre aspas para mostrar que essa foi a fala do botânico João Semir.
148
-
JOÃO SEMIR É UM BOTÂNICO, ISTO É, ELE ESTUDA AS PLANTAS. POR QUE A FALA DELE É IMPORTANTE PARA ESSE TEXTO?
Porque o texto explica como é a vitória-régia, que é uma planta.
-
LIGUE OS NÚMEROS ÀS INFORMAÇÕES A QUE ELES SE REFEREM.
-
A POLINIZAÇÃO É UM PROCESSO EM QUE O PÓLEN DE UMA PLANTA É LEVADO PARA OUTRA PARA GERAR NOVAS PLANTAS.
-
QUAL DESTAS FLORES DE VITÓRIA-RÉGIA FOI POLINIZADA?
X
-
- DEPOIS DE ESTUDAR O TEXTO, RESPONDA: QUAL É A FUNÇÃO DE UM TEXTO INFORMATIVO? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR. Espera-se que os estudantes percebam que o texto informativo tem a função de divulgar informações confiáveis sobre algo.
PARA LER EM CASA
AGORA VOCÊ VAI LER ESSE TEXTO PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. DEPOIS DA LEITURA, PERGUNTE SE JÁ CONHECIAM AS INFORMAÇÕES E SE GOSTARAM DO TEXTO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Compreensão de textos
Leia as informações dos quadros para os estudantes. Em seguida, solicite que relacionem as informações aos números que as representam e à forma como estão escritos. Questione a função das palavras metros, quilos e a da letra a entre os números que representam anos. Você pode ler uma informação de cada vez, esperando até que os estudantes a liguem à data para prosseguir com a leitura da próxima informação.
Atividade 5
Desenvolvimento de vocabulário
Questione os estudantes se eles sabem como o pólen é levado de uma planta para outra. Alguns insetos, como abelhas e borboletas, são responsáveis por polinizar as flores.
Atividade 6
No texto informativo, o autor expõe um tema de forma clara e direta. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com dados, fatos e referências (comprovação), sem manifestar opiniões ou sentimentos.
Para ler em casa
A proposta de leitura em casa promove a Literacia Familiar. Incentive os estudantes a realizar a leitura do texto para seus familiares e conversar sobre o que foi lido. Depois, organize um momento na sala de aula para que os estudantes contem como foi essa experiência.
149
ESTUDO DA LÍNGUA OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO R
QUE CURIOSO!
A MAIOR CASA NA ÁRVORE DO MUNDO FOI ERGUIDA NOS ESTADOS UNIDOS. NA VERDADE, É MELHOR CHAMAR ESSA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO, POIS TINHA DEZ ANDARES E ESTAVA APOIADA EM SEIS ENORMES CARVALHOS!
-
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Respostas pessoais.- VOCÊ JÁ SUBIU EM UMA CASA NA ÁRVORE? SE SIM, COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA? SE NÃO SUBIU, DIGA POR QUE GOSTARIA OU NÃO DE SUBIR EM UMA.
- NA SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA CASA NA ÁRVORE, EM COMPARAÇÃO COM UMA CASA NO CHÃO?
-
FAÇA UM DESENHO DE COMO SERIA SUA CASA NA ÁRVORE.
- COMPLETE A FRASE COM AS LETRAS QUE FALTAM. ELA PODE SER A LEGENDA DO SEU DESENHO! MINHA CASA NA Á R V O R E.
-
LEIA EM VOZ ALTA A PALAVRA QUE VOCÊ COMPLETOU. árvore
Desenho do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Outros sons representados pelo R
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP06, EF01LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Inicie a discussão lendo o texto do quadro "Que curioso!". Se possível, leve um mapa para mostrar onde ficam os Estados Unidos. Conte aos estudantes que Horace Burgess demorou cerca de 11 anos para construir essa casa na árvore.
Atividade 1
Em uma roda de conversa, pergunte aos estudantes se já subiram em uma casa na árvore. Se sim, pergunte como foi essa experiência. Em caso negativo, pergunte se teriam coragem ou não de subir em uma. Peça que expliquem o porquê. Aqui podem ser trabalhados sentimentos como coragem ou medo, e como esses sentimentos podem se manisfestar de formas diferentes nas pessoas. Deixe claro que ninguém é totalmente corajoso (ou sem coragem), e que os limites de cada pessoa devem ser respeitados. Conversem sobre as vantagens e desvantagens de se ter uma casa na árvore.
Atividade 2
Produção de escrita
Incentive os estudantes a fazer um desenho bem criativo da casa na árvore. Peça que pensem nos detalhes. Depois do desenho pronto, solicite aos estudantes que mostrem suas produções e falem sobre ela. Após completarem a palavra, leia em voz alta com os estudantes a frase que se formou.
Diferent s pronúncias do r pós-vocálico são junto com diferentes pronúncias do s pós-vocálico, os maiores indicadores de pertencimento linguístico regional do Brasil. Segundo William Labov (1964), fundador da Sociolinguística, os indicadores são traços de linguagem que distinguem um grupo regional de outro, mas não distinguem falantes em uma mesma região. Ou seja, não são traços que indicam classe socioeconômica ou situações mais ou menos formais de uso da língua.
Referência citada:
- LABOV, William. Estágios de aquisição do inglês standard. In: FONSECA, Maria S. V.; NEVES, Moema F. (org.). Sociolinguística. Rio de Janeiro: Eldorado, 1964.
150
-
AS PALAVRAS ABAIXO FORAM RETIRADAS DO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
-
ÁRVORE
ÁR VO RE -
MAIOR
MAI OR -
CARVALHOS
CAR VA LHOS - O PROFESSOR VAI LER AS PALAVRAS EM VOZ ALTA. BRINQUE DE ECO E REPITA CADA UMA DELAS.
-
QUAL SOM CONSONANTAL SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS?
O som /R/ depois da vogal.
- ESCREVA AS SÍLABAS DE CADA PALAVRA NOS QUADRINHOS.
- PINTE OS QUADRINHOS COM AS SÍLABAS QUE TERMINAM COM R.
- LEIA NOVAMENTE AS SÍLABAS DOS QUADRINHOS QUE VOCÊ PINTOU E PRESTE ATENÇÃO NO SOM REPRESENTADO PELA LETRA R.
-
PINTE OUTRAS PALAVRAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!" QUE TENHAM A LETRA R NO FINAL DA SÍLABA.
erguida, verdade, melhor, chamar, enormes
O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NO FINAL DA SÍLABA PODE SER PRONUNCIADO DE JEITOS DIFERENTES. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE UM ESTÁ CERTO E O OUTRO ERRADO. APENAS SÃO DIFERENTES.
-
-
COM AJUDA DE UM COLEGA, ESCREVA SEIS PALAVRAS QUE TENHAM AS SÍLABAS DO QUADRO ABAIXO.
MAR
CAR
POR
Sugestões de resposta: Marcos,
Márcia, carpete, placar, português,
portão.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Leia as palavras naturalmente, com sua pronúncia pessoal típica. Se ela for diferente da pronúncia típica da região da escola, leia também dessa forma. Assim, os estudantes podem perceber o som das sílabas e ampliar o trabalho de consciência fonológica. Pode ser que, em sua região, o r pós-vocálico se realize como fricativa (pronúncia típica do Norte e Nordeste e de parte do Centro-Oeste e Sudeste, como Espírito Santo, Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais). Nesse caso, a pronúncia do r pós-vocálico é igual à do r em início de palavras, e a do rr, como nas palavras rato e carro.
Se a pronúncia se realiza como tepe (nome do som de r em encontros consonantais, que se produz com a língua vibrando no céu da boca), pronúncia típica de grande parte do Sul e de áreas de São Paulo, explique que a pronúncia do r pós-vocálico é igual à do r entre vogais, como na palavra arara.
Pode ser que a pronúncia se realize como retroflexa (cujo som é articulado com a parte inferior da língua tocando a região do palato) - pronúncia típica do interior de São Paulo, do sul de Minas Gerais, do norte do Paraná e de parte da região Centro-Oeste). Não há pronúncia mais adequada ou menos para o r pós-vocálico, mesmo em contextos formais. Chame a atenção para a diversidade linguística existente no Brasil e o combate ao preconceito linguístico. Questione se conhecem pessoas que pronunciam de forma diferente, trabalhando as possibilidades descritas acima.
Atividade 4
Produção de escrita
Esta atividade pode ser realizada em duplas. Organize os estudantes e leia o enunciado. Certifique-se de que todos entenderam a atividade. Ao final, solicite a cada dupla que leia suas palavras.
Naoralidade , especialmente nas falas mais espontâneas e menos monitoradas, muitas vezes o r pós-vocálico não é pronunciado. Assim, são comuns pronúncias como "amô" para amor, "flô" para flor, "cantá" para cantar e "falá" para falar. Textos escritos de adultos pouco escolarizados e de crianças em fase de alfabetização muitas vezes reproduzem essa pronúncia na grafia. Possenti (2005, p. 24) cita esse tipo de erro de ortografia como dos mais comuns, e um sinal de que esse estudante "tem excelente ouvido, escreve com base no que ouve e fala". Cabe à escola apresentar aos estudantes as diferenças entre a oralidade e a escrita, por meio de práticas de leitura e atividades de reflexão sobre a língua.
Referência citada:
- POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: Cefiel/MEC, 2005.
151
PRODUÇÃO ESCRITA CARTAZ DE PROPAGANDA
NESTA SEÇÃO, VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO CRIAR UM CARTAZ DE PROPAGANDA PARA INCENTIVAR A COMUNIDADE ESCOLAR A PLANTAR E PRESERVAR AS ÁRVORES DO BAIRRO EM QUE MORAM.
PREPARAÇÃO
■ LEIA ESTE ANÚNCIO DE PROPAGANDA.
-
QUAL É O TEXTO PRINCIPAL DO CARTAZ DE PROPAGANDA? CIRCULE-O.
"FAZ OXIGÊNIO, FAZ SOMBRA E FAZ FALTA. FAÇA SUA PARTE. PRESERVE!"
EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS, COMO CARTAZES DE PROPAGANDA E SPOTS DE RÁDIO, PODE HAVER UMA FRASE CURTA E FÁCIL DE LEMBRAR SOBRE O PRODUTO OU IDEIA ANUNCIADA. ESSA FRASE SE CHAMA SLOGAN.
-
O QUE A IMAGEM DO CARTAZ REPRESENTA?
Uma floresta e, em torno dela, um coração e mãos que representam o cuidado com ela.
- PARA QUAL DATA COMEMORATIVA ESSE CARTAZ DE PROPAGANDA FOI PRODUZIDO? Para o Dia da Árvore, que é comemorado em 21 de setembro.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Cartaz de propaganda
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP09, EF12LP11, EF12LP12, EF12LP15, EF12LP16.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Nesta seção, promova um clima descontraído com os estudantes, para que se sintam bastante motivados na realização da atividade proposta. Organize-os em grupos.
PreparaçãoAtividade 1
Para iniciar o momento do planejamento da escrita, garanta que os estudantes tenham compreendido o contexto da produção. Solicite que observem o cartaz de propaganda. Pergunte o que entenderam. Explore as cores e imagens presentes no cartaz e conversem sobre o significado de cada frase. Essa propaganda foi criada para comemorar o Dia da Árvore, que é no dia 21 de setembro. Nela podemos perceber o cuidado que devemos ter com a floresta. Se possível, apresente outros exemplos sobre o mesmo tema para que os estudantes apreciem e ampliem seu repertório.
Atividade complementar
Liste com os estudantes os benefícios que as árvores ou uma floresta podem trazer ao planeta. Sugestões: Proteção do solo; abrigo de animais; controle do ciclo e da qualidade da água; possibilidade de exploração dos recursos naturais de forma sustentável, possibilidade de renda às pessoas, entre outras.
152
-
CONVERSEM SOBRE ESTAS DICAS.
COMO PRESERVAR E CUIDAR DAS ÁRVORES DA SUA ESCOLA E DE SEU BAIRRO
- NÃO ARRANCAR AS FOLHAS DAS ÁRVORES.
- NÃO ESCREVER NOS TRONCOS DAS ÁRVORES.
- NÃO JOGAR LIXO OU DESCARTAR PLÁSTICO NAS ÁRVORES OU NO SOLO QUE AS SUSTENTA.
- NÃO CORTAR ÁRVORES. SE FOR NECESSÁRIO CORTAR, ESTIMULAR O PLANTIO DE NOVAS ÁRVORES.
- REGAR AS ÁRVORES SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
- PROMOVER A PROTEÇÃO DAS ÁRVORES COM PLACAS INFORMATIVAS OU CERCAS DE MADEIRA.
ESCRITA
-
EM GRUPOS, FAÇAM UM RASCUNHO NO CADERNO. DECIDAM:
- QUAL SERÁ O TEXTO PRINCIPAL DO CARTAZ DE VOCÊS.
- QUAL SERÁ O TAMANHO DAS LETRAS QUE VOCÊS VÃO UTILIZAR NO TEXTO.
LEMBRE-SE!
- O OBJETIVO DO CARTAZ É ESTIMULAR A PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES.
- O CARTAZ SERÁ EXPOSTO NA ESCOLA PARA QUE TODOS O VEJAM.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Leia com os estudantes o texto sobre como cuidar das árvores e preservá-las. Debata com a turma sobre os itens que achar mais pertinentes. Pergunte se acrescentariam algum item a esse texto. Chame a atenção para a diferença de podar e cortar uma árvore.
EscritaAtividade 5
Produção de escrita
Agora que já discutiram sobre os cuidados com as árvores, incentive os estudantes a começar o rascunho do trabalho. Esse esboço pode ser feito em uma folha avulsa ou no caderno. É muito importante pensar sempre na situação comunicativa, no interlocutor desse cartaz, na linguagem, na organização e na forma do texto. Circule pela sala durante a atividade de escrita e faça intervenções quando necessário.
Solicite aos estudantes que tenham atenção quanto ao texto principal e ao tamanho da letra no cartaz, e que não fujam do tema.
153
-
ELABOREM UMA IMAGEM PARA O CARTAZ.
- ELA DEVE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO LEITOR SOBRE O ASSUNTO DO CARTAZ.
- USEM CORES E MATERIAIS QUE AJUDEM A TRANSMITIR A MENSAGEM.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
-
RELEIAM O CARTAZ E VERIFIQUEM: Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA SIM NÃO HÁ ERROS QUE PODEM SER CORRIGIDOS? O TAMANHO DAS LETRAS ESTÁ ADEQUADO PARA QUE TODOS LEIAM? A IMAGEM ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ESCRITO? - MOSTREM O CARTAZ PARA O PROFESSOR CORRIGIR.
- ELABOREM A VERSÃO DEFINITIVA DO CARTAZ.
SOCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO DE CARTAZES
- OS CARTAZES FICARÃO EXPOSTOS EM UM LOCAL DE DESTAQUE NA ESCOLA. ELES PODERÃO TAMBÉM FAZER PARTE DE UMA CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES ORGANIZADA AO FINAL DA UNIDADE.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Com a parte escrita elaborada, incentive os estudantes a produzir uma imagem que ajudará o leitor a entender o cartaz.
Avaliação e reescritaAtividade 7
Ajude os estudantes a responder ao quadro de revisão da escrita. Leia cada um dos itens e solicite que marquem a opção que melhor representa seu trabalho. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividades 8 e 9
Produção de escrita
Verifique cada cartaz e ajude os estudantes a corrigir o que for necessário. Somente depois da sua verificação os estudantes deverão passar a limpo as produções.
SocializaçãoAtividade 10
Exponha os cartazes dos estudantes em local de visibilidade. Lembre-se de sempre posicionar os cartazes no campo de visão dos estudantes, nem muito alto, nem muito baixo. Isso facilitará a leitura e poderá despertar o interesse de outros estudantes.
154
ESTUDO DA LÍNGUA
ENCONTROS CONSONANTAIS COM R
QUE CURIOSO!
AS BROMÉLIAS EMBELEZAM MUITOS JARDINS EM NOSSO PAÍS. A MAIOR PARTE DELAS É NATIVA DE MATAS TROPICAIS. EM SEU HÁBITAT NATURAL, MUITAS DELAS GOSTAM DE FICAR NO TRONCO DAS ÁRVORES. JUNTAM ÁGUA EM SUAS FOLHAS, CRIANDO UM AMBIENTE AGRADÁVEL PARA MICRORGANISMOS E ATÉ PEQUENOS VERTEBRADOS, COMO AS RÃS.
- VOCÊ JÁ CONHECIA AS BROMÉLIAS? SABIA QUE EXISTEM MUITOS TIPOS DIFERENTES DESSA PLANTA? Resposta pessoal.
-
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DA LEGENDA.
-
COMPLETE A LEGENDA COM A PALAVRA BROMÉLIA.
-
PRONUNCIE A PALAVRA BROMÉLIA BEM DEVAGAR PRESTANDO ATENÇÃO AOS SONS REPRESENTADOS PELAS LETRAS EM CADA SÍLABA.
NA PALAVRA BROMÉLIA, AS LETRAS B E R FICAM JUNTAS NA PRIMEIRA SÍLABA. QUANDO DUAS CONSOANTES SE JUNTAM, HÁ UM ENCONTRO CONSONANTAL.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Encontros consonantais com R
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF12LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Que curioso!
Faça a leitura em voz alta do texto do quadro "Que curioso!". Depois, converse com os estudantes sobre o que compreenderam do texto. Após ouvir as hipóteses, explique que nativo é algo que se originou, que nasceu em certo lugar. Nesse caso, nativas são aquelas plantas que surgiram naturalmente. Solicite que observem o animal que aparece junto à flor. Questione se conhecem esse animal. Trata-se de uma rã.
Atividade 1
Ouça as respostas dos estudantes. Estimule-os a falar em tom audível, a ouvir com atenção os colegas, e a aguardar a vez de falar. Verifique a possibilidade de realizar uma pesquisa coletiva sobre os diversos tipos de bromélias nativas e a partir dela aborde características das plantas em relação à tolerância à exposição ao sol, calor, frio, chuva, sombra, por exemplo.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
Convide os estudantes a observarem a foto. Leia em voz alta a legenda e solicite que completem com a palavra bromélia. Ajude-os a perceber, por meio da fala, os sons pronunciados em cada sílaba da palavra. No Brasil, a palavra bromélia é pronunciada como paroxítona, com final em ditongo crescente, como Júlia e família, entre outras. Isso leva a algumas grafias não convencionais como "Julha" ou "familha". Apesar de a pronúncia do nome Júlio e do mês de julho ser a mesma para a maioria dos falantes do português do Brasil, aos poucos os estudantes vão adquirindo a habilidade para essas distinções de ortografia. O importante é evitar pronúncias artificiais, que atrapalham a consciência fonológica dos estudantes e dão falsas pistas.
Chame a atenção para o encontro consonantal que a palavra apresenta: br. Cite outras palavras para exemplificar. Sugestões: Brasil, brigadeiro, branco, brisa.
Em seções "Estudo da Língua" anteriores, foram abordados dígrafos formados por uma consoante e uma vogal - como qu e gu antes de e e i - e formados por duas consoantes - como ch, lh e nh. Nos dígrafos, o grafema é composto de duas letras, representando um só fonema.
Já nos encontros consonantais, a relação fonema-grafema é diferente. Neles, cada uma das letras representa isoladamente um som, portanto, trata-se de grafemas compostos de uma letra. Assim, em uma sílaba como pra há três grafemas representando três fonemas.
155
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ESTAS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
AGRADÁVEL
TRONCO
MICRORGANISMOS
- VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DESSAS PALAVRAS? CONVERSE SOBRE ELE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR. Resposta pessoal.
- PINTE OS ENCONTROS CONSONANTAIS NESSAS PALAVRAS. GR, TR, CR.
-
ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS E FORME UMA FRASE COM ELA. Resposta pessoal.
- COPIE AS PALAVRAS E MARQUE C PARA CONSOANTE E V PARA VOGAL. SIGA O MODELO:
ZEBRA | |||||
Z | E | (B) | (R) | (A) | |
C | V | C | C | V |
FRACO | |||||
F | R | A | C | O | |
C | C | V | C | V |
PEDRA | |||||
P | E | D | R | A | |
C | V | C | C | V |
PRATO | ||||
P | R | A | T | O |
C | C | V | C | V |
PALAVRA | ||||||
P | A | L | A | V | R | A |
C | V | C | V | C | C | V |
TRATOR | |||||
T | R | A | T | O | R |
C | C | V | C | V | C |
- LEIA CADA UMA DAS PALAVRAS ACIMA COMO SE FOSSE UM ROBÔ.
- PINTE OS QUADRINHOS EM QUE HÁ SÍLABAS COM ENCONTROS CONSONANTAIS COM R.
- LEIA SOMENTE AS SÍLABAS QUE VOCÊ PINTOU. PRONUNCIE BEM DEVAGAR OS TRÊS SONS QUE AS COMPÕEM.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Leia com os estudantes as palavras do quadro e converse sobre o significado de cada uma. Em seguida, peça que pintem os encontros consonantais nas palavras. Para formar as frases, você pode organizar a turma em duplas. Ao término da produção das frases, solicite que socializem com os colegas. Será possível perceber as inúmeras possibilidades de utilização de uma palavra. Você pode pedir a opinião dos estudantes sobre as frases, para que avaliem se o uso da palavra fez sentido. Caso concluam que não, podem sugerir modificações.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Leia o enunciado da atividade e certifique-se de que todos os estudantes tenham compreendido.
Incentive que leiam cada palavra, auxiliando-os sempre que for necessário. Reserve um momento para que respondam. Na sequência, realize as atividades dos itens a a c. No item a, ler como um robô é uma maneira de auxiliá-los, de forma lúdica, na separação das sílabas de uma palavra. Assim, conseguirão distinguir as sílabas com encontros consonantais e realizar os outros itens.
O desenvolvimento de vocabulário se associa às competências de decodificação, fluência e compreensão da leitura. Irene Cadime expõe os quatro estágios de conhecimento de uma palavra, postulados por Dale (1965, apud Cadime, 2021): "(1) não ter ideia nenhuma sobre uma palavra; (2) ter ouvido previamente a palavra, mas não saber o seu significado; (3) reconhecer a palavra num contexto específico, relacionado com uma categoria ou ideia; e (4) perceber o significado da palavra numa multiplicidade de context o s " (CADIME, op. cit., p. 199).
Provavelmente os estudantes estão nos estágios entre 3 e 4 em relação às palavras agradável e tronco, e entre 1 e 2 em relação à palavra microrganismo. A atividade 3 é uma oportunidade de desenvolver o vocabulário receptivo (como ouvinte ou leitor) e expressivo (como falante ou escritor) dos estudantes, explorando essas três palavras.
156
-
CUBRA OS ENCONTROS CONSONANTAIS A SEGUIR ENQUANTO PRONUNCIA O SOM QUE A LETRA R REPRESENTA NELES. OBSERVE QUE PARECE O BARULHO DE UM BARCO A MOTOR.
-
COMPLETE AS PALAVRAS COM OS ENCONTROS CONSONANTAIS DO QUADRO ABAIXO.
FR GR TR CR DR PR VR BR
A GR ICULTURA
PR ÉDIO
LI VR O
DR OMEDÁRIO
OVO FR ITO
BR ASIL
CR IANÇA
LE TR AS
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
A escrita de letras, conjunto de letras, sílabas ou palavras, quando associada à pronúncia do som que a sequência representa, é uma maneira eficaz de promover a instrução fônica. Por isso, incentive os estudantes a pronunciar os sons enquanto escrevem tr, br, vr e dr, prolongando o som do tepe (representado pela letra r) no encontro consonantal.
O prolongamento do tepe também é um exercício ensinado por professores de canto e fonoaudió-logos como aquecimento vocal, indicado para melhorar a saúde do trato vocal e a qualidade da emissão da voz.
Atividade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Os estudantes devem completar as palavras utilizando os encontros consonantais do quadro.
Consideração sobre dificuldade
Desenvolver a consciência fonêmica em sílabas com encontros consonantais certamente é desafiador, especialmente naquelas iniciadas por uma consoante oclusiva, como /g/, /t/, /k/, /d/, /p/ e /b/, que são realizadas como explosões de ar e não se prolongam no tempo. É um pouco mais fácil perceber a presença da primeira consoante quando ela é uma fricativa, como /v/ ou /f/.
A consciência fonêmica, no encontro consonantal, demandará aos estudantes que se apoiem na escrita para que possam perceber cada som isoladamente.
157
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI CONHECER UMA LENDA.
- LEIA O TÍTULO DO TEXTO E OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES.
- O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI ACONTECER? Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA EXPRESSIVA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO. PRESTE ATENÇÃO À ENTONAÇÃO, ÀS PAUSAS E AO DESTAQUE QUE SERÁ DADO A ALGUMAS PALAVRAS E EXPRESSÕES.
A VITÓRIA-RÉGIA
ERA UMA NOITE DE LUAR. AS ESTRELAS BRILHAVAM NO CÉU COMO DIAMANTES. A LUA ILUMINAVA A TERRA COM SEUS RAIOS PRATEADOS. UM VELHO (CACIQUE), FUMANDO SEU CACHIMBO, CONTAVA ÀS CRIANÇAS AS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS DE SUA TRIBO. ELE ERA TAMBÉM FEITICEIRO E CONHECIA TODOS OS MISTÉRIOS DA NATUREZA. UM DOS (CURUMINS) QUE O OUVIAM PERGUNTOU AO VELHO DE ONDE VINHAM AS ESTRELAS QUE LUZIAM NO CÉU. E O (CACIQUE) RESPONDEU:
- EU AS CONHEÇO TODAS. CADA ESTRELA É UMA (ÍNDIA) QUE SE CASOU COM A LUA. NÃO SABIAM? A LUA É UM GUERREIRO BELO E FORTE. NAS NOITES DE LUAR, ELE DESCE À TERRA PARA SE CASAR COM UMA (ÍNDIA). AQUELA ESTRELA QUE ESTÃO VENDO É NACAÍRA, A (ÍNDIA) MAIS FORMOSA DA TRIBO DOS MAUÉS. A OUTRA É JANÃ, A FLOR MAIS GRACIOSA DA TRIBO DOS ARUAQUES. A RESPEITO DISSO, VOU CONTAR A VOCÊS UMA HISTÓRIA QUE ACONTECEU HÁ MUITOS ANOS, EM NOSSA TRIBO. PRESTEM ATENÇÃO:
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP26, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Em relação ao "Antes de ler", nesta atividade, os estudantes acompanharão a leitura de uma lenda. Eles poderão apreciar e conhecer esse gênero textual. Convide-os a ler o título do texto, olhar com atenção a ilustração e inferir sobre a narrativa.
Em "Durante a leitura", leia o texto com expressividade em voz alta. Faça algumas pausas, perguntando aos estudantes o que acham que vai acontecer - isso possibilitará maior compreensão e autonomia.
158
HAVIA, ENTRE NÓS, UMA (ÍNDIA) JOVEM E BONITA, CHAMADA NAIÁ. SABENDO QUE A LUA ERA UM GUERREIRO BELO E PODEROSO, NAIÁ POR ELE SE APAIXONOU. POR ISSO, RECUSOU AS PROPOSTAS DE CASAMENTO QUE LHE FIZERAM OS JOVENS MAIS FORTES E BRAVOS DE NOSSA TRIBO.
TODAS AS NOITES, NAIÁ IA PARA A FLORESTA E FICAVA ADMIRANDO A LUA COM SEUS RAIOS PRATEADOS. ÀS VEZES, ELA SAÍA CORRENDO ATRAVÉS DA MATA, PARA VER SE CONSEGUIA ALCANÇAR A LUA COM SEUS BRAÇOS. MAS ESTA CONTINUAVA SEMPRE AFASTADA E INDIFERENTE, APESAR DOS ESFORÇOS DA (ÍNDIA) PARA ATINGI-LA.
UMA NOITE, NAIÁ CHEGOU À BEIRA DE UM LAGO. VIU NELE, REFLETIDA, A IMAGEM DA LUA. FICOU RADIANTE! PENSOU QUE ERA O GUERREIRO BRANCO QUE AMAVA. E, PARA NÃO PERDÊ-LO, LANÇOU-SE NAS ÁGUAS PROFUNDAS DO LAGO. COITADA! MORREU AFOGADA.
ENTÃO, A LUA, QUE NÃO QUISERA FAZER DE NAIÁ UMA ESTRELA DO CÉU, RESOLVEU TORNÁ-LA UMA ESTRELA DAS ÁGUAS. TRANSFORMOU O CORPO DA ÍNDIA NUMA FLOR IMENSA E BELA. TODAS AS NOITES, ESSA FLOR ABRE SUAS PÉTALAS ENORMES, PARA QUE A LUA ILUMINE SUA COROLA ROSADA. SABEM QUAL É ESSA FLOR? É A VITÓRIA-RÉGIA!
THEOBALDO MIRANDA SANTOS. LENDAS E MITOS DO BRASIL. SÃO PAULO: COMPANHIA EDITORA NACIONAL, 2005.
MANUAL DO PROFESSOR
Ouvir a leitura de textos literários diversos contribui para o desenvolvimento da capacidade de apreciação. Desse modo, o estudante pode realizar antecipações a respeito do conteúdo do texto, utilizando seu repertório pessoal, e, além disso, se familiarizar com a linguagem escrita e o reconhecimento das características dos textos organizados nessa modalidade de linguagem.
159
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 AS PERSONAGENS INDÍGENAS DESSA HISTÓRIA SÃO:
CACIQUE
ÍNDIA
CURUMINS
A) CIRCULE ESSAS PALAVRAS NO TEXTO.
B) AGORA, LIGUE AS PALAVRAS AO QUE ELAS REPRESENTAM.
- CACIQUE
- ÍNDIA
- CURUMINS
- CRIANÇAS 3
- CHEFE 1
- MULHER 2
2 COMO ERA O CACIQUE?
x VELHO.
x CONHECIA TODOS OS MISTÉRIOS.
JOVEM.
NÃO SABIA NADA.
- PARA QUEM ELE ESTAVA CONTANDO A HISTÓRIA?
CONTAVA ÀS CRIANÇAS INDÍGENAS, OS CURUMINS.
3 POR QUE ELE CONTOU A HISTÓRIA DA VITÓRIA-RÉGIA? COMPLETE A FRASE COPIANDO DO TEXTO.
UM DOS CURUMINS QUE O OUVIAM PERGUNTOU AO VELHO DE ONDE VINHAM AS ESTRELAS
QUE LUZIAM NO CÉU
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes terão a oportunidade de identificar um dos elementos de uma narrativa: as personagens. Depois que eles fizerem a correspondência, você pode ler o trecho do texto substituindo as palavras originais pelas correspondentes apontadas na atividade. Isso possibilitará maior entendimento.
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Esta atividade oferece uma ótima oportunidade para falarmos de um tema importante: o respeito aos mais velhos. Solicite que levantem as características de uma pessoa jovem e de uma pessoa velha. Aproveite para falar sobre respeito aos idosos.
Outra questão importante a destacar é a transmissão oral das narrativas geralmente feita pelos membros mais velhos dos grupos aos mais jovens. Informe aos estudantes que essa modalidade de transmissão de conhecimento e cultura é muito valorizada por alguns povos. Se achar pertinente, cite os griots,que são homens e mulheres de alguns povos africanos muito valorizados nas comunidades por sua função de transmitir as tradições oralmente.
Atividade 3
Compreensão de textos
É importante que os estudantes percebam que a história foi contada porque um curumim fez a seguinte pergunta ao cacique: De onde vêm a estrelas que brilham no céu?
160
4 PARA O CACIQUE, O QUE ERAM AS ESTRELAS E A LUA?
= ÍNDIAS
= GUERREIRO BELO
5 QUEM É NAIÁ? PINTE O COM A RESPOSTA.
UMA ÍNDIA JOVEM E BONITA. X
A ÍNDIA MAIS FORMOSA DA TRIBO DOS MAUÉS.
- POR QUE ELA SE LANÇOU NA ÁGUA DO LAGO? PINTE, NO TEXTO, O TRECHO COM A RESPOSTA. Resposta "FICOU RADIANTE! PENSOU QUE ERA O GUERREIRO BRANCO QUE AMAVA. E, PARA NÃO PERDÊ-LO, LANÇOU-SE NAS ÁGUAS PROFUNDAS DO LAGO.".
6 EM QUE NAIÁ SE TRANSFORMOU NO FINAL DA HISTÓRIA? DESENHE.
Desenho do estudante.
Espera-se que o desenho dos estudantes remeta à planta vitória-régia. Porém, sempre pergunte a eles sobre o desenho, em vez de analisá-lo.
7 CONVERSE COM OS COLEGAS: É POSSÍVEL QUE A ORIGEM DA FLOR SEJA COMO CONTA A LENDA? POR QUÊ?
7. Espera-se que os estudantes digam que não e que justifiquem explicando que o texto fala de coisas que não seriam possíveis de acontecer.
8 QUAL É O TÍTULO DO LIVRO DE ONDE ESSA LENDA FOI RETIRADA?
Lendas e mitos do Brasil.
- QUEM ESCREVEU ESSE LIVRO?
Theobaldo Miranda Santos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Compreensão de textos
Comente com os estudantes que, segundo o cacique, "a índia mais formosa da tribo dos Maués" era Nacaíra. Se achar oportuno, releia o segundo parágrafo do texto, em que o cacique apresenta as características de cada índia que se casou com a Lua.
Atividade 6
Compreensão de textos
Antes de iniciarem o desenho, pergunte aos estudantes o que vão desenhar. Certifique-se de que entenderam o que aconteceu com a índia. Depois que os desenhos estiverem prontos, peça que mostrem aos colegas.
Atividade 7
Compreensão de textos
Espera-se que os estudantes respondam que não e justifiquem explicando que o texto fala de coisas que não seriam possíveis de acontecer.
Atividade 8
Compreensão de textos
Estimule os estudantes a localizar o nome do autor e do livro, dessa forma eles estarão mais familiarizados com a importância dessas informações nas leituras que farão.
Atividade complementar
Proponha à turma uma pesquisa sobre a planta vitória-régia. Em uma roda de conversa, os estudantes poderão socializar o que encontraram. Depois, se achar oportuno, organize com eles um mural sobre a vitória-régia, com imagens e textos escritos, para expor na sala de aula ou outro espaço adequado da escola.
161
9 O AUTOR DO LIVRO USOU A PERSONAGEM CACIQUE PARA CONTAR A LENDA E, ASSIM, MOSTRA COMO ESSAS HISTÓRIAS SÃO TRANSMITIDAS ENTRE PESSOAS DE UMA MESMA CULTURA.
-
QUEM VOCÊ ACHA QUE CRIOU A LENDA?
- THEOBALDO MIRANDA SANTOS, QUE ESCREVEU O LIVRO.
- X NÃO É POSSÍVEL SABER, PORQUE AS LENDAS NÃO TÊM UM AUTOR DEFINIDO.
- O CACIQUE, PORQUE É ELE QUEM CONTA A HISTÓRIA.
10 MARQUE CADA AFIRMATIVA CONFORME O INDICADO ABAIXO.
- 1 TEXTO INFORMATIVO
- 2 LENDA
- 2 FALA DA ORIGEM DA VITÓRIA-RÉGIA.
- 1 FALA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA VITÓRIA-RÉGIA.
- 1 TRAZ INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A PLANTA.
- 2 CONTA UMA HISTÓRIA SOBRE A PLANTA.
- 1 APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE A PLANTA.
- 2 TRAZ O QUE UM POVO INDÍGENA CRÊ SOBRE A PLANTA.
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI PEDIR A UMA PESSOA DE SUA CASA PARA LER O TEXTO COM VOCÊ EM VOZ ALTA. PROCURE RESPEITAR A PONTUAÇÃO E SER EXPRESSIVO, ASSIM COMO O PROFESSOR FEZ EM AULA.
DEPOIS, PERGUNTE A ESSA PESSOA SE ELA GOSTOU DO TEXTO E SE JÁ CONHECIA A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Por essa característica, não é possível saber quem é o autor da lenda. Ajude os estudantes a perceber essa característica, questionando: Como o Cacique soube dessa história? Quem ensinou? E quem contou para a pessoa que ensinou ao Cacique?
Atividade 10
Nesta atividade, os estudantes conseguem levantar características dos gêneros texto informativo e lenda, percebendo suas funções e as diferenças entre eles.
Para ler em casa
Ao propor a realização de leitura e conversa sobre o texto entre os estudantes e seus familiares, a atividade favorece a Literacia Familiar e contribui para fortalecer o vínculo família-escola. Posteriormente, promova uma roda de conversa na sala de aula para que os estudantes possam comentar essa experiência.
162
ESTUDO DA LÍNGUA
OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO L
QUE CURIOSO!
VOCÊ SABIA QUE O ALGODÃO
É UMA PLANTA? ESSE MATERIAL
BRANCO E FOFINHO É PARTE
DO FRUTO DO ALGODOEIRO!
ALÉM DOS USOS PARA
HIGIENE E SAÚDE, O ALGODÃO
BEM ESTICADO TAMBÉM SE
TORNA UM FIO, UTILIZADO PARA
FAZER ROUPAS.
1 EM QUE SITUAÇÕES DO DIA A DIA UTILIZAMOS O ALGODÃO?
Resposta pessoal.
2 PRONUNCIE A PALAVRA ALGODÃO BATENDO PALMAS A CADA VEZ QUE ABRE A BOCA.
- QUANTAS PALMAS VOCÊ BATEU? COMPLETE A FRASE ESCREVENDO QUAL É O NÚMERO DE SÍLABAS DESSA PALAVRA.
A PALAVRA ALGODÃO TEM 3 SÍLABAS.
3 SEPARE AS SÍLABAS DA PALAVRA ALGODÃO.
AL
GO
DÃO
A) PRONUNCIE APENAS A PRIMEIRA SÍLABA DA PALAVRA ALGODÃO. AL
B) O SOM QUE VOCÊ FALOU É DE DUAS VOGAIS OU DE UMA VOGAL E UMA CONSOANTE? Espera-se que os estudantes percebam que se trata de dois sons vocálicos.
QUANDO APARECE NO FINAL DE UMA SÍLABA, A LETRA L REPRESENTA O SOM DE U.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Outros sons representados pelo L
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP03, EF01LP05, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF12LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Nesta seção, vamos abordar o l pós-vocálico, que soa como semivogal [w]. Estimule a curiosidade dos estudantes realizando a leitura do quadro "Que curioso!". Ao finalizar a leitura, investigue se eles já sabiam que o algodão é uma planta.
Atividade 1
Alguns usos do algodão: para fabricar tecidos, no dentista, no médico, para limpar machucados, para limpar os bebês na troca de fralda, dentro das fraldas descartáveis, na ponta do cotonete, para passar ou tirar maquiagem, para fazer alguma pintura ou colagem em trabalhos da escola, dentro de bichos de pelúcia etc. Há também usos para a semente, como a fabricação de óleo, por exemplo.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
Nesta atividade, os estudantes farão a segmentação oral da palavra algodão em sílabas.
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Solicite aos estudantes que leiam cada sílaba. Assim, eles poderão relacionar elementos sonoros com sua representação escrita.
A influência da língua árabe na língua portuguesa é grande. Isso explica a vasta quantidade de palavras começadas por al-, que, em árabe, é o artigo equivalente a o ou a. Alguns exemplos são: almanaque, almôndega, alfândega, almofada, aldeia, alface, algema, alfaiate, além de algodão, tema do texto no quadro "Que Curioso!".
Caso julgue pertinente, há uma reportagem interessante sobre as relações entre o árabe e o português na revista "Mundo Estranho", disponível em: https://oeds.link/iFzkCE. Acesso em: 14 jul. 2021.
163
4 LIGUE AS IMAGENS ÀS PALAVRAS CORRESPONDENTES.
5 COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS U, L OU O.
GIRASSO L
JOG O
CAI U
- NAS PALAVRAS ACIMA, AS LETRAS U, L E O QUE VOCÊ ESCREVEU REPRESENTAM SONS:
X IGUAIS.
DIFERENTES.
O SOM DO U PODE SER REPRESENTADO PELAS LETRAS U, L E O. PARA ESCREVER CORRETAMENTE AS PALAVRAS, PRECISAMOS SABER QUAL DESSAS LETRAS USAR. PARECE UM DESAFIO, NÃO É MESMO? MAS FIQUE TRANQUILO, POIS VAMOS APRENDENDO COM A PRÁTICA.
MANUAL DO PROFESSOR
Segundo Treiman (2021, p. 252)
"Aprender a escrever palavras é um processo demorado. Até mesmo para utilizadores adultos da língua [...], há certas palavras que, não lhes colocando problemas ao nível da leitura, são palavras que não saberiam escrever. A investigação sobre ortografa [...] clarifica o processo de aprendizagem, mostrando como as crianças utilizam o conhecimento de que dispõem (incluindo os nomes das letras, a forma ortográfica do seu próprio nome e as semelhanças entre sons) para aprender coisas novas."
TREIMAN, Rebecca. Aprender a escrever palavras. In:ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização Baseada na Ciência:manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 244-255. (Fragmento).
Atividade 4
Compreensão de textos
Esta atividade pode ser realizada coletivamente. Para isso, ofereça um tempo para que os estudantes tentem ler a primeira palavra e depois faça a leitura em voz alta, pedindo a eles que acompanhem passando o dedo sobre as letras. Depois, peça que liguem a palavra lida à imagem que a representa.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
No primeiro ano, não é esperado que os estudantes dominem as questões mais complexas de ortografia, mas é importante que observem as escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas e percebendo semelhanças e diferenças. Algumas possibilidades para a discussão: os estudantes poderão compartilhar por que acham que se deve usar u, l, ou o em cada palavra. De uma maneira inicial e exploratória, podem ser abordados fatos linguísticos como:
1. Se eu sei que Sol é com l, eu sei que girassol também é com l (é possível perceber o processo de formação de palavras auxiliando a ortografia).
2. Sei que jogo não poderia terminar com l, pois a sequência gl não faz esse som, e não há sílabas escritas sem as letras que comumente representam vogais. Fiquei na dúvida entre o ou u, mas lembrei que também já ouvi/falei jogo com a pronúncia que termina com o [jogo].
3. Já percebi que nessas palavras que expressam passado, como caiu, se usa o u no final, assim como em andou, comeu, falou, viu.
Os estudantes têm a possibilidade de levantar hipóteses sobre a língua escrita. Faça perguntas e deixe que justifiquem seus argumentos.
164
JOGO TRILHA DO ALFABETO
■ MATERIAL
✔ DADO E MARCADORES DA PÁGINA 263.
✔ TABULEIRO DA PÁGINA 269.
■ REGRAS DO JOGO
1. OS MARCADORES DEVEM SER COLOCADOS NA CASA DA PARTIDA.
2. CADA PARTICIPANTE LANÇA O DADO PARA VER QUANTAS CASAS PODE AVANÇAR.
3. O JOGADOR DEVE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DA CASA EM QUE PAROU E DIZER UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA DELA.
4. FAÇAM UMA LISTA, EM UM PAPEL À PARTE, COM TODAS AS PALAVRAS QUE OS JOGADORES DISSEREM.
5. VENCE O JOGO QUEM PRIMEIRO CHEGAR À LETRA Z.
LEIA AS AVENTURAS QUE O AGUARDAM NO PERCURSO!
A MUITO BEM! VOCÊ PLANTOU SEMENTES DE AMORA! AVANCE 2 CASAS.
B A ESTRADA ESTÁ CHEIA DE TRONCOS DE ÁRVORES CORTADAS. FIQUE1 RODADA SEM JOGAR.
C VOCÊ SEMPRE USA AS FOLHAS DE PAPEL SEM DESPERDÍCIO. AVANCE 3 CASAS.
D VOCÊ REGOU AS PLANTAS DE CASA. AVANCE 1 CASA.
E LAVOU O ESPINAFRE SEM DESPERDIÇAR ÁGUA? AVANCE 1 CASA.
F NÃO REAPROVEITOU A ÁGUA QUE USOU? VOLTE 2 CASAS.
G VOCÊ USOU A RAMA DA CENOURA EM UMA TORTA. AVANCE 3 CASAS.
H VOCÊ JOGOU LIXO NO CHÃO? VOLTE 3 CASAS.
I VOCÊ CHEGOU À NASCENTE DO RIO. BEBA UM POUCO DE ÁGUA FRESCA E DESCANSE 1 RODADA.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Trilha do alfabeto
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
O jogo é uma atividade lúdica que promove interação e reforça o aprendizado. Organize a turma em grupos. Leia as regras do jogo e certifique-se de que os estudantes não tenham dúvidas. Auxilie os grupos se tiverem dificuldades para ler as aventuras do percurso. Ao final, converse com os estudantes sobre o que acharam do jogo. Aproveite para refletirem sobre atitudes de preservação do meio ambiente, identificando quais situações são comuns no dia a dia e quais podem ser incorporadas à rotina.
165
J QUE LEGAL! VOCÊ SEPARA O MATERIAL RECICLÁVEL EM CASA! AVANCE 2 CASAS.
K VOCÊ PLANTOU MANJERICÃO PARA FAZER MOLHO! AVANCE 1 CASA.
L O QUÊ? VOCÊ JOGOU GARRAFAS DE PLÁSTICO NAS MARGENS DOS RIOS? FIQUE 2 RODADAS SEM JOGAR E VÁ RECOLHER TUDO!
M VOCÊ LIMPOU A TERRA E A ENRIQUECEU COM CASCAS DE OVOS! AVANCE 3 CASAS.
N VOCÊ FEZ UM BOLO COM AS CASCAS DAS MAÇÃS. HUM! AVANCE 1 CASA.
O VOCÊ AJUDOU A PLANTAR SALSINHA. AVANCE 2 CASAS.
P VOCÊ TOMOU BANHO E LAVOU OS CABELOS NA CACHOEIRA COM SABONETE. AS ÁGUAS FICARAM SUJAS... VOLTE 2 CASAS.
Q VOCÊ E SEUS AMIGOS FORAM FAZER UM PIQUENIQUE ÀS MARGENS DO RIO E NÃO RECOLHERAM AS EMBALAGENS QUE USARAM... VOLTE 4 CASAS.
R SUA FAMÍLIA VIAJOU E ESQUECEU A TORNEIRA DA PIA ABERTA. VOLTE 2 CASAS.
S VOCÊ USOU TALOS DE VERDURAS E PREPAROU UM REFOGADO DELICIOSO! AVANCE 5 CASAS.
T NO DIA DA ÁRVORE, VOCÊ E SEUS AMIGOS DERAM UM GRANDE ABRAÇO NAS ÁRVORES DA RUA ONDE MORAM. AVANCE 3 CASAS.
U VOCÊ RECOLHEU A ÁGUA DA CHUVA E A GUARDOU PARA USÁ-LA. AVANCE 2 CASAS.
V VOCÊ PLANTOU NOVAS SEMENTES DE FLORES! MUITO BEM! AVANCE 3 CASAS.
W NA ESCOLA, VOCÊ PARTICIPOU DE UMA CAMPANHA PARA PRESERVAR A NATUREZA! AVANCE 2 CASAS.
X VOCÊ ASSOU E COMEU SEMENTES DE ABÓBORAS EM VEZ DE DESCARTÁ-LAS! PARABÉNS! AVANCE 1 CASA.
Y NASCERAM DOIS PRIMOS SEUS E VOCÊ DEU SUAS ANTIGAS ROUPAS A ELES! AVANCE 2 CASAS.
Z VOCÊ CAMINHOU EM VEZ DE PEGAR UM ÔNIBUS! AVANCE 2 CASAS.
6. AO TÉRMINO DO JOGO, MOSTREM A LISTA DE PALAVRAS QUE ESCREVERAM AOS OUTROS GRUPOS E COMPAREM COM AS LISTAS DELES.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Ao final do jogo, proponha aos estudantes que reescrevam as palavras de sua lista, colocando-as em ordem alfabética. Esta atividade pode ser feita em duplas.
166
PRODUÇÃO ORAL
SPOT DE RÁDIO
VOCÊS VÃO CRIAR E GRAVAR SPOTS DE RÁDIO SOBRE A PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES. OS SPOTS FARÃO PARTE DE UMA CAMPANHA SOBRE ESSE TEMA QUE SERÁ DIVULGADA PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
O SPOT DE RÁDIO É UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO GRAVADO EM ÁUDIO PARA SER DIVULGADO EM RÁDIO.
PLANEJAMENTO
1 OUÇAM OS SPOTS DE RÁDIO QUE O PROFESSOR VAI MOSTRAR A VOCÊS.
-
AO OUVIR OS SPOTS, FIQUEM ATENTOS AO SEGUINTE:
- O SPOT DE RÁDIO É CURTO OU LONGO?
- QUANTAS VOZES FALAM NA GRAVAÇÃO: APENAS UMA OU VÁRIAS
- HÁ UMA TRILHA SONORA NO SPOT DE RÁDIO?
- QUE PRODUTO OU IDEIA ESTÁ SENDO ANUNCIADO?
- HÁ UMA FRASE QUE RESUME O PRODUTO OU IDEIA QUE ESTÁ SENDO ANUNCIADO (SLOGAN)? QUAL É?
2 EM GRUPOS, PRODUZAM UM SPOT DE RÁDIO.
- O OBJETIVO É INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES DO BAIRRO EM QUE VOCÊS MORAM OU ESTUDAM.
- SE DESEJAREM, VOCÊS PODEM APROVEITAR A MESMA IDEIA DO CARTAZ DE PROPAGANDA QUE FIZERAM NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ESCRITA".
- PLANEJEM O QUE VÃO DIZER. LEMBREM-SE DE QUE O SPOT DE RÁDIO É UM TEXTO CURTO. A DURAÇÃO DEVE SER DE, NO MÁXIMO, 1 MINUTO.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Spotde rádio
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP12, EF12LP13, EF15LP01, EF15LP08, EF15LP09, EF15LP13.
Atividades 1 e 2
Explique aos estudantes o que é um spot derádio. Nos links a seguir, há informações e exemplos de spots que podem ser apresentados para auxiliar na compreensão desse gênero.
- Texto sobre o que é spot derádio. Disponível em: https://oeds.link/fqxWcH. Acesso em: 14 jul. 2021.
- Exemplos de spot derádio. Disponível em: https://oeds.link/DF4Dqs. Acesso em: 14 jul. 2021.
Ao ouvir os spots,procure identificar, com a turma, os itens que aparecem na atividade 2. Você também pode ligar o rádio na sala de aula para ouvirem um spot.
Depois que os estudantes entenderem o que é um spot, éhora de produzi-lo. Lembre à turma alguns aspectos importantes a observar:
- linguagem objetiva;
- clareza para falar;
- pensar no público-alvo;
- mensagem curta.
167
- ELABOREM UM SLOGAN PARA SER USADO NO SPOT DE RÁDIO DE VOCÊS. PODE SER UMA FRASE QUE ESTEJA EM DESTAQUE NO CARTAZ DE PROPAGANDA OU OUTRA QUE VOCÊS CRIAREM. A FRASE DEVE SER CURTA.
- DECIDAM QUAIS INTEGRANTES DO GRUPO VÃO PARTICIPAR DA GRAVAÇÃO.
- DECIDAM SE VOCÊS VÃO UTILIZAR ALGUM TIPO DE TRILHA SONORA.
3 ENSAIEM BASTANTE.
- OS ENSAIOS DEVEM SER ANTES DO DIA QUE VOCÊS COMBINARAM COM O PROFESSOR PARA A GRAVAÇÃO DO SPOT DE RÁDIO.
- VERIFIQUEM A DURAÇÃO. SE O SPOT ESTIVER ULTRAPASSANDO 1 MINUTO, ESCOLHAM UM TRECHO PARA SER CORTADO.
GRAVAÇÃO
4 GRAVEM O SPOT DE RÁDIO.
- NO DIA COMBINADO, UTILIZEM UM GRAVADOR OU UM APLICATIVO DE GRAVAÇÃO DE VOZ.
- LEVEM TODOS OS MATERIAIS DE QUE VÃO PRECISAR.
- FALEM DE FORMA CLARA E COM RITMO E VOLUME ADEQUADOS.
5 DIVULGUEM O SPOT DE RÁDIO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR.
AVALIAÇÃO
6 OUÇA O SPOT DE RÁDIO QUE VOCÊS GRAVARAM E RESPONDA ÀS QUESTÕES DO QUADRO. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DO SPOT DE RÁDIO | SIM | NÃO |
---|---|---|
O SLOGAN QUE VOCÊS CRIARAM REPRESENTA A IDEIA DE PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES? | ||
VOCÊS FALARAM DE FORMA CLARA E COM RITMO E VOLUME ADEQUADOS NO MOMENTO DA GRAVAÇÃO? |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Agora que o spot jáestá pronto, é hora de ensaiar. Reserve um tempo na aula para que os estudantes façam o ensaio. Neste momento, é importante marcar o tempo e verificar se não excede a 1 minuto; caso isso ocorra, será necessário cortar uma parte. Auxilie os estudantes nessa etapa.
GravaçãoAtividade 4
Reserve antecipadamente os materiais necessários para realizar esta etapa da atividade. Combine um dia com os estudantes e, se possível, realize a gravação em um lugar silencioso.
AvaliaçãoAtividade 6
Depois de realizarem o trabalho, explique aos estudantes que, ao preencher a tabela de avaliação, eles vão pensar sobre as facilidades e as dificuldades que encontraram. Leia cada item e solicite que marquem um X na resposta que acharem mais adequada. Numa conversa coletiva, formule perguntas que incentivem os estudantes a encontrarem formas de minimizar as dificuldades e valorizar as habilidades e estratégias que facilitaram algumas etapas. A tabela de avaliação pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
168
ESTUDO DA LÍNGUA
ENCONTROS CONSONANTAIS COM L
QUE CURIOSO!
A MAIOR FLOR DO PLANETA É A FLOR-MONSTRO DA INDONÉSIA. ELA PODE CHEGAR A 11 QUILOS DE PESO E 1 METRO DE COMPRIMENTO, OU SEJA, É PRECISO SER ATLETA PARA COLHÊ-LA! MAS O MAIOR PROBLEMA NEM É O SEU TAMANHO, E SIM O CHEIRO RUIM QUE ELA EXALA. CONCLUSÃO: A MAIOR FLOR DO GLOBO É TAMBÉM A MAIS FEDORENTA!
1 POR QUE VOCÊ ACHA QUE A FLOR-MONSTRO RECEBEU ESSE NOME? Resposta pessoal.
2 ORGANIZE AS SÍLABAS E DESCUBRA NOMES DE FLORES QUE, AO CONTRÁRIO DA FLOR-MONSTRO, TÊM CHEIRO AGRADÁVEL.
flor-de-mel
pluméria
flor-de-maio
- LEIA COM O PROFESSOR OS NOMES FORMADOS PRESTANDO ATENÇÃO AO SOM REPRESENTADO PELA LETRA L.
NA PALAVRA FLOR, PRESENTE NO QUADRO "QUE CURIOSO!", PERCEBEMOS DUAS CONSOANTES JUNTAS EM UMA MESMA SÍLABA. ISSO É UM ENCONTRO CONSONANTAL. EM NOSSA LÍNGUA, A FORMAÇÃO DESSES ENCONTROS COM A LETRA L É MUITO COMUM.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Encontros consonantais com L
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP06, EF01LP08, EF01LP16, EF12LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Que curioso!
Leia com os estudantes o texto do quadro "Que curioso!" e solicite a eles que observem a imagem da flor-monstro. Questione se alguém já tinha ouvido falar dela. Para que eles tenham uma noção mais aproximada do tamanho dessa flor, compare com objetos que se aproximam da altura e do peso citados. Você pode mostrar em um mapa onde fica a Indonésia e disponibilizar outras imagens da flor que também é conhecida como Rafflesia arnoldii, ou raflésia-comum.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Produção de escrita
Auxilie os estudantes na leitura das sílabas e na realização da tarefa. Explique o que é um código: quando um elemento substitui outro. Explique que, na atividade proposta, a escrita está codificada, e cada figura geométrica representa uma sílaba. Depois de formar as palavras, leia cada uma delas.
Se considerar oportuno, explique aos estudantes que algumas palavras em língua portuguesa são escritas com hífen (-), como flor-de-mel e flor-de-maio, e que esse assunto será aprofundado com eles ao longo da vida escolar.
Relembre com os estudantes o que é um encontro consonantal, que eles já estudaram nesta unidade do livro, em relação ao r. Explique que farão o mesmo para os encontros consonantais com l.
Nos encontros consonantais com r, já estudados, é possível estender a pronúncia do tepe. Assim, mesmo que a consoante inicial seja uma oclusiva, é possível prolongar o segundo som, o que facilita o isolamento dos fonemas.
No caso dos encontros consonantais em que a segunda consoante é um l, é bastante difícil isolar os fonemas, pois o /l/ é uma consoante lateral, que se produz de uma só vez e não conseguimos prolongar seu som.
Os estudantes conseguirão perceber, graças ao apoio da linguagem escrita, que há três fonemas em sílabas como blo, gli, cla, flu. Ou seja, o conhecimento alfabético apoiará o desenvolvimento da consciência fonêmica.
169
3 LIGUE CADA SÍMBOLO À SÍLABA CORRETA.
A) PRONUNCIE CADA UMA DAS PALAVRAS ACIMA COMO SE FOSSE UM ROBÔ.
B) DE FRENTE PARA SEU COLEGA, PRONUNCIEM BEM DEVAGAR O SOM REPRESENTADO POR CADA LETRA DOS QUADRINHOS.
- FIQUE ATENTO AO MOVIMENTO DA BOCA DE SEU COLEGA, ENQUANTO ELE PRONUNCIA CADA SOM. VEJA O EXEMPLO:
4 COMPLETE AS PALAVRAS COM UM DOS ENCONTROS CONSONANTAIS ABAIXO:
PL FL BL CL
BL USA
FL AUTA
PL ANTAÇÃO
BI BL IOTECA
BICI CL ETA
MANUAL DO PROFESSOR
Podes ser que, no português falado em sua região do Brasil, a pronúncia dos encontros consonantais com l seja feita substituindo-o por r, como "brusa" em vez de blusa ou "bicicreta" em vez de bicicleta. Se esse for o caso, fique atento para atuar com mais consciência. A esse respeito, Possenti (op. cit.,2005, p. 39) afirma que:
[...] o que importa é conhecer as características efetivas da língua ou do dialeto de sua clientela. [...] Trata-se de saber de onde a escola vai partir. Isso significa que nem se devem esconder os fatos, por vergonha ou preconceito, nem se devem inventar falsos problemas - o que é muito frequente.
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
No item a, temos a oportunidade de segmentar as palavras em sílabas, relacionando os elementos sonoros com a escrita.
Já no item b, a habilidade requerida se torna mais complexa, pois trata-se de isolar os três fonemas de cada sílaba formada por encontro consonantal + vogal. A proposição de atividade em dupla permite que cada estudante observe o som e o movimento da boca de seu colega, para então observar seu próprio aparelho fonador produzindo aquele som.
A apresentação das imagens de uma boca falando pla tem como objetivo facilitar a percepção das duplas. Em pla, o primeiro fonema é uma consoante oclusiva bilabial, por isso os lábios estão juntos. O segundo é uma consoante lateral alveolar, por isso a língua está interrompendo o fluxo do ar pelo canal oral central, para que o ar saia pelas laterais da boca. O terceiro fonema é uma vogal, por isso a boca está aberta e sem obstruções ou estreitamentos do fluxo do ar.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Primeiro, certifique-se de que os estudantes saibam que som é representado por cada encontro de duas letras: pl, fl, bl e cl. Certifique-se também de que saibam os nomes de todas as figuras, e peça que falem o nome de cada uma delas. Na sequência, explique que na escrita das palavras faltam algumas letras e que eles devem completá-las com as opções de encontro consonantal para que a escrita fique compreensível.
170
5 ÀS VEZES OS ENCONTROS CONSONANTAIS ENROSCAM NOSSA LÍNGUA!
A (FLORICULTURA) (FLORAL) DA (FLORINDA)
VENDE (FLORES) FORMOSAS E LINDAS.
(PLANTAS) (PLANTADAS) SÃO
(PLANTAÇÕES) DE (PLANTAS).
A) O PROFESSOR FARÁ A LEITURA DOS TRAVA-LÍNGUAS. ACOMPANHE.
B) PASSE O DEDO EMBAIXO DAS PALAVRAS, SEGUINDO A LEITURA.
C) CIRCULE TODAS AS PALAVRAS COM ENCONTRO CONSONANTAL COM A LETRA L.
D) PINTE TODAS AS SÍLABAS COM ENCONTRO CONSONANTAL COM A LETRA L. FLO, PAN.
E) AGORA, TREINE A LEITURA DE CADA TRAVA-LÍNGUA. VOCÊ CONSEGUE REPETI-LOS SEM SE CONFUNDIR? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Você pode aproveitar os dois trava-línguas apresentados na atividade 5 para explorar com os estudantes as famílias de palavras com o mesmo radical. Peça a eles que indiquem as palavras que, no primeiro trava-língua, são da família da palavra flor. Você pode organizar na lousa conforme eles forem citando: floricultura, floral, Florinda e flores. Conversem sobre o que cada palavra elencada quer dizer e qual é a relação com a palavra base flor.
Talvez surjam dúvidas quanto à palavra formosas. Será que ela é da família de flor? Ambas têm as letras f, o e r, e ambos os sentidos se associam a coisas bonitas e agradáveis. Faça essa investigação com os estudantes, incentivando-os a estabelecer e testar hipóteses.
Flor e formosas não são da mesma família de palavras, mas têm semelhanças na forma e no conteúdo que, provavelmente, foram vistas pelo autor do trava-língua.
Vocês podem também levantar outras palavras que sejam da família de flor, como floresta, flora, Flora (o nome próprio), florzinha, florir e florescer.
Caso julgue pertinente, faça o mesmo processo para o segundo trava-língua, explorando a família de palavras derivadas de planta.
Ativildade 5
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Leia os trava-línguas para os estudantes e conversem sobre os sentidos das palavras. Explore as rimas e aliterações, mostrando como um trava-língua se estrutura.
Nos itens c e d, verifique se entenderam as instruções fônicas desta seção, isto é, se conseguem identificar, nas palavras escritas, onde estão os encontros consonantais com l e se compreendem como eles soam.
Por fim, leiam em conjunto algumas vezes cada um dos trava-línguas, em ritmo lento. Vá acelerando aos poucos, conforme os estudantes estejam conseguindo ler. Peça a alguns estudantes que tentem ler, mais de uma vez, em voz alta para a turma. Os trava-línguas são, acima de tudo, uma brincadeira! Divirtam-se com as pronúncias atrapalhadas e comecem novamente, brincando de ler cada vez mais rapidamente.
171
CONHECER MAIS PALAVRAS
1 COMPLETE AS PALAVRAS A SEGUIR COM AS LETRAS R OU L.
2 COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS PALAVRAS DOS QUADRINHOS.
BRINCADEIRAS
AFRICANAS
ESCRITOS
FOLCLORE
CRENÇAS
O FOLCLORE É O CONJUNTO DE SABERES, COSTUMES E CRENÇAS DE UM POVO. ESSE CONJUNTO É PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO POR MEIO DE ENSINAMENTOS, DA ESCUTA DE TEXTOS CANTADOS, FALADOS OU ESCRITOS E DA PARTICIPAÇÃO EM FESTEJOS, JOGOS E BRINCADEIRAS. O FOLCLORE BRASILEIRO É FRUTO DA UNIÃO DE ELEMENTOS DAS CULTURAS INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que, junto a você e aos colegas, identifiquem alguns elementos do folclore brasileiro ligando os pontos a seguir. A atividade pode ser registrada na lousa para ser realizada coletivamente.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes conhecerão palavras novas. Pergunte se utilizaram alguma estratégia para descobrir a letra que dará sentido a cada palavra. Leia cada uma das palavras formadas.
Se achar oportuno, aproveite para explorar com a turma elementos da cultura popular brasileira. Você pode conduzir a conversa da seguinte maneira:
Tem gente que acredita que algumas coisas trazem azar, como, por exemplo, passar embaixo de escada. Vocês já ouviram isso? Sabem o que costumam dizer sobre o trevo de quatro folhas? E sobre a alfazema? (sorte e proteção, respectivamente).
Quem conhece a lenda do boto? E a do Negrinho do Pastoreio? (Cabe ampliar os saberes da turma apresentando sinopses ou mesmo combinando a leitura destas histórias.) Que outras personagens de lendas vocês conhecem?
Em que festa costumamos dançar quadrilha? Que outros costumes fazem parte da festa junina? (Barracas de brincadeiras, comidas típicas, trajes, cantigas como "Capelinha de melão" e "Cai, cai, balão") Vocês já viram alguém dançar o frevo? (Se houver possibilidade, apresente um vídeo para que conheçam o ritmo e os movimentos.) Que outras danças tipicamente brasileiras vocês conhecem? (samba de roda, ciranda, forró etc.)
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Primeiro, leia as palavras do quadro com os estudantes em uníssono. Em seguida, leia o texto e solicite que o completem com as palavras do quadro. Depois, peça que leiam todo o texto e pergunte se faz sentido com as palavras que escolheram.
172
PROJETO EM EQUIPE PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES
O QUE FAZER
PARA INFORMAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR AS ÁRVORES PARA O AMBIENTE E PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS, VOCÊS VÃO CRIAR UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA COM OS CARTAZES DE PROPAGANDA E OS SPOTS DE RÁDIO QUE JÁ PRODUZIRAM. VOCÊS FARÃO O LANÇAMENTO DA CAMPANHA E CONVIDARÃO A COMUNIDADE ESCOLAR A PARTICIPAR.
COMO FAZER
1 COLEM OS CARTAZES.
O PROFESSOR OS AJUDARÁ A EXPOR E A DIVULGAR OS CARTAZES DE PROPAGANDA QUE PRODUZIRAM NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ESCRITA".
COM FITA ADESIVA, COLEM OS CARTAZES NOS LOCAIS INDICADOS POR ELE.
COMBINEM COM O PROFESSOR O DIA E O HORÁRIO DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA.
2 PREPAREM-SE PARA A DATA.
VOCÊS VÃO CONTAR AOS CONVIDADOS O QUE APRENDERAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVARAS ÁRVORES ENQUANTO PRODUZIAM OS CARTAZES DE PROPAGANDA E OS SPOTS DE RÁDIO.
CADA GRUPO DEVE MOSTRAR O CARTAZ QUE PRODUZIU E CONTAR UM POUCO SOBRE ELE.
O PROFESSOR VAI APRESENTAR O ÁUDIO DOS SPOTS DE RÁDIO QUE CADA GRUPO PRODUZIU NA SEÇÃO "PRODUÇÃO ORAL".
TREINEM A INTERAÇÃO COM OS CONVIDADOS. ENTRE OS COLEGAS, FAÇAM DE CONTA QUE ESTÃO NO DIA DA APRESENTAÇÃO. PERGUNTEM AOS CONVIDADOS SE ELES TÊM ALGUMA SUGESTÃO QUE VOCÊS POSSAM NÃO TER APRESENTADO SOBRE COMO PRESERVAR AS ÁRVORES.
AGRADEÇAM A PRESENÇA DE TODOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: Preservação das árvores
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP06, EF12LP13, EF15LP01.
Nesta seção, os estudantes organizarão os textos produzidos anteriormente para compor uma campanha pela preservação das árvores e do meio ambiente.
Em uma roda de conversa, pergunte se eles sabem a importância das árvores para nossa vida. Você pode anotar o que eles falarem. É importante desenvolver a conscientização para a importância da preservação da natureza e os benefícios que podemos obter com essa preservação.
Como fazerAtividade 1
Lembre-se de colar os cartazes em uma altura adequada, que facilite a leitura pelos estudantes.
Atividade 2
Reserve uma data com os estudantes. Explique que nesse dia eles vão contar aos convidados o que aprenderam. Cada grupo terá um tempo para falar. Ensaie com os estudantes o que apresentarão, assim eles ficarão mais confiantes para falar.
173
3 DIVULGUEM A CAMPANHA.
CADA GRUPO FICARÁ RESPONSÁVEL POR GRAVAR UM ÁUDIO OU VÍDEO COM O AVISO SOBRE A CAMPANHA. O PROFESSOR SERÁ RESPONSÁVEL PELA DIVULGAÇÃO.
PREPAREM O AVISO DE VOCÊS. SIGAM AS DICAS A SEGUIR!
VOCÊS TAMBÉM PODEM PASSAR DE SALA EM SALA AVISANDO SOBRE O EVENTO.
AVALIAR O TRABALHO
PREENCHA O QUADRO E CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ GOSTOU DE PARTICIPAR DESSE TRABALHO? | ||
VOCÊ E OS COLEGAS CONSEGUIRAM ORGANIZAR O TRABALHO E DIVIDIR AS TAREFAS? | ||
VOCÊ SENTIU ALGUMA DIFICULDADE? |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Para avisar os convidados, os estudantes produzirão um aviso oral. Para preparar esse aviso, podem seguir as dicas do quadro.
Depois da data de apresentação para os convidados, retome com os estudantes as etapas de preparo e execução da atividade.
Organização e exposição dos cartazes, produção e distribuição dos convites em áudio, preparação e apresentação dos spots derádio, ensaios e a conversa com os convidados. Retome algumas ocorrências significativas e proponha que cada estudante avalie sua própria participação. Ao final, proponha uma avaliação coletiva.
Avaliar o trabalhoA tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
174
AVALIAÇÃO EM PROCESSO
1 LEIA PARA O PROFESSOR AS QUADRINHAS POPULARES A SEGUIR.
NÃO HÁ TINTA NESTA RUA
NEM PAPEL NESTA CIDADE
NEM CANETA QUE CONSIGA
DESCREVER MINHA SAUDADE
- MINHA (LARANJEIRA) VERDE, POR QUE ESTÁS TÃO DESFOLHADA?
- FOI O VENTO DESTA NOITE, SERENO DA MADRUGADA.
PLANTEI UM (ABACATEIRO)
PARA COMER ABACATE
MAS NÃO SEI O QUE PLANTAR
PARA COMER CHOCOLATE.
DA TRADIÇÃO POPULAR.
- RECITE O ALFABETO PARA O PROFESSOR.
2 NAS QUADRINHAS, CIRCULE OS NOMES DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS.
3 RELEIA ESTE VERSO DA PRIMEIRA QUADRINHA.
"NÃO HÁ TINTA NESTA RUA"
- A LETRA H REPRESENTA ALGUM SOM NA PALAVRA HÁ?
SIM
X NÃO
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF01LP05, EF01LP07, EF01LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Nesta avaliação em processo serão revisadas as relações entre fonemas e grafemas estudadas nas unidades 5 e 6 deste volume. Foram propostas quadrinhas populares para aferir a fluência em leitura oral dos estudantes e contextualizar as atividades sobre as relações entre grafemas e fonemas estudadas.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
A proposta desta atividade é aferir a fluência em leitura oral da turma. Como proposto nas demais seções "Avaliação em processo", chame os estudantes, individualmente, para realizar a leitura das quadrinhas para você, que deverá cronometrar e registrar o tempo de cada um. Ao final da leitura, peça a cada estudante que recite o alfabeto.
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
As palavras que compõem as quadrinhas contemplam apenas as relações entre grafemas e fonemas estudadas até este ponto. Por essa razão, é esperado que os estudantes leiam de forma autônoma o trecho e percebam que a letra h, na palavra há, não representa nenhum som. Se achar oportuno, explique-lhes que, no verso, ela pode ser substituída por existe.
Atividade 8 (p. 175)
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Nesta atividade, todas as palavras que estão ao lado das imagens do livro e da bicicleta apresentam relações entre grafemas e fonemas já estudadas pela turma. Oriente os estudantes a, inicialmente, dizer em voz baixa o nome do objeto representado na primeira imagem. Em seguida, proponha-lhes que tentem ler cada uma das palavras do quadro, verificando qual delas nomeia a imagem. É possível que, ao falar a palavra livro, eles identifiquem seu fonema inicial e a letra que o representa e, depois, marquem a palavra que começa com essa letra sem ler as demais. Instrua-os, contudo, a ler todas as palavras para se certificar de que circularam a correta. Proceda da mesma forma para a identificação da palavra que representa a bicicleta.
175
4 PINTE NA PRIMEIRA QUADRINHA UMA PALAVRA COM A LETRA L.
- CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA L REPRESENTA O MESMO SOM QUE NA PALAVRA QUE VOCÊ PINTOU.
ALFACE x
LARANJA
SOL x
5 O ENCONTRO CONSONANTAL DE DESCREVER APARECE NO NOME DE QUAL OBJETO? CIRCULE-O.
6 O ENCONTRO CONSONANTAL DE MADRUGADA APARECE NO NOME DE QUAL ELEMENTO? CIRCULE-O.
7 CIRCULE NAS QUADRINHAS:
- DE VERMELHO O GRUPO DE LETRAS CH. chocolate.
- DE AZUL O GRUPO DE LETRAS NH. minha (na primeira e na segunda quadrinhas).
- DE VERDE O GRUPO DE LETRAS PL. plantei, plantar.
8 CIRCULE A PALAVRA QUE NOMEIA CADA IMAGEM.
- PEDRA
- GRAVATA
- FRUTAS
- PRATO
- TRATOS
- LIVRO x
- NUBLADO
- FLAUTA
- BICICLETA x
- GLOBO
- PLACA
- ATLETA
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 6
Plantas
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- ampliar conhecimentos sobre o tema "plantas", recordar o alfabeto, compreender a divisão silábica das palavras, estudar encontros consonantais e a relação entre grafema e fonema das letras r e l;
- conhecer e compreender os gêneros textuais lenda e texto informativo;
- ler e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades de consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita e a revisão da ortografia;
- acompanhar e conhecer as etapas do processo de escrita de textos (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração);
- elaborar produção escrita (cartaz de propaganda) e produção oral (spotde rádio), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP014 e da página MP017 deste Manual do Professor.