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UNIDADE 6 Nossos corpos
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- O que as pessoas fotografadas estão fazendo?
- Você acha que consegue pular tão alto quanto as pessoas da foto?
- Qual é o nome desse estilo de dança?
- Quais estilos de dança você conhece?
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um cartaz de propaganda.
- Os órgãos públicos fazem muitas campanhas na área da saúde. Você conhece alguma delas? Qual?
Durante a leitura
- Leia o cartaz a seguir, em voz alta, com a turma e o professor. Depois, observem as imagens do cartaz e pensem como elas estão relacionadas ao texto azul no alto dele.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Junte-se a um colega para se alternarem na leitura das frases a seguir. Procurem ler mais rápido a cada vez.
- Higienize suas mãos.
- Higienize suas mãos antes das refeições.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa e na escola.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa e na escola para evitar doenças.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa e na escola para evitar pegar ou transmitir doenças.
Compreender o texto
2 Converse com os colegas e o professor.
- Onde podemos encontrar cartazes como esse?
- Quem são os leitores desse cartaz?
- O que mais chamou sua atenção no cartaz? Por quê?
3 A frase "Higienize suas mãos" nos informa que:
- precisamos manter as mãos aquecidas.
- devemos cuidar da limpeza das mãos.
- é necessário deixar as mãos bonitas.
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4 Observe mais uma vez o cartaz e converse com os colegas.
- O que representam as criaturas que aparecem na mão?
- O que essas criaturas podem nos causar?
- Que sensação elas transmitem a você?
- O cartaz convenceu você a lavar as mãos? Por quê?
Ampliar o vocabulário
5 No cartaz, há uma frase: "Higienize suas mãos".
- Que outra palavra poderia ser usada no lugar de higienize sem alterar o sentido do texto?
- Crie outra frase que poderia ser escrita no cartaz com a mesma imagem.
- Escreva uma nova frase que esteja relacionada a uma boa conduta em relação à preservação da saúde.
Para ler em casa
Você vai ler o cartaz com um adulto de sua convivência familiar. Mostre a ele os elementos do cartaz e pergunte se entendeu as imagens e se sabe para quem o cartaz é direcionado. Explique-lhe esses elementos que você estudou em aula. Depois, proponha que vocês, juntos, pesquisem na internet cartazes sobre saúde. Escolha um cartaz e conte sobre ele aos colegas da turma.
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Estudo da língua
Os sons representados pela letra X
1 Leia um cartaz feito para divulgar um evento numa escola.
- Por que a ideia de fazer um cartaz para divulgar um evento é boa?
- Por que a preguiça poderia vencer os leitores do cartaz?
- Observe as letras em destaque no quadro abaixo.
deixe
chegue
- O som representado pelas letras é igual ou diferente?
- Copie outra palavra do cartaz com a letra x.
- O som representado pelo x nessa palavra é o mesmo que em deixe?
- Escreva outra palavra em que o x representa o mesmo som que na palavra que você copiou.
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2 Marque as palavras do quadro abaixo em que o som representado pelas letras em destaque é o mesmo representado pelo x em deixe.
caixa
exemplo
chamada
chiclete
máximo
xilofone
aproximar
Copie as palavras do quadro em que o x representa:
- som de s:
- som de z:
3 Leia em voz alta as palavras que nomeiam estes elementos.
a. Pinte de azul as palavras em que a letra x representa o mesmo som que o ch.
b. Pinte de verde as palavras em que a letra x representa outros sons.
c. Escreva as palavras que você pintou de verde conforme os sons que o x representa:
- som de z:
- som de ks:
d. Escreva dois exemplos de palavras em que o som representado pelo x seja o mesmo representado por:
- ch:
- z:
- ks:
- s:
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A letra x pode representar diversos sons:
- o mesmo som que ch, como em xadrez;
- o mesmo som que z, como em examinar;
- o mesmo som que s, como em auxiliar;
- o mesmo som que ks, como em fixo.
4 Leia as palavras a seguir, prestando atenção ao som representado pela letra x em cada uma delas.
exibir
deixar
tórax
xeretar
exceto
saxofone
roxo
exigente
auxiliar
caixote
exagerada
êxito
reflexão
oxigênio
exercício
asfixia
enxurrada
excelente
a) Você conhece o significado de todas essas palavras?
- Converse com os colegas e o professor sobre as palavras menos conhecidas e tentem chegar a uma definição para elas.
b) Escreva as palavras do quadro na tabela, classificando-as conforme o som que o x representa em cada uma.
SOM REPRESENTADO POR X COMO EM: | |||
xadrez | exuberante | próximo | maxilar |
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Produção escrita
Cartaz
Você e seus colegas vão produzir um cartaz para um público infantil.
Depois, vão organizar uma exposição dos trabalhos feitos pela turma!
Planejamento
1 Observar o cartaz e conversar com os colegas.
a) Qual é o dia citado nesse cartaz?
b) Quais pessoas devem ler o cartaz? Como você descobriu isso?
c) Quais são as frases que se destacam no cartaz, chamando a atenção do leitor?
2 Levantar informações para fazer um cartaz.
- Em grupos, você e seus colegas vão fazer um cartaz para mostrar às crianças a importância de lavar as mãos.
- Levantem informações para escrever no cartaz. Exemplos: por que é importante lavar as mãos; quando devemos lavar as mãos; como lavar as mãos de maneira correta.
- Pensem nas informações obtidas e escolham aquelas que o grupo vai apresentar no cartaz. Anotem-nas no caderno ou em uma folha avulsa.
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3 Conversar sobre as questões apresentadas.
- Qual deve ser a informação principal do cartaz, aquela que deve chamar mais a atenção das crianças?
- O que mais pode despertar a atenção no cartaz?
4 Escolher imagens para o cartaz.
- Escolham duas imagens (fotos ou desenhos) para ilustrar o cartaz.
Escrita
5 Fazer um rascunho do texto.
- Peguem as anotações que fizeram no caderno e escrevam uma frase principal sobre a importância de lavar as mãos.
- Criem um pequeno texto que atraia a atenção das crianças.
Avaliação e reescrita
6 Avaliar e revisar a escrita.
-
Releiam o rascunho que escreveram e preencham o quadro.
Revisão da escrita Sim Não Vocês escreveram uma frase principal no cartaz? Criaram um texto atraente para as crianças? - Vejam com o professor se precisam corrigir algo no cartaz.
7 Passar o cartaz a limpo.
- O texto do cartaz deve ser curto e escrito com letras grandes.
8 Ilustrar o cartaz.
- Colem as imagens escolhidas no cartaz. Distribuam o texto e as imagens de modo que a leitura seja agradável.
Socialização
9 Expor o cartaz.
- A turma e o professor decidirão onde expor os cartazes.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um texto narrativo.
- Já reparou que algumas expressões da língua portuguesa contêm nomes de partes do corpo, como "pé de alface" ou "dente de alho"?
- Você se lembra de outras expressões com nomes de partes do corpo? Quais?
Durante a leitura
- Preste atenção à brincadeira que a autora faz com as palavras e os sentidos delas.
Ao pé da letra
Vejam só as coisas que vovó diz, mamãe repete e eu, Rui, filho e neto das duas, fico dando tratos à bola para entender.
Será que com você acontece o mesmo?
Outro dia, estava andando de bicicleta na sala e vovó ralhou comigo:
- Cuidado! Não vá esfolar os pés da mesa!
Então, resolvi ir para o jardim, e ela:
- Não saia que vem vindo um pé de vento!
Aí mamãe pediu:
— Dê um recado para a vizinha, mas vá num pé e volte noutro!
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Pensei: "Pé de mesa tem dedão? Vento tem um, dois ou mais pés? Será que consigo pular num pé só até a casa da vizinha e voltar pulando com o outro?".
Não demorou e lá veio outro pedido:
- Rui, me dá uma mão! Vamos, menino. Dê um pulinho aqui, rápido.
Enquanto penso onde arranjar um mamão ou por que devo dar o tal do pulinho, mamãe me pede:
- Vá até a cozinha e me traga uma cabeça de alho.
Enquanto me pergunto: "Por que nunca reparei na cabecinha deles?", ela comenta:
— Rui, você está com a cabeça nas nuvens?
Começo a resmungar que ela fala esquisito, que estou tentando descobrir as cabeças dos alhos, quando ela reclama:
— Filho, pare de falar, senão vai dar nó na língua!
E vovó concorda:
- Esse menino é um língua de trapo! Pudera, fala pelos cotovelos!
Vovó me chama:
- Rui, telefone pra mãe da... da...
- Da quem, vovó?
- Espere um pouco, já vou me lembrar. Está na pontinha da língua.
Fico olhando para a boca de vovó, esperando ver o nome na pontinha de sua língua, mas ela fica de boca fechada.
[...]
Não acham que tenho de dar tratos à bola, procurando os pés das letras? Tudo porque falam comigo como se eu fosse do tempo do onça!
Lúcia Pimentel Góes. Falando pelos cotovelos. São Paulo: Moderna, 2005.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Ouça atentamente a leitura que o professor vai fazer do texto. Preste atenção à entonação que ele dará às falas das personagens. Depois, você e os colegas farão uma leitura coletiva.
- Organizem-se para que cada um leia um dos parágrafos do texto narrativo, a fim de praticar a fluência de leitura dos diálogos.
- Ensaie o parágrafo que você vai ler em voz alta, sozinho, pelo menos duas vezes antes de fazer a leitura coletiva com a turma.
- Treine a leitura procurando ler como o professor, com expressividade, respeitando a pontuação e mostrando as emoções do texto por meio das falas.
- Uma dica para você ler as falas com expressividade é imaginar-se conversando com alguém. Observe a pontuação e as expressões das frases e dê destaque a elas.
Compreender o texto
2 Converse com os colegas e o professor.
- Por que Rui tinha dificuldade de entender o que a avó e a mãe dele diziam?
- O que significa "dar tratos à bola"?
- Assim como Rui, você já precisou "dar tratos à bola" para entender algo que algum adulto lhe disse? O quê? Comente com seus colegas.
3 O título do texto é Ao pé da letra. O que significa entender algo ao pé da letra?
- Indique um parágrafo em que há um exemplo de como Rui entende as palavras ao pé da letra.
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4 Releia este trecho.
"Aí mamãe pediu:
- Dê um recado para a vizinha, mas vá num pé e volte noutro!"
Assinale a frase com o mesmo sentido da expressão destacada.
Use um pé para ir e outro para voltar.
Vá e volte logo.
Vá acompanhado.
5 A mãe de Rui pediu:
"- Rui, me dá uma mão!"
- O que Rui entendeu que a mãe dele queria?
Uma ajuda.
Um mamão.
Uma explicação. - Em qual parágrafo você encontrou a resposta ao item acima?
6 No final do texto, Rui concluiu:
"[...] falam comigo como se eu fosse do tempo do onça!".
- Explique o significado dessa expressão.
7 O que você achou da forma como a autora brinca com os sentidos das palavras no texto?
Os textos narrativos podem ser bem-humorados ao brincar com as palavras. Isso pode divertir e atrair o leitor.
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Ampliar o vocabulário
8 Converse com os colegas e o professor sobre o significado das expressões em destaque nestas frases retiradas do texto.
"- Rui, me dá uma mão!"
"- Não saia que vem vindo um pé de vento!"
"- Rui, você está com a cabeça nas nuvens?"
"- Vamos, menino. Dê um pulinho aqui, rápido."
"- Filho, pare de falar, senão vai dar nó na língua!"
- Escolha uma dessas expressões e escreva uma frase com ela.
9 A grande dificuldade de Rui é que ele entende tudo ao pé da letra.
- Como ele entenderia a frase: "Quebrei a asa da xícara"?
Que curioso!
Você sabia que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos? Depende das outras palavras que estão combinadas com ela na frase e também do contexto em que ela está sendo utilizada.
Para ler em casa
Você vai fazer a leitura do texto Ao pé da letra com um adulto de sua convivência. Leiam o texto juntos, procurando respeitar a pontuação, a pronúncia das palavras e a expressividade nas falas. Depois, pergunte à pessoa se ela gostou do texto e quais expressões costuma usar no dia a dia. Pergunte-lhe também se há alguma expressão cujo sentido ela não saiba. Se houver, explique o significado a ela ou procurem o significado juntos.
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Estudo da língua
Sílaba tônica
1 Releia o trecho inicial do texto Ao pé da letra.
"Vejam só as coisas que vovó diz, mamãe repete e eu, Rui, filho e neto das duas, fico dando tratos à bola para entender. Será que com você acontece o mesmo? Outro dia, estava andando de bicicleta na sala e vovó ralhou comigo:
- Cuidado! Não vá esfolar os pés da mesa!
Então, resolvi ir para o jardim, e ela:
- Não saia que vem vindo um pé de vento!"
a) Leia em voz alta estas palavras retiradas do texto Ao pé da letra, prestando atenção a cada sílaba pronunciada.
b) Quantas vezes você precisou abrir a boca para falar bicicleta? Quantas sílabas essa palavra tem?
- Identifique a sílaba mais forte dessa palavra, aquela que você precisou reforçar quando leu.
- Há outra palavra na lista que possui a mesma quantidade de sílabas de bicicleta. Que palavra é essa? Identifique e selecione a sílaba mais forte.
c) Em quais palavras da lista você abriu a boca duas vezes ao pronunciá-las? Identifique-as e selecione suas sílabas mais fortes.
- Em que posição a sílaba mais forte está em cada uma delas? Complete o quadro com as respostas.
início | fim |
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A sílaba mais forte de uma palavra recebe o nome de sílaba tônica. Cada palavra possui apenas uma sílaba tônica.
2 Releia este trecho do texto Ao pé da letra.
"Aí mamãe pediu:
- Dê um recado para a vizinha, mas vá num pé e volte noutro!"
-
Leia em voz alta as palavras destacadas no trecho.
- Quantas vezes você abriu a boca ao pronunciar cada uma delas? Qual é a sílaba tônica dessas palavras?
- O que essas palavras têm em comum?
- Volte ao texto Ao pé da letra (página 160), releia os parágrafos de 1 a 6 e busque outras palavras que tenham as mesmas características que você indicou na resposta ao item anterior.
3 Agora, leia em voz alta estas outras palavras separadas em sílabas.
- vo cê
- vo vó
- Quantas sílabas essas palavras têm?
- A sílaba tônica da palavra você é
- A sílaba tônica da palavra vovó é
- O que há em comum entre as sílabas tônicas dessas duas palavras?
- A sílaba tônica de você rima com a sílaba tônica de:
caratê.
café.
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- A sílaba tônica de vovó rima com a sílaba tônica de:
vovô.
cipó. - Nos parágrafos de 1 a 6 do texto Ao pé da letra, há uma palavra com as mesmas características de vovó. Que palavra é essa?
Os acentos gráficos agudo (´ ) e circunflexo (^) servem para indicar, em uma palavra, se uma vogal tem som aberto (como em "grátis") ou fechado (como em "lâmpada"). Esses acentos devem ser colocados sempre nas sílabas tônicas das palavras e existem regras específicas para o uso deles.
4 Observe os elementos a seguir e complete as palavras que os nomeiam.
1: mã
2: pi
3: vem
4: pada
5: nó
6: lher
- Leia em voz alta todas as palavras que você completou e circule a sílaba tônica de cada uma.
- Complete as frases a seguir.
- As sílabas tônicas das palavras de números e estão na mesma posição: na última sílaba, no fim da palavra.
- As palavras de números e têm o mesmo número de sílabas, mas suas sílabas tônicas estão em posições diferentes.
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5 Quais palavras que você completou na atividade 4 são acentuadas?
- Dessas palavras, duas têm o mesmo acento. Quais são elas? Qual é o nome do acento?
- Qual das palavras a seguir tem o mesmo acento da palavra que você não indicou no item anterior?
gênio
tábua - O nome do acento utilizado na palavra que você assinalou é acento .
6 Observe a indicação das sílabas da palavra pimenta neste esquema.
PI | MEN | TA |
↓ | ↓ | ↓ |
antepenúltima sílaba | penúltima sílaba | última sílaba |
- A sílaba tônica de pimenta é a .
- Quais outras palavras que você completou têm a sílaba tônica na mesma posição que pimenta? .
- De todas as palavras, a de número é a única em que a sílaba tônica é a antepenúltima.
As palavras podem ser classificadas em relação à posição de sua sílaba mais forte: a sílaba tônica.
- Oxítonas — quando a sílaba tônica é a última.
Exemplos: sofá, bebê, legal. - Paroxítonas — quando a sílaba tônica é a penúltima.
Exemplos: abdômen, túnel, felicidade. - Proparoxítonas — quando a sílaba tônica é a antepenúltima.
Exemplos: página, pântano, propósito.
Todas as palavras têm uma sílaba tônica, mas nem todas são acentuadas. Quando elas têm acento, ele cai sempre na sílaba tônica.
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Produção oral
Cantiga de roda
Você vai ler a letra de uma cantiga e brincar de roda com os colegas.
Fui no Itororó
Fui no Itororó
Beber água, não achei
Achei linda morena
Que no Itororó deixei.
Oh, Mariazinha!
Oh, Mariazinha!
Entra nesta roda
Ou ficarás sozinha.
Domínio público.
Planejamento
1 Conhecer a cantiga.
- Você conhece essa cantiga de roda? Sabe como brincar com ela?
Apresentação
2 Formar uma roda e brincar.
- Formem uma roda no pátio da escola e brinquem com essa e outras cantigas que vocês conheçam.
Avaliação
3 Avaliar a brincadeira.
- Preencha o quadro e converse sobre suas respostas com o professor e os colegas.
Avaliação da cantiga de roda | Sim | Não |
Você se lembrou de alguma cantiga de roda? | ||
Aprendeu alguma cantiga de roda nova? | ||
Você gostou da brincadeira? |
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Jogo Adivinhas
■ Participantes: o professor e a turma organizada em grupos
■ Material: lápis e tiras de papel para escrever as respostas das adivinhas
■ Regras
1. Cada grupo deve ter em mãos as tiras de papel e lápis para escrever as respostas das adivinhas.
2. Todos devem ficar em silêncio para ouvir a adivinha que o professor vai dizer.
3. O grupo deve conversar para chegar a uma resposta da adivinha.
4. Ao chegar à resposta, o grupo deve escrevê-la em uma tira de papel e levá-la ao professor.
5. O grupo que entregar a tira com a resposta correta escrita ao professor marca um ponto.
6. O grupo que, ao final, tiver mais pontos ganha o jogo.
■ Variação do jogo para torná-lo mais emocionante
1. A regra que diz que o grupo que entregar a tira de papel com a resposta correta marca um ponto continua valendo.
2. Se a resposta estiver escrita corretamente, sem erros de ortografia e pontuação, o grupo ganha mais um ponto.
3. Se o grupo tiver sido o primeiro a entregar a resposta escrita corretamente, ganha mais um ponto.
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Conhecer mais palavras
1 Você conhece expressões que usam nomes de partes do nosso corpo?
- Em cada quadro, escreva uma expressão usando a palavra destacada.
2 Complete as frases com o nome de partes do corpo.
- Não seja de fome, seja mais generoso.
- Aquele filme de terror me deixou de em pé.
- Ela é uma ótima pessoa, tem um grande .
- Por favor, não sente no da poltrona.
- O jogador se machucou. Que pena, ele começou o campeonato com o esquerdo.
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Projeto em equipe Quem gosta de se mexer?
O que fazer
Vocês já sabem que a prática de atividade física é importante para a manutenção da saúde. Existem muitas formas de realizar atividades físicas, como praticar esportes, correr e fazer caminhadas, musculação, ginástica.
Neste projeto em equipe, você e seu grupo vão fazer uma pesquisa em casa e na escola para descobrir se as pessoas de seu convívio estão realizando atividades físicas. A conclusão do projeto será a produção de um vídeo com os dados levantados na pesquisa.
Como fazer
1 Pesquisar.
Realizem a seguinte pesquisa: As pessoas de minha convivência costumam se exercitar?
Pesquisa em casa
Pergunte às pessoas que moram com você se elas realizam atividades físicas. Anote os resultados:
Quantas pessoas foram entrevistadas? | |
Quantas delas realizam atividades físicas? |
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Pesquisa na escola
A pesquisa deve ser realizada com estudantes, professores e funcionários da escola. O professor vai organizar a turma de modo que cada grupo pesquise pessoas diferentes. O número de pessoas a serem entrevistadas também será determinado pelo professor. Registre os resultados de seu grupo:
Quantas pessoas foram entrevistadas? | |
Quantas delas realizam atividade física? |
Consulta sobre o tema em livros e revistas
O professor também vai orientar uma pesquisa em livros e revistas sobre o tema: Por que é importante as pessoas praticarem atividades físicas?
Anote no caderno tudo de interessante que encontrar.
2 Tabular os dados da pesquisa.
Em sala de aula, registre o número total de pessoas entrevistadas por seu grupo, somando as pesquisas em casa e na escola:
Quantidade de pessoas entrevistadas: | |
Quantas realizam atividade física: |
3 Organizar o trabalho de gravação.
Cada grupo será responsável por gravar um vídeo apresentando o resultado da pesquisa realizada.
O grupo deve decidir qual dos seus integrantes vai ser filmado apresentando as informações levantadas. O professor fará a gravação com o celular ou algum outro aparelho de gravação de vídeos.
Para a gravação do vídeo, cada grupo deve, antes, escrever um roteiro das falas que serão apresentadas.
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4 Escrever o roteiro.
Reúna-se com seu grupo para redigir o roteiro, que deve ser escrito de acordo com as etapas a seguir.
- 1a etapa
Comecem o texto pensando na primeira fala do apresentador. Ele deve cumprimentar a todos e informar que vai apresentar os resultados de uma pesquisa.
- 2a etapa
Informem o nome da escola e o ano escolar dos produtores do vídeo. Citem também o título da pesquisa, os nomes dos entrevistados e suas profissões.
- 3a etapa
Apresentem os dados da pesquisa. O texto deve mencionar quantas pessoas foram entrevistadas e quantas delas costumam praticar atividade física.
- 4a etapa
Façam uma breve análise dos dados da pesquisa, comentando se os resultados foram positivos (a maioria dos entrevistados pratica atividades físicas) ou se foram negativos (poucos entrevistados praticam atividades físicas).
- 5a etapa
Na conclusão, o apresentador precisa informar por que a pesquisa foi realizada. Vocês devem explicar a importância de fazer atividade física, citando seus benefícios para a saúde e o bem-estar, com base nas informações pesquisadas em livros e revistas.
Façam a revisão do texto, corrigindo-o e melhorando-o ao passar a limpo.
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5 Gravar o vídeo.
Sigam as orientações abaixo para a gravação do vídeo.
- A pesquisa será apresentada pelo colega escolhido pelo grupo. Vocês podem digitar e imprimir o texto ou escrevê-lo com letra legível, para que o apresentador ensaie bastante sua fala.
- Nos ensaios, observem se o apresentador está usando um bom tom de voz: não deve ser alto, baixo nem rápido demais.
- O local de gravação deve ser silencioso e bem iluminado.
- No dia da gravação, o grupo todo deve estar presente.
- Se acharem interessante, o professor poderá gravar uma cena dos integrantes do grupo em reunião.
6 Apresentar o vídeo.
Na data combinada, os vídeos gravados serão apresentados à turma, seguindo a ordem determinada pelo professor.
Ao assistir às apresentações, anote o que achar mais interessante nas informações apresentadas pelos colegas. Anote também alguma dúvida que tenha ficado.
Depois da apresentação de todos os vídeos, os grupos conversam entre si para avaliar o resultado do vídeo de cada um.
Avaliar o trabalho
Preencha o quadro.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
O vídeo apresentou as principais informações? | ||
Ficou clara a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar das pessoas? | ||
Os colegas apreciaram a apresentação do grupo? Deram alguma sugestão de melhoria? |
Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas.
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Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado no poema a seguir.
Nome da gente
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
por que se metem
com um nome
que é só meu!
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai chamar
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
[...]
Quando eu tiver um filho,
não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!
Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 12-13.
2 O que o eu lírico do poema pretende fazer quando tiver um filho?
3 Qual das palavras a seguir está no diminutivo?
- coitadinho
- padrinho
4 Você gosta de seu nome? Escreva uma frase sobre ele.
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5 Leia o cartaz de propaganda a seguir.
- Paradesportiva:
- refere-se a atividade física destinada a pessoas com deficiência (física, auditiva ou visual).
- A que pessoas é destinado esse cartaz?
6 No contexto do cartaz, a palavra largada indica:
início da corrida.
fim da corrida.
7 Escreva as duas palavras que apresentam acento no cartaz.
- Qual é o nome do acento das palavras que você copiou?
agudo
circunflexo
8 Escreva uma frase que poderia constar nesse cartaz incentivando as crianças a participar da corrida.