235
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 1
1 QUAL É O NOME DA CASA CONSTRUÍDA PELAS AVES?
- COLMEIA
- NINHO
- FORMIGUEIRO
- QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM?
- ESCREVA AS CONSOANTES DA SEGUNDA SÍLABA DELA.
2 MARQUE AS OUTRAS DUAS CONSOANTES QUE PODEM VIR ANTES DA LETRA H NA MESMA SÍLABA DE UMA PALAVRA.
- B
- C
- D
- F
- G
- J
- K
- L
- M
- N
A) COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU E DESCUBRA DOIS LUGARES ONDE AS AVES FAZEM SEUS NINHOS.
- HÃO
- GA HO
B) TIRE A LETRA H DAS PALAVRAS ACIMA E ESCREVA AS NOVAS PALAVRAS FORMADAS.
3 PARA SABER MAIS SOBRE NINHOS, LEIA O TEXTO A SEGUIR E IDENTIFIQUE A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTAR.
NINHOS
AS AVES SÃO GRANDES CONSTRUTORAS DE CASAS.
USANDO BARRO, FOLHAS, GALHOS, TEIAS, PELOS, SALIVA, ENTRE OUTROS MATERIAIS, ELAS COLOCAM OS NINHOS NOS MAIS DIVERSOS LUGARES.
EXISTEM AVES QUE PREFEREM FICAR SOZINHAS, ENQUANTO OUTRAS ESCOLHEM VIVER EM COLÔNIAS.
OS NINHOS DE ALGUNS PÁSSAROS SÃO BEM PROTEGIDOS. OS DO PÁSSARO-TECELÃO, POR EXEMPLO, SÃO COMO LONGAS BOLSAS, PARA QUE O BICO DE OUTROS PÁSSAROS, COMO O TUCANO, NÃO POSSA ALCANÇAR OS OVOS LÁ NO FUNDO.
236
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 2
1 Com a ajuda de um adulto, você vai construir um cata-vento em casa.
- Providencie o material necessário e siga as instruções.
Material necessário
- cartolina ou papel colorido
- tesoura de pontas arredondadas
- canudo de papel
- cola
- lápis
- tachinha
Faça apenas com a ajuda de um adulto.
1. Corte a cartolina num quadrado de 15 cm x 15 cm.
2. Dobre a cartolina ao meio e pressione-a para ficar marcada.
3. Abra a cartolina. Com um lápis, marque 10 cm em cada ponta. Depois recorte-a.
4. Cole as pontas da cartolina no centro.
5. Peça ajuda a um adulto para colocar a tachinha no centro do cata-vento e o canudo atrás, furando-o também com a tachinha.
6. Pronto! Agora é só pegar seu cata-vento e se divertir!
2 Em sala de aula, você e os colegas vão avaliar a construção do cata-vento e apresentá-lo à turma.
- Contem para a turma como foi seu processo de confecção, do que mais gostaram e o que poderiam melhorar.
- Brinquem juntos com os cata-ventos de vocês.
237
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 3
■ Os animais da natureza inspiram a imaginação humana desde os tempos mais antigos.
1 Observe as imagens e leia os nomes de animais fantásticos que encontramos em livros e filmes.
- Você conhece alguma história com esses animais fantásticos? Converse com seus familiares em casa e, depois, com os colegas de sua turma.
- Escreva os nomes desses animais com letra cursiva e em ordem alfabética.
2 Com a ajuda das dicas, coloque os nomes dos animais fantásticos no plural.
unicórnio (Dica: o plural é igual ao da maioria das palavras.)
dragão (Dica: o plural é igual ao da palavra violão.)
pégaso (Dica: o plural é igual ao da maioria das palavras.)
fênix (Dica: o singular e o plural de algumas palavras são iguais.)
3 Peça a ajuda de um adulto que mora com você para pesquisar na internet a história desses animais fantásticos. Pode ser uma experiência bem divertida!
- Traga o resultado de sua pesquisa para a sala de aula e compartilhe-a em uma roda de conversa com os colegas.
238
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 4
■ Rica, variada e deliciosa, a culinária brasileira reúne conhecimentos das culturas indígena, africana e europeia.
1 Leia os nomes de alguns pratos típicos de diferentes regiões do Brasil.
- Separe as palavras em sílabas.
2 Relembre o que você estudou sobre encontros vocálicos, consonantais e dígrafos.
-
Retomando os nomes dos pratos típicos e sua divisão em sílabas, responda:
- Que palavras têm hiato?
- Que palavras têm ditongo?
- Que palavras têm dígrafo?
- Que palavra tem encontro consonantal?
- Que palavra parece ter, mas não tem, encontro vocálico? Por quê?
239
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 5
■ Leia o conto a seguir para conhecer a reação de um menino ao ver o mar pela primeira vez.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!
Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 1991.
1 Como você explica a reação do menino? Faça um X na alternativa correta.
Sentiu medo por achar que o mar era muito grande e forte.
Ficou maravilhado e quis dividir seu sentimento com o pai.
Não conseguia enxergar direito e então pediu que o pai o ajudasse.
2 Que sinal de pontuação o autor do texto usou no fim da fala do menino?
- Quando esse sinal é utilizado?
3 Quantos parágrafos há no texto?
- Que parágrafo tem o maior número de frases?
4 O que você perguntaria ao menino se o encontrasse na praia?
240
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 6
1 Você sabe o que são os Jogos Paraolímpicos? Veja se as imagens a seguir o ajudam a responder.
2 Com a ajuda de um adulto de sua casa, faça uma pesquisa na internet sobre os Jogos Paraolímpicos. Depois, compartilhe as informações com a turma e o professor.
3 Escreva a sílaba tônica das palavras a seguir.
atletismo
judô
basquete
natação
ciclismo
tênis
futebol
vôlei
a) Faça um X na alternativa correta.
- A sílaba tônica é a sílaba mais forte da palavra.
- A sílaba tônica é a primeira sílaba da palavra.
b) Classifique as palavras da tabela de acordo com a posição da sílaba tônica.
Paraolimpíada
tênis
natação
caratê
vôlei
prótese
Oxítonas: a sílaba tônica é a última | Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima | Proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima |
---|---|---|
judô | esgrima | Olimpíada |
241
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 7
■ Vamos fazer em casa o experimento da "palavra secreta"!
Material necessário
- Uma folha de papel sulfite branca
- Um limão
- Um potinho
- Um pincel ou cotonete
- Um abajur ou uma luminária
Importante!
- Fazer o experimento com um adulto!
- Antes de começar, forrar a mesa com um jornal velho e limpar tudo ao final.
- Após manusear o limão, lavar as mãos para evitar queimaduras na pele.
1. Peça a um adulto que corte o limão ao meio e o esprema no potinho.
2. Mergulhe suavemente as cerdas do pincel (ou cotonete) no potinho. Escreva uma palavra na folha de sulfite. Pense, antecipadamente, em qual palavra vai escrever!
3. Depois de escrever, espere secar.
4. Para ver a palavra, peça ao adulto que passe a folha em cima do abajur. O calor da lâmpada fará com que ela apareça.
5. Aqui está sua palavra secreta!
242
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 8
1 Leia o texto abaixo e responda às questões.
Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves. Gaiolas e asas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 5 dez. 2001. (Fragmento). Texto na íntegra disponível em: https://oeds.link/yWlATv. Acesso em: 17 jun. 2021.
a) Quem são os pássaros descritos nesse texto?
b) Os verbos ensinar, encorajar, amar e voar expressam:
ação.
estado.
fenômeno da natureza.
c) Em que tempo ocorre o verbo destacado na frase a seguir?
"O voo nasce dentro dos pássaros."
presente
passado
futuro
- Reescreva a mesma frase nos dois outros tempos verbais.