126
UNIDADE 5 O ser humano no mundo
127
- Você reconhece as personagens da imagem? Se sim, conte a seus colegas quem são elas.
- O que as personagens parecem estar fazendo na cena?
- Que aventuras você já viveu com seus amigos?
- Por que você acha que brincar é tão importante para as crianças?
128
Para ler
Antes de ler
Você vai ler um poema.
- Leia o título e observe as ilustrações. Sobre o que você acha que ele vai falar?
Durante a leitura
- Leia o poema com o professor em voz alta, prestando atenção à brincadeira que é feita com os nomes dos amigos.
- Lembre-se das leituras que você já fez em aula e tente ser expressivo, ficando atento ao ritmo e às rimas do poema.
A minha turma
A Rita
Se me visita,
Traz na marmita
Batata frita.
O Caio
Comprou em maio
Um papagaio
Que é paraguaio.
O Nando,
De vez em quando,
Sai com o bando
Do Zé Armando.
A Lina
É dançarina,
Usa botina
Até na piscina.
O Alfredo
Tem um segredo:
Quando tem medo
Mama no dedo.
O Dado
Quer ser soldado
Ou magistrado
Ou deputado.
E o Rodrigo,
Que é meu amigo,
Não tem umbigo
Mas eu não ligo...
É pessoal
De alto-astral:
Brinca, legal
No meu quintal.
Ciça. O livro do nó na língua. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
129
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Faça uma leitura silenciosa do poema.
- O professor vai organizar uma leitura com a turma toda, em que cada grupo de estudantes lê uma estrofe do poema.
Importante! Fique atento à entonação e ao ritmo da leitura.
2 No poema A minha turma, são citados alguns nomes de pessoas. Leia-os no quadro abaixo.
Rita | |
Caio | |
Nando | |
Zé Armando | |
Lina | |
Alfredo | |
Dado | |
Rodrigo |
- Copie cada nome acima prestando muita atenção às letras que os formam.
- Treine sua pronúncia e fluência de leitura. Leia três vezes as colunas, buscando sempre mais rapidez e precisão.
Compreender o texto
3 Responda às questões sobre o poema.
a) Qual é o nome da autora do livro em que o poema foi publicado?
b? Qual é o título do livro em que o poema foi publicado?
- Você concorda com o título do livro? Aconteceu o que ele afirma quando você leu o poema?
130
4 Responda às questões sobre as pessoas citadas no poema.
- O que as pessoas citadas são da pessoa que fala no poema?
- Como você descobriu isso?
- Qual nome citado não é amigo da pessoa que fala no poema?
- Como é possível saber isso?
A pessoa que fala no poema é o eu lírico. O poeta pode ser um adulto, como Ciça, e se expressar como um eu lírico criança, como acontece no poema A minha turma.
5 Circule a estrofe de que você mais gostou no poema.
Ampliar o vocabulário
6 Copie do poema uma rima para cada nome.
Rita rima com | |
Caio rima com | |
Nando rima com | |
Lina rima com | |
Alfredo rima com | |
Dado rima com | |
Rodrigo rima com |
131
7 Releia a última estrofe. O que o pessoal dessa turma tem?
- Você sabe o que significa essa palavra? Converse com os colegas.
8 Agora, a turma vai criar um poema de forma coletiva.
- Você e mais dois colegas vão criar uma estrofe de quatro versos para o poema nas linhas abaixo. Procurem palavras divertidas e diferentes das que vocês usam no dia a dia para formar as rimas.
- O professor vai juntar as estrofes e vocês vão ler o poema formado com a turma toda.
- Copiem o poema completo no caderno.
Para ler em casa
Você vai ler dois poemas para as pessoas que moram com você. Primeiro, leia o poema A minha turma. Em seguida, peça a elas que o leiam também. Pergunte-lhes se acham que o poema dá um "nó na língua", como afirma o título do livro no qual ele foi publicado.
Depois, explique a seus familiares que você vai ler um poema criado coletivamente pela turma. Procure respeitar o ritmo, a expressividade e as rimas durante a leitura.
132
Estudo da língua
Aumentativo e diminutivo
1 Observe as palavras abaixo e responda.
- Qual das legendas identifica o menino menor?
- Qual das legendas identifica o menino maior?
- Quais letras foram usadas no final das palavras para indicar que o menino é pequeno ou grande?
As palavras no diminutivo indicam diminuição de tamanho ou de intensidade. Exemplos: ratinho, cafezinho, casinha, feinho.
As palavras no aumentativo indicam aumento de tamanho ou de intensidade. Exemplos: meninão, narigão, bebezão, telona.
2 Leia a fala a seguir.
- Ao utilizar a palavra cachorrinho, a menina está se referindo ao tamanho do cachorro? Explique sua resposta.
133
O diminutivo e o aumentativo também são utilizados para expressar tratamento carinhoso. Exemplos: minha mamãezinha, meu amigão.
Também podem ser empregados com sentido de crítica ou zombaria. Exemplos: Ele é um cavalão. Esse é um timinho.
3 Leia as palavras a seguir e separe-as em duas colunas.
casarão
pedrinha
amigona
copinho
massinha
chapelão
Palavras no aumentativo | Palavras no diminutivo |
4 Assinale as palavras que não estão no diminutivo nem no aumentativo.
carinho
amigão
feijão
pedrinha
vizinha
ladrão
mesinha
espinha
pão
estrelinha
gatão
limão
casinha
mamão
galinha
Geralmente, as palavras no diminutivo são indicadas pelas terminações -inho e -inha, como em menininho e casinha, e as palavras no aumentativo são indicadas por -ão ou -ona, como em casarão ou gatona. Mas nem todas as palavras com essa terminação estão no aumentativo ou no diminutivo, como ocorre com as palavras mamão e galinha, por exemplo.
134
5 Leia a tirinha.
- Quais são as personagens que aparecem nessa tirinha?
- Qual é o estado de humor de Jon? Por que ele está assim?
- No último quadrinho, o que você acha que Garfield está fazendo?
- A palavra dancinhas expressa carinho ou uma crítica?
- Que palavra você utilizaria para caracterizar a personagem Garfield?
6 Escreva duas frases com palavras no diminutivo que não estejam indicando tamanho pequeno.
135
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um mito.
- Você já viu uma garça? Conhece alguma história sobre ela?
- Já ouviu alguma história de pessoas que se transformam em animais? Qual?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que o professor fará do texto a seguir.
- Preste atenção à expressividade dele enquanto lê. Perceba como faz as pausas em que há pontuação e o destaque que dá a alguns nomes e expressões durante a leitura.
A menina que se transformou numa garça
Os aldeãos que moram às margens do rio Ucayali, no Peru, sempre que avistam uma garça de penas brancas como nuvens do céu, batendo as asas graciosamente, acreditam que ela está avisando as crianças da aldeia para que tomem cuidado para não se engasgarem com as espinhas dos peixes.
Os habitantes mais velhos e sábios dessa comunidade juram que nos tempos antigos, conforme aprenderam com seus ancestrais, a garça tinha sido uma menina muito bonita, chamada Branca.
Ela andava sempre vestida de branco e podia comer qualquer tipo de peixe, por mais espinhas que tivesse, sem se engasgar.
- Garça:
- pássaro de pernas longas e plumagem branca que vive perto de lagoas e rios.
- Aldeãos:
- pessoas que vivem em aldeia.
- Ancestrais:
- antepassados.
136
Os irmãos de Branca, que viviam se engasgando quando comiam peixe, morriam de inveja da habilidade da garota. O ciúme era tanto que eles resolveram procurar um bruxo, que se escondia no alto de uma montanha encantada, e lhe pediram, maldosamente:
- Queremos que transforme nossa irmã em uma ave.
Graças ao poderoso feitiço, Branca tornou-se uma linda garça, da cor de sua roupa favorita, e foi condenada a voar na beira de rios e lagos, alimentando-se apenas de peixes...
Não há criança daquela região que não conheça essa história. Quando uma delas escuta o canto inconfundível de uma garça branquinha ecoando pelo ar - cá, cá, cá —, sabe que é a menina, avisando para que tomem cuidado para não se engasgarem com as espinhas dos peixes.
Rogério Andrade Barbosa. Lendas e fábulas dos bichos de nossa América. São Paulo: Melhoramentos, 2003.
- Habilidade:
- capacidade de fazer alguma coisa bem e com facilidade.
- Inconfundível:
- que não se pode confundir.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em dupla, você e um colega vão reler, em voz alta, o primeiro e o último parágrafo do texto A menina que se transformou numa garça.
- Primeiro, cada um de vocês vai reler um parágrafo.
- Depois, para praticar a leitura, quem releu o primeiro parágrafo vai reler o último, e quem releu o último vai reler o primeiro, sempre prestando atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra.
2 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com entonação de voz e de acordo com a pontuação? |
137
Compreender o texto
3 Numere cada quadrinho de acordo com a sequência dos acontecimentos no texto.
4 Complete a frase de acordo com a história.
- Branca tinha uma habilidade diferente: podia comer qualquer tipo de sem se engasgar com as .
5 Copie do texto um trecho que mostre como os irmãos de Branca se sentiam em relação a ela.
6 O que aconteceu com a menina?
7 Segundo essa história, por que a garça é branquinha?
Mitos são textos que explicam fenômenos da natureza e o surgimento das coisas. São histórias contadas oralmente de geração em geração e que podem também ser registradas por escrito e publicadas.
138
8 Converse com os colegas.
- De onde é o mito que você leu? O que você sabe sobre esse país?
- Como as pessoas aprendem nos dias de hoje sobre esse mito?
- Você já aprendeu algum mito da mesma forma? Se sim, conte como foi.
9 O que você achou da atitude dos irmãos de Branca?
Ampliar o vocabulário
10 Os aldeãos acreditam que as garças dão um aviso às crianças. Marque a frase em que está esse aviso.
- Cuidado com o bruxo da montanha!
- Cuidado com os invejosos!
- Cuidado com as espinhas de peixe!
11 Releia este trecho e responda às questões.
"Quando uma delas escuta o canto inconfundível de uma garça branquinha ecoando pelo ar - cá, cá, cá -, sabe que é a menina [...]."
- Por que o canto da garça é inconfundível?
- No trecho, "cá, cá, cá" representa o som que a garça faz. Então é:
um diminutivo.
um som nasal.
uma onomatopeia. - A palavra ecoando quer dizer "produzindo eco". Eco é a repetição de um mesmo som. Por que o canto "cá, cá, cá" vai ecoando pelo ar?
Para ler em casa
Você vai ler esse mito em casa com as pessoas que moram com você, prestando atenção à expressividade no momento da leitura. Mas, antes de ler, explique a seus familiares que vocês lerão um mito que explica por que a garça branca voa perto dos rios e lagos ecoando seu canto.
Depois de lerem juntos essa história, pergunte a eles o que acharam e se eles conhecem algum outro mito. Se sim, peça-lhes que o contem a você.
139
Estudo da língua
Frase e pontuação
1 Leia estas frases.
I. Os mitos indígenas explicam fenômenos da natureza.
II. As crianças indígenas brincam muito!
III. Por que a menina foi transformada em uma garça?
- Converse com os colegas sobre estas questões.
- Você conseguiu entender o sentido de cada uma dessas frases?
- O que você observou no final de cada uma delas?
Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras com sentido completo. Uma frase é iniciada com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
- O ponto-final é usado quando se declara ou informa algo.
Ele aparece no final de frases declarativas.
Exemplo: Os mitos indígenas são contados de geração em geração.
- O ponto de interrogação é usado quando se faz uma pergunta.
Ele aparece no final de frases interrogativas.
Exemplo: Por que é preciso tomar cuidado ao comer peixes?
- O ponto de exclamação é utilizado quando se expressam sentimentos, sensações, emoções.
Ele aparece no final de frases exclamativas.
Exemplo: Estou animada para brincar!
140
2 Reorganize as palavras de cada linha e forme uma frase com elas.
Dica: Observe a palavra com inicial maiúscula e o sinal de pontuação.
- de branco. andava sempre Ela
- nunca engasgou com os peixes! Branca
- o bruxo transformou Branca em ave? Como
3 Crie uma pergunta para cada resposta dada, de acordo com o texto A menina que se transformou numa garça.
-
Os irmãos de Branca viviam se engasgando com as espinhas de peixe. -
Branca se transformou em uma linda garça! -
A ave foi obrigada a voar na beira de rios e lagos.
4 Complete as frases dos quadrinhos a seguir com ? ou !.
141
Pontuação na narrativa
1 Releia este trecho do texto A menina que se transformou numa garça.
"[...] O ciúme era tanto que eles resolveram procurar um bruxo, que se escondia no alto de uma montanha encantada, e lhe pediram, maldosamente:
- Queremos que transforme nossa irmã em uma ave."
- Como se chama o sinal de pontuação destacado em negrito?
- Para que ele serve?
- Observe que antes desse sinal há outro, sublinhado.
- Qual é o nome desse outro sinal? Para que serve?
As conversas entre pessoas ou personagens são chamadas de diálogos.
No diálogo escrito, o sinal de dois-pontos (:) é usado para introduzir um travessão.
O travessão (-) é um sinal de pontuação que serve para indicar a fala de personagens.
2 Complete a pontuação desta anedota utilizando corretamente os dois-pontos e o travessão.
Um pernilongo pediu à mãe dele
Mamãe, posso ir ao teatro?
A mãe respondeu
Cuidado, é perigoso!
O pernilonguinho quis saber
Perigoso, mamãe?
Sim, filho. Já imaginou na hora de baterem palmas?
Da tradição popular.
142
Parágrafo
1 Com o professor e os colegas, volte às páginas 135 e 136 e observe a estrutura do texto A menina que se transformou numa garça.
- Você percebeu que esse texto é organizado em trechos?
- Você já reparou que muitos textos escritos são organizados em trechos? Cada um desses trechos ou blocos de texto se chama parágrafo.
O parágrafo é indicado por um espaço entre o início da primeira linha do texto e a margem esquerda da folha.
Ele é formado por um conjunto de frases que se organizam para transmitir uma ideia. Às vezes, o parágrafo é formado apenas por uma frase ou pela fala de uma personagem.
2 Numere os parágrafos do mito A menina que se transformou numa garça.
- Relacione cada parágrafo do mito a seu conteúdo.
- Parágrafo 1
- Parágrafo 2
- Parágrafo 3
- Parágrafo 4
- Parágrafo 5
- Parágrafo 6
- Parágrafo 7
- O autor apresenta os irmãos de Branca.
- O autor apresenta o mito de modo geral.
- O autor apresenta a personagem principal, Branca.
- Fala dos irmãos de Branca ao bruxo.
- Conclusão do mito.
- Realização do feitiço.
- O autor fala mais detalhes sobre a personagem Branca.
143
3 Releia o trecho do texto A menina que se transformou numa garça, a seguir, e responda às questões.
"Graças ao poderoso feitiço, Branca tornou-se uma linda garça, da cor de sua roupa favorita, e foi condenada a voar na beira de rios e lagos, alimentando-se apenas de peixes...
Não há criança daquela região que não conheça essa história. Quando uma delas escuta o canto inconfundível de uma garça branquinha ecoando pelo ar - cá, cá, cá -, sabe que é a menina, avisando para que tomem cuidado para não se engasgarem com as espinhas dos peixes."
- Quantos parágrafos há no trecho selecionado?
- Quantas frases há no trecho?
- Assinale a informação correta.
Uma frase pode conter um parágrafo.
Um parágrafo pode conter apenas uma frase.
Um parágrafo pode conter uma ou mais frases.
- Para que servem os travessões destacados no trecho? Assinale a alternativa correta.
Para indicar a fala de uma personagem.
Para destacar a onomatopeia do restante do texto.
4 Com a ajuda do professor, você e os colegas vão escrever coletivamente a continuação do mito A menina que se transformou numa garça. Usem o caderno.
Importante!
- Organizem o texto em parágrafos.
- Usem os sinais de pontuação adequados para indicar o final das frases: ponto-final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação.
- Se houver falas, não se esqueçam de usar os dois-pontos e o travessão para indicá-las.
144
Jogo Acerte a pontuação
■ Participantes: 2 a 4 jogadores
■ Material: 20 carteias de frases e 20 fichas de pontuação
■ Preparação para o jogo: recortar as cartelas de frases e as fichas de pontuação das páginas 267 e 269.
■ Regras
1. Um jogador embaralha as cartelas de frases e as distribui entre todos os jogadores (inclusive para ele mesmo). Todos devem ter o mesmo número de cartelas.
2. As fichas de pontuação ficam viradas para cima, no centro da mesa e à vista de todos.
3. Um jogador é sorteado para iniciar o jogo. Ele pega uma cartela da mão do jogador à sua direita e a coloca sobre a mesa. Em seguida, escolhe uma ficha com a pontuação adequada à frase e a coloca na cartela na posição correta.
4. Se o jogador tiver na mão a cartela que completa a frase, ele a coloca na mesa e a pontua. Nesse caso, o jogador ganha um ponto.
5. Se o jogador não tiver a cartela que complementa a frase, não marcará ponto e deverá aguardar a sua vez de jogar novamente.
6. O jogador à direita dá sequência, repetindo o processo: pega uma cartela da mão do jogador à sua direita, pontua com a ficha adequada e, se tiver a cartela que completa aquela, ele a coloca na mesa e a pontua.
7. Se o jogador errar a pontuação da frase da cartela que pegou do adversário, deve devolvê-la a ele, que terá, então, a oportunidade de completar o diálogo.
8. Vence o jogo quem fizer o maior número de pontos.
145
Produção oral
Reconto oral de mito
Você vai pesquisar um mito e depois recontá-lo aos colegas!
Planejamento
1 Ouvir a leitura do texto.
- Preste atenção à leitura que o professor fará do texto a seguir.
Que curioso!
Você sabia que existe um mito sobre o surgimento do rio Amazonas? Quem conta esse mito são povos indígenas brasileiros. De acordo com eles, Tupã, que era o maior dos deuses, pretendia criar o mundo e os seres humanos. Porém, não estava conseguindo por causa do Sol, que era tão apaixonado pela Lua que queimava tudo à sua volta. Tupã resolveu, então, separá-los: um dominando o dia e outro, a noite. A Lua chorou tanto que suas lágrimas formaram o rio Amazonas, que é considerado o maior rio do mundo em extensão e volume de água.
2 Recontar o mito a dois colegas.
- Reúna-se com dois colegas e reconte a eles o mito que acabou de conhecer.
3 Pesquisar um mito.
- Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros, em revistas ou na internet um mito sobre algum assunto que lhe interesse.
146
4 Copie ou imprima o mito escolhido.
- Memorize a história.
5 Formar um grupo.
- Reúna-se com três colegas e conte a eles o mito que você selecionou.
- Você e os colegas vão escolher uma das histórias para contar à turma.
- A equipe vai escolher um representante para apresentar a história à turma.
Importante!
- O mito deverá ser memorizado!
- Se o representante esquecer algum detalhe, não deve se preocupar. Pode pedir ajuda aos colegas!
Apresentação
6 Apresentar o mito à turma.
- No momento de falar, use um tom de voz firme, claro e em altura adequada (nem muito alto, nem baixo demais) para que todos o escutem.
- Ouça atentamente enquanto seus colegas estiverem contando o mito. Não os interrompa.
Avaliação
7 Avaliar a apresentação do mito.
-
Preencha o quadro.
Avaliação do reconto oral Sim Não Você conseguiu memorizar o mito? Foi difícil contar o mito à turma? Você gostou dos mitos que ouviu? - Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Diga também a eles qual foi o mito de que você mais gostou.
147
Produção escrita
Reconto escrito de mito
Você vai escrever um dos mitos que escutou na seção "Produção oral". Seu texto fará parte de uma coleção de mitos da turma.
Planejamento
1 Relembrar os mitos.
- Lembre-se dos mitos que foram pesquisados e recontados oralmente na seção "Produção oral".
- De qual deles você mais gostou? Quem o contou?
- Converse com o colega que recontou o mito de que você mais gostou.
- Peça que ele o reconte novamente.
- Anote palavras que o ajudem a se lembrar dos pontos principais.
2 Organizar os parágrafos.
- Planeje o assunto de cada parágrafo do seu texto. Lembre-se: o primeiro deles é a introdução, os seguintes são o desenvolvimento do mito e o último é a conclusão.
Parágrafo 1:
Parágrafo 2:
Parágrafo 3:
Parágrafo 4:
Parágrafo 5:
148
Escrita
3 Escrever o mito no caderno.
- Siga a organização de parágrafos que você fez.
- Conclua as frases com a pontuação adequada.
- Se houver falas de personagens, utilize os dois-pontos e o travessão.
Avaliação e reescrita
4 Revisar sua escrita.
-
Releia o mito que você escreveu e responda às questões a seguir.
Revisão da escrita Sim Não Na primeira linha de cada parágrafo, você deixou um espaço entre a margem esquerda da folha e o início do texto? Você organizou os parágrafos da forma como tinha planejado? Você terminou cada frase com a pontuação adequada? Você utilizou dois-pontos e travessão para indicar falas de personagens, caso tenha havido? - O professor vai avaliar sua escrita e indicar se há algo para você corrigir.
5 Passar o texto a limpo e ilustrá-lo.
- Em uma folha à parte, passe seu texto a limpo.
- Faça um desenho bem bonito para ilustrá-lo.
Socialização
Coleção de mitos da turma
6 Você e seus colegas vão reunir os textos e organizá-los em uma pasta de acordo com a ordem alfabética do nome de quem escreveu cada um.
7 Com a ajuda do professor, organizem-se para que cada estudante possa levar a pasta para casa por alguns dias.
149
Conhecer mais palavras
1 Escreva as palavras na linha correta.
surpresa
Totó
copão
jogador
bolinhas
menina
—
—
—
—
—
—
Você sabia que os substantivos são palavras que dão nome a objetos, seres, sentimentos e muitas outras coisas? Alguns substantivos são próprios, como Totó, Brasil e Maria. Outros são comuns, como cachorro, país e menina.
2 Você já brincou de "Stop"? Veja o exemplo e siga as orientações do professor para jogar com a turma.