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AVALIAÇÃO FINAL
1 LEIA EM VOZ ALTA, PARA O PROFESSOR, O TRECHO COLORIDO.
A COBRA
A COBRA NÃO TEM PE
A COBRA NÃO TEM MÃO
COMO É QUE A COBRA SOBE
NO PEZINHO DE LIMÃO?
A COBRA VAI SUBINDO
VAI, VAI, VAI
VAI SE ENROLANDO
VAI, VAI, VAI
A COBRA NÃO TEM PÉ
A COBRA NÃO TEM MÃO
COMO É QUE A COBRA DESCE
DO PEZINHO DE LIMÃO?
[...]
A COBRA NÃO TEM PÉ
A COBRA NÃO TEM MÃO
É POR ISSO QUE ELA VIVE
RASTEJANDO PELO CHÃO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
- RECITE O ALFABETO PARA O PROFESSOR.
2 COMPLETE A FRASE:
A COBRA SOBE E DESCE NO PEZINHO DE LIMÃO.
- QUAIS PARTES DO CORPO A COBRA NÃO TEM?
PÉS E MÃOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Proponha a realização desta atividade em um dia e a das demais atividades da avaliação no dia seguinte. Chame os estudantes individualmente para que leiam em voz alta o trecho destacado na cantiga. Enquanto um deles faz a leitura, os demais devem se envolver em outra tarefa.
Esta atividade avalia a fluência em leitura oral. É interessante gravar e cronometrar a leitura de cada estudante para verificar a quantidade de palavras corretas lidas por minuto.
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Esta atividade avalia a compreensão de textos e a produção de escrita. Sugerimos que deixe aos estudantes a tarefa de ler sozinhos e responder, para verificar o entendimento do enunciado e a compreensão do sentido da cantiga lida.
Avaliação final
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Seguindo as propostas pedagógicas deste livro e da Política Nacional de Alfabetização (PNA), já propusemos quatro momentos de rastreio universal a todos os estudantes: a "Avaliação inicial", antes do início da unidade 1, a "Avaliação em processo", após as unidades 2, 4 e 6 e, por fim, a "Avaliação final".
O objetivo desta última é verificar o desempenho da turma em relação aos componentes essenciais para a alfabetização, além de detectar estudantes que ainda necessitem de acompanhamento em grupos menores, ou mesmo de forma individual, para que a equipe pedagógica avalie o trabalho realizado e planeje o próximo ano letivo. Como nos outros momentos avaliativos, você poderá confirmar se o estudante está em nível adequado, intermediário ou crítico em relação ao desempenho esperado para o fim do primeiro ano letivo.
Quanto à turma como um todo, essa avaliação fornecerá dados para que se comparem suas situações no início, decorrer e fim do ano. Ela pode ajudar você a compreender o que correu bem durante o ano e onde estão as lacunas e falhas, para que sejam sanadas.
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3 PINTE A ILUSTRAÇÃO QUE REPRESENTA UMA COBRA RASTEJANDO PELO CHÃO.
A) PINTE NA CANTIGA DUAS PALAVRAS QUE RIMAM COM MÃO. LIMÃO, CHÃO
- QUE OUTRAS PALAVRAS VOCÊ CONHECE QUE RIMAM COM MÃO? ESCREVA DUAS. As respostas são sugestões.
MAMÃO, AMIGÃO, CÃO, BALÃO, PIÃO, PÃO, LEÃO
B) COMPLETE A ESTROFE A SEGUIR, ESCREVENDO MAIS DOIS VERSOS PARA ELA. LEMBRE-SE DE RIMAR.
A COBRA NÃO TEM PÉ
A COBRA NÃO TEM MÃO As respostas são sugestões.
COMO É QUE A COBRA SOBE / NO PEZINHO DE MAMÃO?; COMO É QUE A COBRA FOGE / DO LEÃO?
4 QUE LETRAS ESTÃO FALTANDO NO ALFABETO? COMPLETE AS LACUNAS.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
5 O SOM REPRESENTADO PELA LETRA S NA PALAVRA SABIÁ É O MESMO QUE NAS PALAVRAS:
X ASSOBIAR, SACOLA.
CASA, CAÇA.
ASSOBIAR, CASA.
SACOLA, ASA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Consciência fonológica e fonêmica
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
A parte inicial desta atividade avalia a compreensão de textos, pois os estudantes deverão entender o enunciado para pintar a figura correta. Além disso, promove o desenvolvimento de vocabulário ao conduzir os estudantes a inferir o sentido de rastejando, com base no enunciado, nas imagens e em seus conhecimentos prévios. Os itens a e b avaliam a consciência fonológica ao pedir que reconheçam rimas e as identifiquem no texto que está sendo estudado.
Os itens a e b também avaliam a produção de escrita. No item a, os estudantes devem escrever palavras que rimam com mão. No item b, a proposta é mais complexa, pois terão de completar a quadrinha, elaborando dois outros versos que façam sentido com os versos iniciais e que, além disso, rimem.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Após o trabalho realizado ao longo do ano, é esperado que os estudantes saibam escrever todas as letras do alfabeto e localizá-las na ordem alfabética. Note que a questão requer que os estudantes saibam, inclusive, o traçado e a localização de letras pouco usadas, como o w e o y, mas que foram, como todas as outras, objetos de pesquisa nas seções "Estudo da língua".
Atividade 5
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade explora os diferentes usos do s, uma das letras que podem representar mais de um fonema. Além disso, a questão avalia se os estudantes compreendem o uso de ss para que haja o som [s] entre vogais.
Os estudantes são desafiados a identificar outras letras ou dígrafos que podem representar o som [s], como o ç em caça. Eles deverão não só reconhecer o som, mas também saber que ele pode estar no início ou no meio das palavras elencadas.
A questão também requer que verifiquem se as duas palavras de cada alternativa contêm o som [s], como no início de sabiá. É interessante assinalar que as palavras elencadas na questão foram trabalhadas nas seções "Estudo da língua" ao longo deste volume.
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6 ASSINALE A ALTERNATIVA COM PALAVRAS ESCRITAS CORRETAMENTE.
CAICHA, ENCHAME
X CAIXA, ENXAME
CAIXA, ENCHAME
CAICHA, ENXAME
7 LEIA O TÍTULO DO LIVRO E ASSINALE O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO "ALIMENTOS SAUDÁVEIS".
ALIMENTOS QUE FAZEM MAL À SAÚDE.
X ALIMENTOS QUE FAZEM BEM À SAÚDE.
8 LEIA A QUADRINHA A SEGUIR. COMO DUAS ANDORINHAS NUMA TARDE DE VERÃO, SEREMOS SEMPRE AMIGAS, AMIGAS DO CORAÇÃO.
COMO DUAS ANDORINHAS
NUMA TARDE DE VERÃO,
SEREMOS SEMPRE AMIGAS,
AMIGAS DO (CORAÇÃO).
- QUANTOS VERSOS EXISTEM NESSA QUADRINHA? 4
- CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA QUE RIMA COM VERÃO.
9 LEIA A FRASE E INDIQUE A SÍLABA QUE COMPLETA A ÚLTIMA PALAVRA.
O BEBÊ MOSTROU A LÍN .
QUO
QUA
GUO
X GUA
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Esta atividade avalia o conhecimento ortográfico a respeito do uso de ch ou x para representação do som [∫]. É importante saber que, fonologicamente, não há nada que indique que se deva usar uma forma ou outra nas palavras caixa e enxame. É, portanto, uma arbitrariedade fonológica do sistema linguístico da língua portuguesa, como explica Miriam Lemle (2007).
Há regras ortográficas para o uso de ch ou x, que serão ensinadas em anos posteriores, mas que, mesmo assim, não são aplicáveis em todas as palavras. Nesta atividade, a expectativa é que os estudantes cheguem à resposta correta por estar familiarizados com a forma escrita dessas duas palavras, que, aliás, já foram exploradas em seções "Estudo da língua".
Atividades 7 e 8
Compreensão de textos
Estas atividades trabalham com gêneros textuais abordados ao longo do ano: capa de livro e quadrinha. Na atividade 7, o conhecimento de vocabulário pela estratégia de famílias de palavras é requerido para que os estudantes estabeleçam corretamente a relação entre ser saudávele fazer bem à saúde.Na atividade 8, é explorada a estrutura da quadrinha, pois os estudantes devem identificar a rima presente nela e informar a quantidade de versos que a compõem.
Atividade 9
Esta atividade explora a capacidade de decodificação de sílabas mais complexas, como é o caso do qua, quo, gua e guo, que foram abordados em uma seção "Estudo da língua".
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10 LEIA AS SÍLABAS DA PALAVRA MADRINHA.
MA
DRI
NHA
- QUAL DESTAS PALAVRAS CONTÉM DUAS DESSAS SÍLABAS?
DIFERENTE
X QUADRINHA
MOLHAR
QUADRILHA
11 LEIA A PALAVRA A SEGUIR E INDIQUE A SEQUÊNCIA DE VOGAIS E CONSOANTES. CONSIDERE QUE V É VOGAL E C É CONSOANTE.
A G R I C U L T O R
C - V - C - V - C - V - C - V - C - V
X V - C - C - V - C - V - C - C - V - C
V - C - C - V - C - V - C - C - V - V
12 LEIA A FRASE A SEGUIR.
- MARQUE A FRASE QUE APRESENTA A MESMA INFORMAÇÃO EM OUTRO TIPO DE LETRA.
HOJE VOU LER MINHA REVISTA FAVORITA.
AMANHÃ VOU LER MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS FAVORITA.
X HOJE VOU LER MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS FAVORITA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 10
Consciência fonológica e fonêmica
Esta atividade avalia a fluência em leitura. Uma consciência fonológica desenvolvida também pode contribuir para o bom desempenho dos estudantes nesta questão, uma vez que, embora não seja uma identificação oral de sílabas, fazer mentalmente essa identificação correta influencia de modo positivo o reconhecimento de sílabas iguais também na escrita.
Atividade 11
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
A atividade verifica a compreensão dos conceitos de vogal e consoante. Saber quais são as letras que representam vogais (quando o ar passa livremente pelo trato vocal) e quais são as que representam consoantes (quando o ar é impedido ou estreitado na passagem pelo trato vocal) é importante para o correto estabelecimento da relação fonema-grafema e para a escrita ortográfica.
Atividade 12
Conhecimento alfabético
A atividade avalia se os estudantes conseguem correlacionar um texto em letra cursiva e sua versão em letra de imprensa. Mesmo que não haja ainda fluência na leitura de letra cursiva, é esperado que consigam, por meio de pistas como o número de letras em cada palavra, identificar as formas relacionadas em um e outro tipo de letra.