44
UNIDADE 2 BRINCADEIRAS
45
- DE QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?
- VOCÊ JÁ BRINCOU DE ALGUM JOGO PARECIDO COM O DA IMAGEM? SE SIM, QUAL?
- QUAIS SÃO AS REGRAS DESTA BRINCADEIRA?
46
PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM CONVITE.
- VOCÊ SABE O QUE É UM CONVITE?
-
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES QUE ACOMPANHAM O TEXTO. VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR PARA QUE SERVE UM CONVITE?
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO CONVITE. DEPOIS, LEIA O TEXTO COM ELE E OS COLEGAS.
47
QUE CURIOSO!
O TEXTO QUE VOCÊ LEU É APENAS UM TIPO DE CONVITE QUE PODEMOS RECEBER. HÁ CONVITES PARA MUITAS OCASIÕES. POR EXEMPLO, CONVITES PARA CASAMENTO, ANIVERSÁRIO, BATIZADO, FORMATURA ETC.
OS CONVITES PODEM SER IMPRESSOS E ENTREGUES EM MÃOS OU SER ENVIADOS PELOS CORREIOS. ULTIMAMENTE, TAMBÉM PODEM SER ENVIADOS POR E-MAIL, MENSAGEM DE TEXTO OU MESMO PUBLICADOS EM REDES SOCIAIS. VEJA ACIMA EXEMPLOS DE CONVITES.
PARA ESTUDAR O TEXTO
PRATICAR A FLUÊNCIA
1 DEPOIS DE OUVIR O PROFESSOR E LER COM OS COLEGAS, FAÇA UMA LEITURA INDIVIDUAL.
- LEIA O CONVITE EM VOZ ALTA, RESPEITANDO A ENTONAÇÃO DA VOZ E O USO DA PONTUAÇÃO.
2 COPIE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO, PRESTANDO MUITA ATENÇÃO ÀS LETRAS QUE AS FORMAM.
BRINCADEIRAS | |
QUADRA | |
BRINQUEDO | |
DIVERSÃO |
- LEIA TRÊS VEZES AS COLUNAS, CADA VEZ MAIS RÁPIDO, PARA TREINAR SUA FLUÊNCIA E PRONÚNCIA.
48
COMPREENDER O TEXTO
3 PARA QUE EVENTO É O CONVITE? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
PARA UMA TARDE DE BRINCADEIRAS.
PARA UM ANIVERSÁRIO.
4 QUEM ESTÁ FAZENDO O CONVITE? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
2o ANO A.
2o ANO B.
5 QUEM ESTÁ SENDO CONVIDADO? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
1o ANO A.
1o ANO B.
6 RELEIA O CONVITE E RESPONDA.
-
QUAL É A DATA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO?
-
A QUE HORAS O EVENTO ACONTECERÁ?
-
ONDE SERÁ O EVENTO?
7 PARA QUE TIPO DE EVENTO VOCÊ JÁ RECEBEU UM CONVITE? CONVERSE SOBRE ISSO COM A TURMA.
UM CONVITE GERALMENTE SOLICITA A PRESENÇA OU A PARTICIPAÇÃO DE ALGUÉM EM ALGUM EVENTO SOCIAL, COMO ANIVERSÁRIO, CASAMENTO, FORMATURA ETC.
O CONVITE PODE SER IMPRESSO OU VIRTUAL E SER ENTREGUE PESSOALMENTE, POR CORREIOS OU POR MENSAGEM ELETRÔNICA.
49
AMPLIAR O VOCABULÁRIO
8 PARA ENVIAR UM CONVITE A ALGUÉM, PODEMOS COLOCÁ-LO EM UM ENVELOPE.
- NA PARTE DA FRENTE DO ENVELOPE, ESCREVEMOS O NOME DO DESTINATÁRIO (PARA QUEM VAMOS MANDAR O CONVITE).
-
NA PARTE DE TRÁS DO ENVELOPE, ESCREVEMOS O NOME DO REMETENTE (QUEM ESTÁ MANDANDO O CONVITE). VEJA:
- VAMOS PRATICAR? PREENCHA NO ENVELOPE ABAIXO O NOME DO DESTINATÁRIO E O NOME DO REMETENTE DO CONVITE PARA A TARDE DE BRINCADEIRAS.
PARA LER EM CASA
LEIA O CONVITE PARA SEUS FAMILIARES. DEPOIS, CONTE A ELES QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE NÃO PODEM FALTAR EM UM CONVITE.
50
ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS
1 LEIA ESTE TEXTO.
-
VOCÊ RECONHECE ESSE TEXTO? SE SIM, DE ONDE?
- O QUE HÁ DE DIFERENTE ENTRE ELE AGORA E QUANDO VOCÊ O LEU PELA PRIMEIRA VEZ?
As letras maiúsculas têm traçado específico e são maiores que suas correspondentes minúsculas.
As letras minúsculas também têm traçado específico e são menores que suas correspondentes maiúsculas.
51
2 O alfabeto pode ser escrito em letras maiúsculas e minúsculas. Observe o painel abaixo:
a) Copie do painel uma letra maiúscula e a letra minúscula correspondente.
b) A última frase do convite, na página anterior, foi escrita com letras maiúsculas e minúsculas.
-
Como ela ficaria se fosse escrita apenas com letras maiúsculas?
-
E se fosse escrita apenas com letras minúsculas?
c) Escreva seu nome utilizando letras maiúsculas e minúsculas.
- Converse com os colegas sobre as semelhanças e as diferenças que você acabou de aprender entre as duas formas de traçar as letras.
- Em que lugares você já viu letras minúsculas? E letras maiúsculas?
52
3 Observe esta capa de revista em quadrinhos.
a) Qual palavra está escrita em letra maiúscula e minúscula?
b) Marque as palavras do quadro que aparecem na capa da revistinha.
CORRER
TURMA
FONTE
ÁGUA
MÔNICA
REVISTA
BOA
DOCE
BEBER
QUADRINHO
- Associe as formas maiúscula e minúscula de cada palavra.
- TURMA
- Água
- REVISTA
- Boa
- BEBER
- revista
- BOA
- beber
- ÁGUA
- turma
53
PRODUÇÃO ESCRITA
Regras de brincadeira
Você já ensinou uma brincadeira a alguém?
Nesta seção, vamos aprender a escrever as regras de uma brincadeira, que você e um colega vão escolher.
Depois, vocês vão brincar. E a brincadeira escolhida fará parte do livro de brincadeiras da turma.
Planejamento e escrita
1 Ler o texto.
- Conheça as regras de uma brincadeira de origem indígena.
Cabo de guerra
Material necessário
✓ Corda
✓ Lenço para amarrar no meio da corda
✓ Giz para marcar o chão
Participantes
✓ 2 equipes com o mesmo número de pessoas
Modo de brincar
1. Tracem uma linha no chão com o giz.
2. Amarrem o lenço no meio da corda.
3. Posicionem a corda de modo que o lenço fique em cima da marca feita no chão.
4. Cada equipe deverá segurar a corda de um lado.
5. As duas equipes devem começar a puxar a corda cada uma para o seu lado.
6. Vence a equipe que fizer a equipe adversária ultrapassar a marca de giz feita no chão.
Domínio público.
54
2 Conversar com os colegas e o professor.
a) Esse texto foi organizado em três partes. Quais são elas?
b) Que materiais são necessários para essa brincadeira?
c) Quantas pessoas podem participar da brincadeira?
d) Em que parte do texto está o passo a passo que ensina a brincar de cabo de guerra?
e) Quando a brincadeira acaba?
3 Escrever o nome e as regras da brincadeira escolhida.
a) Reúna-se com um colega, escolham uma brincadeira e escrevam o nome dela abaixo.
b) Quantos participantes terá a brincadeira de vocês?
c) Qual será o material necessário para brincar? Escrevam os itens nas linhas a seguir.
Material necessário
d) Escrevam no caderno o passo a passo com as regras da brincadeira. Numerem cada passo e não se esqueçam de dizer como ela termina.
55
Avaliação e reescrita
4 Revisar a escrita.
a) Respondam às perguntas para avaliar o texto de vocês.
Revisão da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
O título da brincadeira está correto? | ||
Todos os materiais necessários foram escritos? | ||
O número de participantes está certo? | ||
Todos os passos para realizar a brincadeira foram escritos? |
b) O professor vai avaliar a escrita de vocês e indicar se há alguma correção a ser feita.
5 Passar a limpo e ilustrar.
- Em uma folha à parte, passem a limpo as regras da brincadeira que vocês escreveram.
- Façam uma ilustração bem bonita para a brincadeira.
Socialização
Livro de brincadeiras da turma
6 Brincar com os colegas.
- Mostrem aos colegas as regras da brincadeira que escreveram.
- Escolham uma para brincar.
7 Montar o livro de brincadeiras.
- Na seção "Projeto em equipe", no final desta unidade, vocês vão montar o livro de brincadeiras da turma.
56
PARA LER MAIS
Antes de ler
Você vai ler uma história em quadrinhos.
- Qual é sua brincadeira preferida quando está com os amigos?
- Você acha que ler também é uma atividade divertida?
Durante a leitura
- Leia silenciosamente a história em quadrinhos, observando também as imagens.
57
Para que o leitor seja considerado fluente, necessariamente ele deve desenvolver adequadamente as três dimensões da fluência de leitura, que são: acurácia em decodificar palavras, processamento automático (velocidade) e prosódia durante a leitura. Ou seja, um leitor fluente terá a capacidade de ler em voz alta de uma forma rápida, precisa e expressiva [...].
MARTINS et al. CoDAS 2019; 31(1): e20170244. Relação entre fluência oral e compreensão de leitura. Disponível em: https://oeds.link/76ilC3. Acesso em: 6 jul. 2021.
58
Que curioso!
Você conhece Mauricio de Sousa?
Ele é o criador da Turma da Mônica.
A primeira personagem a ser criada foi o Bidu, inspirado em um cachorrinho que ele teve na infância. Depois vieram o Franjinha, o Cebolinha e a Mônica, que logo virou a "dona da rua".
Várias personagens de Mauricio de Sousa foram inspiradas em pessoas que o cartunista conhecia, como é o caso da Mônica, que tem o mesmo nome de uma de suas filhas.
59
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Junte-se a um colega para ler, um de cada vez, as frases a seguir. Procurem ler mais rápido a cada vez.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica e o Cebolinha.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica, o Cebolinha e o Cascão.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali, deixando todos furiosos.
Compreender o texto
2 A Turma da Mônica está brincando de quê?
- Você conhece essa brincadeira? Explique como ela funciona.
3 Onde as personagens estão brincando?
-
Todas as personagens da história fazem a mesma coisa durante a brincadeira? Explique.
4 Do segundo quadrinho em diante, o autor desenhou o cenário e as personagens vistas de cima. Por que ele fez isso?
60
5 Observe a expressão das personagens no último quadrinho.
a) Como elas estão se sentindo?
b) Por que elas estão assim?
6 Escreva o nome das personagens na ordem em que aparecem na historinha.
- Primeiro foi a .
- Depois, o .
- O terceiro foi o .
- Depois foi a .
- O último foi o .
Ampliar o vocabulário
7 Leia em voz alta os nomes das brincadeiras a seguir.
pega-pega
esconder
cabra-cega
pique-esconde
barra-manteiga
cirandinha
esconde-esconde
■ Agora, marque com um X o nome da brincadeira que as personagens brincam na história e mais dois outros nomes pelos quais ela também pode ser chamada.
61
8 Releia o quadrinho a seguir.
-
Explique à turma o sentido da expressão "assim não dá!".
-
Marque com X as frases que poderiam substituir a fala da Mônica.
Eu não quero mais!
Desse jeito é impossível!
Assim não adianta!
Vamos mudar a brincadeira!
Para ler em casa
Leia a história em quadrinhos com um adulto de sua família. Depois, pergunte se ele entendeu por que não tem graça essa brincadeira com o Anjinho. Se ele entendeu, peça que explique; se não entendeu, ajude-o a compreender a história.
Leia também as frases da atividade de "Praticar a fluência" com um adulto, um de cada vez, como você fez com o colega em sala de aula.
62
ESTUDO DA LÍNGUA
Dígrafos
1 Leia estas capas de duas revistas em quadrinhos.
-
Quais são as personagens principais dessas duas revistas?
-
Nos nomes que você indicou no item anterior, o h vem acompanhado de qual letra?
-
O que acontece com o som representado por essas letras quando a letra h está com elas?
-
Na segunda capa, há ainda outras três personagens. Quais são elas?
-
Em qual desses nomes também aparece a letra h?
63
2 Leia o boxe "Que curioso!" e responda às questões.
Que curioso!
As historinhas da Turma da Mônica são sempre muito divertidas. Chico Bento não larga seu chapéu por nada. Cebolinha está sempre tentando pegar o Sansão, o coelhinho da Mônica. E o Cascão está sempre fugindo com medo de banho. A Turma da Mônica tem outras personagens famosas, como a Magali, que adora melancia, e o Bidu, que dá um trabalhão para o seu dono, Franjinha, na hora do banho.
- Copie do texto as palavras que começam com h e as que têm ch, lh e nh.
Classifique no quadro abaixo as palavras que você copiou.
começam com H | têm CH | têm LH | têm NH |
---|---|---|---|
- Entre as palavras indicadas no quadro anterior, em quais a letra h não representa som?
A letra h não é pronunciada em começo de palavra. Ela representa som apenas quando está junto com as letras c, l e n, formando os dígrafos ch, lh e nh.
O dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som.
64
3 Leia em voz alta estas palavras.
Gabriela
Miguel
gomo
Guilhermina
Tiago
guerra
Guto
-
O som representado pela letra g é o mesmo em todas as palavras?
-
Quais são as duas formas de representar o som "guê"?
- Quando usamos cada uma dessas formas? Complete:
- Usamos antes de , e .
- Usamos antes de e .
- Quando temos duas letras que, juntas, formam um único som, temos um .
4 Leia em voz alta o trava-língua a seguir. Preste especial atenção às palavras em negrito e sublinhadas.
O que que o jacaré quer?
Jacaré quer queijo com mandioca.
Domínio público.
- Há um som que se repete em todas as palavras escritas em negrito e sublinhadas. Que som é esse?
-
Que letras representam esse som?
5 O dígrafo acontece quando duas letras representam um único som. Leia em voz alta estas palavras e escreva os dígrafos.
crachá
palha
chicote
queijo
agasalho
sozinho
preguiça
carreta
chuveiro
assadura
galinheiro
macarrão
-
Conclua: são dígrafos as seguintes duplas de letras:
65
PRODUÇÃO ORAL
Parlendas
As parlendas são divertidas. Elas são usadas em diversas brincadeiras.
Em grupo, você vai apresentar uma parlenda ao seu professor e aos colegas. Depois, ela fará parte dos livros de brincadeiras da turma, que vocês vão organizar na seção "Projeto em equipe".
Planejamento
1 Converse com os colegas e escolham uma destas parlendas.
O macaco foi à feira
Uni, duni, tê
Lá em cima do piano
Um, dois, feijão com arroz
Apresentação
2 Apresentem a parlenda escolhida à turma.
- Os integrantes de cada grupo devem recitar a parlenda todos juntos, em voz alta.
- Assistam à apresentação dos colegas em silêncio e com atenção.
Avaliação
3 Avaliem a apresentação de parlendas.
-
Preencha o quadro abaixo.
Avaliação da parlenda Sim Não O grupo recitou a parlenda com todos falando ao mesmo tempo e em voz alta? Vocês ficaram em silêncio, prestando atenção às apresentações dos outros grupos? - Conversem com a turma e o professor sobre suas respostas.
66
Jogo Mímica das onomatopeias
Onomatopeias são palavras que reproduzem algum som ou barulho. Por exemplo, quando algo explode, costuma-se usar a onomatopeia "Booooom!".
■ Participantes: toda a turma, separada em duas equipes.
■ Material
✔ plaquinhas com onomatopeias
✔ tesoura com pontas arredondadas
✔ canetas coloridas
■ Preparação para o jogo: recortar as plaquinhas das páginas 251 e 253 e escrever ou desenhar as onomatopeias sugeridas pelo professor.
■ Regras
- A equipe deve escolher um participante por rodada para interpretar a mímica.
- O professor indicará a cena ao participante que interpretará a mímica.
- O participante deve reproduzir a cena apenas gesticulando, sem emitir nenhum som.
- A equipe à qual ele pertence deve escolher uma plaquinha que represente a onomatopeia.
- Se a equipe acertar em até três tentativas, ganha um ponto.
- Vence a equipe que tiver o maior número de pontos.
67
CONHECER MAIS PALAVRAS
■ Converse com seu grupo e preencha os espaços vazios da história em quadrinhos abaixo com onomatopeias.
68
Projeto em equipe Uni, duni, tê, fiz um livro pra você!
O que fazer
Que tal você e sua turma reunirem as brincadeiras que escreveram na seção "Produção escrita" e as parlendas que apresentaram na seção "Produção oral" e montarem um livro com elas?
Como fazer
1 Organizar os textos.
Escrevam em folhas separadas as parlendas que vocês recitaram na seção "Produção oral".
Reúnam essas parlendas e as regras de brincadeira que produziram na seção "Produção escrita".
Ilustrem os textos para deixar as instruções mais claras e as parlendas mais divertidas.
Escolham o título do livro de brincadeiras.
Em uma folha, escrevam o nome de todos os estudantes que participaram do trabalho. Essa folha ficará logo depois da capa.
2 Fazer a capa.
Peçam para o professor que corte uma cartolina em dois pedaços um pouco maiores que as folhas. Uma será a capa da frente, e a outra será a parte de trás.
Escrevam o título do livro e ilustrem a capa.
Escrevam também a identificação da turma e o nome do professor.
69
3 Montar o livro.
Juntem todas as folhas com os textos e as ilustrações e as coloquem entre as capas.
Ponham as brincadeiras em ordem alfabética. Se houver mais de um texto sobre uma mesma brincadeira, numerem cada um deles. Por exemplo, se duas pessoas escolherem amarelinha, os títulos ficarão Amarelinha 1 e Amarelinha 2.
Coloquem as parlendas em ordem alfabética também.
Com as folhas e as capas bem-arrumadas umas sobre as outras, peçam a ajuda do professor para fazer dois furinhos em uma das margens.
Pelos furinhos, passem um barbante, uma cordinha ou uma fita para prender as folhas e as capas.
Depois de pronto, façam um rodízio para levar o livro para casa e mostrá-lo às pessoas que moram com vocês.
Avaliar o trabalho
Preencha o quadro e converse com os colegas e o professor.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
Você trabalhou bem em equipe? | ||
Há algo que você faria diferente em uma próxima atividade em equipe? | ||
Vocês pretendem mostrar o livro aos colegas de outras turmas? |
70
Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado com fundo colorido.
A vida não me assusta
Sombras nas paredes
Barulhos pelo corredor
A vida não me assusta nem um pouco
Cachorros maus latindo alto
Nuvens que parecem fantasmas
A vida não me assusta nem um pouco.
Velha e má Mamãe Ganso
Leões à solta
Eles não me assustam nem um pouco
Dragões colocando fogo
Na minha manta
Isso não me assusta nem um pouco.
Eu faço bu
Para fazê-los irem embora
Eu zombo
De como eles correm
Eu não vou chorar
Então, eles voam para lá
Eu apenas sorrio
Eles vão à loucura
A vida não me assusta nem um pouco.
[...]
Maya Angelou. Poesia completa. Bauru (SP): Astral Cultural, 2020.
2 Cite três coisas que não assustam quem fala no poema.
3 Marque com um X as palavras em que as letras r e l representam o mesmo som que nas palavras dragões e leões.
cobra
cachorro
bruxa
caldo
escola
amuleto
71
4 Complete a estrofe com dois versos sobre o que não assusta você.
A vida não me assusta nem um pouco.
5 Leia o convite em voz alta para o professor.
ANIVERSÁRIO DA MANOELA
JOÃO FELIPE,
VENHA PARTICIPAR DA MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS!
QUANDO: DIA 18 DE MARÇO, ÀS 14 HORAS
ONDE: RUA PAULO ABRÃO, 19, NO SALÃO DE FESTAS DO PRÉDIO.
VAMOS BRINCAR E COMEMORAR JUNTOS!
6 Para qual evento é o convite? Faça um X na resposta.
- Para um casamento.
- Para um aniversário.
7 Quem convida e quem é o convidado? Relacione-os
- Manoela
- João Felipe
- convidado
- convida
8 Escreva três letras maiúsculas e suas correspondentes minúsculas.
—
—
—