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UNIDADE 4 ALIMENTOS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 4
Alimentos
Objetivos da unidade
- Desenvolver habilidades de compreensão de textos orais e escritos.
- Ler notícia e poema.
- Reconhecer rimas.
- Compreender e identificar encontros vocálicos.
- Compreender e identificar palavras com sons nasais.
- Compreender e identificar encontros consonantais.
- Produzir uma notícia escrita, empregando a estrutura desse gênero textual.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Recitar trava-línguas.
- Interagir com os colegas por meio de um jogo da memória e trabalhar o emprego do r e do rr.
- Pesquisar sobre alimentação e produzir folheto para campanha com recomendações de boa alimentação.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar com a leitura de textos da unidade.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, diversos gêneros serão trabalhados, como poema, notícias e trava-línguas. Os estudantes irão aprofundar seus conhecimentos alfabéticos, ampliar seus vocabulários, assim como compreender as principais características desses gêneros textuais. Aproveite o tema para levá-los a refletir sobre a importância de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Quais são os alimentos presentes na imagem?
Melancia, laranja e outros.
- Você já frequentou alguma feira livre?
Resposta pessoal. - O que é possível comprar na feira livre?
· Frutas, legumes, verduras, pastel, caldo de cana e itens diversos. - Qual é o seu alimento preferido?
Resposta pessoal. - Dos alimentos preferidos da turma, tem algum de que você não gosta?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC na seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Na primeira questão da abertura, faça um levantamento dos conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre os alimentos apresentados na imagem. Espera-se que percebam que são alimentos presentes em uma feira livre. A variação nos nomes ou mesmo o conhecimento dos elementos apresentados vão depender das experiências prévias dos estudantes (lugares em que moram ou compram seus alimentos).
Em seguida, pergunte qual é o alimento preferido deles. Peça que respondam em voz alta, enquanto você anota na lousa as opções apresentadas. Faça o questionamento sobre as preferências alimentares peça a eles que justifiquem suas opiniões, promovendo um pequeno debate entre a turma. Reforce a necessidade de respeitar os turnos de fala, mantendo o tratamento adequado no debate para que todos possam ser ouvidos e ter seu gosto respeitado.
Atividade preparatória
Antes de iniciar a abertura da unidade, convide os estudantes a refletir sobre a importância da alimentação para nossa saúde. Peça que falem nomes de alimentos que eles consideram saudáveis para o nosso corpo. Se achar oportuno, registre os comentários na lousa. Incentive-os a argumentar sobre os diversos motivos pelos quais o nosso corpo precisa de uma alimentação balanceada, como ter energia para andar, correr, falar, estudar etc.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler uma notícia. Converse com os colegas.
- Leia o título. O que você acha que o texto vai informar?
- Para você, esse assunto é importante? Por quê? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Leia silenciosamente a notícia a seguir, anotando as palavras das quais você não souber o significado.
- Com a turma, faça uma lista coletiva dessas palavras e depois registre-as no caderno de acordo com as explicações do professor.
Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo
Pesquisa analisou dados de mais de 7 mil crianças europeias
O ditado "somos o que comemos" acaba de ganhar ainda mais respaldo científico. Um estudo da Universidade de Gothenburg [Gotemburgo], na Suécia, analisou dados de 7.675 crianças europeias entre 2 e 9 anos e descobriu uma sólida conexão entre alimentação e bem-estar psicológico.
Quando o estudo começou, os pais dos participantes responderam a um questionário indicando quantas vezes por semana os filhos consumiam determinados tipos de alimentos. As crianças então receberam uma tabela mostrando que mudanças deveriam fazer para ter uma dieta mais saudável, consumindo menos açúcar e gordura e mais frutas e vegetais.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02,
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP03,
EF12LP08, EF12LP14.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Utilize as questões orais deste boxe para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o gênero notícia.
Em "Antes de ler", pergunte se sabem o que é uma notícia e onde podemos encontrar esse tipo de texto. Permita que os estudantes se expressem, estimulando-os a perceber que a principal função das notícias é informar fatos do dia a dia.
Em seguida, peça aos estudantes que façam a leitura do título do texto. Você pode propor uma segunda leitura coletiva em voz alta, garantindo que todos localizaram o título da notícia. Questione-os sobre o que eles acham que o texto vai informar. A intenção é que estabeleçam expectativas em relação ao texto, demonstrando conhecimentos prévios sobre o assunto.
Em "Durante a leitura", oriente os estudantes a fazer uma leitura silenciosa da notícia, sublinhar as palavras cujo significado desconheçam, e copiá-las no caderno. Depois, em duplas, eles podem trocar ideias sobre o que acham ou sabem sobre o significado das palavras. Em seguida, faça uma lista coletiva dessas palavras, conduza uma breve discussão do contexto em que foram utilizadas e apresente seu significado caso ainda haja dúvidas.
Comente com os estudantes que a palavra "Gothenburg" foi escrita de forma aportuguesada, entre colchetes, para facilitar a leitura.
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Após 2 anos, elas foram entrevistadas sobre autoestima, problemas emocionais e relacionamentos com pais e colegas. Os estudiosos descobriram que as crianças que mantiveram uma alimentação saudável no período demonstraram ter mais autoestima e melhores relacionamentos com os colegas do que as que não seguiram as recomendações alimentares.
O resultado foi independente do peso das crianças e da situação socioeconômica de suas famílias, o que surpreendeu os pesquisadores. Mesmo crianças acima do peso que mantiveram uma alimentação saudável demonstraram ter boa autoestima.
REVISTA Crescer online. Publicado em: 23 jan. 2018. Disponível em: https://oeds.link/D6DHtF. Acesso em: 21 maio 2021.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em voz alta, releia o parágrafo a seguir duas vezes.
- Preste atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra. Em seguida, perceba o ritmo e a velocidade com que você lê.
"Após 2 anos, elas foram entrevistadas sobre autoestima, problemas emocionais e relacionamentos com pais e colegas. Os estudiosos descobriram que as crianças que mantiveram uma alimentação saudável no período demonstraram ter mais autoestima e melhores relacionamentos com os colegas do que as que não seguiram as recomendações alimentares."
2 Agora, preencha o quadro a seguir para avaliar o desenvolvimento de sua leitura do trecho da atividade 1. Respostas pessoais.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
Ao fazer a leitura oral, você leu alto e pronunciou corretamente as palavras? | ||
Fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com ritmo e entonação de voz de acordo com a pontuação? |
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
- Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Oriente os estudantes a fazer a leitura do parágrafo extraído do texto. Peça que prestem atenção na pontuação utilizada e, em uma nova leitura, se atentem à pronúncia correta das palavras. Comente que a pontuação pode ser entendida como parte da organização do texto e que compreendê-la pode ser uma ferramenta útil no momento da leitura em voz alta.
Atividade 2
O objetivo dessa atividade é que os estudantes façam uma autoavaliação sobre suas habilidades de leitura em voz alta. Oriente-os a ler cada item e a sinalizar suas percepções sobre as próprias aprendizagens. Auxilie-os na reflexão sobre como podem avançar ou retomar pontos que foram considerados insuficientes.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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Compreender o texto
3 Converse com o professor e os colegas.
- Qual é o tema principal da notícia?
O tema principal é alimentação. - Que fato é informado no texto?
A notícia informa que um estudo analisou dados de 7.675 crianças entre 2 e 9 anos e descobriu uma sólida conexão entre alimentação e bem-estar psicológico. - Como começou o estudo que originou esse fato?
A partir de um questionário a que os pais das crianças responderam. - Sua hipótese sobre o que o texto iria informar foi confirmada? Explique aos colegas por que se confirmou ou não.
Resposta pessoal.
4 Responda às questões sobre o tempo e o lugar citados na notícia.
- Onde esse fato aconteceu?
Na Universidade de Gothenburg [Gotemburgo], na Suécia. - Quanto tempo decorreu durante o fato citado no texto?
A notícia cita que o estudo decorreu por cerca de dois anos.
5 Numere na ordem em que aconteceram as duas etapas do estudo indicadas a seguir.
2 As crianças receberam uma tabela mostrando as mudanças necessárias para ter uma dieta mais saudável.
1 Os pais indicaram quantas vezes por semana os filhos consumiam determinados tipos de alimentos.
6 Assinale os assuntos da entrevista com as crianças 2 anos após a realização da primeira parte do estudo.
X Autoestima
Alimentação
Hábitos saudáveis
X Problemas emocionais
X Relacionamentos com pais e colegas
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC na subseção
EF15LP01, EF15LP02,
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP03,
EF12LP08, EF12LP14.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividade 3
Compreensão de textos
Esta atividade traz questionamentos gerais para a compreensão do texto. Incentive os estudantes a reler a notícia antes de respondê-la. Oriente-os a fazer a leitura de forma pausada, conectando as informações apresentadas. No item d, confira com a turma se as hipóteses iniciais levantadas na leitura do título foram confirmadas. Auxilie os estudantes na interpretação das informações explícitas no texto.
Atividade 4
Compreensão de textos
Ressalte que algumas informações são importantes para que a notícia esteja completa. A falta de informações como tempo, espaço, participantes e fatos gera incompreensão.
Auxilie-os a localizar no texto expressões que marquem a passagem do tempo.
Atividades 5 e 6
Compreensão de textos
Auxilie os estudantes a localizar a ordem de acontecimentos dos fatos relatados. Explique à turma que, em uma notícia, nem sempre os eventos são relatados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos.
Consideração sobre dificuldade
Compreensão de textos
Na seção "Compreender o texto", é possível que alguns estudantes precisem de apoio para localizar as respostas das atividades no texto. Nesse caso, indique dois parágrafos a eles, o correto e outro, para que leiam e avaliem qual dos parágrafos pode ajudar na resposta.
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7 Segundo o texto, o resultado do estudo foi independente do peso das crianças e da situação socioeconômica das famílias.
- Os estudiosos já esperavam por isso? Justifique sua resposta.
Não. Porque mesmo crianças acima do peso que mantiveram uma alimentação saudável demonstraram ter boa autoestima, o que surpreendeu os estudiosos.
8 Responda às questões sobre a publicação e os elementos da notícia.
- Qual é o título da notícia?
Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo. - Qual é o subtítulo da notícia, também chamado de linha fina?
"Pesquisa analisou dados de mais de 7 mil crianças europeias." - Onde e quando foi publicada essa notícia?
Na revista Crescer online, em 23 de janeiro de 2018.
9 Releia o primeiro parágrafo da notícia e pinte no texto:
- de verde "o que é noticiado"; Um estudo.
- de azul "onde aconteceu o fato"; Na Universidade de Gothenburg [Gotemburgo], na Suécia.
- de vermelho "como aconteceu"; [O estudo] analisou dados de 7.675 crianças.
- de rosa "quem está envolvido no fato"; Crianças europeias entre 2 e 9 anos.
- de laranja "quais são as consequências do fato".
[O estudo] descobriu uma sólida conexão entre a alimentação e o bem-estar psicológico.
As notícias são textos jornalísticos que contam fatos recentes de interesse geral. Podem ser publicadas em jornais, revistas ou na internet.
O primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide. Geralmente, ele contém as principais informações do fato noticiado.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Compreensão de textos
Apesar de ter como resposta um trecho explícito do texto, a atividade exige recursos de interpretação de informações e de articulação de ideias.
Atividade 8
Compreensão de textos
Para essa atividade, convide os estudantes a retomar o texto, localizando as informações solicitadas e que estão expressas literalmente no texto. Auxilie-os, quando necessário, na localização das informações e oriente-os a copiar os trechos corretos respeitando a distribuição gráfica, o espaçamento, a pontuação e a escrita.
Atividade 9
Compreensão de textos
Com essa atividade, os estudantes poderão perceber que, logo no primeiro parágrafo, são apresentadas as principais e mais relevantes informações sobre a notícia. São expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor, com o intuito de que ele continue a leitura. Essa é uma característica típica do gênero. O primeiro parágrafo é chamado de lide. Nele geralmente são expostas as informações que responderão às seguintes questões: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê?
Atividade complementar
É interessante que os estudantes possam manusear, ler, analisar a estrutura de notícias, observar fotolegendas, comparar notícias que tenham fotolegendas e outras que não tenham, entre outros. Assim, se possível, leve para a sala de aula, diferentes notícias a fim de realizar esse comparativo. É importante também que percebam que esses textos podem ser veiculados em diferentes fontes, como jornais, revistas, rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos.
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10 Observe novamente a fotolegenda que acompanha a notícia que você leu.
- Como a fotolegenda é composta? Assinale a alternativa correta.
Apenas imagem.
Apenas texto escrito.
Imagem e texto escrito. X
Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda evitar alimentos como o hambúrguer em razão da composição nutricional desbalanceada.
Fotolegenda é uma fotografia acompanhada de legenda que costuma compor uma notícia. Legenda é o texto que descreve, explica ou comenta a foto.
Ampliar o vocabulário
11 Numere as explicações de acordo com a palavra ou expressão a que se referem.
- Bem-estar psicológico
- Autoestima
- Situação socioeconômica
- 2 Avaliação positiva de si mesmo, contentamento com o próprio modo de ser.
- 3 Condição em relação à sociedade e aos recursos financeiros.
- 1 Sensação agradável da mente, sentimento de satisfação.
Para ler em casa
Você vai ler, em voz alta, a notícia Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo com um adulto de sua convivência.
Juntos, leiam todo o texto, dividindo a leitura por parágrafos. Procurem respeitar a pontuação e a pronúncia das palavras e das frases. Observem se estão sendo pronunciadas por completo, sem interrupções inadequadas.
Depois, conversem sobre os hábitos alimentares que vocês têm em casa.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 10
Explique aos estudantes que as fotolegendas costumam acompanhar as notícias. Além de descrever a imagem, elas também ampliam as informações fornecidas na notícia. Ajude-os a perceber também que o texto escrito, na fotolegenda, é geralmente curto, mas deve conter informações relevantes.
Ampliar o vocabulário
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 11
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Para realizar esta atividade, além do trabalho de contextualização, se houver sala de informática na escola, apresente aos estudantes um dicionário digital. Um diferencial do dicionário digital é que a localização dos termos pode ser feita por meio da indicação no campo de busca da palavra que se quer encontrar, o que facilita a pesquisa. Auxilie na busca das definições solicitadas, faça a leitura com os estudantes e incentive-os a fazer reflexões sobre o sentido encontrado no dicionário e o contexto da notícia.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Incentive os estudantes a convidar seus pais ou responsáveis para lerem juntos a notícia trabalhada nessa seção. Peça que façam a leitura em voz alta, respeitando a pontuação e a pronúncia.
Ofereça dicas para que os estudantes possam organizar esse momento de leitura em casa:
- Defina com as pessoas de casa um bom momento para fazer a leitura, considerando um horário em que estejam disponíveis.
- Escolha um local da casa onde possam sentar-se para ler sem interrupções.
- Combine como será a leitura: a sugestão é que dividam a leitura em parágrafos.
- No final, conversem sobre o que compreenderam da notícia e os hábitos alimentares da família.
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Estudo da língua
Encontros vocálicos
1 Releia o título da notícia.
"Crianças que têm alimentação saudável são mais felizes, diz estudo"
- O que há em comum na posição das vogais em destaque nessas palavras?
As vogais estão uma ao lado da outra.
Leia em voz alta essas palavras, prestando atenção à separação das sílabas.
- Assinale a alternativa correta.
As vogais são pronunciadas sempre na mesma sílaba.
As vogais são pronunciadas sempre em sílabas diferentes.
As vogais podem ser pronunciadas na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. X
2 Agora, releia o subtítulo da notícia.
"Pesquisa analisou dados de mais de 7 mil crianças europeias"
- Ao ler a palavra pesquisa, quais vogais são pronunciadas e quais não são? As vogais e, i e a são pronunciadas e a vogal u não é pronunciada.
-
Releia as palavras abaixo.
analisou
crianças
europeias
- Qual é a palavra em que há duas vogais uma ao lado da outra na mesma sílaba? analisou
- Qual é a palavra em que há duas vogais uma ao lado da outra em sílabas diferentes? crianças
- Qual é a palavra em que há mais que duas vogais uma ao lado da outra? europeias
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Encontros vocálicos
Habilidades da BNCC na seção
EF12LP01, EF02LP05,
EF02LP08.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Os encontros vocálicos são os agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais na mesma sílaba ou em sílabas distintas. A classificação desses encontros é feita de acordo com a posição das vogais nas sílabas.
Nesta atividade, ajude os estudantes a perceber que, em algumas palavras, as vogais estão uma ao lado da outra. Peça que leiam em voz alta as palavras destacadas e as dividam em sílabas. Sugira que pronunciem as palavras devagar, marcando bem as sílabas e percebendo os momentos em que abrem e fecham a boca. Em seguida, reflita com a turma sobre as vogais serem pronunciadas na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Explique aos estudantes que algumas vezes a letra u não é pronunciada, como nos dígrafos qu e gu. Informe-lhes que, para ser encontro vocálico, é preciso que a letra u seja pronunciada. Sendo assim, nas palavras como ninguém, porque e pesquisa, apesar de haver vogais uma do lado da outra, não há encontro vocálico, mas dígrafo.
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Quando duas ou mais vogais estão uma ao lado da outra em uma palavra e são pronunciadas, temos um encontro vocálico.
3 Nas palavras analisou e europeias, há encontro vocálico, mas na palavra pesquisa não há. Por que isso acontece?
Espera-se que os estudantes concluam que só há encontro vocálico quando as vogais que aparecem uma ao lado da outra são ambas pronunciadas.
4 Leia como se classificam os encontros vocálicos e observe os exemplos.
Nos encontros vocálicos, duas ou mais vogais que são pronunciadas se encontram. Os encontros vocálicos são classificados de acordo com a posição das vogais nas sílabas.
- Hiato: quando as vogais estão em sílabas diferentes. Exemplos: rua: ru-a; podia: po-di-a; alegria: a-le-gri-a.
- Ditongo: quando duas vogais estão na mesma sílaba. Exemplos: feita: fei-ta; mais: mais; animais: a-ni-mais.
- Tritongo: quando três vogais estão na mesma sílaba. Exemplos: Uruguai: U-ru-guai; enxaguou: en-xa-guou; apaziguou: a-pa-zi-guou.
-
Releia em voz alta o primeiro parágrafo da notícia.
"O ditado 'somos o que comemos' acaba de ganhar ainda mais respaldo científico. Um estudo da Universidade de Gothenburg [Gotemburgo], na Suécia, analisou dados de 7.675 crianças europeias entre 2 e 9 anos e descobriu uma sólida conexão entre alimentação e bem-estar psicológico."
- Complete a tabela de classificação dos encontros vocálicos com palavras do parágrafo lido.
Ditongos | Tritongos | Hiatos |
mais | europeias | ainda |
Suécia | científico | |
analisou | Suécia | |
descobriu | crianças | |
conexão | ||
alimentação |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Se julgar oportuno, relembre para os estudantes a conceituação de dígrafos, retomando especificamente neste momento palavras em que a letra u não é pronunciada, como gu e qu.
Atividade 4
Leia com os estudantes as classificações dos encontros vocálicos. Em cada uma, auxilie na reflexão listando alguns exemplos apresentados pela turma.
No item a, oriente-os a fazer uma nova leitura do primeiro parágrafo da notícia já estudada e, com um lápis de cor, sugira que sinalizem as palavras que possuem encontros vocálicos.
Com as palavras destacadas, peça que completem a tabela no item b, escrevendo em cada coluna as palavras corretas considerando sua classificação: ditongos, tritongos e hiatos.
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Sons nasais
1 Releia o segundo parágrafo da notícia.
"Quando o estudo começou, os pais dos participantes responderam a um questionário indicando quantas vezes por semana os filhos consumiam determinados tipos de alimentos. As crianças então receberam uma tabela mostrando que mudanças deveriam fazer para ter uma dieta mais saudável, consumindo menos açúcar e gordura e mais frutas e vegetais."
- Copie desse parágrafo as palavras terminadas com m.
responderam, um, consumiam, receberam, deveriam - Há alguma palavra terminada com n?
Não. -
Observe os destaques que foram feitos em algumas palavras no parágrafo e leia em voz alta o quadro a seguir:
an
am
ã
- O som representado por essas letras é:
igual.X
diferente.
-
Há um sinal gráfico sobre a palavra então.
- Qual é o nome desse sinal? Til (~).
- Para que ele serve? Ele serve para indicar a nasalização das vogais a e o.
Na escrita, os sons nasais podem ser representados:
- com o til (~) nas vogais a e o. Exemplos: não, milhões.
- com o m ou o n após as vogais a, e, i, o, u.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Sons nasais
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Faça uma leitura coletiva do segundo parágrafo da notícia. Peça aos estudantes que façam a marcação com o lápis de cor nas palavras que terminam com a letra m e, em seguida, as copiem. Questione se no texto há palavras terminadas com a letra n e disponibilize tempo para que as procurem, observando cada palavra para chegar à resposta.
Ajude-os a notar o som similar representado por: an, am e ã. Se achar pertinente, apresente outras palavras para observarem o som no momento da fala.
Explique que os sons nasais são resultado da passagem de ar pelas cavidades bucal e nasal no momento da fala.
As vogais nasais, quando pronunciadas, possuem um som nasalizado (produzido com a ajuda do nariz e da boca) e vêm seguidas das consoantes m e n (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un), fechando sílaba, como em: am-bi-en-te, em-bri-ão, en-xa-me; im-pos-sí-vel, in-crí-vel; om-bro, on-tem; um, un-tar. E também podem vir acompanhadas do til (ã e õ). Exemplos: amanhã, mãe, avelã, manhã; põe, lições, corações e missões.
Para verificar se uma vogal é nasal, os estudantes podem pronunciá-la colocando os dedos na frente do nariz, para conferir a saída de ar sai pelas narinas. Para testar, peça que pronunciem as palavras maçã (nasal) e massa (oral).
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2 Complete os quadros de acordo com os exemplos.
a avelã | as avelãs |
o tobogã | os tobogãs |
a tecelã | as tecelãs |
a alemã | as alemãs |
a anã | as anãs |
a órfã | as órfãs |
a vilã | as vilãs |
a lição | as lições |
o colchão | os colchões |
o avião | os aviões |
a diversão | as diversões |
o camaleão | os camaleões |
a canção | as canções |
a visão | as visões |
o guardião | os guardiães |
o capitão | os capitães |
o cão | os cães |
o alemão | os alemães |
o pão | os pães |
o escrivão | os escrivães |
a mamãe | as mamães |
o artesão | os artesãos |
o irmão | os irmãos |
a mão | as mãos |
o grão | os grãos |
o cidadão | os cidadãos |
o órgão | os órgãos |
o órfão | os orfãos |
Em palavras que terminam com ão, o plural pode ser formado de diferentes formas. Para aprender, é só usar bastante as palavras.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Se achar oportuno, comente com os estudantes que na língua portuguesa há três formas de plural para palavras terminadas com o ditongo nasal ão. São elas: ães, ãos e ões. Explique que não existe uma regra para essas utilizações, portanto, é necessário escrever e aplicar a palavra várias vezes para aprender o plural correto.
Atividade complementar
Proponha à turma uma brincadeira, na qual os estudantes falarão palavras terminadas em ditongo nasal, desafiando os colegas a responder com o plural. Após a resposta, faça a verificação, informando aos estudantes se a forma apresentada está correta.
109
Produção escrita
Notícia
Você gostou de saber que uma alimentação saudável deixa as crianças mais felizes?
Que tal você escrever uma notícia sobre alimentação? Seus colegas de turma farão o mesmo.
Ao final dos trabalhos, as notícias produzidas pela turma serão expostas no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ler e se informar.
Planejamento
1 Pensar em um fato recente e importante sobre alimentos.
- Pode ser algo que aconteceu durante uma refeição em casa, em um lanche com amigos, ou um fato noticiado na TV ou no rádio.
2 Relembrar e registrar os detalhes do fato.
Respostas pessoais.
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Com quem aconteceu?
- Como o fato se desenrolou?
- Quais foram as consequências desse fato?
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Notícia
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF02LP01,
EF12LP11.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Planejamento
Produção de escrita
Atividades 1 e 2
A proposta prevê a retomada do gênero textual notícia. Relembre os estudantes que as notícias têm como principal objetivo fornecer dados sobre acontecimentos atuais. Mencione que elas são veiculadas em jornais, revistas, rádio, televisão ou internet.
Na atividade 1, ajude a turma a levantar fatos ocorridos no cotidiano deles, relacionados à alimentação, que foram noticiados. Em seguida, proponha que respondam às perguntas apresentadas na atividade 2. Aproveite para relembrá-los da importância do primeiro parágrafo, ou lide, na escrita de uma notícia. Nele, geralmente são apresentados brevemente as respostas para as perguntas: O quê? Onde? Quando? Com quem? Como? Os estudantes precisam ter claro que o lide apresenta essas informações intencionalmente para chamar a atenção dos leitores.
Atividade complementar
Se achar oportuno, leve aos estudantes notícias relacionadas a alimentos ou diferentes temas, para que possam se apoiar na escrita, assim como observar as características de sua estrutura.
110
3 Fazer um rascunho da notícia no caderno.
- Crie um título e um subtítulo para sua notícia.
- No primeiro parágrafo do texto (lide), escreva as principais informações que compõem a notícia.
- Nos parágrafos seguintes, informe os detalhes do fato, para garantir a clareza e a importância da notícia.
4 Ilustrar sua notícia e fazer uma fotolegenda para ela.
- Pesquise em jornais e revistas uma foto para acompanhar sua notícia.
- Escreva uma legenda para descrever, explicar ou comentar a imagem mostrada na foto.
Avaliação e reescrita
5 Revisar sua escrita.
-
Releia a notícia que você escreveu e responda às questões a seguir.
Respostas pessoais.
Revisão da escrita Sim Não Você criou um título e um subtítulo para sua notícia? Registrou o que aconteceu, onde, quando, com quem e como aconteceu? Registrou também as consequências do fato? - O professor vai avaliar sua escrita e indicar se há algo para você corrigir. Ele também fará sugestões para melhorar seu texto e a fotolegenda, se achar necessário.
- Passe seu texto a limpo em uma folha à parte, reservando um espaço para colar a imagem que você pesquisou e escrever a legenda.
Socialização
6 Organizar o mural em sala de aula.
- Com a ajuda do professor, você e a turma vão organizar um mural na sala para que todos exponham as notícias produzidas.
- Combine com seus colegas uma forma de convidar outras turmas para visitar a exposição e se informar a respeito da alimentação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Produção de escrita
Acompanhe os estudantes na etapa de escrita da primeira versão da notícia, certificando-se de que tenham entendido a proposta e esclarecendo as dúvidas ao longo do processo.
Atividade 4
Produção de escrita
Reforce com a turma que a foto, assim como a legenda que eles irão escrever, deve estar totalmente relacionada com o texto produzido. Caso não encontrem uma foto adequada, proponha aos estudantes que eles próprios façam uma ilustração.
Avaliação e reescrita
Atividade 5
Produção de escrita
A tabela de avaliação ajudará os estudantes a aprender a revisar o próprio texto, uma ação bastante complexa e fundamental no processo autoral. Esse é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Mesmo diante de critérios estabelecidos, os estudantes podem apresentar dificuldades, por isso é muito importante apresentar modelos de intervenção. Sempre que possível, selecione dois ou três textos e copie-os na lousa para realizar uma correção coletiva. Dessa forma, eles terão a oportunidade de aprender, na prática, questões que envolvam a construção frasal, a escrita correta de palavras e algumas operações de revisão, como cortar trechos, substituir expressões inadequadas ou acrescentar elementos para organizar as ideias.
Socialização
Atividade 6
Compartilhar com a turma as produções textuais é um momento bastante significativo para a aprendizagem.
Além da produção do mural, se possível, combine com os estudantes um momento para a leitura em voz alta e para a discussão sobre as notícias.
111
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema sobre uma frutinha chamada amora.
- Você já comeu amora? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Ouça a leitura expressiva que o professor vai fazer do poema. Fique de olho nas rimas que você consegue perceber e no ritmo da leitura, porque depois vai declamá-lo com os colegas.
Ah! Amora!
Semente de amora
quem foi que plantou?
Foi andorinha ou
foi o beija-flor?
Amora-branca
na cesta
vem vespa
vem abelha.
Caldo de amora
respingou no orvalho
andorinha sonhou
e caiu do galho.
Amora da colina
treme de frio
mas o inverno
já tá por um fio!
De pertinho, as amoras
são uvas em miniatura.
Bote os cachinhos na mão
e veja se são ou não são!
Eloi Bocheco. Pomar de brinquedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP09,
EF15LP15, EF15LP18,
EF12LP01, EF12LP17, EF12LP18,
EF12LP19, EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Boxe inicial de "Para ler mais"
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de fazer a leitura do poema, converse com os estudantes sobre a fruta amora, perguntando quem conhece e/ou já comeu essa frutinha. Peça a alguém que faça a descrição dela para ajudar os demais a reconhecê-la. Se achar viável, procure na internet uma foto de amora para mostrar aos estudantes.
Em "Durante a leitura", faça a leitura do poema em voz alta. Essa é uma maneira de mostrar à turma o ritmo e a sonoridade provocados pela tonicidade das palavras e pela presença das rimas.
112
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de ouvir e observar a leitura do professor, reúna-se com um colega.
- Cada um vai ler o poema para o outro, respeitando a entonação, o ritmo e as rimas. Façam uma primeira leitura. Em seguida, combinem um modo diferente de ler: vocês podem se alternar na leitura das estrofes ou dos versos, ou um dos dois pode ler metade do poema, e o colega, a outra metade. Usem a imaginação!
2 Faça a leitura do texto a seguir em voz alta. Leia o texto três vezes, procurando ser cada vez mais rápido. Reveze-se na leitura com um colega.
Que curioso!
A amora é a fruta da árvore chamada amoreira. Os tipos mais comuns são a amora-branca e a amora-preta. A amora-branca serve para a alimentação de animais. Já a amora-preta traz lembranças da infância para as pessoas que brincavam e se deliciavam colhendo e comendo as frutinhas.
Compreender o texto
3 Contorne no poema as rimas que você consegue perceber.
3. Espera-se que os estudantes percebam com maior facilidade as rimas orvalho/galho, frio/fio, mão/são. Ajude-os a perceber, na primeira estrofe, uma rima mais sutil em plantou/ou.
4 Releia a segunda estrofe do poema:
"Amora-branca
Na cesta
vem vespa
vem abelha."
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
A promoção de momentos de leitura contribui para formar leitores críticos e desperta o prazer por essa prática. Após ler o poema para os estudantes, explique que eles também farão a leitura. Divida-os em duplas produtivas. Convide-os para realizar a leitura do poema. As duplas podem intercalar as estrofes, dividir o poema para que cada aluno leia a metade, ler o poema todo ou conduzir a leitura da maneira que achar melhor.
Oriente-os a respeito do modo como devem realizar a leitura, respeitando a pontuação, entonação e o ritmo. Dê a eles um tempo para ensaiar. Quanto aos ouvintes, é necessário que façam silêncio e escutem com atenção, respeitando a apresentação dos colegas.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Solicite aos estudantes que observam a imagem da fruta. Leia o comando da atividade. Incentive os estudantes a realizar a leitura em voz alta. Ajude-os a perceber que o treino na leitura em voz alta contribui para a melhora da fluidez.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP09,
EF15LP15, EF15LP18,
EF12LP01, EF12LP17,
EF12LP18, EF12LP19,
EF02LP26.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Relembre os estudantes o que são as rimas. Busquem coletivamente as rimas na primeira estrofe. Em seguida, solicite que leiam as rimas encontradas.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Ajude os estudantes a perceberem que não há rimas nessa estrofe. O que garante o ritmo nos versos é: haver rima interna em cesta/vespa; os três últimos versos terem praticamente o mesmo número de sílabas; e as palavras cesta/vespa/abelha terem as vogais e e a na mesma ordem, com destaque para a vogal a no final de todos os versos.
113
-
Nessa estrofe, quais são os elementos que dão ritmo aos versos?
A citação da amora-branca no primeiro verso.
X O som da letra a no fim dos quatro versos.
X A repetição da palavra vem no início de dois versos.
X As palavras cesta e vespa serem parecidas.
-
Faça um desenho bem bonito para representar a segunda estrofe do poema. Desenho pessoal.
Ampliar o vocabulário
5 Releia esta estrofe:
"Amora da colina
treme de frio
mas o inverno
já tá por um fio!"
- Qual é o sentido do trecho destacado?
O inverno está começando.
X O inverno está acabando.
O inverno já acabou.
O inverno começou.
MANUAL DO PROFESSOR
No item b da atividade 4, releia com os estudantes a segunda estrofe do poema. Pergunte aos estudantes: Que insetos aparecem? O que estão fazendo? Onde a amora está? Incentive-os a representar essa estrofe por meio de um desenho. Os estudantes podem apresentar suas produções e apreciar as produções dos colegas.
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP19.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 5
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Leia a estrofe com os estudantes e solicite que observem a imagem. Leia a questão e as alternativas. Solicite que escolham uma. Compartilhe as respostas e peça que justifiquem.
114
6 Escreva uma frase usando a expressão "tá por um fio".
Resposta pessoal. Sugestões: Esta aula tá por um fio. A ponta do meu lápis tá por um fio.
7 Copie a estrofe que se refere à imagem abaixo:
De pertinho, as amoras são uvas em miniatura. Bote os cachinhos na mão e veja se são ou não são!
-
Por que o poema diz que as amoras são uvas em miniatura?
Porque, vistas de pertinho, as amoras têm vários cachinhos, assim como as uvas.
-
O que quer dizer em miniatura?
em tamanho bem grande
X em tamanho bem pequeno
8 Releia os versos a seguir.
"Caldo de amora
respingou no orvalho."
- O que significa a palavra respingou?
limpou
X manchou
Para ler em casa
Depois de ter treinado a leitura do poema em aula com o professor e um colega, você vai ler o poema para as pessoas com quem mora. No momento da leitura, preste atenção às pausas, ao ritmo, à musicalidade e às rimas.
Você pode pedir a um de seus familiares que faça a leitura também. Explique a ele como deve ser a leitura de um poema.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Produção de escrita
Auxilie os estudantes no registro das palavras, solicitando que prestem atenção na grafia ao escrever. Em uma roda de conversa, peça que leiam sua frase. Verifique sua coerência e coesão, e indique os ajustes necessários.
Atividade 7
Compreensão de textos
Produção de escrita
Realizar a cópia possibilita aos estudantes perceber as convenções da escrita, mas isso só será possível se, durante esse processo, o professor fizer boas intervenções. No item b, solicite que os estudantes criem frases para explicar o que significa a expressão "em miniatura".
Atividade 8
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Após a realização da atividade, solicite aos estudantes que criem frases com a palavra respingou. Peça que façam a leitura das frases e verifique se os estudantes compreenderam o significado e fizeram aplicação adequada da palavra.
Para ler em casa
Explique aos estudantes que eles devem ler o poema "Ah! Amora!" para seus familiares. Relembre-os de que a leitura deve ter ritmo e entonação. Depois peça a eles que contem como foi a experiência.
115
Estudo da língua
Encontros consonantais
1 Leia esta parlenda.
O macaco foi à feira
O macaco foi à feira
Não tinha o que comprar.
Comprou uma cadeira
Pra comadre se sentar.
A comadre se sentou,
A cadeira esborrachou.
Coitada da comadre
Foi parar no corredor.
Domínio público.
-
Escreva o verso que mostra o que o macaco comprou.
C | o | m | p | r | o | u | u | m | a | c | a | d | e | i | r | a | ||
X | X | X | X | X | X | X | X | X |
- Marque as vogais das palavras que você escreveu.
-
Observe as letras que sobraram. Como elas são chamadas?
Vogais.
X Consoantes.
2 Agora, escreva seu nome.
Resposta pessoal.
- Circule as consoantes que há em seu nome. Resposta pessoal.
- Quantas consoantes há em seu nome?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Encontros consonantais
Habilidade da BNCC nesta seção
EF02LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Leia o comando da atividade. Pergunte aos estudantes se conhecem alguma parlenda. Relembre-os de que são textos da tradição oral, transmitidos de geração em geração. A maioria deles é de domínio público, não sendo possível resgatar sua autoria. Elas são utilizadas para brincar de escolher e pular corda, entre outras brincadeiras. Deixe que compartilhem as parlendas que conhecem. Explique-lhes que o texto proposto nessa atividade é uma parlenda.
Como o ritmo é um componente importante nas parlendas, o texto normalmente possui movimento e convida à brincadeira corporal: gestos costumam acompanhar a recitação desses textos, e esse é mais um atrativo para as crianças pequenas. Faça a leitura expressiva, destacando a sonoridade do texto. Em seguida, faça a leitura com a turma toda, quantas vezes achar necessário. Depois, solicite que leiam a parlenda. Perceba se estão realizando a leitura de maneira ritmada.
No item a, se necessário, solicite que voltem ao texto para localizar essa informação. Relembre que verso é uma linha da estrofe.
Nos itens b e c, retome com os estudantes quais são as vogais, que estão presentes em todas as palavras e em todas as sílabas. Em seguida, solicite que circulem no verso todas as vogais. Questione se eles se lembram como chamamos as letras que não estão circuladas. Elas são as consoantes.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Convide os estudantes a escrever seus nomes e circular as consoantes. Em seguida, peça que contem as consoantes. Compartilhe algumas respostas.
116
As consoantes são: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x e z.
A maioria das palavras em língua portuguesa tem consoantes.
3 Copie do texto uma palavra:
- sem consoantes.
Possibilidades: o, à, a. - com mais consoantes do que vogais.
comprar, comprou, pra, comadre, sentar, esborrachou, parar, corredor - com a mesma quantidade de consoantes e vogais.
macaco, se, sentou, da, no - com duas consoantes iguais lado a lado.
esborrachou, corredor -
com duas consoantes diferentes lado a lado.
pra, comadre, esborrachou
- As consoantes que você destacou nas palavras do item e representam juntas um único som ou cada uma delas representa um som específico?
As consoantes pr em "pra" e dr em "comadre" são pronunciadas quando lemos essas palavras. As consoantes sb em "esborrachou" também são pronunciadas individualmente ao lermos a palavra, e as consoantes ch representam juntas um único som.
4 Leia este trava-língua.
Três tigres tristes para três pratos de trigo.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Domínio público.
- Repita o trava-língua em voz alta e rapidamente.
- Você conseguiu produzir com facilidade todos os sons de todas as palavras? Resposta pessoal.
- Identifique e escreva ao lado as duplas de consoantes que se repetem no trava-línguas. tr, gr, pr
MANUAL DO PROFESSOR
Leia o boxe conceito com os estudantes. Vale relembrá-los que as letras k, w e y foram incorporadas ao nosso alfabeto em 1990 com o Acordo Ortográfico. A letra k sempre representa um segmento consonantal, a oclusiva velar desvozeada [k]. A letra w pode representar tanto um segmento consonantal (a fricativa labiodental vozeada [v]), como o segmento vocálico [u], em que o ar passa livremente pela boca. A letra y, em língua portuguesa, sempre representa o segmento vocálico [i].
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Esta atividade tem o objetivo de introduzir o conceito de encontro consonantal. Dependendo das palavras que os estudantes vierem a observar, é possível que nomeiem os dígrafos como encontros consonantais, por exemplo, os grupos ch, lh, nh, ss, rr, sc, sç, xc. Neste momento, o mais importante é que eles apreendam a classificação de vogais e consoantes e observem como se organizam para compor as palavras.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Leia o trava-línguas com os estudantes e promova a discussão sobre as questões propostas. Esse momento é importante para que reflitam sobre a língua. É importante que os estudantes voltem no texto e localizem as duplas de consoantes, compreendendo sua utilização.
117
5 Releia as duas primeiras estrofes do poema Ah! Amora!.
"Semente de amora
quem foi que plantou?
Foi andorinha ou
foi o beija-flor?
Amora-branca
na cesta
vem vespa
vem abelha."
- Identifique as consoantes que estão juntas nas palavras destacadas.
plantou; andorinha; beija-flor; amora-branca; cesta; vespa; abelha.
- Copie as palavras destacadas em que ambas as consoantes são pronunciadas.
plantou, andorinha, beija-flor, amora-branca, cesta, vespa - Leia o quadro a seguir.
Quando há duas consoantes uma ao lado da outra em uma palavra e ambas são pronunciadas, temos um encontro consonantal.
- Complete a tabela com as palavras adequadas.
Dica: Use apenas as palavras destacadas.
Encontros consonantais | Dígrafos |
plantou | andorinha |
beija-flor | abelha |
amora-branca |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Conhecimento alfabético
O objetivo dessa atividade é que os estudantes percebam os encontros consonantais nas palavras. Lembre-se de que no encontro consonantal cada consoante produz seu próprio som, diferentemente dos dígrafos, em que as duas letras representam um único som.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desafie os estudantes a escrever uma lista dos nomes dos colegas com encontro consonantal.
118
6 Observe as imagens, leia e complete os nomes com br, cr, fr, pr ou vr.
fr uteira
pr ato
cr ocodilo
br uxa
li vro
cr ianças
- O que todas as palavras que você completou têm em comum?
Todas elas têm encontros consonantais (b + r, c + r, f + r, p + r e v + r).
7 Organize as letras e descubra as palavras.
- gloob globo
- sacnbra brancas
- crociabaa acrobacia
- glmeaoraãoç aglomeração
- ismotleat atletismo
- múlploti múltiplo
8 Leia as palavras a seguir.
sigla
dramático
tecla
microfone
gratidão
triatlo
trombeta
ombro
blusa
framboesa
aplaudir
flauta
palavra
praticar
bicicleta
exemplo
- Escreva abaixo as palavras que têm encontro consonantal com r.
dramático, microfone, gratidão, trombeta, ombro, framboesa, palavra, triatlo, praticar - Escreva abaixo as palavras que têm encontro consonantal com I.
sigla, tecla, triatlo, blusa, aplaudir, flauta, bicicleta, exemplo
Há vários encontros consonantais com r e com l.
- Encontros consonantais com r: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr. Exemplos: Brasil, acrobacia, drama, França, gravata, príncipe, trava-línguas, livraria.
- Encontros consonantais com l: bl, cl, fl, gl, pl, tl. Exemplos: dublador, clonar, reflexo, glória, planalto, atlas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Para realizar esta atividade é importante que os estudantes saibam os nomes de todas as figuras. Primeiro, eles devem falar os nomes das figuras. Em seguida, devem completar as lacunas com os encontros consonantais.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Esta atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente. Desafie os estudantes a formar palavras com as letras embaralhadas. Trata-se de um convite à reflexão sobre o uso de vogais e consoantes, e como elas se combinam para formar as palavras.
Atividade 8
Conhecimento alfabético
Com esta atividade, os estudantes poderão sistematizar seus conhecimentos acerca dos encontros consonantais com r e l. Chame a atenção para a palavra triatlo, que apresenta dois encontros consonantais.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Se possível, leve revistas ou jornais, tesouras com pontas arredondadas e cola para a sala de aula. Solicite aos estudantes que recortem desse material palavras com encontro consonantal e as colem no caderno. Oriente-os a compartilhar as palavras encontradas com os colegas.
119
Produção oral
Trava-língua
Trava-língua é uma espécie de jogo em que a pessoa tem de dizer versos ou frases bem rápido, sem errar a pronúncia das palavras.
Depois de ler alguns trava-línguas, você e seus colegas vão treinar e ver quem consegue recitá-los mais rápido!
Planejamento
1 Ler em voz alta, pausadamente, cada um dos trava-línguas.
Um limão, mil limões,
um milhão de limões.
Domínio público.
Farofa feita com muita
farinha fofa faz uma
fofoca feia.
Domínio público.
2 Escolher um trava-língua para ler e memorizar.
- Recite o texto em voz alta várias vezes seguidas.
- Tente repeti-lo cada vez mais rápido, sem errar.
Apresentação
3 Recitar para os colegas o trava-língua escolhido.
Avaliação
4 Avaliar a prática com o trava-língua.
-
Preencha o quadro. Respostas pessoais.
Avaliação da apresentação do trava-língua Sim Não Você conseguiu repetir os trava-línguas? Você achou muito difícil falar esses trava-línguas? Você gostou de recitar os trava-línguas? - Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Diga também a eles qual foi o trava-língua de que você mais gostou.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Trava-língua
Habilidades da BNCC na seção
EF15LP09, EF15LP12,
EF12LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Planejamento
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Na atividade 1, leia em voz alta os trava-línguas para a turma. Primeiro, leia pausadamente e depois várias vezes seguidas, em ritmo acelerado. Desafie os estudantes a ler também. Pergunte a eles quais são as letras que mais se repetem nesses trava-línguas.
Na atividade 2, solicite que escolham um trava-línguas para recitar. Em seguida, disponibilize um tempo para que os estudantes ensaiem e possam recitar de memória. Explique à turma a importância da postura corporal, do olhar, dos gestos e movimentos de cabeça na recitação de textos como trava-línguas.
Apresentação
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Depois de terem realizado ensaios, é a hora de se apresentar. Lembre os estudantes de falar em tom audível, e aos ouvintes, de aguardar em silêncio.
Avaliação
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Leia os itens da tabela de avaliação com os estudantes e solicite que marquem a opção que melhor reflete sua atividade. Esse recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes.
Esse momento de autoavaliação é de extrema importância para que os estudantes reflitam sobre suas aprendizagens. Converse sobre essa produção oral, sobre o que aprenderam com ela e se gostariam de fazer outras recitações para a turma.
120
Jogo Memória
■ Participantes: 2 jogadores
■ Material: 24 cartas
■ Preparação para o jogo: recortar as cartas das páginas 263 e 265.
■ Regras do jogo
1. Embaralhem as cartas e coloquem-nas sobre a mesa, uma ao lado da outra. Deixem a face com as palavras e as figuras voltada para baixo.
2. Sorteiem o jogador que começará o jogo.
3. O jogador desvira duas cartas.
✔ Se elas formarem par, ele fica com as cartas e desvira mais duas.
✔ Se não formarem par, passa a vez para o outro jogador.
✔ Os pares são formados como neste exemplo:
4. Prestem bastante atenção à posição de cada carta desvirada. A boa memória ajudará vocês a encontrar os pares.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Memória
Habilidade da BNCC nesta seção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conte aos estudantes que eles participarão de um Jogo da Memória. Questione se conhecem essa brincadeira. Em caso positivo, solicite que contem como se joga. Organize os estudantes em duplas. Peça que destaquem as fichas do livro. Leia as regras e confirme se as entenderam. Recorde com os estudantes o emprego do r e do rr.
121
Conhecer mais palavras
Que curioso!
Você já sentiu dor na barriga logo depois de comer algo? Algumas pessoas se sentem assim toda vez que consomem leite ou farinha de trigo, por exemplo. Isso significa que o corpo delas não tolera os nutrientes desses alimentos, e elas acabam passando mal. Pessoas que se sentem assim costumam ter intolerância alimentar.
1 O que significa a palavra em destaque no quadro "Que curioso!"?
1. Espera-se que os estudantes percebam que é o oposto de tolerância e indica que algo não é suportado.
Quando usamos in- ou im- no começo de uma palavra, ela passa a ter o sentido contrário.
2 Escreva, ao lado de cada palavra, o seu oposto.
seguro inseguro
completo incompleto
impuro puro
impaciente paciente
fiel infiel
perfeito imperfeito
3 Complete cada frase utilizando uma das palavras abaixo, de modo que o texto tenha sentido.
informal
descuidado
garantido
imparcial
- Meu plano está garantido . Vai dar tudo certo!
- Nosso encontro será descontraído, bem informal .
- Depois daquele pênalti, percebi que o juiz não era imparcial .
- Ovo é frágil! Não seja descuidado .
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidade da BNCC nesta seção
EF02LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Convide os estudantes a observar a imagem. Pergunte-lhes: Como está a criança? Por que está com essa aparência e a mão na barriga? O que será que aconteceu com ela? Deixe que se expressem livremente. Em seguida, convide-os a ler o texto do boxe "Que curioso!". Explique o conceito de intolerância. Questione se alguém tem intolerância a algum tipo de alimento. Conte-lhes que o termo intolerância também pode ser empregado em outros contextos.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
O objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes identifiquem os antônimos e sinônimos das palavras. Explique que os prefixos in/im indicam negação, e servem para formar os antônimos em muitas palavras.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Auxilie os estudantes nesta atividade. Peça que compartilhem suas respostas. Se achar necessário, solicite que formem frases com algumas dessas palavras.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Solicite que escolham as palavras do quadro para completar as frases. Em seguida, peça que leiam e reflitam se as frases fazem sentido.
122
Projeto em equipe Saúde começa no prato
O que fazer
É muito importante conhecer regras básicas para uma boa alimentação. Para isso, você vai se reunir com seus colegas e criar um folheto com essas regras para uma campanha de conscientização na comunidade escolar sobre a necessidade de ter uma alimentação saudável.
Como fazer
1 Pesquisar sobre alimentação.
Converse com seus colegas de grupo sobre alimentação.
- O que são alimentos saudáveis?
- Que alimentos vocês consideram saudáveis?
- Que alimentos não são saudáveis?
- Que regras de higiene devemos seguir antes de consumir os alimentos?
- Qual é a importância da mastigação?
- Qual é a importância de estabelecer horários para as refeições?
- Em casa, conversem com os adultos a respeito do que eles consideram boas regras de alimentação.
- Anotem todas as informações obtidas.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe
■ Saúde começa no prato
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF12LP02,
EF12LP12, EF02LP01,
EF02LP21, EF02LP18.
Componente da PNA nesta subseção
Produção de escrita
O que fazer
Nesta seção, os estudantes produzirão um folheto. Por isso, incentive-os a levar para a sala de aula alguns folhetos sobre assuntos diferentes. Você também pode obtê-los nos postos de saúde que trazem diversos assuntos como aleitamento materno, vacinação, saúde e outros. Geralmente, os folhetos apresentam linguagem verbal e não verbal. Explore a disposição das informações no folheto, se possui escrita ou imagem em todas as partes, se tratam de algo importante, qual é o assunto do folheto e público-alvo, entre outros elementos.
Após a apreciação dos folhetos, solicite que observem a foto no livro. Pergunte-lhes o que veem. Nessa imagem, podemos ver muitas frutas, legumes e vegetais. Esses alimentos são considerados in natura. Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Explique que eles são ricos em nutrientes e devem fazer parte da nossa alimentação.
Como fazer
Atividade 1
Produção de escrita
Organize os estudantes em grupos. Convide-os a discutir sobre as questões propostas. É importante estabelecer algumas regras: todos devem expor suas opiniões, aguardar a vez de falar, ficar em silêncio enquanto o colega dá sua opinião e ser gentil com o colega ao discordar de uma opinião. Solicite que façam um registro das respostas.
123
2 Planejar o folheto.
Selecionem as regras que julgarem mais importantes e façam um rascunho de como será o folheto.
Pensem na disposição das frases, nas cores, nos desenhos que poderão acompanhar o texto etc.
3 Fazer e apresentar o folheto.
Recortem um pedaço de papel no tamanho que imaginam o folheto.
Façam a capa e copiem no folheto as frases do rascunho, fazendo as correções necessárias.
Depois, desenhem ou colem as figuras junto ao texto.
Apresentem o folheto para a turma.
Verifiquem as informações dos folhetos das outras equipes. Elas são diferentes das de sua equipe? Estão de acordo com o que vocês pensam?
Em seguida, coloquem o folheto no mural.
Avaliar o trabalho
Preencha o quadro e converse com os colegas e o professor.
Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
Você trabalhou bem em equipe? | ||
O resultado do trabalho ficou de acordo com o que você esperava? | ||
Há algo que você faria diferente em uma próxima atividade em equipe? |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Produção de escrita
Os estudantes farão um rascunho do folheto. Incentive-os a pensar na organização das informações no folheto, nos elementos visuais e textuais, na linguagem etc.
Atividade 3
Decida com os estudantes o tamanho do folheto, pode ser o de uma folha sulfite ou de outro tamanho. Auxilie-os na verificação da grafia das palavras, letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios, além da pontuação. Se necessário, relembre os sinais de pontuação e sua função. Solicite que transcrevam o rascunho para o folheto original. Para compor o folheto, os estudantes podem desenhar ou recortar imagens. Depois de pronto, peça que apresentem seu folheto para a turma. Nesse momento, os estudantes poderão apreciar o trabalho de outros grupos. Oriente-os, caso tenham alguma dúvida.
Avaliar o trabalho
Leia cada item da tabela de avaliação com os estudantes e solicite que preencham a resposta que mais se adapta ao trabalho deles. Em seguida, proponha uma roda de conversa para que continuem o processo avaliativo de forma coletiva. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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Avaliação em processo
1 Leia o trecho destacado em voz alta para o professor.
Cachorro idoso que era ignorado nas ruas é adotado por criança
O cachorro Bear foi resgatado das ruas da cidade de Loreto, Argentina, no mês de maio, pelos voluntários da ONG Brigada de Solidariedade de Loreto, e hoje não poderia viver mais feliz ao lado de uma criança que o ama de verdade.
Os animais são seres indefesos, dependentes da mão amiga de um humano para lhes dar amor, carinho e alimentação. O cachorro Bear [...] conheceu a face do abandono, sendo ignorado por muitos durante a sua permanência na rua.
Segundo o Zoorprendente, a estadia do peludo não durou muito tempo nas locações do abrigo, pois em questão de dias uma família o adotou. Uma criança convenceu seus pais a se comprometerem a oferecer todo o amor e os melhores dias de vida para o sofrido vira-latinha. [...]
Ana Carolina Câmara. Publicado em: 28 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/6rLIT4. Acesso em: 31 maio 2021. (Fragmento).
2 Responda às questões propostas a seguir.
- Em qual destas três temáticas esse texto se encaixa?
natureza
alimentação
X animais - Qual é o fato informado no texto?
O problema de haver muitos cachorros abandonados nas ruas.
X O resgate de um cão idoso que é adotado por uma família. - Quem são os envolvidos no fato informado?
O cão de rua, a ONG que o resgatou, a criança e sua família. - Onde o fato ocorreu?
Na cidade de Loreto, na Argentina.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP01, EF12LP08.
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Reserve um momento para que os estudantes façam a leitura em voz alta para você. Você pode chamá-los em sua mesa, um a um, enquanto fazem as demais atividades da avaliação. O trecho selecionado tem cerca de 80 palavras, correspondendo à expectativa de leitura dos estudantes do 2o ano no período de um minuto. Se possível, use um cronômetro de relógio ou do celular para fazer a conferência.
Atividades 2 e 3
Compreensão de textos
Os estudantes precisarão localizar informações no texto. Caso tenham dúvida, solicite que releiam o texto para localizar a resposta.
Atividade 4 (p. 125)
Conhecimento alfabético
Caso os estudantes fiquem em dúvida, relembre-os que letra de imprensa é a letra de forma, geralmente usada na mídia.
Atividade 5 (p. 125)
Conhecimento alfabético
No item a, sugira aos estudantes que escrevam o alfabeto em uma folha à parte, caso não consigam se lembrar da sequência alfabética.
Nos itens b e c, relembre-os da diferença entre vogais e consoantes, se necessário.
No item e, incentive-os a pronunciar as palavras em voz baixa, a fim de que percebam os sons nasais na prática.
Atividade 6 (p. 125)
Compreensão de textos
Produção de escrita
Ao dar continuidade ao texto, os estudantes demonstram a compreensão deles sobre o que leram e revelam capacidade criativa e expressiva. Aproveite para averiguar o uso da pontuação, letras maiúsculas e minúsculas, além da grafia das palavras.
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3 Depois que o cão foi resgatado da rua, ele ficou muito tempo no abrigo para o qual foi levado? Pinte a resposta no texto.
"[...] a estadia do peludo não durou muito tempo nas locações do abrigo, pois em questão de dias uma família o adotou."
4 O título do texto está escrito em letra de imprensa ou cursiva?
Em letra de imprensa.
- Passe para feminino e plural as duas palavras que iniciam o título.
Cadelas idosas ou cachorras idosas.
5 Leia em voz alta estas palavras retiradas da notícia
alimentação
criança
Brigada
rua
abrigo
sofrido
comprometerem
adotou
estadia
- Coloque as palavras acima em ordem alfabética.
abrigo, adotou, alimentação, animais, Brigada, comprometerem, criança, estadia, rua, sofrido - Em quais dessas palavras há encontro vocálico?
alimentação, criança, rua, adotou, estadia
- Aponte em quais dessas palavras existe:
Ditongo: alimentação, animais, adotou
Hiato: criança, rua, estadia - Escreva as palavras em que há encontro consonantal.
criança, brigada, abrigo, sofrido, comprometerem - Leia as palavras em voz alta e, ao pronunciar cada sílaba, preste atenção ao som. Quais palavras apresentam sons nasais?
criança, comprometerem, alimentação
6 Escreva uma continuação da notícia lida contando como passou a ser a vida de Bear depois que ele chegou a sua casa nova.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 4
Alimentos
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir e pesquisar sobre "alimentos", desenvolver o hábito de reler e revisar a escrita e trabalhar o emprego de r e rr;
- conhecer e compreender gêneros textuais como notícia e poema;
- ler e desenvolver processos de compreensão de textos, localizando informações explícitas e analisando elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- desenvolver o vocabulário, contextualizando palavras e expressões em frases ou textos;
- consolidar progressivamente o conhecimento alfabético e ortográfico;
- rever, aprender e ampliar conhecimentos linguísticos, gramaticais e ortográficos (como encontros consonantais e vocálicos e sons nasais);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar as etapas das produções: planejamento, escrita, avaliação, revisão e reelaboração;
- elaborar produção escrita (notícia) e oral (trava-línguas), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante com o auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada nas páginas MP032 e MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP010 a MP015, MP017 e MP018 deste Manual do Professor.