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UNIDADE 2 BRINCADEIRAS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 2
Brincadeiras
Objetivos da unidade
- Observar imagem de brincadeiras e conversar sobre esse tema.
- Ler convite, história em quadrinhos e regra de brincadeira.
- Praticar a precisão e a velocidade na leitura.
- Adquirir vocabulário receptivo e expressivo.
- Desenvolver a habilidade de compreensão de textos orais e escritos.
- Distinguir letras maiúsculas e minúsculas.
- Escrever as regras de uma brincadeira.
- Produzir oralmente uma parlenda.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Reconhecer os dígrafos como representação gráfica de um único som.
- Conhecer onomatopeias e brincar com elas.
- Montar um livro de brincadeiras.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar com a leitura de textos da unidade.
- Aprender a trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, os estudantes vão explorar o universo do brincar. Comece a aula conversando com eles sobre os momentos e os lugares em que costumam brincar. Pergunte-lhes sobre as brincadeiras de que mais gostam ou que costumam brincar com mais frequência. Aproveite o interesse da turma para incentivar a leitura e as produções escrita e oral propostas.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- DE QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO? Amarelinha.
- VOCÊ JÁ BRINCOU DE ALGUM JOGO PARECIDO COM O DA IMAGEM? SE SIM, QUAL? Resposta pessoal.
- QUAIS SÃO AS REGRAS DESTA BRINCADEIRA? Sugestão: Pular casa por casa, até pegar a pedrinha.
MANUAL DO PROFESSOR
A amarelinha é muito popular no Brasil e em outros países também. Existem muitas variações dessa brincadeira, que dizem ter origem nos exercícios físicos que soldados da Roma Antiga faziam. Os desenhos, as regras e os objetos usados para jogar nas casas (pedrinha, casca de banana ou chinelo) também mudam bastante. Pesquise e apresente algumas variações da amarelinha, que em diferentes regiões do Brasil também é chamada de macaca, avião ou sapata.
- FOLHA de S.Paulo. Mapa do brincar. Disponível em: https://oeds.link/B1ZXzx. Acesso em: 4 jul. 2021.
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
A abertura da unidade mostra crianças brincando de amarelinha. Antes de ler a legenda da imagem, faça as perguntas sugeridas no livro.
Na primeira questão, espera-se que eles reconheçam a brincadeira amarelinha por meio do desenho que aparece no chão do local (dependendo da região brasileira, a amarelinha pode receber outros nomes) e pelo modo como as crianças se movimentam, pulando em um pé só. Eles podem também chegar à conclusão de que as crianças estão brincando ao ar livre, possivelmente em algum espaço público da comunidade em que vivem.
Na segunda e terceira questões é importante valorizar as vivências dos estudantes. Se considerar interessante, peça que descrevam as regras da brincadeira que conhecem e anote-as na lousa.
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PARA LER
ANTES DE LER
VOCÊ VAI LER UM CONVITE.
- VOCÊ SABE O QUE É UM CONVITE? Resposta pessoal.
-
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES QUE ACOMPANHAM O TEXTO. VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR PARA QUE SERVE UM CONVITE?
Incentive os estudantes a levantar hipóteses para verificá-las após a leitura do texto.
DURANTE A LEITURA
- ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO CONVITE. DEPOIS, LEIA O TEXTO COM ELE E OS COLEGAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP04, EF15LP09,
EF15LP18, EF12LP01,
EF12LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Boxe inicial de "Para ler"
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
O convite é um gênero textual que circula no campo da vida cotidiana. As crianças, entre outros leitores, participam de situações de leitura de convites em atividades vivenciadas no dia a dia, no espaço doméstico e familiar, escolar e cultural.
Em "Antes de ler", converse com os estudantes sobre os tipos de convite que eles conhecem, dentro e fora da escola: de aniversário, casamento, festa junina etc. Explore também o sentido da imagem que compõe o convite e sua coesão com a mensagem escrita.
É possível que eles conheçam os típicos cartões vendidos em papelarias, preenchidos pelo criador do evento, ou mais recentemente aqueles enviados por aplicativos de troca de mensagens ou pelas redes sociais, compostos de imagens e informações digitais. Se julgar pertinente, peça antecipadamente aos estudantes que procurem exemplos de convites que já receberam ou produziram e compartilhem com a turma.
Em "Durante a leitura", a leitura fluente do texto, feita em voz alta pelo professor, é um momento importante para o ensino de leitura. Ensinar a ler é criar condições para que as estratégias de atribuição de sentido de leitores mais proficientes sejam explicitadas e compartilhadas com leitores em formação. Se preciso, leia o texto mais de uma vez, oferecendo um modelo de leitura clara, precisa, em ritmo, tom e volume de voz adequados ao gênero e ao contexto apresentados. Como destaca a Profa. Dra. Jerusa Fumagalli de Salles: "A fluência é uma ponte entre o reconhecimento de palavras e a compreensão de leitura" (PNA, 2019, p. 34). Nesse sentido, ler e reler um texto em voz alta é uma atividade eficiente para o avanço da compreensão leitora.
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QUE CURIOSO!
O TEXTO QUE VOCÊ LEU É APENAS UM TIPO DE CONVITE QUE PODEMOS RECEBER. HÁ CONVITES PARA MUITAS OCASIÕES. POR EXEMPLO, CONVITES PARA CASAMENTO, ANIVERSÁRIO, BATIZADO, FORMATURA ETC.
OS CONVITES PODEM SER IMPRESSOS E ENTREGUES EM MÃOS OU SER ENVIADOS PELOS CORREIOS. ULTIMAMENTE, TAMBÉM PODEM SER ENVIADOS POR E-MAIL, MENSAGEM DE TEXTO OU MESMO PUBLICADOS EM REDES SOCIAIS. VEJA ACIMA EXEMPLOS DE CONVITES.
PARA ESTUDAR O TEXTO
PRATICAR A FLUÊNCIA
1 DEPOIS DE OUVIR O PROFESSOR E LER COM OS COLEGAS, FAÇA UMA LEITURA INDIVIDUAL.
- LEIA O CONVITE EM VOZ ALTA, RESPEITANDO A ENTONAÇÃO DA VOZ E O USO DA PONTUAÇÃO.
2 COPIE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO, PRESTANDO MUITA ATENÇÃO ÀS LETRAS QUE AS FORMAM.
BRINCADEIRAS | BRINCADEIRAS |
QUADRA | QUADRA |
BRINQUEDO | BRINQUEDO |
DIVERSÃO | DIVERSÃO |
- LEIA TRÊS VEZES AS COLUNAS, CADA VEZ MAIS RÁPIDO, PARA TREINAR SUA FLUÊNCIA E PRONÚNCIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Que curioso!
Leia para a turma o texto que fala sobre as ocasiões em que costumamos produzir convites e como atualmente esse gênero textual pode circular entre os leitores. Pergunte se eles já fizeram um convite para algum evento, como um aniversário. Permita que socializem as experiências e aproveite, se considerar oportuno, para explicar a função social do gênero. Pergunte: Por que precisamos dos convites em nossas relações sociais? Que papel eles desempenham em nossas interações? Por que a grande maioria dos convites é feita por meio da linguagem escrita?
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Uma grande aliada do trabalho com fluência na escola é a leitura em voz alta para os colegas e o professor, pois permite ao estudante preparar-se para ler, ensaiar e compreender para, então, comunicar e expressar um sentido. Ler para outras pessoas requer habilidade, concentração e expressividade, ou seja, envolve entonação, ritmo e ênfase.
Auxilie os estudantes a reconhecer com precisão de decodificação as palavras de uso frequente e a ler globalmente, por memorização, aquelas com as quais eles ainda não estejam familiarizados. Procure dar devolutivas que apoiem e estimulem os estudantes que ainda não tenham alcançado a fluência esperada, orientando-os em relação à articulação das palavras, velocidade e entonação.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Escreva as palavras na lousa e auxilie os estudantes na realização da atividade. Se preciso, leia as palavras decompondo-as em sílabas e dando ênfase a certos aspectos fonêmicos e fonológicos e às relações grafema-fonema mais desafiadoras que esse grupo de palavras apresenta. Por exemplo, na sílaba brin, composta de CCVC, destaque a presença da vogal i e do som nasalizado da letra n; na sílaba dei, composta de CVV, destaque a relação entre o som produzido pelo ditongo ei e sua escrita ortográfica. Na linguagem oral, é comum a omissão do som representado pela letra i. Assim, a escrita corresponde a brincadeira, e na fala é possível perceber a pronúncia brincadera.
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COMPREENDER O TEXTO
3 PARA QUE EVENTO É O CONVITE? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
X PARA UMA TARDE DE BRINCADEIRAS.
PARA UM ANIVERSÁRIO.
4 QUEM ESTÁ FAZENDO O CONVITE? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
2o ANO A.
X 2o ANO B.
5 QUEM ESTÁ SENDO CONVIDADO? FAÇA UM X NA RESPOSTA.
X 1o ANO A.
1o ANO B.
6 RELEIA O CONVITE E RESPONDA.
-
QUAL É A DATA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO?
DIA 15 DE MAIO DE 2023.
-
A QUE HORAS O EVENTO ACONTECERÁ?
ÀS 13 HORAS.
-
ONDE SERÁ O EVENTO?
NA QUADRA DA ESCOLA.
7 PARA QUE TIPO DE EVENTO VOCÊ JÁ RECEBEU UM CONVITE? CONVERSE SOBRE ISSO COM A TURMA.
Resposta pessoal.
UM CONVITE GERALMENTE SOLICITA A PRESENÇA OU A PARTICIPAÇÃO DE ALGUÉM EM ALGUM EVENTO SOCIAL, COMO ANIVERSÁRIO, CASAMENTO, FORMATURA ETC.
O CONVITE PODE SER IMPRESSO OU VIRTUAL E SER ENTREGUE PESSOALMENTE, POR CORREIOS OU POR MENSAGEM ELETRÔNICA.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF12LP04.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividades 3, 4, 5 e 6
Compreensão de textos
Esta sequência de atividades propõe a identificação dos principais elementos que constituem a composição característica do convite: qual é o evento, quem é o autor do convite, a quem ele se destina e qual é a data, o horário e o local. Apoie o processo de reconhecimento desses elementos coletiva e individualmente, circulando pela sala e auxiliando os estudantes na localização das informações.
Atividade 7
Espera-se que a maioria dos estudantes já tenha recebido convites de aniversário. Alguns também podem citar casamentos de familiares para os quais foram convidados. Caso alguém não tenha recebido nenhum convite, conduza a atividade de modo que não provoque constrangimentos.
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AMPLIAR O VOCABULÁRIO
8 PARA ENVIAR UM CONVITE A ALGUÉM, PODEMOS COLOCÁ-LO EM UM ENVELOPE.
- NA PARTE DA FRENTE DO ENVELOPE, ESCREVEMOS O NOME DO DESTINATÁRIO (PARA QUEM VAMOS MANDAR O CONVITE).
-
NA PARTE DE TRÁS DO ENVELOPE, ESCREVEMOS O NOME DO REMETENTE (QUEM ESTÁ MANDANDO O CONVITE). VEJA:
- VAMOS PRATICAR? PREENCHA NO ENVELOPE ABAIXO O NOME DO DESTINATÁRIO E O NOME DO REMETENTE DO CONVITE PARA A TARDE DE BRINCADEIRAS.
PARA LER EM CASA
LEIA O CONVITE PARA SEUS FAMILIARES. DEPOIS, CONTE A ELES QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE NÃO PODEM FALTAR EM UM CONVITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler em casa
Leia o enunciado da atividade para os estudantes e oriente-os a realizá-la em casa com familiares ou cuidadores, praticando a Literacia Familiar. Auxilie-os a definir um momento adequado considerando a rotina e o contexto de cada colega, esclarecendo que o objetivo é criar o hábito de socializar leituras em casa.
As práticas de literacia familiar são especialmente importantes para a criança de até seis anos, mas podem e devem ir além, enquanto ela progride nos níveis de literacia com o estímulo e auxílio da família.
Implementar programas e ações de literacia familiar como medidas preventivas do insucesso escolar tem sido uma estratégia empregada em diversos países. Esses programas e ações, em geral, objetivam encorajar pais ou cuidadores a desempenharem um papel mais ativo no desenvolvimento da literacia das crianças em idade pré-escolar.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Caderno PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 23. (Fragmento).
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP04, EF15LP18,
EF12LP01, EF12LP04.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Reforce com os estudantes o significado de remetente e destinatário.
Crie situações hipotéticas de envio de convites e pergunte oralmente: Se eu enviar um convite de aniversário para meu amigo, quem é o remetente e quem é o destinatário? Auxilie-os também a entender graficamente a posição do texto em cada lado do envelope.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Na atividade 8, aproveite para verificar se ainda há estudantes com dificuldades relacionadas à escrita do próprio nome, sugerindo que o escrevam junto ao nome da turma (2o ano A, B etc.). Caso haja, auxilie-os individualmente em relação às letras que compõem o nome próprio, aos sons que representam e ao uso de letras maiúsculas e minúsculas - assunto que será visto na próxima seção "Estudo da língua".
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ESTUDO DA LÍNGUA
LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS
1 LEIA ESTE TEXTO.
-
VOCÊ RECONHECE ESSE TEXTO? SE SIM, DE ONDE?
Espera-se que os estudantes respondam afirmativamente e percebam que se trata do texto lido na página 46, um convite.
- O QUE HÁ DE DIFERENTE ENTRE ELE AGORA E QUANDO VOCÊ O LEU PELA PRIMEIRA VEZ?
Espera-se que os estudantes constatem que, na versão de agora, foram utilizadas letras maiúsculas e minúsculas.
As letras maiúsculas têm traçado específico e são maiores que suas correspondentes minúsculas.
As letras minúsculas também têm traçado específico e são menores que suas correspondentes maiúsculas.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letras maiúsculas e minúsculas
Habilidade da BNCC nesta seção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
A atividade reproduz o convite "Tarde de brincadeiras", da seção "Para ler", utilizando letras maiúsculas e minúsculas. Reserve um tempo para que a turma possa observar as diferenças entre elas, estabelecendo hipóteses que justifiquem a mudança. Se houver disponibilidade, proponha a utilização de alfabetos móveis e a observação das diferenças entre as formas maiúsculas e minúsculas de todas as letras. Explique que, a partir desta atividade, o livro passa a apresentar letras maiúsculas e minúsculas em todos os textos.
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2 O alfabeto pode ser escrito em letras maiúsculas e minúsculas. Observe o painel abaixo:
a) Copie do painel uma letra maiúscula e a letra minúscula correspondente. Resposta pessoal.
b) A última frase do convite, na página anterior, foi escrita com letras maiúsculas e minúsculas.
-
Como ela ficaria se fosse escrita apenas com letras maiúsculas?
SERÁ PURA DIVERSÃO!
-
E se fosse escrita apenas com letras minúsculas?
será pura diversão!
c) Escreva seu nome utilizando letras maiúsculas e minúsculas.
Espera-se que o estudante escreva o nome dele com letras maiúsculas e minúsculas
- Converse com os colegas sobre as semelhanças e as diferenças que você acabou de aprender entre as duas formas de traçar as letras.
Espera-se que os estudantes percebam que as letras maiúsculas são maiores do que as correspondentes minúsculas. Eles podem perceber também que algumas têm o traço igual nas duas formas e outras têm o traço um pouco diferente.
- Em que lugares você já viu letras minúsculas? E letras maiúsculas?
Resposta pessoal. Nesta atividade, você poderá separar diferentes suportes para que os estudantes observem, leiam e recortem palavras com diversos traçados de letras.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Depois de trabalhar com o alfabeto na atividade 2, distinguindo as letras maiúsculas das minúsculas, proponha à turma um ditado com frases curtas. Passe pelas carteiras e verifique a escrita dos estudantes. Se a palavra não estiver correta, repita-a pausadamente e peça que a reescrevam.
O trabalho pode ser feito em duplas, para que se auxiliem mutuamente. Converse sobre o emprego da letra maiúscula, perguntando-lhes: Quando usamos a letra maiúscula? Espera-se que digam que é no início de frases. Se eles não souberem, mostre-lhes um texto e pergunte-lhes novamente. Eles também podem criar as próprias frases, mas, nesse caso, realize intervenções sobre o que escreveram, sempre que necessário. Valorize os acertos e elogie nominalmente os estudantes que realizaram bem a atividade.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Por enquanto, estamos apresentando apenas as letras em formato de imprensa, mas na próxima unidade serão abordadas as letras cursivas também.
No item c, reproduza na lousa os nomes dos estudantes com inicial maiúscula seguida de letras minúsculas e incentive-os a criar hipóteses sobre o uso das letras. Explique-lhes que nomes próprios são escritos dessa forma. Depois que preencherem o crachá com seus nomes, proponha que criem crachás para os colegas, em duplas, escrevendo os nomes com a inicial maiúscula e colorindo-os da forma que quiserem. A atividade dá aos estudantes a oportunidade de treinar de forma lúdica o que acabaram de aprender.
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3 Observe esta capa de revista em quadrinhos.
a) Qual palavra está escrita em letra maiúscula e minúscula?
Mônica.
b) Marque as palavras do quadro que aparecem na capa da revistinha.
CORRER
TURMA X
FONTE
ÁGUA X
MÔNICA X
REVISTA
BOA X
DOCE
BEBER X
QUADRINHO
- Associe as formas maiúscula e minúscula de cada palavra.
- TURMA
- Água
- REVISTA
- Boa
- BEBER
- revista 3
- BOA 4
- beber 5
- ÁGUA 2
- turma 1
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Para além da atividade de reconhecimento e verificação dos diferentes tipos de letras (maiúsculas e minúsculas), explore as imagens perguntando aos estudantes quais personagens aparecem na capa e se eles sabem quais são suas principais características. Além disso, trabalhe com eles a leitura e interpretação do título da história que será apresentada na HQ. Peça a eles que levantem hipóteses sobre seu conteúdo. A ideia é que, lendo o título e observando as imagens da capa, percebam que a temática da história é a água, seus vários usos e sua importância para o planeta Terra. Se for possível, disponibilize esse e outros exemplares da revista em quadrinhos para estimular a leitura.
Consideração sobre dificuldade
No item b da atividade 3, a palavra Mônica pode confundir os estudantes, uma vez que na capa da revista está escrita com um formato de letra de imprensa diferente daquele com que estão acostumados. Por este motivo, é possível que alguns estudantes não destaquem a palavra no quadro. Se isso acontecer, proponha a análise das letras do título da revista e desafie-os a encontrar outras referências de tipologia em livros, folhetos, revistas, entre outros. Se considerar oportuno, proponha a criação de um quadro com diferentes representações (tipologia).
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PRODUÇÃO ESCRITA
Regras de brincadeira
Você já ensinou uma brincadeira a alguém?
Nesta seção, vamos aprender a escrever as regras de uma brincadeira, que você e um colega vão escolher.
Depois, vocês vão brincar. E a brincadeira escolhida fará parte do livro de brincadeiras da turma.
Planejamento e escrita
1 Ler o texto.
- Conheça as regras de uma brincadeira de origem indígena.
Cabo de guerra
Material necessário
✓ Corda
✓ Lenço para amarrar no meio da corda
✓ Giz para marcar o chão
Participantes
✓ 2 equipes com o mesmo número de pessoas
Modo de brincar
1. Tracem uma linha no chão com o giz.
2. Amarrem o lenço no meio da corda.
3. Posicionem a corda de modo que o lenço fique em cima da marca feita no chão.
4. Cada equipe deverá segurar a corda de um lado.
5. As duas equipes devem começar a puxar a corda cada uma para o seu lado.
6. Vence a equipe que fizer a equipe adversária ultrapassar a marca de giz feita no chão.
Domínio público.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
Regras de brincadeira
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF12LP06,
EF02LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Planejamento e escrita
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Convide alguns estudantes a contar como são as regras de alguma brincadeira que eles conheçam. Um estudante pode completar o que outro disser, desde que levante a mão e espere, em silêncio, sua vez de falar.
Em seguida, pergunte se conhecem a brincadeira "Cabo de guerra" e proponha a realização das atividades, oralmente, sanando eventuais dúvidas.
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2 Conversar com os colegas e o professor.
a) Esse texto foi organizado em três partes. Quais são elas?
2. a) "Material necessário", "Participantes" e "Modo de brincar".
b) Que materiais são necessários para essa brincadeira?
Corda, lenço e giz.
c) Quantas pessoas podem participar da brincadeira?
c) Duas equipes com o mesmo número de participantes.
d) Em que parte do texto está o passo a passo que ensina a brincar de cabo de guerra?
No "Modo de brincar".
e) Quando a brincadeira acaba?
Quando uma das equipes ultrapassa a linha marcada no chão.
3 Escrever o nome e as regras da brincadeira escolhida.
a) Reúna-se com um colega, escolham uma brincadeira e escrevam o nome dela abaixo.
Resposta pessoal.
b) Quantos participantes terá a brincadeira de vocês?
Resposta pessoal.
c) Qual será o material necessário para brincar? Escrevam os itens nas linhas a seguir.
Material necessário
Resposta pessoal
d) Escrevam no caderno o passo a passo com as regras da brincadeira. Numerem cada passo e não se esqueçam de dizer como ela termina.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
A atividade, feita em duplas, requer a escolha de uma brincadeira e a escrita, em partes, de suas regras, assim como o exemplo dado anteriormente. Circule pela sala orientando a escrita do passo a passo.
Consideração sobre dificuldade
Se, na atividade 3, optar por realizar coletivamente a produção de texto, faça uma votação das brincadeiras prediletas dos estudantes. Divida a lousa em quatro partes e escreva em cada uma delas: o título da brincadeira, o material necessário, o número de participantes e o modo de brincar da brincadeira mais votada. Após esse preparo, pode ser realizada uma das seguintes estratégias:
- A turma poderá ser dividida em três grupos com o mesmo número de participantes. Cada grupo sorteará a parte da brincadeira pela qual será responsável. Distribua uma folha por grupo, que deverá decidir se haverá um redator ou se cada um escreverá uma parte do texto. Concluída a etapa da escrita, o grupo elegerá o relator, que ditará para você registrar na lousa o que foi escrito.
- Você e os estudantes farão um texto coletivo. Aquele que quiser falar deve levantar a mão e ditar para você uma parte da brincadeira.
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Avaliação e reescrita
4 Revisar a escrita.
a) Respondam às perguntas para avaliar o texto de vocês.
Respostas pessoais.
Revisão da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
O título da brincadeira está correto? | ||
Todos os materiais necessários foram escritos? | ||
O número de participantes está certo? | ||
Todos os passos para realizar a brincadeira foram escritos? |
b) O professor vai avaliar a escrita de vocês e indicar se há alguma correção a ser feita.
5 Passar a limpo e ilustrar.
- Em uma folha à parte, passem a limpo as regras da brincadeira que vocês escreveram.
- Façam uma ilustração bem bonita para a brincadeira.
Socialização
Livro de brincadeiras da turma
6 Brincar com os colegas.
- Mostrem aos colegas as regras da brincadeira que escreveram.
- Escolham uma para brincar.
7 Montar o livro de brincadeiras.
- Na seção "Projeto em equipe", no final desta unidade, vocês vão montar o livro de brincadeiras da turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação e reescrita
Atividade 4
Produção de escrita
A avaliação, revisão e reescrita do texto são elementos-chave do processo de ensino-aprendizagem que possibilitam o desenvolvimento das habilidades linguísticas. A adoção de estratégias de revisão textual e intervenções realizadas pelo próprio "estudante-autor", potencializadas pelo "professor-leitor", atuam não apenas para aprimorar a produção de um gênero específico, mas também para construir a concepção de escrita como um processo interlocutivo e contextualizado. Como afirma a pesquisadora Maria da Graça Costa Val:
[...] é preciso redimensionar o processo de avaliação do texto escrito na escola, pelo estabelecimento de uma relação interlocutiva em que estudante e professor se colocam como sujeitos e como parceiros, autor e leitor cooperando na produção de sentidos.
COSTA VAL, Maria da Graça et al. Avaliação do texto escolar: professor-leitor/ estudante-autor. Belo Horizonte: Autêntica Editora Ceale, 2009. p. 32.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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PARA LER MAIS
Antes de ler
Você vai ler uma história em quadrinhos.
- Qual é sua brincadeira preferida quando está com os amigos?
- Você acha que ler também é uma atividade divertida? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Leia silenciosamente a história em quadrinhos, observando também as imagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP04, EF15LP09,
EF15LP14, EF15LP18,
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", incentive os estudantes a refletir sobre a leitura como uma atividade lúdica e sobre os contextos em que a atividade é realizada com o objetivo de divertir.
Em seguida, desafie os estudantes, perguntando-lhes: Será que conseguimos compreender a historinha sem ler o que as personagens falam? Espera-se que digam que a compreensão da história é possível mesmo sem ler os balões, por causa da sequência ordenada das imagens e da riqueza de elementos que elas apresentam, como expressões faciais das personagens e cenário (muitas vezes indicativo da passagem do tempo).
Em "Durante a leitura", proponha à turma uma leitura silenciosa da HQ. Essa é uma estratégia favorável a esse gênero textual por permitir a concomitância da leitura do texto e da apreciação da imagem. Em seguida, realize uma leitura em voz alta com expressividade, para que os estudantes percebam a entonação adequada a cada situação. Caso alguns deles se sintam confortáveis para realizar a leitura em voz alta, organize-os de modo que possam fazê-la.
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MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
Uma forma de incentivar e despertar nos estudantes o gosto pela leitura de histórias em quadrinhos é disponibilizar na classe uma caixa com gibis para que possam ler voluntariamente, em momentos previamente estabelecidos.
Esse acervo pode ser formado por doação ou empréstimo de gibis trazidos pela própria turma. Também é possível diversificar e ampliar essa caixa de leitura com suplementos e revistas infantis.
Para que o leitor seja considerado fluente, necessariamente ele deve desenvolver adequadamente as três dimensões da fluência de leitura, que são: acurácia em decodificar palavras, processamento automático (velocidade) e prosódia durante a leitura. Ou seja, um leitor fluente terá a capacidade de ler em voz alta de uma forma rápida, precisa e expressiva [...].
MARTINS et al. CoDAS 2019; 31(1): e20170244. Relação entre fluência oral e compreensão de leitura. Disponível em: https://oeds.link/76ilC3. Acesso em: 6 jul. 2021.
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Que curioso!
Você conhece Mauricio de Sousa?
Ele é o criador da Turma da Mônica.
A primeira personagem a ser criada foi o Bidu, inspirado em um cachorrinho que ele teve na infância. Depois vieram o Franjinha, o Cebolinha e a Mônica, que logo virou a "dona da rua".
Várias personagens de Mauricio de Sousa foram inspiradas em pessoas que o cartunista conhecia, como é o caso da Mônica, que tem o mesmo nome de uma de suas filhas.
MANUAL DO PROFESSOR
Que curioso!
Para comemorar o aniversário de 60 anos da personagem Cebolinha e os 85 anos de seu criador, Mauricio de Sousa, em 2020, o podcast "Revisteen CBN Joca" preparou um episódio especial sobre a turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros: a Turma da Mônica. Nele, foram entrevistados três especialistas do universo dos quadrinhos, entre eles Wagner Bonilha, diretor de arte dos gibis do Mauricio de Sousa. Segundo Bonilha, a equipe, formada por cerca de 80 artistas, produz entre 800 e mil páginas por mês, em média. Você pode ouvir esse podcast no endereço a seguir e selecionar informações e curiosidades que considere interessantes para compartilhar com os estudantes:
- Episódio de podcast #39 - Turma da Mônica, uma paixão que une várias gerações. Revisteen CBN. 2020. 23 min. Disponível em: https://oeds.link/sWY0o9. Acesso em: 5 jul. 2021.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Junte-se a um colega para ler, um de cada vez, as frases a seguir. Procurem ler mais rápido a cada vez.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica e o Cebolinha.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica, o Cebolinha e o Cascão.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali.
- Anjinho terminou de contar e logo achou a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali, deixando todos furiosos.
Compreender o texto
2 A Turma da Mônica está brincando de quê?
Está brincando de esconde-esconde.
- Você conhece essa brincadeira? Explique como ela funciona. Resposta pessoal.
3 Onde as personagens estão brincando?
Elas estão brincando na rua.
-
Todas as personagens da história fazem a mesma coisa durante a brincadeira? Explique.
Não. O Anjinho procura as pessoas que estão escondidas. As outras personagens se escondem dele.
4 Do segundo quadrinho em diante, o autor desenhou o cenário e as personagens vistas de cima. Por que ele fez isso? Resposta pessoal. Essa mudança de ponto de vista simula o olhar do Anjinho e dá dinamismo à história, de forma semelhante ao que ocorre em um desenho animado.
MANUAL DO PROFESSOR
Fluência é a facilidade para reproduzir oralmente uma sequência de palavras escritas presentes em uma lista ou em um texto organizado. A facilidade é definida pela precisão, rapidez e automaticidade no reconhecimento das palavras. [...] Ambruster, Lehr e Osborn (2001, p. 22) assim descrevem as características de uma leitura fluente: "fluência consiste na habilidade de ler um texto com precisão e rapidez. Quando um leitor fluente lê em silêncio ele reconhece automaticamente as palavras.
Ele agrupa as palavras rapidamente de maneira a extrair o sentido do que lê. O leitor fluente também lê em voz alta sem esforço e com expressão. Sua leitura soa natural, como se ele estivesse falando". Reconhecimento de palavras e prosódia constituem a essência de uma leitura fluente.
INSTITUTO Alfa e Beto. Você sabe o que é fluência de leitura? Disponível em: https://oeds.link/vPjCyB. Acesso em: 5 jul. 2021.
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que, em duplas, pratiquem diversas vezes a leitura em voz alta. Em seguida, circule pela sala e permita que leiam as frases para você a fim de observar o desenvolvimento individual deles.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP04, EF15LP09,
EF15LP14, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Atividade 2
Compreensão de textos
Verifique se os estudantes costumam brincar de esconde-esconde e se conhecem a brincadeira por outro nome. Deixe-os falar livremente sobre a versão da brincadeira de que mais gostam: todos se escondem e apenas um participante os procura; só um se esconde e os demais o procuram; ou, ainda, um participante esconde um objeto e os demais tentam encontrá-lo.
Atividade 4
Compreensão de textos
Proponha a reflexão sobre a seguinte situação: se o Anjinho, em vez de ser o pegador, também tivesse de se esconder na brincadeira, com a Mônica sendo a pegadora, seria fácil para ela encontrá-lo? Pergunte em que locais ele poderia se esconder (no alto de árvores, no telhado etc.).
60
5 Observe a expressão das personagens no último quadrinho.
a) Como elas estão se sentindo?
O Anjinho parece estar satisfeito, enquanto o restante da turma está zangado com ele.
b) Por que elas estão assim?
Estão zangadas porque o Anjinho, por conseguir voar, leva vantagem e encontra todos facilmente.
6 Escreva o nome das personagens na ordem em que aparecem na historinha.
- Primeiro foi a Mônica..
- Depois, o Cebolinha..
- O terceiro foi o Cascão..
- Depois foi a Magali..
- O último foi o Anjinho..
Ampliar o vocabulário
7 Leia em voz alta os nomes das brincadeiras a seguir.
pega-pega
esconder X
cabra-cega
pique-esconde X
barra-manteiga
cirandinha
esconde-esconde X
■ Agora, marque com um X o nome da brincadeira que as personagens brincam na história e mais dois outros nomes pelos quais ela também pode ser chamada.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Compreensão de textos
Oriente os estudantes a observar atentamente cada uma das personagens. Os sentimentos delas estão expressos pelo olhar e pelo gestual.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Retome o que já foi aprendido pela turma a respeito do uso de letras iniciais maiúsculas em nomes próprios, como os das personagens da Turma da Mônica que serão escritos na atividade.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP04,
EF15LP09, EF15LP14,
EF15LP18, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade 7
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
A atividade envolve a retomada do nome da brincadeira estudada e suas variações. A leitura em voz alta é ideal para você identificar se os estudantes conseguem estabelecer a relação grafema-fonema adequadamente.
A ampliação do vocabulário é uma estratégia eficiente para adquirir prontidão para leitura e um fator diretamente relacionado com o desenvolvimento da compreensão de textos. Segundo a PNA:
Pode-se desenvolver o vocabulário indiretamente, por meio de práticas de linguagem oral ou de leitura em voz alta, feita por um mediador ou pela própria criança; ou diretamente, por meio de práticas intencionais de ensino, tanto de palavras individuais, quanto de estratégias de aprendizagem de palavras. Um amplo vocabulário, aliado à capacidade de reconhecer automaticamente palavras, é a base para uma boa compreensão de textos.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Caderno PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC SEALF 2019. p. 34. (Fragmento).
61
8 Releia o quadrinho a seguir.
-
Explique à turma o sentido da expressão "assim não dá!".
Dessa forma não é possível brincar.
-
Marque com X as frases que poderiam substituir a fala da Mônica.
Eu não quero mais!
Desse jeito é impossível! X
Assim não adianta! X
Vamos mudar a brincadeira!
Para ler em casa
Leia a história em quadrinhos com um adulto de sua família. Depois, pergunte se ele entendeu por que não tem graça essa brincadeira com o Anjinho. Se ele entendeu, peça que explique; se não entendeu, ajude-o a compreender a história.
Leia também as frases da atividade de "Praticar a fluência" com um adulto, um de cada vez, como você fez com o colega em sala de aula.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Pergunte aos estudantes que outras expressões eles conhecem - inclusive as variações regionais, se houver - que tenham sentido equivalente a "Assim não dá! ", além das apresentadas no item b.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Em momento oportuno, incentive os pais ou responsáveis pelos estudantes a ler os textos explorados na unidade.
Numa conversa, dê-lhes dicas de como organizar um momento de leitura em casa, com base nas experiências vividas na escola. Oriente-os a:
- definir com as pessoas de casa um bom momento para fazer a leitura, considerando um horário em que estejam disponíveis;
- escolher um local tranquilo onde possam sentar-se para ler sem interrupções;
- ao final, elaborar perguntas sobre o que acharam da história para que compartilhem opiniões.
62
ESTUDO DA LÍNGUA
Dígrafos
1 Leia estas capas de duas revistas em quadrinhos.
-
Quais são as personagens principais dessas duas revistas?
Chico Bento e Cebolinha.
-
Nos nomes que você indicou no item anterior, o h vem acompanhado de qual letra?
Espera-se que os estudantes percebam que, em Chico Bento, a letra h acompanha a letra c e, em Cebolinha, a letra h acompanha a letra n.
-
O que acontece com o som representado por essas letras quando a letra h está com elas?
Espera-se que os estudantes percebam que os dígrafos ch e nh representam cada qual um único som.
-
Na segunda capa, há ainda outras três personagens. Quais são elas?
Anjinho, Mônica e Sansão.
-
Em qual desses nomes também aparece a letra h?
Anjinho.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Dígrafos
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Esta seção retoma relações grafofonêmicas estudadas nas unidades 5 e 8 do volume do 1o ano. A ênfase está nas sílabas formadas por ch, lh, nh, gu e qu, por meio da comparação entre letras e sons em diferentes relações, com o objetivo de confirmar se os estudantes entenderam a lógica da formação de dígrafos.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Trabalhe a observação dos elementos que compõem as capas das revistas em quadrinhos. Explore o conhecimento dos estudantes a respeito das personagens da Turma da Mônica e de suas características.
Relembre que a letra h, em início de palavra, não representa nenhum som, como em hélice e harpa; e a letra h precedida pelas consoantes c, l e n forma os dígrafos ch, lh e nh. Nesses casos, a presença do h promove uma mudança grafofonêmica e também a alteração de sentido das palavras, como em lama, lhama, chato, cato etc.
63
2 Leia o boxe "Que curioso!" e responda às questões.
Que curioso!
As historinhas da Turma da Mônica são sempre muito divertidas. Chico Bento não larga seu chapéu por nada. Cebolinha está sempre tentando pegar o Sansão, o coelhinho da Mônica. E o Cascão está sempre fugindo com medo de banho. A Turma da Mônica tem outras personagens famosas, como a Magali, que adora melancia, e o Bidu, que dá um trabalhão para o seu dono, Franjinha, na hora do banho.
- Copie do texto as palavras que começam com h e as que têm ch, lh e nh.
historinhas, Chico, chapéu, Cebolinha, coelhinho, banho, trabalhão, Franjinha, hora, banho
Classifique no quadro abaixo as palavras que você copiou.
começam com H | têm CH | têm LH | têm NH |
---|---|---|---|
historinhas | Chico | Coelhinho | Cebolinha |
hora | chapéu | trabalhão | historinhas |
coelhinho | |||
banho | |||
Franjinha |
- Entre as palavras indicadas no quadro anterior, em quais a letra h não representa som? historinhas / hora
A letra h não é pronunciada em começo de palavra. Ela representa som apenas quando está junto com as letras c, l e n, formando os dígrafos ch, lh e nh.
O dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Leia o texto do boxe "Que curioso!" em voz alta para os estudantes uma primeira vez e depois peça a eles que se voluntariem a ler em voz alta para os colegas. Dessa forma, é possível verificar a leitura e a interpretação que a turma faz do texto.
Se julgar oportuno, depois de completar o quadro do item b, apresente outras palavras que comecem com a letra h para que os estudantes possam testar e sistematizar esse conhecimento.
Após a leitura do boxe de conceito, se for o caso, explique aos estudantes que o dígrafo é diferente do encontro consonantal; este ocorre quando temos duas ou mais consoantes juntas e ambas são pronunciadas. Quando o encontro das consoantes apresenta um único som, é chamado de dígrafo.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Explore a leitura e a escrita de palavras em que a letra h junto das letras c, l e n provoca alteração de significado, como bico e bicho; tela e telha; mana e manha.
64
3 Leia em voz alta estas palavras.
Gabriela
Miguel
gomo
Guilhermina
Tiago
guerra
Guto
-
O som representado pela letra g é o mesmo em todas as palavras?
Espera-se que os estudantes digam que sim.
-
Quais são as duas formas de representar o som "guê"?
O som "guê" pode ser representado pelas letras g ou gu - nesse caso, a letra u não é pronunciada.
- Quando usamos cada uma dessas formas? Complete:
- Usamos g antes de a, o e u.
- Usamos gu antes de e e i.
- Quando temos duas letras que, juntas, formam um único som, temos um dígrafo.
4 Leia em voz alta o trava-língua a seguir. Preste especial atenção às palavras em negrito e sublinhadas.
O que que o jacaré quer?
Jacaré quer queijo com mandioca.
Domínio público.
- Há um som que se repete em todas as palavras escritas em negrito e sublinhadas. Que som é esse? Espera-se que os estudantes percebam que as letras qu representam o mesmo som que a letra c antes de a, o e u.
-
Que letras representam esse som?
As letras qu e c.
5 O dígrafo acontece quando duas letras representam um único som. Leia em voz alta estas palavras e escreva os dígrafos.
crachá ch
palha lh
chicote ch
queijo qu
agasalho lh
sozinho nh
preguiça gu
carreta rr
chuveiro ch
assadura ss
galinheiro nh
macarrãorr
-
Conclua: são dígrafos as seguintes duplas de letras:
ch, lh, nh, gu, qu, rr e ss.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Primeiro, leia as palavras em voz alta, pedindo aos estudantes que prestem atenção nos sons representados pela letra g. Em seguida, peça-lhes que leiam cada palavra em voz alta e tentem observar a diferença entre os sons "guê" e "gê". Certifique-se de que todos compreenderam que a letra g, antes das vogais a, o e u, tem som de "guê" e, antes das vogais e e i, tem som de "gê".
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Oriente os estudantes a pronunciar lentamente as frases para que percebam o som /k/ representado por letras que compõem as palavras. Em seguida, peça a eles que observem as palavras com a letra c. Se necessário, escreva na lousa essas palavras e ajude-os a observar as letras que vêm depois do c. Repita o procedimento com as palavras com qu. Informe à turma que a mandioca é assim conhecida no Sul e no Sudeste. No Norte e no Nordeste, tem o nome de macaxeira ou aipim.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Se julgar oportuno, retome com os estudantes palavras com os dígrafos rr e ss, que não são estudados efetivamente nesta seção.
65
PRODUÇÃO ORAL
Parlendas
As parlendas são divertidas. Elas são usadas em diversas brincadeiras.
Em grupo, você vai apresentar uma parlenda ao seu professor e aos colegas. Depois, ela fará parte dos livros de brincadeiras da turma, que vocês vão organizar na seção "Projeto em equipe".
Planejamento
1 Converse com os colegas e escolham uma destas parlendas.
O macaco foi à feira
Uni, duni, tê
Lá em cima do piano
Um, dois, feijão com arroz
Apresentação
2 Apresentem a parlenda escolhida à turma.
- Os integrantes de cada grupo devem recitar a parlenda todos juntos, em voz alta.
- Assistam à apresentação dos colegas em silêncio e com atenção.
Avaliação
3 Avaliem a apresentação de parlendas.
-
Preencha o quadro abaixo. Respostas pessoais.
Avaliação da parlenda Sim Não O grupo recitou a parlenda com todos falando ao mesmo tempo e em voz alta? Vocês ficaram em silêncio, prestando atenção às apresentações dos outros grupos? - Conversem com a turma e o professor sobre suas respostas.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Parlendas
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP12,
EF15LP13, EF15LP15, EF12LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
O trabalho com a oralidade na escola não deve estar restrito às interações orais informais. Desde os anos iniciais, é importante desenvolver as habilidades dos estudantes em relação aos gêneros orais que exigem maior planejamento, organização e escuta atenta, aspectos que precisam ser ensinados.
Planejamento e apresentação
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Escolha uma das parlendas, escreva-a na lousa e peça aos estudantes que realizem a leitura coletivamente.
Na escolha das parlendas, se necessário, ofereça mais possibilidades aos estudantes, como "Corre cutia", "Rei, capitão", "Papagaio louro", "Cadê o toucinho que estava aqui?".
Ao orientar as produções orais, faça sugestões relacionadas à pronúncia clara das palavras, à entonação da voz, à ênfase e expressividade de certas sílabas, palavras ou expressões, à mudança de timbre, ao volume da voz, que deve ser audível, ao ritmo com que as palavras são ditas etc. Além disso, oriente os estudantes em relação à postura corporal e aos movimentos das mãos e da cabeça durante a declamação das cantigas. Esses fatores contribuem para a produção de sentidos e a clareza da fala.
Avaliação
Atividade 3
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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Jogo Mímica das onomatopeias
Onomatopeias são palavras que reproduzem algum som ou barulho. Por exemplo, quando algo explode, costuma-se usar a onomatopeia "Booooom!".
■ Participantes: toda a turma, separada em duas equipes.
■ Material
✔ plaquinhas com onomatopeias
✔ tesoura com pontas arredondadas
✔ canetas coloridas
■ Preparação para o jogo: recortar as plaquinhas das páginas 251 e 253 e escrever ou desenhar as onomatopeias sugeridas pelo professor.
■ Regras
- A equipe deve escolher um participante por rodada para interpretar a mímica.
- O professor indicará a cena ao participante que interpretará a mímica.
- O participante deve reproduzir a cena apenas gesticulando, sem emitir nenhum som.
- A equipe à qual ele pertence deve escolher uma plaquinha que represente a onomatopeia.
- Se a equipe acertar em até três tentativas, ganha um ponto.
- Vence a equipe que tiver o maior número de pontos.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Mímica das onomatopeias
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP14.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
O estudo das onomatopeias costuma despertar o interesse dos estudantes dessa faixa etária. Aproveite a oportunidade para engajá-los.
Preparação para o jogo
Peça aos estudantes que compartilhem as onomatopeias que conhecem e façam registros na lousa. Depois, prepare as plaquinhas e as distribua para que escrevam e ilustrem as onomatopeias. Essas plaquinhas produzidas para o jogo podem ser organizadas posteriormente, em uma exposição no mural da sala.
Veja a seguir alguns exemplos de onomatopeias e mímicas que podem representá-las.
Onomatopeias | Mímicas | |
---|---|---|
Ding dong | → | Tocando campainha |
Zaaaaaz | → | Correndo muito rápido |
Splashh | → | Caiu (mergulhou) na piscina |
Poof | → | Truque de mágica (fez algo sumir) |
Smack | → | Mandando um beijo |
Regras
Leia as regras do jogo para a turma e, durante sua realização, vá anotando cada ponto das equipes na lousa, organizando o placar.
67
CONHECER MAIS PALAVRAS
■ Converse com seu grupo e preencha os espaços vazios da história em quadrinhos abaixo com onomatopeias. As respostas são sugestões.
Slep! Slep!
Nham! Nham!
Pum!
Poft!
Poft!
Zuuuuup!
Ploct!
Slep! Slep!
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Atividade
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
O desenvolvimento de vocabulário, componente essencial para a alfabetização, pressupõe que os estudantes possam ampliar gradativamente seu universo vocabular. As onomatopeias, palavras cujas pronúncias imitam um som, que pode ser um ruído, a voz dos animais, sons da natureza etc., também constituem o universo lexical dos falantes.
As respostas são apenas sugestões, assim os estudantes poderão sugerir e/ou criar suas próprias onomatopeias.
68
Projeto em equipe Uni, duni, tê, fiz um livro pra você!
O que fazer
Que tal você e sua turma reunirem as brincadeiras que escreveram na seção "Produção escrita" e as parlendas que apresentaram na seção "Produção oral" e montarem um livro com elas?
Como fazer
1 Organizar os textos.
Escrevam em folhas separadas as parlendas que vocês recitaram na seção "Produção oral".
Reúnam essas parlendas e as regras de brincadeira que produziram na seção "Produção escrita".
Ilustrem os textos para deixar as instruções mais claras e as parlendas mais divertidas.
Escolham o título do livro de brincadeiras.
Em uma folha, escrevam o nome de todos os estudantes que participaram do trabalho. Essa folha ficará logo depois da capa.
2 Fazer a capa.
Peçam para o professor que corte uma cartolina em dois pedaços um pouco maiores que as folhas. Uma será a capa da frente, e a outra será a parte de trás.
Escrevam o título do livro e ilustrem a capa.
Escrevam também a identificação da turma e o nome do professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: Uni, duni, tê, fiz um livro pra você!
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP09, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Como fazer
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Os estudantes precisam retomar as regras de brincadeiras, produzidas na seção "Produção escrita" e escrever as parlendas recitadas na seção "Produção oral" desta unidade.
Se a turma trabalhou coletivamente na seção "Produção escrita", esse é o momento de praticar a escrita individual para compor o livro de brincadeiras da classe.
Os estudantes poderão preparar desenhos para ilustrar as brincadeiras, enriquecendo os textos e possibilitando outras aprendizagens.
Na atividade 2, prepare com a turma uma bela capa. Nela, deverão constar:
- o título da obra - Livro de Brincadeiras;
- uma ilustração.
Na contracapa, proponha a organização dos nomes dos estudantes em ordem alfabética.
Disponibilize diferentes livros para análise e proponha aos estudantes que conversem sobre a estrutura e a organização adequadas para o livro da turma.
69
3 Montar o livro.
Juntem todas as folhas com os textos e as ilustrações e as coloquem entre as capas.
Ponham as brincadeiras em ordem alfabética. Se houver mais de um texto sobre uma mesma brincadeira, numerem cada um deles. Por exemplo, se duas pessoas escolherem amarelinha, os títulos ficarão Amarelinha 1 e Amarelinha 2.
Coloquem as parlendas em ordem alfabética também.
Com as folhas e as capas bem-arrumadas umas sobre as outras, peçam a ajuda do professor para fazer dois furinhos em uma das margens.
Pelos furinhos, passem um barbante, uma cordinha ou uma fita para prender as folhas e as capas.
Depois de pronto, façam um rodízio para levar o livro para casa e mostrá-lo às pessoas que moram com vocês.
Avaliar o trabalho
Preencha o quadro e converse com os colegas e o professor.
Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
Você trabalhou bem em equipe? | ||
Há algo que você faria diferente em uma próxima atividade em equipe? | ||
Vocês pretendem mostrar o livro aos colegas de outras turmas? |
MANUAL DO PROFESSOR
Sugere-se que alguns estudantes sejam escolhidos ou se apresentem voluntariamente para fazer as ilustrações e montar a capa do livro.
Por fim, elabore com a turma o sumário: os nomes das brincadeiras e dos escritores, em ordem alfabética, seguidos do número da página em que elas se encontram.
Esse livro poderá ter diversos destinos: apresentação na mostra cultural da escola, doação à biblioteca, empréstimo entre integrantes da classe ou troca entre as classes de 2o ano da escola, entre outros.
É importante combinar com os estudantes quais serão os destinatários do livro, para que eles possam considerá-los no momento do planejamento, da escrita, da revisão, da edição dos textos e da finalização.
Avaliar o trabalho
Após completarem a tabela de avaliação, procure também dar feedbacks individuais aos estudantes. Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
70
Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado com fundo colorido.
A vida não me assusta
Sombras nas paredes
Barulhos pelo corredor
A vida não me assusta nem um pouco
Cachorros maus latindo alto
Nuvens que parecem fantasmas
A vida não me assusta nem um pouco.
Velha e má Mamãe Ganso
Leões à solta
Eles não me assustam nem um pouco
Dragões colocando fogo
Na minha manta
Isso não me assusta nem um pouco.
Eu faço bu
Para fazê-los irem embora
Eu zombo
De como eles correm
Eu não vou chorar
Então, eles voam para lá
Eu apenas sorrio
Eles vão à loucura
A vida não me assusta nem um pouco.
[...]
Maya Angelou. Poesia completa. Bauru (SP): Astral Cultural, 2020.
2 Cite três coisas que não assustam quem fala no poema.
Sugestões: sombras nas paredes, barulhos pelo corredor, a vida, cachorros maus etc.
3 Marque com um X as palavras em que as letras r e l representam o mesmo som que nas palavras dragões e leões.
cobra X
cachorro
bruxa X
caldo
escola X
amuleto X
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP18,
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
O ideal é que até o final do 2o ano os estudantes leiam com fluência 80 palavras por minuto. Para avaliar a fluência em leitura oral, você pode chamá-los individualmente à sua mesa e pedir a eles que leiam o poema "A vida não me assusta" (com 95 palavras), sem treino prévio. Considerando a leitura de 80 palavras por minuto, cada estudante deve levar um pouco mais de um minuto para ler o texto. Você também pode pausar o cronômetro ao final do trecho realçado, que apresenta exatamente 80 palavras.
Aproveite este momento para identificar os motivos pelos quais a turma pode estar apresentando dificuldades em relação à fluência da leitura. É comum que estudantes do 2o ano não consigam ler em voz alta porque ainda não conseguem ler sílabas complexas (CVC e CCV) e palavras mais extensas. Nesse caso, procure realizar atividades que reforcem a compreensão da correspondência grafema-fonema.
Atividade 2
Compreensão de textos
Espera-se que os estudantes consigam depreender as informações presentes no texto.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, os estudantes podem pronunciar as palavras em voz baixa, a fim de perceber o som pronunciado, sem atrapalhar os colegas.
Atividade 4 (p. 111)
Produção de escrita
Espera-se que os estudantes sigam a estrutura do poema, criando versos e não frases.
Atividade 5 (p. 111)
Fluência em leitura oral
A expectativa ao fim do 2o ano é que os estudantes leiam essa quantidade de palavras do convite (40 palavras) em meio minuto.
Atividades 6 e 7 (p. 111)
Compreensão de textos
Atividade 8 (p. 111)
Conhecimento alfabético
A escolha é livre, no entanto é importante que os estudantes escrevam as letras nos espaços correspondentes.
71
4 Complete a estrofe com dois versos sobre o que não assusta você.
Resposta pessoal.
A vida não me assusta nem um pouco.
5 Leia o convite em voz alta para o professor.
ANIVERSÁRIO DA MANOELA
JOÃO FELIPE,
VENHA PARTICIPAR DA MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS!
QUANDO: DIA 18 DE MARÇO, ÀS 14 HORAS
ONDE: RUA PAULO ABRÃO, 19, NO SALÃO DE FESTAS DO PRÉDIO.
VAMOS BRINCAR E COMEMORAR JUNTOS!
6 Para qual evento é o convite? Faça um X na resposta.
- Para um casamento.
- Para um aniversário. X
7 Quem convida e quem é o convidado? Relacione-os
- Manoela
- João Felipe
- convidado b
- convida a
8 Escreva três letras maiúsculas e suas correspondentes minúsculas.
Resposta pessoal.
—
—
—
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 2
Brincadeiras
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "brincadeiras";
- conhecer e compreender diversos gêneros (convites e história em quadrinhos);
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva do conhecimento alfabético e da ortografia;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e ortográficos (letras maiúsculas, minúsculas e dígrafos);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produção escrita (regras de brincadeiras) e produção oral (parlendas), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP010 a MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada nas páginas MP032 e MP033 deste Manual do Professor.