22
UNIDADE 1 CASAS
23
- COMO SÃO AS CASAS RETRATADAS NA FOTO?
- VOCÊ GOSTA DESSE TIPO DE PINTURA NAS CASAS?
- VOCÊ MORA EM UM LOCAL DIFERENTE OU PARECIDO COM O DA FOTO? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS OU SEMELHANÇAS?
24
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM POEMA. LEIA O TÍTULO DELE E RESPONDA:
- DE QUAIS CASAS VOCÊ ACHA QUE O POEMA VAI FALAR?
-
NO POEMA, HÁ RIMAS. VOCÊ LEMBRA O QUE É UMA RIMA?
DURANTE A LEITURA
-
LEIA O POEMA COM O PROFESSOR E COMPLETE-O FORMANDO RIMAS COM AS PALAVRAS ABAIXO.
MACACO
ABELHA
CABRITA
COBRA
ELEFANTE
JUMENTO
GENTE
A CASA E O SEU DONO
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O .
ESSA CASA É TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A .
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O .
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A .
25
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O .
ESSA CASA, BELA OBRA,
QUEM MORA NELA É A .
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE .
ELIAS JOSÉ. LUA NO BREJO COM NOVAS TROVAS. PORTO ALEGRE: FORMATO, 2010.
PARA ESTUDAR O TEXTO
PRATICAR A FLUÊNCIA
ico1 VOCÊ E A TURMA VÃO LER O POEMA A CASA E O SEU DONO EM FORMA DE JOGRAL, PARA TREINAR A LEITURA EXPRESSIVA.
- A TURMA TODA DEVE COLOCAR AS CADEIRAS EM FORMA DE CÍRCULO. O PROFESSOR VAI LER O PRIMEIRO VERSO. O ESTUDANTE QUE ESTIVER À DIREITA DEVE LER O VERSO SEGUINTE, E ASSIM POR DIANTE.
- PRESTE BASTANTE ATENÇÃO À ENTONAÇÃO E OBSERVE A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS.
- MANTENHA O RITMO DO POEMA. PARA ISSO, O PRIMEIRO E O SEGUNDO VERSO DA ESTROFE DEVEM SER LIDOS SEM PAUSA. MAS DEVE HAVER UMA PEQUENA PAUSA ENTRE AS ESTROFES.
- TENTE LER DESSA FORMA MAIS VEZES, ATÉ QUE CONSIGA MANTER UM RITMO DO POEMA.
26
2 FAÇA UMA AVALIAÇÃO SOBRE COMO VOCÊ LEU.
AVALIAÇÃO DA LEITURA | SIM | NÃO |
---|---|---|
AO FAZER A LEITURA ORAL, VOCÊ PRONUNCIOU CORRETAMENTE AS PALAVRAS? | ||
VOCÊ CONSEGUIU MANTER O RITMO DA LEITURA, EMENDANDO O PRIMEIRO NO SEGUNDO VERSO E FAZENDO UMA PAUSA ENTRE AS ESTROFES? | ||
FEZ A LEITURA COM ENTONAÇÃO DE VOZ E DE ACORDO COM AS RIMAS DO POEMA? |
COMPREENDER O TEXTO
3 RELEIA.
"ESSA CASA É DE CACO"
VOCÊ RELEU UM VERSO DO POEMA. TODO POEMA É COMPOSTO DE VERSOS. VERSO É CADA LINHA DO POEMA.
- QUANTOS VERSOS HÁ NO POEMA A CASA E O SEU DONO?
4 AGORA, RELEIA ESTE TRECHO.
"ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO."
A) QUANTOS VERSOS VOCÊ LEU?
OS VERSOS QUE VOCÊ ACABOU DE LER FORMAM UMA ESTROFE DO POEMA A CASA E O SEU DONO. ESTROFE É O CONJUNTO DE VERSOS DE UM POEMA.
B) QUANTAS ESTROFES HÁ NO POEMA A CASA E O SEU DONO?
27
AMPLIAR O VOCABULÁRIO
5 COMPLETE AS FRASES COM MAIS UMA PALAVRA QUE RIMA.
- CACO RIMA COM MACACO E COM
- BONITA RIMA COM CABRITA E COM
- CIMENTO RIMA COM JUMENTO E COM
- TELHA RIMA COM ABELHA E COM
- ELEGANTE RIMA COM ELEFANTE E COM
- OBRA RIMA COM COBRA E COM
- REPENTE RIMA COM GENTE E COM
6 ESCREVA ABAIXO ONDE VOCÊ ACHA QUE OS ANIMAIS CITADOS NO POEMA REALMENTE VIVEM.
- MACACO:
- CABRITA:
- JUMENTO:
- ABELHA:
- ELEFANTE:
- COBRA:
PARA LER EM CASA
LEIA O POEMA PARA AS PESSOAS DE SUA CASA. EM SEGUIDA, LEIA-O NOVAMENTE, PEDINDO A ELAS QUE LEIAM COM VOCÊ A ÚLTIMA PALAVRA DE CADA ESTROFE PARA DESTACAR AS RIMAS DO POEMA.
28
ESTUDO DA LÍNGUA
SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES
SÍLABAS
1 JUNTE AS PARTES E ESCREVA O NOME DE DOIS ANIMAIS QUE APARECEM NO POEMA A CASA E O SEU DONO.
- CO + BRA =
- MA + CA + CO =
ico2 LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ FORMOU, BATENDO UMA PALMA PARA CADA PEDAÇO QUE FALAR.
-
QUANTOS PEDAÇOS VOCÊ CONTOU EM CADA PALAVRA?
COBRA
MACACO
OS PEDAÇOS MENORES EM QUE PODEMOS DIVIDIR AS PALAVRAS QUANDO FALAMOS SE CHAMAM SÍLABAS.
i3 JUNTE-SE A UM COLEGA E ESCREVAM O NÚMERO DE SÍLABAS DAS PALAVRAS A SEGUIR.
CASA:
COBRA:
ELEFANTE:
QUEM:
BONITA:
TÃO:
4 COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR, COMPLETE:
A) O MENOR NÚMERO DE SÍLABAS QUE UMA PALAVRA PODE TER É
B) A PALAVRA QUEM TEM LETRAS, MAS SÓ TEM SÍLABA.
29
PALAVRAS E FRASES
QUE CURIOSO!
FRASES CURTAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO NA FORMA DE CONSELHOS OU ADVERTÊNCIAS SÃO CHAMADAS DE DITADOS POPULARES. UM DITADO POPULAR MUITO CONHECIDO É ESTE:
QUEM CASA QUER CASA.
1 NO DITADO POPULAR DO QUADRO "QUE CURIOSO!", A PALAVRA CASA TEM DOIS SENTIDOS.
- LIGUE CADA UM DELES À ILUSTRAÇÃO ADEQUADA.
AS PALAVRAS PODEM TER MAIS DE UM SENTIDO. PARA SABER O SENTIDO DE UMA DELAS, É PRECISO OBSERVAR A SITUAÇÃO EM QUE ESTÁ SENDO USADA.
2 CONHEÇA OUTROS DITADOS POPULARES COM A PALAVRA CASA.
EM CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU.
ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA.
30
3 COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR, RELACIONE OS DITADOS POPULARES AO QUE ELES SIGNIFICAM.
- QUEM CASA QUER CASA.
- EM CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU.
- ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA.
- NÃO DEVEMOS DISCUTIR PROBLEMAS PARTICULARES EM PÚBLICO.
- AO SE CASAREM, AS PESSOAS DESEJAM TER UM ESPAÇO QUE SEJA SÓ DELAS.
- TER UMA HABILIDADE, MAS NÃO UTILIZÁ-LA EM FAVOR PRÓPRIO.
i4 COM UM COLEGA, ORGANIZE AS PALAVRAS A SEGUIR PARA FORMAR FRASES.
ABELHAS
CASA
DAS
CHAMA
SE
A
COLMEIA.
CASA
FORMIGUEIRO
SE
CHAMA
A
DAS
FORMIGAS.
FRASE É UM CONJUNTO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS DE MODO ORGANIZADO PARA COMUNICAR UMA IDEIA COM SENTIDO COMPLETO.
31
5 ACOMPANHE A CONVERSA DOS QUADRINHOS A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
A) QUANTAS FRASES HÁ NESSA CONVERSA?
B) QUAL É A MENOR FRASE DA CONVERSA?
- QUANTAS PALAVRAS ELA TEM?
C) O QUE HÁ NO FINAL DE TODAS AS FRASES?
6 ESCREVA FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.
A) CASA
B) FAMÍLIA
C) ESCOLA
AS FRASES PODEM SER FORMADAS POR UMA OU MAIS PALAVRAS. ELAS TERMINAM COM PONTO-FINAL, PONTO DE INTERROGAÇÃO, PONTO DE EXCLAMAÇÃO OU RETICÊNCIAS.
32
PRODUÇÃO ESCRITA
VERSOS
VAMOS BRINCAR COM A SONORIDADE DAS PALAVRAS?
VOCÊ E UM COLEGA VÃO CRIAR VERSOS COMO OS DO POEMA A CASA E O SEU DONO, DO ESCRITOR ELIAS JOSÉ.
DEPOIS, VOCÊS DOIS VÃO ILUSTRAR ESSES VERSOS. ELES SERÃO EXPOSTOS NO MURAL DA TURMA.
PLANEJAMENTO
i1 COMPLETEM AS FRASES.
A) ESCOLHAM AS PALAVRAS PARA COMPLETAR AS FRASES A SEGUIR.
B) AS PALAVRAS NO FINAL DOS VERSOS PRECISAM RIMAR. REVEJAM COMO O AUTOR ELIAS JOSÉ FEZ NO POEMA DELE.
"ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA."
C) SE VOCÊS QUISEREM, PODEM CRIAR VERSOS SOBRE CASAS ENGRAÇADAS PARA OUTROS ANIMAIS.
33
2 ESCREVAM OS VERSOS.
- CRIEM DUAS ESTROFES COMO AS DO POEMA DE ELIAS JOSÉ, COM DOIS VERSOS EM CADA UMA.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
3 REVISEM A ESCRITA.
A) RESPONDAM ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
REVISÃO DA ESCRITA | SIM | NÃO |
---|---|---|
OS VERSOS SÃO SOBRE A CASA DE UM ANIMAL? | ||
AS PALAVRAS ESTÃO RIMANDO NO FINAL DOS VERSOS DE CADA ESTROFE? |
B) O PROFESSOR VAI AVALIAR A ESCRITA DE VOCÊS E INDICAR SE HÁ ALGUMA CORREÇÃO A SER FEITA.
4 PASSEM A LIMPO E ILUSTREM.
- FAÇAM AS ALTERAÇÕES INDICADAS PELO PROFESSOR NOS VERSOS DE VOCÊS, SE FOR O CASO.
- EM UMA FOLHA À PARTE, CADA UM DE VOCÊS VAI PASSAR A LIMPO UMA DAS ESTROFES E ILUSTRÁ-LA.
SOCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO DOS VERSOS
5 PARTICIPEM DA EXPOSIÇÃO DE VERSOS.
- SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, COLEM OS VERSOS DE VOCÊS NO MURAL DA TURMA.
34
PARA LER MAIS
ANTES DE LER
O TEXTO QUE VOCÊ VAI LER É UM POEMA QUE FOI MUSICADO, OU SEJA, FOI TRANSFORMADO EM MÚSICA.
- LEIA O TÍTULO DO TEXTO.
- COMO VOCÊ ACHA QUE É A CASA DA QUAL O TEXTO VAI FALAR?
DURANTE A LEITURA
- O PROFESSOR FARÁ A PRIMEIRA LEITURA DO POEMA EM VOZ ALTA E VOCÊ O ACOMPANHARÁ. PRESTE ATENÇÃO AO RITMO, À MUSICALIDADE E ÀS RIMAS.
A CASA
ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO.
VINICIUS DE MORAES. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/q8PZfT. ACESSO EM: 30 JUL. 2021.
- ESMERO:
- CUIDADO MUITO GRANDE.
35
QUE CURIOSO!
O TEXTO QUE VOCÊ LEU FOI ESCRITO PELO DIPLOMATA, DRAMATURGO, JORNALISTA, POETA, CANTOR E COMPOSITOR CARIOCA VINICIUS DE MORAES (1913-1980).
SUA OBRA COMO POETA É MUITO VASTA. ELE ESCREVEU, INCLUSIVE, POEMAS PARA CRIANÇAS. VOCÊ SABIA QUE MUITOS POEMAS DE VINICIUS, COMO A CASA, FORAM MUSICADOS E GRAVADOS COMO CANÇÕES?
PARA ESTUDAR O TEXTO
PRATICAR A FLUÊNCIA
ico 1 AGORA VOCÊ VAI OUVIR E CANTAR A CANÇÃO A CASA, QUE É O POEMA MUSICADO.
A) PRESTE ATENÇÃO AO RITMO DO POEMA E OBSERVE COMO ESSE RITMO PASSOU PARA A CANÇÃO.
B) AO CANTAR A CANÇÃO, FIQUE ATENTO TAMBÉM ÀS RIMAS E AO DESTAQUE QUE ELAS TÊM.
- O QUE VOCÊ ACHOU DA CANÇÃO? DO QUE GOSTOU MAIS: DE LER O POEMA OU DE CANTAR A CANÇÃO?
COMPREENDER O TEXTO
2 SERÁ QUE EXISTE UMA CASA IGUALZINHA A ESSA DO POEMA? POR QUÊ?
3 QUANTOS VERSOS EXISTEM NESSE POEMA?
36
4 EM QUANTAS ESTROFES ESSES VERSOS ESTÃO ORGANIZADOS?
5 RELEIA OS DOIS PRIMEIROS VERSOS DO POEMA.
"ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA"
- EM SUA OPINIÃO, O QUE FAZ A CASA DO POEMA SER MAIS ENGRAÇADA? COPIE OS VERSOS QUE PODEM RESPONDER A ESSA PERGUNTA.
6 RELEIA OS ÚLTIMOS VERSOS DO POEMA.
"MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO"
icoA) CONVERSE COM UM COLEGA: VOCÊ ACHA QUE ESSA CASA FOI FEITA COM MUITO ESMERO? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
B) COMPLETE ABAIXO COM SEU ENDEREÇO.
No
C) LEIA NA PLACA ABAIXO O ENDEREÇO DA CASA DO POEMA.
- icoVOCÊ ACHA QUE O ENDEREÇO DA CASA DO POEMA EXISTE DE VERDADE? POR QUÊ?
37
AMPLIAR O VOCABULÁRIO
7 ASSOCIE OS VERSOS QUE RIMAM.
- DORMIR NA REDE
- MUITO ENGRAÇADA
- FAZER PIPI
- ENTRAR NELA NÃO
- COM MUITO ESMERO
- NÃO TINHA ALI
- NÃO TINHA CHÃO
- NÚMERO ZERO
- NÃO TINHA NADA
- NÃO TINHA PAREDE
- FORME NOVAS RIMAS COM PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE. ANOTE-AS NO CADERNO. EM SEGUIDA, COMPARTILHE-AS COM OS COLEGAS.
8 ESCREVA UMA FRASE UTILIZANDO A PALAVRA ESMERO.
PARA LER EM CASA
LEIA O POEMA PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. DEPOIS, CONTE A ELAS QUE ELE FOI MUSICADO, ISTO É, VIROU UMA CANÇÃO.
EM SEGUIDA, SE SEUS FAMILIARES JÁ NÃO CONHECEREM A CANÇÃO, PEÇA-LHES QUE ACOMPANHEM A LETRA NO LIVRO E CONVIDE-OS A CANTAR COM VOCÊ.
QUE CURIOSO!
O CD A ARCA DE NOÉ (PHILIPS, 1980) TEM VÁRIOS POEMAS INFANTIS DE VINICIUS DE MORAES QUE FORAM MUSICADOS. ALÉM DE A CASA, QUE VOCÊ JÁ CONHECE, TEM O PATO, A FOCA, A PORTA, O RELÓGIO E MUITOS OUTROS. OUÇA-OS EM CD OU NA INTERNET E DIVIRTA-SE!
38
ESTUDO DA LÍNGUA
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
1 RELEIA ESTES VERSOS DO POEMA A CASA.
"ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO"
- OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS EM NEGRITO E ASSINALE:
A) A PALAVRA QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO DE ENGRAÇADA.
DIVERTIDA
SORRISO
B) A PALAVRA QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO DE TETO.
COBRIR
TELHADO
ALGUMAS PALAVRAS TÊM O SIGNIFICADO SEMELHANTE. ELAS SÃO CHAMADAS DE SINÔNIMOS.
- AGORA, OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS SUBLINHADAS E ASSINALE:
A) A PALAVRA QUE TEM O SIGNIFICADO CONTRÁRIO DE MUITO.
PEQUENO
POUCO
39
B) A PALAVRA QUE TEM O SIGNIFICADO CONTRÁRIO DE ENTRAR.
FUGIR
SAIR
ALGUMAS PALAVRAS TÊM SIGNIFICADOS OPOSTOS. ELAS SÃO CHAMADAS DE ANTÔNIMOS.
2 COM AS PALAVRAS DESTACADAS NO POEMA, COMPLETE OS QUADROS DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS.
"[...]
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO."
SINÔNIMOS | |
---|---|
CONSTRUÍDA | |
CAPRICHO | |
INOCENTES | |
XIXI |
ANTÔNIMOS | |
---|---|
TODOS | |
ACORDAR | |
POUCO | |
SIM |
40
3 ASSINALE AS DUPLAS DE PALAVRAS QUE NÃO SÃO SINÔNIMOS.
ALEGRE - CONTENTE
JOVEM - VELHO
RÁPIDO - DEVAGAR
BARULHO - RUÍDO
DIÁLOGO - CONVERSA
DORMIR - ADORMECER
- COMO SÃO CLASSIFICADAS AS PALAVRAS QUE VOCÊ ASSINALOU?
4 LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
A) O QUE MÔNICA E CASCÃO ESTÃO FAZENDO?
B) OBSERVE A EXPRESSÃO NO ROSTO DE CEBOLINHA. ELE ESTÁ GOSTANDO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO? POR QUÊ?
C) POR QUE MÔNICA NÃO ACHAVA QUE SERIA DIVERTIDO FAZER VISITA EM HOSPITAL?
D) ESCREVA UM SINÔNIMO DE DIVERTIDO.
E) COPIE DO PRIMEIRO QUADRINHO DUAS PALAVRAS QUE SÃO ANTÔNIMOS.
icoF) O QUE VOCÊ ACHA DE MÔNICA E CASCÃO FICAREM BRINCANDO NA VISITA AO AMIGO NO HOSPITAL?
41
PRODUÇÃO ORAL
CONVERSAÇÃO
PLANEJAMENTO
1 RELEIA ESTES VERSOS DO POEMA A CASA E O SEU DONO.
"E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE."
2 PENSE NAS QUESTÕES A SEGUIR.
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE TER UMA CASA PARA MORAR?
- COMO DEVE SER ESSA CASA?
- QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?
CONVERSAÇÃO
3 AGORA, EM GRUPO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS QUESTÕES ACIMA.
- OUÇA CADA COLEGA EM SILÊNCIO E COM ATENÇÃO.
- DÊ SUA OPINIÃO E RESPEITE A OPINIÃO DOS COLEGAS.
AVALIAÇÃO
4 AVALIE A CONVERSA DE VOCÊS.
A) PREENCHA O QUADRO.
AVALIAÇÃO DA CONVERSAÇÃO | SIM | NÃO |
---|---|---|
TODOS DO GRUPO PARTICIPARAM DA CONVERSA? | ||
VOCÊ OUVIU COM ATENÇÃO O QUE FOI DITO PELOS COLEGAS E AGUARDOU SUA VEZ DE FALAR? | ||
VOCÊ SE DIRIGIU AOS COLEGAS DE FORMA RESPEITOSA? | ||
VOCÊ CHEGOU A ALGUMA CONCLUSÃO? |
B) CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
42
JOGO SAPO CANTOR
■ PARTICIPANTES: TODA A TURMA
■ MATERIAL
✔ UM TABULEIRO
✔ UMA FICHA COM TEXTO PARA RECORTAR
OSAPONÃOLAVAOPÉ
NÃOLAVAPORQUENÃOQUER
ELEMORALÁNALAGOA
■ PREPARAÇÃO PARA O JOGO
✔ RECORTEM O TABULEIRO DA PÁGINA 247.
✔ OUÇAM O TEXTO DA FICHA DA PÁGINA 249 QUE O PROFESSOR VAI LER.
✔ PRESTEM ATENÇÃO PARA PERCEBER TODAS AS PALAVRAS.
■ REGRAS
- APÓS A LEITURA DO TEXTO, RECORTEM PALAVRA POR PALAVRA DA FICHA.
- COLOQUEM CADA UMA DAS PALAVRAS RECORTADAS NO LUGAR CORRETO DO TABULEIRO QUE VOCÊS RECORTARAM.
-
CANTEM A CANTIGA DE ACORDO COM A ORDEM A SEGUIR.
- COM A LETRA DO JEITO QUE VOCÊS MONTARAM.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR A.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR E.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR I.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR O.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR U.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR ÃO.
43
CONHECER MAIS PALAVRAS
1 COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, FAÇA EM SEU CADERNO UM DESENHO QUE REPRESENTE UMA HABITAÇÃO.
- O DESENHO SE PARECE COM O QUÊ?
2 CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS SOBRE OUTRAS PALAVRAS QUE SÃO SINÔNIMO DE HABITAÇÃO.
- USE ESSAS PALAVRAS PARA COMPLETAR AS FRASES.
DICA: QUANTO MAIS PALAVRAS DIFERENTES VOCÊ USAR, MELHOR!
DOCE .
É UM DIREITO DE TODOS.
MINHA É AMARELA.
QUAL É O NÚMERO DE SUA ?
3 VAMOS CONHECER A FAMÍLIA DA PALAVRA CASA. ASSOCIE CADA PALAVRA À ILUSTRAÇÃO ADEQUADA.
- CASARÃO
- CASEIRA
- CASINHA
- CASEIRO
- ESCREVA ABAIXO A PARTE IGUAL EM TODAS AS PALAVRAS DA FAMÍLIA.