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AVALIAÇÃO INICIAL
ico 1 LEIA O TRECHO COLORIDO EM VOZ ALTA PARA O PROFESSOR.
ESCONDE-ESCONDE
- PARTICIPANTES: NO MÍNIMO, TRÊS PESSOAS DEVEM PARTICIPAR DO JOGO.
-
REGRAS DA BRINCADEIRA
- PARA COMEÇAR, DECIDAM QUEM SERÁ O PEGADOR.
- O PEGADOR FECHA OS OLHOS E CONTA ATÉ 10 BEM DEVAGAR.
- ENQUANTO ISSO, OS DEMAIS PARTICIPANTES PROCURAM UM LUGAR PARA SE ESCONDER.
- QUANDO TERMINAR DE CONTAR, O PEGADOR VAI PROCURAR QUEM ESTÁ ESCONDIDO.
- AS PESSOAS QUE SE ESCONDERAM DEVEM IR ATÉ O LUGAR ONDE O PEGADOR CONTOU ATÉ 10, DIZER "1, 2, 3" E, EM SEGUIDA, O PRÓPRIO NOME.
- O ÚLTIMO A SER PEGO É O PRÓXIMO PEGADOR.
TEXTO ESCRITO ESPECIALMENTE PARA ESTA OBRA.
2 ESCREVA UM BILHETE CONVIDANDO UM AMIGO PARA BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE COM VOCÊ. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP04, EF15LP14, EF15LP18, EF12LP01, EF12LP04, EF12LP06.
Componentes da PNA nesta seção
- Compreensão de textos
- Conhecimento alfabético
- Desenvolvimento de vocabulário
- Produção de escrita
- Fluência em leitura oral
O objetivo da "Avaliação inicial" é auxiliar você a identificar os estudantes que possam ter dificuldade e que não apresentem desempenho escolar em Língua Portuguesa correspondente ao início do 2o ano.
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Realize esta atividade em um dia diferente do das demais atividades da avaliação. Chame os estudantes um a um para que façam a leitura do trecho destacado em voz alta, sem que tenham lido o texto anteriormente. Enquanto isso, os demais estudantes podem estar envolvidos em outras atividades. Esta primeira atividade avalia a fluência em leitura, e é interessante que a fala de cada estudante seja gravada com leitura cronometrada. Assim será possível verificar a quantidade de palavras corretas lidas por minuto, conforme já explanado na página MP031 deste Manual do Professor.
O trecho destacado, que deve ser lido em voz alta, tem 56 palavras, uma quantidade bem próxima do que se espera que os estudantes do 2o ano leiam por minuto (60 palavras).
Atividade 2
Produção de escrita
Na produção do bilhete, espera-se que os estudantes sejam capazes de iniciar com um vocativo (o nome do amigo), uma saudação inicial, o corpo principal do texto, uma saudação final e a assinatura do próprio nome. No corpo principal do texto, espera-se que possam formular um convite para a brincadeira. Com essa produção, você colherá dados para avaliar o nível de escrita de cada estudante.
A avaliação inicial se dá como um rastreio universal, isto é, todos os estudantes da turma devem ser avaliados. Sugerimos que tranquilize os estudantes e suas famílias em todos os momentos de avaliação, explicando que o objetivo dessa avaliação diagnóstica é justamente identificar o nível de cada um e da turma como um todo em relação à aquisição das competências necessárias para um bom desempenho escolar e para que possam contar com uma boa base de conhecimentos, habilidades e atitudes em seu dia a dia, dentro e fora da escola.
Para acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, você pode utilizar a tabela das páginas MP032 e MP033 deste Manual do Professor para anotar nela o desempenho deles nesta primeira avaliação. Essa tabela será alimentada ao longo do ano, nas sucessivas avaliações.
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3 OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM AS PALAVRAS ESCRITAS CORRETAMENTE.
- ILHA, OSSO, ISCADA
- ILHA, OSSU, ISCADA
- X ILHA, OSSO, ESCADA
- ELHA, OSSO, ESCADA
4 O PROFESSOR VAI DITAR ALGUMAS PALAVRAS. MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA ESSAS PALAVRAS.
Ditar para os estudantes: casa, Pedro, mesa, bala.
- X CASA, PEDRO, MESA, BALA
- CAÇA, PRAIA, MEÇA, BOLA
- CASA, PEDRO, MESA, BELA
- CAÇA, PEDRA, MESA, BOLA
5 ASSINALE A ALTERNATIVA A SEGUIR QUE APRESENTA UMA PERGUNTA.
- X O ANIVERSÁRIO DO LUCAS É AMANHÃ?
- O ANIVERSÁRIO DO LUCAS É AMANHÃ.
- O ANIVERSÁRIO DO LUCAS É AMANHÃ!
- O ANIVERSÁRIO DO LUCAS É AMANHÃ...
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Esta atividade aborda a ortografia de palavras conhecidas.
Espera-se que, no início do 2o ano, os estudantes já tenham consciência das opacidades na relação fonema-grafema das letras e/i, o/u. Por se tratar de palavras comuns, é esperado que tenham familiaridade com a ortografia correta.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Esta atividade explora a instrução fônica ao propor um ditado em que os estudantes terão que verificar qual das alternativas representa corretamente as palavras que ouviram durante a leitura do professor. Para realizar essa atividade, você poderá tanto fazer o ditado para a turma toda quanto fazê-lo individualmente, aproveitando o momento em que os estudantes estarão a sós para fazer a atividade 1.
Nas quatro palavras que compõem o ditado, haverá alternativas que verificarão habilidades mais simples, como aquela requerida para identificar corretamente a escrita da palavra Pedro, em vez de praia ou pedra. Também é razoavelmente simples que os estudantes identifiquem, entre as grafias bala, bola e bela, qual representa a palavra ditada (bala).
Eles terão também que tomar decisões mais complexas, como escolher entre casa e caça como a representação correta do que ouviram (casa), bem como escolher entre as grafias mesa e meça como a representação correta (mesa).
Atividade 5
Compreensão de textos
Esta atividade avalia a compreensão de textos, especificamente quanto aos sinais de pontuação. Durante o 1o ano do Ensino Fundamental, espera-se que os estudantes tenham aprendido a ler corretamente os sinais de pontuação mais comuns, entendendo o ponto-final e os pontos de exclamação e de interrogação. Durante o 2o ano, esse conhecimento será aprofundado, e os estudantes serão capazes de usar esses sinais corretamente em sua escrita.
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6 LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
A) O QUE SIGNIFICA DESGRUDAR?
- PRENDER, COLAR
- COLAR, SOLTAR
- SOLTAR, PRENDER
- X SOLTAR, DESCOLAR
B) NO PRIMEIRO QUADRO, A MENINA VÊ QUE UMA ESTRELA CAIU DO CÉU. ENTÃO, ELA RESOLVE MANDÁ-LA DE VOLTA. MAS O QUE ACONTECE NO FINAL?
- ELA DESISTE DE DEVOLVER A ESTRELA.
- X ELA ACABA DERRUBANDO TODAS AS ESTRELAS.
- ELA ACABA DERRUBANDO UMA PARTE DAS ESTRELAS.
- ELA CAI.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
A compreensão de textos é abordada nesta atividade com a tira, um gênero multimodal. Esse tipo de texto exige a articulação entre palavras e imagens para que a leitura se realize.
O item a permite verificar se os estudantes compreendem o significado da palavra desgrudar. Cabe ressaltar que o verbo está flexionado no texto (desgrudou) e, no item a, está como aparece no dicionário, no infinitivo. Por ser uma palavra derivada de uma palavra conhecida (grudar) e também pelo fato de os estudantes poderem se apoiar nas imagens da tira, espera-se que consigam identificar seu significado e relacioná-lo aos sinônimos da alternativa correta.
O item b exige que os estudantes compreendam o desfecho da tira, que ocorre no terceiro quadrinho. Suriá (a personagem) consegue recolocar a estrela que desgrudou, lançando-a de volta com seu estilingue, mas todas as outras caem no chão com o impacto, para surpresa da menina. A análise da imagem no terceiro quadrinho permite ver que a estrela que tinha caído no chão foi lançada, pois a faixa elástica do estilingue está voltando ao seu estado normal, após ter sido esticada. A posição da mão de Suriá também indica que ela executou o movimento de soltar o estilingue, lançando a estrela. No céu, há apenas uma estrela, no espaço em que, no segundo quadrinho, havia uma lacuna (deduz-se que é de onde a estrela havia caído). Suriá olha para o chão surpresa, pois todas as outras estrelas caíram. Olhando em detalhes, é possível ver até um planeta e um cometa no chão.
Com esta avaliação inicial, você poderá verificar se os estudantes estão no nível adequado e que, portanto, não necessitam de intervenção extra para além das atividades já planejadas para a turma. Com ela, poderá perceber também se estão em um nível intermediário, que inspira cuidados e demanda uma intervenção mais direta em grupos menores. A avaliação possibilitará ainda que você identifique se os estudantes estão em um nível crítico, que demanda intervenções semanais em duplas ou até individualmente. Assim, esperamos que o instrumento auxilie na detecção precoce de dificuldades e nas ações correspondentes para saná-las. O número de encontros extras para os estudantes nos níveis intermediário e crítico, bem como o tamanho dos grupos, dependerá dos recursos da escola. Como os estudantes serão constantemente avaliados, é esperado que haja mobilidade entre os grupos, conforme os resultados das intervenções.