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UNIDADE 4 ALIMENTOS
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- Quais são os alimentos presentes na imagem?
- Você já frequentou alguma feira livre?
- O que é possível comprar na feira livre?
- Qual é o seu alimento preferido?
- Dos alimentos preferidos da turma, tem algum de que você não gosta?
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler uma notícia. Converse com os colegas.
- Leia o título. O que você acha que o texto vai informar?
- Para você, esse assunto é importante? Por quê?
Durante a leitura
- Leia silenciosamente a notícia a seguir, anotando as palavras das quais você não souber o significado.
- Com a turma, faça uma lista coletiva dessas palavras e depois registre-as no caderno de acordo com as explicações do professor.
Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo
Pesquisa analisou dados de mais de 7 mil crianças europeias
O ditado "somos o que comemos" acaba de ganhar ainda mais respaldo científico. Um estudo da Universidade de Gothenburg [Gotemburgo], na Suécia, analisou dados de 7.675 crianças europeias entre 2 e 9 anos e descobriu uma sólida conexão entre alimentação e bem-estar psicológico.
Quando o estudo começou, os pais dos participantes responderam a um questionário indicando quantas vezes por semana os filhos consumiam determinados tipos de alimentos. As crianças então receberam uma tabela mostrando que mudanças deveriam fazer para ter uma dieta mais saudável, consumindo menos açúcar e gordura e mais frutas e vegetais.
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Após 2 anos, elas foram entrevistadas sobre autoestima, problemas emocionais e relacionamentos com pais e colegas. Os estudiosos descobriram que as crianças que mantiveram uma alimentação saudável no período demonstraram ter mais autoestima e melhores relacionamentos com os colegas do que as que não seguiram as recomendações alimentares.
O resultado foi independente do peso das crianças e da situação socioeconômica de suas famílias, o que surpreendeu os pesquisadores. Mesmo crianças acima do peso que mantiveram uma alimentação saudável demonstraram ter boa autoestima.
REVISTA Crescer online. Publicado em: 23 jan. 2018. Disponível em: https://oeds.link/D6DHtF. Acesso em: 21 maio 2021.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em voz alta, releia o parágrafo a seguir duas vezes.
- Preste atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra. Em seguida, perceba o ritmo e a velocidade com que você lê.
"Após 2 anos, elas foram entrevistadas sobre autoestima, problemas emocionais e relacionamentos com pais e colegas. Os estudiosos descobriram que as crianças que mantiveram uma alimentação saudável no período demonstraram ter mais autoestima e melhores relacionamentos com os colegas do que as que não seguiram as recomendações alimentares."
2 Agora, preencha o quadro a seguir para avaliar o desenvolvimento de sua leitura do trecho da atividade 1.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
Ao fazer a leitura oral, você leu alto e pronunciou corretamente as palavras? | ||
Fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com ritmo e entonação de voz de acordo com a pontuação? |
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Compreender o texto
3 Converse com o professor e os colegas.
- Qual é o tema principal da notícia?
- Que fato é informado no texto?
- Como começou o estudo que originou esse fato?
- Sua hipótese sobre o que o texto iria informar foi confirmada? Explique aos colegas por que se confirmou ou não.
4 Responda às questões sobre o tempo e o lugar citados na notícia.
- Onde esse fato aconteceu?
- Quanto tempo decorreu durante o fato citado no texto?
5 Numere na ordem em que aconteceram as duas etapas do estudo indicadas a seguir.
As crianças receberam uma tabela mostrando as mudanças necessárias para ter uma dieta mais saudável.
Os pais indicaram quantas vezes por semana os filhos consumiam determinados tipos de alimentos.
6 Assinale os assuntos da entrevista com as crianças 2 anos após a realização da primeira parte do estudo.
Autoestima
Alimentação
Hábitos saudáveis
Problemas emocionais
Relacionamentos com pais e colegas
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7 Segundo o texto, o resultado do estudo foi independente do peso das crianças e da situação socioeconômica das famílias.
- Os estudiosos já esperavam por isso? Justifique sua resposta.
8 Responda às questões sobre a publicação e os elementos da notícia.
- Qual é o título da notícia?
- Qual é o subtítulo da notícia, também chamado de linha fina?
- Onde e quando foi publicada essa notícia?
9 Releia o primeiro parágrafo da notícia e pinte no texto:
- de verde "o que é noticiado";
- de azul "onde aconteceu o fato";
- de vermelho "como aconteceu";
- de rosa "quem está envolvido no fato";
- de laranja "quais são as consequências do fato".
As notícias são textos jornalísticos que contam fatos recentes de interesse geral. Podem ser publicadas em jornais, revistas ou na internet.
O primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide. Geralmente, ele contém as principais informações do fato noticiado.
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10 Observe novamente a fotolegenda que acompanha a notícia que você leu.
- Como a fotolegenda é composta? Assinale a alternativa correta.
Apenas imagem.
Apenas texto escrito.
Imagem e texto escrito.
Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda evitar alimentos como o hambúrguer em razão da composição nutricional desbalanceada.
Fotolegenda é uma fotografia acompanhada de legenda que costuma compor uma notícia. Legenda é o texto que descreve, explica ou comenta a foto.
Ampliar o vocabulário
11 Numere as explicações de acordo com a palavra ou expressão a que se referem.
- Bem-estar psicológico
- Autoestima
- Situação socioeconômica
- Avaliação positiva de si mesmo, contentamento com o próprio modo de ser.
- Condição em relação à sociedade e aos recursos financeiros.
- Sensação agradável da mente, sentimento de satisfação.
Para ler em casa
Você vai ler, em voz alta, a notícia Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo com um adulto de sua convivência.
Juntos, leiam todo o texto, dividindo a leitura por parágrafos. Procurem respeitar a pontuação e a pronúncia das palavras e das frases. Observem se estão sendo pronunciadas por completo, sem interrupções inadequadas.
Depois, conversem sobre os hábitos alimentares que vocês têm em casa.
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Estudo da língua
Encontros vocálicos
1 Releia o título da notícia.
"Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo"
- O que há em comum na posição das vogais em destaque nessas palavras?
Leia em voz alta essas palavras, prestando atenção à separação das sílabas.
- Assinale a alternativa correta.
As vogais são pronunciadas sempre na mesma sílaba.
As vogais são pronunciadas sempre em sílabas diferentes.
As vogais podem ser pronunciadas na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
2 Agora, releia o subtítulo da notícia.
"Pesquisa analisou dados de mais de 7 mil crianças europeias"
- Ao ler a palavra pesquisa, quais vogais são pronunciadas e quais não são?
-
Releia as palavras abaixo.
analisou
crianças
europeias
- Qual é a palavra em que há duas vogais uma ao lado da outra na mesma sílaba?
- Qual é a palavra em que há duas vogais uma ao lado da outra em sílabas diferentes?
- Qual é a palavra em que há mais que duas vogais uma ao lado da outra?
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Quando duas ou mais vogais estão uma ao lado da outra em uma palavra e são pronunciadas, temos um encontro vocálico.
3 Nas palavras analisou e europeias, há encontro vocálico, mas na palavra pesquisa não há. Por que isso acontece?
4 Leia como se classificam os encontros vocálicos e observe os exemplos.
Nos encontros vocálicos, duas ou mais vogais que são pronunciadas se encontram. Os encontros vocálicos são classificados de acordo com a posição das vogais nas sílabas.
- Hiato: quando as vogais estão em sílabas diferentes. Exemplos: rua: ru-a; podia: po-di-a; alegria: a-le-gri-a.
- Ditongo: quando duas vogais estão na mesma sílaba. Exemplos: feita: fei-ta; mais: mais; animais: a-ni-mais.
- Tritongo: quando três vogais estão na mesma sílaba. Exemplos: Uruguai: U-ru-guai; enxaguou: en-xa-guou; apaziguou: a-pa-zi-guou.
-
Releia em voz alta o primeiro parágrafo da notícia.
"O ditado 'somos o que comemos' acaba de ganhar ainda mais respaldo científico. Um estudo da Universidade de Gothenburg [Gotemburgo], na Suécia, analisou dados de 7.675 crianças europeias entre 2 e 9 anos e descobriu uma sólida conexão entre alimentação e bem-estar psicológico."
- Complete a tabela de classificação dos encontros vocálicos com palavras do parágrafo lido.
Ditongos | Tritongos | Hiatos |
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Sons nasais
1 Releia o segundo parágrafo da notícia.
"Quando o estudo começou, os pais dos participantes responderam a um questionário indicando quantas vezes por semana os filhos consumiam determinados tipos de alimentos. As crianças então receberam uma tabela mostrando que mudanças deveriam fazer para ter uma dieta mais saudável, consumindo menos açúcar e gordura e mais frutas e vegetais."
- Copie desse parágrafo as palavras terminadas com m.
- Há alguma palavra terminada com n?
-
Observe os destaques que foram feitos em algumas palavras no parágrafo e leia em voz alta o quadro a seguir:
an
am
ã
- O som representado por essas letras é:
igual.
diferente.
-
Há um sinal gráfico sobre a palavra então.
- Qual é o nome desse sinal?
- Para que ele serve?
Na escrita, os sons nasais podem ser representados:
- com o til (~) nas vogais a e o. Exemplos: não, milhões.
- com o m ou o n após as vogais a, e, i, o, u.
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2 Complete os quadros de acordo com os exemplos.
a avelã | as avelãs |
o tobogã | |
a tecelã | |
a alemã | |
a anã | |
a órfã | |
a vilã |
a lição | as lições |
o colchão | |
o avião | |
a diversão | |
o camaleão | |
a canção | |
a visão |
o guardião | os guardiães |
o capitão | |
o cão | |
o alemão | |
o pão | |
o escrivão | |
a mamãe |
o artesão | os artesãos |
o irmão | |
a mão | |
o grão | |
o cidadão | |
o órgão | |
o órfão |
Em palavras que terminam com ão, o plural pode ser formado de diferentes formas. Para aprender, é só usar bastante as palavras.
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Produção escrita
Notícia
Você gostou de saber que uma alimentação saudável deixa as crianças mais felizes?
Que tal você escrever uma notícia sobre alimentação? Seus colegas de turma farão o mesmo.
Ao final dos trabalhos, as notícias produzidas pela turma serão expostas no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ler e se informar.
Planejamento
1 Pensar em um fato recente e importante sobre alimentos.
- Pode ser algo que aconteceu durante uma refeição em casa, em um lanche com amigos, ou um fato noticiado na TV ou no rádio.
2 Relembrar e registrar os detalhes do fato.
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Com quem aconteceu?
- Como o fato se desenrolou?
- Quais foram as consequências desse fato?
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3 Fazer um rascunho da notícia no caderno.
- Crie um título e um subtítulo para sua notícia.
- No primeiro parágrafo do texto (lide), escreva as principais informações que compõem a notícia.
- Nos parágrafos seguintes, informe os detalhes do fato, para garantir a clareza e a importância da notícia.
4 Ilustrar sua notícia e fazer uma fotolegenda para ela.
- Pesquise em jornais e revistas uma foto para acompanhar sua notícia.
- Escreva uma legenda para descrever, explicar ou comentar a imagem mostrada na foto.
Avaliação e reescrita
5 Revisar sua escrita.
-
Releia a notícia que você escreveu e responda às questões a seguir.
Revisão da escrita Sim Não Você criou um título e um subtítulo para sua notícia? Registrou o que aconteceu, onde, quando, com quem e como aconteceu? Registrou também as consequências do fato? - O professor vai avaliar sua escrita e indicar se há algo para você corrigir. Ele também fará sugestões para melhorar seu texto e a fotolegenda, se achar necessário.
- Passe seu texto a limpo em uma folha à parte, reservando um espaço para colar a imagem que você pesquisou e escrever a legenda.
Socialização
6 Organizar o mural em sala de aula.
- Com a ajuda do professor, você e a turma vão organizar um mural na sala para que todos exponham as notícias produzidas.
- Combine com seus colegas uma forma de convidar outras turmas para visitar a exposição e se informar a respeito da alimentação.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema sobre uma frutinha chamada amora.
- Você já comeu amora?
Durante a leitura
- Ouça a leitura expressiva que o professor vai fazer do poema. Fique de olho nas rimas que você consegue perceber e no ritmo da leitura, porque depois vai declamá-lo com os colegas.
Ah! Amora!
Semente de amora
quem foi que plantou?
Foi andorinha ou
foi o beija-flor?
Amora-branca
na cesta
vem vespa
vem abelha.
Caldo de amora
respingou no orvalho
andorinha sonhou
e caiu do galho.
Amora da colina
treme de frio
mas o inverno
já tá por um fio!
De pertinho, as amoras
são uvas em miniatura.
Bote os cachinhos na mão
e veja se são ou não são!
Eloi Bocheco. Pomar de brinquedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de ouvir e observar a leitura do professor, reúna-se com um colega.
- Cada um vai ler o poema para o outro, respeitando a entonação, o ritmo e as rimas. Façam uma primeira leitura. Em seguida, combinem um modo diferente de ler: vocês podem se alternar na leitura das estrofes ou dos versos, ou um dos dois pode ler metade do poema, e o colega, a outra metade. Usem a imaginação!
2 Faça a leitura do texto a seguir em voz alta. Leia o texto três vezes, procurando ser cada vez mais rápido. Reveze-se na leitura com um colega.
Que curioso!
A amora é a fruta da árvore chamada amoreira. Os tipos mais comuns são a amora-branca e a amora-preta. A amora-branca serve para a alimentação de animais. Já a amora-preta traz lembranças da infância para as pessoas que brincavam e se deliciavam colhendo e comendo as frutinhas.
Compreender o texto
3 Contorne no poema as rimas que você consegue perceber.
4 Releia a segunda estrofe do poema:
"Amora-branca
Na cesta
vem vespa
vem abelha."
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-
Nessa estrofe, quais são os elementos que dão ritmo aos versos?
A citação da amora-branca no primeiro verso.
O som da letra a no fim dos quatro versos.
A repetição da palavra vem no início de dois versos.
As palavras cesta e vespa serem parecidas.
-
Faça um desenho bem bonito para representar a segunda estrofe do poema.
Ampliar o vocabulário
5 Releia esta estrofe:
"Amora da colina
treme de frio
mas o inverno
já tá por um fio!"
- Qual é o sentido do trecho destacado?
O inverno está começando.
O inverno está acabando.
O inverno já acabou.
O inverno começou.
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6 Escreva uma frase usando a expressão "tá por um fio".
7 Copie a estrofe que se refere à imagem abaixo:
-
Por que o poema diz que as amoras são uvas em miniatura?
-
O que quer dizer em miniatura?
em tamanho bem grande
em tamanho bem pequeno
8 Releia os versos a seguir.
"Caldo de amora
respingou no orvalho."
- O que significa a palavra respingou?
limpou
manchou
Para ler em casa
Depois de ter treinado a leitura do poema em aula com o professor e um colega, você vai ler o poema para as pessoas com quem mora. No momento da leitura, preste atenção às pausas, ao ritmo, à musicalidade e às rimas.
Você pode pedir a um de seus familiares que faça a leitura também. Explique a ele como deve ser a leitura de um poema.
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Estudo da língua
Encontros consonantais
1 Leia esta parlenda.
O macaco foi à feira
O macaco foi à feira
Não tinha o que comprar.
Comprou uma cadeira
Pra comadre se sentar.
A comadre se sentou,
A cadeira esborrachou.
Coitada da comadre
Foi parar no corredor.
Domínio público.
-
Escreva o verso que mostra o que o macaco comprou.
- Marque as vogais das palavras que você escreveu.
-
Observe as letras que sobraram. Como elas são chamadas?
Vogais.
Consoantes.
2 Agora, escreva seu nome.
- Circule as consoantes que há em seu nome.
- Quantas consoantes há em seu nome?
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As consoantes são: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x e z.
A maioria das palavras em língua portuguesa tem consoantes.
3 Copie do texto uma palavra:
- sem consoantes.
- com mais consoantes do que vogais.
- com a mesma quantidade de consoantes e vogais.
- com duas consoantes iguais lado a lado.
-
com duas consoantes diferentes lado a lado.
- As consoantes que você destacou nas palavras do item e representam juntas um único som ou cada uma delas representa um som específico?
4 Leia este trava-língua.
Três tigres tristes para três pratos de trigo.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Domínio público.
- Repita o trava-língua em voz alta e rapidamente.
- Você conseguiu produzir com facilidade todos os sons de todas as palavras?
- Identifique e escreva ao lado as duplas de consoantes que se repetem no trava-línguas.
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5 Releia as duas primeiras estrofes do poema Ah! Amora!.
"Semente de amora
quem foi que plantou?
Foi andorinha ou
foi o beija-flor?
Amora-branca
na cesta
vem vespa
vem abelha."
- Identifique as consoantes que estão juntas nas palavras destacadas.
- Copie as palavras destacadas em que ambas as consoantes são pronunciadas.
- Leia o quadro a seguir.
Quando há duas consoantes uma ao lado da outra em uma palavra e ambas são pronunciadas, temos um encontro consonantal.
- Complete a tabela com as palavras adequadas.
Dica: Use apenas as palavras destacadas.
Encontros consonantais | Dígrafos |
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6 Observe as imagens, leia e complete os nomes com br, cr, fr, pr ou vr.
uteira
ato
ocodilo
uxa
li o
ianças
- O que todas as palavras que você completou têm em comum?
7 Organize as letras e descubra as palavras.
- gloob
- sacnbra
- crociabaa
- glmeaoraãoç
- ismotleat
- múlploti
8 Leia as palavras a seguir.
sigla
dramático
tecla
microfone
gratidão
triatlo
trombeta
ombro
blusa
framboesa
aplaudir
flauta
palavra
praticar
bicicleta
exemplo
- Escreva abaixo as palavras que têm encontro consonantal com r.
- Escreva abaixo as palavras que têm encontro consonantal com I.
Há vários encontros consonantais com r e com l.
- Encontros consonantais com r: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr. Exemplos: Brasil, acrobacia, drama, França, gravata, príncipe, trava-línguas, livraria.
- Encontros consonantais com l: bl, cl, fl, gl, pl, tl. Exemplos: dublador, clonar, reflexo, glória, planalto, atlas.
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Produção oral
Trava-língua
Trava-língua é uma espécie de jogo em que a pessoa tem de dizer versos ou frases bem rápido, sem errar a pronúncia das palavras.
Depois de ler alguns trava-línguas, você e seus colegas vão treinar e ver quem consegue recitá-los mais rápido!
Planejamento
1 Ler em voz alta, pausadamente, cada um dos trava-línguas.
Um limão, mil limões,
um milhão de limões.
Domínio público.
Farofa feita com muita
farinha fofa faz uma
fofoca feia.
Domínio público.
2 Escolher um trava-língua para ler e memorizar.
- Recite o texto em voz alta várias vezes seguidas.
- Tente repeti-lo cada vez mais rápido, sem errar.
Apresentação
3 Recitar para os colegas o trava-língua escolhido.
Avaliação
4 Avaliar a prática com o trava-língua.
-
Preencha o quadro.
Avaliação da apresentação do trava-língua Sim Não Você conseguiu repetir os trava-línguas? Você achou muito difícil falar esses trava-línguas? Você gostou de recitar os trava-línguas? - Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Diga também a eles qual foi o trava-língua de que você mais gostou.
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Jogo Memória
■ Participantes: 2 jogadores
■ Material: 24 cartas
■ Preparação para o jogo: recortar as cartas das páginas 263 e 265.
■ Regras do jogo
1. Embaralhem as cartas e coloquem-nas sobre a mesa, uma ao lado da outra. Deixem a face com as palavras e as figuras voltada para baixo.
2. Sorteiem o jogador que começará o jogo.
3. O jogador desvira duas cartas.
✔ Se elas formarem par, ele fica com as cartas e desvira mais duas.
✔ Se não formarem par, passa a vez para o outro jogador.
✔ Os pares são formados como neste exemplo:
4. Prestem bastante atenção à posição de cada carta desvirada. A boa memória ajudará vocês a encontrar os pares.
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Conhecer mais palavras
Que curioso!
Você já sentiu dor na barriga logo depois de comer algo? Algumas pessoas se sentem assim toda vez que consomem leite ou farinha de trigo, por exemplo. Isso significa que o corpo delas não tolera os nutrientes desses alimentos, e elas acabam passando mal. Pessoas que se sentem assim costumam ter intolerância alimentar.
1 O que significa a palavra em destaque no quadro "Que curioso!"?
Quando usamos in- ou im- no começo de uma palavra, ela passa a ter o sentido contrário.
2 Escreva, ao lado de cada palavra, o seu oposto.
seguro
completo
impuro
impaciente
fiel
perfeito
3 Complete cada frase utilizando uma das palavras abaixo, de modo que o texto tenha sentido.
informal
descuidado
garantido
imparcial
- Meu plano está . Vai dar tudo certo!
- Nosso encontro será descontraído, bem .
- Depois daquele pênalti, percebi que o juiz não era .
- Ovo é frágil! Não seja .
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Projeto em equipe Saúde começa no prato
O que fazer
É muito importante conhecer regras básicas para uma boa alimentação. Para isso, você vai se reunir com seus colegas e criar um folheto com essas regras para uma campanha de conscientização na comunidade escolar sobre a necessidade de ter uma alimentação saudável.
Como fazer
1 Pesquisar sobre alimentação.
Converse com seus colegas de grupo sobre alimentação.
- O que são alimentos saudáveis?
- Que alimentos vocês consideram saudáveis?
- Que alimentos não são saudáveis?
- Que regras de higiene devemos seguir antes de consumir os alimentos?
- Qual é a importância da mastigação?
- Qual é a importância de estabelecer horários para as refeições?
- Em casa, conversem com os adultos a respeito do que eles consideram boas regras de alimentação.
- Anotem todas as informações obtidas.
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2 Planejar o folheto.
Selecionem as regras que julgarem mais importantes e façam um rascunho de como será o folheto.
Pensem na disposição das frases, nas cores, nos desenhos que poderão acompanhar o texto etc.
3 Fazer e apresentar o folheto.
Recortem um pedaço de papel no tamanho que imaginam o folheto.
Façam a capa e copiem no folheto as frases do rascunho, fazendo as correções necessárias.
Depois, desenhem ou colem as figuras junto ao texto.
Apresentem o folheto para a turma.
Verifiquem as informações dos folhetos das outras equipes. Elas são diferentes das de sua equipe? Estão de acordo com o que vocês pensam?
Em seguida, coloquem o folheto no mural.
Avaliar o trabalho
Preencha o quadro e converse com os colegas e o professor.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
Você trabalhou bem em equipe? | ||
O resultado do trabalho ficou de acordo com o que você esperava? | ||
Há algo que você faria diferente em uma próxima atividade em equipe? |
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Avaliação em processo
1 Leia o trecho destacado em voz alta para o professor.
Cachorro idoso que era ignorado nas ruas é adotado por criança
O cachorro Bear foi resgatado das ruas da cidade de Loreto, Argentina, no mês de maio, pelos voluntários da ONG Brigada de Solidariedade de Loreto, e hoje não poderia viver mais feliz ao lado de uma criança que o ama de verdade.
Os animais são seres indefesos, dependentes da mão amiga de um humano para lhes dar amor, carinho e alimentação. O cachorro Bear [...] conheceu a face do abandono, sendo ignorado por muitos durante a sua permanência na rua.
Segundo o Zoorprendente, a estadia do peludo não durou muito tempo nas locações do abrigo, pois em questão de dias uma família o adotou. Uma criança convenceu seus pais a se comprometerem a oferecer todo o amor e os melhores dias de vida para o sofrido vira-latinha. [...]
Ana Carolina Câmara. Publicado em: 28 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/6rLIT4. Acesso em: 31 maio 2021. (Fragmento).
2 Responda às questões propostas a seguir.
- Em qual destas três temáticas esse texto se encaixa?
natureza
alimentação
animais - Qual é o fato informado no texto?
O problema de haver muitos cachorros abandonados nas ruas.
O resgate de um cão idoso que é adotado por uma família. - Quem são os envolvidos no fato informado?
- Onde o fato ocorreu?
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3 Depois que o cão foi resgatado da rua, ele ficou muito tempo no abrigo para o qual foi levado? Pinte a resposta no texto.
4 O título do texto está escrito em letra de imprensa ou cursiva?
- Passe para feminino e plural as duas palavras que iniciam o título.
5 Leia em voz alta estas palavras retiradas da notícia
alimentação
criança
Brigada
rua
abrigo
sofrido
comprometerem
adotou
estadia
- Coloque as palavras acima em ordem alfabética.
- Em quais dessas palavras há encontro vocálico?
- Aponte em quais dessas palavras existe:
Ditongo:
Hiato: - Escreva as palavras em que há encontro consonantal.
- Leia as palavras em voz alta e, ao pronunciar cada sílaba, preste atenção ao som. Quais palavras apresentam sons nasais?
6 Escreva uma continuação da notícia lida contando como passou a ser a vida de Bear depois que ele chegou a sua casa nova.