237
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 1
1 RECITE A PARLENDA EM VOZ ALTA.
(A) GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO (AMARELINHO)
BOTA (UM),
BOTA DOIS,
BOTA TRÊS,
BOTA QUATRO,
BOTA CINCO,
BOTA SEIS,
BOTA SETE,
BOTA OITO,
BOTA NOVE,
BOTA DEZ.
DOMÍNIO PÚBLICO.
A) CIRCULE AS PALAVRAS DA PARLENDA QUE COMEÇAM COM A E U.
B) ASSINALE A PALAVRA COM O MESMO NÚMERO DE SÍLABAS QUE VIZINHO.
X GALINHA
AMARELINHO
2 DIGA EM VOZ ALTA OS NOMES DO ELEMENTO ILUSTRADO E RESPONDA: O SOM REPRESENTADO PELA LETRA O É ABERTO OU FECHADO? Fechado.
A) ALÉM DO O, QUE OUTRA LETRA PODE SER PRONUNCIADA COM SOM ABERTO OU FECHADO? CIRCULE.
A (E) I U
B) DESCUBRA OUTRAS PALAVRAS QUE VOCÊ PODE FORMAR COLOCANDO O V ENTRE VOGAIS.
A 1 V 1 E 5 AVE (DICA: É UM ANIMAL COM PENAS.)
E 1 V 1 A 5 EVA (DICA: É O NOME DE UMA MENINA.)
I 1 V 1 O 5 IVO (DICA: É O NOME DE UM MENINO.)
U 1 V 1 A 5 UVA (DICA: É O NOME DE UMA FRUTA.)
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidades 1 a 9
A seção "Para fazer em casa" apresenta atividades e desafios que possibilitam ao estudante fixar o conteúdo aprendido, identificar dificuldades e estabelecer uma rotina de estudos. Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa do estudante, pois permite identificar suas defasagens e seus avanços, acompanhando a evolução do seu processo de aprendizagem.
As atividades são planejadas de forma a retomar conteúdos que precisam ser consolidados; assim, sugerimos que elas sejam propostas no final de cada unidade. Procure fazer comentários motivacionais, ler e explicar os enunciados, orientar como registrar as respostas, disponibilizando tempo para a correção e a resolução de eventuais dúvidas.
Além dos comentários sobre as atividades propostas no Livro do Estudante, apresentamos algumas atividades complementares que poderão ser utilizadas em sala de aula para subsidiar a sistematização dos conteúdos estudados ao longo das unidades, como reforço às tarefas de casa ou ainda como atividade avaliativa. Elas poderão ser apresentadas aos estudantes na lousa para que eles as copiem e respondam no caderno.
Para ajudar a desenvolver a autonomia do estudante, sugira as dicas a seguir.
- Procurar manter uma rotina de estudos, reservando o mesmo horário todos os dias para a realização das atividades.
- Escolher um ambiente tranquilo da casa, longe de distrações (celular, televisão, circulação de pessoas).
- Retomar o conteúdo da aula e tentar relacioná-lo com a atividade.
- Realizar as atividades no caderno, anotando após o conteúdo da aula a página correspondente ao livro e a numeração das atividades que serão respondidas.
- Anotar o que não entender para sanar as dúvidas com o professor no momento da correção.
Para fazer em casa ■ Unidade 1
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP07, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 2
Consciência fonológica e fonêmica Produção de escrita
Peça aos estudantes que citem exemplos de palavras em que as letras o e e representem som aberto e som fechado (explore, por exemplo, seis e dez, presentes na parlenda). Ao corrigir o item b, convide alguns estudantes para ler as palavras formadas.
238
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 2
1 ESCREVA SEU NOME NO QUADRO AZUL. Respostas pessoais.
A) PEÇA A ALGUMAS DAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ QUE DITEM AS LETRAS DOS NOMES DELAS E ESCREVA-OS NOS QUADROS VERMELHOS.
B) COMPARE SEU NOME COM OS OUTROS QUE ESCREVEU E PINTE AS LETRAS REPETIDAS COM AS MESMAS CORES.
2 CONVERSE COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E REGISTRE AS RESPOSTAS POR ESCRITO. Respostas pessoais.
A) SEU NOME TEM LETRAS QUE NÃO APARECEM NOS OUTROS NOMES?
NÃO
SIM
- QUAIS?
B) HÁ NOMES QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA?
NÃO
SIM
- QUAIS?
C) HÁ NOMES QUE COMEÇAM COM A MESMA SÍLABA?
NÃO
SIM
- QUAIS?
3 QUANDO UMA PESSOA TEM O MESMO NOME DE OUTRA, DIZEMOS QUE ELAS SÃO XARÁS. VOCÊ TEM ALGUM XARÁ? QUEM?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 2
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP02, EF01LP03, EF01LP06, EF01LP07, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Ajude a turma a compreender os procedimentos envolvidos na atividade 1. Proponha um faz de conta em que alguns estudantes assumam diferentes papéis em uma família (avó, irmão, filho etc.) e convide o "filho" ou "a filha" para ir à lousa.
Leia o enunciado da atividade 1 e espere que o estudante escreva na lousa o próprio nome. Em seguida, peça a cada membro da "família" que dite as letras que formam seu nome para que o "filho" ou a "filha" o escreva na lousa.
Leia o item b da atividade 1 e verifique se a turma compreendeu o que deve ser feito. Peça a algum estudante que explique o comando com as próprias palavras. Continue simulando a execução da atividade utilizando como referência os nomes que estão escritos na lousa.
Prossiga com a leitura da atividade 2 em voz alta, mostrando que em alguns itens, além de marcar um X nas alternativas sim ou não, os estudantes deverão escrever.
Como nesta seção as atividades geram respostas pessoais, incentive os estudantes, no momento da correção, a apresentar suas descobertas aos colegas. Retome, por exemplo, cada um dos itens da atividade 2 e peça a alguns deles que apresentem suas respostas para a turma.
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Na correção da atividade 3, estimule os estudantes a comentar se conhecem algum xará e a identificá-lo. Pergunte-lhes também se já conheciam essa palavra. Se houver xarás na turma, essa é uma boa oportunidade para utilizar um dos importantes elementos que compõem o ambiente alfabetizador da sala de aula: o cartaz com os nomes dos estudantes. Mostre no cartaz os nomes iguais, estimulando a turma a conferi-los, letra por letra.
239
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 3
1 LEIA OS TRAVA-LÍNGUAS EM VOZ ALTA.
- COMECE DEVAGAR. DEPOIS, LEIA CADA VEZ MAIS DEPRESSA.
SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
A FACA AFIADA FICAVA NO FUNDO DO FOGÃO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
2 COLOQUE AS PALAVRAS NA ORDEM CORRETA E DESCUBRA UM TRAVA-LÍNGUA MUITO CONHECIDO.
A
RATO
REI
DO
ROUPA
ROEU
DE
ROMA
O
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
3 DESCUBRA AS RESPOSTAS DAS ADIVINHAS ABAIXO.
A) O QUE ANDA DEITADO E DORME EM PÉ?
RESPOSTA: O PÉ.
B) O QUE ESTÁ NO FINAL DO FIM, NO INÍCIO DO MEIO E NO MEIO DO COMEÇO?
RESPOSTA: A LETRA M.
C) O QUE É QUE QUANTO MAIS SECA, MAIS MOLHADA FICA?
RESPOSTA: A TOALHA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Peça aos estudantes que perguntem aos familiares se eles conhecem outros trava-línguas e adivinhas. Incentive-os a escrever esses novos textos e brincar com eles junto aos familiares.
Para fazer em casa
■ Unidade 3
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP16, EF12LP01, EF12LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Proponha à turma que leia em voz alta um dos trava-línguas em três ritmos diferentes: devagar, um pouco mais rápido e bem rápido. Informe-lhes que, em casa, o mesmo deverá ser feito com os dois trava-línguas. Na correção da atividade, peça aos estudantes que contem como foi a experiência de realizar a atividade em casa: alguém da família conhecia os trava-línguas? Foi divertido recitá-los em diferentes ritmos?
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Depois de ler a atividade 2, peça a algum estudante que explique aos colegas o que devem fazer. Verifique se a turma reconhece o trava-língua. Sugira aos estudantes que, em casa, numerem as palavras na ordem em que deverão ser escritas.
Na correção desta atividade, solicite a um estudante que leia para a turma o trava-língua formado. Registre-o na lousa.
Atividade 3
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leia a atividade 3 e pergunte se alguém tem dúvidas sobre o que deve ser feito. No momento da correção, leia as adivinhas e peça aos estudantes que digam as respostas. Escreva-as na lousa.
240
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 4
■ CONVIDE UM ADULTO DE SUA CASA PARA COZINHAR UMA DELICIOSA SOPA. ATENÇÃO: VOCÊ VAI LER E EXPLICAR A RECEITA. O ADULTO VAI DESCASCAR E PICAR OS LEGUMES E COZINHAR.
SOPA DE LEGUMES
INGREDIENTES
✔ 4 BATATAS
✔ 3 CENOURAS
✔ 4 COPOS DE ÁGUA
✔ 2 CHUCHUS
✔ 1 COLHER DE SAL
✔ 1 CEBOLA
UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS
✔ FACA
✔ TÁBUA
✔ PANELA
✔ FOGÃO
✔ COLHER
MODO DE FAZER
1. LAVAR OS LEGUMES.
2. DESCASCAR OS LEGUMES COM A FACA.
3. PICAR OS LEGUMES NA TÁBUA.
4. COLOCAR OS LEGUMES NA PANELA COM A ÁGUA.
5. ADICIONAR UMA COLHER DE SAL NA SOPA.
6. COLOCAR A PANELA NO FOGO.
7. COZINHAR ATÉ OS LEGUMES FICAREM MACIOS.
8. SERVIR QUENTE.
DICA: VOCÊ PODE SUBSTITUIR OS LEGUMES DA RECEITA POR OUTROS QUE TIVER EM CASA.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 4
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Ao apresentar a proposta aos estudantes, chame-lhes a atenção para a organização do texto: começa com o título, segue com duas listas (uma de ingredientes e outra de utensílios necessários) e termina com o modo de fazer. Essa exploração é importante para que a turma compreenda as diferentes partes que compõem uma receita e relacione a forma de organização do texto à sua finalidade.
Peça-lhes que tentem ler algumas partes do texto. Além de se apoiar no que já sabem sobre o sistema de escrita, poderão perceber palavras que se repetem, como legumes, por exemplo.
Leia a receita na íntegra e instrua-os a acompanhá-la com o dedo. Verifique se todos seguem a leitura.
Organize a turma em duplas e peça a um estudante que leia a receita para o outro e vice-versa. Isso é importante para que eles se sintam mais confiantes no momento de orientar seus familiares na preparação da receita.
Após a realização da atividade em casa, promova uma conversa em que a turma conte como foi a experiência de orientar o preparo da sopa. Pergunte: Foi difícil ler para seus familiares? A sopa ficou gostosa? Vocês usaram os ingredientes indicados?
Atividades complementares
Compreensão de textos
1. Leve para a sala de aula os utensílios propostos na receita (ou uma imagem deles). Mostre-os, um de cada vez, e peça aos estudantes que identifiquem, no texto, a palavra que dá nome a cada utensílio.
2. Faça mímicas para representar cenas (fora de ordem) do modo de fazer da receita. Peça à turma que identifique a parte do texto que está sendo representada.
241
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 5
1 COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA H E DESCUBRA OS NOMES DE ALGUMAS CRIATURAS MARINHAS.
CAC HALOTE
TAIN HA
MEXILHÃO
HADOQUE
2 CANTE A CANTIGA A SEGUIR ACOMPANHANDO A LEITURA DA LETRA COM O DEDO.
DICA: É FÁCIL ENCONTRAR GRAVAÇÕES DESTA CANTIGA NA INTERNET
MARINHEIRO SÓ
EU NÃO SOU DAQUI
MARINHEIRO SÓ
EU NÃO TENHO AMOR
MARINHEIRO SÓ
EU SOU DA BAHIA
MARINHEIRO SÓ
DE SÃO SALVADOR
MARINHEIRO SÓ
LÁ VEM, LÁ VEM
MARINHEIRO SÓ
COMO ELE VEM FACEIRO
MARINHEIRO SÓ
TODO DE BRANCO
MARINHEIRO SÓ
COM SEU BONEZINHO
MARINHEIRO SÓ
Ô MARINHEIRO, MARINHEIRO
MARINHEIRO SÓ
QUEM TE ENSINOU A NADAR
MARINHEIRO SÓ
OU FOI O TOMBO DO NAVIO
MARINHEIRO SÓ
OU FOI O BALANÇO DO MAR
MARINHEIRO SÓ
DOMÍNIO PÚBLICO.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 5
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP08, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Leia o enunciado desta atividade e verifique se os estudantes têm dúvidas sobre o que deve ser feito. Relembre com eles os sons do h em diferentes contextos de escrita. Escreva na lousa palavras em que essa letra aparece no início e em dígrafos e encontros consonantais, ajudando-os a identificar os sons que as compõem.
Ao corrigir a atividade, peça aos estudantes que leiam em voz alta as palavras completadas. Verifique se escrevem corretamente o traçado da letra h. Retome com eles os diferentes traçados dessa letra (bastão e cursiva, maiúscula e minúscula).
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Depois de ler o enunciado desta atividade e a dica, proponha aos estudantes que cantem juntos a cantiga. Essa preparação os deixará mais confiantes para realizar a atividade em casa.
Auxilie-os a perceber a repetição de frases na cantiga. Isso os ajudará na memorização da letra e facilitará a leitura. Proponha também que identifiquem as rimas presentes na cantiga. Incentive-os a procurar, com o auxílio dos familiares, a cantiga na internet em diferentes versões.
Posteriormente, promova uma conversa em que a turma comente a experiência de cantar com os familiares.
242
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 6
■ QUE TAL FAZER UMA HORTINHA COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?
1 LEIA OS NOMES DE ALGUMAS ERVAS E TEMPEROS QUE VOCÊS PODEM CULTIVAR.
DICA: PLANTE EM VASOS OU JARDINEIRAS DENTRO DE CASA EM LOCAL QUE RECEBA LUZ DO SOL.
2 ACOMPANHE COM ALGUÉM DA SUA CASA O PASSO A PASSO DO PLANTIO DE MUDAS.
DICA: É POSSÍVEL COLOCAR VÁRIAS PLANTAS JUNTAS. SÓ A HORTELÃ DEVE FICAR SOZINHA, PORQUE SUAS RAÍZES SE ESPALHAM MUITO.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 6
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP01, EF12LP01, EF12LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Ao apresentar a proposta aos estudantes, pergunte-lhes se há uma horta na casa deles. Em caso afirmativo, conversem sobre o que é plantado nela, quem cuida dela e outros detalhes que considerar importantes.
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Peça à turma que leia em voz alta os nomes das ervas e temperos apresentados nesta atividade e proponha uma conversa sobre as características e a utilidade de cada um deles. Após ouvir os estudantes, apresente informações selecionadas previamente sobre os benefícios e usos das plantas, para estimular a realização da horta caseira.
Atividade 2
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Leia o enunciado da atividade 2 e do passo a passo para o plantio das mudas. Peça aos estudantes que acompanhem a leitura passando o dedo embaixo das palavras. Verifique, de tempos em tempos, se todos estão no mesmo ponto do texto. Mostre-lhes como as imagens podem apoiar a leitura. Se houver no texto palavras desconhecidas para eles, conversem sobre o significado delas.
Depois da leitura, organize a turma em duplas e peça a um estudante que leia o passo a passo para o outro e vice-versa. Essa preparação é importante para que eles se sintam mais confiantes para realizar a atividade em casa.
Após a realização das propostas em casa, promova uma roda de conversa em que a turma compartilhe a experiência de plantar com a ajuda dos familiares. Vocês também podem compor um mural na sala com a imagem das hortas dos estudantes. Outra sugestão é propor-lhes que escrevam um relatório sobre o crescimento das mudas plantadas.
243
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 7
1 LEIA ESTA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
A) POR QUE A PERSONAGEM DIZ "SOMOS TÃO PEQUENOS"?
PORQUE ELA ESTÁ COMPARANDO OS SERES HUMANOS COM COISAS MUITO MAIORES DO QUE ELES.
B) DE QUE PLANETA E PAÍS VOCÊ ACHA QUE A PERSONAGEM ESTÁ FALANDO? TERRA E BRASIL.
2 O PROFESSOR VAI PROPOR UMA TROCA DE CARTAS NA TURMA. ANOTE NO CADERNO SEU NOME E ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA COMPLETOS PARA QUE A CARTA DESTINADA A VOCÊ CHEGUE CORRETAMENTE A SUA CASA. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes escrevam seu nome completo, o nome da rua, o número da casa (ou do edifício e do apartamento) onde moram, o nome do bairro, da cidade e do estado e o CEP.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 7
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF15LP14, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leia o enunciado da atividade e converse com os estudantes sobre as características das histórias em quadrinhos: presença de imagens, textos curtos e balões, entre outros elementos. Depois, peça aos estudantes que acompanhem com os olhos enquanto você lê a HQ. Na leitura, procure respeitar o ritmo e a entonação sugeridos pelas reticência. Reforce-lhes esses e outros sinais gráficos do texto. Mostre a eles, pela entonação, a relação entre leitura e pontuação.
Proponha uma segunda leitura, pedindo a diferentes estudantes que leiam cada quadrinho. Em seguida, proceda à análise do texto, estimulando-os a perceber a relação entre seus elementos verbais e não verbais.
Após a conversa, leia os itens a e b, explicando à turma o que deve ser feito.
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Produção de escrita
Se considerar pertinente, antes de ler o enunciado desta atividade, comente com a turma sobre a história das cartas. Uma sugestão é apresentar um vídeo sobre esse assunto, disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=Ua-L13ZPDrU. Acesso em: 18 jul. 2021.
Leia o enunciado da atividade e reforce aos estudantes a importância de anotarem com atenção os dados solicitados. Informe-lhes que as informações serão escritas nos envelopes das cartas que serão enviadas. Caso não seja possível mandá-las pelo correio, proponha-lhes que as entreguem como em uma brincadeira do tipo "amigo oculto".
Após anotarem os dados, solicite-lhes que escrevam os dados do destinatário e do remetente nos envelopes das cartas. Pode ser feito um sorteio para definir para quem cada estudante escreverá. Assim, será garantido que todos os estudantes recebam uma carta.
244
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 8
■ Aprenda um truque de mágica para apresentar na próxima reunião de familiares e amigos!
Dica: Peça a um adulto para fazer os recortes com a tesoura.
Truque da moeda invisível
Materiais necessários
✔ 1 canetinha
✔ 1 tubo de cola
✔ 1 moeda
✔ 1 tesoura com pontas arredondadas
✔ 1 copo de plástico transparente
✔ 2 folhas de papel sulfite da mesma cor
Instruções
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 8
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP04, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Ao apresentar a proposta, troque informações com os estudantes sobre truques de mágica que talvez eles conheçam ou já tenham visto. Depois de ouvir a turma, proponha uma leitura coletiva em voz alta do título do texto e da lista de materiais necessários.
Antes de ler a parte das instruções, pergunte aos estudantes o que acham que deve estar escrito em cada etapa. Em seguida, leia as instruções e verifique se todos acompanham a leitura. Os números que indicam a sequência das etapas podem ajudar na identificação da sequência da leitura. Após a leitura completa, oriente a turma a identificar palavras específicas no texto, como canetinha, copo e tesoura.
Chame a atenção dos estudantes para detalhes importantes nas etapas da atividade, como a precisão no recorte do papel e na colagem dele no copo (etapas 3 e 4). Se possível, execute as ações mostradas em cada etapa para que eles vejam, na prática, como realizar a atividade.
Posteriormente, em uma roda de conversa, proponha aos estudantes que compartilhem sua experiência com a realização do truque de mágica para familiares e amigos. Pergunte-lhes: Foi difícil ler o texto ou fazer a mágica? Por quê? Para quem fizeram a apresentação? O que o público achou?