3
APRESENTAÇÃO
VOCÊ JÁ REPAROU QUE AS COISAS IMPORTANTES DA VIDA REQUEREM PRÁTICA? PENSE POR UM INSTANTE NAS DIFICULDADES QUE JÁ SUPEROU... TODOS SOMOS CAPAZES DE ENFRENTAR OBSTÁCULOS. ALGUNS EXIGEM ESFORÇO E DEDICAÇÃO, MAS O IMPORTANTE É NÃO DESISTIR. PENSE EM UM BEBÊ QUE ESTÁ APRENDENDO A ANDAR. TEM IDEIA DE QUANTAS VEZES ELE CAI, LEVANTA-SE E TENTA NOVAMENTE? QUANTO ESFORÇO! MAS, QUANDO ELE APRENDE, DESCOBRE QUE PODE FAZER COISAS AINDA MAIS DIFÍCEIS, COMO CORRER, PULAR, DANÇAR...
COM NOSSA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA TAMBÉM É ASSIM! QUANDO COMEÇAMOS A FALAR NÃO FALAMOS TÃO BEM. QUANDO COMEÇAMOS A LER TROPEÇAMOS BASTANTE. MAS, AOS POUCOS, APRENDEMOS CADA VEZ MAIS E MELHOR E PERCEBEMOS QUE SOMOS CAPAZES DE LER E ESCREVER SOBRE COISAS INCRÍVEIS.
ESSE LIVRO SERÁ SEU COMPANHEIRO NESSA JORNADA. AGORA, SEU OBJETIVO É SE DESENVOLVER COMO ESTUDANTE E DESCOBRIR QUE PODE USAR A COMUNICAÇÃO PARA MELHORAR SEU DIA A DIA E PARTICIPAR ATIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.
UM GRANDE ABRAÇO.
MANUAL DO PROFESSOR
As imagens nas páginas 3 e 11, no Livro do Estudante, representam a importância da participação individual dos estudantes e de sua contribuição para a turma. Já a ilustração na página 246, no fim do livro, com a produção das crianças concluída, representa a satisfação das descobertas, a superação das dificuldades e os avanços na aprendizagem. Sugerimos que, no fim do ano, você retome com os estudantes essas imagens iniciais das páginas 3 e 11, pois as três imagens juntas representam o processo de aprendizagem deles durante o ano letivo.
Promova a apreciação da ilustração desta página 3. Leve os estudantes a perceber que as crianças da imagem estão envolvidas e concentradas na confecção de um cartaz coletivo.
Os desenhos vão sendo criados e as letras são organizadas formando palavras. Os participantes atuam individualmente, mas também interagem em uma parceria que respeita cada um com seus saberes e suas características.
Com base nessa conversa com a turma, evidencie como a participação de cada um poderá colaborar com a construção coletiva e relacione isso com o que será vivenciado no decorrer do ano, em que cada integrante da turma trará suas colaborações para o grupo e poderá aprender com os colegas. Assim, todos poderão desenvolver importantes aprendizagens.