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UNIDADE 3 ANIMAIS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 3
Animais
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender os gêneros textuais conto de fadas e poema.
- Desenvolver habilidades de compreensão de textos orais e escritos.
- Apreciar o gosto pela audição e leitura de contos de fadas e poemas.
- Praticar a precisão e a velocidade na leitura.
- Adquirir vocabulário receptivo e expressivo.
- Revisar o alfabeto, a ordem alfabética e as letras de imprensa e cursiva.
- Escrever um relato pessoal.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Utilizar corretamente o singular e plural, o masculino e feminino dos substantivos.
- Produzir um jornal falado.
- Fazer uso de conhecimentos gramaticais e ortográficos nas produções escritas.
- Expressar-se oralmente com clareza.
- Conhecer palavras iniciadas pelo prefixo des-.
- Desenvolver práticas de literacia familiar com a leitura de textos da unidade.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, são apresentadas histórias possivelmente já conhecidas dos estudantes: "O Patinho feio" e um poema que faz a releitura da fábula "A cigarra e a formiga". É possível que os estudantes se sintam mais confiantes ao estudá-los. Aproveite esse contexto para envolver a turma e engajá-la nas atividades.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta Unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Você reconhece esses animais? Sabe dizer qual é o nome deles?
Resposta pessoal. Jacaré-do-pantanal e tuiuiú.
- Quais são as diferenças entre eles?
Jacaré-do-pantanal: réptil, anda em quatro patas, pode mergulhar na água, tem a pele em escamas etc. Tuiuiú: ave, anda em duas patas, voa, é coberta de penas etc.
- Onde você imagina que estão?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP03, EF15LP09,
EF15LP10, EF15LP11.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
A imagem de abertura apresenta animais em aparente interação no Pantanal Mato-grossense.
Antes de ler a legenda, peça aos estudantes que observem atentamente a imagem e comentem o que mais lhes chama a atenção. Pergunte quais animais aparecem nela, se são animais ferozes ou mansos, em que ambiente eles estão, se são iguais ou diferentes entre si, se nadam, andam ou voam etc. Incentive-os a compartilhar suas impressões.
Proponha as perguntas apresentadas no livro.
Na primeira questão, espera-se que os estudantes reconheçam, em especial, o jacaré, pois é um animal mais presente no imaginário infantil. No caso do tuiuiú, é possível que os estudantes não o conheçam e mencionem apenas que se trata de uma ave, um animal que voa.
Na segunda questão, incentive-os a observar as diferenças entre esses animais com relação a tamanho, quantidade de patas, modo como se locomovem, revestimento de seus corpos. Proponha que levantem hipóteses sobre o que eles comem, onde dormem, onde vivem, quanto tempo vivem etc. Se considerar interessante, proponha que, em grupos, façam uma pesquisa sobre essas questões e compartilhem com a turma toda.
Na terceira questão, incentive-os a levantar hipóteses sobre onde estão os animais. Pergunte se já estiveram em um lugar assim, com animais soltos ou se já visitaram algum lugar em que viram esses animais ou outros. Pergunte ainda o que eles acham dos animais estarem juntos e, por fim, incentive-os a compartilhar o que sentem ao olhar para a imagem: medo, curiosidade, emoção etc.
Leia a legenda da imagem e revele que os animais se encontram no Pantanal Mato-grossense. Apresente num mapa a localização. Para que os estudantes vejam onde se localiza o Pantanal e tenham uma noção da dimensão de seu tamanho, mostre um mapa da América do Sul ou do Brasil e aponte o Pantanal.
Converse sobre a importância da preservação dos animais e da vegetação do Pantanal para todo o Brasil e o mundo. Para buscar informações sobre a importância de sua preservação, sugerimos os seguintes endereços:
- https://oeds.link/99KmOx;
- https://oeds.link/ZCrkbs. (Acessos em: 18 jun. 2021.)
Se possível exiba o vídeo da TV Brasil sobre o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, disponível em: https://oeds.link/ccmhda. (Acesso em: 25 jun. 2021.)
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um conto de fadas.
- Você conhece a expressão "ser o patinho feio da família"? O que imagina que ela significa? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Por que as estações do ano são importantes nessa história?
- Preste atenção à leitura do professor. Depois, realize a leitura em voz alta com a turma. Fique atento à entonação e à expressividade dos diálogos.
O Patinho Feio
Em uma bonita manhã de outono, a pata Sofia construiu seu ninho de gravetos perto do lago. Então passou a chocar. E, depois de trinta e três dias, cinco de seis ovos se quebraram, e os filhotinhos nasceram - todos belos e saudáveis.
Sorrindo, a bicharada foi visitar a mamãe e os bebês:
- Que lindos patinhos, tão amarelinhos, já aprendendo a nadar. Sejam bem-vindos!
Mas ainda havia um ovo, que não se abria.
- Será que não vingará? - os animais se perguntavam.
Preocupada e esperançosa, Sofia continuou a chocar. Enfim a casca trincou, e nasceu uma avezinha bem diferente, que não tinha a mesma cor e graciosidade de seus irmãos. A família achava isso estranho:
- Quá-quá-quá!
- Aquele patinho é cinzento!
- Patinho desajeitado!
- Patinho feio!
O pobrezinho era sempre excluído, sentindo-se triste e solitário. De tanto sofrer, resolveu fugir.
- Vingará:
- sobreviverá, crescerá.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP15,
EF15LP16, EF15LP18,
EF12LP01, EF02LP26,
EF02LP28.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Leia as perguntas preparatórias para os estudantes e incentive-os a participar da discussão que antecede a leitura do texto. Na primeira pergunta, explique que a expressão "patinho feito" nem sempre se refere à aparência física; geralmente faz referência ao indivíduo que não tem as mesmas habilidades ou características dos demais membros de um grupo.
Em "Durante a leitura", considere que a compreensão do texto selecionado demanda conhecimentos específicos dos estudantes sobre as estações do ano. Assim, na segunda questão, para auxiliá-los, divida a lousa em três partes. Na primeira parte, registre o que eles sabem sobre as estações do ano. Na segunda, escreva o título da história. Peça aos estudantes que o leiam e respondam: Como será a história que vamos ler? Organize a conversa e registre as hipóteses deles. Na terceira parte da lousa, escreva a ligação entre o enredo da história e as estações do ano. Pergunte: Qual será a relação entre o texto que vamos ler e as estações do ano? Organize a conversa e mais uma vez registre as hipóteses levantadas por eles.
Finalizado, peça-lhes que façam uma leitura silenciosa do texto e tentem descobrir o significado das estações do ano na história. Depois, pergunte-lhes: Alguma das hipóteses registradas na lousa se aproxima dos acontecimentos da história? Valorize as descobertas.
Mostre aos estudantes que, a cada mudança de estação, aconteciam transformações na vida do Patinho Feio. Pergunte: O que aconteceu com ele no final do outono? E no inverno? E na primavera? O que pode ter acontecido com ele no verão? Registre as respostas dos alunos na lousa.
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Nadou durante todo o dia, em busca de um lar que o acolhesse. Já anoitecendo, o patinho chegou a uma lagoa cheia de marrecos. Ele se aproximou e tentou se agrupar. Novamente zombaram dele:
- Você não pertence à nossa família, pato feio, que não sabe mergulhar!
Rejeitado, o patinho partiu. Não só nadou, como andou muito. Quando quase se abeirava de um rio, viu um bando de gansos flutuando sobre as águas.
- Eles são cinza e se parecem comigo. Achei a minha família!
Mas os gansos o expulsaram com ruídos estridentes:
- Não aceitamos estranhos em nosso lar!
No entanto, o patinho desprezado nunca desistia... Enquanto procurava, ia crescendo e se emplumando. Certo dia, encontrou uma grande lagoa, onde viviam aves de pescoços longos e sinuosos, de plumas alvas, com elegância inigualável.
Essas aves foram dóceis com o recém-chegado. Então, ele resolveu ficar todo o inverno, sendo bem cuidado e amado.
No início da primavera, em uma manhã perfumada pelas cerejeiras, o pato acordou com um grande alvoroço:
- Que linda plumagem! Quanta beleza!
Sem acreditar nos elogios, ele olhou para o reflexo na água e se deu conta de que pertencia àquela família. Na verdade, o patinho feio era um cisne — o mais bonito de todos!
Ministério da Educação (org.). O patinho feio. Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020. (Coleção Conta pra mim).
- Abeirava:
- chegava perto.
- Estridentes:
- muito altos, barulhentos.
- Emplumando:
- ganhando plumas, ou seja, penas.
- Sinuosos:
- cheios de curvas.
- Alvas:
- brancas.
- Inigualável:
- única, que não há igual.
- Alvoroço:
- agitação.
MANUAL DO PROFESSOR
Após estabelecer relação entre o texto e as estações do ano, faça uma nova leitura em voz alta com entonação e bastante expressividade, de forma pausada, para que os estudantes possam acompanhá-la e segui-la como modelo na leitura que farão. Depois de sua leitura, pergunte aos estudantes se há, no texto, palavras ou expressões cujo sentido desconheçam. Em caso afirmativo, trabalhe os sentidos contextualmente e, se considerar oportuno, busque os significados no dicionário e exponha aos estudantes.
Depois de feita a sua leitura, prepare a turma para a leitura em voz alta. Você pode dividir a turma em pequenos grupos e destinar uma pequena parte do texto para cada grupo, distribuindo-a entre seus integrantes, para uma leitura em jogral.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Para ampliar a conversa proposta no boxe inicial do "Para ler", apresente alguns ditados populares: "Filho de peixe peixinho é", "Antes só que mal acompanhado", "Quem ama o feio bonito lhe parece", entre outros. Pergunte aos estudantes se conhecem outros e registre-os na lousa, com o significado apresentado por eles.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor e realizar a leitura em voz alta com os colegas, leia o texto silenciosamente, prestando atenção à pontuação.
Dica: Buscar, a cada vez, melhorar a precisão ao ler as palavras, a velocidade da leitura e a entonação de sua voz, de acordo com a pontuação do texto.
2 Para melhorar a fluência na leitura, leia três vezes em voz alta o trecho abaixo.
"Rejeitado, o patinho partiu. Não só nadou, como andou muito. Quando quase se abeirava de um rio, viu um bando de gansos flutuando sobre as águas.
- Eles são cinza e se parecem comigo. Achei a minha família!
Mas os gansos o expulsaram com ruídos estridentes:
- Não aceitamos estranhos em nosso lar!"
Compreender o texto
3 Converse com os colegas e o professor.
- Por que o título do texto é O Patinho Feio?
Espera-se que os estudantes percebam que o título se refere à personagem principal, que era vista pelos demais membros da comunidade como um pato muito feio e estranho. - Afinal, o Patinho Feio era um pato? Era feio? Por quê?
Ele não era um pato, mas um cisne. Na opinião das outras personagens, era feio, pois não se parecia com um filhote de pato. Porém, no final da história, ele se revela um lindo cisne. - Por que o Patinho Feio ficou feliz quando descobriu quem realmente era?
Ficou feliz porque não seria mais maltratado ou perseguido e porque finalmente havia encontrado o grupo ao qual pertencia de fato.
4 Marque a resposta correta de acordo com o texto.
-
Por que o Patinho Feio era infeliz?
Porque era maltratado por todos. X
Porque era desengonçado.
Porque estava cansado.
-
Quando o Patinho Feio se sentiu feliz pela primeira vez?
No verão.
No inverno.
Na primavera. X
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividades 1 e 2
Fluência em leitura oral
Na atividade 1, oriente os estudantes a refletir sobre a importância da pontuação no sentido do texto e na expressividade da leitura em voz alta.
Na atividade 2, leia o boxe "Dica" para os estudantes e oriente-os a ler individualmente o trecho selecionado três vezes. Peça que façam a leitura em voz alta de forma clara e em tom audível, prestando atenção na pronúncia das palavras, na pontuação, nas pausas e caprichando na entonação e na expressividade. Oriente toda a turma a não falar durante a leitura dos colegas e a não fazer interrupções.
Enquanto os estudantes fazem essa leitura em seus lugares, caminhe pela sala e acompanhe ao menos uma das leituras de cada um deles. Peça que façam a leitura para você e, se necessário, faça correções e sinalize melhorias.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP15,
EF15LP16, EF15LP18,
EF12LP01, EF02LP26,
EF02LP28.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 3
Compreensão de textos
Assim que fizer a leitura de cada item, solicite aos estudantes que respondam em voz alta e oriente o restante da turma a complementar o que o colega disse. Solicite ainda que busquem no próprio texto trechos que justifiquem suas respostas.
Oriente os estudantes a prestar atenção à fala um do outro, a não interromper enquanto os colegas falam e a se expressar com tom de voz audível para que toda a turma entenda.
Atividade 4
Compreensão de textos
Os itens dessa atividade aprofundam a interpretação textual. Peça aos estudantes que os façam individualmente.
Proponha ainda que comprovem suas respostas com trechos do texto. Auxilie-os nesse processo e converse sobre as informações apontadas, explorando as relações entre os trechos e o contexto: Por que rir ou caçoar de alguém causa tristeza? Por que quando o patinho viu seu reflexo se sentiu feliz pela primeira vez?
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5 Relacione as personagens da história a suas atitudes em relação ao Patinho Feio.
- marrecos
- gansos
- patos
- Diziam que ele era cinzento, feio e desajeitado. c
- Disseram que ele não pertencia à família porque não sabia mergulhar. a
- Eles o expulsaram dizendo que não aceitavam estranhos em seu lar. b
6 Numere os acontecimentos na ordem em que eles aparecem na história.
O Patinho Feio foge e encontra alguns marrecos. 2
O Patinho Feio é expulso pelo grupo de gansos. 3
O Patinho Feio encontra cisnes nadando em uma lagoa e se aproxima deles. 4
A família em que o Patinho Feio nasceu não o tratava bem porque o achava estranho. 1
7 Quando o Patinho Feio avistou os gansos, pensou ter encontrado a sua família. Releia o trecho:
"- Eles são cinza e se parecem comigo. Achei a minha família!
Mas os gansos o expulsaram com ruídos estridentes:
- Não aceitamos estranhos em nosso lar!"
- Por que o Patinho Feio pensou que os gansos eram sua família? Esse motivo foi suficiente para os gansos o aceitarem?
Porque os gansos também eram cinza e se pareciam com ele. Não, pois, mesmo sendo parecidos, os gansos disseram que não aceitariam na família um estranho, ou seja, alguém que não conheciam.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Compreensão de textos
Converse com os estudantes sobre as personagens da história. Se necessário, copie a atividade na lousa e realize coletivamente. Em seguida, peça aos estudantes que respondam no livro.
Atividade 6
Compreensão de textos
Nessa atividade, é preciso que os estudantes sejam capazes de relacionar as frases apresentadas com o texto lido. Peça que recontem a história oralmente antes de se dedicarem à numeração dos acontecimentos. Assim, eles resgatarão a sequência das ações, bem como os conflitos vividos pelo Patinho Feio até descobrir sua verdadeira identidade. Se julgar interessante, peça que pintem de cores diferentes e numerem os parágrafos nos quais aparecem cada um dos fatos.
Se necessário, ajude-os usando marcadores temporais: O que aconteceu em uma manhã de outono? O que aconteceu no final do outono? E durante o frio do inverno? E o que ele descobriu quando chegou a primavera?
Koch e Elias (2006) explicam que, para compreender um texto, são necessários três tipos de conhecimento: linguísticos, de mundo e interacionais.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
Atividade 7
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leia em voz alta o trecho indicado na atividade e proponha a questão aos estudantes. Incentive-os a compartilhar oralmente suas opiniões sobre o porquê da atitude dos gansos.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Se considerar oportuno, para problematizar, modifique a palavra feio por diferente. É importante mencionar que o Patinho dito feio pelos outros é apenas diferente dos demais. Uma forma de fazê-los apreender essa questão da diferença é pedir a todos que se olhem e percebam em que são iguais e em que são diferentes. Leve-os a perceber que no fundo todos somos diferentes e as diferenças precisam ser acolhidas e respeitadas. A ideia é que os estudantes possam compreender que ser diferente do outro não faz ninguém melhor ou pior, apenas diferente. Leve-os a perceber, por exemplo, como seria chato se todo mundo fosse completamente igual, tivesse o mesmo gosto, fizesse sempre as mesmas coisas.
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8 O que o Patinho Feio descobriu ao ver seu reflexo na água?
Descobriu que era um cisne.
9 Escreva o que aconteceu de importante na vida do Patinho Feio em três estações do ano.
Outono
O Patinho Feio nasceu.
Inverno
O Patinho Feio foi bem cuidado e amado pelos cisnes.
Primavera
O Patinho Feio descobriu que pertencia à família de cisnes e que era o cisne mais bonito de todos.
10 Qual estação do ano não é citada no texto?
O verão.
11 Quanto tempo se passou entre o nascimento do Patinho Feio e o dia em que ele descobriu que era um cisne? Como você concluiu isso?
O período equivalente à passagem de três das quatro estações do ano.
12 O que você acha que essa história pode ensinar?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tenham entendido algo como não se deixar levar pelas aparências, aceitar as diferenças etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Compreensão de textos
Tanto nessa atividade quanto na anterior, pretende-se que os estudantes sejam capazes de inferir as informações implícitas no texto. É importante ressaltar que a decifração do código alfabético é apenas o início do processo de leitura, pois nela estão envolvidos outros conhecimentos que também devem ser ensinados na escola, como a habilidade de inferir.
Pergunte-lhes qual o significado dessa descoberta para o Patinho Feio. Espera-se que eles percebam que o patinho descobre que, na verdade, ele não era feio, mas que ele não era um pato, e sim um cisne. Ele era diferente da família em que nasceu, mas, ao longo de sua caminhada, encontrou outros que eram cisnes como ele e, então, ficou aliviado e feliz, pois foi aceito em sua diferença.
Atividade 9
Compreensão de textos
Produção de escrita
Relembre os estudantes sobre a atividade preparatória realizada no início da seção, na qual fizeram um levantamento prévio a respeito do texto e das estações do ano. Incentive-os a praticar a escrita e faça a correção individual da atividade, a fim de mapear as dificuldades individuais e coletivas.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Produção de escrita
Integre a atividade 9 com História e Geografia. Para isso, você vai precisar de um calendário anual. Pergunte: Em que dia e mês começa o verão? E o outono? E o inverno? E a primavera? Registre no calendário as respostas.
Após a identificação das estações no calendário, conte com os estudantes os meses de duração de cada uma delas. Ajude-os a observar que, quando se completa o ciclo das estações do ano, passou-se um ano.
Atividade 11
O tempo entre o nascimento do Patinho Feio e a descoberta de que era um cisne foi de aproximadamente meio ano. Depois da observação do calendário e do estudo do tempo de duração de cada estação do ano, é possível chegar a essa conclusão com um cálculo que os estudantes podem fazer sozinhos.
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Os contos de fadas são histórias muito antigas. Eram contadas oralmente de geração em geração até começarem a ser registradas por escrito. Muitas vezes, apresentam um ensinamento.
Ampliar o vocabulário
13 Escreva o nome da personagem principal do conto de fadas que você leu.
Patinho Feio
-
O nome dele era esse por ele ser:
filhote. X
adulto.
-
Você sabia que há palavras específicas para nomear alguns filhotes de animais? Veja:
cavalo/égua → potro/potra
bode/cabra → cabrito/cabrita
porco/porca → leitão/leitoa
- Agora é sua vez de fazer uma lista com nomes de filhotes de animais. Escreva mais três.
Resposta pessoal.
- Compartilhe sua descoberta em voz alta com os colegas.
Para ler em casa
Agora que você já leu o conto de fadas em aula, vamos refazer a leitura com a participação das pessoas da sua casa? Cada um deve assumir uma personagem do conto e também suas falas, e outro deve ser o narrador. Prestem atenção à expressividade dos diálogos e à entonação da leitura.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF13LP03
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 13
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Pergunte aos estudantes como seria o nome do conto, caso a personagem principal fosse adulto. Espera-se que respondam "Pato Feio".
Para ler em casa
Leia o boxe em voz alta para os estudantes e dê orientações sobre como devem fazer a atividade em casa com os familiares. Enfatize a importância da leitura pausada, com entonação adequada e com expressividade.
Esse momento de Literacia Familiar além de ser um momento de compartilhar aprendizagens, favorece o aprofundamento da relação com a leitura fora da escola, contribuindo assim para o desenvolvimento do vocabulário e da fluência leitora.
Atividade 12 (p. 78)
Compreensão de textos
Produção de escrita
Os estudantes escreverão o que entenderam ser o principal ensinamento da história. Nas fábulas, a avaliação é apresentada ao leitor por meio da moral; nos contos de fada, a lição a ser aprendida precisará ser construída pelo leitor. Você poderá auxiliar os estudantes a perceber que a história mostra que diferenças não devem ser motivo de separação ou de discórdia e que não se deve caçoar de uma pessoa ou bani-la por ela não ser como a maioria. A convivência é sempre possível, desde que todos os envolvidos se respeitem.
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Estudo da língua
Ordem alfabética
1 Leia em voz alta as letras do alfabeto.
- Elas estão desorganizadas. Organize as letras colocando-as em ordem alfabética.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
2 Leia o nome destas crianças.
- Agora, observe o alfabeto que você organizou e descubra as letras que aparecem antes e depois da letra inicial dos nomes das crianças.
A letra k, de Kaori, está entre o j e o l .
A letra w, de Wilson, está entre o v e o x .
A letra y, de Yuri, está entre o x e o z .
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Ordem alfabética
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP03,
EF12LP06, EF02LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Um bom recurso didático é disponibilizar para a turma um alfabeto no mural da sala de aula ou na parede acima da lousa para que possam consultá-lo sempre que necessário. É importante que ele seja feito com letras que possam ser vistas nitidamente até pelo estudante que estiver sentado na última carteira.
O alfabeto para o mural da sala pode ser feito com diferentes materiais. Seria interessante incluir os estudantes na confecção dele. Para isso, escreva - ou digite e imprima - cada uma das letras do alfabeto em caracteres maiúsculo e minúsculo. Faça apenas o contorno externo, como no exemplo a seguir:
Entregue uma letra a cada estudante para que pintem. Caso a sala tenha mais do que 26 estudantes, repita algumas letras do alfabeto, como as vogais.
Após terem pintado as letras, chame-os, em ordem alfabética, para que lhe entreguem as letras que fizeram. Fixe-as conforme as for recebendo.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Após a realização da atividade 1, verifique se os estudantes entenderam o que é e para que serve a ordem alfabética. Pergunte-lhes: Para que serve a ordem alfabética? Onde é possível encontrá-la? Espera-se que respondam que ela serve para organizar itens, facilitando, dessa forma, a localização deles. Pode ser encontrada em dicionários, agendas telefônicas, guias, bibliotecas, livrarias e fichas médicas, entre outros.
Chame a atenção para a ordem alfabética dos nomes da turma. Reforce que, na chamada feita no início da aula para ver quem compareceu à escola, a lista de presença é organizada em ordem alfabética.
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3 Escreva as letras que faltam para completar o alfabeto.
A | B | C | D | E | F | G | H | I |
J | K | L | M | N | O | P | Q | R |
S | T | U | V | W | X | Y | Z |
- Recite o alfabeto em voz alta.
4 Escreva estas palavras em ordem alfabética no quadro a seguir.
pato
lago
primavera
jacaré
voar
campos
verão
baleia
baleia | pato |
campos | primavera |
jacaré | verão |
lago | voar |
-
Que letras você teve de observar para colocar as palavras em ordem alfabética?
A primeira e a segunda letra.
Para colocar palavras em ordem alfabética, devemos comparar a primeira letra dessas palavras. Se duas palavras começarem com a mesma letra, devemos comparar a segunda letra, e assim por diante.
-
Agora, coloque em ordem alfabética as palavras pato, panela, vovô e voar.
panela, pato, voar, vovô
-
Até que letra você teve de comparar?
Até a terceira letra.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Comente que as letras k, w e y são usadas não só em nomes próprios, mas em palavras com origem em outras línguas e em símbolos, como kg (quilograma). Complemente esta atividade pedindo aos estudantes que, em duplas, escrevam outras palavras que comecem com essas letras. No momento da correção, peça a cada dupla que dite uma palavra com uma dessas letras para você e transcreva-a na lousa, fazendo a correção necessária.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Depois de feita a atividade, organize os estudantes para recitar o alfabeto em forma de jogral. Faça primeiro uma recitação conjunta deixando que os estudantes visualizem a ordem correta das letras do alfabeto e depois proponha o jogral, incentivando-os a recitar o alfabeto sem olhar.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Primeiro, leia em voz alta as palavras do quadro, depois, transponha as palavras na lousa e faça a atividade conjuntamente com a turma. Peça que façam individualmente os itens a, b, c.
Observe, na correção, se a turma apresenta dificuldade em colocar em ordem alfabética palavras de uma lista. Leia o boxe conceito e certifique-se de que a colocação em ordem alfabética ficou clara para todos.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Para aprofundar a atividade 4 e o boxe conceito, coloque uma lista desordenada de palavras na lousa ou alguns nomes dos próprios estudantes da turma, e peça que a coloquem em ordem alfabética. Nesse caso, procure apresentar mais de uma palavra que comece com a mesma letra, para que assim possam refletir sobre a ordem correta de sua disposição sequencial na lista.
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Letra de imprensa e letra cursiva
1 Leia com o professor e os colegas o que está escrito na capa do livro a seguir.
- Qual é o título do livro?
Juju na cozinha do Carlota. - O que esse livro ensina a fazer?
Receitas muito fáceis para crianças. - Qual é o brinde para quem comprar o livro?
Uma cartela de adesivos.
2 Marque as palavras do quadro abaixo que são escritas com o mesmo tipo de letra do título do livro.
amora
feijoada
beija-flor X
BAHIA
pomar X
canjica X
ABELHA
Carla X
- Copie da capa do livro um texto que também é escrito com esse tipo de letra.
29 receitas muito fáceis para crianças
O texto que você copiou e o título do livro foram escritos com letra cursiva, que também chamamos de escrita à mão.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Letra de imprensa e letra cursiva
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Peça aos estudantes que observem atentamente a capa do livro antes de pedir a leitura textual propriamente dita. Para isso, você pode propor perguntas, como: O que vocês veem nessa imagem? (Espera-se que consigam identificar que se trata de uma cena que se passa em uma cozinha, pois vemos uma menina cozinhando, um fogão, uma pia, panelas penduradas etc); Quem são as personagens que aparecem na capa? (uma menina, um gato, um cachorro e um coelho).
Depois disso, pergunte do que eles acham que o livro vai tratar. Espera-se que respondam que o livro vai tratar de algo relacionado ao universo da cozinha. A ideia é que a turma consiga, por meio da leitura de imagem, antecipar a parte escrita da capa do livro.
Por fim, solicite a resolução das atividades propostas. Se considerar necessário, ajude-os a identificar as respostas para os itens b e c, que são apresentadas com letras menores na capa.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Proponha as seguintes questões: As letras usadas na capa desse livro são do mesmo tamanho? Do mesmo tipo? Elas têm a mesma cor? O objetivo das perguntas é levá-los a observar a tipografia usada. Estimule os estudantes a estabelecer hipóteses sobre o porquê de haver letras de diferentes tipos, tamanhos e cores. Ouça as hipóteses deles e comente que geralmente usa-se diferentes tipos, tamanhos e cores de letras para diferenciar as informações dipostas na capa, chamando a atenção do leitor para as informações essenciais.
Leia em voz alta o boxe conceito para os estudantes e exemplifique escrevendo na lousa uma mesma palavra com letra imprensa e com letra cursiva e peça que as comparem.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Apresente diferentes capas de livros e peça que os estudantes comparem os tipos de letras usadas nelas. Outra possibilidade é oferecer revistas e jornais que possam ser recortados e pedir que recortem letras de diferentes tipos (cursiva e imprensa) e de diferentes tamanhos.
83
3 Observe como as letras cursivas são traçadas no alfabeto maiúsculo e minúsculo.
- Passe o lápis por cima das letras e treine a escrita delas.
4 Leia o texto abaixo e assinale as respostas corretas.
Esse texto está escrito em:
letras maiúsculas. X
letras de imprensa. X
letras minúsculas.
letras cursivas.
A letra de imprensa, também chamada de letra de fôrma, costuma ser usada em livros, jornais e revistas.
5 Qual é a diferença entre uma palavra escrita com letra de imprensa e uma escrita com letra cursiva? Espera-se que os estudantes percebam que, nas palavras escritas com letra cursiva, ou manuscrita, as letras são ligadas umas às outras.
6 Escreva seu nome em letra de imprensa e, depois, em letra cursiva.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Escreva as letras cursivas na lousa e incentive os estudantes a traçá-las. Sugerimos que faça a indicação da direção de escrita de cada letra com uma seta, para que percebam como escrevê-las.
Chame a atenção para a forma correta de segurar o lápis para possibilitar o melhor traçado das letras.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Espera-se que os estudantes resolvam corretamente esta atividade, uma vez que já tiveram bastante contato com diferentes tipos de letra. Explique que esse tipo de letra também é chamado de letra de imprensa, pois ela é mais usada na imprensa, isto é, em livros, jornais e revistas.
Atividades 5 e 6
Conhecimento alfabético
Para que a diferença entre a letra de imprensa e a cursiva fique mais evidente, oriente-os a escrever o próprio nome usando os dois tipos de letra, prestando atenção em como as letras são traçadas. Se considerar oportuno, demonstre na lousa a escrita do seu próprio nome ou de outra palavra e peça que se atentem às diferenças entre uma escrita e outra. Caso eles não mencionem a ligação entre as letras cursivas e o fato de as letras de imprensa serem escritas soltas entre si, chame a atenção perguntando: Qual tipo de letra é mais solta? Qual é mais interligada?
84
Produção escrita
Relato pessoal
O texto que você leu na seção "Para ler" conta a história de um patinho feio que, depois, descobriu que era um lindo cisne.
Você já viu um patinho? Tem um animal de estimação? Já presenciou algum acontecimento com animais?
Que tal contar por escrito essa experiência aos seus colegas?
Ao final dos trabalhos, seu texto ficará exposto com o dos colegas no mural da sala, para que outras turmas também leiam os relatos pessoais de vocês.
Planejamento
1 Ler um exemplo de relato pessoal escrito.
Ontem eu estava descansando um pouco com minha mãe em um banco da praça quando, de repente, um cachorro se aproximou.
Vi que o dono dele estava por perto, mas fiquei parado, sem me mexer, com medo de ele me morder.
Então o cachorro se aproximou mais de minha mãe e começou a cheirar o pé dela. E se ele mordesse minha mãe?
Porém, quando ela fez um carinho nas costas dele, pronto, todo o meu medo passou. Ele começou a abanar o rabinho e pareceu todo feliz.
Então criei coragem e fiz um carinho nele também. Como era bonito e que pelo macio ele tinha! Estava cheiroso. Acho que tinha acabado de tomar banho.
Fiquei até com vontade de ter um cachorrinho...
2 Conversar com os colegas.
- Você já viveu uma situação parecida com essa do relato?
Resposta pessoal. - Quem aparece nesse relato?
Eu (autor do texto), a mãe, o cachorro e o dono do cachorro. - Quando e onde aconteceu a situação?
Ontem, em um banco da praça. - Que sensações e sentimentos aparecem no relato?
Medo, susto, felicidade, coragem. - Por que a atitude da mãe acalmou o filho?
Porque, ao ver que o cachorro não mordeu a mãe, o filho percebeu que o animal era manso.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Relato pessoal
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF02LP01,
EF02LP14.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Planejamento
Atividade 1
Compreensão de textos
Proponha a leitura individual e silenciosa do relato pessoal apresentado. Em seguida, faça uma leitura em voz alta para a turma, de forma clara, audível e expressiva. Depois, peça que contem, em voz alta, o que entenderam sobre o texto.
Para que os estudantes comecem a se aproximar do gênero textual relato pessoal, você pode propor algumas perguntas norteadoras, como: O texto que vocês acabaram de ler e escutar conta a história de uma personagem ou traz o relato da vivência de uma pessoa? Vocês acham que o que foi contado nesse texto é uma experiência real ou uma história inventada? O objetivo dessas questões é fazer com que os estudantes reflitam sobre a essência desse gênero textual, que costuma trazer experiências reais de alguém. Incentive a participação de todos. Ofereça um tempo para essa discussão.
Atividade 2
Peça aos estudantes que se reúnam em duplas e conversem sobre as questões propostas na atividade. Novamente, incentive-os a compartilhar suas ideias, opiniões e entendimentos sobre o texto lido e discutido. Se considerar oportuno, proponha outras questões aos estudantes: O que vocês acharam desse texto? Se estivessem na situação do menino, vocês acham que sentiriam medo do cachorro? Por fim, pergunte à turma se alguém já viveu uma experiência parecida com a narrada no relato e, em caso afirmativo, convide-o a compartilhar com os colegas em voz alta.
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3 Escolher uma história que você viveu e refletir sobre ela.
- Com que animal aconteceu o fato?
- Que outras pessoas participaram desse momento?
- Quando isso aconteceu? Onde aconteceu?
- O que aconteceu? Qual foi a causa desse acontecimento?
- Que sentimentos e sensações você teve nessa experiência?
Escrita
4 Fazer um rascunho do relato.
- No caderno, escreva um rascunho de seu relato pessoal, considerando as reflexões feitas na atividade 3.
Avaliação e reescrita
5 Revisar sua escrita.
a) Releia o relato que você escreveu e responda às questões a seguir.
Respostas pessoais.
Revisão da escrita | Sim | Não |
Você descreveu o acontecimento vivido, as pessoas e o animal que participaram dessa sua experiência? | ||
Registrou onde, quando e por que ocorreu a situação? | ||
Destacou os sentimentos e as sensações vivenciadas? |
b) O professor vai avaliar sua escrita e indicar se há algo para você corrigir.
6 Ilustrar o relato pessoal.
- Faça um desenho bem bonito e colorido para ilustrar seu relato pessoal.
Socialização
Leitura e exposição no mural da sala
7 Leia seu relato para os colegas e ouça o deles com atenção e respeito.
8 Siga as orientações do professor para expor seu texto e o dos colegas no mural da sala.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 4
Produção de escrita
Explique aos estudantes que num relato o autor narra um acontecimento vivido por ele. Esclareça também que, ao relatar o que aconteceu o autor também pode apresentar as sensações e os sentimentos vivenciados naquele momento. Destaque a importância de identificar os participantes daquela situação e de localizar o fato no tempo e no espaço. Chame a atenção para o uso da primeira pessoa (eu, minha, vi, fiquei etc.).
Assim, auxilie-os na escrita do relato e proponha que o escrevam levando em conta as questões apontadas.
Depois de finalizada a primeira versão do relato, peça que o avaliem tendo em vista os critérios de revisão textual propostos. Leia os relatos dos estudantes e faça as correções necessárias.
Ao final do processo de escrita, incentive os estudantes a ilustrar e colorir o relato.
Avaliação e reescrita
Atividade 5
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Socialização
Atividades 7 e 8
Fluência em leitura oral
Incentive os estudantes a praticar a leitura em voz alta do texto que escreveram. Após o treino, reserve uma data e horário para que possam apresentar os relatos produzidos aos colegas. Oriente-os a ouvir com atenção e respeito a leitura de todos, a não interromper os colegas e a esperar a sua vez de falar.
Proponha uma exposição das produções em um mural ou varal dentro da sala de aula ou em algum ambiente dentro da escola.
Consideração sobre dificuldade
Proponha que a atividade 3 seja feita oralmente. Para isso, disponibilize um tempo e peça que tentem se lembrar de uma história que viveram ou que presenciaram, em que havia um animal e uma ou mais pessoas envolvidas. Escreva as questões na lousa, a fim de orientar a reflexão e nortear o planejamento inicial do texto.
Peça, então, que contem, um a um, uma situação que tenham vivido, quem participou dessa situação, quando e onde ela ocorreu, qual foi o desfecho e que sentimentos ela despertou neles. Ressalte que o relato pessoal é geralmente feito em primeira pessoa, isto é, quem narra a história usa o pronome "eu" e conta a partir de sua perspectiva o que ocorreu e os sentimentos que tal experiência lhe causou.
86
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema sobre animais que são personagens de uma fábula bem conhecida.
- Observe as ilustrações. Quais são os animais que aparecem no poema?
- Você conhece alguma fábula em que eles são personagens? Compartilhe essa fábula com seus colegas. Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Veja se você consegue identificar as rimas do poema.
- Preste atenção à leitura do professor, à expressividade e entonação dele e às pausas que ele faz.
Sem barra
Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho,
a cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!
José Paulo Paes. Olha o bicho. São Paulo: Ática, 2011.
Que curioso!
José Paulo Paes (1926-1998) escreveu muitos poemas para as crianças, mas, na verdade, começou escrevendo para os adultos. Também foi tradutor e (quem diria?) químico!
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP18, EF12LP19,
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP15,
EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
O poema dessa seção propicia aos estudantes mais um ponto de vista sobre a fábula "A cigarra e a formiga", apresentada na unidade 5 do 1o ano desta coleção.
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que observem atentamente as ilustrações do poema e pergunte se reconhecem essas figuras. Espera-se que identifiquem a cigarra e a formiga. Incentive-os então a compartilhar se conhecem alguma história em que essas duas personagens aparecem e, em caso afirmativo, peça que compartilhem o que sabem. Leve-os a perceber que a formiga e a cigarra são personagens de uma fábula clássica.
Depois disso, explique que você lerá um poema para a turma em que essas duas personagens aparecem. Oriente-os a prestar a atenção em sua leitura.
Em "Durante a leitura", pergunte aos estudantes se eles lembram o que são rimas e deixe-os livres para compartilhar o que sabem sobre isso. Se considerar oportuno, peça que falem alguma rima. Em seguida, comente que o poema que será lido tem rimas.
Procure fazer uma leitura bastante expressiva do texto, cuidando para que as rimas do poema sejam enfatizadas e as pausas respeitadas. A sua leitura será um modelo para a leitura que os estudantes farão mais adiante.
Depois da leitura, pergunte aos estudantes o que eles entenderam sobre o poema. Para isso, você pode propor algumas perguntas, como: O que acontece nessa história narrada no poema? Espera-se que percebam que, enquanto a formiga trabalha, a cigarra canta, mas esse cantar alivia o trabalho da formiga.
Pergunte se eles sabem de quem é o poema que você acabou de ler. Peça que localizem no texto o nome do autor. Espera-se que mencionem José Paulo Paes, o autor.
Leia o boxe "Que curioso!" para os estudantes e conte um pouco sobre esse autor. É possível saber mais sobre o poeta acessando o endereço a seguir: https://oeds.link/naw0je (acesso em: 27 jun. 2021). Verifique a possibilidade de buscar outros livros do autor na biblioteca da escola ou em sites da internet para que possam explorar livremente.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em dupla, você e um colega vão reler, em voz alta, o poema Sem barra.
- Alternem a leitura a cada estrofe.
- Depois, troquem de ordem para praticar a leitura de todas as estrofes, sempre prestando atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra.
2 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir. Respostas pessoais.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
A cada vez que leu um verso, você se lembrou de ler alto e com ritmo adequado? | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com entonação de voz e de acordo com a pontuação? | ||
Pronunciou bem as palavras para todos entenderem? |
Compreender o texto
3 Que animais aparecem nesse poema?
A cigarra e a formiga.
4 Observe o poema novamente e responda às questões a seguir.
- Quantos versos há no poema? 12
- O poema tem quantas estrofes? 3
-
Quantos versos existem:
- na primeira estrofe? 5
- na segunda estrofe? 2
- na terceira estrofe? 5
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividades 1 e 2
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que leiam o poema para praticar sozinhos a própria fluência. Em seguida, organize-os em duplas e explique que deverão apresentar a leitura do poema, alternando entre si as estrofes.
Oriente-os a ler com voz audível, de forma ritmada e expressiva, respeitando o espaço entre as palavras, a pronúncia, de forma que os colegas possam compreender bem o que está sendo lido.
Em seguida, leia e explique o quadro de avaliação da leitura orientando sobre a importância de cada um dos critérios apresentados.
A autoavaliação é um momento importante, pois contribui para que, aos poucos, os estudantes tomem consciência do próprio papel no desenvolvimento de sua habilidade leitora e assim possam se comprometer com os treinos e as atividades solicitadas.
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Proponha aos estudantes que, em duplas, leiam os poemas para a turma. Assim, eles poderão praticar um pouco mais a fluência em leitura oral. Nesse caso, oriente-os a permanecer em silêncio enquanto cada uma das duplas faz a leitura.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF12LP18, EF12LP19, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP09, EF15LP15, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividades 3 e 4
Espera-se que os estudantes não apresentem dificuldades na atividade 3, uma vez que tiveram a oportunidade de trabalhar a interpretação do texto conjuntamente. No entanto, se considerar necessário, volte ao texto e peça que identifiquem visualmente essas personagens.
Para a correção da atividade 4, sugerimos que transcreva o poema na lousa e a faça com os estudantes. Observe se eles sabem diferenciar versos de estrofes. Se apresentarem dificuldades, retome com eles que o verso representa cada linha do poema e que a estrofe é um conjunto de linhas. A correta identificação de versos e estrofes será importante para as próximas atividades.
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5 Releia a primeira estrofe do poema e responda às questões.
"Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro."
a) O poema compara o trabalho da formiga com o da cigarra. O que cada um desses insetos faz?
- Formiga: carrega a comida para o formigueiro.
- Cigarra: canta o dia inteiro.
b) Por que o poeta repete a palavra canta nessa estrofe?
Para mostrar que a cigarra cantava sem parar, o tempo todo.
c) Quais palavras rimam nessa estrofe? Formigueiro, inteiro.
6 Releia a última estrofe do poema.
"Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!"
- Pinte de amarelo as palavras que rimam com formiga. cantiga, fadiga
- Pinte de azul a palavra que rima com cigarra. barra
7 Converse com os colegas e o professor e, juntos, criem uma nova moral para a fábula A cigarra e a formiga com base no poema Sem barra.
- Escrevam a nova moral.
Sugestão: Trabalhar ouvindo música é mais gostoso.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
No item b da atividade 5, converse com os estudantes sobre a utilização do recurso de repetição de palavras em um texto, para indicar intensidade ou algo realizado com frequência.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Verifique se os estudantes conseguem localizar, sozinhos, as palavras que rimam no poema. Se não conseguirem, retome com eles o que são as rimas explicando que elas ocorrem quando as palavras que possuem a mesma sonoridade em algumas de suas sílabas, especialmente nas finais.
Se julgar oportuno, escreva na lousa algumas palavras e peça que indiquem outras que possuem uma sonoridade parecida. Por exemplo, formiga/lombriga/amiga; cigarra/amarra etc.
Depois dessa explicação, peça que identifiquem as rimas da última estrofe do poema. Espera-se que indiquem cantiga/fadiga/formiga; cigarra/barra. Peça que releiam o poema e circulem com a mesma cor as palavras que rimam entre si na primeira estrofe do poema.
Atividade 7
Compreensão de textos
Produção de escrita
Relembre com os estudantes a moral da fábula "A cigarra e a formiga" e leve-os a compará-la ao que ocorre no poema. Para isso, proponha perguntas, como: O comportamento da cigarra é visto da mesma forma na fábula e no poema? Espera-se que respondam que não, já que na fábula o comportamento da cigarra é criticado, pois ela canta enquanto a formiga trabalha, e no poema, o fato de a cigarra cantar ajuda a formiga a trabalhar. Pergunte aos estudantes de qual moral eles mais gostaram, se a da fábula ou a do poema, e peça que compartilhem suas opiniões.
Incentive-os a criar mais de uma moral para a fábula, baseada na moral do poema.
89
Ampliar o vocabulário
8 Releia de novo a última estrofe do poema.
"Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!"
-
O que significa a palavra fadiga? Assinale a alternativa correta.
fome
empolgação
cansaço X
Observe a palavra em destaque na estrofe.
- Em que outro lugar do poema ela aparece? No título.
-
Assinale as alternativas em que a palavra barra é utilizada com o mesmo sentido em que aparece no poema.
Hoje levantei uma barra das grandes na academia.
Essa situação é bem barra pesada mesmo! X
Podemos escrever datas utilizando a barra, assim: 19/04/2023.
Estou triste. Está sendo difícil segurar a barra. X
Nos poemas, é comum usar palavras que podem ter mais de um sentido, como é o caso de barra, um objeto pesado utilizado para fazer musculação e que acabou tendo seu sentido ampliado na linguagem do dia a dia para indicar uma situação difícil.
Para ler em casa
Pergunte às pessoas que moram com você se elas conhecem a fábula A cigarra e a formiga. Se não conhecerem, peça-lhes que façam uma pesquisa sobre ela e contem a história para você. Depois, leia para elas o poema Sem barra e a nova moral criada por seu grupo e pergunte:
- Qual a diferença entre a moral da fábula e a do poema?
- De qual vocês gostaram mais? Por quê?
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Releia a última estrofe em voz alta para os estudantes e conduza-os em sua interpretação, levando-os a inferir o significado da palavra fadiga pelo contexto. Caso eles apresentem dificuldade em escolher a palavra correta, peça que substituam fadiga pelas outras palavras (fome e empolgação). A ideia é que, ao empregarem essas palavras, consigam entender o sentido do texto. Se julgar oportuno, busque o sentido da palavra fadiga no dicionário e leia para a turma.
Para a resolução do item c novamente os estudantes precisarão empregar a palavra barra com o mesmo sentido empregado no poema. Leia frase a frase e peça que indiquem qual apresenta o mesmo sentido que o empregado no poema. Espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que, no poema, barra significa problema, dificuldade muito grande.
Para ler em casa
Explique aos estudantes que eles deverão compartilhar com os familiares o poema "Sem barra", de José Paulo Paes. Oriente-os a pedir aos familiares que pesquisem alguma versão da fábula "A cigarra e a formiga" para lerem juntos. Explique aos estudantes que, com seus familiares, depois das duas leituras, ele deverão conversar sobre dois pontos: qual a diferença entre a moral da fábula e a moral do poema; e de qual eles gostaram mais e por quê.
Esse momento de literacia familiar, além de ser uma possibilidade de interação lúdica entre família e estudante, possibilita aos responsáveis ter mais contato e acompanhar o processo de aprendizagem das crianças, contribuindo assim para o desenvolvimento delas.
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
É importante que os estudantes percebam que as palavras, dependendo, do contexto em que são empregadas, adquirem novos e diferentes sentidos. Para que isso fique claro, apresente frases com palavras mais próximas ao cotidiano dos estudantes, como: "A manga da camisa do Pedro está rasgada", "Minha fruta preferida é a manga" e "Isso dá pano pra manga". Leve-os a perceber que nas três frases a palavra é a mesma, manga, mas os contextos são diferentes.
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Estudo da língua
Singular e plural
1 Observe as imagens.
- Escreva o que você vê na imagem A. Um patinho de borracha.
- Escreva o que você vê na imagem B. Dois patinhos de borracha.
Quando uma palavra representa apenas um elemento, dizemos que ela está no singular. Exemplo: uma formiga.
Quando uma palavra representa mais de um elemento, dizemos que ela está no plural. Exemplo: duas formigas.
2 Passe as palavras a seguir para o plural.
- casa casas
- corda cordas
- cigarra cigarras
- urso ursos
3 Complete as frases com o singular das palavras destacadas.
- Eu vi os jacarés de olhos brilhantes.
Eu vi o jacaré de olho brilhante . - Giovana visitou umas casas antigas.
Giovana visitou uma casa antiga .
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Singular e plural
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade 1
A atividade introduz o conceito de plural em s. Deixe que os estudantes escrevam a resposta. Depois, oriente-os a observar que, para descrever as imagens A e B, eles usaram a palavra pato escrita sem e com s final. Reescreva as frases na lousa chamando a atenção dos estudantes para a ausência de s em um caso e a presença dele em outro.
Leia o boxe conceito em voz alta. Tomando as respostas dos estudantes para os itens a e b, explique os conceitos de singular e plural. Mostre que, no primeiro caso, temos um pato, portanto um representante do elemento pato, enquanto no segundo temos dois patos, portanto, mais de um representante do elemento pato.
Atividades complementares
1. Proponha outras palavras aos estudantes e peça que analisem se estão no singular ou no plural, tendo em vista o boxe conceito. Sugestões: feijões, doce, cavalo, bolas, bicicleta, nuvens etc.
2. Proponha outras frases para que os estudantes passem para o plural ou para o singular. Sugestões: "Essa bolinha de gude é da Maria", "Esta pipa é de papel", "Meus dentes estão doendo" etc.
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4 Associe cada ilustração à palavra que representa seu plural.
- barris C
- homens E
- violões A
- anéis F
- faróis D
- álbuns B
Em geral, o plural é marcado pela letra s no final da palavra, mas existem casos em que é necessário alterar a terminação das palavras, como você pôde ver na atividade anterior.
5 Leia as frases em voz alta.
Comprei um lápis e uma borracha.
Os lápis de cor estão na mochila.
O ônibus saiu do terminal.
Os ônibus quebraram ao passar pela avenida.
- O que você percebeu de diferente nas palavras destacadas? Espera-se que os estudantes identifiquem que as palavras lápis e ônibus são iguais no singular e no plural.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Peça aos estudantes que observem cada ilustração, falem o nome em voz alta e a liguem à palavra que representa seu plural.
Depois disso, escreva na lousa as palavras no singular e sua correspondente no plural, colocando-as lado a lado.
barril - barris homem - homens violão - violões farol - faróis álbum - álbuns
Leve-os a comparar as palavras, perguntando se, para formar o plural dessas palavras, foi acrescentado apenas um s no final. Espera-se que percebam que não, pois, embora todas as palavras terminem com s, foi necessário mais que um s para formar o plural.
Para ficar ainda mais claro escreva na lousa:
gato - gatos barril - barris
Na primeira dupla, formou-se o plural acrescentando o s na segunda palavra. Já na segunda dupla, houve a perda do l da primeira palavra e o acréscimo do s para formar o plural.
Apresente aos estudantes algumas regras de formação de plural:
- palavras terminadas em m fazem plural em ns (homem/ homens);
- palavras terminadas em l fazem plural em is (cordel/ cordéis);
- palavras terminadas em ão fazem plural em ões (cordão/ cordões).
Dependendo do interesse da turma e de sua avaliação quanto ao desempenho e à motivação dos estudantes, você poderá apresentar outros exemplos, ampliando a observação de outras regras, como palavras terminadas pelas demais consoantes e outros casos de terminação em ão com plural em ãos e ães.
Atividade 5
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que leiam as frases primeiro silenciosamente, depois em voz alta, e respondam à questão proposta. Escreva as frases na lousa e leia uma a uma. Incentive-os a explicar em quais casos as palavras lápis e ônibus foram empregadas no singular e no plural.
Auxilie-os a observar que nem todas as palavras terminadas em s estão no plural. Algumas palavras podem ter a mesma forma tanto no singular quanto no plural e, nesses casos, é necessário observar os artigos que acompanham essas palavras (o/os/um/uns) e também o contexto em que elas são empregadas.
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Masculino e feminino
1 Leia as falas a seguir.
QUE GATO BONITO!
EU ACHEI A GATA MAIS BONITA!
- Observe as palavras em verde e responda: O que há de diferente entre elas?
A primeira palavra termina com a vogal o e a segunda termina com a vogal a.
A palavra bonita está na forma feminina. A palavra bonito está na forma masculina. O jeito mais comum de formar o feminino de uma palavra é substituindo a letra o por a no final.
2 Complete a segunda frase com o feminino das palavras em destaque na primeira frase.
O filho da Joana adora andar a cavalo.
A filha da Joana adora andar a cavalo.
3 Agora, complete a segunda frase com o masculino das palavras em destaque na primeira frase.
A garota estava brava com seu cão.
O garoto estava bravo com seu cão.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Masculino e feminino
Nesta seção, são trabalhados os gêneros masculino e feminino das palavras, com ênfase na concordância entre substantivos (nomes) e adjetivos (qualidade), embora não sejam utilizadas essas nomenclaturas.
Como falantes de língua materna, os estudantes trazem um conhecimento prévio relacionado à oralidade. É preciso, portanto, partir desse conhecimento e sistematizá-lo por meio de atividades que os levem ao conhecimento das normas urbanas de prestígio.
Atividade preparatória
Antes de iniciar a atividade 1, você pode fazer com os estudantes uma lista de nomes (substantivos) e qualidades (adjetivos), pedindo-lhes que relacionem um nome a um atributo. Escreva os pares na lousa, separando-os por gênero. Exemplos:
galo nervoso - galinha nervosa
menino alto - menina alta
pato branco - pata branca
gato barulhento - gata barulhenta
cachorro cheiroso - cachorra cheirosa
Auxilie-os a observar que esses nomes têm uma qualidade relacionada a eles, e que essa qualidade combina com o gênero (masculino ou feminino).
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Se considerar necessário, transcreva as frases da atividade na lousa e faça com os estudantes uma análise coletiva. É importante que fique clara a relação entre o gênero da palavra e o adjetivo que concorda com ela. Essa atividade também mobiliza o conhecimento alfabético, já que os estudantes precisam reconhecer a diferença entre as vogais.
Atividades 2 e 3
Chame a atenção dos estudantes para os termos (o/a) que acompanham as palavras filho/filha, garoto/garota. Não é necessário dizer que são artigos. Leve-os apenas a perceber que esses termos indicam se a palavra que eles acompanham é masculina ou feminina. Apresente outras palavras aos estudantes e peça que indiquem se antes delas colocariam a ou o. Por exemplo: mar, areia, sol, chuva, terra, pedra, raio, árvores, brinquedo.
93
4 Organize as palavras do quadro na tabela.
Palavras femininas | Palavras masculinas |
formiga | mundo |
parede | trabalho |
cantiga | colchão |
pulga | cantor |
5 Reescreva as frases fazendo as modificações necessárias.
- Nunca conheceu cantora tão bela e tão talentosa.
Nunca conheceu cantor tão belo e tão talentoso . - O vencedor do desafio é meu vizinho, um menino muito estudioso.
A vencedora do desafio é minha vizinha, uma menina muito estudiosa . - Jonas era um cachorrinho muito bonito e engraçado.
Mel era uma cachorrinha muito bonita e engraçada . - Luísa era a menina mais esforçada e estudiosa da turma.
João era o menino mais esforçado e estudioso da turma .
Uma palavra está no masculino quando antes dela podemos escrever o, os, um, uns etc. Por exemplo: o dono, os pratos, um cachorro, uns anéis.
Uma palavra está no feminino quando antes dela podemos escrever a, as, uma, umas etc. Por exemplo: a menina, as pessoas, uma parede, umas amigas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Escreva as palavras do quadro na lousa e as leia em voz alta. Depois, uma a uma, vá perguntando qual dos dois termos (a/o) eles usariam para acompanhá-las. O objetivo é que os estudantes coloquem em prática o que viram anteriormente e assim consigam identificar quais dessas palavras são femininas e masculinas. Em seguida, solicite que façam a atividade.
Os estudantes acabaram de ler um poema sobre a cigarra e a formiga. Caso apresentem dúvida se esses nomes são masculinos ou femininos, explique que são femininos, mas que, quando nos referimos ao gênero dos insetos cigarra e formiga, dizemos cigarra macho, cigarra fêmea, formiga macho e formiga fêmea. Se julgar oportuno, você pode explicar também que, para alguns animais, temos uma palavra que representa a fêmea da espécie e uma que representa o macho, como cavalo/égua.
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que, em duplas, acrescentem uma qualidade/característica para cada palavra da atividade 4. Se julgar necessário, apresente um exemplo: casa pequena (se fosse casaco, seria casaco pequeno). É possível que os estudantes apresentem adjetivos neutros, como grande, que poderia ser atribuído tanto a uma palavra de gênero feminino (casa grande) quanto a uma de gênero masculino (carro grande). Nesse caso, receba e ofereça em seguida um exemplo que traga a variação do adjetivo conforme o gênero do substantivo.
Em seguida, escreva na lousa as duplas de palavras formadas e peça que observem que a qualidade/característica atribuída será diferente, dependendo do gênero da palavra a que ela se refere. Se os estudantes apresentarem, por exemplo, formiga pequena, peça que usem o mesmo adjetivo associado a uma palavra masculina, perguntando: Como ficaria se fosse a palavra gato? O objetivo, mais uma vez, é que percebam que o adjetivo que acompanhará o substantivo deverá concordar com o gênero dele (masculino ou feminino).
Atividade 5
Por meio dessa atividade será possível avaliar se os estudantes compreenderam a relação entre o gênero do substantivo e os adjetivos ligados a ele.
Leia em voz alta o boxe conceito para os estudantes e verifique se entenderam. Proponha outros exemplos que tragam palavras acompanhadas dos artigos no plural (os/as/uns/umas). Peça ainda que formem frases com os substantivos apresentados no boxe atribuindo uma qualidade/característica a eles. Exemplo: "O dono daquele restaurante é muito bondoso". Nesse caso, pergunte como ficaria a frase se a palavra fosse dona. O objetivo é que os estudantes possam explorar novamente as relações entre substantivos (masculino e feminino) no plural, concordando-os com adjetivos também no plural.
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Produção oral
Jornal falado
Vamos preparar um jornal falado para o rádio com plateia.
Um jornal falado pode ser transmitido pela televisão (telejornal), pelo rádio (radiojornal) e, ainda, pela internet.
Nele, entre outros conteúdos, há entrevistas, notícias do dia, notícias esportivas, notícias culturais.
Os radiojornais costumam ter dois apresentadores, chamados âncoras, e alguns repórteres para transmitir as notícias.
Planejamento
1 Pesquisar e ouvir radiojornais na internet e no rádio.
- Observe como os radiojornais são apresentados pelos âncoras e pelos repórteres, o que é transmitido, o conteúdo e a sequência das notícias etc.
- Repare no que dizem os locutores e no modo como eles variam o jeito de falar e o tom de voz, de acordo com o que querem comunicar (surpresa, indignação, dúvida etc.).
- Escolha uma notícia sobre animais para reproduzir por escrito. Preste atenção ao que aconteceu, quando, onde e com quem. Essas informações são fundamentais em uma notícia.
Âncora é o principal apresentador nos noticiários.
Locutor é o profissional que, ao microfone, apresenta programas, faz entrevistas, lê textos e descreve acontecimentos, geralmente ao vivo.
2 Reunir-se com três colegas.
- Leia para eles a notícia que você reproduziu.
- Ouça com atenção as notícias dos colegas. Quais delas você achou mais esclarecedoras e completas?
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Jornal falado
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP12,
EF02LP19, EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Introduza a seção perguntando aos estudantes o que eles acham que é um jornal falado. Deixe-os livres para falar e receba as hipóteses deles. Espera-se que usem de seus conhecimentos prévios sobre jornal (telejornal, jornal impresso etc.) para estabelecer uma relação com a fala.
Em seguida, leia o boxe conceito e apresente a definição desse gênero. Pergunte se eles ou os pais deles costumam ver jornais falados e de qual tipo. Incentive-os a compartilhar suas experiências.
Oriente-os a observar a imagem da página e pergunte o que eles veem, peça que descrevam a imagem. Espera-se que percebam que se trata de uma rádio, pelo microfone, computador e equipamento de som. Em seguida, leia a legenda da foto.
O texto a seguir apresenta informações sobre o Projeto Rádio pela Educação:
O Projeto Rádio pela Educação (PRPE) foi criado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento, em 1999. Desde lá promove ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega a escolas espalhadas na região, através de radinhos a pilha, ou a energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais dos municípios de Santarém, Juruti, Belterra, Monte Alegre e Aveiro.
A partir do programa de rádio, que aborda o incentivo à leitura e à escrita, a educação ambiental, os direitos da criança e do adolescente, entre outros temas ligados à cidadania, os professores desenvolvem as atividades em sala de aula, com base em um Guia Pedagógico, produzido pela equipe do PRPE em parceria com a Universidade Federal do Pará.
Disponível em: https://oeds.link/aPuwsM. Acesso em: 28 jun. 2021. (Fragmento).
Planejamento
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Explique aos estudantes que eles produzirão um jornal falado em trios. Para isso, oriente-os nas etapas da produção: pesquisa, produção e apresentação.
Em relação à pesquisa, explique que eles deverão buscar informações sobre radiojornais. Para isso, eles precisarão ouvir alguns radiojornais e prestar atenção no assunto transmitido, na forma como é transmitido, quem apresenta esse conteúdo. Em seguida, deverão pesquisar uma notícia sobre animais e reproduzi-la por escrito prestando atenção às informações: o que, quando, onde, como e com quem.
Apresente a definição de âncora e locutor. Se julgar oportuno, pergunte antes aos estudantes se eles já ouviram falar nesses termos e se sabem o que significam.
95
c) Em seguida, o grupo vai escolher dois textos para serem apresentados em forma de jornal falado.
- Deem sugestões aos colegas para refazerem o texto das notícias: o que poderia ser acrescentado ou eliminado?
- Para cada notícia, lembrem-se de fazer uma chamada, ou seja, um pequeno texto destacando o que será contado.
d) A leitura das notícias deverá ser feita pelos três componentes do grupo, ficando cada um encarregado de expor uma parte do que será falado.
e) Ensaiem a leitura antes da apresentação. Leiam pausadamente, respirem durante a fala e expressem-se em tom de voz alto e com clareza para que todos ouçam.
3 Escolher os colegas que serão os âncoras.
- Criem um nome para o jornal falado.
- Antes da apresentação, a classe (que é a plateia) deverá escolher dois colegas para serem os âncoras.
- Cada grupo deve passar aos âncoras as chamadas das notícias que serão transmitidas, para que preparem uma abertura para cada bloco.
Apresentação
4 Apresentar o jornal falado.
- No dia marcado para a apresentação, os âncoras devem cumprimentar a plateia, dizer o nome do jornal, o dia, a hora etc.
- Em seguida, devem anunciar o assunto das notícias e passar a locução aos colegas que vão apresentar as notícias.
Avaliação
5 Avaliar a apresentação.
Dica: Vocês devem se basear nos radiojornais que ouviram em casa.
-
Preencham o quadro. Respostas pessoais.
Avaliação do jornal falado Sim Não A apresentação do jornal foi clara? Os locutores falaram em voz alta e firme? Falaram pausadamente e deram destaque às partes mais importantes da notícia? - Conversem com os colegas e o professor sobre suas respostas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Oriente os estudantes a se reunir em trios, compartilhar as notícias pesquisadas e escolher duas que serão apresentadas no jornal falado.
Enfatize aos estudantes que, para cada notícia escolhida, deve haver um texto pequeno, a chamada, que explique sucintamente sobre o que a notícia tratará. Os estudantes deverão distribuir os textos das notícias entre os três integrantes do grupo e ensaiar como será sua apresentação.
É importante que fique claro que as notícias produzidas e ensaiadas por todos os trios serão apresentadas no jornal falado. Portanto, cada integrante de cada trio será um locutor. Assim, é importante que a turma toda escolha dois colegas para serem os âncoras do jornal, isto é, aqueles que farão a chamada das notícias, passando a palavra para que os locutores, os repórteres, a apresentem.
Ressalte que a turma toda precisa criar um nome para o jornal falado.
Apresentação
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Auxilie os estudantes a organizar a apresentação das notícias, que podem estar reunidas pelo tipo de animal abordado. Durante a apresentação, os blocos podem ser separados por vinhetas. Se for este o caso, sugerimos que ajude a turma a escolher as músicas que podem compor as vinhetas que introduzirão os blocos. Se possível, grave e disponibilize o jornal na internet, divulgando o endereço para a comunidade escolar. Muitos modelos de telefone celular são capazes de gravar; todos os recursos disponíveis são válidos para que os estudantes tenham a experiência de escrever e de se apresentar para um público além do professor e dos colegas de turma, e a internet é uma ferramenta eficiente para isso.
Avaliação
Atividade 5
Oriente os estudantes a responder individualmente a tabela de avaliação, pensando em seus trios e em si próprios como locutores ou âncoras. Depois, proponha que avaliem coletivamente o desempenho da turma na apresentação do jornal falado. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Para finalizar, proponha uma roda de conversa para que avaliem conjuntamente as outras etapas: a pesquisa, a escrita da notícia, a organização e decisão de quais notícias seriam apresentadas etc. Leve-os a refletir sobre como interagiram, o porquê de suas escolhas, os critérios utilizados, como dividiram as notícias entre eles: Gostaram da experiência? O que foi mais difícil? Do que menos gostaram? O que podem melhorar para as próximas experiências em grupo?
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Jogo Bingo animal
■ Participantes: 3 jogadores e 1 coordenador
■ Material: 3 cartelas, 21 fichas, 32 marcadores (feijões, botões, tampinhas de garrafa ou pedaços de papel colorido)
■ Preparação para o jogo
✔ Providenciar os marcadores e distribuir 16 para cada jogador.
✔ Recortar as fichas e as cartelas que estão nas páginas 255, 257, 259 e 261.
✔ Embaralhar as fichas e deixá-las em um monte, voltadas para baixo.
■ Regras
1. Cada jogador recebe uma cartela.
2. O coordenador pega a primeira ficha do monte e lê em voz alta o desafio escrito nela, mas não lê a resposta (que está em vermelho). O jogador que tiver em sua cartela a palavra que responde ao desafio coloca um marcador sobre essa palavra em sua cartela.
3. A resposta correta poderá estar em apenas uma cartela, em duas ou nas três cartelas.
4. Concluído esse desafio, o coordenador pega uma nova ficha e o processo se repete.
5. O primeiro jogador a preencher toda a cartela diz "Bingo!". Então, o coordenador confere se a correspondência entre fichas e cartela está correta. Se não houver erro, esse jogador vencerá o jogo.
6. Se ninguém preencher a cartela após a última ficha ser lida, o vencedor será aquele que tiver mais acertos.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Bingo animal
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF15L12.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
A turma precisa estar agrupada em quartetos. Oriente-os a preparar as peças do jogo e a organizá-las sobre a carteira.
O jogo explora os conceitos de gênero e grau dos substantivos.
Enquanto os estudantes jogam, você pode passar pelas mesas e fazer intervenções para que eles explicitem os conceitos que estão sendo mobilizados.
Pergunte: A palavra que você marcou é o feminino/masculino de que palavra? Este é o diminutivo. Qual seria a forma normal? Esta palavra está no masculino ou no feminino?
O quarteto pode ser agrupado por afinidade ou, se você preferir, estabeleça outro critério.
Leia as regras do jogo e verifique se todos as entenderam; esclareça possíveis dúvidas.
Oriente os estudantes que forem os coordenadores a ler de forma pausada e em tom audível o desafio escrito nas fichas retiradas dos montes e peça aos outros que prestem atenção no que for lido, já que isso também contribuirá para desvendar a resposta correta.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP02, EF02LP10.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta seção os estudantes terão contato com palavras cujo prefixo indica ideias/ações contrárias, o prefixo des-.
Leia a frase do quadro em voz alta e pergunte se sabem qual seria a palavra contrária a desaparecer. Espera-se que os estudantes respondam aparecer.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Provavelmente os estudantes conhecem esse tipo de jogo. No entanto, se considerar necessário, explique que eles precisam procurar o que foi modificado de uma imagem para outra. Por isso, oriente-os a observar atentamente cada ilustração para descobrir os cinco erros. Deixe claro, no entanto, que a atenção deles precisa estar no que desapareceu, desorganizou, desmontou, descongelou e desligou de uma imagem para outra.
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Conhecer mais palavras
1 Você sabia que, quando usamos des- no começo de algumas palavras, elas passam a significar o contrário? Leia a frase a seguir.
Por causa da ação humana, de fatores climáticos e ambientais, algumas espécies de animais podem desaparecer.
Escreva, ao lado de cada palavra, o seu significado contrário.
- desaparecer aparecer
- ocupado desocupado
- desobediente obediente
- montado desmontado
2 Vamos brincar de "jogo dos 5 erros".
- Marque com um X o que: desapareceu, desorganizou, desmontou, descongelou e desligou de uma imagem para outra.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 3
Animais
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "animais" e praticar a leitura, desenvolvendo a precisão e velocidade, reconhecendo palavras no singular, plural, masculino e feminino;
- conhecer e compreender os gêneros textuais conto de fadas e poema;
- fazer leituras e desenvolver habilidades de compreensão de textos, localização de informações explícitas e análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva do conhecimento alfabético e da ortografia;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e ortográficos (como estudo da língua: ordem alfabética e singular e plural);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- escrever relato pessoal;
- planejar, produzir e apresentar um jornal falado;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem como os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do " Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP010 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.