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UNIDADE 7 Espertezas
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- Quais são os animais nessa imagem?
- O que esses animais estão fazendo?
- Você acha que esses animais estão sendo espertos?
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Explore as questões orais da abertura, fazendo um levantamento dos conhecimentos que os estudantes têm sobre os animais apresentados.
Auxilie-os a reconhecer os animais e explique que a imagem parece duplicada por causa do reflexo dos animais na água.
Proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam falar o que acham que os animais estão fazendo. Retome a conversa sobre ser esperto e questione-os se esses animais estão sendo espertos e por quê.
É esperado que os estudantes percebam a esperteza do sapo e do caracol, já que são animais que preferem estar na terra. O sapo porque, quando adulto, só procura a água no período de reprodução e o caracol, que costuma gostar de lugares úmidos, mas não se arrisca na água.
Também é esperado que os estudantes tenham informações sobre o sapo e a tartaruga. Se desejar, proponha uma pesquisa sobre hábitos, características e curiosidades sobre esses animais.
Seguem algumas curiosidades sobre o caracol:
- Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo úmido, e costumam aparecer durante a noite.
- Eles não têm audição.
- Os sentidos do tato e do olfato se localizam no corpo todo, principalmente nas antenas.
- Os olhos se localizam nas antenas maiores.
- A concha, na verdade, é o esqueleto externo do animal.
- Os caracóis são dorminhocos, podem dormir por até três anos.
- Alimentam-se de plantas, mas existem algumas espécies que são carnívoras e se alimentam de minhocas e lesmas.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um conto popular.
- O títulao do texto, O pulo do gato, é uma expressão. O que você acha que ela significa?
- Você já ouviu algum conto popular? Se sim, conte aos colegas.
Durante a leitura
- O professor e a turma farão a leitura do conto juntos, em voz alta. Depois, a turma será dividida em três grupos. Um grupo vai ler a parte do narrador; outro, as falas do gato; e outro, as falas da onça. Antes da leitura, cada estudante deve sublinhar suas falas.
O pulo do gato
A onça pediu ao gato que lhe ensinasse a pular, porque o maior mestre de pulos que há no mundo é o gato. O gato ensinou uma, duas, três, dez, vinte qualidades de pulos. A onça aprendeu todos com a maior rapidez e depois convidou o gato para irem juntos ao bebedouro, isto é, ao lugar no rio onde os animais descem para beber.
Lá viram um lagarto dormindo em cima duma pedra.
- Compadre gato - disse a onça - vamos ver quem dum pulo pega aquele lagarto.
- Pois vamos - respondeu o gato.
- Então comece.
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O gato saltou em cima do lagarto e a onça saltou em cima do gato - mas este deu um pulo de banda e se livrou da onça.
A onça ficou muito desapontada.
- Como é isso, compadre gato? Esse pulo você não me ensinou...
- Ah, ah, ah! - fez o gato de longe.
- Isto é cá segredo meu que não ensino a ninguém. Chama-se o "pulo do gato" - meu, só meu. Os mestres que ensinam tudo quanto sabem não passam duns tolos. Adeus, comadre! - e lá se foi.
- Pulo de banda:
- pulo de lado.
Monteiro Lobato. Histórias de Tia Nastácia. São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 57.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em trios, leiam todo o texto O pulo do gato.
- Dividam a leitura em três partes, alternadamente. Um de vocês lê os trechos do narrador, outro lê as falas do gato e outro lê as falas da onça.
- Procurem observar, na leitura, se a pontuação é respeitada e se as frases são pronunciadas por completo, sem quaisquer interrupções inadequadas.
- Fiquem atentos à expressão das falas. Procurem reparar, pela entonação da voz, o modo de falar de cada personagem. Por exemplo: se ela está feliz, desapontada, surpresa, animada etc.
- Leiam o texto três vezes, trocando de papel a cada leitura.
2 Escreva no quadro as palavras que você achou mais difíceis de ler.
- Depois, pronuncie cada uma até conseguir ler com facilidade e de maneira correta.
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3 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Na leitura, você pronunciou corretamente as palavras e leu o texto sem tropeços? | ||
Preocupou-se em fazer sua leitura de acordo com a pontuação do texto? | ||
A leitura dos diálogos foi feita com boa entonação e respeitando a expressividade das personagens? |
Compreender o texto
4 Numere os acontecimentos na ordem em que aparecem no conto.
A onça e o gato viram um lagarto dormindo em cima duma pedra.
A onça pediu ao gato que a ensinasse a pular.
O gato pulou de lado e se livrou da onça.
O gato saltou em cima do lagarto e a onça saltou em cima do gato.
A onça ficou desapontada.
5 Em que ambiente você acha que se passa essa história?
6 Quem são as personagens do conto que você leu?
7 Assinale o que aconteceu quando a onça saltou em cima do gato.
O gato ficou preso nas garras da onça.
O gato deu um pulo e se livrou da onça.
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8 Por que o gato não ensinou à onça todos os tipos de pulo?
9 Releia o trecho a seguir.
"Os mestres que ensinam tudo quanto sabem não passam duns tolos."
- Você concorda com essa fala do gato? Por quê? Converse com os colegas.
Os contos populares são narrativas curtas que, por meio das ações de suas personagens, propõem reflexões sobre vivências e costumes das pessoas.
As personagens dos contos populares podem ser seres humanos ou animais.
Ampliar o vocabulário
10 Copie do texto o significado da palavra bebedouro.
- Converse com os colegas: você conhece outro tipo de bebedouro? Se sim, como o descreveria?
11 A onça ficou desapontada quando o gato escapou dela com um pulo. Marque um X na palavra que tem o mesmo sentido de desapontada.
- desconfiada
- envergonhada
- decepcionada
Para ler em casa
Você vai convidar as pessoas que moram com você para ouvir sua leitura do conto popular O pulo do gato. Depois de ler, converse com eles sobre o que acharam da história. Explique-lhes que se trata de um conto popular, com uma reflexão sobre algo do cotidiano das pessoas. Pergunte se algum deles conhece outro conto popular; se sim, peça-lhe que o conte a você.
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Estudo da língua
M antes de P e B
1 Releia este trecho do conto O pulo do gato.
"Lá viram um lagarto dormindo em cima duma pedra.
- Compadre gato - disse a onça - vamos ver quem dum pulo pega aquele lagarto."
- Copie desse trecho quatro palavras terminadas com a letra m.
- Há alguma palavra que termine com n?
- Agora, copie uma palavra com m antes de p.
2 Ordene as sílabas e descubra quais são as palavras.
A | TU | RA | VEN |
BI | UM | GO |
DO | MIN | DOR |
DO | MUN |
PU | COM | TA | DOR |
PO | TEM |
BEI | BOM | RO |
ÇA | ON |
- Conforme você observou, a letra m vem antes de quais letras?
- A letra n vem antes de quais letras?
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Quando as letras m e n estão no final da sílaba, há uma regra muito simples a seguir:
Usa-se m antes das letras p e b.
Usa-se n antes das demais consoantes.
Atenção: Na língua portuguesa, há poucas palavras terminadas em n. Exemplos: abdômen, hífen, pólen.
3 Complete o texto a seguir com m ou n.
"A oça sipática e o gato egraçado quase ficara amigos. Os dois conversara e saltara. Mas o pulo do gato, que ela tato queria apreder, era um truque que os mestres gatos não ensinava."
4 Copie na tabela as palavras do quadro, completando-as com m ou n.
- lo*bada
- pa*pa
- trâ*sito
- po*ba
- ca*po
- a*jo
- tro*beta
- o*ça
- e*xada
- a*zol
Palavras com M | Palavras com N |
---|---|
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Produção escrita
Texto expositivo
Um texto expositivo apresenta informações sobre um assunto. Podemos encontrá-lo em livros, enciclopédias e revistas especializadas, impressas ou eletrônicas.
A seguir, você vai ler um texto expositivo extraído de uma enciclopédia, obra de consulta que contém textos curtos e objetivos sobre assuntos diversos. Depois, vai produzir um texto expositivo que será divulgado para os colegas da escola.
Planejamento
1 Ler o texto.
Folclore
Introdução
Folclore é a cultura popular manifestada por meio de cantigas, danças, brincadeiras, rezas, festas, provérbios e histórias, entre outras formas de expressão. Costumes, gestos, superstições, culinária, artesanato e indumentária também fazem parte do folclore de um povo.
Origem do nome
A palavra "folclore" vem do termo inglês folklore [...]. Folk significa "povo" e lore quer dizer "saber". Ou seja, o folclore é o "saber do povo".
Essa sabedoria popular está, por exemplo, no jeito de trançar uma rede ou na maneira como as crianças pulam amarelinha (brincadeira também chamada de macaca ou academia). Por representar o saber de determinado povo, o folclore não é algo estático; ele muda e sofre variações conforme a época, o lugar e as gerações.
[...]
- Indumentária:
- vestimenta, roupa.
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Desde o berço
Já no berço as crianças têm contato com manifestações folclóricas. No Brasil, por exemplo, quando adultos entoam cantigas de ninar como "Boi da cara preta", geralmente embalando o bebê, estão introduzindo o recém-nascido no universo das canções folclóricas. [...]
Disponível em: https://oeds.link/lcCAMJ. Acesso em: 6 jun. 2021. (Fragmento).
2 Analisar o texto.
a) Qual é o assunto principal do texto?
A origem de uma dança folclórica.
A importância do folclore para nossa cultura.
O que é o folclore e como ele se manifesta.
b) Observe a organização do texto em título e subtítulos.
■ Numere os subtítulos no texto.
■ Escreva o número do subtítulo que se refere a cada informação.
De onde veio a palavra folclore e o que ela significa.
Informação geral sobre o assunto para apresentá-lo ao leitor.
Exemplo de contato cotidiano com o folclore.
3 Escolher o tema.
■ Escolha uma manifestação folclórica para escrever a respeito:
- pode ser geral, como festas, danças, provérbios, cantigas, culinária, artesanato etc.;
- pode ser específica, como festas juninas, frevo, cantigas, brincadeira passa-anel, bonecos de Olinda etc.
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4 Pesquisar.
- Pesquise sobre o tema em livros e enciclopédias impressos ou na internet.
Importante! Para pesquisar na internet, peça a ajuda de um adulto.
Escrita
5 Escrever um texto expositivo.
- Organize o texto em título e subtítulos.
- Planeje o que vai abordar em cada subtítulo do texto.
- Siga seu roteiro e escreva o texto no caderno.
Revisão e reescrita
6 Revisar, corrigir e ilustrar o texto.
a) Releia seu texto expositivo e responda às questões a seguir.
Revisão da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
Você organizou seu texto em título e subtítulos? | ||
Escreveu o que tinha planejado para cada subtítulo? | ||
Na primeira linha de cada parágrafo, deixou um espaço entre a margem esquerda e o início do texto? | ||
Terminou cada frase com pontuação adequada? |
b) O professor vai ler seu texto e fazer sugestões para melhorá-lo.
c) Reescreva o texto de acordo com as observações do professor, fazendo cortes, acréscimos e correções de pontuação e ortografia.
7 Ilustrar o texto expositivo.
- Use fotos ou desenhos relacionados ao tema.
Socialização
8 Divulgar o texto.
- Com a orientação do professor, organize com os colegas a divulgação de seu texto na sala de aula, em outros espaços da escola ou até mesmo na internet.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um texto que traz as regras de um jogo.
- Quais são seus jogos favoritos?
- Você saberia explicá-los a alguém que não os conheça?
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você o acompanhará. Preste atenção às pausas e ao ritmo da leitura.
- Sublinhe as palavras cujo significado você não conhece. Depois, converse com o professor e os colegas sobre elas.
Jogo de argolas
Participantes: de 2 a 6.
Material
✓ 6 garrafas PET
✓ 3 argolas (feitas de jornal e fita-crepe)
✓ Tinta guache
✓ Areia ou outro material para preencher as garrafas (pode ser até água)
Instruções
✓ Peça a um adulto que encha as garrafas com areia.
✓ Pinte o número de pontos que vale cada garrafa, de 1 a 6.
✓ Para fazer as argolas, com a ajuda de um adulto, enrole um pedaço de jornal e, depois, prenda-o com fita-crepe.
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Objetivo do jogo: acertar as garrafas com as argolas, principalmente as que valem mais pontos.
Como jogar
- As garrafas devem ser posicionadas com alguma distância entre elas. As mais próximas valem menos pontos, e as mais distantes valem mais.
- Os jogadores devem se posicionar a um metro das garrafas, no mínimo.
- Cada participante joga as três argolas, uma de cada vez. Depois, vê quantas garrafas acertou e quantos pontos vale cada garrafa. Ao final, calcula quantos pontos fez. Por exemplo: caso tenha acertado duas garrafas, uma que vale três pontos e uma que vale dois pontos, o jogador terá um total de cinco pontos.
- Quando todos os jogadores tiverem lançado as argolas, começa uma nova rodada. O jogo acaba quando os participantes determinarem.
- Ganha o jogador que fizer mais pontos.
Domínio público.
Que curioso!
O jogo de argolas é muito comum em festas populares, como as juninas. Outros jogos populares nesse tipo de festa são a pescaria, a boca do palhaço e a corrida do saco. Nesses festejos, as pessoas costumam pagar para jogar e, se vencerem, ganham uma prenda, que é uma lembrancinha ou um presente.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
- Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto silenciosamente, prestando atenção à pontuação.
- Para melhorar a fluência na leitura, leia três vezes em voz alta o trecho abaixo.
"✓ Cada participante joga as três argolas, uma de cada vez. Depois, vê quantas garrafas acertou e quantos pontos vale cada garrafa. Ao final, calcula quantos pontos fez. Por exemplo: caso tenha acertado duas garrafas, uma que vale três pontos e uma que vale dois pontos, o jogador terá um total de cinco pontos."
3 Leia as frases do quadro conforme as instruções do professor.
- Leia cada frase três vezes, tentando ler mais rápido a cada vez.
- A criança.
- A criança lançou argolas.
- A criança lançou argolas coloridas.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas na festa junina.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas na festa junina da escola.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas na festa junina da escola em que estuda.
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Compreender o texto
4 O texto Jogo de argolas está organizado em cinco partes.
- Relacione o título de cada parte do texto com a finalidade dela.
- Participantes
- Material
- Instruções
- Objetivo
- Como jogar
- Explicar as regras do jogo.
- Indicar quantas pessoas podem jogar.
- Relacionar os materiais necessários para o jogo.
- Explicar como construir as peças para jogar.
- Apresentar o que é mais importante para vencer o jogo.
5 Para que servem as duas ilustrações no texto?
6 Por que o jogo se chama Jogo de argolas?
7 Com qual dos jogos a seguir o jogo de argolas se parece mais?
dama
boliche
cartas
- Justifique sua resposta.
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8 Com um colega, explique com suas palavras as regras do jogo.
9 Para você, que tipo de esperteza é necessário para praticar o jogo de argolas? Explique aos colegas e ao professor.
10 Esse jogo é comum em festas juninas. Que outros jogos ou brincadeiras também são praticados nessas festividades?
Ampliar o vocabulário
11 Releia a frase.
"O jogo acaba quando os participantes determinarem."
- Que palavra poderia substituir a destacada?
mandarem
decidirem
jogarem
12 Marque um X na ilustração que melhor representa a expressão "lançar as argolas".
Para ler em casa
Leia as regras do jogo para as pessoas de sua casa. Em seguida, peça a eles que também façam a leitura para você. Depois, organizem-se para montar as garrafas e argolas e divirtam-se!
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Estudo da língua
Divisão silábica
1 Organize as sílabas e escreva as palavras formadas.
go-ar-la:
ra-fa-gar:
ta-plan:
xe-pei:
2 Leia e observe o poema visual a seguir.
Sérgio Capparelli. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2014. p. 116.
Poema visual é um texto organizado de modo que forme uma imagem, um desenho.
a) Copie a palavra que se repete no texto e separe as sílabas dela.
b) A palavra que se repete no poema visual forma uma figura. Que figura é essa?
c) Explique o título do poema visual.
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3 Separe as sílabas das palavras a seguir.
regras:
pulo:
amor:
escola:
- Leia as palavras em voz alta e circule as sílabas que têm som mais forte.
4 Conte as sílabas das palavras e anote o número ao lado.
pá-gi-na
on-ça
pé
lei-te
mão
cor-ri-da
Algumas palavras são formadas por uma única sílaba. Exemplos: pão, mal, só.
5 Leia o bilhete a seguir.
a) No bilhete, Fábio diz que precisou ir a um lugar. Que lugar é esse?
b) Por que a palavra loja foi escrita separada no bilhete?
Quando não há mais espaço na linha, costumamos "quebrar" palavras, escrevendo uma parte delas na linha de cima, seguida de um hífen , e a outra parte na linha de baixo.
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Produção oral
Festival de adivinhas
Você e seus colegas farão um festival de adivinhas! As adivinhas ou charadas são perguntas desafiadoras. Além de divertidas, elas nos fazem pensar, ajudam a associar ideias e palavras e a desenvolver nosso vocabulário.
Você vai responder a duas adivinhas. Depois, vai pesquisar outras charadas e desafiar os colegas!
1 Alguns temperos provêm de vegetais. Pense um pouco e adivinhe que temperos são estes:
Tem cabeça e tem dente,
tem barba e tem pé.
Garanto que não é gente,
adivinhe o que é.
Domínio público.
A mãe é verde,
a filha, encarnada.
A mãe é mansa,
a filha é danada.
Domínio público.
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Planejamento
2 Escrever uma adivinha.
- Você conhece alguma adivinha? Converse com os colegas e o professor.
- Escreva sua adivinha nas linhas abaixo e anote a resposta. Se não conhecer nenhuma, pergunte a seus familiares ou faça uma pesquisa em revistas ou na internet.
Apresentação
3 Formar uma roda para o festival.
- Formem uma roda na sala e comecem o festival de adivinhas!
- Cada um fala a adivinha que pesquisou e desafia toda a classe a descobrir a resposta.
- Falem pausadamente para que os colegas compreendam o que vocês estão dizendo.
Avaliação
4 Avaliar o festival de adivinhas.
a) Preencha o quadro.
Avaliação do festival de adivinhas | Sim | Não |
---|---|---|
Você se lembrou de alguma adivinha? | ||
Aprendeu alguma adivinha nova? | ||
Você gostou da brincadeira? |
b) Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Diga também a eles de qual adivinha mais gostou.
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Jogo Sílabas valiosas
■ Participantes: duplas ou toda a turma
■ Material
✓ uma carteia
✓ 10 fichas com palavras
✓ 32 fichas com sílabas
■ Preparação para o jogo: recortar a cartela da página 271 e as fichas com palavras e com sílabas da página 273.
■ Regras
- Coloque na cartela, ao lado de cada imagem, a palavra correspondente. Em seguida, na coluna das sílabas, separe as sílabas dessa palavra.
- Após colocar todas as palavras e as sílabas, o outro jogador ou o professor fará a contagem dos pontos.
-
Para indicar os pontos, faça assim:
- Na coluna dos pontos, desenhe uma carinha feliz se as sílabas da palavra tiverem sido separadas corretamente.
- Na coluna dos pontos, desenhe uma carinha triste se as sílabas da palavra não tiverem sido separadas corretamente.
4. Vence o jogador que tiver o maior número de carinhas felizes.
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Conhecer mais palavras
1 Leia a tirinha abaixo.
- Localize, na tirinha, a palavra que tem dois significados e escreva-a ao lado.
- Quais são os possíveis significados dessa palavra?
Às vezes, precisamos ser espertos na hora de ler um texto ou conversar com alguém, pois certas palavras podem ter mais de um significado. Na língua portuguesa, a multiplicidade de sentidos é chamada de polissemia.
2 Utilize uma palavra ou expressão que sirva para a ilustração do lado esquerdo e para a do lado direito.