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Referências bibliográficas
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BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização.Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/reOHr4. Acesso em: 21 jun. 2021.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem suas bases expostas nesse caderno, que contém uma contextualização da alfabetização no Brasil e no mundo, considerações teóricas e operacionais e a íntegra do Decreto no 9.765, de 11 de abril de 2019.
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/y0nHYa. Acesso em: 21 jun. 2021.
A BNCC estabelece as competências que devem ser garantidas, a cada ano escolar, aos estudantes de todo o Brasil. Os objetivos centrais a serem atingidos são a formação integral humana e a construção de uma sociedade justa, democratica e inclusiva.
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KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender:os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
O objetivo das autoras é apresentar as principais estratégias de leitura requeridas para a compreensão de um texto, que incluem conhecimentos linguísticos, de mundo e interacionais.
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TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma analise a partir da realidade escolar. Estudos e Pesquisas em Psicologia,13(2), 524-544. 2013. Disponível em: https://oeds.link/xkdwgS. Acesso em: 21 jun. 2021.
Nesse texto são explorados os sentimentos dos estudantes frente às atividades propostas e às relações com o professor e a família, dando visibilidade a fatores afetivos que podem afetar negativa ou positivamente as praticas de leitura e escrita.
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ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira.Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
O objetivo maior desse livro é mostrar a importância de oferecer às crianças a oportunidade de tornarem-se leitoras de literatura infantil brasileira, como uma das chaves para compreensão e cultivo da brasilidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Conduza com a turma a apreciação da ilustração desta página. Relembre que, na imagem da página 3 do Livro do Estudante deste volume, encontramos um grupo de estudantes manuseando blocos com letras do alfabeto. É uma forma de representar o início das descobertas em relação à língua portuguesa que serão feitas ao longo do volume e do ano letivo. Os blocos, ainda espalhados, aos poucos foram sendo organizados, um a um, em um trabalho de muita colaboração e reflexão para formar palavras, frases, textos. Na página 4, uma estudante está sobre um bloco em que é possível ver a letra d. Na página 5, encontramos organizados os blocos com as letras a, b e c, remetendo ao abecedário, um dos primeiros conceitos estudados, indispensável para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita.
Agora, na página 248, no fim do 1o ano, vemos os blocos formando a palavra alegria e o grupo de estudantes comemorando a conquista: manipularam as letras do alfabeto para compor uma palavra e transmitir uma ideia. A formação dessa palavra é resultado da determinação de cada participante, que, com suas características, seus saberes e suas necessidades, trouxe um pouco de si para o grupo e se fortaleceu com essa parceria, interagindo de forma contínua e colaborativa com os colegas.
Relacione essa última ilustração com a vivência de toda a turma neste ano. Considerando a avaliação formativa, realizada em todo o volume, é importante valorizar cada estudante, sua participação individual, sua colaboração com a turma, suas dificuldades superadas, seus avanços e seu processo de aprendizagem.