15
ESTUDO DA LÍNGUA
REVISÃO
ico 1 LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DE ANIMAIS A SEGUIR.
MACACO
ABELHA
CABRITA
COBRA
ELEFANTE
JUMENTO
A) PINTE AS VOGAIS DESSES NOMES.
B) CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE HÁ DUAS CONSOANTES JUNTAS NA MESMA SÍLABA.
ABELHA, CABRITA, COBRA.
C) LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU. QUAIS DELAS TÊM A REPETIÇÃO DAS MESMAS CONSOANTES JUNTAS NA SÍLABA? COPIE-AS.
COBRA, CABRITA.
D) ESSAS CONSOANTES TAMBÉM APARECEM NO NOME DE QUAL DAS FIGURAS ABAIXO? MARQUE A ILUSTRAÇÃO.
- X
ico 2 FALE EM VOZ ALTA A PALAVRA ABELHA SEPARADA EM SÍLABAS.
A) QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM? 3
icoB) FALE EM VOZ ALTA A ÚLTIMA SÍLABA DESSA PALAVRA. lha
MANUAL DO PROFESSOR
UNIDADE 1
Casas
Estudo da língua
■ Revisão
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP03, EF02LP04, EF02LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Compreensão de textos
Nesta seção de revisão, os estudantes serão convidados a relembrar as relações grafofonêmicas (relações entre as letras e os sons representados por elas em variados contextos) estudadas no 1o ano. O objetivo é mapear o nível de compreensão da turma e localizar suas principais dificuldades. Dessa forma, você pode gerenciá-las, evitando que se arrastem e se tornem um empecilho no processo de alfabetização.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Nesta atividade, os estudantes vão relembrar vogais, consoantes e sílabas, além de localizar o encontro consonantal br, e praticar os sons produzidos tanto pelo encontro consonantal como pelo dígrafo lh. Aproveite para perguntar a eles se, ao ler em voz alta, percebem diferença entre o encontro consonantal e o dígrafo. Explique-lhes que, no primeiro caso, há a pronúncia de dois sons, enquanto, no segundo, há a pronúncia de um único som.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Nesta atividade, são retomadas a noção de sílaba, a letra h inicial e o dígrafo lh.
Se considerar pertinente, escreva o nome de outros animais na lousa e faça a divisão silábica coletivamente, para que a turma se lembre de algumas regras que podem ser consideradas, como a existência de uma vogal em toda sílaba.
16
3 COMPLETE O NOME DOS ANIMAIS COM H, LH, NH OU CH.
GALI NH A
COE LH O
CH IMPANZÉ
H IENA
icoA) LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU.
B) ESCREVA A PALAVRA EM QUE A LETRA N APARECE NA MESMA POSIÇÃO NA SÍLABA QUE NA PALAVRA ANTA.
chimpanzé
C) ESCREVA A PALAVRA EM QUE A LETRA N APARECE NA MESMA POSIÇÃO NA SÍLABA QUE NA PALAVRA NOITE.
hiena
D) NA PALAVRA CHIMPANZÉ, A LETRA M APARECE NA MESMA POSIÇÃO NA SÍLABA DE QUAL DESTAS PALAVRAS? MARQUE A RESPOSTA.
- AMBIENTE X
- MACACO
4 LEIA ESTE QUADRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
QUE CURIOSO!
ALGUNS ANIMAIS MORAM EM CASAS QUE ELES MESMOS CONSTROEM. É O CASO DA FORMIGA E DO PASSARINHO JOÃO-DE-BARRO.
A) A LETRA R REPRESENTA O MESMO SOM NAS PALAVRAS PASSARINHO E JOÃO-DE-BARRO?
NÃO.
B) EM QUAL DESSAS PALAVRAS HÁ APENAS UMA LETRA R NO MEIO DE DUAS VOGAIS?
PASSARINHO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Aqui são trabalhadas a noção de sílaba, a letra h inicial e os dígrafos lh, nh e ch, acrescidos das consoantes m e n em início e fim de sílaba. Se considerar pertinente, comente com os estudantes que m e n em fim de sílaba nasalizam as vogais da sílaba a que pertencem, e m e n em início de sílaba podem nasalizar as vogais da sílaba anterior (mas nem sempre isso acontece).
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Nesta atividade explora-se a letra r entre vogais (r e rr).
Que curioso!
Leia o boxe para a turma. Em seguida, peça aos estudantes que observem as imagens. Pergunte se algum deles já viu uma casa de joão-de-barro, ninhos de outros pássaros ou formigueiros.
Aproveite para comentar com eles que há variados modos de falar e que, nas diferentes regiões do Brasil, as palavras podem ser pronunciadas de maneiras diferentes. Explique-lhes que não se trata de maneiras certas ou erradas de falar, mas apenas diferentes.
Para saber mais sobre variação linguística, acesse o verbete elaborado por Marcos Bagno e publicado no Glossário Ceale. Disponível em: https://oeds.link/tp9yCD. Acesso em: 9 jul. 2021.
Ajude os estudantes a concluir que, para que a letra r represente som forte entre duas vogais, ela deve ser escrita duas vezes, como em barro. Para ajudá-los a perceber isso, você pode registrar outras palavras com r e rr entre vogais e propor que leiam juntos, observando o som representado por esses grafemas em cada palavra.
17
5 COMPLETE CADA PALAVRA COM UMA DAS LETRAS ABAIXO.
B C D F G P T V
PALA V RA
T ROVÃO
F RALDA
ZE B BRA
RE C REIO
ALE G RIA
T/P ROVA
D RAGÃO
A) ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU E FAÇA UM DESENHO EM SEU CADERNO PARA REPRESENTÁ-LA.
Desenho do estudante.
B) ESCREVA A PALAVRA ESCOLHIDA EMBAIXO DO DESENHO.
Resposta pessoal.
C) COPIE A PALAVRA QUE COMEÇA COM O MESMO SOM QUE O NOME DESTE ANIMAL.
FRALDA
■ MARQUE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA L REPRESENTA O MESMO SOM QUE NA PALAVRA QUE VOCÊ COPIOU.
- ANEL X
- ELEFANTE
- ALFACE X
- BOLSA X
- GALO
- FILME X
icD) LEIA ESTAS PALAVRAS EM VOZ ALTA.
ZEBRA — ARROZ
- A LETRA Z REPRESENTA O MESMO SOM NESSAS PALAVRAS?
NÃO.
MARQUE A PALAVRA EM QUE APARECE O MESMO SOM REPRESENTADO PELA LETRA Z EM ARROZ.
- VESTIDO X
- DOZE
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Nesta atividade são trabalhados os encontros consonantais vr, cr, tr, gr, fr, pr, br e dr. Além disso, abordam-se o l e o z pós-vocálicos, o fonema /z/ e o arquifonema /S/.
Após completarem as palavras, proponha aos estudantes que leiam juntos em voz alta cada uma delas, observando especialmente os sons representados pelos encontros consonantais. Se achar oportuno, você pode pedir que citem outras palavras em que aparece cada um dos encontros consonantais abordados.
Antes de propor que representem com desenho uma das palavras, verifique se eles leram e compreenderam os termos completados. A atividade incentiva a produção de escrita.
Atividade preparatória
No item b da atividade 5, antes de propor a escrita da palavra escolhida abaixo do desenho, aborde de modo introdutório o gênero legenda. Retome as imagens apresentadas no boxe "Que curioso!", na página 16, e chame a atenção para a frase que aparece ao lado delas: "João-de-barro construindo sua casa e formigueiro.". Instigue os estudantes a perceber que ela ajuda a compreender o que é mostrado na imagem. Em seguida, comente que esse tipo de informação é uma legenda. Então, explique a eles que, ao escrever o nome escolhido abaixo da ilustração que fizeram, estão criando uma legenda para a imagem.
Se for oportuno, organize um momento para que os estudantes leiam em voz alta a legenda criada e compartilhem suas ilustrações com os colegas.
18
6 COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM UMA DESTAS CONSOANTES.
B — C — F — G — P — T
■ ASSOCIE A PALAVRA À ILUSTRAÇÃO QUE A REPRESENTA.
- NUBLADO
- FLORES
- ATLETA
- GLOBO
- PLANTA
- BICICLETA
- A
- F
- B
- D
- E
- C
ico7 LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS A SEGUIR.
ATLETA
ÓLEO
ESPAÇO
GLOBO
FLORES
NUBLADO
BICICLETA
PORTA
A) CIRCULE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA E REPRESENTA SOM ABERTO, FORTE.
atleta, bicicleta
B) IDENTIFIQUE AS PALAVRAS EM QUE A LETRA O REPRESENTA SOM ABERTO, FORTE.
óleo, porta
icoC) RELEIA A PALAVRA: BICICLETA. COM QUE OUTRA PALAVRA DO QUADRO ELA RIMA?
atleta
- UMA CONSOANTE SE REPETE NA PALAVRA. O SOM REPRESENTADO POR ELA NA PALAVRA É:
O MESMO.
DIFERENTE. X
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade são explorados encontros consonantais com l (bl, cl, fl, gl, pl e tl). Também se trabalha a realização do som aberto e fechado nas vogais e e o, além dos fonemas representados pelas letras c e ç. Após completarem as palavras, proponha um momento para que os estudantes leiam juntos cada palavra em voz alta. Peça-lhes que passem o dedo embaixo das letras durante a leitura e prestem especial atenção ao som representado pelos encontros consonantais em cada uma.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
No item c, retome com os estudantes que a letra c pode representar os fonemas /s/ e /k/, como ocorre na palavra bicicleta. Registre na lousa palavras que exemplifiquem esses dois casos, como casa, coco, cupim, cebola e vacina. Chame a atenção para o fato de que, antes das vogais e e i, a letra c representa o som /s/; e, antes das vogais a, o e u, o fonema /k/.
19
8 COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM C OU Ç.
LA Ç O
C EBOLA
PIPO C A
C UBO
ES C OLA
VA C INA
A Ç ÚCAR
MA Ç Ã
9 COMPLETE AS PALAVRAS COM UMA DAS SÍLABAS CITADAS ANTES DELAS
GUA | GA |
RÉ GUA
GUO | GO |
ENXA GUO U
GUE | GE |
GUE RRA
GUI | GI |
GUI TARRA
GUO | GO |
FO GO
GUI | GI |
MÁ GI CA
ico10 LEIA ESTA ADIVINHA EM VOZ ALTA.
QUAL É O REI DOS QUEIJOS?
O REI QUEIJÃO
ico A) VOCÊ SABE A RESPOSTA? DESCUBRA E CONTE AOS COLEGAS.
B) COPIE DA RESPOSTA A PALAVRA QUE TEM TIL. QUEIJÃO
C) COLOQUE TIL NA PALAVRA QUE DEVE RECEBER ESSE SINAL.
MAÇA MAÇÃ
MASSA
D) COMPLETE O NOME DO ALIMENTO QUE É A RESPOSTA DA ADIVINHA.
RE QUE IJÃO
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, a proposta é explorar os sons representados pelas letras c e ç. Ao final dela, convide alguns estudantes para ler em voz alta as palavras formadas.
Registre na lousa as palavras escola e laço. Chame-lhes a atenção para o fato de que a letra c, antes da vogal o, representa o fonema /k/. Em seguida, explique-lhes que essa letra recebe cedilha ao representar o fonema /s/ antes da vogal o.
Atividade 9
Conhecimento alfabético
Nesta atividade são revisados os fonemas /ʒ/ e /g/ representados pela letra g, além dos grupos de letras gua e guo. Sugira aos estudantes que, antes de completar a primeira palavra, leiam em voz alta as sílabas apresentadas ao lado delas. Em seguida, oriente-os a ler a palavra com as duas sílabas sugeridas, verificando qual delas completa corretamente a palavra. Depois, peça-lhes que completem a palavra. Esse procedimento pode ser repetido com as demais palavras.
Ao final, proponha a alguns estudantes que anotem no quadro de giz as palavras completadas e faça a leitura com toda a turma.
Atividade 10
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes vão retomar o uso do til, das vogais nasais e do qu. Após registrarem a palavra requeijão, peça-lhes que a leiam em voz alta, observando o som nasalizado da vogal ã.
No item c, após a realização da atividade, instrua-os a ler as duas palavras em voz alta, observando os sons representados pela vogal a nas sílabas. Escreva na lousa a palavra maçã e a releia com a turma. Depois, pergunte-lhes se as duas letras a representam o mesmo som nessa palavra. Espera-se que percebam que não, pois, ao receber o til, a letra a fica com som nasalizado. Aproveite para abordar outras palavras com vogais nasais que não recebem til, mas antecedem as consoantes m ou n, como canto, ombro e umbigo.
20
11 COMPLETE AS PALAVRAS COM QUE, QUI, QUA OU QUO.
- CA QUI
- A QUO SO
- QUA RTO
12 LEIA O QUADRO "QUE CURIOSO!" E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUE CURIOSO!
O PEIXE-SERRA É UM PEIXE QUE VIVE EM ÁGUA SALGADA. ELE TEM UM FOCINHO ALONGADO, CHEIO DE DENTES, QUE O AJUDA NA HORA DE CAÇAR.
INFELIZMENTE, ESSE PEIXE TÃO INTERESSANTE ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.
icoA) LEIA EM VOZ ALTA ESTE NOME: PEIXE-SERRA.
- ico QUE SOM A LETRA X REPRESENTA NESSA PALAVRA? / /
- MARQUE A PALAVRA EM QUE A LETRA X REPRESENTA ESSE MESMO SOM.
XÍCARA X
EXAME
AXILA
B) RELEIA ESTA OUTRA PALAVRA DO TEXTO: EXTINÇÃO.
- NESSA PALAVRA, A LETRA X REPRESENTA UM SOM PRESENTE NA PALAVRA:
MESA.
X DENTES.
C) NA PALAVRA SERRA, A LETRA S REPRESENTA O MESMO SOM INICIAL DO NOME DE QUAL DESTES ANIMAIS? PINTE A ILUSTRAÇÃO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 11
Nesta atividade, para facilitar a compreensão do termo aquoso, registre no quadro de giz uma frase que empregue essa palavra. Por exemplo: "Melancia, uva, melão e maracujá são frutas aquosas". Após ler a frase para a turma, peça aos estudantes que comentem o sentido da palavra aquosas.
Atividade 12
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Que curioso!
Se achar oportuno, convide alguns estudantes para ler o texto do boxe em voz alta. Cada um pode ler um parágrafo. Após a leitura, realize uma conversa sobre o texto.
Nesta atividade, são revisados os sons representados pela letra x e pelas letras s e ss.
No item d, chame a atenção da turma para os sons que a letra s representa no início de palavras, como em sino, e entre vogais, como em mesa. Registre no quadro de giz as palavras pessoa e mesa e pergunte aos estudantes se a letra representa o mesmo som nelas. Espera-se que percebam que não. Então, ressalte-lhes que, para representar o fonema /s/ quando está entre vogais, a letra s precisa ser escrita duas vezes.
21
D) COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM S OU SS.
CA SA
SINO
PÊSSEGO
PESSOA
PÁSSARO
MESA
- DAS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU, ESCREVA AQUELA QUE TEM ACENTO CIRCUNFLEXO.
pêssego
13 COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ALGUNS NOMES DE PESSOAS.
WALTER
WILLIAM
WILMA
YURI
KARINA
KÁTIA
KLÉBER
A) COPIE AS PALAVRAS QUE TÊM A LETRA W.
WALTER, WILLIAM, WILMA
icoB) QUE SOM A LETRA W REPRESENTA EM CADA NOME?
O som /v/, em Walter e Wilma. O som /u/, em William.
C) COPIE AS PALAVRAS QUE TÊM A LETRA K.
KARINA, KÁTIA, KLÉBER
ico D) QUE SOM A LETRA K REPRESENTA NESSAS PALAVRAS? /k/
E) COPIE A PALAVRA QUE TEM A LETRA Y. YURI
icoF) QUE SOM A LETRA Y REPRESENTA NESSA PALAVRA? /i/
14 ESCREVA O NOME DOS ELEMENTOS ILUSTRADOS ABAIXO.
VACA
LATA
BOLO
PÉ
DEDO
JACARÉ
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 13
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, são revisadas as letras k, w e y e seus fonemas. Caso haja na sala estudantes com nomes em que apareça alguma dessas letras, convide-os a registrar o nome na lousa e ler com os colegas. Nesse momento, chame-lhes a atenção para os sons representados pelas letras em questão.
Atividade 14
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Esta atividade aborda palavras constituídas das consoantes v, c, p, l, b, t, d, j e r. Para ampliar a atividade, divida a lousa em nove partes e, em cada uma, escreva uma das letras. Em seguida, proponha aos estudantes que sugiram palavras que comecem com essas letras e as anotem nos espaços correspondentes.