176
UNIDADE 7 O SER HUMANO NO MUNDO
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 7
O ser humano no mundo
Objetivos da unidade
- Explorar as diferentes formas de comunicação do ser humano com o mundo por meio dos sentidos.
- Conhecer e compreender o gênero experimento.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa às letras r e rr entre vogais.
- Escrever e trocar bilhetes.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa às letras ss e s entre vogais.
- Utilizar o alfabeto manual de forma lúdica.
- Conhecer poema visual.
- Estudar sons representados pela letra x.
- Ler, compreender e interpretar fábula.
- Produzir reconto oral.
- Estudar a relação entre grafema e fonema relativa ao arquifonema s e ao z pós-vocálico.
- Desenvolver o vocabulário.
Nesta unidade, a proposta é investigar com os estudantes como o ser humano percebe e transforma o mundo em que vive. Nesse contexto serão trabalhados os gêneros experimento, bilhete, fábula e poema visual. Os estudantes terão a oportunidade de apreciar e se expressar sobre uma pintura e um poema visual, ampliando seu repertório artístico e literário. A partir dessas e de outras propostas, poderão refletir sobre como o ser humano se comunica com o mundo, propondo mudanças e expressando-se em relação a ele, por meio dos sentidos.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
177
- QUE ELEMENTOS VOCÊ OBSERVA NA IMAGEM?
- O QUE VOCÊ ACHA QUE A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA ESTÁ FAZENDO?
- NA SUA OPINIÃO, AS CRIANÇAS PODEM FAZER ALGO PARA TORNAR O MUNDO UM LUGAR MELHOR? SE VOCÊ ACHA QUE SIM, O QUE ELAS PODEM FAZER?
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Leia para a turma as perguntas que acompanham a imagem. Estimule os estudantes a refletir sobre elas e compartilhar suas impressões.
Espera-se que identifiquem na imagem os cata-ventos amarelos e a criança brincando na água em um tipo de parque. Convide-os a opinar sobre como as crianças podem tornar o mundo um lugar melhor e mais colaborativo. Ajude-os nessa tarefa, explicando-lhes que isso pode ser feito nas ações cotidianas, dentro e fora da escola. Comente também que eles fazem parte de uma geração que se forma no presente e, de acordo com a educação e as orientações que receberem, poderão mudar a história da humanidade.
Além das perguntas propostas no livro, você pode apresentar outras, como:
- Como vocês acham que a criança está se sentindo?
- Vocês também gostam de brincar na água? Por quê?
Pela postura corporal da criança, mais descontraída, é provável que a turma indique que ela está se sentindo feliz, alegre. Estimule os estudantes a dizer aos colegas se gostam de brincar na água, onde e como costumam realizar esse tipo de brincadeira, entre outros aspectos. Atente para respostas que revelem outras preferências, como brincadeiras no campo, ou mesmo em ambientes com predomínio de equipamentos urbanos, como forma de valorizar a diversidade de interesses da turma.
Atividade preparatória
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de propor as perguntas da abertura da unidade, convide os estudantes para falar sobre os elementos representados na imagem (a água, a criança, o gramado, os cata-ventos etc.) e as cores que predominam (marrom, verde e amarelo). Essa atividade contribuirá para desenvolver o vocabulário receptivo e expressivo.
Atividade complementar
Ao final da abordagem proposta, sugira à turma a criação de um cartaz com atitudes que podem tornar o mundo um lugar melhor. Enquanto os estudantes citam exemplos você faz registros num cartaz. Ao final, o trabalho pode ser ilustrado e exposto na sala de aula.
178
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM EXPERIMENTO.
- VOCÊ É UMA PESSOA CURIOSA? Respostas pessoais.
- QUANDO QUER SABER ALGUMA COISA, O QUE VOCÊ FAZ?
- VOCÊ JÁ FEZ OU GOSTARIA DE FAZER UM EXPERIMENTO?
DURANTE A LEITURA
- LEIA EM VOZ ALTA AS ETAPAS DO EXPERIMENTO A SEGUIR COM O PROFESSOR. DEPOIS, LEIA SILENCIOSAMENTE, SUBLINHANDO AS PALAVRAS CUJO SIGNIFICADO NÃO SOUBER. EM SEGUIDA, PERGUNTE O SIGNIFICADO DELAS AO PROFESSOR.
COMO É QUE A GENTE SABE QUE O AR EXISTE?
1. ARRANJE UMA PANELA CHEIA D'ÁGUA E UMA GARRAFA DE PLÁSTICO VAZIA.
2. COLOQUE A GARRAFA DE PLÁSTICO RETA DENTRO D'ÁGUA, ASSIM:
3. VOCÊ VAI VER QUE A ÁGUA NÃO ENTRA NA GARRAFA DE PLÁSTICO. AGORA INCLINE A GARRAFA, ASSIM:
4. AS BOLHAS COMEÇAM A SAIR E A ÁGUA A ENTRAR. [...]
RUTH ROCHA. ALMANAQUE . 2. ED. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 98. (ADAPTADO).
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", converse com a turma sobre a importância da curiosidade, que estimula as pessoas a buscar soluções e as motiva a conhecer outras formas de pensar. Incentive os estudantes a falar o que fazem quando querem saber alguma coisa, questionando-os: Vocês perguntam a um colega, a um adulto? Onde vocês buscam informações? Comente com eles que uma das possíveis maneiras de adquirir conhecimento ou de achar solução para alguma dificuldade é observar, levantar hipóteses e testá-las, para ver se correspondem à verdade. Isso é denominado método científico.
Antes de propor as perguntas que antecedem o texto, pergunte-lhes se sabem o que é um experimento, que pode ser definido como a atividade que possibilita novas experiências e/ou resultados em uma situação investigativa.
Leia as perguntas para os estudantes e estimule-os a compartilhar suas vivências e opiniões. Em seguida, leia o título do experimento e proponha-lhes que tentem responder à pergunta com base em seus conhecimentos prévios. Em seguida, prossiga com a leitura do texto.
Em "Durante a leitura", peça-lhes que o acompanhem em voz alta, passando o dedo embaixo das palavras do texto enquanto as lê. Ao final, oriente-os a ler silenciosamente o texto sublinhando palavras que considerem difíceis na grafia ou pronúncia.
Converse com os estudantes sobre estratégias como ler a palavra repetidas vezes e/ou dar exemplos de palavras que possuem a mesma ocorrência ortográfica e escrevê-las.
Desse modo, em vez de apresentar aos estudantes o significado das palavras, você os estimulará a inferir o sentido delas e construir juntos explicações para esses termos. Vocês podem elaborar uma explicação para cada termo, que será registrada por você na lousa e, em seguida, copiada por eles nos cadernos.
Atividade complementar
Se julgar oportuno, realize o experimento apresentado, com os estudantes organizados em duplas. Providencie os materiais necessários e prepare um espaço na sala de aula ou em outro local adequado para a realização da atividade. Ao final, reúna as duplas para que conversem sobre o que aconteceu no experimento e como foi possível provar a existência do ar.
179
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER ESSE EXPERIMENTO?
UMA GARRAFA PET VAZIA E UMA PANELA COM ÁGUA.
2 UM EXPERIMENTO É UM MEIO DE PROVARMOS ALGO.
- FAÇA UM X NO QUE O EXPERIMENTO PRETENDE PROVAR.
NÃO PODEMOS VIVER SEM O AR.
X O AR EXISTE.
3 RELEIA O FINAL DO EXPERIMENTO:
"AS BOLHAS COMEÇAM A SAIR
E A ÁGUA A ENTRAR."
- O QUE ISSO PROVA? ESCOLHA AS PALAVRAS CERTAS PARA COMPLETAR A RESPOSTA.
CHEIA
VAZIA
ISSO PROVA QUE, EMBORA A GARRAFA PAREÇA VAZIA, ELA ESTÁ CHEIA DE AR.
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI LER O EXPERIMENTO COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA. EM SEGUIDA, CONVIDE-O A REALIZÁ-LO COM VOCÊ. JUNTOS, FORMEM UMA FRASE PARA EXPLICAR O QUE ENTENDERAM SOBRE O EXPERIMENTO E A EXISTÊNCIA DO AR. EM AULA, COMPARTILHE A FRASE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC desta subseção
EF15LP03, EF12LP17.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes deverão localizar informações apresentadas no texto, trabalhando a compreensão.
Se achar interessante, pergunte-lhes por que o texto informa os materiais necessários e se essa informação é importante. Espera-se que eles concluam que isso é essencial para que o leitor possa reproduzir o experimento, se desejar.
Atividade 2
Compreensão de textos
Caso algum estudante marque a primeira opção, convide-o a explicar por que a escolheu. Releia o título do texto e ajude-o a perceber que o experimento foi uma forma de responder à pergunta proposta nele: "Como é que a gente sabe que o ar existe?".
Atividade 3
Compreensão de textos
Após a realização desta atividade, se achar oportuno, convide alguns estudantes a ler a frase preenchida para os colegas.
Para ler em casa
Ao propor a leitura e realização do experimento em casa, a atividade promove a Literacia Familiar. Combine com a turma uma data para que os estudantes compartilhem com a turma a frase elaborada em casa. Na ocasião, estimule-os a comentar sobre a realização do experimento em casa, propondo-lhes perguntas como: Com quem vocês realizaram o experimento? O que acharam dessa experiência? Tiveram alguma dificuldade? Qual?
Atividade complementar
Além de elaborar uma frase sobre o experimento realizado em casa, você pode sugerir aos estudantes que façam um ou mais desenhos sobre ele, com a ajuda do adulto com quem o realizaram. Comente com eles que registrar, por meio de desenhos e de palavras, o que foi observado durante o experimento é uma boa maneira de entender o que aconteceu e por qual motivo.
180
ESTUDO DA LÍNGUA
R - RR
QUE CURIOSO!
A PINTURA É UMA DAS MANEIRAS DE O SER HUMANO FAZER ARTE. COM TINTA E PINCEL, OS PINTORES COMUNICAM IDEIAS, SENTIMENTOS E RETRATAM A VIDA. EM UM DE SEUS QUADROS, HEITOR DOS PRAZERES ILUSTROU UM DOS LUGARES MAIS IMPORTANTES PARA ELE: O MORRO DA MANGUEIRA, QUE FICA NO RIO DE JANEIRO.
1 CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
- NO TEXTO DO QUADRO "QUE CURIOSO!", UM TIPO DE ARTE É APRESENTADO. QUE ARTE É ESSA? A pintura.
- VOCÊ CONHECE OUTRO TIPO DE ARTE? Resposta pessoal.
- O QUE VOCÊ ACHOU DA PINTURA DE HEITOR DOS PRAZERES? COMPARTILHE COM OS COLEGAS AS SUAS IMPRESSÕES. Resposta pessoal.
- QUE LUGAR DO RIO DE JANEIRO HEITOR DOS PRAZERES PINTOU? O Morro da Mangueira.
- SE VOCÊ FOSSE PINTOR, QUE IMAGEM PINTARIA AGORA? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ R - RR
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP13, EF12LP01, EF12LP03, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Que curioso!
Faça a leitura em voz alta do texto do quadro "Que curioso!" e, em seguida, ofereça um tempo para que os estudantes apreciem a pintura. Convide-os a descrever o que foi retratado na pintura, quais cores o artista usou e as sensações que ela transmite (alegria, tristeza etc.). Pergunte-lhes por que acham que Heitor dos Prazeres pintou o Morro da Mangueira e o que acham que o artista sente por esse lugar, considerando o modo como ele o retratou.
Para conhecer mais sobre Heitor dos Prazeres, você pode acessar o texto apresentado no Museu Afro Brasil. Disponível em: https://oeds.link/Lu4Wz6. Acesso em: 15 jul. 2021.
Atividade 1
Compreensão de textos
Estimule os estudantes a participar da conversa, compartilhando suas considerações. No item b, eles podem citar os livros, de modo geral; o cinema; o teatro; a dança, entre outras formas de expressão.
No item c, proponha-lhes que comparem o Morro da Mangueira, retratado por Heitor dos Prazeres, com o lugar em que moram, apresentando perguntas como: Quais são as semelhanças entre esses lugares? E as diferenças? Se oportuno, explore com eles o processo de ocupação dos morros na cidade do Rio de Janeiro.
Atividade 2 ( p. 181)
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Ao propor aos estudantes que identifiquem as letras r e rr no título da pintura, esta atividade aborda o conhecimento alfabético e um novo contexto de uso para a letra r. No item c, peça-lhes que prolonguem o som representado por essas letras nas palavras. Espera-se que percebam dois sons distintos do r, um "mais forte", como em morro, e outro "mais fraco", como em mangueira.
181
2 LEIA O NOME DA PINTURA CITADA NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
MO(RR)O DA MANGUEI(R)
- PINTE AS LETRAS R E RR NESSAS PALAVRAS.
-
AS LETRAS R E RR ESTÃO NO MEIO DE DUAS:
- X VOGAIS.
- CONSOANTES.
- FALE EM VOZ ALTA O SOM QUE AS LETRAS R E RR REPRESENTAM NESSAS PALAVRAS. É O MESMO SOM? Não.
3 LEIA ESTAS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
(R)IO
PINTU(R)A
- CIRCULE A LETRA R QUE ESTÁ NO INÍCIO DE UMA DAS PALAVRAS.
- SUBLINHE A LETRA R QUE ESTÁ NO MEIO DE DUAS VOGAIS.
- A LETRA R REPRESENTA O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS? Não.
- COPIE DO TEXTO TRÊS PALAVRAS COM R ENTRE VOGAIS. Possibilidades: MANEIRAS, PINTORES, PRAZERES, LUGARES, PARA, MANGUEIRA, JANEIRO.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COPIOU.
QUANDO A LETRA R ESTÁ ENTRE DUAS VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM MAIS FRACO, COMO EM PINTURA. NO INÍCIO DE PALAVRA, FICA COM SOM FORTE, COMO EM RIO. QUANDO DUAS LETRAS R SE ENCONTRAM, O SOM TAMBÉM É FORTE, COMO EM MORRO.
4 LEIA EM VOZ ALTA ESTAS PALAVRAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
RIO
MORRO
- A LETRA R REPRESENTA O MESMO SOM NESSAS PALAVRAS? Sim.
- COMO REPRESENTAR O SOM FORTE DA LETRA R, QUANDO ELA APARECE ENTRE DUAS VOGAIS? Escrevendo o r duas vezes.
MANUAL DO PROFESSOR
Ressalte aos estudantes que o rr só aparece entre vogais porque, quando há apenas um r entre elas, ele tem o som "fraco". Esse som de consoante é um tepe, tipo de vibrante simples, em que a língua bate rápida e repetidamente no alvéolo (região atrás dos dentes no céu da boca). Em algumas regiões do Brasil, os falantes usam o tepe também para a pronúncia do r pós-vocálico (por exemplo, na palavra mar).
O rr é um dígrafo, isto é, são duas letras que representam apenas um fonema, por meio de uma consoante fricativa glotal. Essa pronúncia é razoavelmente homogênea em todo o país para o r em início de palavra (como em rato) e também para o rr entre vogais (como em garra). Em algumas regiões brasileiras, os falantes usam essa fricativa também para a pronúncia do r pós-vocálico (por exemplo, na palavra mar).
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Oriente os estudantes a ler as palavras rio e pintura em voz alta com você. Faça a leitura articulando bem as sílabas e enfatizando o som representado pela letra r em cada uma delas.
Comente com a turma que o r, quando é letra inicial, tem som "forte", como em rio; mas, quando está entre vogais, tem som "fraco", como em pintura.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
A proposta desta atividade é que os estudantes tentem ler as palavras de forma autônoma, com base nos conhecimentos construídos até este ponto.
Após a leitura, e antes de responderem às perguntas, você pode pedir-lhes que indiquem em qual das palavras há uma letra r e em qual há duas letras r. Essa observação facilitará a resposta deles ao item b.
Atividade 5 (p. 182)
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Leia as palavras propostas na atividade com entonação e ritmo adequados, nem muito rápido, nem muito lento. Enfatize o som representado pela letra r em cada palavra.
Ao propor que os estudantes localizem as vogais que aparecem antes e depois da letra r, a atividade trabalha o conhecimento alfabético. Além disso, ao sugerir que eles circulem o objeto que tem em seu nome o mesmo fonema estudado nas palavras propostas, a atividade explora a consciência fonêmica.
Se oportuno, ao final da atividade, leia em voz alta o nome dos objetos, prolongando o som da letra r em cada um deles. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que, na palavra garrafa, a letra r foi escrita duas vezes para representar o mesmo som que em relógio.
182
5 LEIA ESTAS PALAVRAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
LUG(A)R(E)S
JANE(I)R(O)
- PINTE DE VERMELHO AS VOGAIS QUE ESTÃO ANTES E DEPOIS DA LETRA R NESSAS PALAVRAS.
- CIRCULE O OBJETO QUE TEM EM SEU NOME O MESMO SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NAS PALAVRAS ACIMA.
RELÓGIO
x
COROA
GARRAFA
6 COMPLETE AS PALAVRAS A SEGUIR COM R OU RR.
BA RR ACA
TESOU R A
TO RR E
A AANHA
ZE R O
CA RR O
7 PODEMOS MUDAR O SENTIDO DE ALGUMAS PALAVRAS QUANDO DOBRAMOS A LETRA R NELAS. VEJA:
CARINHO
CARRINHO
A) LEIA EM VOZ ALTA ESSAS PALAVRAS.
B) CONVERSE COM A TURMA SOBRE O SIGNIFICADO DELAS.
C) COPIE ESSAS PALAVRAS NOS LUGARES CERTOS.
CARRINHO
CARINHO
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade trabalhará a consciência fonêmica e o conhecimento alfabético ao propor que a turma identifique as letras faltantes necessárias para representar os fonemas das palavras.
Ao final da atividade, convide alguns estudantes para copiar na lousa as palavras completadas. Depois, proponha-lhes que leiam juntos em voz alta as palavras escritas na lousa, verificando se foram registradas corretamente.
Atividade complementar
Consciência fonológica e fonêmica
Explore com a turma o trava-língua a seguir, contribuindo para que os estudantes desenvolvam a consciência fonêmica ao brincar com os sons representados pela letra r.
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã,
Nem a rã arranha a aranha.
Domínio público.
Copie o trava-língua na lousa e convide a turma para recitá-lo com você. Auxilie os estudantes a perceber as semelhanças entre as palavras aranha e arranha. Você pode escrevê-las em outra parte da lousa, uma embaixo da outra, destacando que sua única diferença é ter r ou rr.
Você também pode aproveitar o trava-língua para relembrar os sons nasais, que são representados pelo a com til (na palavra rã) e pela sequência anh (nas palavras aranha e arranha). Apesar de o nh estar na sílaba seguinte, ele influencia a nasalidade da vogal.
Incentive os estudantes a ler vagarosamente, todos juntos e com seu auxílio, para que compreendam as palavras e consigam pronunciar a sequência. Para manter o caráter lúdico do trava-língua, peça-lhes que acelerem a leitura, criando uma confusão divertida.
Atividade 7
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Esta atividade amplia o trabalho de desenvolvimento da consciência fonêmica ao propor que os estudantes manipulem fonemas, criando novas palavras, assim como em aranha e arranha. Além disso, ao sugerir que conversem sobre o significado dos termos carinho e carrinho e os empreguem em frases, promove o desenvolvimento de vocabulário receptivo e expressivo.
Se oportuno, copie na lousa essas duas palavras, uma embaixo da outra, e mostre-lhes que a única diferença entre elas é ter r ou rr. Outros exemplos de pares em que ocorre o mesmo são careta/carreta e coro/corro.
183
PRODUÇÃO ESCRITA
BILHETE
OS BILHETES SÃO UMA FORMA RÁPIDA DE SE COMUNICAR E PODEM SER ÚTEIS PARA EXPRESSAR SENTIMENTOS. PREPARE-SE PARA ESCREVER ALGUNS BILHETES PARA SEUS COLEGAS E PARA O PROFESSOR.
PLANEJAMENTO
1 LEIA O BILHETE QUE JÚLIA ESCREVEU PARA GUILHERME.
GUI,
OBRIGADA POR ME AJUDAR COM A LIÇÃO DE MATEMÁTICA ONTEM.
VOCÊ É UM AMIGO MUITO LEGAL.
SEMPRE QUE PRECISAR, PODE CONTAR COMIGO TAMBÉM.
UM BEIJO!
JÚLIA
- QUE TAL ESCREVER UM BILHETE PARA DIZER A UM COLEGA O QUANTO ELE É ESPECIAL PARA VOCÊ?
ESCRITA
2 DESCUBRA PARA QUEM VOCÊ VAI ESCREVER.
3 PENSE NO QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER A ESSE COLEGA.
- PODE SER UM AGRADECIMENTO POR ALGO.
- PODE SER UMA DECLARAÇÃO DE AMIZADE OU DE ADMIRAÇÃO.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Bilhete
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP17, EF01LP20, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Nesta seção, os estudantes escreverão bilhetes. Será uma oportunidade de se apropriar de um uso social da escrita e de expressar seus sentimentos em relação aos colegas.
PlanejamentoAtividade 1
Oriente os estudantes a ler silenciosamente o bilhete apresentado. Depois, faça a leitura do bilhete em voz alta e converse com a turma sobre ele, propondo perguntas como: Por que Júlia escreveu esse bilhete para Guilherme? (Para expressar sua gratidão pela ajuda que recebeu do amigo.); Como Júlia chama Guilherme no bilhete? ("Gui"); Por que vocês acham que ela usa essa palavra para se dirigir a Guilherme? (Ela o chamou pelo apelido, uma forma carinhosa de tratamento, já que Guilherme é seu amigo.).
Ainda em relação ao planejamento do texto, etapa fundamental no processo de escrita, conduza os estudantes a perceber o objetivo do texto que escreverão, a quem ele se destina, a linguagem adequada a ele, onde e em que suporte ele circulará. É importante que eles considerem esses aspectos durante a escrita e a revisão dos textos.
EscritaAtividades 2 e 3
Produção de escrita
Sugerimos que você indique para quem cada estudante vai escrever, de modo que todos recebam um bilhete. Se preferir, realize um sorteio. Certifique-se de que os estudantes identificaram o colega para o qual vão escrever antes de iniciar a escrita dos bilhetes. Se julgar oportuno, promova uma conversa para inspirá-los a partir de perguntas como: Você costuma se relacionar com o colega para quem vai escrever? Se sim, lembra-se de um momento marcante que viveram juntos? Pode ser algo engraçado ou emocionante, por exemplo; Se você não costuma se relacionar com esse colega, o que acha que poderiam fazer juntos? Brincar de algo no recreio? Estudar?; Você admira algo nesse colega? O quê?; Você se sente agradecido por algo que esse colega fez? O quê?
184
4 ESCREVA UM BILHETE BEM GENTIL.
5 FAÇA UM RASCUNHO NO CADERNO.
- ESCREVA UMA SAUDAÇÃO (OI, OLÁ ETC.) SEGUIDA DO NOME DA PESSOA PARA QUEM VOCÊ VAI ENVIAR O BILHETE.
- NA OUTRA LINHA, ESCREVA O QUE VOCÊ PENSOU EM DIZER.
- ESCREVA UMA DESPEDIDA.
- NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR SEU NOME NO FINAL, SENÃO A PESSOA NÃO VAI TER COMO SABER QUEM FOI QUE ESCREVEU PARA ELA.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
6 RELEIA O BILHETE QUE VOCÊ ESCREVEU. Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ ESCREVEU CORRETAMENTE O NOME DO SEU COLEGA? | ||
SEU BILHETE DEMONSTRA GENTILEZA? | ||
SUA MENSAGEM ESTÁ CLARA? | ||
VOCÊ ESCREVEU UMA DESPEDIDA E ASSINOU SEU BILHETE? |
7 MOSTRE O BILHETE AO PROFESSOR.
- PASSE SEU BILHETE A LIMPO, FAZENDO AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS.
SOCIALIZAÇÃO
TROCA DE BILHETES DA TURMA
8 NO DIA COMBINADO COM O PROFESSOR, ENTREGUE O BILHETE AO COLEGA PARA QUEM VOCÊ ESCREVEU.
9 AO RECEBER UM BILHETE, ESCREVA TAMBÉM UMA RESPOSTA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Reforce aos estudantes que os bilhetes devem ser educados e amáveis, e que essa é uma oportunidade de fazer novas amizades ou demonstrar a admiração, a amizade ou a gratidão que sentem pelos colegas.
Durante a atividade, certifique-se de que as mensagens escritas nos bilhetes não sejam, de forma alguma, ofensivas.
Avaliação e reescritaAtividade 6
Oriente os estudantes a reler o bilhete silenciosamente. Em seguida, peça-lhes que leiam as perguntas apresentadas no quadro, voltando ao bilhete sempre que necessário para respondê-las. Caso a resposta a alguma pergunta seja negativa, oriente-os a fazer as alterações necessárias nos textos.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 7
Leia os bilhetes e aponte possíveis correções e sugestões de alteração. Em seguida, oriente a turma a escrever a versão final do texto.
SocializaçãoAtividades 8 e 9
Promova a troca de bilhetes. Se achar conveniente, deixe os estudantes livres para ler em voz alta os bilhetes que receberam, se assim desejarem. Deixe claro, no entanto, que os bilhetes tendem a ser pessoais e podem ser confidenciais.
Siga as mesmas orientações para a escrita e revisão dos bilhetes quando os estudantes forem elaborar a resposta ao bilhete recebido.
Explique-lhes que, nos dias atuais, os bilhetes escritos à mão vêm sendo substituídos por mensagens no meio virtual, mas ainda são comuns, dependendo do contexto.
185
ESTUDO DA LÍNGUA
s - ss
QUE CURIOSO!
CAMPANHAS DE DOAÇÃO SÃO ATITUDES QUE PODEM TORNAR O MUNDO UM LUGAR MELHOR. UM AGASALHO ARRECADADO NO INVERNO PODE ESQUENTAR UMA PESSOA QUE PRECISA. UM TRAVESSEIRO DOADO EM UMA CAMPANHA LEVARÁ CONFORTO PARA O SONO DE ALGUÉM.
1 CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- QUE TIPO DE CAMPANHA É CITADA NO TEXTO? Campanha de doação.
- QUAL É O OBJETIVO DE CAMPANHAS ASSIM? Arrecadar roupas, cobertores, travesseiros e outras peças para doar a pessoas carentes.
- VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA CAMPANHA DE DOAÇÃO? SE SIM, CONTE COMO FOI. Resposta pessoal.
- O QUE MAIS PODEMOS FAZER PARA TRANSFORMAR O MUNDO EM UM LUGAR MELHOR? Resposta pessoal.
2 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS PALAVRAS ABAIXO.
A) OBSERVE A POSIÇÃO DAS LETRAS S E SS NESSAS PALAVRAS. ELAS ESTÃO ENTRE DUAS:
X VOGAIS.
CONSOANTES.
B) O SOM REPRESENTADO PELAS LETRAS S E SS NESSAS PALAVRAS É O MESMO? Não.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Após a realização da atividade 1, pergunte aos estudantes se sabem o significado da palavra solidariedade. Almog Griner (2021), gestora do Instituto Casa Escola, propõe sete formas de ensinar solidariedade às crianças, lembrando que:
Antes de tudo, é importante entender (e ensinar) que ser solidário não se refere apenas a bens materiais, mas sim, trata-se de uma prática social. Ela pode estar presente em pequenas atitudes, desde que tenha a intenção de colaborar com o bem do outro.
GRINER, Almog. Sete formas de ensinar sobre solidariedade para crianças. Blog do Instituto Educacional Casa Escola,postagem de 2 mar. 2021. Disponível em: https://oeds.link/l4wS8y. Acesso em: 15 jul. 2021. (Fragmento.)
Caso considere pertinente, desenvolva com os estudantes as sete formas propostas por Griner.
Estudo da língua
■ S - SS
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP05, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP13, EF12LP01, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
A proposta desta seção é estudar os fonemas representados pela letra s entre vogais.
Que curioso!
Compreensão de textos
Realize a leitura do texto do quadro "Que curioso!". Em seguida, estimule os estudantes a comentar suas percepções sobre a campanha de agasalhos. Pergunte se já pensaram sobre a importância do conforto no momento do descanso e se já haviam pensado em doar travesseiros.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Proponha aos estudantes que, primeiro, tentem ler silenciosamente as palavras. Em seguida, explique-lhes que você vai ler as palavras em voz alta com a turma, e que devem acompanhá-lo passando o dedo embaixo das letras que formam as palavras. Articule bem os lábios ao ler e enfatize os sons representados pela letra s.
Esta atividade explora a consciência fonêmica ao solicitar que os estudantes identifiquem os sons representados pela letra s nas palavras, percebendo se são iguais ou diferentes.
186
3 PINTE AS IMAGENS CUJO NOME TEM O MESMO SOM REPRESENTADO PELA LETRA S NA PALAVRA SONO.
x
x
4 CIRCULE A IMAGEM CUJO NOME TEM UMA LETRA QUE REPRESENTA O MESMO SOM QUE O S REPRESENTA NA PALAVRA AGASALHO.
- QUAL LETRA REPRESENTA O MESMO SOM QUE O S EM AGASALHO?
Ç
Z x
B
5 COMPLETE AS FRASES COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- ENTRE VOGAIS, A LETRA S REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA Z , COMO EM AGASALHO.
- ENTRE VOGAIS, O S REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM SAPATO, SE FOR ESCRITO DUAS VEZES.
6 LEIA AS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
SONO
PESSOA
AGASALHO
PRECISA
- COMPLETE A TABELA COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
S COMO EM SAPATO | S COMO EM CASA |
---|---|
SONO | AGASALHO |
PESSOA | PRECISA |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Ao estimular os estudantes a identificar os fonemas representados pela letra s nas palavras, esta atividade aborda a consciência fonêmica. Ajude-os a perceber que, em travesseiro, a letra s está no meio da palavra e é escrita duas vezes para representar o mesmo som que em sapato, palavra na qual ela aparece no início.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Peça aos estudantes que digam o nome das letras apresentadas no item (ç, z e b) e o som que elas representam, reforçando o conhecimento alfabético e relembrando a instrução fônica já feita a respeito dessas três letras.
Quando está entre vogais, a letra s isolada representa o som do fonema /z/. Para que represente o som do fonema /s/ entre vogais, é preciso que haja a escrita do dígrafo ss. A articulação dos sons [s] e [z] é muito semelhante. A posição da língua e dos lábios é igual, ambas são consoantes fricativas alveolares. Ser uma fricativa quer dizer que o fluxo de ar é estreitado, mas não totalmente impedido nesse tipo de consoante. Ser alveolar significa que a ponta ou a parte frontal da língua se encontra com o alvéolo, região do céu da boca próxima aos dentes. A única diferença entre os sons dessas duas consoantes é que, em [z], as pregas vocais vibram na passagem do ar - é vozeada -, enquanto, em [s], as pregas vocais não vibram na passagem do ar - é desvozeada.
AtiviIdade 6
Consciência fonológica e fonêmica
Observe se os estudantes já conseguem ler as quatro palavras do quadro em voz alta. Após a leitura deles, silenciosa e em voz alta, você pode escrevê-las na lousa e ler com eles, passando o dedo embaixo de cada palavra enquanto lê.
Espera-se que a turma perceba a diferença entre, por um lado, o som do s inicial (em sapo) e do ss (em pessoa) e, por outro, o som do s entre vogais (em agasalho e precisa). Quanto à palavra precisa, é interessante analisar que o som representado pelo s é o do fonema /z/, mas o representado pelo c é o do /s/. Caso julgue necessário, retome com os estudantes os sons do c antes de e e i.
187
7 COMPLETE AS PALAVRAS COM S OU SS.
VA S O
PÊ SS EGO
CA S A
CAMI S ETA
VA SS OURA
PÁ SS ARO
8 LEIA AS PALAVRAS ABAIXO.
ASA
ASSA
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O SIGNIFICADO DESSAS PALAVRAS.
- COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM UMA DESSAS PALAVRAS.
ISABELA ASSA BOLOS NO FORNO DE SUA CASA.
O PÁSSARO MACHUCOU A ASA.
9 DESCUBRA O SEGREDO E COMPLETE A PALAVRA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Após realizarem a atividade 9, cite palavras e peça aos estudantes que formem outras a partir delas, acrescentando os sufixos -íssimo ou -íssima (riquíssimo, lindíssima, certíssimo etc). Registre na lousa as palavras criadas. Depois, eles podem copiá-las no caderno e ilustrá-las.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Nesta atividade será explorada a consciência fonêmica, pois os estudantes serão conduzidos a perceber os fonemas representados pela letra s em cada palavra. Além disso, ao completar as palavras com s ou ss, eles estarão desenvolvendo o conhecimento alfabético. Ao final da atividade, você pode pedir que alguns estudantes, individualmente ou em duplas, escrevam as palavras completadas na lousa, mas sem o apoio do livro. Nesse momento, aproveite para observar as hipóteses de escrita deles e para corrigir coletivamente a escrita das palavras, se for necessário.
Atividade 8
Consciência fonológica e fonêmica
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Uma sugestão interessante é organizar os estudantes em duplas para a realização desta atividade. Nesse caso, oriente-os a ler e conversar sobre o sentido de asa e assa e, em seguida, completar as frases com as palavras adequadas. Ao final, você pode pedir a algumas duplas que compartilhem com os colegas a leitura das frases preenchidas. Cada integrante da dupla pode ler uma delas.
Atividade 9
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Ao final da atividade, convide alguns estudantes a ler a palavra formada. Aproveite para perguntar-lhes qual dos agasalhos é mais novo e qual palavra foi usada para falar dele (novíssimo). Faça o mesmo para as imagens de atletas levantando pesos, perguntando qual palavra foi usada para falar do mais forte (fortíssimo).
188
JOGO ADIVINHE SE PUDER!
■ MATERIAL
✔ FOLHA DE PAPEL
✔ LÁPIS
■ REGRAS DO JOGO
1. O PROFESSOR ORGANIZARÁ A TURMA EM DOIS GRUPOS.
2. CADA GRUPO RECEBERÁ UMA LISTA DE PALAVRAS.
3. O OBJETIVO DO JOGO É UM GRUPO DESCOBRIR A LISTA DE PALAVRAS DO OUTRO.
4. A PARTIDA COMEÇA COM UM GRUPO APRESENTANDO UMA PALAVRA DE SUA LISTA AO GRUPO ADVERSÁRIO.
5. CADA JOGADOR DEVERÁ SE COMUNICAR USANDO SOMENTE O ALFABETO MANUAL QUE ESTÁ NA PÁGINA 189. POR ISSO, ANTES DA APRESENTAÇÃO, TREINE SUA PALAVRA.
6. O TEMPO DE EXPOSIÇÃO SERÁ DE 1 MINUTO POR PALAVRA.
7. O GRUPO QUE TENTA ADIVINHAR A PALAVRA APRESENTADA DEVE REGISTRÁ-LA POR ESCRITO, EM UMA FOLHA.
8. OS GRUPOS DEVEM SE REVEZAR NA APRESENTAÇÃO. SOMENTE APÓS TODOS TEREM SE APRESENTADO É QUE PODERÃO SER REVELADAS AS PALAVRAS QUE FORAM REGISTRADAS.
9. O PROFESSOR FARÁ A CONTAGEM DOS PONTOS. CADA VEZ QUE UM GRUPO DESCOBRIR A PALAVRA DO OUTRO, GANHA UM PONTO. SE NÃO CONSEGUIR ADIVINHAR, O GRUPO QUE APRESENTOU A PALAVRA GANHA O PONTO.
10. GANHA O JOGO O GRUPO QUE FIZER MAIS PONTOS!
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Adivinhe se puder!
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Antes de os estudantes iniciarem o jogo, converse com eles sobre a importância do alfabeto manual. Comente com a turma que não somente pessoas com surdez, mas também aquelas com distúrbios da fala podem empregar a linguagem gestual.
Uma consideração importante é que não se pode confundir o alfabeto manual (também conhecido como datilologia) com a língua de sinais. A datilologia não é uma língua, mas um código. Nela, cada letra é representada por um sinal feito com as mãos, soletrando cada palavra. O uso do alfabeto manual é um empréstimo linguístico que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) faz da língua portuguesa.
A construção de sentidos, em Libras, se realiza na sequência de sinais e também nas expressões faciais e corporais. Na maioria das vezes, as palavras não são soletradas uma a uma com o apoio das letras da língua portuguesa. Ao contrário disso, Libras é uma língua independente, com outro sistema linguístico.
Caso haja em sua cidade um professor ou intérprete de Libras, convide-o para conversar com a turma e explicar a estrutura e funcionamento dessa língua.
Providencie antecipadamente uma palavra para cada estudante, de modo que todos possam participar. Uma sugestão é selecionar palavras que foram vistas até este momento na unidade.
Antes de iniciar o jogo, leia as regras com a turma. Ao final da leitura, verifique se há alguma dúvida sobre a realização da brincadeira. Oriente cada estudante a apresentar uma palavra da lista para o grupo adversário. Reforce-lhes que é importante que observem o alfabeto manual da página 189 e treinem a palavra que será apresentada.
Esclareça previamente à turma que pode haver casos em que o grupo não consegue acertar a palavra porque o outro grupo apresentou os sinais errados. Se isso acontecer, o grupo que realizou os sinais não ganhará um ponto.
189
COM AS MÃOS TAMBÉM PODEMOS NOS COMUNICAR UNS COM OS OUTROS.
PESSOAS QUE TÊM SURDEZ USAM O ALFABETO MANUAL!
ALFABETO MANUAL
MANUAL DO PROFESSOR
Antes de iniciar o jogo, explore o alfabeto manual apresentado na página. Convide os estudantes a observá-lo. Depois, pergunte-lhes se já conheciam esse alfabeto. Caso na escola exista alguém que saiba Libras, convide-o a compartilhar um pouco de suas experiências e conhecimentos com a turma, esclarecendo que Libras é diferente de alfabeto manual.
Peça-lhes que falem em voz alta cada letra apresentada na imagem, em ordem alfabética. Em seguida, proponha-lhes que tentem reproduzir o sinal que representa as letras no alfabeto manual. Oriente-os a fazer juntos cada sinal.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Para que os estudantes se apropriem melhor do alfabeto manual, desafie-os a representar o próprio nome por meio dele e mostrá-lo à turma.
Aproveite para perguntar-lhes quais sinais do alfabeto manual são parecidos com as letras que eles representam. É possível que citem os sinais que representam as letras c, d, i, l, o, v, w e y. Esta atividade poderá contribuir para o desenvolvimento do conhecimento alfabético ao propor que os estudantes observem as formas das letras.
190
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM POEMA VISUAL.
- O QUE MAIS CHAMA A SUA ATENÇÃO NO POEMA VISUAL ABAIXO?
Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- PARA LER UM POEMA VISUAL, VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ELEMENTOS VERBAIS E VISUAIS. ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DESSE POEMA, OBSERVANDO O FORMATO DELE.
SÉRGIO CAPPARELLI E ANA CLÁUDIA GRUSZYNSKI. CHÁ. CIBER & POEMAS. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/8kkhsR. ACESSO EM: 9 JUL. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP11, EF15LP15, EF15LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Em "Antes de ler", proponha a pergunta aos estudantes e disponibilize tempo para que observem o poema visual e comentem o que lhes chamou atenção nele. Os poemas visuais são textos que misturam imagens e textos escritos, gerando novos sentidos.
Em "Durante a leitura", tenha em mente que a leitura do poema visual pode ser feita em qualquer direção, começando de qualquer ponto. Se achar oportuno, releia o poema em voz alta mais de uma vez, começando por diferentes pontos. Assim, a turma poderá perceber suas múltiplas possibilidades de leitura.
Em seguida, convide alguns estudantes para ler o poema visual para os colegas, do modo como preferirem. Então, disponibilize um tempo para que o leiam e apreciem individualmente. Depois, incentive-os a compartilhar ideias e opiniões sobre ele.
Consideração sobre dificuldade
É possível que alguns estudantes tenham dificuldade com o texto escrito no poema, por estar em letra cursiva. Nesse caso, auxilie-os na leitura. Nas atividades 3 e 4, esses textos foram reproduzidos em letra de imprensa maiúscula, momento em que será possível orientar a turma na relação entre os formatos imprensa e cursiva.
191
PARA ESTUDAR O TEXTO
1 O POEMA VISUAL QUE VOCÊ LEU CHAMA-SE CHÁ. POR QUE ELE TEM ESSE NOME? Espera-se que os estudantes associem a imagem do poema ao chá sendo preparado na xícara.
2 NESSE POEMA VISUAL HÁ UMA COMPOSIÇÃO DE IMAGENS E PALAVRAS. QUAL IMAGEM CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?
Resposta pessoal.
3 RELEIA O TRECHO A SEGUIR.
"A XÍCARA
SOBRE A
MESA
REVELA A
INFUSÃO
CONTIDA"
A) ASSINALE A ILUSTRAÇÃO QUE REPRESENTA ONDE ESSE TEXTO FOI ESCRITO.
X
B) CIRCULE A PARTE DO POEMA VISUAL QUE REPRESENTA A MESA.
Os estudantes deverão circular os quadrados cor-de-rosa embaixo da xícara.
C) O QUE É UMA INFUSÃO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
UM LÍQUIDO BEM COLORIDO E COM GELO.
X UMA SUBSTÂNCIA MERGULHADA EM ÁGUA FERVENTE.
D) COMO A XÍCARA REVELA O QUE HÁ DENTRO DELA?
Espera-se que os estudantes digam que ela revela isso pelo aroma (cheiro) que sai de dentro dela.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF01LP11, EF15LP15, EF15LP17.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 1
Compreensão de textos
Se julgar oportuno, pergunte aos estudantes como é possível saber que a bebida servida na xícara é chá. Espera-se que eles citem a presença do saquinho dentro da xícara, que contém ervas para o preparo do chá. Aproveite para perguntar-lhes que outro título poderia ser dado a esse poema visual. Aceite todas as sugestões, considerando que o poema pode suscitar neles diversas memórias, motivando-os a sugerir diferentes palavras.
Atividade 2
Alguns estudantes podem citar a xícara; outros, os versos em forma de fumaça. Aceite todas as opiniões, estimulando-os a explicar suas respostas.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Peça aos estudantes que observem com atenção o texto reproduzido na atividade e aquele apresentado na ilustração do poema. Pergunte-lhes o que há de diferente entre eles. Ajude a turma a perceber que o texto é o mesmo, porém foi escrito com tipos de letras diferentes: o primeiro, em letra de imprensa maiúscula, e o segundo, em letra cursiva.
192
4 RELEIA O OUTRO TEXTO ESCRITO NO POEMA VISUAL.
"(DEIXE) A INFUSÃO
O TEMPO NECESSÁRIO
ATÉ QUE OS NOSSOS AROMAS
E OS NOSSOS SABORES
SE MISTUREM"
A) DE ONDE ESSE TEXTO SAI? SAI DE DENTRO DA XÍCARA.
B) COM O QUE ELE SE PARECE? MARQUE UM X.
COM UM FURACÃO.
X COM O VAPOR.
COM A CHUVA.
C) A LINGUAGEM DO POEMA VISUAL SE APROXIMA DE QUAIS TIPOS DE TEXTO?
X RECEITA
X EXPERIMENTO
FÁBULA
- CIRCULE A PALAVRA QUE CAUSA ESSA APROXIMAÇÃO.
Explique a eles que essa é uma forma verbal comum em textos instrucionais.
D) OBSERVE AS PALAVRAS EM DESTAQUE NO TRECHO. DE QUEM SÃO OS AROMAS E OS SABORES QUE VÃO SE MISTURAR?
São das ervas que compõem o chá.
NOS POEMAS VISUAIS, IMAGENS E PALAVRAS SE MISTURAM, GERANDO NOVOS SENTIDOS.
PARA LER EM CASA
VOCÊ VAI MOSTRAR ESSE POEMA VISUAL A UM ADULTO COM QUEM MORA. PERGUNTE A ELE O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO.
EM SEGUIDA, LEIAM O TEXTO JUNTOS. DEPOIS, EXPLIQUE A ELE QUE ESSE É UM POEMA VISUAL, POR ISSO É COMPOSTO DE IMAGENS E PALAVRAS PARA GERAR SENTIDO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Aproveite para chamar novamente a atenção dos estudantes para os diferentes tipos de letra usados no texto citado na atividade e no texto do poema. É importante perceberem que há maneiras diversas de escrever a mesma palavra.
No item d, se necessário, auxilie-os a concluir que os aromas e sabores que serão misturados são os das ervas do chá.
Para ler em casa
A proposta deste boxe tem como objetivo promover a Literacia Familiar. Uma sugestão é pedir aos estudantes que escrevam, com a ajuda do adulto para quem leram o poema visual, o que chamou a atenção dele no texto. Combine com a turma um momento para que leia o que foi escrito e comente a experiência de compartilhar a leitura com o adulto e explicar-lhe o que é um poema visual.
Atividade complementar
Pesquise previamente outros poemas visuais que considere interessantes e compartilhe-os com os estudantes. Promova um momento descontraído de apreciação e troca de ideias sobre os poemas apresentados. Estimule a turma a perceber como imagens e palavras se relacionam nesses textos para construir sentidos.
193
ESTUDO DA LÍNGUA
OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO X
QUE CURIOSO!
INFELIZMENTE, GRANDE PARTE DO (LIXO) VAI PARAR NO MEIO AMBIENTE. JOGADOS NA NATUREZA, RESÍDUOS (TÓXICOS), COMO PILHAS E LÂMPADAS, POLUEM E CAUSAM DOENÇAS. SE SEPARARMOS O LIXO DE FORMA INTELIGENTE, GRANDE PARTE SERÁ RECICLADA. POR (EXEMPLO), MUITAS EMBALAGENS PODEM SER REUTILIZADAS. (EXPERIMENTE) FAZER ISSO!
1 CONVERSE COM A TURMA E O PROFESSOR.
- POR QUE É IMPORTANTE DESCARTAR O LIXO DE FORMA CORRETA? Para não poluir o meio ambiente e também evitar riscos à saúde.
- POR QUE OS LIXOS TÓXICOS SÃO PERIGOSOS? Porque fazem mal à saúde.
- QUE EXEMPLOS DE LIXO TÓXICO SÃO DADOS NO TEXTO? Pilhas e lâmpadas.
- NA SUA OPINIÃO, O QUE PODEMOS FAZER PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO? Resposta pessoal.
2 COM O PROFESSOR, LEIA ESTAS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
LIXO
EXPERIMENTE
- A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM NESSAS PALAVRAS? A depender da variedade linguística falada pelo estudante, a resposta poderá ser sim ou não.
3 OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DAS PALAVRAS ABAIXO.
OXIGÊNIO
EXIBIR
(TEXTO)
- EM QUAL DESSAS PALAVRAS A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE NA PALAVRA EXPERIMENTE. CIRCULE-A.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Outros sons representados pelo X
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF12LP03, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Consciência fonológica e fonêmica
A letra x, na língua portuguesa, pode representar diversos sons. O mais típico deles já foi abordado em seção "Estudo da Língua" anterior, o som da consoante fricativa alveopalatal desvozeada [∫], também representado pelo dígrafo ch. Na presente seção, abordamos os outros sons representados pela letra x: [s], [z], [ks].
Que curioso!
Leia em voz alta o texto do quadro "Que curioso!" e converse com a turma. Mostre o símbolo que aparece na imagem e estimule os estudantes a descrevê-lo. Pergunte por que acham que há uma caveira desenhada na imagem que representa o lixo tóxico. Auxilie-os a perceber que esse símbolo representa um risco à saúde, que pode até levar à morte.
Atividade 1
Compreensão de textos
Ao localizar informações citadas no texto, a atividade trabalha a compreensão. No item d, ajude os estudantes a refletir sobre a reciclagem e o reúso como formas de diminuir a produção de lixo e evitar a propagação de doenças.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
Leia as palavras enfatizando o som da letra x. Oriente os estudantes a acompanhar a leitura passando o dedo embaixo das letras enquanto você lê. Ao falar o som do x nas palavras, bata palmas e peça-lhes que mantenham o dedo embaixo dessa letra, certificando-se de que o fazem corretamente.
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Registre outras palavras na lousa em que a letra x represente diferentes sons. Proponha aos estudantes que as leiam com você e verifiquem em quais delas a letra x também tem o mesmo som que em experimente.
194
4 CIRCULE AS PALAVRAS ESCRITAS COM A LETRA X NO QUADRO "QUE CURIOSO!".
A) EM QUAL DAS PALAVRAS CIRCULADAS A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA Z EM ZERO? Exemplo.
B) CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE A LETRA Z EM ZERO.
(EXAGERO)
(EXISTIR)
MÁXIMO
5 COM A AJUDA DO PROFESSOR, FALE EM VOZ ALTA CADA SÍLABA DA PALAVRA TÓXICO.
TÓ XI CO
- QUANTOS SONS VOCÊ OUVE NA SEGUNDA SÍLABA? 3
- QUANTAS LETRAS ESSA SÍLABA TEM? 2
- QUE LETRA REPRESENTA OS SONS INICIAIS DESSA SÍLABA? X
6 OUÇA A LEITURA DAS PALAVRAS ABAIXO.
TÁXI x
BRUXA
AXILA x
EXAME
- CIRCULE AQUELAS EM QUE A LETRA X REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM TÓXICO.
7 PINTE OS QUADROS EM QUE A LETRA X REPRESENTA OS MESMOS SONS NAS DUAS PALAVRAS.
EXPERIMENTE EXPLORAR x
EXCELENTE XÍCARA
TÁXI EXPLICAR
PRÓXIMO AUXILIAR x
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Após ler as palavras exagero, existir e máximo, oriente os estudantes a repetir a leitura delas com você, prolongando o som representado pela letra x em cada palavra.
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Peça aos estudantes que leiam devagar cada sílaba da palavra tóxico, especialmente a segunda. Desse modo, terão mais facilidade para perceber que a letra x representa dois sons nessa palavra. Apresente outros exemplos de palavras em que a letra x represente o som [ks]. Sugestões: anexo, reflexo. Anote os exemplos na lousa e convide a turma a tentar lê-los com você.
Atividades 6 e 7
Consciência fonológica e fonêmica
Ao propor que os estudantes identifiquem os sons representados pela letra x nas palavras, as atividades trabalharam a consciência fonêmica.
Conforme explica Miriam Lemle, ao abordar essas questões mais complexas de ortografia, estamos tratando da terceira etapa da alfabetização, em que o estudante lidará com partes fonologicamente arbitrárias do sistema linguístico. Nas palavras da autora:
Essa terceira etapa dura toda a vida. Ninguém escapa de um momento de insegurança sobre a ortografa correta de uma palavra rara. Quando mais de uma letra pode, na mesma posição, representar o mesmo som, a opção pela letra correta em uma palavra é, em termos puramente fonológicos, inteiramente arbitrária. Pelas regras de distribuição de sons e de letras em português, rosa, que se escreve com s, poderia igualmente ser aceita com z; do mesmo modo, exame tem x, mas poderia igualmente ser escrita com s, ou com z, e hora tem h, mas ora não, apesar da identidade fonética. (LEMLE, 2007, p. 21)
195
PRODUÇÃO ORAL
RECONTO ORAL
VOCÊ CONHECE A FÁBULA SOBRE OS DOIS VIAJANTES E O URSO? ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ.
DEPOIS, VOCÊ VAI RECONTAR ORALMENTE A FÁBULA A UM COLEGA.
OS VIAJANTES E O URSO
DOIS HOMENS VIAJAVAM JUNTOS QUANDO, DE REPENTE, SURGIU UM URSO DE DENTRO DA FLORESTA E PAROU DIANTE DELES, URRANDO. UM DOS HOMENS TRATOU DE SUBIR NA ÁRVORE MAIS PRÓXIMA E AGARRAR-SE AOS RAMOS. O OUTRO, VENDO QUE NÃO TINHA TEMPO PARA ESCONDER-SE, DEITOU-SE NO CHÃO, ESTICADO, FINGINDO DE MORTO, PORQUE OUVIRA DIZER QUE OS URSOS NÃO TOCAM EM HOMENS MORTOS.
O URSO APROXIMOU-SE, CHEIROU O HOMEM DEITADO, E VOLTOU DE NOVO PARA A FLORESTA.
QUANDO A FERA DESAPARECEU, O HOMEM DA ÁRVORE DESCEU APRESSADAMENTE E DISSE AO COMPANHEIRO:
- VI O URSO DIZER ALGUMA COISA NO TEU OUVIDO. QUE FOI QUE ELE DISSE?
- DISSE QUE EU NUNCA VIAJASSE COM UM MEDROSO.
NA HORA DO PERIGO É QUE SE CONHECE OS AMIGOS.
GUILHERME FIGUEIREDO. EM: CONTOS TRADICIONAIS, FÁBULAS, LENDAS E MITOS. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2000. P. 98
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Reconto oral
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP05, EF15LP09, EF15LP19.
Leia o título da fábula e pergunte aos estudantes o que acham que será narrado nela. Leia o texto com entonação e ritmo adequado, buscando despertar o interesse da turma pela história. Ao final da leitura, promova uma conversa sobre o que foi lido. Relembre-os de que as fábulas buscam auxiliar o leitor a refletir sobre o próprio comportamento e o de outras pessoas. Nesse sentido, estimule-os a comentar no que a fábula lida os fez pensar. Chame a atenção deles para a moral apresentada no final da fábula e instigue-os a comentá-la. Pergunte se conseguem pensar em outra moral a partir dessa fábula.
196
PLANEJAMENTO
1 RELEIA A FÁBULA COM ATENÇÃO.
- É IMPORTANTE QUE VOCÊ SE LEMBRE DE TODA A HISTÓRIA PARA PODER RECONTÁ-LA.
2 ENSAIE O RECONTO.
- FAÇA UMA VOZ DIFERENTE PARA CADA PERSONAGEM.
- USE GESTOS PARA AJUDAR NO ENTENDIMENTO DA HISTÓRIA.
- NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER A MORAL (ENSINAMENTO) NO FINAL DA FÁBULA.
APRESENTAÇÃO
3 REÚNA-SE COM UM COLEGA.
4 CONTE A ELE A FÁBULA.
5 OUÇA COM ATENÇÃO A APRESENTAÇÃO DELE.
AVALIAÇÃO
6 AVALIE A SUA APRESENTAÇÃO.
A) RESPONDA ÀS QUESTÕES DO QUADRO. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DO RECONTO | SIM | NÃO |
---|---|---|
VOCÊ SE LEMBROU DE TODOS OS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DA FÁBULA? | ||
PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO AO QUE O COLEGA ESTAVA CONTANDO? | ||
VOCÊ E SEU COLEGA DERAM DESTAQUE AOS MESMOS ACONTECIMENTOS? |
B) CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SUAS RESPOSTAS.
MANUAL DO PROFESSOR
PlanejamentoAtividade 1
Uma sugestão que pode ser compartilhada com a turma é que os estudantes façam desenhos para registrar os principais momentos da fábula. Essas imagens poderão servir de apoio no momento de recontar a história.
Atividade 2
Prepare a sala ou outro espaço silencioso da escola para que os estudantes possam ensaiar. Observe por alguns momentos o ensaio de cada um e proponha-lhes sugestões que considerar oportunas para favorecer a apresentação deles. Quando forem se apresentar aos colegas, oriente-os a falar com clareza para que sejam compreendidos. Comente também com eles que devem usar tom de voz audível, articular bem as palavras e falar em ritmo adequado, nem muito lento, nem muito rápido. Assim, além de garantir a compreensão pelo ouvinte, o reconto será mais envolvente.
ApresentaçãoAtividades 3, 4 e 5
Antes das apresentações, diga aos estudantes que é importante que ouçam com atenção e respeito o reconto dos colegas. Caso tenham alguma dúvida ou desejem comentar algo, devem esperar o colega finalizar a apresentação para expor dúvidas ou comentários.
AvaliaçãoAtividade 6
No momento da conversa sobre as respostas às questões do quadro, estimule os estudantes a compartilhar suas ideias e opiniões. Você também pode propor outras perguntas, como: O que foi mais difícil na atividade? O que fizeram para superar as dificuldades que encontraram? O ensaio os ajudou a se preparar para o reconto? Como vocês se sentiram no momento de se apresentar aos colegas?
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade complementar
Incentive os estudantes a recontar a fábula a seus familiares em casa. Depois, promova um momento na sala de aula para que comentem essa experiência com os colegas.
197
ESTUDO DA LÍNGUA
S - Z
QUE CURIOSO!
EM CASA, NA ESCOLA E EM OUTROS LUGARES, FAZEMOS COMBINADOS. SE TODO MUNDO RESPEITAR O ACORDO, A CONVIVÊNCIA FICA MELHOR. UM JEITO DE OS ESTUDANTES SABEREM DE UM COMBINADO NA ESCOLA É ESCREVÊ-LO EM UM CARTAZ.
1 CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Respostas pessoais.
- NA SUA ESCOLA OU NA SUA SALA DE AULA, HÁ ALGUM CARTAZ?
- QUAL É A INFORMAÇÃO QUE ELE TRAZ?
- SE VOCÊ FOSSE CRIAR UM CARTAZ COM O TEMA "REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA", COMO ELE SERIA?
2 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS RETIRADAS DO QUADRO "QUE CURIOSO!".
ESCOLA
CARTAZ
A) QUANTAS SÍLABAS TEM CADA PALAVRA? Escola tem três sílabas e cartaz tem duas sílabas.
B) QUAL DESSAS PALAVRAS TEM MAIS SÍLABAS?
X ESCOLA
CARTAZ
C) AS LETRAS DESTACADAS NESSAS PALAVRAS SÃO IGUAIS? Não.
D) ELAS REPRESENTAM O MESMO SOM? Sim.
MANUAL DO PROFESSOR
Nesta seção abordaremos palavras que, quando pronunciadas isoladamente, têm um som de consoante fricativa não vozeada em seu final. Esse som é o mesmo, independentemente de ser representado pela letra s ou pela letra z.
Em certas regiões do Brasil, como no Rio de Janeiro e em alguns estados do Norte e Nordeste, esse som será a fricativa alveopalatal [∫], como na pronúncia carioca da palavra paz.
Nas demais regiões do Brasil, esse som será a fricativa alveolar [s], como na pronúncia mineira da palavra paz.
Quando essas palavras são pronunciadas em uma frase e a palavra seguinte começa com uma vogal ou com uma consoante vozeada, a pronúncia dessa consoante fricativa fica também vozeada: [3], na pronúncia carioca do som representado pelo z na sequência "paz interior", e [z], na pronúncia mineira do som representado pelo z em "paz interior".
Estudo da língua
■ S - Z
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF12LP01, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
A proposta desta seção é trabalhar o arquifonema s e a letra z pós-vocálica.
Leia o texto do quadro "Que curioso!" em voz alta, enquanto os estudantes acompanham a leitura com os olhos. Depois, converse com a turma sobre o texto lido.
Atividade 1
Compreensão de textos
Se achar oportuno, aproveite para conversar com os estudantes sobre a finalidade do cartaz e como as informações são organizadas e apresentadas nesse tipo de texto. Caso haja um cartaz com regras de convivência na sala de aula ou na escola, é interessante ler o conteúdo dele com a turma.
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica
Comente com os estudantes que a letra z, quando está no final das palavras, representa o fonema /s/.
Atividade complementar
Caso na sala de aula não haja um cartaz com regras de convivência, proponha à turma a elaboração de um, tendo você como escriba. Os estudantes podem discutir e elaborar juntos as regras, que serão registradas por você em um cartaz. O texto pode ser ilustrado pela turma e afixado na classe. É importante explicar-lhes que o processo de definição das regras de convivência deve ser democrático e pautado no respeito aos direitos das pessoas e na diversidade.
198
3 O PROFESSOR VAI LER AS PALAVRAS A SEGUIR. OBSERVE O SOM REPRESENTADO PELA LETRA S NELAS.
RESPEITAR
EXISTIR
ESCRITOS
DESENHO x
- EM QUAL DESSAS PALAVRAS A LETRA S REPRESENTA UM SOM DIFERENTE DAS DEMAIS? CIRCULE-A.
4 AGORA, LEIA AS PALAVRAS ABAIXO.
- CIRCULE A PALAVRA EM QUE A LETRA DESTACADA REPRESENTA UM SOM DIFERENTE DAS DEMAIS.
5 LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS ABAIXO.
A) PASSE UM TRAÇO EMBAIXO DA PALAVRA EM QUE A LETRA Z REPRESENTA O MESMO SOM QUE EM CARTAZ.
B) NESSA PALAVRA, A LETRA Z ESTÁ ANTES OU DEPOIS DE UMA VOGAL? Depois.
C) NAS OUTRAS PALAVRAS, A LETRA Z ESTÁ ANTES OU DEPOIS DE UMA VOGAL? Antes.
6 COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM S OU Z.
CHAFARI Z
RAI Z
E SPELHO
E S QUELETO
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Se achar oportuno, registre na lousa as palavras e leia cada uma delas em voz alta, prolongando o som da letra s. Em seguida, peça aos estudantes que repitam a leitura em voz alta com você.
Esse som, com exceção da palavra desenho, em que será uniformemente [z], pode variar entre [∫] e [s], dependendo da região geográfica da escola.
Atividade 4
Consciência fonológica e fonêmica
Pergunte aos estudantes quantos sons diferentes a letra z representa nas palavras apresentadas nessa atividade.
Esse som, com exceção da palavra zebra, em que será uniformemente [z], pode variar entre [∫] e [s], dependendo da região geográfica da escola.
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Lembre aos estudantes que no fim de palavra a letra z representa o som [∫] ou [s], dependendo da região geográfica da escola.
Atividade complementar
Consciência fonológica e fonêmica
Conhecimento alfabético
Converse com os estudantes sobre o significado das palavras apresentadas. Caso considere oportuno, proponha-lhes que copiem e ilustrem essas palavras no caderno, ou então que construam, oralmente ou por escrito, frases possíveis com as palavras chafariz, raiz, espelho e esqueleto. Uma atividade divertida é a construção de "frases malucas", em que a turma tenha de empregar duas ou mais dessas palavras.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF01LP15.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1 (p. 199)
Desenvolvimento de vocabulário
No item b, estimule a turma a reconhecer e nomear cada uma das imagens - caixa de papelão, caixa de correio com a palavra correspondência, caixa eletrônico, caixa de correio com a palavra correio, caixa de supermercado e caixa postal com as palavras caixa postal. Se necessário, explique a função desses tipos de caixa.
Atividade 2 (p. 199)
Comente com os estudantes que, com o avanço da tecnologia, a correspondência escrita passou a ser possível sem o uso de papel, como é o caso das mensagens de celular e dos e-mails.Se considerar oportuno, compare a função das mensagens em relação aos bilhetes, estudados no início da unidade.
199
CONHECER MAIS PALAVRAS
1 OBSERVE A IMAGEM AO LADO.
A) VOCÊ JÁ VIU UMA CAIXA PARECIDA COM ESTA NA FRENTE DE ALGUMA CASA? SABE PARA QUE ELA SERVE? Resposta pessoal. Serve para receber cartas.
B) NAS IMAGENS A SEGUIR VOCÊ VERÁ DIFERENTES TIPOS DE CAIXA. CIRCULE AQUELAS QUE TÊM A MESMA FUNÇÃO DA CAIXA ANTERIOR.
- COPIE AS PALAVRAS DAS IMAGENS QUE VOCÊ CIRCULOU.
CORRESPONDÊNCIA, CORREIO, CAIXA POSTAL
2 QUAL É O PROFISSIONAL QUE ENTREGA A CORRESPONDÊNCIA EM NOSSAS CASAS?
O CARTEIRO.
- QUAL DESTAS CORRESPONDÊNCIAS ELE NÃO ENTREGARIA NA SUA CASA?
X
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 7
O ser humano no mundo
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "o ser humano no mundo" e explorar a relação entre grafema e fonema (r, rr, s, x e z);
- conhecer e compreender gêneros textuais como poema visual e fábula, reconhecendo seus elementos estruturais;
- ler e desenvolver processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a fluência em leitura oral;
- desenvolver o vocabulário, contextualizando palavras ou expressões em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da consciência fonológica e fonêmica, do conhecimento alfabético e da ortografia;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar as etapas de produção (planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração);
- elaborar produção escrita (bilhete) e produção oral (reconto oral), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP014 e da página MP017 deste Manual do Professor.