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UNIDADE 5 O ser humano no mundo
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 5
O ser humano no mundo
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender os gêneros textuais poema e mito.
- Desenvolver o gosto pela audição e leitura de poemas.
- Reconhecer rimas.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Pesquisar um mito para contá-lo oralmente aos colegas.
- Desenvolver fluência e expressividade na leitura.
- Reconhecer palavras no aumentativo e no diminutivo.
- Conhecer o conceito de frase.
- Compreender os sinais de pontuação e seus usos em narrativas.
- Reconhecer a organização dos textos em parágrafos.
- Conhecer substantivos e ampliar o repertório vocabular.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar com a leitura de textos da unidade.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, os estudantes vão ler um poema, gênero já estudado neste volume, que traz rimas divertidas sobre uma turma de amigos. Também vão ler e conhecer um mito sobre uma menina que se transformou em uma garça e recontar, oralmente e por escrito, outro texto do mesmo gênero sobre o surgimento do rio Amazonas.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Você reconhece as personagens da imagem? Se sim, conte a seus colegas quem são elas.
· As personagens são Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali, da Turma da Mônica. - O que as personagens parecem estar fazendo na cena?
· Elas estão olhando algo atentamente. - Que aventuras você já viveu com seus amigos?
· Resposta pessoal. - Por que você acha que brincar é tão importante para as crianças?
· Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
A abertura apresenta cenas do filme "Turma da Mônica: Laços", de 2019, produção cinematográfica nacional, dirigida por Daniel Resende, com base na obra de Mauricio de Sousa.
Antes de ler a legenda, peça aos estudantes que observem atentamente a imagem e tentem descobrir quem são essas personagens. Caso alguém na turma já tenha visto o filme, peça que conte sobre a aventura relacionada à cena reproduzida.
Proponha as perguntas apresentadas no livro. Na primeira questão, permita aos estudantes que socializem informações sobre a Turma da Mônica e suas personagens.
Na segunda questão, se necessário, apresente informações sobre a sinopse do filme, que traz as divertidas peripécias do famoso quarteto da Turma da Mônica para desvendar o mistério do sumiço de Floquinho, o cão e fiel escudeiro de Cebolinha.
Na terceira e na quarta questões, permita aos estudantes que conversem sobre a importância de brincar. Propicie reflexões que os levem a perceber que, por meio da brincadeira, a criança aprende e se desenvolve, experimenta o mundo, constrói relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções, entre outras capacidades.
Brincar é um direito garantido por lei, no Brasil e no mundo. A "Declaração Universal dos Direitos da Criança", aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1959, e fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança, de 1989, enfatiza: "Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito". No Brasil, mais recentemente, o "Estatuto da Criança e do Adolescente" (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a "brincar, praticar esportes e divertir-se".
Se for possível e achar interessante, assista ao trailer oficial do filme "Turma da Mônica: Laços" com os estudantes. Acesse o endereço a seguir:
- TURMA da Mônica Laços - Filme / Trailer Oficial 1, 2018. Vídeo (2min 5s). Publicado pelo canal Paris Filmes. Disponível em: https://oeds.link/GLCQlm. Acesso em: 15 jul. 2021.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um poema.
- Leia o título e observe as ilustrações. Sobre o que você acha que ele vai falar? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Leia o poema com o professor em voz alta, prestando atenção à brincadeira que é feita com os nomes dos amigos.
- Lembre-se das leituras que você já fez em aula e tente ser expressivo, ficando atento ao ritmo e às rimas do poema.
A minha turma
A Rita
Se me visita,
Traz na marmita
Batata frita.
O Caio
Comprou em maio
Um papagaio
Que é paraguaio.
O Nando,
De vez em quando,
Sai com o bando
Do Zé Armando.
A Lina
É dançarina,
Usa botina
Até na piscina.
O Alfredo
Tem um segredo:
Quando tem medo
Mama no dedo.
O Dado
Quer ser soldado
Ou magistrado
Ou deputado.
E o Rodrigo,
Que é meu amigo,
Não tem umbigo
Mas eu não ligo...
É pessoal
De alto-astral:
Brinca, legal
No meu quintal.
Ciça. O livro do nó na língua. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP15, EF12LP18,
EF12LP19.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Em "Antes de ler", se achar interessante, pergunte aos estudantes: Quem vocês consideram sua turma? É possível que mencionem os colegas de sala ou amigos próximos.
Em "Durante a leitura", leia as orientações e esclareça como será feita essa leitura em voz alta com a turma. Você pode optar, por exemplo, por ler o poema algumas vezes, oferecendo um modelo de leitura fluente aos estudantes, para que eles se familiarizem com os sentidos e recursos de linguagem do texto. Depois, proponha uma leitura em coral, em que eles se juntem a você para ler o texto ao mesmo tempo e em voz alta, procurando acompanhar sua expressividade, ritmo e entonação.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Faça uma leitura silenciosa do poema.
- O professor vai organizar uma leitura com a turma toda, em que cada grupo de estudantes lê uma estrofe do poema.
Importante! Fique atento à entonação e ao ritmo da leitura.
2 No poema A minha turma, são citados alguns nomes de pessoas. Leia-os no quadro abaixo.
Rita | Rita |
Caio | Caio |
Nando | Nando |
Zé Armando | Zé Armando |
Lina | Lina |
Alfredo | Alfredo |
Dado | Dado |
Rodrigo | Rodrigo |
- Copie cada nome acima prestando muita atenção às letras que os formam.
- Treine sua pronúncia e fluência de leitura. Leia três vezes as colunas, buscando sempre mais rapidez e precisão.
Compreender o texto
3 Responda às questões sobre o poema.
a) Qual é o nome da autora do livro em que o poema foi publicado?
Ciça.
b? Qual é o título do livro em que o poema foi publicado?
O livro do nó na língua.
- Você concorda com o título do livro? Aconteceu o que ele afirma quando você leu o poema?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividades 1 e 2
Fluência em leitura oral Conhecimento alfabético
Na atividade 1, incentive os estudantes a refletir sobre a importância da expressividade na leitura em voz alta de poemas como este, com sonoridade, rimas e ritmo bem marcados.
Na atividade 2, transcreva na lousa os nomes citados no poema, lendo-os em voz alta e chamando a atenção para as relações grafofonêmicas que apresentam. Destaque também o uso de letras iniciais maiúsculas para escrevê-los.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP15, EF12LP18,
EF12LP19.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 3
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Mostre aos estudantes a referência bibliográfica do poema. Leia o título do livro, "O livro do nó na língua", em voz alta, perguntando o que seria, para eles, um "nó na língua". Dê exemplos de trava-línguas que a turma conheça. Pergunte-lhes se concordam que a leitura desse poema dá um nó na língua, e conversem sobre o efeito que as rimas abundantes e os versos curtos e de ritmo bem marcado produzem na leitura.
Se achar pertinente, mostre à turma os outros elementos que compõem a referência: a cidade, a editora e o ano de publicação, e explique que esse modo de indicar as informações sobre um livro seguem um padrão, uma norma.
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4 Responda às questões sobre as pessoas citadas no poema.
- O que as pessoas citadas são da pessoa que fala no poema?
Amigos. - Como você descobriu isso?
Espera-se que os estudantes respondam que foi pelo título do texto: A minha turma. - Qual nome citado não é amigo da pessoa que fala no poema?
Zé Armando. - Como é possível saber isso?
Pelos versos "Sai com o bando / Do Zé Armando".
A pessoa que fala no poema é o eu lírico. O poeta pode ser um adulto, como Ciça, e se expressar como um eu lírico criança, como acontece no poema A minha turma.
5 Circule a estrofe de que você mais gostou no poema. Resposta pessoal.
Ampliar o vocabulário
6 Copie do poema uma rima para cada nome.
Os estudantes só precisarão escrever uma das três rimas possíveis para cada nome.
Rita rima com | visita / marmita / frita |
Caio rima com | maio / papagaio / paraguaio |
Nando rima com | quando / bando / Armando |
Lina rima com | dançarina / botina / piscina |
Alfredo rima com | segredo / medo / dedo |
Dado rima com | soldado / magistrado / deputado |
Rodrigo rima com | amigo / umbigo / ligo |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Compreensão de textos
Os itens dessa atividade têm como objetivo levar os estudantes a perceber que há uma voz que fala no poema, o eu lírico, e que ela não necessariamente coincide com o autor do texto. No caso, o poema traz a voz de uma criança falando de seus amigos, mas a autora, Ciça, é uma escritora adulta.
No item d, uma possível interpretação é a de que, se for do bando do Zé Armando, não se trata da mesma turma do eu lírico.
Atividade 5
Compreensão de textos
Se necessário, retome as definições de verso e estrofe já vistas anteriormente neste volume. Incentive os estudantes a compartilhar com os colegas a estrofe preferida e os motivos pelos quais cada um a escolheu. Esta é uma boa oportunidade para reconstruir os sentidos do poema, retomando as oito estrofes que o compõem.
Atividade complementar
Se considerar pertinente, promova uma reflexão sobre a questão do preconceito ou do bullying. Os estudantes podem achar engraçada a estrofe que diz que Rodrigo não tem umbigo, mas esse fato não tem e não deve ter nenhuma influência sobre a amizade. Comente que as diferenças, quaisquer que sejam (sociais, econômicas, físicas, étnicas e culturais, entre outras), não devem interferir nas amizades, pois o valor das pessoas não está no que elas têm ou no que representam, mas, sim, no que elas são.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Atividade 6
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Por meio desta atividade, você poderá averiguar se os estudantes já dominam o conceito de rima.
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7 Releia a última estrofe. O que o pessoal dessa turma tem?
Alto-astral.
- Você sabe o que significa essa palavra? Converse com os colegas.
Espera-se que os estudantes concluam que a característica da turma é ser animada e alegre.
8 Agora, a turma vai criar um poema de forma coletiva.
- Você e mais dois colegas vão criar uma estrofe de quatro versos para o poema nas linhas abaixo. Procurem palavras divertidas e diferentes das que vocês usam no dia a dia para formar as rimas.
Respostas pessoais. - O professor vai juntar as estrofes e vocês vão ler o poema formado com a turma toda.
- Copiem o poema completo no caderno.
Para ler em casa
Você vai ler dois poemas para as pessoas que moram com você. Primeiro, leia o poema A minha turma. Em seguida, peça a elas que o leiam também. Pergunte-lhes se acham que o poema dá um "nó na língua", como afirma o título do livro no qual ele foi publicado.
Depois, explique a seus familiares que você vai ler um poema criado coletivamente pela turma. Procure respeitar o ritmo, a expressividade e as rimas durante a leitura.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Converse sobre o significado do termo alto-astral: pessoa muito simpática, agradável, alegre, que tem um modo muito animado de ver e de levar a vida. Pergunte-lhes que outras palavras eles conhecem ou costumam usar, inclusive as variedades linguísticas próprias da região em que vivem, para referir-se a pessoas assim.
O desenvolvimento de vocabulário deve acontecer por meio de práticas intencionais de ensino como a que é proposta nesta atividade.
Um amplo vocabulário, aliado à capacidade de reconhecer automaticamente palavras, é a base para uma boa compreensão de textos.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA - Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 34.
Atividade 8
Compreensão de textos
Produção de escrita
Organize os estudantes em trios. Cada trio vai criar uma estrofe de quatro versos utilizando rimas. Essas estrofes - e o poema todo - devem ser relacionados a algo da turma, preferencialmente a qualidades, aspectos divertidos ou engraçados que representem o que os colegas têm de melhor. Oriente a condução da escolha dessas caraterísticas, evitando que a produção das estrofes recaia em ofensas ou constrangimentos a algum estudante. Organize e reúna as estrofes produzidas na lousa para que o poema seja formado. Os estudantes devem copiar o poema coletivo completo no caderno.
Para ler em casa
Esse boxe trabalha a Literacia Familiar. Explique aos estudantes que eles deverão ler o poema para os familiares. Leia as orientações do boxe em sala de aula com a turma. Auxilie-os na organização desse momento de leitura compartilhada com os responsáveis em casa, de acordo com a disponibilidade e as condições das famílias.
Por meio de interações simples com os estudantes, como a leitura conjunta de textos, os familiares podem construir relacionamentos positivos com eles, ajudando-os a desenvolver o vocabulário e as habilidades necessárias para a leitura e o aprendizado na escola.
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Estudo da língua
Aumentativo e diminutivo
1 Observe as palavras abaixo e responda.
- Qual das legendas identifica o menino menor? menininho
- Qual das legendas identifica o menino maior? meninão
- Quais letras foram usadas no final das palavras para indicar que o menino é pequeno ou grande? inho / ão
As palavras no diminutivo indicam diminuição de tamanho ou de intensidade. Exemplos: ratinho, cafezinho, casinha, feinho.
As palavras no aumentativo indicam aumento de tamanho ou de intensidade. Exemplos: meninão, narigão, bebezão, telona.
2 Leia a fala a seguir.
- Ao utilizar a palavra cachorrinho, a menina está se referindo ao tamanho do cachorro? Explique sua resposta.
Não, pois ele é grande. Ela está se referindo a ele de forma carinhosa.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Aumentativo e diminutivo
Habilidade da BNCC nesta seção
EF02LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Ajude os estudantes a perceber que as ilustrações apresentam o mesmo ser em tamanhos diferentes. Os graus diminutivo, normal e aumentativo se dão por meio da comparação de tamanhos, ou, nesse caso, de fases da vida.
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Em alguns casos, o aumentativo e o diminutivo podem funcionar como recursos expressivos do texto ao serem utilizados com valor afetivo, expressando carinho e admiração (filhinho, paizão) ou mesmo ironia, crítica ou desprezo (jornaleco, espertalhão).
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O diminutivo e o aumentativo também são utilizados para expressar tratamento carinhoso. Exemplos: minha mamãezinha, meu amigão.
Também podem ser empregados com sentido de crítica ou zombaria. Exemplos: Ele é um cavalão. Esse é um timinho.
3 Leia as palavras a seguir e separe-as em duas colunas.
casarão
pedrinha
amigona
copinho
massinha
chapelão
Palavras no aumentativo | Palavras no diminutivo |
casarão | pedrinha |
amigona | copinho |
chapelão | massinha |
4 Assinale as palavras que não estão no diminutivo nem no aumentativo.
carinho X
amigão
feijão X
pedrinha
vizinha X
ladrão X
mesinha
espinha X
pão X
estrelinha
gatão
limão X
casinha
mamão X
galinha X
Geralmente, as palavras no diminutivo são indicadas pelas terminações -inho e -inha, como em menininho e casinha, e as palavras no aumentativo são indicadas por -ão ou -ona, como em casarão ou gatona. Mas nem todas as palavras com essa terminação estão no aumentativo ou no diminutivo, como ocorre com as palavras mamão e galinha, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
Ajude os estudantes a observar que a língua tem regularidades. O diminutivo de menino se fez com o acréscimo do sufixo -inho. O aumentativo se fez com o acréscimo do sufixo -ão. Na formação de diminutivos e de aumentativos são usados sufixos, como -inho, -ino (pequenino), -acho (riacho), -isco (chuvisco); -uça (dentuça), -aça (barcaça), —arra (bocarra), -aréu (fogaréu). Alguns sufixos têm valor pejorativo, como os diminutivos -ebre (casebre), -eco (livreco).
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Peça aos estudantes que leiam as palavras em voz alta e observem as regularidades fonêmicas que elas apresentam. Leve-os a perceber que o sufixo -ão é uma ocorrência regular na formação de aumentativos e o -inho, na formação de diminutivos.
Atividade 4
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Essa atividade tem como objetivo mostrar aos estudantes que nem sempre essas terminações estão a serviço da flexão das palavras no aumentativo e no diminutivo.
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5 Leia a tirinha.
- Quais são as personagens que aparecem nessa tirinha?
O tutor de Garfield, Jon, e Garfield. - Qual é o estado de humor de Jon? Por que ele está assim?
Jon está nervoso porque Garfield dormiu quase um dia inteiro. - No último quadrinho, o que você acha que Garfield está fazendo?
Provavelmente alguma dança, uma provocação a Jon. - A palavra dancinhas expressa carinho ou uma crítica?
Expressa uma crítica. - Que palavra você utilizaria para caracterizar a personagem Garfield?
Resposta pessoal. Sugestões: preguiçoso, egoísta, esperto, comilão, dorminhoco.
6 Escreva duas frases com palavras no diminutivo que não estejam indicando tamanho pequeno.
Resposta pessoal. Sugestões: Minha avozinha é muito sábia! / Todos ficaram com nojinho.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
O uso do diminutivo na tirinha é fundamental para a produção do efeito de humor. Aproveite a atividade para levar os estudantes a conhecer e perceber nos textos os efeitos de sentido decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, tais como aumentativo e diminutivo.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Durante a realização da atividade, circule pela sala orientando os estudantes na escrita das frases e auxiliando-os na criação de enunciados com contextos adequados ao emprego do diminutivo com valor afetivo ou depreciativo.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um mito.
- Você já viu uma garça? Conhece alguma história sobre ela?
- Já ouviu alguma história de pessoas que se transformam em animais? Qual? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que o professor fará do texto a seguir.
- Preste atenção à expressividade dele enquanto lê. Perceba como faz as pausas em que há pontuação e o destaque que dá a alguns nomes e expressões durante a leitura.
A menina que se transformou numa garça
1 Os aldeãos que moram às margens do rio Ucayali, no Peru, sempre que avistam uma garça de penas brancas como nuvens do céu, batendo as asas graciosamente, acreditam que ela está avisando as crianças da aldeia para que tomem cuidado para não se engasgarem com as espinhas dos peixes.
2 Os habitantes mais velhos e sábios dessa comunidade juram que nos tempos antigos, conforme aprenderam com seus ancestrais, a garça tinha sido uma menina muito bonita, chamada Branca.
3 Ela andava sempre vestida de branco e podia comer qualquer tipo de peixe, por mais espinhas que tivesse, sem se engasgar.
- Garça:
- pássaro de pernas longas e plumagem branca que vive perto de lagoas e rios.
- Aldeãos:
- pessoas que vivem em aldeia.
- Ancestrais:
- antepassados.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP15, EF15LP16,
EF15LP18, EF12LP01,
EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que leiam e respondam às perguntas propostas antes de ler o mito. Espera-se que eles mencionem histórias - mitos, lendas, contos etiológicos etc. - que trazem a explicação de certos fatos da realidade, de fenômenos da natureza, ou que apresentem a origem do mundo ou dos seres humanos. Em muitas dessas histórias, há a transformação de uma personagem humana em um animal. Incentive-os então a compartilhar as histórias que conhecem com essas caraterísticas.
Em "Durante a leitura", explique que você lerá para a turma um mito que traz a transformação de uma menina em uma garça. Oriente-os a prestar a atenção em sua leitura.
Procure fazer uma leitura expressiva do texto, pronunciando as palavras com clareza, imprimindo ritmo aos fatos narrados, fazendo pausas adequadas e utilizando uma entonação que favoreça a compreensão dos sentidos do texto.
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4 Os irmãos de Branca, que viviam se engasgando quando comiam peixe, morriam de inveja da habilidade da garota. O ciúme era tanto que eles resolveram procurar um bruxo, que se escondia no alto de uma montanha encantada, e lhe pediram, maldosamente:
5 - Queremos que transforme nossa irmã em uma ave.
6 Graças ao poderoso feitiço, Branca tornou-se uma linda garça, da cor de sua roupa favorita, e foi condenada a voar na beira de rios e lagos, alimentando-se apenas de peixes...
7 Não há criança daquela região que não conheça essa história. Quando uma delas escuta o canto inconfundível de uma garça branquinha ecoando pelo ar - cá, cá, cá —, sabe que é a menina, avisando para que tomem cuidado para não se engasgarem com as espinhas dos peixes.
Rogério Andrade Barbosa. Lendas e fábulas dos bichos de nossa América. São Paulo: Melhoramentos, 2003.
- Habilidade:
- capacidade de fazer alguma coisa bem e com facilidade.
- Inconfundível:
- que não se pode confundir.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em dupla, você e um colega vão reler, em voz alta, o primeiro e o último parágrafo do texto A menina que se transformou numa garça.
- Primeiro, cada um de vocês vai reler um parágrafo.
- Depois, para praticar a leitura, quem releu o primeiro parágrafo vai reler o último, e quem releu o último vai reler o primeiro, sempre prestando atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra.
2 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir. Respostas pessoais.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com entonação de voz e de acordo com a pontuação? |
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividades 1 e 2
Fluência em leitura oral
Na atividade 1, organize os estudantes em duplas e oriente-os sobre os procedimentos para a releitura dos trechos selecionados em voz alta, de forma clara e em tom audível, prestando atenção na pronúncia das palavras. Ressalte a importância de considerar a pontuação, mostrando seus efeitos no sentido do texto e na expressividade da leitura em voz alta. Oriente toda a turma a praticar a escuta atenta.
Durante a atividade, circule pela sala e acompanhe ao menos uma das leituras de cada dupla. Peça que façam a leitura para você e, se necessário, faça correções e sinalize melhorias.
Na atividade 2, os estudantes podem fazer a autoavaliação ainda em duplas, considerando as observações dos colegas. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
As atividades apresentadas buscam o desenvolvimento da leitura expressiva do texto. O Glossário CEALE, desenvolvido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que:
Três fatores se mostram interligados na realização da leitura expressiva, merecendo atenção especial e estratégias específicas para sua compreensão: o texto, escrito ou memorizado; o corpo, com destaque para a voz; e a situação de leitura. Com relação ao texto, percebido como uma espécie de partitura, alguns aspectos se destacam: o tipo, o gênero (cada um se expressa de maneira diferente, especialmente o literário), os sinais gráficos (til, cedilha, apóstrofos, acentos), a pontuação, os campos semânticos (palavras-chaves), a sonoridade das palavras, a diagramação (fonte, cor, espaços), a sintaxe, entre outros.
Com relação ao corpo e à voz, temos, principalmente: o movimento (rápido, moderado, lento), os gestos (suaves, intensos), a postura (graus de tensão, equilíbrio), o ritmo (alternância de elementos e pausas), a entoação (modulação dos segmentos frásicos), a dicção (clareza de pronúncia), o tom (coloquial, formal, elevado), a fluência (espontaneidade), o volume (baixo, moderado, alto).
Glossário Ceale. Termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Disponível em: https://oeds.link/fpBFZm. Acesso em: 15 jul. 2021. (Fragmento).
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Compreender o texto
3 Numere cada quadrinho de acordo com a sequência dos acontecimentos no texto.
2
3
1
4 Complete a frase de acordo com a história.
- Branca tinha uma habilidade diferente: podia comer qualquer tipo de peixe sem se engasgar com as espinhas.
5 Copie do texto um trecho que mostre como os irmãos de Branca se sentiam em relação a ela.
"morriam de inveja da habilidade da garota"
6 O que aconteceu com a menina?
Branca foi transformada em uma garça e condenada a voar na beira de rios e lagos alimentando-se apenas de peixes.
7 Segundo essa história, por que a garça é branquinha?
Porque a menina usava sempre roupa branca.
Mitos são textos que explicam fenômenos da natureza e o surgimento das coisas. São histórias contadas oralmente de geração em geração e que podem também ser registradas por escrito e publicadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP15, EF15LP16,
EF15LP18, EF12LP01,
EF02LP26.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Esta sequência de atividades promove a retomada de elementos que compõem a estrutura da narrativa lida pelos estudantes, organizando, por meio de imagens, a sequência de ações da história, isto é, o enredo.
As atividades também contemplam a identificação dos momentos que compõem a ação: a situação inicial ou apresentação (Branca tinha uma habilidade diferente: podia comer qualquer tipo de peixe sem engasgar), o conflito ou elemento modificador e o clímax (os irmãos morriam de inveja e ciúme da menina e pedem ao bruxo que a transforme numa ave) e a situação final ou desfecho (a menina torna-se uma linda garça branca e passa a viver nos rios e lagos ecoando seu canto).
Atividade 3
Compreensão de textos
Explore as ilustrações com os estudantes, pedindo-lhes que digam oralmente o que está acontecendo em cada cena. Em seguida, peça-lhes que numerem a sequência dos acontecimentos da história.
O mito, assim como narrativas pertencentes a outros gêneros, se organiza por meio desses elementos e momentos da ação.
138
8 Converse com os colegas.
- De onde é o mito que você leu? O que você sabe sobre esse país?
8. a) Do Peru. Se achar pertinente, traga para a sala de aula um mapa da América do Sul e mostre aos estudantes a localização do Peru e também a do Brasil. Comente com eles que no Peru há muitos povos indígenas com história e culturas muito ricas. - Como as pessoas aprendem nos dias de hoje sobre esse mito?
8. b) Os mitos são transmitidos de geração em geração, desde tempos muito antigos até os dias atuais. Muitos deles são recontados em livros organizados por pesquisadores. - Você já aprendeu algum mito da mesma forma? Se sim, conte como foi. Resposta pessoal.
9 O que você achou da atitude dos irmãos de Branca? Resposta pessoal.
Ampliar o vocabulário
10 Os aldeãos acreditam que as garças dão um aviso às crianças. Marque a frase em que está esse aviso.
- Cuidado com o bruxo da montanha!
- Cuidado com os invejosos!
- Cuidado com as espinhas de peixe! X
11 Releia este trecho e responda às questões.
"Quando uma delas escuta o canto inconfundível de uma garça branquinha ecoando pelo ar - cá, cá, cá -, sabe que é a menina [...]."
- Por que o canto da garça é inconfundível? Porque é único, diferente do canto de outras aves.
- No trecho, "cá, cá, cá" representa o som que a garça faz. Então é:
um diminutivo.
um som nasal.
uma onomatopeia. X - A palavra ecoando quer dizer "produzindo eco". Eco é a repetição de um mesmo som. Por que o canto "cá, cá, cá" vai ecoando pelo ar?
Porque, como o eco é a repetição de um som, e o canto da garça é a repetição do som "cá", parece que o canto dela é um eco.
Para ler em casa
Você vai ler esse mito em casa com as pessoas que moram com você, prestando atenção à expressividade no momento da leitura. Mas, antes de ler, explique a seus familiares que vocês lerão um mito que explica por que a garça branca voa perto dos rios e lagos ecoando seu canto.
Depois de lerem juntos essa história, pergunte a eles o que acharam e se eles conhecem algum outro mito. Se sim, peça-lhes que o contem a você.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Compreensão de textos
Os povos indígenas do Brasil e de outros países da América, como Peru, produzem e transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Por se tratar de populações que, até há algum tempo, não registravam seus saberes na forma de textos escritos, esses mitos eram transmitidos por meio da fala, da oralidade. Nos dias de hoje, as pessoas aprendem sobre mitos ouvindo alguém contá-los, lendo-os em livros ou lendo-os e escutando-os em sites, na internet.
Explique à turma que só no Brasil há mais de 300 etnias indígenas. Então, convide-a a imaginar quantos mitos diferentes existem entre os povos indígenas das Américas!
Atividade 9
Compreensão de textos
A resposta é pessoal, mas se espera que, após reflexão, os estudantes tenham consciência de que, embora a inveja seja um sentimento comum entre as pessoas, ela deve ser trabalhada.
Aproveite para promover reflexões a respeito da nossa capacidade de avaliar a maneira como as situações podem ser conduzidas sem causar prejuízo moral e emocional ao outro. Habilidades socioemocionais são ferramentas fundamentais para a tomada de decisões, com equalização dos conhecimentos que se tem sobre si e a empatia. Nesse sentido, a literatura é considerada uma importante referência. Por mediar o imaginário e o real, ela pode ser considerada um "lugar" seguro, para que os estudantes reflitam, se manifestem e, gradativamente, ampliem a consciência que têm sobre si e sobre o outro.
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 10
Compreensão de textos
Essa informação é apresentada de forma explícita ao final do mito. Se necessário, releia o último parágrafo.
Atividade 11
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
No item a, oriente um estudante a consultar no dicionário o significado da palavra inconfundível e peça que leia para a turma.
No item b, retome com os estudantes a definição de onomatopeia.
Para ler em casa
Leia o boxe em voz alta para os estudantes e oriente-os sobre como devem fazer a atividade em casa com os familiares.
A Literacia Familiar é construída no dia a dia, na convivência entre pais (ou cuidadores) e filhos. Suas práticas estimulam desde cedo a leitura de forma lúdica e participativa, além de fortalecer o vínculo familiar.
139
Estudo da língua
Frase e pontuação
1 Leia estas frases.
I. Os mitos indígenas explicam fenômenos da natureza.
II. As crianças indígenas brincam muito!
III. Por que a menina foi transformada em uma garça?
- Converse com os colegas sobre estas questões.
- Você conseguiu entender o sentido de cada uma dessas frases?
- O que você observou no final de cada uma delas? Respostas pessoais.
Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras com sentido completo. Uma frase é iniciada com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
- O ponto-final é usado quando se declara ou informa algo.
Ele aparece no final de frases declarativas.
Exemplo: Os mitos indígenas são contados de geração em geração.
- O ponto de interrogação é usado quando se faz uma pergunta.
Ele aparece no final de frases interrogativas.
Exemplo: Por que é preciso tomar cuidado ao comer peixes?
- O ponto de exclamação é utilizado quando se expressam sentimentos, sensações, emoções.
Ele aparece no final de frases exclamativas.
Exemplo: Estou animada para brincar!
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Frase e pontuação
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP03, EF02LP01, EF02LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
As atividades apresentadas buscam a sistematização dos sinais de pontuação expostos na produção de texto de acordo com a necessidade do uso.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Inicialmente, leia as frases em voz alta sem realizar a entonação assinalada pelas pontuações finais. A seguir, leia-as caprichando na entonação correta. Pergunte aos estudantes: O que os sinais de pontuação produziram nas frases que eu li? Espera-se que eles percebam a diferença da entonação em sua leitura, que imprime expressividade e revela a intenção de cada frase.
140
2 Reorganize as palavras de cada linha e forme uma frase com elas.
Dica: Observe a palavra com inicial maiúscula e o sinal de pontuação.
- de branco. andava sempre Ela
Ela andava sempre de branco. - nunca engasgou com os peixes! Branca
Branca nunca engasgou com os peixes! - o bruxo transformou Branca em ave? Como
Como o bruxo transformou Branca em ave?
3 Crie uma pergunta para cada resposta dada, de acordo com o texto A menina que se transformou numa garça.
- Quem vivia se engasgando com as espinhas de peixe?
Os irmãos de Branca viviam se engasgando com as espinhas de peixe. - Em que Branca se transformou?
Branca se transformou em uma linda garça! - Em que lugares / Por onde a ave foi obrigada a voar?
A ave foi obrigada a voar na beira de rios e lagos.
4 Complete as frases dos quadrinhos a seguir com ? ou !.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leiam juntos, em voz alta, as frases ainda não organizadas de cada linha. O objetivo da atividade é levar os estudantes a perceber que uma frase é iniciada com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação. Além disso, evidencia a importância da ordem das palavras para o sentido da frase.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Explique aos estudantes que, quando falamos, estamos em contato com nossos interlocutores e temos maior possibilidade de expressar nossos sentimentos e emoções por meio das entonações e modulações da voz, dos gestos das mãos e do corpo e das expressões faciais. Para expressarmos na escrita as entonações específicas da fala e reproduzir a expressividade típica da oralidade em textos, usamos recursos, como os sinais de pontuação. O ponto de interrogação que aparece no final de frases interrogativas altera a entonação da frase, indicando ao leitor que não se trata de uma declaração (afirmativa ou negativa), mas de uma pergunta, uma dúvida.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Proponha a leitura coletiva do texto dos quadrinhos, em voz alta. Destaque a entonação adequada.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Caso os estudantes ainda encontrem dificuldade no entendimento da pontuação, propomos que você leia as frases a seguir mudando a entonação conforme os sinais de pontuação.
- Os povos indígenas têm direito a uma escola diferenciada.
- Os povos indígenas têm direito a uma escola diferenciada?
- Os povos indígenas têm direito a uma escola diferenciada!
Pergunte se as frases foram ditas da mesma maneira e que diferenças eles observaram. Informe que, dependendo de nossa intenção, temos de decidir qual o melhor sinal de pontuação em cada caso.
Peça a cada estudante que construa uma frase oralmente: você propõe um sinal e ele constrói a frase, respeitando a pontuação proposta.
141
Pontuação na narrativa
1 Releia este trecho do texto A menina que se transformou numa garça.
"[...] O ciúme era tanto que eles resolveram procurar um bruxo, que se escondia no alto de uma montanha encantada, e lhe pediram, maldosamente:
- Queremos que transforme nossa irmã em uma ave."
- Como se chama o sinal de pontuação destacado em negrito?
Travessão. - Para que ele serve? Para indicar a fala de uma personagem.
- Observe que antes desse sinal há outro, sublinhado.
- Qual é o nome desse outro sinal? Para que serve?
Dois-pontos. Serve para introduzir um travessão.
As conversas entre pessoas ou personagens são chamadas de diálogos.
No diálogo escrito, o sinal de dois-pontos (:) é usado para introduzir um travessão.
O travessão (-) é um sinal de pontuação que serve para indicar a fala de personagens.
2 Complete a pontuação desta anedota utilizando corretamente os dois-pontos e o travessão.
Um pernilongo pediu à mãe dele :
- Mamãe, posso ir ao teatro?
A mãe respondeu :
- Cuidado, é perigoso!
O pernilonguinho quis saber :
- Perigoso, mamãe?
- Sim, filho. Já imaginou na hora de baterem palmas?
Da tradição popular.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Pontuação na narrativa
Atividades 1 e 2
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Explique à turma que uma das funções do travessão é anunciar a fala de uma personagem e comente que, em histórias em quadrinhos, as falas são apresentadas em balões, não necessitando, portanto, do uso desse sinal de pontuação.
Os dois-pontos também podem ter outras funções: anunciar uma citação ou uma enumeração e indicar um esclarecimento, um resultado ou um resumo do que se disse.
142
Parágrafo
1 Com o professor e os colegas, volte às páginas 135 e 136 e observe a estrutura do texto A menina que se transformou numa garça.
- Você percebeu que esse texto é organizado em trechos?
- Você já reparou que muitos textos escritos são organizados em trechos? Cada um desses trechos ou blocos de texto se chama parágrafo. Respostas pessoais.
O parágrafo é indicado por um espaço entre o início da primeira linha do texto e a margem esquerda da folha.
Ele é formado por um conjunto de frases que se organizam para transmitir uma ideia. Às vezes, o parágrafo é formado apenas por uma frase ou pela fala de uma personagem.
2 Numere os parágrafos do mito A menina que se transformou numa garça. Os estudantes deverão numerar 7 parágrafos. Observe se eles identificam a fala da personagem como um dos parágrafos.
- Relacione cada parágrafo do mito a seu conteúdo.
- Parágrafo 1
- Parágrafo 2
- Parágrafo 3
- Parágrafo 4
- Parágrafo 5
- Parágrafo 6
- Parágrafo 7
- O autor apresenta os irmãos de Branca. 4
- O autor apresenta o mito de modo geral. 1
- O autor apresenta a personagem principal, Branca. 2
- Fala dos irmãos de Branca ao bruxo. 5
- Conclusão do mito. 7
- Realização do feitiço. 6
- O autor fala mais detalhes sobre a personagem Branca. 3
MANUAL DO PROFESSOR
Parágrafo
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Neste momento, os estudantes devem apenas observar o espaço indicador de parágrafo, a mudança de linha e o emprego de letra maiúscula na palavra que inicia o trecho.
Atividade 2
O parágrafo é uma unidade textual suficientemente longa para conter uma comunicação completa, isto é, é uma unidade semântica. Auxilie os estudantes a identificar em cada um dos parágrafos do mito uma ideia central que é transmitida ao leitor. Utilize o texto para explicar aos estudantes que, além de apresentar uma ideia central distinta, cada parágrafo traz ideias secundárias capazes de fortalecê-la e/ou estabelecer relações com a ideia central que está por vir, no parágrafo seguinte.
Ao compreender a função do parágrafo na organização lógica e na produção de sentido do texto, os estudantes podem aprimorar suas estratégias pessoais de leitura e, consequentemente, as de escrita, pois, ao colocar-se no papel de autor, serão cada vez mais capazes de comprometer-se com a mensagem que desejam passar ao leitor.
143
3 Releia o trecho do texto A menina que se transformou numa garça, a seguir, e responda às questões.
"Graças ao poderoso feitiço, Branca tornou-se uma linda garça, da cor de sua roupa favorita, e foi condenada a voar na beira de rios e lagos, alimentando-se apenas de peixes...
Não há criança daquela região que não conheça essa história. Quando uma delas escuta o canto inconfundível de uma garça branquinha ecoando pelo ar - cá, cá, cá -, sabe que é a menina, avisando para que tomem cuidado para não se engasgarem com as espinhas dos peixes."
- Quantos parágrafos há no trecho selecionado?
Dois. - Quantas frases há no trecho?
Três frases. - Assinale a informação correta.
Uma frase pode conter um parágrafo.
Um parágrafo pode conter apenas uma frase.
Um parágrafo pode conter uma ou mais frases. X
- Para que servem os travessões destacados no trecho? Assinale a alternativa correta.
Para indicar a fala de uma personagem.
Para destacar a onomatopeia do restante do texto. X
4 Com a ajuda do professor, você e os colegas vão escrever coletivamente a continuação do mito A menina que se transformou numa garça. Usem o caderno.
Importante!
- Organizem o texto em parágrafos.
- Usem os sinais de pontuação adequados para indicar o final das frases: ponto-final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação.
- Se houver falas, não se esqueçam de usar os dois-pontos e o travessão para indicá-las.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Os estudantes já marcaram os parágrafos no texto, portanto têm condições de saber que são parágrafos, mesmo que tenham dúvidas em relação à pontuação. Aproveite para ampliar o uso da pontuação, apresentando também as reticências e o travessão usado no meio da frase (aqui para introduzir o som feito pela garça), e até mesmo da vírgula.
O item c retoma o que foi apresentado anteriormente na definição de parágrafo: ele pode ser formado apenas por uma frase.
No item d, explique aos estudantes que as duas alternativas trazem funções do travessão. Esse sinal de pontuação pode tanto indicar o discurso direto (a fala de uma personagem, por exemplo) quanto destacar trecho ou ideias em textos. No entanto, eles devem notar que o enunciado pede a função do parágrafo apresentada no trecho do texto.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Realize essa atividade coletivamente, com você como escriba. Você pode escrever o trecho ditado por eles na lousa fazendo os ajustes necessários e, em seguida, eles podem copiar o texto no caderno ou em uma folha à parte. O mais importante é que os estudantes compreendam a estrutura de parágrafo: frases que ordenam ideias e uso adequado da pontuação.
144
Jogo Acerte a pontuação
■ Participantes: 2 a 4 jogadores
■ Material: 20 carteias de frases e 20 fichas de pontuação
■ Preparação para o jogo: recortar as cartelas de frases e as fichas de pontuação das páginas 267 e 269.
■ Regras
1. Um jogador embaralha as cartelas de frases e as distribui entre todos os jogadores (inclusive para ele mesmo). Todos devem ter o mesmo número de cartelas.
2. As fichas de pontuação ficam viradas para cima, no centro da mesa e à vista de todos.
3. Um jogador é sorteado para iniciar o jogo. Ele pega uma cartela da mão do jogador à sua direita e a coloca sobre a mesa. Em seguida, escolhe uma ficha com a pontuação adequada à frase e a coloca na cartela na posição correta.
4. Se o jogador tiver na mão a cartela que completa a frase, ele a coloca na mesa e a pontua. Nesse caso, o jogador ganha um ponto.
5. Se o jogador não tiver a cartela que complementa a frase, não marcará ponto e deverá aguardar a sua vez de jogar novamente.
6. O jogador à direita dá sequência, repetindo o processo: pega uma cartela da mão do jogador à sua direita, pontua com a ficha adequada e, se tiver a cartela que completa aquela, ele a coloca na mesa e a pontua.
7. Se o jogador errar a pontuação da frase da cartela que pegou do adversário, deve devolvê-la a ele, que terá, então, a oportunidade de completar o diálogo.
8. Vence o jogo quem fizer o maior número de pontos.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Acerte a pontuação
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Preparação para o jogo
Antes de organizar a turma para a realização do jogo, é necessário que os estudantes leiam as regras. Após a leitura, convide alguns deles para explicar oralmente o funcionamento de uma rodada, garantindo a compreensão de toda a turma.
Individualmente, eles deverão destacar as cartelas e fichas das páginas 267 e 268 do Livro do Estudante.
Oriente-os a formar as duplas ou os quartetos com os colegas mais próximos.
Durante o jogo, circule entre os grupos para observá-los e, também, auxiliá-los nas possíveis dúvidas.
Em atividades como essa, é possível identificar os estudantes que têm dificuldade em lidar com a perda. Aproveite a oportunidade para conversar com eles sobre perdas e ganhos. Pergunte-lhes como se sentem quando ganham ou perdem um jogo.
É muito comum, quando frustrados, manifestarmos agressividade através de nossas ações, palavras e entonação de voz.
A agressão pode ser dirigida ao agente frustrador ou transferir-se a um substituto dele. [...]
A hipótese frustração-agressão encontra algumas objeções. Algumas pessoas reagem à frustração não com agressão aberta, mas apenas permanecendo em silêncio, meditando. Outras podem reagir ao bloqueio de seus objetivos regredindo, isto é, agindo de modo menos amadurecido.
BARROS, Célia S. G. Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1999.
Atividade complementar
Após a realização do jogo, aproveite as frases trabalhadas e faça um ditado com elas.
145
Produção oral
Reconto oral de mito
Você vai pesquisar um mito e depois recontá-lo aos colegas!
Planejamento
1 Ouvir a leitura do texto.
- Preste atenção à leitura que o professor fará do texto a seguir.
Que curioso!
Você sabia que existe um mito sobre o surgimento do rio Amazonas? Quem conta esse mito são povos indígenas brasileiros. De acordo com eles, Tupã, que era o maior dos deuses, pretendia criar o mundo e os seres humanos. Porém, não estava conseguindo por causa do Sol, que era tão apaixonado pela Lua que queimava tudo à sua volta. Tupã resolveu, então, separá-los: um dominando o dia e outro, a noite. A Lua chorou tanto que suas lágrimas formaram o rio Amazonas, que é considerado o maior rio do mundo em extensão e volume de água.
2 Recontar o mito a dois colegas.
- Reúna-se com dois colegas e reconte a eles o mito que acabou de conhecer.
3 Pesquisar um mito.
- Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros, em revistas ou na internet um mito sobre algum assunto que lhe interesse.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Reconto oral de mito
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10,
EF15LP12, EF15LP16,
EF15LP19, EF12LP17.
Componente da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Planejamento
Atividades 1, 2 e 3
Compreensão de textos
Nas atividades 1 e 2, leia o mito presente no boxe "Que curioso!" para toda a turma. Depois, oriente os estudantes a recontá-lo oralmente em grupos de três integrantes.
Na atividade 3, explique que as questões propostas no livro (Por que as amoras são vermelhas? Por que chove? Como os animais foram criados?) são apenas exemplos, mas podem ser usadas desde que os estudantes encontrem mitos que respondam a essas questões.
146
4 Copie ou imprima o mito escolhido.
- Memorize a história.
5 Formar um grupo.
- Reúna-se com três colegas e conte a eles o mito que você selecionou.
- Você e os colegas vão escolher uma das histórias para contar à turma.
- A equipe vai escolher um representante para apresentar a história à turma.
Importante!
- O mito deverá ser memorizado!
- Se o representante esquecer algum detalhe, não deve se preocupar. Pode pedir ajuda aos colegas!
Apresentação
6 Apresentar o mito à turma.
- No momento de falar, use um tom de voz firme, claro e em altura adequada (nem muito alto, nem baixo demais) para que todos o escutem.
- Ouça atentamente enquanto seus colegas estiverem contando o mito. Não os interrompa.
Avaliação
7 Avaliar a apresentação do mito.
-
Preencha o quadro. Respostas pessoais.
Avaliação do reconto oral Sim Não Você conseguiu memorizar o mito? Foi difícil contar o mito à turma? Você gostou dos mitos que ouviu? - Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Diga também a eles qual foi o mito de que você mais gostou.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Agrupe estudantes que tenham diferentes níveis de conhecimento e de dificuldade, desde que não sejam extremos, visto que isso poderá ser um complicador para o desenvolvimento do trabalho. Após a formação dos grupos e da decisão da questão a ser respondida, lembre-se de comentar que o texto a ser pesquisado, um mito, deverá apresentar uma explicação fantástica e não científica como resposta às questões. Registre na lousa os critérios que serão observados no trabalho em grupo: respeito, cooperação, participação, organização.
Atividade preparatória
Antes da apresentação, se julgar oportuno, organize ensaios individuais para preparar o estudante que vai recontá-lo em cada grupo. Você pode, por exemplo, gravar um áudio ou vídeo dessa primeira versão do reconto, aproveitando esse momento para auxiliá-los na memorização do enredo. Gravar, ouvir e ver a si mesmo pode ser uma estratégia eficiente para o aprimoramento da fluência oral e da postura corporal adequada para a apresentação de textos orais.
Avaliação
Atividade 7
A autoavaliação é um momento importante, pois contribui para que gradativamente os estudantes tomem consciência do desenvolvimento de sua fluência oral e assim possam autorregular seu processo de aprendizagem.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
147
Produção escrita
Reconto escrito de mito
Você vai escrever um dos mitos que escutou na seção "Produção oral". Seu texto fará parte de uma coleção de mitos da turma.
Planejamento
1 Relembrar os mitos.
- Lembre-se dos mitos que foram pesquisados e recontados oralmente na seção "Produção oral".
- De qual deles você mais gostou? Quem o contou?
- Converse com o colega que recontou o mito de que você mais gostou.
- Peça que ele o reconte novamente.
- Anote palavras que o ajudem a se lembrar dos pontos principais.
2 Organizar os parágrafos.
- Planeje o assunto de cada parágrafo do seu texto. Lembre-se: o primeiro deles é a introdução, os seguintes são o desenvolvimento do mito e o último é a conclusão. Respostas pessoais.
Parágrafo 1:
Parágrafo 2:
Parágrafo 3:
Parágrafo 4:
Parágrafo 5:
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Reconto escrito de mito
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF12LP05,
EF02LP01, EF02LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leia para a turma as condições de produção do texto: os estudantes vão agora recontar por escrito um dos mitos escutados anteriormente; esse texto fará parte de uma antologia que será lida pelos familiares.
Planejamento
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Na atividade 1, organize a turma em grupos para ouvir novamente o reconto do mito. Vocês podem construir coletivamente um esquema na lousa que ajude os estudantes a organizar os elementos (personagens, tempo, espaço, narrador etc.) e os momentos da ação da narrativa, isto é, do enredo (situação inicial, conflito, clímax e desfecho), sem precisar, por enquanto, utilizar esses nomes ou conceitos.
Na atividade 2, proponha aos estudantes que se orientem pelos momentos principais da ação: Qual é a situação inicial, isto é, como a história começa? O que acontece para alterar o curso dos acontecimentos? Qual é o ponto de maior tensão desse conflito ou dessa mudança não esperada? Como esse conflito se desenlaça? Como a história termina?
148
Escrita
3 Escrever o mito no caderno.
- Siga a organização de parágrafos que você fez.
- Conclua as frases com a pontuação adequada.
- Se houver falas de personagens, utilize os dois-pontos e o travessão.
Avaliação e reescrita
4 Revisar sua escrita.
-
Releia o mito que você escreveu e responda às questões a seguir.
Respostas pessoais.
Revisão da escrita Sim Não Na primeira linha de cada parágrafo, você deixou um espaço entre a margem esquerda da folha e o início do texto? Você organizou os parágrafos da forma como tinha planejado? Você terminou cada frase com a pontuação adequada? Você utilizou dois-pontos e travessão para indicar falas de personagens, caso tenha havido? - O professor vai avaliar sua escrita e indicar se há algo para você corrigir.
5 Passar o texto a limpo e ilustrá-lo.
- Em uma folha à parte, passe seu texto a limpo.
- Faça um desenho bem bonito para ilustrá-lo.
Socialização
Coleção de mitos da turma
6 Você e seus colegas vão reunir os textos e organizá-los em uma pasta de acordo com a ordem alfabética do nome de quem escreveu cada um.
7 Com a ajuda do professor, organizem-se para que cada estudante possa levar a pasta para casa por alguns dias.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 3
Produção de escrita
Auxilie os estudantes durante o processo de textualização do mito, levando em conta o planejamento que fizeram.
Ressalte a importância da organização em parágrafos (com os recuos que marcam o início de cada novo parágrafo, em uma nova linha) e do uso de sinais de pontuação (inclusive os dois-pontos e o travessão para indicar falas de personagens) estudados na unidade para organizar e dar expressividade à narrativa.
Avaliação e reescrita
Atividade 4
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 5
Ao final do processo de escrita, depois que o texto for avaliado pelos próprios estudantes, revisado e passado a limpo, incentive-os a ilustrar e colorir a produção.
Socialização
Atividade 7
Oriente os estudantes a organizar os textos produzidos e reuni-los em uma pasta apropriada para a circulação entre as famílias e posterior armazenamento na biblioteca da escola.
Organize em uma agenda datas e prazos para que todos os estudantes possam levar a coleção de mitos da turma para casa.
Ao final, faça uma roda de conversa e incentive os estudantes a compartilhar como foi essa experiência de recontar um mito oralmente e depois por escrito e a relatar a experiência de ler os textos produzidos por eles com os familiares.
Conhecer mais palavras
Habilidade da BNCC nesta seção
EF02LP11.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta seção, são apresentados e trabalhados diversos substantivos, uma importante classe de palavras no léxico da língua portuguesa.
Atividade 2 (p. 149)
Stop é uma palavra de origem inglesa que significa "pare". Ela é usada durante o jogo, também conhecido como "adedonha", para indicar o momento em que o jogador completou o preenchimento de todas as categorias definidas para a partida.
Organize grupos de no máximo cinco estudantes.
Em sites de busca na internet, é possível encontrar orientações sobre o jogo e até sua versão digital.
149
Conhecer mais palavras
1 Escreva as palavras na linha correta.
surpresa
Totó
copão
jogador
bolinhas
menina
— jogador
— surpresa
— Totó
— copão
— menina
— bolinhas
Você sabia que os substantivos são palavras que dão nome a objetos, seres, sentimentos e muitas outras coisas? Alguns substantivos são próprios, como Totó, Brasil e Maria. Outros são comuns, como cachorro, país e menina.
2 Você já brincou de "Stop"? Veja o exemplo e siga as orientações do professor para jogar com a turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 5
O ser humano no mundo
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "o ser humano no mundo", aprender a trabalhar em grupo, conhecer sinais de pontuação, palavras no aumentativo e diminutivo, desenvolvendo fluência e expressividade na leitura;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (poema e mito);
- fazer leituras e desenvolver processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras e expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva do conhecimento alfabético e da ortografia;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos, gramaticais e/ou ortográficos (como estudo da língua: frase e pontuação, pontuação na narrativa, parágrafo, aumentativo e diminutivo);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas das produções;
- elaborar produção escrita (reconto escrito e mito) e produção oral (reconto oral e mito), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP010 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.