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UNIDADE 6 Nossos corpos
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 6
Nossos corpos
Objetivos da unidade
- Desenvolver a habilidade de compreensão de textos orais e escritos.
- Refletir sobre o próprio corpo na perspectiva dos movimentos possíveis e dos cuidados necessários.
- Conhecer dicas para higienizar as mãos adequadamente.
- Ler propaganda, texto narrativo e cantiga de roda.
- Apreciar a audição e a leitura de texto narrativo e cantiga de roda.
- Conhecer e estudar os sons representados pela letra x.
- Praticar a precisão e a velocidade na leitura.
- Desenvolver a aquisição de vocabulário receptivo e expressivo.
- Identificar expressões idiomáticas e saber empregá-las.
- Conhecer e estudar sílaba tônica.
- Produzir cartaz.
- Explorar adivinhas.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar com a leitura de textos.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
- Desenvolver roteiro de vídeo e gravar vídeo curto.
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre o autocuidado e a importância da higiene e da prática de atividades físicas para a manutenção da saúde. Incentive-os a compartilhar os conhecimentos adquiridos nesta unidade com os familiares e cuidadores.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- O que as pessoas fotografadas estão fazendo?
Dançando.
- Você acha que consegue pular tão alto quanto as pessoas da foto?
Resposta pessoal.
- Qual é o nome desse estilo de dança?
Frevo.
- Quais estilos de dança você conhece?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
A abertura da unidade mostra dançarinos de frevo, ritmo musical e estilo de dança originário de Pernambuco, Brasil. O frevo mistura, em sua musicalidade, ritmos brasileiros como a marcha, o maxixe e o dobrado, e o ritmo da polca, que teve origem no século XIX, ficou muito popular na França e se espalhou pelo Brasil por meio das composições de Chiquinha Gonzaga, a primeira maestrina brasileira. Ao tocar a polca, as bandas pernambucanas inseriam os elementos dos ritmos brasileiros, e assim surgiu o frevo; já seus movimentos de dança são inspirados na capoeira.
A dança do frevo pode ser executada de duas formas: coletiva, quando a multidão dança; ou individual, quando o passista realiza movimentos mais complexos e acrobáticos. Dançar o frevo exige bastante destreza e utilização dos músculos das pernas e do abdômen.
Na primeira questão do boxe de questões orais, espera-se que os estudantes reconheçam que o rapaz realiza um passo de dança, com base nos movimentos do dançarino em destaque e no cenário de festa da imagem.
Na segunda questão, espera-se que os estudantes compartilhem suas expectativas individuais sobre conseguir ou não realizar o mesmo movimento que o dançarino da imagem, refletindo sobre a dificuldade da dança apresentada.
Na terceira questão, a resposta esperada é frevo, no entanto, a depender da região de origem do estudante ou de seus conhecimentos prévios, eles podem ter dificuldade em reconhecer essa dança. Aproveite para apresentá-la, falando de sua origem e contexto.
Na quarta questão, o objetivo é levantar os estilos de dança que os estudantes conhecem. Incentive-os a compartilhar esses conhecimentos com os colegas.
Atividade complementar
Depois do trabalho com o boxe de questões orais da abertura, leia a legenda da imagem para que os estudantes possam saber o contexto em que a fotografia foi tirada e conferir se as hipóteses levantadas se confirmam.
Lembre-os de que o frevo, como muitos outros estilos de dança, por exemplo, o samba, o hip-hop, o funk etc., também já foi marginalizado, embora, em 2021, tenha sido reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Se possível, apresente aos estudantes o vídeo da Unesco sobre o frevo. Disponível em: https://oeds.link/p7ezT6. Acesso em: 19 jul. 2021.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um cartaz de propaganda.
- Os órgãos públicos fazem muitas campanhas na área da saúde. Você conhece alguma delas? Qual? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Leia o cartaz a seguir, em voz alta, com a turma e o professor. Depois, observem as imagens do cartaz e pensem como elas estão relacionadas ao texto azul no alto dele.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP04,
EF15LP09, EF12LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", é esperado que os estudantes comentem que conhecem as campanhas de vacinação ou de prevenção à dengue, entre outras. Com base na leitura e na observação da imagem, outras questões podem ser feitas, como:
- Qual é a relação da imagem com o que está escrito no cartaz? A imagem mostra a mão cheia de pequenos animais, todos invisíveis a olho nu (por isso estão ilustrados). Isso justifica a solicitação de higienização.
- Qual é o objetivo do cartaz? Espera-se que os estudantes digam que o cartaz visa informar às pessoas sobre a importância de manter as mãos limpas para evitar doenças.
- Na sua opinião, faltou alguma orientação no cartaz? Poderá ser observado que não houve orientação sobre como higienizar corretamente as mãos.
Em "Durante a leitura", proponha a leitura coletiva do cartaz e da legenda.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Junte-se a um colega para se alternarem na leitura das frases a seguir. Procurem ler mais rápido a cada vez.
- Higienize suas mãos.
- Higienize suas mãos antes das refeições.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa e na escola.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa e na escola para evitar doenças.
- Higienize suas mãos antes das refeições e quando chegar em casa e na escola para evitar pegar ou transmitir doenças.
Compreender o texto
2 Converse com os colegas e o professor.
- Onde podemos encontrar cartazes como esse?
2. a) Espera-se que os estudantes respondam que cartazes como esse podem ser encontrados em hospitais, escolas, postos de saúde etc. - Quem são os leitores desse cartaz?
2. b) Os estudantes devem constatar que o cartaz é direcionado a crianças, mas a mensagem serve para pessoas de qualquer idade. - O que mais chamou sua atenção no cartaz? Por quê?
Resposta pessoal.
3 A frase "Higienize suas mãos" nos informa que:
- precisamos manter as mãos aquecidas.
- devemos cuidar da limpeza das mãos.X
- é necessário deixar as mãos bonitas.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que se organizem em duplas e pratiquem a leitura em voz alta, alternadamente, e cada vez mais rápido, mas mantendo uma respiração equilibrada e garantindo a compreensão do que está sendo lido. Circule pela sala e ouça os estudantes, um de cada vez, até que todos sejam ouvidos. Faça comentários que incentivem o treino e o aperfeiçoamento da pronúncia e da respiração durante a leitura e auxilie-os em suas dificuldades.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP04,
EF15LP09, EF12LP09.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividade 2
Compreensão de textos
No item a, espera-se que os estudantes respondam que podemos encontrar cartazes como esse em espaços de grande circulação de pessoas em hospitais, postos de saúde, escolas etc, reforçando a necessidade de atingir o maior número de pessoas possível.
No item b, podem considerar que o cartaz é direcionado especialmente às crianças, mas pessoas de qualquer idade podem se beneficiar ao lê-lo. Comente que é possível saber disso por causa das criaturas desenhadas, sugerindo o uso de uma linguagem mais próxima das crianças.
No item c, a resposta pode variar de estudante para estudante, mas possivelmente será a imagem, que reporta o leitor aos desenhos animados e à literatura infantil.
Comente que há informações escritas com letras de tamanhos diferentes porque a informação mais importante (Higienize suas mãos) aparece em destaque, a fim de chamar a atenção das pessoas. O texto com letras bem menores, na parte inferior do cartaz, informa quem criou e quem patrocina a campanha, o que, apesar de importante para compreender o contexto, não interfere diretamente na mensagem principal.
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4 Observe mais uma vez o cartaz e converse com os colegas.
- O que representam as criaturas que aparecem na mão?
4. a) Representam bactérias e outros seres que proliferam nas mãos devido ao acúmulo de suor e sujeira. - O que essas criaturas podem nos causar? Podem nos causar doenças.
- Que sensação elas transmitem a você? Resposta pessoal.
- O cartaz convenceu você a lavar as mãos? Por quê? Resposta pessoal.
Ampliar o vocabulário
5 No cartaz, há uma frase: "Higienize suas mãos".
- Que outra palavra poderia ser usada no lugar de higienize sem alterar o sentido do texto? Lave.
- Crie outra frase que poderia ser escrita no cartaz com a mesma imagem. Resposta pessoal. Sugestões: Lave as mãos. Lave sempre as mãos para evitar doenças.
- Escreva uma nova frase que esteja relacionada a uma boa conduta em relação à preservação da saúde.
Resposta pessoal.
Para ler em casa
Você vai ler o cartaz com um adulto de sua convivência familiar. Mostre a ele os elementos do cartaz e pergunte se entendeu as imagens e se sabe para quem o cartaz é direcionado. Explique-lhe esses elementos que você estudou em aula. Depois, proponha que vocês, juntos, pesquisem na internet cartazes sobre saúde. Escolha um cartaz e conte sobre ele aos colegas da turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Atividade 5
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
No item a, auxilie os estudantes a pensar em sinônimos para a palavra higienize. Além de lave, eles podem propor outras, como limpe. Aproveite para relembrá-los que a letra h em início de palavra não representa nenhum som.
No item c, você pode propor uma criação coletiva em que você é o escriba. É importante que a frase criada aborde o assunto proposto, mas não seja semelhante à frase criada no item b. Procure ampliar a perspectiva, mas ainda abordando a relação entre saúde e higiene.
Para ler em casa
Leia o boxe em voz alta para os estudantes e oriente-os sobre como devem fazer a atividade em casa com os familiares.
Esse momento de Literacia Familiar é importante, pois, além de ser um momento de compartilhar aprendizagens em família, favorece o aprofundamento da relação dos estudantes com a leitura fora da escola, contribuindo assim para o desenvolvimento de seu vocabulário e sua fluência leitora.
Atividade complementar
Se possível, exiba o vídeo e/ou a música indicados a seguir:
- "Lavar as mãos - Castelo Rá Tim Bum", disponível em: https://oeds.link/YWPnru.
- "Lavar as mãos", de Arnaldo Antunes, disponível em: https://oeds.link/IAJZqD. (Acessos em: 19 jul. 2021.)
Atividade complementar
Leve a turma a um local onde seja possível praticar a higienização das mãos.
Materiais necessários: água corrente, sabonete em barra ou líquido, papel-toalha.
Etapas:
1. Molhar e ensaboar as mãos.
2. Esfregar uma palma na outra.
3. Lavar os vãos dos dedos.
4. Esfregar as costas das mãos e os punhos.
5. Esfregar as pontas dos dedos na palma da mão para limpar as unhas.
6. Enxaguar as mãos em água corrente e secá-las com papel-toalha.
Alerte os estudantes para não desperdiçarem água. Oriente-os também a explicar aos familiares a importância da limpeza das mãos e o modo correto de fazer isso.
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Estudo da língua
Os sons representados pela letra X
1 Leia um cartaz feito para divulgar um evento numa escola.
- Por que a ideia de fazer um cartaz para divulgar um evento é boa?
a) Sugestão: Porque o cartaz chama a atenção de quem passa e mais gente pode se interessar pelo evento. - Por que a preguiça poderia vencer os leitores do cartaz?
b) Sugestões: Porque muita gente gosta de dormir até mais tarde no sábado. Porque algumas pessoas têm preguiça de começar a fazer atividade física. - Observe as letras em destaque no quadro abaixo.
deixe
chegue
- O som representado pelas letras é igual ou diferente? Igual.
- Copie outra palavra do cartaz com a letra x. experimente
- O som representado pelo x nessa palavra é o mesmo que em deixe? A depender da variedade linguística da região da escola, a resposta será sim ou não.
- Escreva outra palavra em que o x representa o mesmo som que na palavra que você copiou. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Os sons representados pela letra X
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF12LP01,
EF12LP03, EF12LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividade 1
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Peça a estudantes voluntários que realizem a leitura do cartaz em voz alta. Em seguida, coletivamente, discutam os itens a e b. Explore os motivos que levam à preguiça, questione por que é fácil se deixar levar por ela e como ela pode influenciar a tomada de decisões equivocadas: Quantas vezes deixamos de nos divertir, ou de fazer coisas importantes por preguiça? Amplie a proposta: Como podemos vencer a preguiça? Registre as respostas num cartaz e deixe-o exposto em sala de aula.
No item c, peça que realizem novamente a leitura em voz alta, prestando atenção ao som das consoantes destacadas. Espera-se que a turma perceba que elas representam o mesmo som.
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2 Marque as palavras do quadro abaixo em que o som representado pelas letras em destaque é o mesmo representado pelo x em deixe.
caixa X
exemplo
chamada X
chiclete X
máximo
xilofone X
aproximar
Copie as palavras do quadro em que o x representa:
- som de s: máximo, aproximar
- som de z: exemplo
3 Leia em voz alta as palavras que nomeiam estes elementos.
a. Pinte de azul as palavras em que a letra x representa o mesmo som que o ch. xícara, peixe, abacaxi, lixeira, mexerica, xale
b. Pinte de verde as palavras em que a letra x representa outros sons. táxi, exame
c. Escreva as palavras que você pintou de verde conforme os sons que o x representa:
- som de z: exame
- som de ks: táxi
d. Escreva dois exemplos de palavras em que o som representado pelo x seja o mesmo representado por: As respostas são sugestões.
- ch: xarope, bruxa
- z: exato, exigir
- ks: boxe, fluxo
- s: próximo, auxiliar
MANUAL DO PROFESSOR
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Caso os estudantes tenham alguma dúvida específica acerca do som representado pela letra x nas palavras estudadas nesta seção, retome com eles as regras a seguir, em caráter de revisão; elas podem servir como um suporte no momento de orientá-los.
- em início de palavra, x sempre representa o som também representado por ch (xícara; xarope);
- após ditongo, após a sílaba inicial en- e após a sílaba inicial me-, o x representa, com algumas exceções, o mesmo som representado por ch (caixa; enxada; mexerica);
- em início de sílaba, se precedido de e e seguido de vogal, x representa o mesmo som representado por z (exame; exemplo);
- em início de sílaba, quando entre vogais, e no final de palavras, representa o mesmo som representado por ks (fixo; táxi; ônix).
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Ao término do estudo da letra x, peça aos estudantes que se reúnam em grupos e encontrem, em um texto previamente selecionado por você, palavras escritas com x representando o mesmo som representado por ch. Depois, oriente-os a copiar essas palavras em uma folha avulsa com lápis de diversas cores. A ideia é fixar no mural da sala de aula a folha de cada grupo, de modo que toda a turma venha a desfrutar de um banco de palavras feito por todos.
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A letra x pode representar diversos sons:
- o mesmo som que ch, como em xadrez;
- o mesmo som que z, como em examinar;
- o mesmo som que s, como em auxiliar;
- o mesmo som que ks, como em fixo.
4 Leia as palavras a seguir, prestando atenção ao som representado pela letra x em cada uma delas.
exibir
deixar
tórax
xeretar
exceto
saxofone
roxo
exigente
auxiliar
caixote
exagerada
êxito
reflexão
oxigênio
exercício
asfixia
enxurrada
excelente
a) Você conhece o significado de todas essas palavras?
Resposta pessoal.
- Converse com os colegas e o professor sobre as palavras menos conhecidas e tentem chegar a uma definição para elas.
Resposta pessoal.
b) Escreva as palavras do quadro na tabela, classificando-as conforme o som que o x representa em cada uma.
SOM REPRESENTADO POR X COMO EM: | |||
xadrez | exuberante | próximo | maxilar |
deixar | exibir | exceto | saxofone |
xeretar | êxito | auxiliar | asfixia |
roxo | exercício | excelente | tórax |
caixote | exigente | reflexão | |
enxurrada | exagerada | oxigênio |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Conhecimento alfabético
A atividade reúne palavras em que o x representa sons diferentes.
No item b, se julgar necessário, solicite aos estudantes que façam a atividade em duplas. Primeiro, leia em voz alta as palavras que encabeçam a tabela e, só então, instrua-os a ler as palavras do quadro, classificá-las e fazer correspondência do som representado pela letra x, para completar a tabela.
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Produção escrita
Cartaz
Você e seus colegas vão produzir um cartaz para um público infantil.
Depois, vão organizar uma exposição dos trabalhos feitos pela turma!
Planejamento
1 Observar o cartaz e conversar com os colegas.
a) Qual é o dia citado nesse cartaz?
O dia 14 de outubro: Dia Mundial de Lavar as Mãos.
b) Quais pessoas devem ler o cartaz? Como você descobriu isso?
1. b) As pessoas que frequentam o ambiente escolar, adultos e crianças. Justificativas possíveis: o cartaz foi produzido pelo Programa Saúde na Escola; o texto verbal fala que "Saúde a gente também aprende na escola"; a ilustração apresenta uma menina uniformizada acompanhada de um adulto.
c) Quais são as frases que se destacam no cartaz, chamando a atenção do leitor?
"Saúde a gente também aprende na escola." e "Lave as mãos com água e sabão, sempre.".
2 Levantar informações para fazer um cartaz.
- Em grupos, você e seus colegas vão fazer um cartaz para mostrar às crianças a importância de lavar as mãos.
- Levantem informações para escrever no cartaz. Exemplos: por que é importante lavar as mãos; quando devemos lavar as mãos; como lavar as mãos de maneira correta.
- Pensem nas informações obtidas e escolham aquelas que o grupo vai apresentar no cartaz. Anotem-nas no caderno ou em uma folha avulsa.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Cartaz
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF12LP10,
EF12LP12, EF12LP13,
EF12LP15, EF12LP16,
EF02LP01, EF02LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Planejamento
Atividade 2
Compreensão de textos
Espera-se que os estudantes se lembrem da importância de lavar as mãos para a manutenção da saúde e que decidam sobre as informações que desejam colocar no cartaz, considerando o público-alvo: O que os outros estudantes precisam saber sobre lavar as mãos? Quais informações teremos no nosso cartaz?
Atividades 3 e 4
Oriente os estudantes sobre os elementos que devem aparecer no cartaz. Retome os cartazes trabalhados na unidade e outros que puder disponibilizar, para que sirvam de inspiração para a turma. Relembre aos estudantes que o cartaz que vão produzir deverá conter frases curtas que informem o assunto e chamem a atenção das pessoas. Além disso, as letras devem ser legíveis e podem ter diferentes tamanhos, porém a informação mais importante deverá ser destacada. Outro ponto importante diz respeito à imagem, que precisa estar relacionada com o tema e colaborar para a compreensão da mensagem.
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3 Conversar sobre as questões apresentadas.
- Qual deve ser a informação principal do cartaz, aquela que deve chamar mais a atenção das crianças?
- O que mais pode despertar a atenção no cartaz?
4 Escolher imagens para o cartaz.
- Escolham duas imagens (fotos ou desenhos) para ilustrar o cartaz.
Escrita
5 Fazer um rascunho do texto.
- Peguem as anotações que fizeram no caderno e escrevam uma frase principal sobre a importância de lavar as mãos.
- Criem um pequeno texto que atraia a atenção das crianças.
Avaliação e reescrita
6 Avaliar e revisar a escrita.
-
Releiam o rascunho que escreveram e preencham o quadro. Respostas pessoais.
Revisão da escrita Sim Não Vocês escreveram uma frase principal no cartaz? Criaram um texto atraente para as crianças? - Vejam com o professor se precisam corrigir algo no cartaz.
7 Passar o cartaz a limpo.
- O texto do cartaz deve ser curto e escrito com letras grandes.
8 Ilustrar o cartaz.
- Colem as imagens escolhidas no cartaz. Distribuam o texto e as imagens de modo que a leitura seja agradável.
Socialização
9 Expor o cartaz.
- A turma e o professor decidirão onde expor os cartazes.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 5
Produção de escrita
Nessa atividade, é importante que os grupos façam um esboço do cartaz, o que estimula o desenvolvimento de habilidades de organização e planejamento para a realização do trabalho. Verifique os esboços e dê sugestões por meio de questionamentos: Vocês acham que as pessoas vão entender a mensagem que o grupo deseja transmitir? Será que essa imagem auxiliará o leitor na compreensão da mensagem? Deixe à disposição dos estudantes diferentes tipos de materiais para a confecção do cartaz.
Avaliação e reescrita
Atividade 6
Leia com os estudantes a tabela de avaliação e oriente-os a fazer as mudanças necessárias, ainda nos rascunhos. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividades 7 e 8
Acompanhe a reescrita e a elaboração da versão final, fazendo as intervenções necessárias. Oriente os estudantes na distribuição do texto e das imagens no cartaz, conforme o que planejaram.
Socialização
Atividade 9
Converse com os demais professores sobre a possibilidade de os estudantes visitarem as outras turmas para mostrar os cartazes. Depois, exponha-os em diferentes espaços da escola (corredores, biblioteca, enfermaria, secretaria, quadra de esportes). Essa é uma maneira de valorizar e divulgar o trabalho da turma, além de ser uma oportunidade para informar a comunidade escolar sobre questões importantes relacionadas à higiene e à saúde.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um texto narrativo.
- Já reparou que algumas expressões da língua portuguesa contêm nomes de partes do corpo, como "pé de alface" ou "dente de alho"?
- Você se lembra de outras expressões com nomes de partes do corpo? Quais? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Preste atenção à brincadeira que a autora faz com as palavras e os sentidos delas.
Ao pé da letra
1 Vejam só as coisas que vovó diz, mamãe repete e eu, Rui, filho e neto das duas, fico dando tratos à bola para entender.
2 Será que com você acontece o mesmo?
3 Outro dia, estava andando de bicicleta na sala e vovó ralhou comigo:
4 - Cuidado! Não vá esfolar os pés da mesa!
5 Então, resolvi ir para o jardim, e ela:
6 - Não saia que vem vindo um pé de vento!
7 Aí mamãe pediu:
8 — Dê um recado para a vizinha, mas vá num pé e volte noutro!
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP12,
EF15LP15, EF15LP16,
EF15LP18, EF02LP26,
EF02LP28.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", comente com a turma que as expressões apresentadas no texto exploram os diferentes sentidos das palavras. Todas as línguas possuem expressões que lhes são próprias, formadas por associação de ideias que se cristalizam na cultura linguística dos falantes. Por isso, pessoas que falam outras línguas ou crianças enfrentam dificuldade de compreender essas expressões por quererem atribuir a elas sentido literal.
Pergunte aos estudantes se eles sabem o significado das expressões "pé de alface" (unidade da alface) e "dente de alho" (cada pequena parte de que é composto o alho, ou a cabeça do alho.).
Algumas expressões da nossa língua que usam nomes de partes do corpo são: "ficar de queixo caído" (ficar espantado, admirado); "dor de cotovelo" (inveja, ciúmes); "calcanhar de Aquiles" (ponto fraco de uma pessoa ou instituição); "de cabeça para baixo" (bagunçado); "braço direito" (pessoa em quem mais se confia); "dar com a língua nos dentes" (falar o que não deveria).
É possível que boa parte dos estudantes já tenha ouvido essas expressões, mas não saiba o significado delas.
Em "Durante a leitura", recomenda-se que você faça uma leitura em voz alta do texto inteiro para que os estudantes compreendam o toque de humor presente, bem como percebam as diversas expressões que completam o sentido do texto.
Peça-lhes que numerem os parágrafos, pois isso facilitará a localização das expressões quando tentarem compreendê-las no contexto, além de poder servir de guia para a leitura oral realizada por eles.
Em seguida, leia novamente, agora fazendo uma pausa após as perguntas localizadas no parágrafo 9 para que a turma tente respondê-las. Aceite todas as respostas e hipóteses. Depois, prossiga a leitura e, no final, peça a cada estudante que leia um parágrafo em voz alta.
Após as leituras, peça aos estudantes que sublinhem no texto as expressões que usam nomes de partes do corpo:
1o parágrafo: "[...] fico dando tratos à bola para entender." (Refletir sobre algum assunto.)
4o parágrafo: "Não vá esfolar os pés da mesa!" (Partes que sustentam a mesa no chão.)
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9 Pensei: "Pé de mesa tem dedão? Vento tem um, dois ou mais pés? Será que consigo pular num pé só até a casa da vizinha e voltar pulando com o outro?".
10 Não demorou e lá veio outro pedido:
11 - Rui, me dá uma mão! Vamos, menino. Dê um pulinho aqui, rápido.
12 Enquanto penso onde arranjar um mamão ou por que devo dar o tal do pulinho, mamãe me pede:
13 - Vá até a cozinha e me traga uma cabeça de alho.
14 Enquanto me pergunto: "Por que nunca reparei na cabecinha deles?", ela comenta:
15 — Rui, você está com a cabeça nas nuvens?
16 Começo a resmungar que ela fala esquisito, que estou tentando descobrir as cabeças dos alhos, quando ela reclama:
17 — Filho, pare de falar, senão vai dar nó na língua!
18 E vovó concorda:
19 - Esse menino é um língua de trapo! Pudera, fala pelos cotovelos!
20 Vovó me chama:
21 - Rui, telefone pra mãe da... da...
22 - Da quem, vovó?
23 - Espere um pouco, já vou me lembrar. Está na pontinha da língua.
24 Fico olhando para a boca de vovó, esperando ver o nome na pontinha de sua língua, mas ela fica de boca fechada.
[...]
25 Não acham que tenho de dar tratos à bola, procurando os pés das letras? Tudo porque falam comigo como se eu fosse do tempo do onça!
Lúcia Pimentel Góes. Falando pelos cotovelos. São Paulo: Moderna, 2005.
MANUAL DO PROFESSOR
6o parágrafo: "Não saia que vem vindo um pé de vento! " (Ventania.)
8o parágrafo: "[...] mas vá num pé e volte noutro!" (Vá e volte logo.)
11o parágrafo: "Rui, me dá uma mão! Vamos, menino. Dê um pulinho aqui, rápido." (Me dê uma ajuda./ Venha rapidamente.)
13o parágrafo: "[...] me traga uma cabeça de alho." (O alho inteiro.)
15o parágrafo: "Rui, você está com a cabeça nas nuvens?" (Distraído, desatento.)
17o parágrafo: "Filho, pare de falar, senão vai dar nó na língua! " (Ter dificuldade para articular as palavras.)
19o parágrafo: "Esse menino é um língua de trapo! Pudera, fala pelos cotovelos!" (Fofoqueiro./ Fala demais.)
23o parágrafo: "[...] Está na pontinha da língua." (Saber de cor; ter memorizado.)
25o parágrafo: "[...] Tudo porque falam comigo como se eu fosse do tempo do onça!" (Do passado, de antigamente.)
É provável que os estudantes não consigam localizar sozinhos todas essas expressões. Explore o significado das que encontraram e peça-lhes que mencionem em qual parágrafo cada expressão está. Após a discussão e o levantamento das hipóteses com a turma, chame a atenção deles para as expressões que não mencionaram.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Ouça atentamente a leitura que o professor vai fazer do texto. Preste atenção à entonação que ele dará às falas das personagens. Depois, você e os colegas farão uma leitura coletiva.
- Organizem-se para que cada um leia um dos parágrafos do texto narrativo, a fim de praticar a fluência de leitura dos diálogos.
- Ensaie o parágrafo que você vai ler em voz alta, sozinho, pelo menos duas vezes antes de fazer a leitura coletiva com a turma.
- Treine a leitura procurando ler como o professor, com expressividade, respeitando a pontuação e mostrando as emoções do texto por meio das falas.
- Uma dica para você ler as falas com expressividade é imaginar-se conversando com alguém. Observe a pontuação e as expressões das frases e dê destaque a elas.
Compreender o texto
2 Converse com os colegas e o professor.
- Por que Rui tinha dificuldade de entender o que a avó e a mãe dele diziam? Porque tentava entender as palavras no sentido literal, comum, habitual, e não no sentido em que a avó e a mãe dele usavam.
- O que significa "dar tratos à bola"?
2. b) Significa "pensar", "refletir sobre algum assunto" ou "tentar encontrar uma explicação ou solução". - Assim como Rui, você já precisou "dar tratos à bola" para entender algo que algum adulto lhe disse? O quê? Comente com seus colegas. Resposta pessoal.
3 O título do texto é Ao pé da letra. O que significa entender algo ao pé da letra?
Significa entender as palavras em seu sentido habitual, mais comum, literal.
- Indique um parágrafo em que há um exemplo de como Rui entende as palavras ao pé da letra.
Sugestões de resposta: parágrafos 9, 12, 14, 16 e 24.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
- Praticar a fluência
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF02LP26.
Componente da PNA nesta subseção
- Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Leia cada um dos itens da atividade em voz alta e certifique-se de que os estudantes compreenderam o que deve ser feito. Peça que observem atentamente a pontuação e busquem entender o sentido de cada frase para dar a expressividade adequada a cada fala.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03, EF15LP09,
EF15LP15, EF15LP16, EF15LP18,
EF02LP26, EF02LP28.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
A atividade propõe uma situação de intercâmbio oral entre os estudantes com base no texto lido. Oriente-os a ouvir com atenção a fala de cada um dos colegas, observando e atribuindo significado a aspectos não linguísticos presentes nela, como gestos, tom de voz etc. Após discutir sobre os itens a e b, incentive os estudantes a contar situações em que não entenderam o que foi dito por outras pessoas, e como a situação foi esclarecida. Aproveite o momento para mostrar a eles a importância da clareza na comunicação e que não devemos nos sentir envergonhados por não saber algo.
AtiviIdade 3
Ao abordar a atividade, retome com os estudantes as considerações apresentadas nas orientações de "Antes de ler" sobre o sentido literal. Estimule a reflexão para que eles compreendam a relação da cultura com a elaboração de sentido: Letra tem pé? E se o pé da letra for a base dela, faria sentido?
163
4 Releia este trecho.
"Aí mamãe pediu:
- Dê um recado para a vizinha, mas vá num pé e volte noutro!"
Assinale a frase com o mesmo sentido da expressão destacada.
Use um pé para ir e outro para voltar.
Vá e volte logo. X
Vá acompanhado.
5 A mãe de Rui pediu:
"- Rui, me dá uma mão!"
- O que Rui entendeu que a mãe dele queria?
Uma ajuda.
Um mamão.X
Uma explicação. - Em qual parágrafo você encontrou a resposta ao item acima?
A resposta está no parágrafo 12: "Enquanto penso onde arranjar um mamão [...]".
6 No final do texto, Rui concluiu:
"[...] falam comigo como se eu fosse do tempo do onça!".
- Explique o significado dessa expressão.
A expressão significa "do passado", "de antigamente".
7 O que você achou da forma como a autora brinca com os sentidos das palavras no texto? Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tenham gostado e achado divertido.
Os textos narrativos podem ser bem-humorados ao brincar com as palavras. Isso pode divertir e atrair o leitor.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Proponha aos estudantes que infiram o sentido da expressão. Escreva na lousa "vá num pé e volte noutro" e questione: Como será ir num pé e voltar no outro? Seria possível ir pulando em um pé e voltar pulando em outro? Peça que se levantem e deem um passo para a frente e, sem tirar o pé que ficou atrás no chão, girem o corpo como se fossem voltar. Depois dessa experiência, peça que resolvam a atividade.
Atividade 5
Peça aos estudantes que expliquem por que o menino entendeu mamão em vez de "uma mão". É esperado que as explicações sigam por dois caminhos: o da impossibilidade de o menino "dar a mão" para a mãe, já que estavam em lugares diferentes, e o da semelhança sonora entre as expressões "uma mão" e "um mamão". Explique que o cérebro se utiliza das informações que temos para nos auxiliar na compreensão das coisas e, diante da falta de sentido de uma, o cérebro do menino apresentou a melhor solução.
Atividade 6
A história diz que essa expressão surgiu há quase 300 anos, no tempo em que um governador do Rio de Janeiro, conhecido por seu péssimo humor e por reclamar de tudo, foi apelidado pelo povo de "Onça". Por isso, "tempo do onça" é um tempo antigo do qual não se sente saudade.
Pergunte se os estudantes já ouviram a expressão "amigo da onça": essa expressão, mais recente, teve origem numa piada que inspirou a criação de uma personagem de charge chamada "Amigo da Onça". Em quase 20 anos de publicações, essa personagem criticava os costumes brasileiros, sempre queria levar vantagem e colocava os amigos em situações embaraçosas. Para conhecer a piada e a origem de outras expressões, acesse: https://oeds.link/2mix05. Acesso em: 2 ago. 2021.
Atividade complementar
Caso a maioria dos estudantes tenha gostado da brincadeira proposta pela autora, procure estimular a pesquisa de expressões e significados, registros escritos e/ou a produção de ilustrações que representem a compreensão literal das expressões. Por exemplo: "falar pelos cotovelos" significa falar muito e pode ser representado por desenhos de cotovelos com boquinhas/cotovelos falantes.
164
Ampliar o vocabulário
8 Converse com os colegas e o professor sobre o significado das expressões em destaque nestas frases retiradas do texto.
"- Rui, me dá uma mão!"
"- Não saia que vem vindo um pé de vento!"
"- Rui, você está com a cabeça nas nuvens?"
"- Vamos, menino. Dê um pulinho aqui, rápido."
"- Filho, pare de falar, senão vai dar nó na língua!"
- Escolha uma dessas expressões e escreva uma frase com ela.
Resposta pessoal.
9 A grande dificuldade de Rui é que ele entende tudo ao pé da letra.
- Como ele entenderia a frase: "Quebrei a asa da xícara"?
Ele imaginaria uma xícara com asas de pássaro e alguém quebrando uma dessas asas.
Que curioso!
Você sabia que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos? Depende das outras palavras que estão combinadas com ela na frase e também do contexto em que ela está sendo utilizada.
Para ler em casa
Você vai fazer a leitura do texto Ao pé da letra com um adulto de sua convivência. Leiam o texto juntos, procurando respeitar a pontuação, a pronúncia das palavras e a expressividade nas falas. Depois, pergunte à pessoa se ela gostou do texto e quais expressões costuma usar no dia a dia. Pergunte-lhe também se há alguma expressão cujo sentido ela não saiba. Se houver, explique o significado a ela ou procurem o significado juntos.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
A escrita de uma frase com uma das expressões apresentadas na atividade abre a possibilidade de verificação de entendimento de sentido. Dê um tempo para que os estudantes escrevam as frases. Em seguida, solicite que façam a leitura em voz alta para verificar a forma como aplicaram os conhecimentos sobre sentido e contexto. Por fim, confira a escrita dos estudantes individualmente, para garantir aspectos ortográficos. Se necessário, auxilie-os no processo de reescrita.
Atividade 9
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Nesta atividade, se considerar interessante, proponha aos estudantes que desenhem a xícara como Rui a imaginou: com a asa (de pássaro ou de avião) quebrada. Na expressão, a palavra asa refere-se, na verdade, à alça da xícara.
A ludicidade é um importante aliado no processo de aquisição de vocabulário.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Explique aos estudantes que eles deverão ler o texto em casa com alguém de sua convivência. Leia as orientações do boxe verificando se todos compreenderam o que deve ser feito. Auxilie-os a organizar esse momento de leitura compartilhada de acordo com a disponibilidade de horários e o contexto familiar. Sempre que possível, incentive as famílias revelando os benefícios pedagógicos e emocionais dessa prática, estimulando-as a fazer dela um hábito que pode trazer benefícios a todos.
Atividade complementar
Este trecho do poema de José Paulo Paes pode ser usado para explorar a linguagem figurada.
Inutilidades
"De que serve o pé da mesa se não anda?
E a boca da calça se não fala nunca?
Nem sempre o botão está na sua casa.
O dente de alho não morde coisa alguma.
Ah! se trotassem os cavalos do motor...
Ah! se fosse do circo o macaco do carro...
Então a menina dos olhos comeria
Até bolo esportivo e bala de revólver."
PAES, José Paulo. É isso ali. Rio de Janeiro: Salamandra, 2005.
Após a leitura do poema, converse com a turma sobre ele. Em seguida, peça aos estudantes que ilustrem alguns versos, que podem ser expostos em um mural.
165
Estudo da língua
Sílaba tônica
1 Releia o trecho inicial do texto Ao pé da letra.
"Vejam só as coisas que vovó diz, mamãe repete e eu, Rui, filho e neto das duas, fico dando tratos à bola para entender. Será que com você acontece o mesmo? Outro dia, estava andando de bicicleta na sala e vovó ralhou comigo:
- Cuidado! Não vá esfolar os pés da mesa!
Então, resolvi ir para o jardim, e ela:
- Não saia que vem vindo um pé de vento!"
a) Leia em voz alta estas palavras retiradas do texto Ao pé da letra, prestando atenção a cada sílaba pronunciada.
b) Quantas vezes você precisou abrir a boca para falar bicicleta? Quantas sílabas essa palavra tem?
4 vezes. 4 sílabas.
- Identifique a sílaba mais forte dessa palavra, aquela que você precisou reforçar quando leu. sílaba mais forte: cle
- Há outra palavra na lista que possui a mesma quantidade de sílabas de bicicleta. Que palavra é essa? Identifique e selecione a sílaba mais forte. acontece; sílaba mais forte: te
c) Em quais palavras da lista você abriu a boca duas vezes ao pronunciá-las? Identifique-as e selecione suas sílabas mais fortes. jar-dim, ma-mãe, ven-to, sa-la
- Em que posição a sílaba mais forte está em cada uma delas? Complete o quadro com as respostas.
início | fim |
vento | jardim |
sala | mamãe |
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Sílaba tônica
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF02LP04.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Nesta seção, o foco é a identificação da sílaba tônica, seguida do estudo dos acentos agudo e circunflexo e a apresentação dos conceitos de oxítona, paroxítona e proparoxítona. O estudo mais aprofundado das regras de divisão silábica será abordado na próxima unidade. Por isso, dê atenção às questões orais/fonológicas.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
No item a, são apresentadas palavras oxítonas e paroxítonas, sem, no entanto, nomeá-las. Se julgar oportuno, você pode antecipar esses conceitos, sistematizados ao final desta seção.
Perceba que a atividade retoma a identificação das sílabas, a partir da pronúncia (quantas vezes a boca é aberta), o reconhecimento da quantidade de sílabas e a localização da sílaba mais forte, destacando o posicionamento delas na palavra. Esses são conhecimentos fonológicos fundamentais para que os estudantes sejam capazes de classificar as palavras quanto à quantidade e à tonicidade das sílabas e compreender as normas de acentuação que serão estudadas posteriormente.
Para que os estudantes percebam a sílaba mais forte, incentive-os a falar as palavras em voz alta. Se julgar interessante, leia as palavras em voz alta exagerando a pronúncia das sílabas tônicas, para que possam localizar a sílaba tônica e compreender, na prática, o conceito.
166
A sílaba mais forte de uma palavra recebe o nome de sílaba tônica. Cada palavra possui apenas uma sílaba tônica.
2 Releia este trecho do texto Ao pé da letra.
"Aí mamãe pediu:
- Dê um recado para a vizinha, mas vá num pé e volte noutro!"
-
Leia em voz alta as palavras destacadas no trecho.
- Quantas vezes você abriu a boca ao pronunciar cada uma delas? Qual é a sílaba tônica dessas palavras?
É necessário abrir a boca só uma vez para pronunciar cada palavra. Como possuem apenas uma sílaba, a palavra inteira é a sílaba tônica.
- O que essas palavras têm em comum?
Elas têm apenas uma sílaba e todas são acentuadas.
- Volte ao texto Ao pé da letra (página 160), releia os parágrafos de 1 a 6 e busque outras palavras que tenham as mesmas características que você indicou na resposta ao item anterior.
só, pés
3 Agora, leia em voz alta estas outras palavras separadas em sílabas.
- vo cê
- vo vó
- Quantas sílabas essas palavras têm? 2
- A sílaba tônica da palavra você é cê
- A sílaba tônica da palavra vovó é vó
- O que há em comum entre as sílabas tônicas dessas duas palavras? Ambas são acentuadas.
- A sílaba tônica de você rima com a sílaba tônica de:
caratê. X
café.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
No item b, se julgar oportuno, explique aos estudantes que essas palavras são chamadas de monossílabos tônicos, já que possuem apenas uma sílaba, sendo esta tônica.
Atividade 3
A atividade chama a atenção para palavras de duas sílabas (dissílabos) cuja última sílaba é acentuada e possibilita a identificação dos acentos gráficos utilizados. Após a leitura do enunciado da atividade, leia as palavras dos quadros em voz alta para diferenciar o som aberto e o som fechado.
Atividades como a proposta nos itens a ao e auxiliarão os estudantes na compreensão e na diferenciação dos monossílabos tônicos e das oxítonas acentuadas.
167
- A sílaba tônica de vovó rima com a sílaba tônica de:
vovô.
cipó.X - Nos parágrafos de 1 a 6 do texto Ao pé da letra, há uma palavra com as mesmas características de vovó. Que palavra é essa?
será
Os acentos gráficos agudo (´ ) e circunflexo (^) servem para indicar, em uma palavra, se uma vogal tem som aberto (como em "grátis") ou fechado (como em "lâmpada"). Esses acentos devem ser colocados sempre nas sílabas tônicas das palavras e existem regras específicas para o uso deles.
4 Observe os elementos a seguir e complete as palavras que os nomeiam.
1: í mã
2: pi menta
3: nu vem
4: lâm pada
5: domi nó
6: co lher
- Leia em voz alta todas as palavras que você completou e circule a sílaba tônica de cada uma. ímã, pimenta, nuvem, lâmpada, dominó, colher
- Complete as frases a seguir.
- As sílabas tônicas das palavras de números 5 e 6 estão na mesma posição: na última sílaba, no fim da palavra.
- As palavras de números 2 e 4 têm o mesmo número de sílabas, mas suas sílabas tônicas estão em posições diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Ainda na atividade 3, o item g tem por objetivo que os estudantes a identifiquem no texto lido outra palavra cuja tonicidade e acentuação sejam iguais às de vovó. Para isso, deve estar claro para eles que a palavra buscada, assim como vovó, possui duas sílabas, sendo a última tônica e com o acento gráfico agudo (´).
Leia o boxe sobre acentos agudo e circunflexo com a turma. Explique aos estudantes que o acento é um indicativo de tonicidade da sílaba, mas, como eles já puderam ver, nem todas as sílabas tônicas são acentuadas.
168
5 Quais palavras que você completou na atividade 4 são acentuadas?
ímã, lâmpada, dominó
- Dessas palavras, duas têm o mesmo acento. Quais são elas? Qual é o nome do acento? ímã, dominó; acento agudo
- Qual das palavras a seguir tem o mesmo acento da palavra que você não indicou no item anterior?
X gênio
tábua - O nome do acento utilizado na palavra que você assinalou é acento .circunflexo
6 Observe a indicação das sílabas da palavra pimenta neste esquema.
PI | MEN | TA |
↓ | ↓ | ↓ |
antepenúltima sílaba | penúltima sílaba | última sílaba |
- A sílaba tônica de pimenta é a penúltima.
- Quais outras palavras que você completou têm a sílaba tônica na mesma posição que pimenta? ímã, nuvem.
- De todas as palavras, a de número 4 é a única em que a sílaba tônica é a antepenúltima.
As palavras podem ser classificadas em relação à posição de sua sílaba mais forte: a sílaba tônica.
- Oxítonas — quando a sílaba tônica é a última.
Exemplos: sofá, bebê, legal. - Paroxítonas — quando a sílaba tônica é a penúltima.
Exemplos: abdômen, túnel, felicidade. - Proparoxítonas — quando a sílaba tônica é a antepenúltima.
Exemplos: página, pântano, propósito.
Todas as palavras têm uma sílaba tônica, mas nem todas são acentuadas. Quando elas têm acento, ele cai sempre na sílaba tônica.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
A atividade retoma as palavras trabalhadas na atividade 4 para identificação e diferenciação dos acentos gráficos.
Atividade 6
A atividade reforça a identificação e o reconhecimento da localização da sílaba tônica, cuja importância será revelada no boxe conceitual.
Leia o boxe em voz alta com os estudantes e verifique se entenderam os conceitos apresentados. Comente que todas as proparoxítonas são acentuadas.
Atividade complementar
Escreva uma lista de palavras na lousa e peça aos estudantes que as organizem em três colunas: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Sugestão de palavras:
Oxítonas: café, papel, cajá, romã.
Paroxítonas: fera, celular, quadrado, porta.
Proparoxítonas: lâmpada, música, gramática, fábrica.
169
Produção oral
Cantiga de roda
Você vai ler a letra de uma cantiga e brincar de roda com os colegas.
Fui no Itororó
Fui no Itororó
Beber água, não achei
Achei linda morena
Que no Itororó deixei.
Oh, Mariazinha!
Oh, Mariazinha!
Entra nesta roda
Ou ficarás sozinha.
Domínio público.
Planejamento
1 Conhecer a cantiga.
- Você conhece essa cantiga de roda? Sabe como brincar com ela?
Resposta pessoal.
Apresentação
2 Formar uma roda e brincar.
- Formem uma roda no pátio da escola e brinquem com essa e outras cantigas que vocês conheçam.
Avaliação
3 Avaliar a brincadeira.
- Preencha o quadro e converse sobre suas respostas com o professor e os colegas. Respostas pessoais.
Avaliação da cantiga de roda | Sim | Não |
Você se lembrou de alguma cantiga de roda? | ||
Aprendeu alguma cantiga de roda nova? | ||
Você gostou da brincadeira? |
MANUAL DO PROFESSOR
Planejamento
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Leia em voz alta com os estudantes a cantiga "Fui no Itororó", verificando se eles a conhecem e se já brincaram de roda cantando-a. Inicialmente, vocês podem fazer somente a leitura em voz alta, para depois atribuir musicalidade a ela. Proponha que cantem algumas vezes, até todos decorarem a letra.
Apresentação
Atividade 2
Consulte os estudantes e deixe que escolham algumas cantigas. Se alguns deles souberem determinada cantiga que a maioria desconheça, peça que ensinem a letra e a forma de brincar para a turma.
Avaliação
Atividade 3
Proponha aos estudantes que preencham a tabela de avaliação. Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula. Em seguida, crie um clima confortável para que todos se sintam à vontade para compartilhar suas experiências. Caso os estudantes tenham aprendido cantigas novas, peça a eles que tentem registrar a letra no caderno. Se necessário, auxilie-os no processo.
Produção oral
■ Cantiga de roda
Habilidades da BNCC na seção
EF15LP09, EF12LP07,
EF02LP12, EF02LP15.
Componente da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Investigue o repertório dos estudantes sobre cantigas de roda brasileiras. Quais eles conhecem? De quais já brincaram? Faça uma lista na lousa. Lembre com eles a letra e a melodia de algumas delas, por exemplo: "Ciranda, cirandinha", "Samba Lelê", "A linda rosa juvenil", "Caranguejo não é peixe", "Terezinha de Jesus", "A barata diz que tem", entre outras. Comente que, por serem transmitidas oralmente de geração a geração, as letras podem variar de um grupo para outro.
170
Jogo Adivinhas
■ Participantes: o professor e a turma organizada em grupos
■ Material: lápis e tiras de papel para escrever as respostas das adivinhas
■ Regras
1. Cada grupo deve ter em mãos as tiras de papel e lápis para escrever as respostas das adivinhas.
2. Todos devem ficar em silêncio para ouvir a adivinha que o professor vai dizer.
3. O grupo deve conversar para chegar a uma resposta da adivinha.
4. Ao chegar à resposta, o grupo deve escrevê-la em uma tira de papel e levá-la ao professor.
5. O grupo que entregar a tira com a resposta correta escrita ao professor marca um ponto.
6. O grupo que, ao final, tiver mais pontos ganha o jogo.
■ Variação do jogo para torná-lo mais emocionante
1. A regra que diz que o grupo que entregar a tira de papel com a resposta correta marca um ponto continua valendo.
2. Se a resposta estiver escrita corretamente, sem erros de ortografia e pontuação, o grupo ganha mais um ponto.
3. Se o grupo tiver sido o primeiro a entregar a resposta escrita corretamente, ganha mais um ponto.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Adivinhas
Habilidade da BNCC nesta seção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Organize previamente adivinhas para propor à turma. Seguem algumas sugestões:
O que é, o que é? Quanto mais se tira mais se aumenta. O buraco.
O que é, o que é? Tem coroa, mas não é rei; tem raiz, mas não é planta? O dente.
O que é, o que é? Fica cheio durante o dia e vazio durante a noite. O sapato.
O que é, o que é? Passa diante do sol e não faz sombra? O vento.
Qual é o queijo que mais sente dor? O queijo ralado.
O que é, o que é? Anda com os pés na cabeça. O piolho.
O que é, o que é? Nasce grande e morre pequeno. O lápis.
O que é, o que é? Tem asa, mas não voa, tem bico, mas não bica? O bule.
O que é, o que é? O que a areia disse para o mar? Deixe de onda.
171
Conhecer mais palavras
1 Você conhece expressões que usam nomes de partes do nosso corpo?
- Em cada quadro, escreva uma expressão usando a palavra destacada. Sugestões de respostas:
2 Complete as frases com o nome de partes do corpo.
- Não seja unha de fome, seja mais generoso.
- Aquele filme de terror me deixou de cabelo em pé.
- Ela é uma ótima pessoa, tem um grande coração.
- Por favor, não sente no braço da poltrona.
- O jogador se machucou. Que pena, ele começou o campeonato com o pé esquerdo.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividades 1 e 2
Desenvolvimento de vocabulário
O desenvolvimento de vocabulário, componente essencial para a alfabetização, pressupõe que os estudantes possam ampliar gradativamente seu universo vocabular.
A proposta destas atividades é que os estudantes ampliem seu vocabulário conhecendo expressões populares criadas com base em partes do corpo. Aproveite para desafiá-los a criar hipóteses sobre o surgimento das expressões e sua relação com as partes do corpo. Possibilite que se expressem livremente e sejam criativos em suas respostas. Em seguida, explique que muitas expressões surgiram em épocas e contextos sociais diferente dos nossos; portanto, não é possível retomar seu sentido inicial.
172
Projeto em equipe Quem gosta de se mexer?
O que fazer
Vocês já sabem que a prática de atividade física é importante para a manutenção da saúde. Existem muitas formas de realizar atividades físicas, como praticar esportes, correr e fazer caminhadas, musculação, ginástica.
Neste projeto em equipe, você e seu grupo vão fazer uma pesquisa em casa e na escola para descobrir se as pessoas de seu convívio estão realizando atividades físicas. A conclusão do projeto será a produção de um vídeo com os dados levantados na pesquisa.
Como fazer
1 Pesquisar.
Realizem a seguinte pesquisa: As pessoas de minha convivência costumam se exercitar?
Pesquisa em casa
Pergunte às pessoas que moram com você se elas realizam atividades físicas. Anote os resultados:
Quantas pessoas foram entrevistadas? | Respostas pessoais. |
Quantas delas realizam atividades físicas? |
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: Quem gosta de se mexer?
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF12LP02,
EF12LP17, EF02LP01,
EF02LP23, EF02LP24.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Como fazer
Desenvolvimento de vocabulário
Pode ser conveniente estabelecer previamente com os estudantes o número de pessoas a entrevistar em casa, bem como no ambiente escolar. Quatro ou cinco pessoas são suficientes em cada ambiente.
Defina a quantidade de estudantes por grupo e oriente como deverão coletar os dados da pesquisa: Sairão em grupos pela escola, acompanhados pelo professor? Os funcionários e/ou estudantes serão convidados a vir à sala de aula para responder às perguntas? Disponibilize livros e revistas sobre saúde e bem-estar para que os estudantes possam consultar e ampliar os conhecimentos sobre a importância das atividades físicas e o vocabulário relacionado ao tema. Verifique a possibilidade de eles buscarem outras referências sobre o assunto na biblioteca da escola, na internet, ou, ainda, viabilize uma conversa da turma com o professor de Educação Física para tirar possíveis dúvidas.
É importante que os estudantes estejam seguros em relação ao tema, para que possam organizar e analisar os resultados da pesquisa.
173
Pesquisa na escola
A pesquisa deve ser realizada com estudantes, professores e funcionários da escola. O professor vai organizar a turma de modo que cada grupo pesquise pessoas diferentes. O número de pessoas a serem entrevistadas também será determinado pelo professor. Registre os resultados de seu grupo:
Quantas pessoas foram entrevistadas? | Respostas pessoais. |
Quantas delas realizam atividade física? |
Consulta sobre o tema em livros e revistas
O professor também vai orientar uma pesquisa em livros e revistas sobre o tema: Por que é importante as pessoas praticarem atividades físicas?
Anote no caderno tudo de interessante que encontrar.
2 Tabular os dados da pesquisa.
Em sala de aula, registre o número total de pessoas entrevistadas por seu grupo, somando as pesquisas em casa e na escola:
Quantidade de pessoas entrevistadas: | Respostas pessoais. |
Quantas realizam atividade física: |
3 Organizar o trabalho de gravação.
Cada grupo será responsável por gravar um vídeo apresentando o resultado da pesquisa realizada.
O grupo deve decidir qual dos seus integrantes vai ser filmado apresentando as informações levantadas. O professor fará a gravação com o celular ou algum outro aparelho de gravação de vídeos.
Para a gravação do vídeo, cada grupo deve, antes, escrever um roteiro das falas que serão apresentadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Circule entre os grupos para avaliar se estão realizando os cálculos corretamente: eles devem somar o número total de entrevistados do grupo em casa e na escola. Nesse momento, já é possível avaliar o número de pessoas entrevistadas que praticam atividades físicas. Essa análise quantitativa deverá ser mencionada no roteiro/vídeo.
Atividade 3
Leia as orientações e aproveite o momento para dar dicas de organização e divisão de trabalho. Para a gravação do vídeo, a proposta é que seja utilizado um aparelho celular ou outro equipamento de gravação disponível.
174
4 Escrever o roteiro.
Reúna-se com seu grupo para redigir o roteiro, que deve ser escrito de acordo com as etapas a seguir.
- 1a etapa
Comecem o texto pensando na primeira fala do apresentador. Ele deve cumprimentar a todos e informar que vai apresentar os resultados de uma pesquisa.
- 2a etapa
Informem o nome da escola e o ano escolar dos produtores do vídeo. Citem também o título da pesquisa, os nomes dos entrevistados e suas profissões.
- 3a etapa
Apresentem os dados da pesquisa. O texto deve mencionar quantas pessoas foram entrevistadas e quantas delas costumam praticar atividade física.
- 4a etapa
Façam uma breve análise dos dados da pesquisa, comentando se os resultados foram positivos (a maioria dos entrevistados pratica atividades físicas) ou se foram negativos (poucos entrevistados praticam atividades físicas).
- 5a etapa
Na conclusão, o apresentador precisa informar por que a pesquisa foi realizada. Vocês devem explicar a importância de fazer atividade física, citando seus benefícios para a saúde e o bem-estar, com base nas informações pesquisadas em livros e revistas.
Façam a revisão do texto, corrigindo-o e melhorando-o ao passar a limpo.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Produção de escrita
Nessa atividade, é importante considerar que os estudantes do 2o ano ainda estão se apropriando da leitura e da escrita. O roteiro proposto é bem simples, mas ainda assim você pode adaptá-lo à realidade da turma. Reunir estudantes que estejam mais seguros no processo de escrita pode trazer melhores resultados. Auxilie-os a definir (ou defina você) se o texto será elaborado em 3a pessoa (Os estudantes da escola... realizaram uma pesquisa...) ou na 1a pessoa do plural (Eu e meus colegas da escola... realizamos uma pesquisa...). É importante reforçar a colaboração no trabalho em equipe durante todo o projeto.
Sugerimos que você escreva na lousa o modelo de roteiro a seguir, que pode facilitar a escrita dos estudantes:
1a etapa: Boa noite! Hoje vamos apresentar...
2a etapa: Os estudantes da escola... do 2o ano... realizaram a pesquisa... para saber se as pessoas praticam atividades físicas com frequência. Eles entrevistaram...
3a etapa: Ao todo, ... pessoas foram entrevistadas. Das... pessoas, ... afirmaram realizar atividade física.
4a etapa: O resultado da pesquisa mostrou que poucas (ou muitas) pessoas...
5a etapa: A realização de atividades físicas é importante para... (ou) Praticar atividade física regularmente é importante....
Oriente os estudantes a inicialmente redigir um rascunho do roteiro. Auxilie-os na revisão, para que possam passar o texto a limpo sem erros. Todos os integrantes do grupo deverão elaborar sua cópia do texto. Verifique a possibilidade de o roteiro ser digitado e impresso para o apresentador tê-lo em mãos no momento da gravação. Oriente o apresentador a treinar a leitura do texto até sentir-se seguro para que durante a gravação possa alternar o olhar entre o papel e a câmera.
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5 Gravar o vídeo.
Sigam as orientações abaixo para a gravação do vídeo.
- A pesquisa será apresentada pelo colega escolhido pelo grupo. Vocês podem digitar e imprimir o texto ou escrevê-lo com letra legível, para que o apresentador ensaie bastante sua fala.
- Nos ensaios, observem se o apresentador está usando um bom tom de voz: não deve ser alto, baixo nem rápido demais.
- O local de gravação deve ser silencioso e bem iluminado.
- No dia da gravação, o grupo todo deve estar presente.
- Se acharem interessante, o professor poderá gravar uma cena dos integrantes do grupo em reunião.
6 Apresentar o vídeo.
Na data combinada, os vídeos gravados serão apresentados à turma, seguindo a ordem determinada pelo professor.
Ao assistir às apresentações, anote o que achar mais interessante nas informações apresentadas pelos colegas. Anote também alguma dúvida que tenha ficado.
Depois da apresentação de todos os vídeos, os grupos conversam entre si para avaliar o resultado do vídeo de cada um.
Avaliar o trabalho
Preencha o quadro. Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
O vídeo apresentou as principais informações? | ||
Ficou clara a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar das pessoas? | ||
Os colegas apreciaram a apresentação do grupo? Deram alguma sugestão de melhoria? |
Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Certamente os estudantes já assistiram a vídeos na internet, especialmente de youtubers mirins. Se considerar oportuno, peça sugestões e selecione alguns exemplos para assistir com a turma. Peça que observem com atenção, de modo que possam colaborar para a qualidade do trabalho.
O apresentador poderá sentar-se à sua mesa para que seja feita a gravação. Enquanto realiza a gravação, você pode solicitar ao grupo de estudantes que realizou a pesquisa que simule uma reunião de trabalho; e, enquanto o apresentador estiver apresentando a 2a etapa do roteiro, você poderá deslocar a câmera para os estudantes reunidos e retornar ao apresentador. Se possível, você pode contar com a ajuda do professor de informática ou de algum outro estudante que tenha habilidades com filmagem e/ou edição de vídeos.
Atividade 6
Avalie qual é o melhor modo de apresentar o vídeo para a turma, de acordo com os recursos da escola.
Avaliar o trabalho
Questione os estudantes em relação às anotações que fizeram durante a apresentação dos grupos e em relação à produção da qual participaram. O roteiro foi bem-feito? Serviu adequadamente para que a gravação do vídeo fosse bem-sucedida? Permita que se expressem livremente, expondo o que acharam.
Em seguida, solicite que completem a tabela de avaliação. Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
176
Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado no poema a seguir.
Nome da gente
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
por que se metem
com um nome
que é só meu!
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai chamar
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
[...]
Quando eu tiver um filho,
não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!
Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 12-13.
2 O que o eu lírico do poema pretende fazer quando tiver um filho?
Vai deixar que o filho escolha seu próprio nome quando for adulto.
3 Qual das palavras a seguir está no diminutivo?
- coitadinho X
- padrinho
4 Você gosta de seu nome? Escreva uma frase sobre ele.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF12LP01,
EF02LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Fluência em leitura oral
O ideal é que até o final do 2o ano os estudantes leiam 80 palavras por minuto. Para avaliar a fluência em leitura oral, chame os estudantes individualmente à sua mesa e peça a eles que leiam o trecho destacado do poema "Nome da gente", de Pedro Bandeira, sem treino prévio. Considerando a leitura de 80 palavras por minuto, cada estudante deve levar um pouco mais de 1 minuto para ler esse texto. Cronometre e anote o tempo de leitura de cada um deles.
Dessa forma, será possível avaliar, com base na leitura em voz alta do estudante, além da fluência na leitura, sua precisão na decodificação e sua capacidade de reconhecer globalmente as palavras.
É comum que estudantes do 2o ano não consigam ler em voz alta porque ainda não conseguem ler sílabas complexas (CVC e CCV) e palavras mais extensas. Nesse caso, procure realizar atividades que reforcem a compreensão da correspondência grafofonêmica.
Atividade 2
Compreensão de textos
A atividade explora o sentido global do poema.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
A atividade promove a escrita, a reflexão e a expressão pessoal. Caso algum estudante manifeste desconforto sobre o assunto, converse individualmente com ele.
Atividade 5 (p. 177)
Compreensão de textos
Produção de escrita
A atividade traz a proposta de explorar cartaz destinado ao público infantil.
Atividade 6 (p. 177)
Compreensão de textos Desenvolvimento de vocabulário
Espera-se que, mesmo sem conhecer a palavra, os estudantes possam deduzir seu significado por meio do contexto do cartaz.
Atividade 7 (p. 177)
Conhecimento alfabético
A atividade propõe o reconhecimento e uso dos acentos agudo e circunflexo.
Atividade 8 (p. 177)
Produção de escrita
Espera-se que os estudantes criem frases curtas e objetivas, coerentes com a proposta do cartaz, com uso adequado da pontuação e, preferencialmente, com verbos no imperativo.
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5 Leia o cartaz de propaganda a seguir.
- Paradesportiva:
- refere-se a atividade física destinada a pessoas com deficiência (física, auditiva ou visual).
- A que pessoas é destinado esse cartaz?
A crianças com deficiência, principalmente, mas também a seus familiares e responsáveis.
6 No contexto do cartaz, a palavra largada indica:
início da corrida. X
fim da corrida.
7 Escreva as duas palavras que apresentam acento no cartaz.
Palácio e Petrópolis.
- Qual é o nome do acento das palavras que você copiou?
agudo X
circunflexo
8 Escreva uma frase que poderia constar nesse cartaz incentivando as crianças a participar da corrida. Resposta pessoal.
Sugestões: Participe dessa corrida! Não perca essa oportunidade!
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 6
Nossos corpos
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "nossos corpos";
- conhecer e compreender gêneros textuais como propaganda e texto narrativo;
- fazer leituras e desenvolver habilidades de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva do conhecimento alfabético e da ortografia;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos, gramaticais e/ou ortográficos (como estudo de sílaba tônica e dos sons representados pela letra x);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produção escrita (cartaz) e produção oral (cantigas de roda), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com eles para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada nas páginas MP032 e MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP010 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.