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UNIDADE 3 ANIMAIS
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- Você reconhece esses animais? Sabe dizer qual é o nome deles?
- Quais são as diferenças entre eles?
- Onde você imagina que estão?
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um conto de fadas.
- Você conhece a expressão "ser o patinho feio da família"? O que imagina que ela significa?
Durante a leitura
- Por que as estações do ano são importantes nessa história?
- Preste atenção à leitura do professor. Depois, realize a leitura em voz alta com a turma. Fique atento à entonação e à expressividade dos diálogos.
O Patinho Feio
Em uma bonita manhã de outono, a pata Sofia construiu seu ninho de gravetos perto do lago. Então passou a chocar. E, depois de trinta e três dias, cinco de seis ovos se quebraram, e os filhotinhos nasceram - todos belos e saudáveis.
Sorrindo, a bicharada foi visitar a mamãe e os bebês:
- Que lindos patinhos, tão amarelinhos, já aprendendo a nadar. Sejam bem-vindos!
Mas ainda havia um ovo, que não se abria.
- Será que não vingará? - os animais se perguntavam.
Preocupada e esperançosa, Sofia continuou a chocar. Enfim a casca trincou, e nasceu uma avezinha bem diferente, que não tinha a mesma cor e graciosidade de seus irmãos. A família achava isso estranho:
- Quá-quá-quá!
- Aquele patinho é cinzento!
- Patinho desajeitado!
- Patinho feio!
O pobrezinho era sempre excluído, sentindo-se triste e solitário. De tanto sofrer, resolveu fugir.
- Vingará:
- sobreviverá, crescerá.
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Nadou durante todo o dia, em busca de um lar que o acolhesse. Já anoitecendo, o patinho chegou a uma lagoa cheia de marrecos. Ele se aproximou e tentou se agrupar. Novamente zombaram dele:
- Você não pertence à nossa família, pato feio, que não sabe mergulhar!
Rejeitado, o patinho partiu. Não só nadou, como andou muito. Quando quase se abeirava de um rio, viu um bando de gansos flutuando sobre as águas.
- Eles são cinza e se parecem comigo. Achei a minha família!
Mas os gansos o expulsaram com ruídos estridentes:
- Não aceitamos estranhos em nosso lar!
No entanto, o patinho desprezado nunca desistia... Enquanto procurava, ia crescendo e se emplumando. Certo dia, encontrou uma grande lagoa, onde viviam aves de pescoços longos e sinuosos, de plumas alvas, com elegância inigualável.
Essas aves foram dóceis com o recém-chegado. Então, ele resolveu ficar todo o inverno, sendo bem cuidado e amado.
No início da primavera, em uma manhã perfumada pelas cerejeiras, o pato acordou com um grande alvoroço:
- Que linda plumagem! Quanta beleza!
Sem acreditar nos elogios, ele olhou para o reflexo na água e se deu conta de que pertencia àquela família. Na verdade, o patinho feio era um cisne — o mais bonito de todos!
Ministério da Educação (org.). O patinho feio. Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020. (Coleção Conta pra mim).
- Abeirava:
- chegava perto.
- Estridentes:
- muito altos, barulhentos.
- Emplumando:
- ganhando plumas, ou seja, penas.
- Sinuosos:
- cheios de curvas.
- Alvas:
- brancas.
- Inigualável:
- única, que não há igual.
- Alvoroço:
- agitação.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor e realizar a leitura em voz alta com os colegas, leia o texto silenciosamente, prestando atenção à pontuação.
Dica: Buscar, a cada vez, melhorar a precisão ao ler as palavras, a velocidade da leitura e a entonação de sua voz, de acordo com a pontuação do texto.
2 Para melhorar a fluência na leitura, leia três vezes em voz alta o trecho abaixo.
"Rejeitado, o patinho partiu. Não só nadou, como andou muito. Quando quase se abeirava de um rio, viu um bando de gansos flutuando sobre as águas.
- Eles são cinza e se parecem comigo. Achei a minha família!
Mas os gansos o expulsaram com ruídos estridentes:
- Não aceitamos estranhos em nosso lar!"
Compreender o texto
3 Converse com os colegas e o professor.
- Por que o título do texto é O Patinho Feio?
- Afinal, o Patinho Feio era um pato? Era feio? Por quê?
- Por que o Patinho Feio ficou feliz quando descobriu quem realmente era?
4 Marque a resposta correta de acordo com o texto.
-
Por que o Patinho Feio era infeliz?
Porque era maltratado por todos.
Porque era desengonçado.
Porque estava cansado.
-
Quando o Patinho Feio se sentiu feliz pela primeira vez?
No verão.
No inverno.
Na primavera.
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5 Relacione as personagens da história a suas atitudes em relação ao Patinho Feio.
- marrecos
- gansos
- patos
- Diziam que ele era cinzento, feio e desajeitado.
- Disseram que ele não pertencia à família porque não sabia mergulhar.
- Eles o expulsaram dizendo que não aceitavam estranhos em seu lar.
6 Numere os acontecimentos na ordem em que eles aparecem na história.
O Patinho Feio foge e encontra alguns marrecos.
O Patinho Feio é expulso pelo grupo de gansos.
O Patinho Feio encontra cisnes nadando em uma lagoa e se aproxima deles.
A família em que o Patinho Feio nasceu não o tratava bem porque o achava estranho.
7 Quando o Patinho Feio avistou os gansos, pensou ter encontrado a sua família. Releia o trecho:
"- Eles são cinza e se parecem comigo. Achei a minha família!
Mas os gansos o expulsaram com ruídos estridentes:
- Não aceitamos estranhos em nosso lar!"
- Por que o Patinho Feio pensou que os gansos eram sua família? Esse motivo foi suficiente para os gansos o aceitarem?
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8 O que o Patinho Feio descobriu ao ver seu reflexo na água?
9 Escreva o que aconteceu de importante na vida do Patinho Feio em três estações do ano.
Outono
Inverno
Primavera
10 Qual estação do ano não é citada no texto?
11 Quanto tempo se passou entre o nascimento do Patinho Feio e o dia em que ele descobriu que era um cisne? Como você concluiu isso?
12 O que você acha que essa história pode ensinar?
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Os contos de fadas são histórias muito antigas. Eram contadas oralmente de geração em geração até começarem a ser registradas por escrito. Muitas vezes, apresentam um ensinamento.
Ampliar o vocabulário
13 Escreva o nome da personagem principal do conto de fadas que você leu.
-
O nome dele era esse por ele ser:
filhote.
adulto.
-
Você sabia que há palavras específicas para nomear alguns filhotes de animais? Veja:
cavalo/égua → potro/potra
bode/cabra → cabrito/cabrita
porco/porca → leitão/leitoa
- Agora é sua vez de fazer uma lista com nomes de filhotes de animais. Escreva mais três.
- Compartilhe sua descoberta em voz alta com os colegas.
Para ler em casa
Agora que você já leu o conto de fadas em aula, vamos refazer a leitura com a participação das pessoas da sua casa? Cada um deve assumir uma personagem do conto e também suas falas, e outro deve ser o narrador. Prestem atenção à expressividade dos diálogos e à entonação da leitura.
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Estudo da língua
Ordem alfabética
1 Leia em voz alta as letras do alfabeto.
- Elas estão desorganizadas. Organize as letras colocando-as em ordem alfabética.
2 Leia o nome destas crianças.
- Agora, observe o alfabeto que você organizou e descubra as letras que aparecem antes e depois da letra inicial dos nomes das crianças.
A letra k, de Kaori, está entre o e o .
A letra w, de Wilson, está entre o e o .
A letra y, de Yuri, está entre o e o .
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3 Escreva as letras que faltam para completar o alfabeto.
A | B | D | G | I | ||||
K | M | O | Q | |||||
U | Y |
- Recite o alfabeto em voz alta.
4 Escreva estas palavras em ordem alfabética no quadro a seguir.
pato
lago
primavera
jacaré
voar
campos
verão
baleia
-
Que letras você teve de observar para colocar as palavras em ordem alfabética?
Para colocar palavras em ordem alfabética, devemos comparar a primeira letra dessas palavras. Se duas palavras começarem com a mesma letra, devemos comparar a segunda letra, e assim por diante.
-
Agora, coloque em ordem alfabética as palavras pato, panela, vovô e voar.
-
Até que letra você teve de comparar?
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Letra de imprensa e letra cursiva
1 Leia com o professor e os colegas o que está escrito na capa do livro a seguir.
- Qual é o título do livro?
- O que esse livro ensina a fazer?
- Qual é o brinde para quem comprar o livro?
2 Marque as palavras do quadro abaixo que são escritas com o mesmo tipo de letra do título do livro.
amora
feijoada
beija-flor
BAHIA
pomar
canjica
ABELHA
Carla
- Copie da capa do livro um texto que também é escrito com esse tipo de letra.
O texto que você copiou e o título do livro foram escritos com letra cursiva, que também chamamos de escrita à mão.
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3 Observe como as letras cursivas são traçadas no alfabeto maiúsculo e minúsculo.
- Passe o lápis por cima das letras e treine a escrita delas.
4 Leia o texto abaixo e assinale as respostas corretas.
Esse texto está escrito em:
letras maiúsculas.
letras de imprensa.
letras minúsculas.
letras cursivas.
A letra de imprensa, também chamada de letra de fôrma, costuma ser usada em livros, jornais e revistas.
5 Qual é a diferença entre uma palavra escrita com letra de imprensa e uma escrita com letra cursiva?
6 Escreva seu nome em letra de imprensa e, depois, em letra cursiva.
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Produção escrita
Relato pessoal
O texto que você leu na seção "Para ler" conta a história de um patinho feio que, depois, descobriu que era um lindo cisne.
Você já viu um patinho? Tem um animal de estimação? Já presenciou algum acontecimento com animais?
Que tal contar por escrito essa experiência aos seus colegas?
Ao final dos trabalhos, seu texto ficará exposto com o dos colegas no mural da sala, para que outras turmas também leiam os relatos pessoais de vocês.
Planejamento
1 Ler um exemplo de relato pessoal escrito.
Ontem eu estava descansando um pouco com minha mãe em um banco da praça quando, de repente, um cachorro se aproximou.
Vi que o dono dele estava por perto, mas fiquei parado, sem me mexer, com medo de ele me morder.
Então o cachorro se aproximou mais de minha mãe e começou a cheirar o pé dela. E se ele mordesse minha mãe?
Porém, quando ela fez um carinho nas costas dele, pronto, todo o meu medo passou. Ele começou a abanar o rabinho e pareceu todo feliz.
Então criei coragem e fiz um carinho nele também. Como era bonito e que pelo macio ele tinha! Estava cheiroso. Acho que tinha acabado de tomar banho.
Fiquei até com vontade de ter um cachorrinho...
2 Conversar com os colegas.
- Você já viveu uma situação parecida com essa do relato?
- Quem aparece nesse relato?
- Quando e onde aconteceu a situação?
- Que sensações e sentimentos aparecem no relato?
- Por que a atitude da mãe acalmou o filho?
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3 Escolher uma história que você viveu e refletir sobre ela.
- Com que animal aconteceu o fato?
- Que outras pessoas participaram desse momento?
- Quando isso aconteceu? Onde aconteceu?
- O que aconteceu? Qual foi a causa desse acontecimento?
- Que sentimentos e sensações você teve nessa experiência?
Escrita
4 Fazer um rascunho do relato.
- No caderno, escreva um rascunho de seu relato pessoal, considerando as reflexões feitas na atividade 3.
Avaliação e reescrita
5 Revisar sua escrita.
a) Releia o relato que você escreveu e responda às questões a seguir.
Revisão da escrita | Sim | Não |
Você descreveu o acontecimento vivido, as pessoas e o animal que participaram dessa sua experiência? | ||
Registrou onde, quando e por que ocorreu a situação? | ||
Destacou os sentimentos e as sensações vivenciadas? |
b) O professor vai avaliar sua escrita e indicar se há algo para você corrigir.
6 Ilustrar o relato pessoal.
- Faça um desenho bem bonito e colorido para ilustrar seu relato pessoal.
Socialização
Leitura e exposição no mural da sala
7 Leia seu relato para os colegas e ouça o deles com atenção e respeito.
8 Siga as orientações do professor para expor seu texto e o dos colegas no mural da sala.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema sobre animais que são personagens de uma fábula bem conhecida.
- Observe as ilustrações. Quais são os animais que aparecem no poema?
- Você conhece alguma fábula em que eles são personagens? Compartilhe essa fábula com seus colegas.
Durante a leitura
- Veja se você consegue identificar as rimas do poema.
- Preste atenção à leitura do professor, à expressividade e entonação dele e às pausas que ele faz.
Sem barra
Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho,
a cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!
José Paulo Paes. Olha o bicho. São Paulo: Ática, 2011.
Que curioso!
José Paulo Paes (1926-1998) escreveu muitos poemas para as crianças, mas, na verdade, começou escrevendo para os adultos. Também foi tradutor e (quem diria?) químico!
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em dupla, você e um colega vão reler, em voz alta, o poema Sem barra.
- Alternem a leitura a cada estrofe.
- Depois, troquem de ordem para praticar a leitura de todas as estrofes, sempre prestando atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra.
2 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
A cada vez que leu um verso, você se lembrou de ler alto e com ritmo adequado? | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com entonação de voz e de acordo com a pontuação? | ||
Pronunciou bem as palavras para todos entenderem? |
Compreender o texto
3 Que animais aparecem nesse poema?
4 Observe o poema novamente e responda às questões a seguir.
- Quantos versos há no poema?
- O poema tem quantas estrofes?
-
Quantos versos existem:
- na primeira estrofe?
- na segunda estrofe?
- na terceira estrofe?
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5 Releia a primeira estrofe do poema e responda às questões.
"Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro."
a) O poema compara o trabalho da formiga com o da cigarra. O que cada um desses insetos faz?
- Formiga:
- Cigarra:
b) Por que o poeta repete a palavra canta nessa estrofe?
c) Quais palavras rimam nessa estrofe?
6 Releia a última estrofe do poema.
"Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!"
- Pinte de amarelo as palavras que rimam com formiga.
- Pinte de azul a palavra que rima com cigarra.
7 Converse com os colegas e o professor e, juntos, criem uma nova moral para a fábula A cigarra e a formiga com base no poema Sem barra.
- Escrevam a nova moral.
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Ampliar o vocabulário
8 Releia de novo a última estrofe do poema.
"Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!"
-
O que significa a palavra fadiga? Assinale a alternativa correta.
fome
empolgação
cansaço
Observe a palavra em destaque na estrofe.
- Em que outro lugar do poema ela aparece?
-
Assinale as alternativas em que a palavra barra é utilizada com o mesmo sentido em que aparece no poema.
Hoje levantei uma barra das grandes na academia.
Essa situação é bem barra pesada mesmo!
Podemos escrever datas utilizando a barra, assim: 19/04/2023.
Estou triste. Está sendo difícil segurar a barra.
Nos poemas, é comum usar palavras que podem ter mais de um sentido, como é o caso de barra, um objeto pesado utilizado para fazer musculação e que acabou tendo seu sentido ampliado na linguagem do dia a dia para indicar uma situação difícil.
Para ler em casa
Pergunte às pessoas que moram com você se elas conhecem a fábula A cigarra e a formiga. Se não conhecerem, peça-lhes que façam uma pesquisa sobre ela e contem a história para você. Depois, leia para elas o poema Sem barra e a nova moral criada por seu grupo e pergunte:
- Qual a diferença entre a moral da fábula e a do poema?
- De qual vocês gostaram mais? Por quê?
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Estudo da língua
Singular e plural
1 Observe as imagens.
- Escreva o que você vê na imagem A.
- Escreva o que você vê na imagem B.
Quando uma palavra representa apenas um elemento, dizemos que ela está no singular. Exemplo: uma formiga.
Quando uma palavra representa mais de um elemento, dizemos que ela está no plural. Exemplo: duas formigas.
2 Passe as palavras a seguir para o plural.
- casa
- corda
- cigarra
- urso
3 Complete as frases com o singular das palavras destacadas.
- Eu vi os jacarés de olhos brilhantes.
Eu vi de . - Giovana visitou umas casas antigas.
Giovana visitou .
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4 Associe cada ilustração à palavra que representa seu plural.
- barris
- homens
- violões
- anéis
- faróis
- álbuns
Em geral, o plural é marcado pela letra s no final da palavra, mas existem casos em que é necessário alterar a terminação das palavras, como você pôde ver na atividade anterior.
5 Leia as frases em voz alta.
Comprei um lápis e uma borracha.
Os lápis de cor estão na mochila.
O ônibus saiu do terminal.
Os ônibus quebraram ao passar pela avenida.
- O que você percebeu de diferente nas palavras destacadas?
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Masculino e feminino
1 Leia as falas a seguir.
QUE GATO BONITO!
EU ACHEI A GATA MAIS BONITA!
- Observe as palavras em verde e responda: O que há de diferente entre elas?
A palavra bonita está na forma feminina. A palavra bonito está na forma masculina. O jeito mais comum de formar o feminino de uma palavra é substituindo a letra o por a no final.
2 Complete a segunda frase com o feminino das palavras em destaque na primeira frase.
O filho da Joana adora andar a cavalo.
da Joana adora andar a cavalo.
3 Agora, complete a segunda frase com o masculino das palavras em destaque na primeira frase.
A garota estava brava com seu cão.
estava com seu cão.
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4 Organize as palavras do quadro na tabela.
Palavras femininas | Palavras masculinas |
5 Reescreva as frases fazendo as modificações necessárias.
- Nunca conheceu cantora tão bela e tão talentosa.
Nunca conheceu cantor . - O vencedor do desafio é meu vizinho, um menino muito estudioso.
A vencedora do desafio é . - Jonas era um cachorrinho muito bonito e engraçado.
Mel era . - Luísa era a menina mais esforçada e estudiosa da turma.
João era .
Uma palavra está no masculino quando antes dela podemos escrever o, os, um, uns etc. Por exemplo: o dono, os pratos, um cachorro, uns anéis.
Uma palavra está no feminino quando antes dela podemos escrever a, as, uma, umas etc. Por exemplo: a menina, as pessoas, uma parede, umas amigas.
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Produção oral
Jornal falado
Vamos preparar um jornal falado para o rádio com plateia.
Um jornal falado pode ser transmitido pela televisão (telejornal), pelo rádio (radiojornal) e, ainda, pela internet.
Nele, entre outros conteúdos, há entrevistas, notícias do dia, notícias esportivas, notícias culturais.
Os radiojornais costumam ter dois apresentadores, chamados âncoras, e alguns repórteres para transmitir as notícias.
Planejamento
1 Pesquisar e ouvir radiojornais na internet e no rádio.
- Observe como os radiojornais são apresentados pelos âncoras e pelos repórteres, o que é transmitido, o conteúdo e a sequência das notícias etc.
- Repare no que dizem os locutores e no modo como eles variam o jeito de falar e o tom de voz, de acordo com o que querem comunicar (surpresa, indignação, dúvida etc.).
- Escolha uma notícia sobre animais para reproduzir por escrito. Preste atenção ao que aconteceu, quando, onde e com quem. Essas informações são fundamentais em uma notícia.
Âncora é o principal apresentador nos noticiários.
Locutor é o profissional que, ao microfone, apresenta programas, faz entrevistas, lê textos e descreve acontecimentos, geralmente ao vivo.
2 Reunir-se com três colegas.
- Leia para eles a notícia que você reproduziu.
- Ouça com atenção as notícias dos colegas. Quais delas você achou mais esclarecedoras e completas?
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c) Em seguida, o grupo vai escolher dois textos para serem apresentados em forma de jornal falado.
- Deem sugestões aos colegas para refazerem o texto das notícias: o que poderia ser acrescentado ou eliminado?
- Para cada notícia, lembrem-se de fazer uma chamada, ou seja, um pequeno texto destacando o que será contado.
d) A leitura das notícias deverá ser feita pelos três componentes do grupo, ficando cada um encarregado de expor uma parte do que será falado.
e) Ensaiem a leitura antes da apresentação. Leiam pausadamente, respirem durante a fala e expressem-se em tom de voz alto e com clareza para que todos ouçam.
3 Escolher os colegas que serão os âncoras.
- Criem um nome para o jornal falado.
- Antes da apresentação, a classe (que é a plateia) deverá escolher dois colegas para serem os âncoras.
- Cada grupo deve passar aos âncoras as chamadas das notícias que serão transmitidas, para que preparem uma abertura para cada bloco.
Apresentação
4 Apresentar o jornal falado.
- No dia marcado para a apresentação, os âncoras devem cumprimentar a plateia, dizer o nome do jornal, o dia, a hora etc.
- Em seguida, devem anunciar o assunto das notícias e passar a locução aos colegas que vão apresentar as notícias.
Avaliação
5 Avaliar a apresentação.
Dica: Vocês devem se basear nos radiojornais que ouviram em casa.
-
Preencham o quadro.
Avaliação do jornal falado Sim Não A apresentação do jornal foi clara? Os locutores falaram em voz alta e firme? Falaram pausadamente e deram destaque às partes mais importantes da notícia? - Conversem com os colegas e o professor sobre suas respostas.
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Jogo Bingo animal
■ Participantes: 3 jogadores e 1 coordenador
■ Material: 3 cartelas, 21 fichas, 32 marcadores (feijões, botões, tampinhas de garrafa ou pedaços de papel colorido)
■ Preparação para o jogo
✔ Providenciar os marcadores e distribuir 16 para cada jogador.
✔ Recortar as fichas e as cartelas que estão nas páginas 255, 257, 259 e 261.
✔ Embaralhar as fichas e deixá-las em um monte, voltadas para baixo.
■ Regras
1. Cada jogador recebe uma cartela.
2. O coordenador pega a primeira ficha do monte e lê em voz alta o desafio escrito nela, mas não lê a resposta (que está em vermelho). O jogador que tiver em sua cartela a palavra que responde ao desafio coloca um marcador sobre essa palavra em sua cartela.
3. A resposta correta poderá estar em apenas uma cartela, em duas ou nas três cartelas.
4. Concluído esse desafio, o coordenador pega uma nova ficha e o processo se repete.
5. O primeiro jogador a preencher toda a cartela diz "Bingo!". Então, o coordenador confere se a correspondência entre fichas e cartela está correta. Se não houver erro, esse jogador vencerá o jogo.
6. Se ninguém preencher a cartela após a última ficha ser lida, o vencedor será aquele que tiver mais acertos.
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Conhecer mais palavras
1 Você sabia que, quando usamos des- no começo de algumas palavras, elas passam a significar o contrário? Leia a frase a seguir.
Por causa da ação humana, de fatores climáticos e ambientais, algumas espécies de animais podem desaparecer.
Escreva, ao lado de cada palavra, o seu significado contrário.
- desaparecer
- ocupado
- desobediente
- montado
2 Vamos brincar de "jogo dos 5 erros".
- Marque com um X o que: desapareceu, desorganizou, desmontou, descongelou e desligou de uma imagem para outra.