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UNIDADE 8 Escola
201
- O que a criança está fazendo?
- Você já teve alguma aula parecida com a da foto?
- O que você mais gosta de fazer na escola?
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Para iniciar o trabalho com a unidade, peça à turma que observe e descreva a imagem de abertura. A fotografia mostra uma criança na escola em Bengala Ocidental, na Índia, em 2019. O menino está sentado no chão, compondo um desenho colorido. E possível perceber outra criança próxima a ele, que também está elaborando um desenho e traja roupas com as mesmas cores das do menino, sendo possível supor que se trata de uniforme escolar.
Estimule os estudantes a buscar semelhanças e diferenças entre a cena retratada na imagem e cenas comuns de seu cotidiano escolar. Para isso, pergunte: Vocês costumam desenhar na escola? O quê? O que o menino da imagem está desenhando? O que ele está usando para fazer o desenho (lápis grafite e giz de cera). E vocês, o que costumam usar para fazer seus desenhos? Vocês gostam de se sentar no chão para desenhar? Por quê?
Para ampliar a conversa, proponha à turma as perguntas do boxe de questões orais da abertura. Oriente os estudantes a participar desse momento de diálogo com respeito, ouvindo os colegas e esperando a vez para falar.
Atividade complementar
Uma estratégia para que os estudantes participem ativa e democraticamente de questões relacionadas à escola é propor-lhes a realização de assembleias de classe, que são momentos de diálogo para o levantamento de problemas que afetam o grupo e de formas de resolvê-los, visando a melhoria da convivência e do funcionamento da escola.
Para isso, prepare um cartaz em cartolina contendo três colunas com os títulos: "O que melhorar" / "Sugestões para melhorar" / "Aspectos positivos". Fixe-o no mural da sala de aula. Diga aos estudantes que eles podem registrar as opiniões no cartaz e que, posteriormente, será feita uma assembleia para conversarem sobre o que foi anotado.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um texto informativo sobre educação indígena.
- Você acha que a escola é o único lugar onde se aprende?
- Será que todas as escolas são iguais?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que o professor vai fazer do texto informativo a seguir. Sublinhe as palavras cujo significado você não souber. Após a leitura, o professor fará uma lista das palavras de todos os estudantes, e vocês vão tentar entender o significado delas juntos. Se não conseguirem, consultem um dicionário.
Jeitos de aprender
Ao longo de toda a vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.
As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas.
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É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... [...]
Tem escola na aldeia?
Sim, muitas aldeias têm escola! [...] A escola tem como foco ensinar a escrever, ler, fazer conta, entre outros conhecimentos importantes para o diálogo com o mundo dos não índios, já os parentes ensinam as formas de se organizar da comunidade, como produzir artefatos e tudo aquilo que é importante para se viver bem naquele grupo.
Além disso, o conteúdo que se aprende nas escolas indígenas é diferente daquele das escolas dos não índios. Isso porque os povos indígenas têm direito a ter uma escola diferenciada, isto é, uma escola que ensine conteúdos que se relacionem com a cultura e a língua de cada povo. [...]
Por que aprender português é importante?
Mesmo tendo aulas na língua indígena é muito importante aprender o português na escola. Saber falar a língua portuguesa é uma das maneiras que os povos indígenas têm para se comunicar com diferentes pessoas, interpretar e compreender as leis que orientam a vida no país, principalmente aquelas que dizem respeito aos direitos dos índios. Afinal todos os documentos necessários para se viver na sociedade brasileira são escritos em português.
Disponível em: https://oeds.link/zhny50. Acesso em: 26 jul. 2021. (Fragmento).
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 No texto Jeitos de aprender, algumas palavras são mais difíceis de serem lidas e escritas do que outras. Observe:
aprendizados | |
conhecimentos | |
principalmente | |
atentamente | |
importantes | |
diálogo | |
artefatos | |
indígenas | |
diferenciada | |
relacionem | |
comunicar | |
interpretar | |
compreender | |
sociedade |
- Copie as palavras acima prestando muita atenção às letras que as formam.
- Treine sua pronúncia e fluência de leitura. Leia três vezes as colunas, buscando sempre mais rapidez e precisão.
2 Em voz alta, releia o parágrafo a seguir duas vezes.
- Preste atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra. Em seguida, perceba o ritmo e a velocidade com que você lê.
"É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos..."
Compreender o texto
3 Qual é a frase que melhor explica o título do texto?
É somente na escola que as crianças indígenas aprendem.
Aprende-se das mais diferentes formas e em vários momentos.
As crianças indígenas aprendem apenas brincadeiras.
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4 As brincadeiras também são importantes no aprendizado das crianças indígenas? Por quê?
5 Escreva no quadro o que as crianças indígenas aprendem com a família e com a escola.
Com a família | |
Com a escola |
6 Por que as escolas indígenas ensinam conteúdos diferentes dos ensinados nas escolas dos não indígenas?
7 Assinale as frases que apresentam os direitos dos povos indígenas mencionados no texto.
- Ter uma escola que ensine conteúdos que se relacionem com a cultura e a língua dos povos indígenas.
- Ter uma escola idêntica à dos não indígenas.
- Aprender o ponto de vista dos não indígenas como o único correto.
- Ter professores e livros que tratem de assuntos ligados ao cotidiano das comunidades indígenas.
- Aprender a língua portuguesa para entender as leis brasileiras.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP02,
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP02,
EF12LP17, EF02LP21.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 4
Compreensão de textos
Aproveite para perguntar aos estudantes se eles também aprendem nas brincadeiras e, em caso positivo, o que aprendem e como isso ocorre. Estimule-os a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.
Atividade 5
Compreensão de textos
Se necessário, retome com os estudantes o terceiro e o quarto parágrafos do texto para que possam identificar as respostas.
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Os textos informativos têm o objetivo de apresentar informações diversas sobre determinado assunto.
Ampliar o vocabulário
8 Por que é importante que os povos indígenas aprendam a língua portuguesa? Complete as frases com as palavras do quadro.
- direitos
- compreender
- sociedades
- comunicar
- Para se com diferentes povos.
- Para interpretar e as leis
- Para defender seus .
- Para conhecer a cultura de outras .
9 Releia o trecho a seguir.
"[...] já os parentes ensinam as formas de se organizar da comunidade, como produzir artefatos e tudo aquilo que é importante para se viver bem naquele grupo."
- Qual palavra poderia substituir artefatos no trecho acima?
flechas
objetos
ocas
10 Marque com X a alternativa que explica o sentido da palavra em destaque no trecho a seguir.
"[...] os povos indígenas têm direito a ter uma escola diferenciada."
- Os indígenas têm direito a uma escola que ensine só sua cultura.
- Os indígenas têm direito a uma escola com características próprias .
Para ler em casa
Você vai convidar pessoas de sua família para ouvir sua leitura do texto Jeitos de aprender. Depois da leitura, explique a elas que esse é um texto informativo sobre como os indígenas aprendem. Pergunte se já sabiam que os indígenas também têm escola nas aldeias e que eles estudam sua língua nativa e a língua portuguesa.
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 8
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Antes de realizarem a atividade, peça aos estudantes que tentem ler as palavras do quadro em voz baixa. Em seguida, leia as palavras com a turma. Estimule os estudantes a tentar completar as frases sem retomar o texto, mas baseando-se no que compreenderam em relação a ele. Finalizada a atividade, releia para a turma o último parágrafo do texto, que apresenta a resposta à pergunta proposta, e verifique as palavras que completam adequadamente as frases.
Atividade 9
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes deverão inferir o sentido da palavra artefato com base no contexto em que ela aparece. Se achar oportuno, no momento de correção da atividade consulte no dicionário o significado do termo.
Para ler em casa
Leia o boxe em voz alta para os estudantes e oriente-os sobre como devem fazer a atividade em casa com os familiares. Enfatize a importância da leitura pausada, com entonação adequada e com expressividade.
Esse momento de Literacia Familiar é importante, pois, além de oportunizar que os estudantes compartilhem aprendizagens com os familiares, favorece o aprofundamento da relação do estudante com a leitura fora da escola, contribuindo para o desenvolvimento de seu vocabulário e sua fluência de leitura.
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Estudo da língua
Verbos
1 Observe estas imagens e complete as ações que elas representam.
pin
es
c
dar
- Das quatro ações que você completou, duas podem representar uma atividade esportiva. Quais são as ações e quais esportes elas representam?
2 Releia este trecho do texto Jeitos de aprender.
"Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos..."
- As crianças indígenas aprendem brincando. De acordo com o texto, o que elas aprendem com os adultos das aldeias em que vivem?
- Localize no trecho acima dois verbos que representam ações que geralmente são praticadas na natureza e escreva-os ao lado.
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3 Observe esta imagem e leia a frase.
a) Como Pedro está se sentindo?
b) Por que ele está se sentindo assim?
c) O primeiro verbo em destaque na legenda expressa:
- uma ação.
- um estado.
d) O verbo choveu expressa:
- uma ação.
- um fenômeno da natureza.
e) Qual verbo da legenda expressa uma ação? Escreva-o.
4 Agora, leia as frases e relacione-as ao que os verbos expressam.
- Ana pulou corda.
- Pedro sentiu-se mal.
- Choveu muito ontem.
- fenômeno da natureza
- ação
- estado
Os verbos podem expressar ações, estados e fenômenos da natureza.
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5 Leia os verbos abaixo e classifique-os conforme o que indicam.
amanhecer
brincar
trovejar
comer
ventar
estar
relampejar
descer
nevar
ser
sentir
dançar
subir
caminhar
- ação:
- estado:
- fenômenos da natureza:
6 Associe os verbos às palavras que indicam o tempo da ação.
- Paulo estuda muito.
- Paulo estudou muito.
- Paulo estudará muito.
- amanhã (futuro)
- hoje (presente)
- ontem (passado)
7 Releia este outro trecho retirado do texto Jeitos de aprender.
"As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós."
a) Você também aprende muito com seus pais e parentes? Conte algo que aprendeu com alguém de sua família.
b) O verbo destacado no texto indica uma ação que ocorre no tempo:
presente.
passado.
c) Reescreva o trecho do texto de forma que o verbo passe a expressar uma ação que ainda vai ocorrer.
Os verbos também indicam tempo: presente, passado e futuro.
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Produção escrita
Você e seus colegas vão escrever sobre a escola em que estudam e fazer sugestões para ela. Depois, vão enviar o texto de vocês por e-mail à pessoa responsável pela escola. Vamos começar?
O e-mail é uma mensagem eletrônica elaborada no meio digital (computador, tablet, celular) que faz uso de internet e de programas ou aplicativos para ser enviada.
Planejamento
1 Refletir sobre algumas questões.
- Do que você mais gosta na escola? E do que menos gosta? Por quê?
- Que sugestões você poderia dar para melhorar a escola? Por que você deu essas sugestões?
2 Compartilhar suas respostas com a turma.
- Ouça com atenção o que cada colega tem a dizer e leia para toda a turma suas sugestões pausadamente e pronunciando as palavras de maneira correta.
Escrita
3 Escrever o e-mail.
- Vocês vão escrever para a pessoa responsável pela escola contando sobre o que discutiram. Será um e-mail coletivo, assinado por toda a turma.
- Escrevam o texto com a ajuda do professor, organizando-o em parágrafos.
- Comecem cumprimentando a pessoa para quem vocês estão escrevendo. Decidam se o tratamento será formal ou informal. Observem alguns exemplos no quadro a seguir.
Tratamento formal: "Bom dia", "Caro(a)", "senhor(a)" etc.
Tratamento informal: "Olá", "Oi", "você" etc.
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d) No primeiro parágrafo, apresentem-se e informem qual é sua turma, em que período estudam e o nome do professor.
e) No segundo parágrafo, escrevam sobre os aspectos positivos em relação à escola que foram levantados pela turma.
f) No terceiro parágrafo, comentem o que discutiram sobre os aspectos negativos da escola.
g) No quarto parágrafo, deem sugestões para tornar a escola melhor.
h) No último parágrafo, agradeçam a oportunidade de serem lidos.
i) Assinem o e-mail, identificando a turma de vocês.
4 Colocar o endereço eletrônico do destinatário e o assunto do e-mail.
- Escrevam o endereço eletrônico do destinatário.
- Informem o assunto do e-mail.
Avaliação e reescrita
5 Avaliar o e-mail.
a) Preencham o quadro.
Avaliação da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês se apresentaram no e-mail, identificando a turma, o período em que estudam e o nome do professor? | ||
Escreveram sobre os aspectos positivos e negativos da escola? Deram sugestões para melhorá-la? | ||
Agradeceram e assinaram o e-mail coletivamente? |
b) Conversem com o professor e façam as possíveis correções apontadas por ele no e-mail de vocês.
Socialização
Envio do e-mail
6 Ouvir as orientações do professor sobre o envio do e-mail e aguardar a resposta.
- O e-mail deve ser enviado por meio eletrônico, usando um computador, celular ou tablet conectado à internet. Além disso, quem o envia também precisa ter um endereço eletrônico.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler, a seguir, um texto dramático (ou texto teatral).
- Leia o título do texto. Você já ouviu falar de Villa-Lobos?
- Sabe qual é a função das palavras destacadas no início dos parágrafos?
Durante a leitura
- Ouça a leitura que o professor vai fazer do texto. Preste atenção a todos os trechos: descrição das personagens, do cenário e do figurino, Cena 8 e Cena 9. Em seguida, vocês farão uma leitura coletiva em voz alta.
Tuhu, o menino Villa-Lobos
Personagens:
Tuhu: filho predileto, criança intuitiva, brilhante e destemida. Adorava pular a janela de sua casa para brincar com os moleques de rua, coisa inadmissível para uma época muito próxima ao escravagismo.
Noêmia Villa-Lobos: mãe de Tuhu. Mulher simples e forte, dona de casa muito dedicada ao lar e à criação dos filhos. Seu grande sonho é ver Tuhu formar-se em medicina.
Professora: rígida e enérgica, vê em Tuhu o mau comportamento e o mau exemplo para os outros alunos. É incapaz de ouvir o que Tuhu diz em sua sala de aula.
Cenário:
Deverá ser simples e criado coletivamente, sempre lembrando que o espetáculo se desenrola em tempos diferentes.
- Intuitiva:
- que percebe as coisas rapidamente.
- Destemida:
- corajosa.
- Inadmissível:
- que não se pode admitir ou aceitar.
- Escravagismo:
- prática da escravidão.
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Figurinos:
É importante que se faça uma pesquisa da indumentária da época: não para reproduzi-la, mas para revisitá-la com o olhar contemporâneo.
Cena 8: Músico, sim!
(NOÊMIA ENTRA COSTURANDO UMA NOVA ROUPA PARA VESTIR TUHU. É A ROUPA DA ESCOLA. NOÊMIA CANTA CONSTANTE.)
NOÊMIA Tuhuuuu! Vem, Tuhuuu! Olha que roupa bonita!
TUHU Mãe... essa é a roupa da escola... Mãe, eu não quero ir pra escola... (NOÊMIA TENTA VESTIR TUHU.)
NOÊMIA Vamos ver... hum... que beleza... nossa, como você fica bonito de uniforme!
TUHU Ninguém fica bonito de uniforme, mãe...
NOÊMIA Como o meu filho está lindo! Diga para mim, filho, o que você vai ser quando crescer?
TUHU Vou ser grande, mãe!
NOÊMIA Deixa de brincadeira, fala sério, Tuhu!
TUHU Vou ser músico, mãe! [...]
Cena 9: Na escola
[...]
PROFESSORA (CONTINUANDO) [...] E assim, em 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral. Repitam.
ALUNOS E assim, em 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral.
(TUHU NÃO REPETE, O QUE IRRITA TERRIVELMENTE A PROFESSORA.)
PROFESSORA Sr. Heitor Villa-Lobos, algum problema em repetir a frase?
TUHU Não é bem problema, senhora dona professora, só que eu não acho que o Brasil foi descoberto pelos portugueses... (COMEÇA A SER TOCADA UMA CANÇÃO INDÍGENA.)
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PROFESSORA Prossiga, sr. Heitor...
TUHU Prossigo, senhora dona professora. O Brasil foi descoberto pelos pássaros, que avisaram às matas, que chamaram os índios para morarem nelas para dançar e alegrar a vida. Depois de encher de sons as matas, os negros [...] chamaram as cobras, que trouxeram os mamelucos, os caboclos e os cafuzos, que povoaram essa terra... que não pode ter sido descoberta pelos portugueses...
(A TURMA TODA APLAUDE. A PROFESSORA PERDE O REBOLADO.)
Karen Acioly. Tuhu, o menino Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2007. (Fragmento).
Que curioso!
Você já tinha ouvido falar de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)? Ele foi um maestro e compositor brasileiro muito importante. Quando era criança, Villa-Lobos costumava imitar os sons que ouvia. Seu apelido era Tuhu porque ele usava essa palavra para imitar o som do trem. O artista utilizou temas do folclore para criar uma música nova e bem brasileira. Ele se inspirou em cirandas infantis para compor músicas que tocava no piano.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de ouvir a leitura do professor, vocês farão uma leitura coletiva.
- O professor vai organizar a turma em três grupos. Cada grupo lerá a fala de uma das personagens: Tuhu, Noêmia Villa-Lobos e professora. Os outros trechos serão lidos pelo professor. Se necessário, sublinhem o trecho que vão ler.
- Leiam com expressividade, tentando mostrar as emoções das personagens no momento da fala. Se ficar alguma dúvida, perguntem ao professor como ler.
- Avaliem o que acharam da leitura do texto dramático.
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Compreender o texto
2 Releia as informações sobre as personagens no início do texto Tuhu, o menino Villa-Lobos. Relacione as frases às personagens a que se referem.
- Queria que Tuhu fosse médico.
- Era uma criança corajosa.
- Gostava de brincar com os amigos.
- Não ouvia Tuhu na sala de aula.
- Era muito brava.
- Cuidava muito de seu filho.
3 Leia as explicações sobre cenário e figurino.
Cenário é o lugar onde acontece a história.
Figurino são as roupas que as personagens usam.
- Releia os trechos sobre "Cenário" e "Figurino" nas páginas 212 e 213.
- Você acha que a sala de aula de Tuhu deve ser parecida com a sua? Por quê?
- As roupas das personagens devem ser como as usadas hoje?
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4 O texto dramático é dividido em cenas. Quando uma personagem aparece ou sai, começa uma nova cena.
- Quais personagens estavam na "Cena 8: Músico, sim!"?
- Qual dessas personagens não estava na "Cena 9: Na escola"?
5 O texto dramático é composto de diálogos, ou seja, de conversas entre as personagens. Releia o diálogo abaixo.
"NOÊMIA Tuhuuuu! Vem, Tuhuuu! Olha que roupa bonita!
TUHU Mãe... essa é a roupa da escola... Mãe, eu não quero ir pra escola...
(NOÊMIA TENTA VESTIR TUHU.)"
a) Quais personagens estão conversando nesse trecho? Como você as identificou?
b) Por que você acha que Tuhu não queria ir à escola? Converse com os colegas e o professor.
6 Releia o último parágrafo do texto para responder às questões.
a) Por que Tuhu disse que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses?
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b) Você acha que a professora gostou da resposta de Tuhu? Por quê?
c) Observe as frases escritas em letras maiúsculas: por que você acha que a dramaturga (autora do texto) escreveu essas frases? Assinale a alternativa correta.
- Para mostrar o cenário.
- Para mostrar aos atores o que eles devem fazer.
As rubricas são frases escritas pelo autor do texto dramático para orientar os atores na encenação e interpretação de suas personagens.
Ampliar o vocabulário
7 Converse com os colegas sobre as palavras a seguir e escreva o significado delas como se estivesse compondo um glossário.
Enérgico:
Contemporâneo:
Predileto:
Rígido:
Para ler em casa
Você vai fazer a leitura do texto dramático Tuhu, o menino Villa-Lobos com um adulto de sua convivência. Pergunte a ele se já leu um texto dramático, ou seja, um texto teatral, que foi escrito para ser encenado. Pergunte-lhe também se conhece a história de Heitor Villa-Lobos. Se ele não conhecer, vocês podem pesquisar juntos sobre a vida desse importante músico brasileiro.
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Estudo da língua
Dicionário
1 Releia este trecho do texto Tuhu, o menino Villa-Lobos.
"NOÊMIA Como o meu filho está lindo! Diga para mim, filho, o que você vai ser quando crescer?
TUHU Vou ser grande, mãe!
NOÊMIA Deixa de brincadeira, fala sério, Tuhu!
TUHU Vou ser músico, mãe! [...]"
a) Com quem Tuhu está conversando? O que ele quer ser quando crescer?
- E você, o que quer ser quando crescer? Por quê?
b) Volte ao trecho do texto, observe as palavras destacadas e organize-as aqui em ordem alfabética.
- Entre as palavras que você indicou, há duas que começam com a mesma letra. Quais são elas?
- Quando você colocou essas duas palavras em ordem alfabética, qual delas ficou em primeiro lugar?
- Que letras você teve de observar para ordenar as duas palavras? Por quê?
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2 Observe esta página de dicionário.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014.
- As palavras dessa página de dicionário começam com a letra .
- Identifique nessa página de dicionário duas palavras que você já viu no texto Jeitos de aprender e leia o significado delas.
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3 Por que as palavras indígena e índio não poderiam trocar de lugar uma com a outra na página do dicionário?
- O que você observou nessas palavras para concluir isso?
- Qual é a função das imagens nessa página de dicionário?
4 Leia estas palavras.
escola
aldeia
roça
povo
pintura
flecha
- Qual dessas palavras apareceria primeiro em um dicionário?
- E qual delas apareceria por último?
- Há duas palavras no quadro que começam com a letra p.
- Qual delas vem primeiro na ordem alfabética?
No dicionário, as palavras vêm em ordem alfabética. O conjunto de informações e significados delas é chamado verbete.
5 Leia este verbete.
decorar (de.co.rar) vtd 1. Enfeitar (A mãe decorou a casa.); 2. aprender de memória, de cor (Foi difícil decorar os verbos.); vi 3. guardar na memória (Ele tem facilidade para decorar.).
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 75.
- Quantos significados essa palavra tem?
- Como você percebeu isso?
- O verbete tem um exemplo para cada significado. Escolha um dos significados e escreva uma frase diferente da do exemplo.
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6 O verbete decorar foi retirado desta página de dicionário. Veja.
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2009.
- Copie as duas palavras que estão no alto, logo abaixo do número da página.
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7 As palavras década e dedo-duro aparecem antes dos verbetes, no início da página de dicionário.
- Qual é a função dessas duas palavras?
No alto da página do dicionário, há sempre duas palavras: a primeira e a última dessa página. São as palavras de referência.
8 Quais são as duas palavras de referência do dicionário da atividade 2?
9 Leia a tirinha a seguir.
Jim Davis. Garfield, um gato de peso. Porto Alegre: L&PM, 2006.
GARFIELD
Jim Davis
- Quem está sendo perseguido nessa história?
- Você concorda com a conclusão de Garfield? Por quê?
- Consulte em um dicionário os significados da palavra impressão.
■ Qual dos significados foi usado nessa tirinha?
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Produção oral
Relato pessoal
Você vai fazer um relato pessoal sobre coisas que aprendeu.
Planejamento
1 Leia o relato de um membro do povo Yanomami.
Como as crianças Yanomami aprendem
Nós Yanomami ensinamos nossas crianças nas tarefas cotidianas. Assim, quando a mãe trança um cesto a filha observa e tenta fazer um cesto pequeno. [...]
Da mesma forma, quando o pai vai caçar perto da casa, leva seu filho junto para que ele conheça a floresta, as plantas, os animais. [...]
Texto extraído do Projeto Político Pedagógico da região do Toototopi. Disponível em: https://oeds.link/IKoqkn. Acesso em: 26 jul. 2021. (Fragmento).
2 Lembre-se de algo que aprendeu com pessoas mais velhas.
Relato pessoal
3 Faça um relato pessoal da experiência de que você se lembrou.
- Em um relato, é importante citar os fatos na sequência em que ocorreram. Use expressões de tempo, como hoje, antes, depois etc.
Avaliação
4 Avalie seu relato pessoal.
a) Preencha o quadro.
Avaliação do relato pessoal | Sim | Não |
---|---|---|
Você conseguiu fazer seu relato pessoal de forma organizada para seu grupo? | ||
O grupo ouviu seu relato com atenção? |
b) Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas.
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Jogo Olho vivo
■ Participantes: 2 ou 3 jogadores e 1 coordenador
■ Material: 1 tabuleiro, 36 fichas e 9 marcadores coloridos (3 de cada cor), 1 saquinho
■ Preparação para o jogo
✔ Recortar o tabuleiro da página 275.
✔ Recortar as fichas de palavras da página 277 e colocá-las em um saquinho.
✔ Recortar os marcadores coloridos da página 277.
■ Regras
- Cada jogador escolhe uma cor e coloca seus marcadores no círculo indicado no tabuleiro.
- O jogador recebe do coordenador 3 fichas de palavras. Ao sinal do coordenador, procura no tabuleiro as figuras correspondentes às palavras de suas fichas.
- Quando encontra uma figura que corresponde a uma das palavras, o jogador põe um de seus marcadores sobre essa figura.
- O jogador que encontrar primeiro suas 3 figuras fala "olho vivo". Então, todos param a procura e conferem juntos se as correspondências entre palavras e figuras estão corretas.
- As fichas de palavras cujas figuras foram apontadas corretamente são colocadas no retângulo indicado no tabuleiro. As fichas cujas figuras não foram encontradas devem continuar com o jogador.
- Inicia-se, então, uma nova rodada.
- O jogo termina quando as fichas do saquinho acabarem ou quando não forem suficientes para uma nova rodada. Quem tiver mais fichas será o vencedor.
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Conhecer mais palavras
Que curioso!
Por meio de experiências, ensinamentos, leituras e relações de amizade, na escola é possível adquirir novas habilidades, conhecimentos, competências e até valores. A conquista desses elementos é chamada de aprendizagem.
1 Observe as capas de livro abaixo e responda às questões.
a) Qual verbo se repete nas duas capas de livro?
b) Leia esta palavra: aprendiz
- O que significa ser aprendiz?
2 Escreva três coisas que você aprendeu a fazer dentro ou fora da escola este ano.
3 Converse com o professor e os colegas sobre a questão a seguir.
- Como foi seu processo de aprendizagem ao longo do 2o ano?
226
Projeto em equipe A escola no palco
O que fazer
Nesta unidade, vocês viram que existem escolas diferentes daquelas em que vocês estudam e que é possível aprender tanto no espaço escolar como fora dele. Aprenderam que podemos contribuir com a escola, dando sugestões de melhorias, e relembraram situações vividas nela, fazendo relatos pessoais aos colegas.
Neste projeto em equipe, você e seu grupo vão criar cenas teatrais com base em produções textuais feitas na unidade. A conclusão do projeto será a apresentação dessas cenas à comunidade escolar.
Como fazer
1 Retomar a "Produção escrita" e a "Produção oral".
Primeira opção
O mesmo grupo que criou o e-mail de sugestões de melhorias para a escola na "Produção escrita" deverá reler o texto e, com o apoio do professor, avaliar se é possível transformá-lo em cena teatral.
Segunda opção
Você e seus colegas, em grupo, deverão criar uma cena teatral com base em um dos relatos pessoais contados na "Produção oral". Para isso, é preciso que todos recontem o relato e, em seguida, escolham, com o apoio do professor, o que for mais adequado a uma cena teatral.
Dica: Uma cena teatral precisa ter início, meio e fim e passar uma mensagem ao público. Essa mensagem pode ser engraçada, pode conscientizar sobre algum problema etc.
2 Transformar o texto escolhido em texto teatral.
Com a ajuda do professor, transformem o texto escolhido em texto teatral. Para isso, orientem-se pela estrutura a seguir.
Personagens: descrevam quem serão as personagens. Por exemplo: diretora e três estudantes.
Cenário: indiquem onde a cena se passa. Por exemplo: cantina da escola.
Figurino: detalhem que roupas as personagens usam. Por exemplo: diretora usa terno e estudantes usam uniforme.
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Em seguida, escrevam o nome e as falas de cada personagem. Por exemplo:
Diretora: Bom dia, queridos estudantes!
Estudantes: Bom dia, diretora!
Diretora: Em que posso ajudá-los?
Estudante 1: Nós queremos discutir sobre a merenda!
(continua...)
Depois de escrito o texto teatral, façam a revisão, corrigindo-o e melhorando-o ao passá-lo a limpo.
Quando o texto estiver pronto, cada estudante deverá ter uma cópia para que o grupo possa ensaiar.
3 Ensaiar e apresentar.
Os grupos devem ensaiar algumas vezes e, se possível, levar adereços à escola para criar cenários e figurinos.
Convidem os familiares e demais membros da comunidade escolar para assistir às apresentações.
No dia combinado, recebam os convidados, se possível no palco da escola, e apresentem as cenas teatrais. Ao final das apresentações, todos os estudantes devem subir juntos ao palco para serem aplaudidos.
Por fim, os grupos devem conversar uns com os outros para avaliar o resultado.
Avaliar o trabalho
Preencher o quadro.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
A cena teve início, meio e fim? | ||
Todos os integrantes do grupo se expressaram com clareza na cena teatral? | ||
A comunidade escolar apreciou a apresentação do grupo? |
Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas.