230
Dicionário da turma
Você e seus colegas aprenderam palavras novas ao longo do ano. Vamos relembrar essas palavras e criar o "Dicionário da turma"!
Dicionário é um conjunto de palavras e seus significados. Ele é organizado em ordem alfabética.
As pessoas costumam consultar o dicionário quando querem saber o significado de uma palavra ou verificar como ela é escrita.
Planejamento e organização
1 Toda a turma vai escolher, junta, as palavras que vão compor o dicionário.
- Busquem palavras estudadas em textos e atividades do livro.
Dica: Consultem principalmente as seções "Para ler", "Para ler mais" e "Conhecer mais palavras". Selecionem palavras novas que vocês aprenderam.
2 Cada estudante vai ficar responsável por compor uma página do dicionário, conforme a orientação do professor.
Escrita e reescrita
3 Escreva a primeira versão do texto, na página 232, da seguinte forma:
- Escreva sua palavra e a letra inicial dela.
- Escreva o significado dessa palavra.
- Faça um desenho que represente essa palavra.
Veja um exemplo abaixo.
Z
ZEBRA
Animal de quatro patas, com pelos listrados.
4 Mostre a primeira versão do texto ao professor.
- O professor vai fazer a correção e indicar o que precisa ser reescrito.
MANUAL DO PROFESSOR
Dicionário da turma
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP02, EF15LP01, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Esta seção busca aprofundar e ampliar o trabalho com o componente essencial para a alfabetização desenvolvimento de vocabulário. Os estudantes vão selecionar palavras aprendidas ao longo do volume para compor, coletivamente, um dicionário com elas.
Atividade preparatória
Antes de iniciar o trabalho com a seção, promova uma roda de conversa para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o gênero dicionário. Pergunte-lhes: Vocês sabem o que é um dicionário? Para que ele serve? Já consultaram um dicionário ou viram alguém consultá-lo? Como localizamos uma palavra no dicionário?
Se possível, providencie antecipadamente dicionários para explorá-los com a turma. Sugerimos organizar os estudantes em pequenos grupos e disponibilizar um dicionário para cada grupo. Proponha-lhes que folheiem as obras, verificando o tipo de informação presente nelas e como estão organizadas, entre outros aspectos.
Planejamento e organização
Atividade 1
Para a realização desta atividade, uma possibilidade é propor aos estudantes que folheiem livremente o livro e selecionem palavras para o dicionário. Outra possibilidade é organizá-los em duplas e pedir a cada uma que retome determinada parte do volume, uma seção, por exemplo, para selecionar palavras.
É importante que busquem palavras que conheceram ao longo do volume. Elas podem ser encontradas nas seções "Para ler", "Para ler mais" e "Conhecer mais palavras", assim como nos boxes "Glossário", "Que curioso!" e de conceitos, entre outras partes.
Atividade 2
Após a seleção, anote na lousa as palavras escolhidas, cuidando para que não haja repetições. Independentemente da estratégia para a escolha das palavras, garanta que cada estudante fique responsável por uma página do dicionário, que apresentará uma palavra.
231
5 Após fazer as correções necessárias, recorte a página 271 e passe o texto a limpo.
Montagem do dicionário
6 Quando todos terminarem, organizem as páginas do dicionário em ordem alfabética.
-
Criem uma capa para o dicionário:
- Utilizem um papel firme, como cartolina ou papel-cartão.
- Cortem um pedaço de um tamanho que seja o dobro do tamanho das páginas do dicionário.
- Dobrem ao meio.
- Na parte da frente, escrevam ou façam colagens identificando o título do dicionário, a turma de vocês e o ano em que foi confeccionado.
- Na folha de rosto, escrevam o nome de todos os estudantes da turma.
A folha de rosto é a primeira página de um livro. Ela pode ampliar as informações da capa do livro.
Vamos consultar
7 O professor vai deixar o "Dicionário da turma" na biblioteca ou na sala de leitura da escola para todos consultarem.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita e reescritaAtividade 3 (p. 231)
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Agora que cada estudante ficou responsável por uma palavra, é hora de começar o trabalho com as páginas do dicionário. Antes de iniciarem a produção, peça a cada estudante que fale sobre a palavra que vai escrever, sua letra inicial e seu significado. Assim, eles se sentirão mais seguros no momento da elaboração. Se necessário, permita que os colegas os auxiliem na criação de uma explicação para a palavra e ajude-os no que for preciso.
Ainda em relação à atividade 3, leia em voz alta todas as informações apresentadas na página 232 do Livro do Estudante, onde será registrada a primeira versão da página do dicionário. Verifique se os estudantes compreenderam o que deve ser escrito em cada parte.
Durante a atividade de escrita, circule pela sala observando os textos da turma. Fique à disposição para esclarecer dúvidas e faça as intervenções necessárias.
Atividade 4
Leia a página de dicionário criada por cada um dos estudantes. É importante que eles façam com você a revisão de seu próprio texto, observando se todas as informações essenciais foram apresentadas e se estão organizadas adequadamente. Ajude-os a realizar as alterações necessárias e, se oportuno, apresente sugestões que possam favorecer os textos.
Atividade 5
Ajude os estudantes a recortar a página 271 do Livro do Estudante e oriente-os a passar a limpo o texto produzido e revisado.
Montagem do dicionárioAtividade 6
Conhecimento alfabético
Envolva toda a turma na etapa de organização das páginas. Será uma boa oportunidade de retomar com os estudantes a ordem alfabética das letras. Uma possibilidade é anotar na lousa, com a ajuda deles, as palavras que vão compor o dicionário, também nessa ordem. Depois, proponha-lhes que consultem o registro na lousa para organizar as páginas.
Vamos consultarAtividade 7
Incentive os estudantes a consultar o dicionário sempre que precisarem relembrar o significado de palavras. Se houver biblioteca ou sala de leitura na escola, comente com eles que é interessante deixar o dicionário nesse espaço para que outras turmas tenham acesso a ele.
232
Rascunho do "Dicionário da turma"
Escreva no espaço a seguir a primeira versão da página do "Dicionário da turma". Respostas pessoais.
Letra inicial da palavra:
Palavra:
Significado:
Ilustração:
Desenho do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Rascunho do "Dicionário da turma"
Cada estudante vai escrever a primeira versão da página de dicionário pela qual ficou responsável.
Pergunte a eles por que é importante escrever a letra inicial da palavra na página. Relembre-os de que, no dicionário, as palavras são organizadas em ordem alfabética. Explique-lhes ainda que, quando duas palavras começam com a mesma letra, considera-se a segunda letra para ordená-las. Se a segunda letra também for a mesma nas palavras, considera-se a terceira, e assim por diante. Para verificar se compreenderam a ideia, escreva na lousa três pares de palavras e proponha-lhes que coloquem cada par em ordem alfabética. Sugestões de palavras: abacate - bola; abelha - acalmar; abacate - abelha.