15
ESTUDO DA LÍNGUA
REVISÃO
ico 1 LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DE ANIMAIS A SEGUIR.
MACACO
ABELHA
CABRITA
COBRA
ELEFANTE
JUMENTO
A) PINTE AS VOGAIS DESSES NOMES.
B) CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE HÁ DUAS CONSOANTES JUNTAS NA MESMA SÍLABA.
C) LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU. QUAIS DELAS TÊM A REPETIÇÃO DAS MESMAS CONSOANTES JUNTAS NA SÍLABA? COPIE-AS.
D) ESSAS CONSOANTES TAMBÉM APARECEM NO NOME DE QUAL DAS FIGURAS ABAIXO? MARQUE A ILUSTRAÇÃO.
ico 2 FALE EM VOZ ALTA A PALAVRA ABELHA SEPARADA EM SÍLABAS.
A) QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM?
icoB) FALE EM VOZ ALTA A ÚLTIMA SÍLABA DESSA PALAVRA.
Estudo da língua
■ Revisão
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP03, EF02LP04, EF02LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Compreensão de textos
Nesta seção de revisão, os estudantes serão convidados a relembrar as relações grafofonêmicas (relações entre as letras e os sons representados por elas em variados contextos) estudadas no 1o ano. O objetivo é mapear o nível de compreensão da turma e localizar suas principais dificuldades. Dessa forma, você pode gerenciá-las, evitando que se arrastem e se tornem um empecilho no processo de alfabetização.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Nesta atividade, os estudantes vão relembrar vogais, consoantes e sílabas, além de localizar o encontro consonantal br, e praticar os sons produzidos tanto pelo encontro consonantal como pelo dígrafo lh. Aproveite para perguntar a eles se, ao ler em voz alta, percebem diferença entre o encontro consonantal e o dígrafo. Explique-lhes que, no primeiro caso, há a pronúncia de dois sons, enquanto, no segundo, há a pronúncia de um único som.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Nesta atividade, são retomadas a noção de sílaba, a letra h inicial e o dígrafo lh.
Se considerar pertinente, escreva o nome de outros animais na lousa e faça a divisão silábica coletivamente, para que a turma se lembre de algumas regras que podem ser consideradas, como a existência de uma vogal em toda sílaba.
16
3 COMPLETE O NOME DOS ANIMAIS COM H, LH, NH OU CH.
GALI A
COE O
IMPANZÉ
IENA
icoA) LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU.
B) ESCREVA A PALAVRA EM QUE A LETRA N APARECE NA MESMA POSIÇÃO NA SÍLABA QUE NA PALAVRA ANTA.
C) ESCREVA A PALAVRA EM QUE A LETRA N APARECE NA MESMA POSIÇÃO NA SÍLABA QUE NA PALAVRA NOITE.
D) NA PALAVRA CHIMPANZÉ, A LETRA M APARECE NA MESMA POSIÇÃO NA SÍLABA DE QUAL DESTAS PALAVRAS? MARQUE A RESPOSTA.
- AMBIENTE
- MACACO
4 LEIA ESTE QUADRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
QUE CURIOSO!
ALGUNS ANIMAIS MORAM EM CASAS QUE ELES MESMOS CONSTROEM. É O CASO DA FORMIGA E DO PASSARINHO JOÃO-DE-BARRO.
A) A LETRA R REPRESENTA O MESMO SOM NAS PALAVRAS PASSARINHO E JOÃO-DE-BARRO?
B) EM QUAL DESSAS PALAVRAS HÁ APENAS UMA LETRA R NO MEIO DE DUAS VOGAIS?
17
5 COMPLETE CADA PALAVRA COM UMA DAS LETRAS ABAIXO.
B C D F G P T V
PALA RA
ROVÃO
RALDA
ZE BRA
RE REIO
ALE RIA
ROVA
RAGÃO
A) ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU E FAÇA UM DESENHO EM SEU CADERNO PARA REPRESENTÁ-LA.
B) ESCREVA A PALAVRA ESCOLHIDA EMBAIXO DO DESENHO.
C) COPIE A PALAVRA QUE COMEÇA COM O MESMO SOM QUE O NOME DESTE ANIMAL.
■ MARQUE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA L REPRESENTA O MESMO SOM QUE NA PALAVRA QUE VOCÊ COPIOU.
- ANEL
- ELEFANTE
- ALFACE
- BOLSA
- GALO
- FILME
icD) LEIA ESTAS PALAVRAS EM VOZ ALTA.
ZEBRA — ARROZ
- A LETRA Z REPRESENTA O MESMO SOM NESSAS PALAVRAS?
MARQUE A PALAVRA EM QUE APARECE O MESMO SOM REPRESENTADO PELA LETRA Z EM ARROZ.
- VESTIDO
- DOZE
18
6 COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM UMA DESTAS CONSOANTES.
B — C — F — G — P — T
■ ASSOCIE A PALAVRA À ILUSTRAÇÃO QUE A REPRESENTA.
- NULADO
- LORES
- ALETA
- LOBO
- LANTA
- BICILETA
ico7 LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS A SEGUIR.
ATLETA
ÓLEO
ESPAÇO
GLOBO
FLORES
NUBLADO
BICICLETA
PORTA
A) CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA E REPRESENTA SOM ABERTO, FORTE.
B) IDENTIFIQUE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA O REPRESENTA SOM ABERTO, FORTE.
icoC) RELEIA A PALAVRA: BICICLETA. COM QUE OUTRA PALAVRA DO QUADRO ELA RIMA?
- UMA CONSOANTE SE REPETE NA PALAVRA. O SOM REPRESENTADO POR ELA NA PALAVRA É:
O MESMO.
DIFERENTE.
19
8 COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM C OU Ç.
LA O
EBOLA
PIPO A
UBO
ES OLA
VA INA
A ÚCAR
MA Ã
9 COMPLETE AS PALAVRAS COM UMA DAS SÍLABAS CITADAS ANTES DELAS
GUA | GA |
RÉ
GUO | GO |
ENXA U
GUE | GE |
RRA
GUI | GI |
TARRA
GUO | GO |
FO
GUI | GI |
MÁ CA
ico10 LEIA ESTA ADIVINHA EM VOZ ALTA.
QUAL É O REI DOS QUEIJOS?
ico A) VOCÊ SABE A RESPOSTA? DESCUBRA E CONTE AOS COLEGAS.
B) COPIE DA RESPOSTA A PALAVRA QUE TEM TIL.
C) COLOQUE TIL NA PALAVRA QUE DEVE RECEBER ESSE SINAL.
MAÇA
MASSA
D) COMPLETE O NOME DO ALIMENTO QUE É A RESPOSTA DA ADIVINHA.
RE IJÃO
20
11 COMPLETE AS PALAVRAS COM QUE, QUI, QUA OU QUO.
- CA
- A SO
- RTO
12 LEIA O QUADRO "QUE CURIOSO!" E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUE CURIOSO!
O PEIXE-SERRA É UM PEIXE QUE VIVE EM ÁGUA SALGADA. ELE TEM UM FOCINHO ALONGADO, CHEIO DE DENTES, QUE O AJUDA NA HORA DE CAÇAR.
INFELIZMENTE, ESSE PEIXE TÃO INTERESSANTE ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.
icoA) LEIA EM VOZ ALTA ESTE NOME: PEIXE-SERRA.
- ico QUE SOM A LETRA X REPRESENTA NESSA PALAVRA?
- MARQUE A PALAVRA EM QUE A LETRA X REPRESENTA ESSE MESMO SOM.
XÍCARA
EXAME
AXILA
B) RELEIA ESTA OUTRA PALAVRA DO TEXTO: EXTINÇÃO.
- NESSA PALAVRA, A LETRA X REPRESENTA UM SOM PRESENTE NA PALAVRA:
MESA.
DENTES.
C) NA PALAVRA SERRA, A LETRA S REPRESENTA O MESMO SOM INICIAL DO NOME DE QUAL DESTES ANIMAIS? PINTE A ILUSTRAÇÃO.
21
D) COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM S OU SS.
CA A
INO
PÊEGO
PEOA
PÁARO
MEA
- DAS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU, ESCREVA AQUELA QUE TEM ACENTO CIRCUNFLEXO.
13 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ALGUNS NOMES DE PESSOAS.
WALTER
WILLIAM
WILMA
YURI
KARINA
KÁTIA
KLÉBER
A) COPIE AS PALAVRAS QUE TÊM A LETRA W.
icoB) QUE SOM A LETRA W REPRESENTA EM CADA NOME?
C) COPIE AS PALAVRAS QUE TÊM A LETRA K.
ico D) QUE SOM A LETRA K REPRESENTA NESSAS PALAVRAS?
E) COPIE A PALAVRA QUE TEM A LETRA Y.
icoF) QUE SOM A LETRA Y REPRESENTA NESSA PALAVRA?
14 ESCREVA O NOME DOS ELEMENTOS ILUSTRADOS ABAIXO.