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UNIDADE 1 CASAS
MANUAL DO PROFESSOR
UNIDADE 1
Casas
Objetivos da unidade
- Revisar todas as relações entre grafemas e fonemas já estudadas.
- Observar a imagem de moradias de determinado local.
- Ler poemas e reconhecer rimas, versos e estrofes.
- Identificar diferentes tipos de moradias de animais.
- Estudar os conceitos de sílaba, palavra e frase.
- Criar versos fazendo rimas.
- Ler poema, ouvir sua versão musicada e cantá-la.
- Estudar sinônimos e antônimos.
- Participar de uma conversa sobre a importância de ter uma casa para morar.
- Conhecer e utilizar sinônimos de casa.
- Ler palavras novas e conhecidas de forma lúdica.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar com a leitura de textos da unidade.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, os estudantes começam o ano fazendo uma revisão sobre as relações grafofonêmicas estudadas no ano anterior. Em seguida, a unidade explora o tema "casas", desde o sentido concreto até sua expansão, no sentido de "lar". Os estudantes poderão refletir sobre sua importância, estudando textos literários lúdicos, ampliando seu vocabulário e desenvolvendo sua escrita e capacidade de expressão.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações a seguir referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- COMO SÃO AS CASAS RETRATADAS NA FOTO?
Espera-se que os estudantes falem das diferentes cores, dos formatos das janelas e das fitinhas coloridas no portão (à direita).
- VOCÊ GOSTA DESSE TIPO DE PINTURA NAS CASAS?
Resposta pessoal.
- VOCÊ MORA EM UM LOCAL DIFERENTE OU PARECIDO COM O DA FOTO? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS OU SEMELHANÇAS?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
- Busque previamente e imprima imagens de diferentes tipos de moradia, como oca, casa de pau a pique, palafitas, prédios e casas de alvenaria. Convide a turma a observar e descrever as imagens e a comentar a diversidade de moradias e como elas estão relacionadas ao modo de viver das pessoas.
- Se for oportuno, proponha aos estudantes que desenhem ou pintem o local onde moram. Pode ser apenas a casa ou também o entorno. Incentive-os a retratar do que gostam nesse lugar. Depois, organize um momento para que aqueles que desejarem possam compartilhar e comentar sua produção. É importante que não se sintam constrangidos durante a atividade e tenham liberdade para falar ou não sobre onde moram.
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Comece pedindo aos estudantes que observem a imagem de abertura da unidade. Em seguida, peça-lhes que descrevam o que estão vendo, ao explorar o vocabulário. Aproveite para incentivar a reflexão sobre a importância do acesso à moradia. Ajude-os a perceber que o acesso à moradia é importante para a proteção, o bem-estar e a saúde dos indivíduos, entre outros aspectos.
Com relação às questões propostas nas páginas de abertura, possibilite que os estudantes compartilhem livremente suas ideias e experiências. Isso os aproximará da temática que será trabalhada na unidade. Além das perguntas propostas, você pode apresentar outras, como: Por que vocês acham que as casas da foto foram pintadas dessa forma? É possível que sugiram que foram pintadas com diferentes cores para deixar o lugar mais bonito e alegre.
Caso haja estudantes cujas moradias estejam em situação de vulnerabilidade, acolha as impressões deles, de modo respeitoso, procurando valorizar o espaço em que vivem. Se julgar necessário, compartilhe as informações com a direção e assistência pedagógica, a fim de encaminhar a questão de modo efetivo.
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PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM POEMA. LEIA O TÍTULO DELE E RESPONDA:
- DE QUAIS CASAS VOCÊ ACHA QUE O POEMA VAI FALAR?
-
NO POEMA, HÁ RIMAS. VOCÊ LEMBRA O QUE É UMA RIMA?
Respostas pessoais.
DURANTE A LEITURA
-
LEIA O POEMA COM O PROFESSOR E COMPLETE-O FORMANDO RIMAS COM AS PALAVRAS ABAIXO.
MACACO
ABELHA
CABRITA
COBRA
ELEFANTE
JUMENTO
GENTE
A CASA E O SEU DONO
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA É TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF12LP18, EF12LP19, EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Em "Antes de ler", leia as perguntas e deixe que os estudantes compartilhem suas hipóteses sobre o que será lido. A segunda pergunta é uma possibilidade de retomada do conceito de rima. Esse conceito foi bastante abordado no 1o ano; porém, por se tratar da primeira unidade deste volume, é importante que seja retomado. Essa também é uma oportunidade de abordar o conceito para aqueles que ainda não o estudaram por algum motivo. Explique-lhes que as palavras rimam quando terminam com sons semelhantes. Para verificar se compreenderam, fale algumas palavras e peça-lhes que citem outras que rimem.
Em "Durante a leitura", registre na lousa as palavras do quadro e peça aos estudantes que as leiam juntos, em voz alta. Aponte-as durante a leitura.
Em seguida, leia em voz alta o título e os dois primeiros versos do poema. Pergunte-lhes qual das palavras do quadro rima com a palavra Caco. Se necessário, reforce-lhes o conceito de rima. Releia em voz alta as palavras do quadro. Incentive-os a responder oralmente antes de escrever. Espera-se que respondam que a palavra que rima com Caco é macaco. Se alguns tiverem dificuldade, leia várias vezes as duas palavras. Além disso, registre-as na lousa, uma embaixo da outra, ajudando-os a perceber que as letras que representam os sons são as mesmas. Peça-lhes, então, que localizem a palavra macaco no quadro apresentado no livro para completar o verso. Oriente-os a riscar as palavras do quadro conforme vão sendo escritas.
Repita o procedimento com a próxima estrofe. Depois, deixe que eles façam o mesmo sozinhos nas demais estrofes. Após o término da atividade de escrita, proponha-lhes a leitura em voz alta do poema em uníssono.
Atividade complementar
Para retomar o conceito de rimas, disponibilize imagens de pares de elementos cujos nomes rimem. Exemplos: presente e dente; bola e mola. Organize duplas e oriente-as a falar em voz alta o nome dos elementos e reunir os que terminam com som igual. Verifique se organizaram os pares corretamente. Se preciso, incentive-as a rever os sons finais dos nomes. Solicite-lhes que colem as imagens em uma folha e as nomeiem.
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ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
ESSA CASA, BELA OBRA,
QUEM MORA NELA É A COBRA.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.
ELIAS JOSÉ. LUA NO BREJO COM NOVAS TROVAS. PORTO ALEGRE: FORMATO, 2010.
PARA ESTUDAR O TEXTO
PRATICAR A FLUÊNCIA
ico1 VOCÊ E A TURMA VÃO LER O POEMA A CASA E O SEU DONO EM FORMA DE JOGRAL, PARA TREINAR A LEITURA EXPRESSIVA.
- A TURMA TODA DEVE COLOCAR AS CADEIRAS EM FORMA DE CÍRCULO. O PROFESSOR VAI LER O PRIMEIRO VERSO. O ESTUDANTE QUE ESTIVER À DIREITA DEVE LER O VERSO SEGUINTE, E ASSIM POR DIANTE.
- PRESTE BASTANTE ATENÇÃO À ENTONAÇÃO E OBSERVE A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS.
- MANTENHA O RITMO DO POEMA. PARA ISSO, O PRIMEIRO E O SEGUNDO VERSO DA ESTROFE DEVEM SER LIDOS SEM PAUSA. MAS DEVE HAVER UMA PEQUENA PAUSA ENTRE AS ESTROFES.
- TENTE LER DESSA FORMA MAIS VEZES, ATÉ QUE CONSIGA MANTER UM RITMO DO POEMA.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
- Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Se considerar oportuno, antes de iniciar a leitura, verifique com os estudantes o verso que cada um vai ler. Em seguida, ofereça-lhes um tempo para que treinem a leitura em voz baixa. Ao ler o primeiro verso, você será um modelo de leitor para a turma. Fique atento à entonação e ao ritmo da leitura, articule bem as palavras e use um tom de voz adequado, nem muito alto e nem muito baixo. Essa atividade de leitura jogralizada pode ser repetida outras vezes, se você considerar interessante. Nesse caso, os estudantes devem trocar de lugar para ler versos diferentes.
Atividade complementar
Proponha à turma que, coletivamente, registre o poema "A casa e o seu dono" em uma folha de papel grande e o ilustre. O texto pode ficar exposto na biblioteca da escola ou em outro espaço adequado. Se você e os estudantes acharem interessante, antes de afixar o poema, planejem a leitura jogralizada para colegas de outras turmas.
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2 FAÇA UMA AVALIAÇÃO SOBRE COMO VOCÊ LEU.
Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA LEITURA | SIM | NÃO |
---|---|---|
AO FAZER A LEITURA ORAL, VOCÊ PRONUNCIOU CORRETAMENTE AS PALAVRAS? | ||
VOCÊ CONSEGUIU MANTER O RITMO DA LEITURA, EMENDANDO O PRIMEIRO NO SEGUNDO VERSO E FAZENDO UMA PAUSA ENTRE AS ESTROFES? | ||
FEZ A LEITURA COM ENTONAÇÃO DE VOZ E DE ACORDO COM AS RIMAS DO POEMA? |
COMPREENDER O TEXTO
3 RELEIA.
"ESSA CASA É DE CACO"
VOCÊ RELEU UM VERSO DO POEMA. TODO POEMA É COMPOSTO DE VERSOS. VERSO É CADA LINHA DO POEMA.
- QUANTOS VERSOS HÁ NO POEMA A CASA E O SEU DONO? 14
4 AGORA, RELEIA ESTE TRECHO.
"ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO."
A) QUANTOS VERSOS VOCÊ LEU? 2
OS VERSOS QUE VOCÊ ACABOU DE LER FORMAM UMA ESTROFE DO POEMA A CASA E O SEU DONO. ESTROFE É O CONJUNTO DE VERSOS DE UM POEMA.
B) QUANTAS ESTROFES HÁ NO POEMA A CASA E O SEU DONO? 7
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Após os estudantes avaliarem individualmente a leitura do poema, você pode organizar uma roda de conversa para que compartilhem suas respostas. Nesse momento, incentive-os a comentar as dificuldades encontradas durante a leitura e proponha sugestões e orientações que possam auxiliá-los em outras atividades de leitura. Também é interessante que eles próprios compartilhem entre si estratégias de leitura desenvolvidas.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP18, EF12LP18, EF12LP19, EF02LP26.
Atividade preparatória
Na atividade 3, antes de os estudantes responderem à pergunta, peça-lhes que retomem o poema "A casa e o seu dono", nas páginas 24 e 25, e numerem os versos.
Atividade 3
Leia para a turma o conceito de verso. Após a leitura, verifique se os estudantes têm alguma dúvida sobre o que foi lido. Eles podem registrar o conteúdo do boxe no caderno para retomá-lo quando necessário.
Atividade 4
Para que a turma visualize melhor o que é uma estrofe, solicite aos estudantes que pintem ou circulem cada estrofe do poema "A casa e o seu dono" com uma cor diferente. Durante a atividade, caminhe pela sala e faça intervenções quando julgar necessário. Em seguida, pergunte-lhes: Que palavras se repetem no primeiro verso de cada estrofe (menos na última)? Resposta: Essa casa.
Leia o boxe de conceito sobre estrofe, esclareça possíveis dúvidas e proponha-lhes que registrem o conteúdo no caderno.
Atividade complementar
Sugira uma atividade de pesquisa e leitura de poemas. Caso haja uma biblioteca na escola, você pode acompanhar os estudantes até lá para que pesquisem e selecionem um poema de que gostem. Outra possibilidade é escolher previamente livros de poesia ou poemas impressos para que os consultem e selecionem um que lhes chame a atenção. Após a escolha do poema, proponha-lhes que o leiam quantas vezes desejarem, observando quais ideias e sensações o texto lhes desperta. Em seguida, oriente-os a contar e anotar a quantidade de versos e estrofes do poema lido.
Promova um momento para que cada estudante fale sobre o poema escolhido e sua quantidade de versos e estrofes. Também é interessante que compartilhe a leitura do poema com os colegas.
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AMPLIAR O VOCABULÁRIO
5 COMPLETE AS FRASES COM MAIS UMA PALAVRA QUE RIMA.
As respostas são sugestões.
- CACO RIMA COM MACACO E COM TACO SACO, FRACO.
- BONITA RIMA COM CABRITA E COM SENHORITA, PERIQUITA, ESQUISITA.
- CIMENTO RIMA COM JUMENTO E COM ALIMENTO, CASAMENTO, ELEMENTO.
- TELHA RIMA COM ABELHA E COM ORELHA, SOBRANCELHA, OVELHA.
- ELEGANTE RIMA COM ELEFANTE E COM GIGANTE, VIAJANTE, REFRIGERANTE.
- OBRA RIMA COM COBRA E COM DOBRA, SOBRA, MANOBRA.
- REPENTE RIMA COM GENTE E COM VALENTE, QUENTE, DENTE.
Incentive os estudantes a elaborar suas hipóteses e a utilizar vocabulário variado.
6 ESCREVA ABAIXO ONDE VOCÊ ACHA QUE OS ANIMAIS CITADOS NO POEMA REALMENTE VIVEM. As respostas são sugestões.
- MACACO: floresta, selva
- CABRITA: sítio, fazenda
- JUMENTO: sítio, fazenda
- ABELHA: colmeia
- ELEFANTE: selva, savana
- COBRA: água, solo, folhagens, buracos de árvores etc.
PARA LER EM CASA
LEIA O POEMA PARA AS PESSOAS DE SUA CASA. EM SEGUIDA, LEIA-O NOVAMENTE, PEDINDO A ELAS QUE LEIAM COM VOCÊ A ÚLTIMA PALAVRA DE CADA ESTROFE PARA DESTACAR AS RIMAS DO POEMA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Antes de solicitar a escrita das palavras na atividade 5, proponha aos estudantes que realizem a atividade oralmente como uma chuva de ideias. Para isso, explique-lhes a proposta e leia o primeiro item. Após a leitura, incentive-os a sugerir palavras que rimem com caco. Anote as sugestões na lousa para que todos verifiquem se elas terminam com som semelhante. Caso seja citada uma palavra que não rime, anote-a no quadro de giz e leia-a com a turma, seguida da palavra caco, chamando-lhe a atenção para o som final delas. Repita os mesmos procedimentos para os demais itens da atividade.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP18, EF12LP19.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Retome e reforce com os estudantes o conceito de rima e peça-lhes que pintem as rimas apresentadas. Exemplo: cabrita - bonita. Isso lhes chamará a atenção para o som final das palavras.
Ao final da atividade, releia com eles as palavras sugeridas e verifique se conhecem o significado de todas elas. Caso haja palavras desconhecidas, conversem sobre elas e auxilie-os a formular uma explicação sobre o termo. Se necessário, utilize um dicionário. Em seguida, você pode propor-lhes que selecionem uma palavra sugerida em cada item da atividade e escrevam frases.
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Incentive os estudantes a elaborar e compartilhar hipóteses sobre onde vivem os animais mencionados, utilizando vocabulário diverso. Se achar conveniente, diga-lhes que o macaco e o elefante podem viver em florestas; que a cabrita e o jumento são animais domesticados e podem viver em locais variados; que a cobra, dependendo da espécie, pode viver na água ou no solo; e que a abelha vive em colmeias.
Para ler em casa
Este boxe desenvolve a Literacia Familiar. Peça aos estudantes para explicar aos familiares o que aprenderam sobre rimas e mostrar a eles as palavras que rimam no poema. Em seguida, eles podem pedir aos responsáveis que façam a leitura do poema em voz alta. É fundamental explicar aos responsáveis a importância deste tipo de atividade para o desenvolvimento dos estudantes.
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ESTUDO DA LÍNGUA
SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES
SÍLABAS
1 JUNTE AS PARTES E ESCREVA O NOME DE DOIS ANIMAIS QUE APARECEM NO POEMA A CASA E O SEU DONO.
- CO + BRA = COBRA
- MA + CA + CO = MACACO
ico2 LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ FORMOU, BATENDO UMA PALMA PARA CADA PEDAÇO QUE FALAR.
-
QUANTOS PEDAÇOS VOCÊ CONTOU EM CADA PALAVRA?
COBRA 2
MACACO 3
OS PEDAÇOS MENORES EM QUE PODEMOS DIVIDIR AS PALAVRAS QUANDO FALAMOS SE CHAMAM SÍLABAS.
i3 JUNTE-SE A UM COLEGA E ESCREVAM O NÚMERO DE SÍLABAS DAS PALAVRAS A SEGUIR.
CASA: 2
COBRA: 2
ELEFANTE: 4
QUEM: 1
BONITA: 3
TÃO: 1
4 COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR, COMPLETE:
A) O MENOR NÚMERO DE SÍLABAS QUE UMA PALAVRA PODE TER É 1
B) A PALAVRA QUEM TEM 4 LETRAS, MAS SÓ TEM 1 SÍLABA.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Sílabas, palavras e frases
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF01LP06,
EF01LP08, EF01LP14,
EF01LP15, EF02LP04,
EF02LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Sílabas
Atividade 1
Esta atividade propõe que os estudantes unam as sílabas para formar palavras.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Para desenvolver a consciência silábica, registre no quadro de giz a palavra macaco separada em sílabas. Peça aos estudantes que leiam em voz alta cada sílaba da palavra. Comente com eles que dentro dessa palavra há outras duas e deixe que tentem descobri-las. Em seguida, risque a primeira sílaba da palavra (ma) e peça-lhes que leiam a nova palavra formada: caco. Também é possível retirar a sílaba co, restando a palavra maca.
Leia o conteúdo do boxe de conceito e verifique se o compreenderam. Em seguida, oriente-os a registrar o conteúdo no caderno.
Atividades 3 e 4
Chame a atenção da turma para o fato de a palavra quem ter mais letras, mas o mesmo número de sílabas da palavra tão. Essa constatação é importante para a realização da próxima atividade.
Ao final das atividades, convide dois estudantes para ler em voz alta a sequência de palavras.
Consideração sobre dificuldade
Caso os estudantes tenham dificuldade para separar e contar as sílabas, elabore conjuntos delas em um programa de edição de texto e imprima-os. Prepare um conjunto para cada dupla ou trio de estudantes. Quanto mais sílabas você providenciar, mais desafios poderão ser propostos. Organize a turma e entregue os conjuntos de sílabas. Primeiro, proponha-lhes que criem o maior número possível de palavras com as sílabas disponíveis. Em seguida, apresente-lhes outros desafios, estabelecendo critérios como: criar uma palavra com uma sílaba, com duas sílabas, com três sílabas, iniciada com determinada sílaba etc.
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PALAVRAS E FRASES
QUE CURIOSO!
FRASES CURTAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO NA FORMA DE CONSELHOS OU ADVERTÊNCIAS SÃO CHAMADAS DE DITADOS POPULARES. UM DITADO POPULAR MUITO CONHECIDO É ESTE:
QUEM CASA QUER CASA.
1 NO DITADO POPULAR DO QUADRO "QUE CURIOSO!", A PALAVRA CASA TEM DOIS SENTIDOS.
- LIGUE CADA UM DELES À ILUSTRAÇÃO ADEQUADA.
AS PALAVRAS PODEM TER MAIS DE UM SENTIDO. PARA SABER O SENTIDO DE UMA DELAS, É PRECISO OBSERVAR A SITUAÇÃO EM QUE ESTÁ SENDO USADA.
2 CONHEÇA OUTROS DITADOS POPULARES COM A PALAVRA CASA.
EM CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU.
ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Palavras e frases
Que curioso!
Leia o texto em voz alta e depois converse com a turma sobre ele. Pergunte aos estudantes se conhecem outros ditados populares. Se julgar oportuno, escreva as sugestões na lousa e peça-lhes que comentem seus sentidos.
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Leia para a turma o boxe de conceito e reforce aos estudantes que há palavras com o mesmo som e a mesma escrita, mas com mais de um sentido. Para descobrir o sentido delas, é preciso observar o contexto em que foram usadas.
Atividade 2
Compreensão de textos
Convide alguns estudantes para ler os ditados populares. Em seguida, proponha-lhes que expliquem o significado deles. Esse é um momento de levantamento de hipóteses, pois os sentidos dos ditados serão estudados na atividade 3. Em geral, podemos dizer que o ditado "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau" é usado quando uma pessoa tem habilidades em determinada área, mas não as usa a seu favor. Já "Roupa suja se lava em casa" é uma mensagem para que as discussões entre um grupo, como uma família, não ultrapassem esse círculo social.
Depois, pergunte-lhes se a palavra casa tem o mesmo sentido nas duas frases. Espera-se que percebam que sim: em ambas, significa "moradia".
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3 COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR, RELACIONE OS DITADOS POPULARES AO QUE ELES SIGNIFICAM.
- QUEM CASA QUER CASA.
- EM CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU.
- ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA.
- NÃO DEVEMOS DISCUTIR PROBLEMAS PARTICULARES EM PÚBLICO. C
- AO SE CASAREM, AS PESSOAS DESEJAM TER UM ESPAÇO QUE SEJA SÓ DELAS. A
- TER UMA HABILIDADE, MAS NÃO UTILIZÁ-LA EM FAVOR PRÓPRIO. B
i4 COM UM COLEGA, ORGANIZE AS PALAVRAS A SEGUIR PARA FORMAR FRASES.
ABELHAS
CASA
DAS
CHAMA
SE
A
COLMEIA.
A CASA DAS ABELHAS SE CHAMA COLMEIA.
CASA
FORMIGUEIRO
SE
CHAMA
A
DAS
FORMIGAS.
A CASA DAS FORMIGAS SE CHAMA FORMIGUEIRO.
FRASE É UM CONJUNTO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS DE MODO ORGANIZADO PARA COMUNICAR UMA IDEIA COM SENTIDO COMPLETO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Compreensão de textos
Caso ainda não tenham conversado sobre o significado desses ditados populares, proponha aos estudantes que falem sobre isso antes da realização da atividade.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Oriente as duplas a usar uma folha como rascunho para registrar suas hipóteses e, em seguida, anotar no livro as frases formadas.
Leia o conteúdo do boxe de conceito para os estudantes e esclareça possíveis dúvidas. Para verificar se compreenderam o conceito de frases, pergunte quantas frases foram formadas por eles na atividade 4 (duas frases) e peça-lhes que as leiam em voz alta.
Atividade complementar
Prepare ditados populares curtos e adequados para os estudantes. Separe as frases em palavras e distribua duas ou mais frases para a turma, que deve estar organizada em duplas. Oriente as duplas para que formem ditados, como na atividade 4. Em seguida, cada dupla deve ler os ditados formados e comentar o que entenderam deles. Por fim, pergunte quantas frases cada dupla formou e por que as palavras registradas podem ser chamadas de frases. As respostas devem demonstrar a compreensão de que são frases porque formam conjuntos de palavras organizadas com o objetivo de comunicar ideias com sentido completo.
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5 ACOMPANHE A CONVERSA DOS QUADRINHOS A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
A) QUANTAS FRASES HÁ NESSA CONVERSA? 4
B) QUAL É A MENOR FRASE DA CONVERSA? OI!
- QUANTAS PALAVRAS ELA TEM? 1
C) O QUE HÁ NO FINAL DE TODAS AS FRASES?
ALGUM TIPO DE PONTUAÇÃO.
6 ESCREVA FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.
Respostas pessoais.
A) CASA
B) FAMÍLIA
C) ESCOLA
AS FRASES PODEM SER FORMADAS POR UMA OU MAIS PALAVRAS. ELAS TERMINAM COM PONTO-FINAL, PONTO DE INTERROGAÇÃO, PONTO DE EXCLAMAÇÃO OU RETICÊNCIAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Compreensão de textos
Ofereça um tempo para que os estudantes observem as ilustrações apresentadas e leiam as frases. Então, faça a leitura em voz alta e converse com eles. Pergunte-lhes quem são as personagens e sobre o que estão falando. Em seguida, proponha-lhes que respondam às perguntas da atividade.
Atividade 6
Produção de escrita
Proponha aos estudantes que desejarem que leiam em voz alta algumas frases criadas. Após a leitura de cada frase, você pode perguntar-lhes quantas palavras formam a frase lida.
Leia o conteúdo do boxe para eles e verifique se têm alguma dúvida. Se considerar oportuno, escreva, no quadro de giz, frases terminadas com diferentes sinais de pontuação e peça-lhes que as leiam com você. Sugestões: Moro em uma casa amarela. / Onde você mora? / Amanhã vou à casa da minha avó! Chame-lhes a atenção para a entonação e o sentido criado pelo sinal de pontuação em cada frase.
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PRODUÇÃO ESCRITA
VERSOS
VAMOS BRINCAR COM A SONORIDADE DAS PALAVRAS?
VOCÊ E UM COLEGA VÃO CRIAR VERSOS COMO OS DO POEMA A CASA E O SEU DONO, DO ESCRITOR ELIAS JOSÉ.
DEPOIS, VOCÊS DOIS VÃO ILUSTRAR ESSES VERSOS. ELES SERÃO EXPOSTOS NO MURAL DA TURMA.
PLANEJAMENTO
i1 COMPLETEM AS FRASES.
A) ESCOLHAM AS PALAVRAS PARA COMPLETAR AS FRASES A SEGUIR.
B) AS PALAVRAS NO FINAL DOS VERSOS PRECISAM RIMAR. REVEJAM COMO O AUTOR ELIAS JOSÉ FEZ NO POEMA DELE.
"ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA."
C) SE VOCÊS QUISEREM, PODEM CRIAR VERSOS SOBRE CASAS ENGRAÇADAS PARA OUTROS ANIMAIS.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Versos
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF02LP01,
EF12LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Esta primeira produção de texto tem como objetivo o desenvolvimento da criatividade, estimulada pela sonoridade das palavras.
É didaticamente aconselhável que as duplas sejam escolhidas de modo a reunir estudantes em diferentes níveis de desenvolvimento da escrita. Ao longo do ano, se possível, varie as duplas para que possam experimentar a parceria com diferentes colegas, o que favorece tanto o respeito às diferenças quanto a troca de experiências.
Planejamento
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Distribua uma folha de rascunho para cada dupla e peça-lhes que registrem nela palavras que rimem com os seguintes nomes de animais: macaco, formiga, joão-de-barro e abelha. Deixe os estudantes à vontade para utilizar nomes de outros animais. A dupla decidirá quem ficará responsável por escrever, mas será mais proveitoso se eles se revezarem nessa tarefa.
Enquanto as duplas preparam essa lista, visite-as e verifique se compreenderam a proposta, pedindo-lhes que leiam em voz alta as palavras que escreveram. Pergunte-lhes se as palavras escolhidas têm os mesmos sons finais. Oriente as duplas com maior dificuldade a pintar a parte final dos nomes dos animais e realizar a leitura em voz alta, a fim de que percebam a semelhança sonora.
Concluída essa primeira etapa, registre no quadro de giz os versos:
"Essa casa é de .
Quem mora nela é ."
Oriente os estudantes a copiá-los na atividade 2, da página 33 do Livro do Estudante, completando o primeiro verso com uma das palavras que eles registraram na lista e o segundo verso com o nome do animal. Esse procedimento poderá ser repetido na segunda estrofe. Peça-lhes que pulem uma linha para sinalizar a mudança de estrofe. Também é possível que o poema tenha mais estrofes. Isso dependerá do engajamento da turma.
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2 ESCREVAM OS VERSOS.
- CRIEM DUAS ESTROFES COMO AS DO POEMA DE ELIAS JOSÉ, COM DOIS VERSOS EM CADA UMA.
Resposta pessoal.
AVALIAÇÃO E REESCRITA
3 REVISEM A ESCRITA.
A) RESPONDAM ÀS QUESTÕES A SEGUIR. Respostas pessoais.
REVISÃO DA ESCRITA | SIM | NÃO |
---|---|---|
OS VERSOS SÃO SOBRE A CASA DE UM ANIMAL? | ||
AS PALAVRAS ESTÃO RIMANDO NO FINAL DOS VERSOS DE CADA ESTROFE? |
B) O PROFESSOR VAI AVALIAR A ESCRITA DE VOCÊS E INDICAR SE HÁ ALGUMA CORREÇÃO A SER FEITA.
4 PASSEM A LIMPO E ILUSTREM.
- FAÇAM AS ALTERAÇÕES INDICADAS PELO PROFESSOR NOS VERSOS DE VOCÊS, SE FOR O CASO.
- EM UMA FOLHA À PARTE, CADA UM DE VOCÊS VAI PASSAR A LIMPO UMA DAS ESTROFES E ILUSTRÁ-LA.
SOCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO DOS VERSOS
5 PARTICIPEM DA EXPOSIÇÃO DE VERSOS.
- SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, COLEM OS VERSOS DE VOCÊS NO MURAL DA TURMA.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação e reescrita
Atividades 3 e 4
Compreensão de textos
À medida que as duplas finalizarem a escrita do poema, oriente a correção dos textos com base nos critérios apresentados na atividade 3. Em seguida, leia o texto de cada dupla e proponha correções ou sugestões para aprimorá-lo, levantando considerações que julgar oportunas. Após essa avaliação da escrita dos estudantes, peça-lhes que registrem o poema em uma folha à parte e o ilustrem, de acordo com a atividade 4.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Socialização
Atividade 5
Antes de organizar os poemas no mural, promova um momento para que cada dupla leia seu texto para os colegas. Os estudantes podem se revezar na leitura dos versos e, se desejarem, podem comentar sobre o processo de criação do poema e compartilhar outras considerações ao final da leitura. Após organizarem o mural, incentive a turma a apreciar os poemas e as ilustrações produzidas.
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PARA LER MAIS
ANTES DE LER
O TEXTO QUE VOCÊ VAI LER É UM POEMA QUE FOI MUSICADO, OU SEJA, FOI TRANSFORMADO EM MÚSICA.
- LEIA O TÍTULO DO TEXTO.
- COMO VOCÊ ACHA QUE É A CASA DA QUAL O TEXTO VAI FALAR?
Resposta pessoal.
DURANTE A LEITURA
- O PROFESSOR FARÁ A PRIMEIRA LEITURA DO POEMA EM VOZ ALTA E VOCÊ O ACOMPANHARÁ. PRESTE ATENÇÃO AO RITMO, À MUSICALIDADE E ÀS RIMAS.
A CASA
ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO.
VINICIUS DE MORAES. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/q8PZfT. ACESSO EM: 30 JUL. 2021.
- ESMERO:
- CUIDADO MUITO GRANDE.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF12LP01,
EF12LP18, EF12LP19,
EF02LP06, EF02LP12,
EF02LP15, EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta seção, os estudantes terão a oportunidade de ler, apreciar e compreender o poema "A casa", de Vinicius de Moraes, e também de cantar a canção, que é o poema musicado.
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", incentive os estudantes a comentar o título do poema, levantando hipóteses sobre o que será abordado nele. Essa atividade poderá despertar o interesse da turma pelo poema. Ao final da leitura, retome as hipóteses levantadas sobre a casa e verifique com os estudantes se elas foram confirmadas.
Em "Durante a leitura", leia o poema com entonação e ritmo adequados, servindo de modelo de leitor para os estudantes. Sugira a eles que passem o dedo embaixo das palavras enquanto acompanham a leitura. Ao final, conversem sobre o poema. Pergunte-lhes se já o conheciam e o que acharam dele.
Leia o significado da palavra esmero apresentada no glossário e, se oportuno, releia o trecho do poema em que ela aparece para verificar se compreenderam seu sentido no contexto em que foi usada.
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QUE CURIOSO!
O TEXTO QUE VOCÊ LEU FOI ESCRITO PELO DIPLOMATA, DRAMATURGO, JORNALISTA, POETA, CANTOR E COMPOSITOR CARIOCA VINICIUS DE MORAES (1913-1980).
SUA OBRA COMO POETA É MUITO VASTA. ELE ESCREVEU, INCLUSIVE, POEMAS PARA CRIANÇAS. VOCÊ SABIA QUE MUITOS POEMAS DE VINICIUS, COMO A CASA, FORAM MUSICADOS E GRAVADOS COMO CANÇÕES?
PARA ESTUDAR O TEXTO
PRATICAR A FLUÊNCIA
ico 1 AGORA VOCÊ VAI OUVIR E CANTAR A CANÇÃO A CASA, QUE É O POEMA MUSICADO.
A) PRESTE ATENÇÃO AO RITMO DO POEMA E OBSERVE COMO ESSE RITMO PASSOU PARA A CANÇÃO.
B) AO CANTAR A CANÇÃO, FIQUE ATENTO TAMBÉM ÀS RIMAS E AO DESTAQUE QUE ELAS TÊM.
- O QUE VOCÊ ACHOU DA CANÇÃO? DO QUE GOSTOU MAIS: DE LER O POEMA OU DE CANTAR A CANÇÃO?
Respostas pessoais.
COMPREENDER O TEXTO
2 SERÁ QUE EXISTE UMA CASA IGUALZINHA A ESSA DO POEMA? POR QUÊ?
Espera-se que os estudantes digam que não, pois uma casa com as características descritas no poema não é uma casa de verdade.
3 QUANTOS VERSOS EXISTEM NESSE POEMA?
20
MANUAL DO PROFESSOR
Que curioso!
Leia o boxe para a turma. Depois, pergunte aos estudantes se já conheciam o poeta Vinicius de Moraes e se já leram ou ouviram outros poemas dele.
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP18, EF12LP19,
EF02LP15.
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Procure previamente a canção na internet e reproduza-a para a turma. Se achar oportuno, proponha aos estudantes que se organizem em roda ou disponha tapetes e almofadas no chão para que se acomodem e ouçam a canção. Antes de reproduzi-la, leia as orientações apresentadas na atividade. Ao final, promova uma conversa sobre a canção. Incentive-os a comentar o que acharam dela, se gostaram mais de cantar ou de ler o poema, se as rimas foram destacadas, entre outros aspectos que achar pertinentes.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF12LP01,
EF12LP18, EF12LP19,
EF02LP06, EF02LP12,
EF02LP15, EF02LP26.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade preparatória
Antes de pedir aos estudantes que façam as atividades 2 e 3, retome os conceitos de verso e estrofe. Você pode pedir que enumerem os versos, antecipando a busca pela resposta da atividade.
36
4 EM QUANTAS ESTROFES ESSES VERSOS ESTÃO ORGANIZADOS? 1
5 RELEIA OS DOIS PRIMEIROS VERSOS DO POEMA.
"ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA"
- EM SUA OPINIÃO, O QUE FAZ A CASA DO POEMA SER MAIS ENGRAÇADA? COPIE OS VERSOS QUE PODEM RESPONDER A ESSA PERGUNTA.
Resposta pessoal.
6 RELEIA OS ÚLTIMOS VERSOS DO POEMA.
"MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO"
icoA) CONVERSE COM UM COLEGA: VOCÊ ACHA QUE ESSA CASA FOI FEITA COM MUITO ESMERO? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
Resposta pessoal.
B) COMPLETE ABAIXO COM SEU ENDEREÇO.
Resposta pessoal.
No
C) LEIA NA PLACA ABAIXO O ENDEREÇO DA CASA DO POEMA.
- icoVOCÊ ACHA QUE O ENDEREÇO DA CASA DO POEMA EXISTE DE VERDADE? POR QUÊ?
Espera-se que os estudantes percebam que é improvável uma rua com esse nome e que a numeração das casas sempre começa a partir do 1.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Compreensão de textos
Se possível, peça a alguns estudantes que compartilhem sua resposta com os colegas e comentem a escolha dos versos.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Para responder ao item a, sugira aos estudantes que releiam o significado de esmero no glossário, na página 34.
Para a realização do item b, você pode pedir-lhes previamente que, em casa, com a ajuda dos familiares, escrevam seu endereço no caderno. Aproveite a oportunidade para explorar com eles por que as casas têm endereço. Deixe que levantem hipóteses e ajude-os a perceber que o endereço permite a localização das casas. Comente também que, nas cartas ou encomendas enviadas pelos correios, é preciso escrever corretamente o endereço dos destinatários (para quem serão enviadas) para que cheguem ao lugar desejado.
37
AMPLIAR O VOCABULÁRIO
7 ASSOCIE OS VERSOS QUE RIMAM.
- DORMIR NA REDE
- MUITO ENGRAÇADA
- FAZER PIPI
- ENTRAR NELA NÃO
- COM MUITO ESMERO
- NÃO TINHA ALI C
- NÃO TINHA CHÃO D
- NÚMERO ZERO E
- NÃO TINHA NADA B
- NÃO TINHA PAREDE A
- FORME NOVAS RIMAS COM PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE. ANOTE-AS NO CADERNO. EM SEGUIDA, COMPARTILHE-AS COM OS COLEGAS.
8 ESCREVA UMA FRASE UTILIZANDO A PALAVRA ESMERO.
Resposta pessoal.
PARA LER EM CASA
LEIA O POEMA PARA AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ. DEPOIS, CONTE A ELAS QUE ELE FOI MUSICADO, ISTO É, VIROU UMA CANÇÃO.
EM SEGUIDA, SE SEUS FAMILIARES JÁ NÃO CONHECEREM A CANÇÃO, PEÇA-LHES QUE ACOMPANHEM A LETRA NO LIVRO E CONVIDE-OS A CANTAR COM VOCÊ.
QUE CURIOSO!
O CD A ARCA DE NOÉ (PHILIPS, 1980) TEM VÁRIOS POEMAS INFANTIS DE VINICIUS DE MORAES QUE FORAM MUSICADOS. ALÉM DE A CASA, QUE VOCÊ JÁ CONHECE, TEM O PATO, A FOCA, A PORTA, O RELÓGIO E MUITOS OUTROS. OUÇA-OS EM CD OU NA INTERNET E DIVIRTA-SE!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Antes de os estudantes ligarem os versos que rimam na atividade 7, leia cada um dos versos da esquerda e solicite-lhes que citem, espontaneamente, palavras que rimem com a última palavra deles. Você pode propor uma atividade com as rimas criadas. Para isso, entregue-lhes pedaços de papel e peça-lhes que anotem neles palavras que rimem, registradas no caderno. Organize a atividade de modo que todos escrevam o mesmo número de palavras. Depois, oriente-os a embaralhar os pedaços de papel e trocá-los com um colega. Cada estudante deve organizar os pares de rimas que recebeu.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP09, EF12LP18,
EF12LP19, EF02LP06.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Ao final da atividade, proponha aos estudantes que leiam em voz alta as frases criadas. Nesse momento, observe se empregaram o termo esmero adequadamente.
Para ler em casa
Este boxe desenvolve a Literacia Familiar. Além de incentivar a leitura compartilhada do poema com os responsáveis, sugira aos estudantes com acesso à internet que ouçam a canção.
Para isso, compartilhe links em que possam acessar o poema "A casa" musicado. A canção original está disponível em: https://oeds.link/lK4jgp. Ela também é apresentada em um episódio do programa "Quintal da Cultura", disponível em: https://oeds.link/4hHEMM. Acessos em: 10 jul. 2021.
Em reunião com os pais e responsáveis, sugira que separem momentos do cotidiano para a prática e fruição (leitura e audição) de literatura.
Que curioso!
Leia o texto do boxe em voz alta. É possível ouvir o álbum "A arca de Noé" no site do cantor e compositor Toquinho. Disponível em: https://oeds.link/wjNs0d. Acesso em: 10 jul. 2021. Compartilhe o link. Sugira aos estudantes que apreciem as faixas do álbum e, depois, converse com eles sobre as canções de que mais gostaram.
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ESTUDO DA LÍNGUA
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
1 RELEIA ESTES VERSOS DO POEMA A CASA.
"ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO"
- OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS EM NEGRITO E ASSINALE:
A) A PALAVRA QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO DE ENGRAÇADA.
X DIVERTIDA
SORRISO
B) A PALAVRA QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO DE TETO.
COBRIR
X TELHADO
ALGUMAS PALAVRAS TÊM O SIGNIFICADO SEMELHANTE. ELAS SÃO CHAMADAS DE SINÔNIMOS.
- AGORA, OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS SUBLINHADAS E ASSINALE:
A) A PALAVRA QUE TEM O SIGNIFICADO CONTRÁRIO DE MUITO.
PEQUENO
X POUCO
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Sinônimos e antônimos
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP14, EF12LP01,
EF02LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Inicie a atividade lendo o trecho do poema para os estudantes. Solicite a voluntários que façam uma segunda leitura em voz alta. Em seguida, peça-lhes que localizem e leiam as palavras Muito, Engraçada, Teto, Entrar.
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
No item a da atividade 1, é possível que os estudantes associem engraçada com sorriso. Explique a eles que, em geral, sorrimos quando consideramos algo engraçado, mas que essas palavras têm significados diferentes. Para exemplificar, escreva frases no quadro de giz que evidenciem essa diferença. Sugestão: "A criança abriu um sorriso ao ver um filme engraçado".
No item b, explique-lhes que cobrir diz respeito à função do teto. Você pode desenhar um telhado na lousa e demonstrar que ele pode ser chamado tanto de teto como de telhado e que sua função é cobrir a casa.
Leia os dois boxes de conceito com os estudantes e, em seguida, peça-lhes que registrem seu conteúdo no caderno.
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B) A PALAVRA QUE TEM O SIGNIFICADO CONTRÁRIO DE ENTRAR.
FUGIR
X SAIR
ALGUMAS PALAVRAS TÊM SIGNIFICADOS OPOSTOS. ELAS SÃO CHAMADAS DE ANTÔNIMOS.
2 COM AS PALAVRAS DESTACADAS NO POEMA, COMPLETE OS QUADROS DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS.
Se necessário, auxilie os estudantes nesta atividade. Resolva com eles a primeira linha de cada coluna, por exemplo.
"[...]
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO."
SINÔNIMOS | |
---|---|
CONSTRUÍDA | FEITA |
CAPRICHO | ESMERO |
INOCENTES | BOBOS |
XIXI | PIPI |
ANTÔNIMOS | |
---|---|
TODOS | NINGUÉM |
ACORDAR | DORMIR |
POUCO | MUITO |
SIM | NÃO |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Leia o trecho do poema com os estudantes e faça coletivamente o primeiro item de cada coluna (sinônimos e antônimos), para garantir que tenham entendido a solicitação apresentada na atividade. Em seguida, peça-lhes que continuem individualmente. Caso preencham as colunas com palavras que não estejam no texto, procure entender o que os motivou. Se as completaram com outros sinônimos e antônimos, significa que entenderam o conceito, mas ainda não captaram a dinâmica da atividade.
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3 ASSINALE AS DUPLAS DE PALAVRAS QUE NÃO SÃO SINÔNIMOS.
ALEGRE - CONTENTE
X JOVEM - VELHO
X RÁPIDO - DEVAGAR
BARULHO - RUÍDO
DIÁLOGO - CONVERSA
DORMIR - ADORMECER
- COMO SÃO CLASSIFICADAS AS PALAVRAS QUE VOCÊ ASSINALOU?
SÃO ANTÔNIMOS.
4 LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
A) O QUE MÔNICA E CASCÃO ESTÃO FAZENDO?
Eles estão mexendo na alavanca da cama de Cebolinha.
B) OBSERVE A EXPRESSÃO NO ROSTO DE CEBOLINHA. ELE ESTÁ GOSTANDO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO? POR QUÊ?
4. b) Não. Ajude os estudantes a perceber que Cebolinha está todo enfaixado, então deve estar sentindo dor com os movimentos da cama provocados pelos amigos.
C) POR QUE MÔNICA NÃO ACHAVA QUE SERIA DIVERTIDO FAZER VISITA EM HOSPITAL? Sugestão: Porque não sabia que dava para brincar com a cama do hospital.
D) ESCREVA UM SINÔNIMO DE DIVERTIDO.
Sugestões: LEGAL, BACANA, MASSA, INTERESSANTE.
E) COPIE DO PRIMEIRO QUADRINHO DUAS PALAVRAS QUE SÃO ANTÔNIMOS.
Possibilidades "SOBE"/"DESCE"; "CÁ"/"LÁ".
icoF) O QUE VOCÊ ACHA DE MÔNICA E CASCÃO FICAREM BRINCANDO NA VISITA AO AMIGO NO HOSPITAL?
Espera-se que os estudantes não aprovem a atitude de Mônica e Cascão.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Leia a tirinha com os estudantes e, antes que respondam às questões, pergunte-lhes quais são as personagens apresentadas e em que local parecem estar. Ao responderem que as personagens parecem estar em um ambiente de hospital, questione-os sobre quais elementos os levaram a essa conclusão.
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PRODUÇÃO ORAL
CONVERSAÇÃO
PLANEJAMENTO
1 RELEIA ESTES VERSOS DO POEMA A CASA E O SEU DONO.
"E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE."
2 PENSE NAS QUESTÕES A SEGUIR.
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE TER UMA CASA PARA MORAR?
- COMO DEVE SER ESSA CASA?
- QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?
CONVERSAÇÃO
3 AGORA, EM GRUPO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS QUESTÕES ACIMA.
- OUÇA CADA COLEGA EM SILÊNCIO E COM ATENÇÃO.
- DÊ SUA OPINIÃO E RESPEITE A OPINIÃO DOS COLEGAS.
AVALIAÇÃO
4 AVALIE A CONVERSA DE VOCÊS.
A) PREENCHA O QUADRO. Respostas pessoais.
AVALIAÇÃO DA CONVERSAÇÃO | SIM | NÃO |
---|---|---|
TODOS DO GRUPO PARTICIPARAM DA CONVERSA? | ||
VOCÊ OUVIU COM ATENÇÃO O QUE FOI DITO PELOS COLEGAS E AGUARDOU SUA VEZ DE FALAR? | ||
VOCÊ SE DIRIGIU AOS COLEGAS DE FORMA RESPEITOSA? | ||
VOCÊ CHEGOU A ALGUMA CONCLUSÃO? |
B) CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE SUAS RESPOSTAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Conversação
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Esta seção tem como objetivo extrapolar o tema "casas". Em um primeiro momento, a intenção é refletir sobre o conceito que se tem de casa, fugindo dos estereótipos criados pela sociedade e pela mídia. Em seguida, a finalidade é que os estudantes pensem a respeito de outros valores que envolvem a ideia de lar.
Vale ressaltar que a sala de aula é um ambiente heterogêneo, no qual convivem estudantes com características, experiências e condições socioeconômicas diversas. Por isso, será muito importante acolher todas as opiniões e orientá-los a fazer o mesmo.
É necessário lembrar que a constituição de algumas famílias é muito diferente do modelo tradicional mãe-pai-filhos e que algumas pessoas convivem em casa com padrastos, madrastas, avós, tios etc. Portanto, despir-se de preconceitos, ter bom senso e sensibilidade é imprescindível para conduzir as questões propostas.
Planejamento
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Surgirão diferentes possibilidades de resposta para as perguntas propostas na atividade, e é importante estar preparado para lidar com isso e, também, com as reações que os estudantes podem ter.
Quaisquer que sejam os questionamentos, não dê respostas prontas. Por meio de perguntas (Por quê? Como? Onde você ouviu falar isso? E se...?), leve-os a refletir sobre o assunto. É importante que percebam a diferença entre casa (estrutura física) e lar (ambiente em que a família estabelece relações por meio da convivência).
Para conduzir a atividade de maneira que favoreça o diálogo, os estudantes podem se sentar em círculo na sala de aula ou em outro espaço da escola (teatro, quadra etc.).
Nas discussões em grupo, é essencial ouvir com respeito e atenção o que o outro tem a dizer.
Avaliação
Atividade 4
Organize um momento para que os estudantes compartilhem e comentem suas respostas. Você pode ampliar a discussão propondo outras perguntas, como: Vocês acham que é importante ouvir com atenção e aguardar para falar no momento adequado? Por quê?; Vocês acham que, no final da conversa, todos devem ter a mesma opinião sobre o assunto? Por quê?; Vocês sentiram alguma dificuldade durante a atividade? Se sim, qual?
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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JOGO SAPO CANTOR
■ PARTICIPANTES: TODA A TURMA
■ MATERIAL
✔ UM TABULEIRO
✔ UMA FICHA COM TEXTO PARA RECORTAR
OSAPONÃOLAVAOPÉ
NÃOLAVAPORQUENÃOQUER
ELEMORALÁNALAGOA
■ PREPARAÇÃO PARA O JOGO
✔ RECORTEM O TABULEIRO DA PÁGINA 247.
✔ OUÇAM O TEXTO DA FICHA DA PÁGINA 249 QUE O PROFESSOR VAI LER.
✔ PRESTEM ATENÇÃO PARA PERCEBER TODAS AS PALAVRAS.
■ REGRAS
- APÓS A LEITURA DO TEXTO, RECORTEM PALAVRA POR PALAVRA DA FICHA.
- COLOQUEM CADA UMA DAS PALAVRAS RECORTADAS NO LUGAR CORRETO DO TABULEIRO QUE VOCÊS RECORTARAM.
-
CANTEM A CANTIGA DE ACORDO COM A ORDEM A SEGUIR.
- COM A LETRA DO JEITO QUE VOCÊS MONTARAM.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR A.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR E.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR I.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR O.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR U.
- SUBSTITUINDO TODAS AS VOGAIS POR ÃO.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Sapo cantor
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP08, EF12LP01.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Esse jogo com palavras tem como objetivo trabalhar de maneira lúdica uma dificuldade comum entre os estudantes nessa fase da escolaridade: a hipossegmentação - falta de espaço entre fronteiras vocabulares, como "lava o pé → lav [o] pé = lavopé".
Esse tipo de dificuldade costuma ocorrer no início do processo de aquisição da escrita, pois muitos estudantes compreendem a palavra como uma frase fonológica, um enunciado, não uma unidade gramatical ou semântica.
Preparação para o jogo
Essa atividade trabalha a compreensão oral ao propor aos estudantes que ouçam com atenção a leitura feita para explicar o jogo.
Regras
Conhecimento alfabético
O jogo explora a relação entre o som das letras e suas representações na escrita. Os estudantes serão conduzidos a identificar e pronunciar as vogais, observando quais sons elas representam nas palavras.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF02LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 1 (p. 43)
Desenvolvimento de vocabulário
Oriente os estudantes a desenhar uma casa (= habitação) bem simples: um quadrado (representando as paredes) com um triângulo em cima (o telhado).
Atividade 2
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Apresente aos estudantes frases com sinônimos de habitação (moradia, vivenda, lar etc.), auxiliando-os a reconhecê-los, bem como seus sentidos.
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Leia as palavras para os estudantes e converse com eles sobre o significado de cada uma antes de pedir que as liguem às ilustrações.
43
CONHECER MAIS PALAVRAS
1 COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, FAÇA EM SEU CADERNO UM DESENHO QUE REPRESENTE UMA HABITAÇÃO. Desenho do estudante.
- O DESENHO SE PARECE COM O QUÊ?
COM UMA CASA.
2 CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS SOBRE OUTRAS PALAVRAS QUE SÃO SINÔNIMO DE HABITAÇÃO.
Sugestões: moradia, lar, residência, vivenda, casa etc.
- USE ESSAS PALAVRAS PARA COMPLETAR AS FRASES.
As respostas são sugestões.
DICA: QUANTO MAIS PALAVRAS DIFERENTES VOCÊ USAR, MELHOR!
LAR DOCE LAR.
HABITAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS.
MINHA MORADIA É AMARELA.
QUAL É O NÚMERO DE SUA RESIDÊNCIA?
3 VAMOS CONHECER A FAMÍLIA DA PALAVRA CASA. ASSOCIE CADA PALAVRA À ILUSTRAÇÃO ADEQUADA.
- CASARÃO
- CASEIRA
- CASINHA
- CASEIRO
- B
- C
- D
- A
- ESCREVA ABAIXO A PARTE IGUAL EM TODAS AS PALAVRAS DA FAMÍLIA.
CAS
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacaram-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Conclusão da unidade
UNIDADE 1
Casas
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "casas" e identificar sinônimos, antônimos, sílabas, palavras e frases;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (como poemas) e reconhecer rimas, versos e estrofes;
- ler e desenvolver processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva do conhecimento alfabético e da ortografia;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos, gramaticais e ortográficos (sílabas, palavras, frases, sinônimos e antônimos);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produção escrita (versos) e produção oral (conversação), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem como os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP010 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.