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UNIDADE 7 Espertezas
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 7
Espertezas
Objetivos da unidade
- Desenvolver a habilidade de compreensão de textos orais e escritos.
- Relacionar imagem com o conceito de esperteza.
- Ler conto popular, texto instrucional e adivinhas.
- Estudar o uso da letra m antes de p e b.
- Produzir texto expositivo.
- Compreender divisão silábica.
- Produzir adivinhas.
- Desenvolver o hábito de ler suas produções para revisar e conferir a escrita.
- Conhecer palavras polissêmicas.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, serão trabalhados os gêneros conto popular, texto instrucional e adivinhas. Os estudantes serão convidados a produzir textos expositivos e a realizar um festival de adivinhas, demostrando esperteza e curiosidade para novos assuntos.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações a seguir referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Quais são os animais nessa imagem? Caracol, sapo e tartaruga.
- O que esses animais estão fazendo? Espera-se que os estudantes percebam que a tartaruga está atravessando um rio, e o sapo e o caracol estão "pegando carona" com ela.
- Você acha que esses animais estão sendo espertos? Espera-se que os estudantes respondam afirmativamente.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Antes de iniciar a abertura da unidade, convide os estudantes a levantar ideias sobre o que é ser esperto. Questione-os se esperteza é algo só do ser humano ou se outros animais também podem demostrar inteligência. Permita que se expressem e contribuam com exemplos para discussão.
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Explore as questões orais da abertura, fazendo um levantamento dos conhecimentos que os estudantes têm sobre os animais apresentados.
Auxilie-os a reconhecer os animais e explique que a imagem parece duplicada por causa do reflexo dos animais na água.
Proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam falar o que acham que os animais estão fazendo. Retome a conversa sobre ser esperto e questione-os se esses animais estão sendo espertos e por quê.
É esperado que os estudantes percebam a esperteza do sapo e do caracol, já que são animais que preferem estar na terra. O sapo porque, quando adulto, só procura a água no período de reprodução e o caracol, que costuma gostar de lugares úmidos, mas não se arrisca na água.
Também é esperado que os estudantes tenham informações sobre o sapo e a tartaruga. Se desejar, proponha uma pesquisa sobre hábitos, características e curiosidades sobre esses animais.
Seguem algumas curiosidades sobre o caracol:
- Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo úmido, e costumam aparecer durante a noite.
- Eles não têm audição.
- Os sentidos do tato e do olfato se localizam no corpo todo, principalmente nas antenas.
- Os olhos se localizam nas antenas maiores.
- A concha, na verdade, é o esqueleto externo do animal.
- Os caracóis são dorminhocos, podem dormir por até três anos.
- Alimentam-se de plantas, mas existem algumas espécies que são carnívoras e se alimentam de minhocas e lesmas.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um conto popular.
- O títulao do texto, O pulo do gato, é uma expressão. O que você acha que ela significa?
- Você já ouviu algum conto popular? Se sim, conte aos colegas. Respostas pessoais.
Durante a leitura
- O professor e a turma farão a leitura do conto juntos, em voz alta. Depois, a turma será dividida em três grupos. Um grupo vai ler a parte do narrador; outro, as falas do gato; e outro, as falas da onça. Antes da leitura, cada estudante deve sublinhar suas falas.
O pulo do gato
A onça pediu ao gato que lhe ensinasse a pular, porque o maior mestre de pulos que há no mundo é o gato. O gato ensinou uma, duas, três, dez, vinte qualidades de pulos. A onça aprendeu todos com a maior rapidez e depois convidou o gato para irem juntos ao bebedouro, isto é, ao lugar no rio onde os animais descem para beber.
Lá viram um lagarto dormindo em cima duma pedra.
- Compadre gato - disse a onça - vamos ver quem dum pulo pega aquele lagarto.
- Pois vamos - respondeu o gato.
- Então comece.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP10,
EF15LP15, EF15LP16,
EF12LP01, EF12LP03,
EF02LP26, EF02LP28.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", pergunte se os estudantes conhecem contos populares e do que tratam essas histórias. É possível que citem alguns contos de fadas ao falar de histórias em que há a presença de seres e acontecimentos mágicos. Comente com a turma que os contos populares, assim como o próprio nome sugere, são narrativas passadas de geração em geração e não têm um autor conhecido, sendo sua autoria atribuída ao povo.
Peça-lhes que leiam o título do conto popular apresentado e questione-os sobre o que eles acham que o texto vai abordar. Anote na lousa as hipóteses formuladas. Em seguida, questione-os sobre o significado da expressão "o pulo do gato". Explique que tem origem no conto que vão ler. Refere-se a um segredo ou truque para a obtenção de sucesso em alguma coisa. Também pode caracterizar a esperteza de uma pessoa ao solucionar uma questão ou escapar de uma situação complicada.
Passe, então, para a leitura do texto com os estudantes.
Em "Durante a leitura", realize a leitura em voz alta, enfatizando as trocas de falas do narrador, do gato e da onça. Peça-lhes que atentem para o emprego do travessão nas falas das personagens. Em seguida, divida a turma em três grupos. Cada grupo fará a leitura de uma parte do texto. Auxilie os grupos a identificar e sublinhar sua parte.
Oriente a turma a compreender o que ocorre na história. Peça aos estudantes que utilizem a imaginação para criar cenas com base nos cenários e nas ações narradas.
Se considerar necessário, ofereça um tempo para que os grupos ensaiem a leitura; depois organize uma leitura coletiva com todos os grupos.
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O gato saltou em cima do lagarto e a onça saltou em cima do gato - mas este deu um pulo de banda e se livrou da onça.
A onça ficou muito desapontada.
- Como é isso, compadre gato? Esse pulo você não me ensinou...
- Ah, ah, ah! - fez o gato de longe.
- Isto é cá segredo meu que não ensino a ninguém. Chama-se o "pulo do gato" - meu, só meu. Os mestres que ensinam tudo quanto sabem não passam duns tolos. Adeus, comadre! - e lá se foi.
- Pulo de banda:
- pulo de lado.
Monteiro Lobato. Histórias de Tia Nastácia. São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 57.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em trios, leiam todo o texto O pulo do gato.
- Dividam a leitura em três partes, alternadamente. Um de vocês lê os trechos do narrador, outro lê as falas do gato e outro lê as falas da onça.
- Procurem observar, na leitura, se a pontuação é respeitada e se as frases são pronunciadas por completo, sem quaisquer interrupções inadequadas.
- Fiquem atentos à expressão das falas. Procurem reparar, pela entonação da voz, o modo de falar de cada personagem. Por exemplo: se ela está feliz, desapontada, surpresa, animada etc.
- Leiam o texto três vezes, trocando de papel a cada leitura.
2 Escreva no quadro as palavras que você achou mais difíceis de ler.
- Depois, pronuncie cada uma até conseguir ler com facilidade e de maneira correta.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Atividades 1 e 2
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
A atividade 1 é uma complementação da ação proposta em "Durante a leitura" e busca aprofundar a fluência na leitura oral. Organize a turma em trios e oriente-os a fazer a leitura das diferentes partes do texto (narrador, falas do gato, falas da onça). É importante que, nessa leitura, a turma preste atenção à pontuação e pronúncia adequada, e que não haja interrupções por parte dos colegas. Auxilie os estudantes a reparar na entonação de voz, que confere expressão para as falas das personagens.
Peça aos estudantes que marquem as palavras que acharam mais difíceis durante a leitura, para completar o quadro da atividade 2. Os outros integrantes do grupo também podem fazer essas sinalizações. Peça que escrevam no quadro e pronunciem algumas vezes as palavras. Ajude-os a perceber que, quanto mais se lê, mais fluente e agradável fica a leitura.
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3 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir. Respostas pessoais.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Na leitura, você pronunciou corretamente as palavras e leu o texto sem tropeços? | ||
Preocupou-se em fazer sua leitura de acordo com a pontuação do texto? | ||
A leitura dos diálogos foi feita com boa entonação e respeitando a expressividade das personagens? |
Compreender o texto
4 Numere os acontecimentos na ordem em que aparecem no conto.
2 A onça e o gato viram um lagarto dormindo em cima duma pedra.
1 A onça pediu ao gato que a ensinasse a pular.
4 O gato pulou de lado e se livrou da onça.
3 O gato saltou em cima do lagarto e a onça saltou em cima do gato.
5 A onça ficou desapontada.
5 Em que ambiente você acha que se passa essa história?
Em uma mata ou floresta.
6 Quem são as personagens do conto que você leu?
A onça e o gato. O lagarto é uma personagem secundária.
7 Assinale o que aconteceu quando a onça saltou em cima do gato.
O gato ficou preso nas garras da onça.
O gato deu um pulo e se livrou da onça. X
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Converse com os estudantes sobre fazer uma avaliação do desenvolvimento de cada um no momento da leitura. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
É importante que os estudantes percebam que, para desenvolver a fluência leitora, é necessário treino, isto é, ler várias vezes com atenção à precisão (reconhecimento da palavra), prosódia (pontuação, expressão, volume, fraseamento, suavidade e ritmo) e velocidade.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP10,
EF15LP15, EF15LP16,
EF02LP26, EF02LP28.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 4
Compreensão de textos
Em uma roda de conversa, peça aos estudantes que recontem o conto lido. Conduza a contação da história de uma forma que observem a ordem dos acontecimentos narrados. Em seguida, leia todas as frases e questione qual dos fatos aconteceu primeiro, depois em segundo lugar e, assim, sucessivamente. Caso os estudantes encontrem dificuldade para ordenar os acontecimentos, retome o conto e pergunte: Essa situação mencionada aconteceu antes dessa outra situação ou depois? Use fatos já encontrados para ajudar na ordenação.
Atividade 5
Compreensão de textos
Permita que os estudantes levantem hipóteses de onde se passa a história. Ajude na reflexão, questionando-os sobre os lugares em que seria mais provável encontrar os animais citados no conto.
Atividade 6
Compreensão de textos
Pode ser que os estudantes não mencionem o lagarto como personagem. Explique que a onça e o gato são personagens protagonistas e que o lagarto ocupa o papel de figurante, ou seja, ele tem um papel secundário, (auxiliar) no desenrolar da narrativa, é necessário, mas não essencial. Explique, por exemplo que poderia ser substituído por outro animal, sem prejudicar o desfecho da história.
Atividade 7
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Retome o conto e releia o significado de "pulo de banda", e proponha a análise do sentido do texto.
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8 Por que o gato não ensinou à onça todos os tipos de pulo?
Resposta pessoal. Os estudantes podem inferir que o gato desconfiava da onça e "guardou" esse pulo para poder fugir dela, caso o atacasse.
9 Releia o trecho a seguir.
"Os mestres que ensinam tudo quanto sabem não passam duns tolos."
- Você concorda com essa fala do gato? Por quê? Converse com os colegas. Resposta pessoal.
Os contos populares são narrativas curtas que, por meio das ações de suas personagens, propõem reflexões sobre vivências e costumes das pessoas.
As personagens dos contos populares podem ser seres humanos ou animais.
Ampliar o vocabulário
10 Copie do texto o significado da palavra bebedouro.
"Lugar no rio onde os animais descem para beber."
- Converse com os colegas: você conhece outro tipo de bebedouro? Se sim, como o descreveria? Espera-se que os estudantes se lembrem dos bebedouros que existem em locais públicos: aparelhos ligados à tubulação, que têm uma torneira virada para cima para que as pessoas se aproximem e bebam a água.
11 A onça ficou desapontada quando o gato escapou dela com um pulo. Marque um X na palavra que tem o mesmo sentido de desapontada.
- desconfiada
- envergonhada
- decepcionada X
Para ler em casa
Você vai convidar as pessoas que moram com você para ouvir sua leitura do conto popular O pulo do gato. Depois de ler, converse com eles sobre o que acharam da história. Explique-lhes que se trata de um conto popular, com uma reflexão sobre algo do cotidiano das pessoas. Pergunte se algum deles conhece outro conto popular; se sim, peça-lhe que o conte a você.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 8 e 9
Compreensão de textos
Promova uma roda de conversa para ouvir o que os estudantes pensam sobre o porquê de o gato não ter ensinado à onça todos os tipos de pulo. A atividade requer a identificação do ensinamento e exige recursos de interpretação de informações e de articulação de ideias. Pergunte se no lugar do gato eles fariam a mesma coisa. Permita que se expressem e apresentem suas opiniões.
Releia com a turma o trecho sugerido e dê continuidade à discussão. Garanta que todos compreenderam as ações narradas e que, com o conto popular, foi possível refletir sobre atitudes humanas.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF12LP01,
EF12LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividades 10 e 11
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Auxilie os estudantes a localizar no texto a palavra bebedouro. Sugira que releiam o parágrafo para que possam identificar seu significado. Pergunte se eles conhecem outros tipos de bebedouro (possivelmente eles também relacionarão com o bebedouro da escola, se houver).
Leia novamente o significado extraído do texto e questione-os se faz sentido com o que eles também conhecem como bebedouro.
Faça o mesmo exercício com a palavra desapontada. Pergunte se alguém pode contar alguma situação que o deixou desapontado. Valide com a turma qual das palavras apresentadas faz mais sentido para o termo.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Procure incentivar os pais ou responsáveis pelos estudantes a participar das leituras que serão propostas para casa. É importante que aproveitem o momento para refletir sobre ensinamentos populares, e relembrem outros contos.
Em sala, pergunte aos estudantes se houve esse momento e como foi. É possível que alguns apresentem contos citados pelos responsáveis; nesse caso, incentive-os a compartilhar o que entenderam. Caso alguns estudantes não tenham vivido a experiência em casa, acolha-os e, por se tratar de uma atividade recorrente, utilize diferentes estratégias para engajar a família.
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Estudo da língua
M antes de P e B
1 Releia este trecho do conto O pulo do gato.
"Lá viram um lagarto dormindo em cima duma pedra.
- Compadre gato - disse a onça - vamos ver quem dum pulo pega aquele lagarto."
- Copie desse trecho quatro palavras terminadas com a letra m. viram, um, quem, dum
- Há alguma palavra que termine com n? Não.
- Agora, copie uma palavra com m antes de p. compadre
2 Ordene as sílabas e descubra quais são as palavras.
A | TU | RA | VEN |
aventura
BI | UM | GO |
umbigo
DO | MIN | DOR |
dormindo
DO | MUN |
mundo
PU | COM | TA | DOR |
computador
PO | TEM |
tempo
BEI | BOM | RO |
bombeiro
ÇA | ON |
onça
- Conforme você observou, a letra m vem antes de quais letras? Antes das letras p e b.
- A letra n vem antes de quais letras? Antes das demais consoantes.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ M antes de P e B
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF02LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Se achar pertinente, escreva o trecho no quadro e localize com turma as palavras que terminam com a letra m. Peça que façam a leitura dessas palavras, e proponha uma lista com outras que terminem com essa letra.
Pergunte se no trecho há palavras que terminam com a letra n. Em seguida, peça que localizem uma palavra que tenha a letra m antes de p. Após a localização, escreva a palavra compadre na lousa e destaque as letras m e p. Escreva também a palavra samba. Diga-lhes que essa palavra não é do texto. Ressalte que ambas têm uma regularidade ortográfica que será descoberta nas próximas atividades, ou seja, é possível prever a escrita graças às normas que se aplicam em todos os casos.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Se considerar pertinente, organize a turma em duplas produtivas e disponibilize letras móveis para que possam testar a ordem das sílabas nas palavras. Faça as intervenções necessárias para o avanço da atividade. Em seguida, questione os estudantes sobre o que puderam observar com relação ao uso das letras m e n antes de letras variadas. Auxilie-os na reflexão da regularidade.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Convide os estudantes a recortar palavras de jornais ou revistas e criar um painel da turma, organizado da seguinte forma:
- palavras que usam m antes das letras p e b;
- palavras que usam n antes das demais consoantes.
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Quando as letras m e n estão no final da sílaba, há uma regra muito simples a seguir:
Usa-se m antes das letras p e b.
Usa-se n antes das demais consoantes.
Atenção: Na língua portuguesa, há poucas palavras terminadas em n. Exemplos: abdômen, hífen, pólen.
3 Complete o texto a seguir com m ou n.
"A onça simpática e o gato engraçado quase ficaram amigos. Os dois conversaram e saltaram. Mas o pulo do gato, que ela tanto queria aprender, era um truque que os mestres gatos não ensinavam."
4 Copie na tabela as palavras do quadro, completando-as com m ou n.
- lo*bada
- pa*pa
- trâ*sito
- po*ba
- ca*po
- a*jo
- tro*beta
- o*ça
- e*xada
- a*zol
Palavras com M | Palavras com N |
---|---|
lombada | trânsito |
pampa | anjo |
pomba | onça |
campo | enxada |
trombeta | anzol |
MANUAL DO PROFESSOR
Consideração sobre dificuldade
Leia com a turma o boxe conceito. Se achar necessário, escreva novas palavras para que os estudantes coloquem à prova a regularidade apresentada.
Explique as atividades 3 e 4; com elas os estudantes poderão praticar o que aprenderam. Ande pela sala de aula e faça as intervenções necessárias. Se perceber que algum dos estudantes ainda não compreendeu a regra, convide-o a ir à lousa para escrever algumas palavras com a ajuda da turma.
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Produção escrita
Texto expositivo
Um texto expositivo apresenta informações sobre um assunto. Podemos encontrá-lo em livros, enciclopédias e revistas especializadas, impressas ou eletrônicas.
A seguir, você vai ler um texto expositivo extraído de uma enciclopédia, obra de consulta que contém textos curtos e objetivos sobre assuntos diversos. Depois, vai produzir um texto expositivo que será divulgado para os colegas da escola.
Planejamento
1 Ler o texto.
Folclore
1 Introdução
Folclore é a cultura popular manifestada por meio de cantigas, danças, brincadeiras, rezas, festas, provérbios e histórias, entre outras formas de expressão. Costumes, gestos, superstições, culinária, artesanato e indumentária também fazem parte do folclore de um povo.
2 Origem do nome
A palavra "folclore" vem do termo inglês folklore [...]. Folk significa "povo" e lore quer dizer "saber". Ou seja, o folclore é o "saber do povo".
Essa sabedoria popular está, por exemplo, no jeito de trançar uma rede ou na maneira como as crianças pulam amarelinha (brincadeira também chamada de macaca ou academia). Por representar o saber de determinado povo, o folclore não é algo estático; ele muda e sofre variações conforme a época, o lugar e as gerações.
[...]
- Indumentária:
- vestimenta, roupa.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Texto expositivo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF12LP01,
EF12LP17, EF02LP01,
EF02LP20, EF02LP22,
EF02LP25.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
É importante que os estudantes compreendam que os textos expositivos são aqueles que têm como objetivo apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema, transmitindo uma mensagem da forma mais clara possível.
Planejamento
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
A proposta prevê a leitura de um texto expositivo com a temática folclore. Antes da leitura, peça aos estudantes que comentem o que já sabem sobre o tema e levantem hipóteses sobre o que acreditam que será possível aprender com o texto.
Faça a leitura global do texto, depois releia, fragmentando as informações e discutindo com a turma cada uma delas. Explore a relação da imagem com as informações do texto, assim como a palavra indumentária, apresentada no "Glossário".
Atividade complementar
Compreensão de textos
Se achar pertinente, leve outros textos expositivos para que os estudantes tenham contato com eles. Podem ser apresentados diferentes textos sobre a mesma temática ou sobre temas do interesse da turma.
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3 Desde o berço
Já no berço as crianças têm contato com manifestações folclóricas. No Brasil, por exemplo, quando adultos entoam cantigas de ninar como "Boi da cara preta", geralmente embalando o bebê, estão introduzindo o recém-nascido no universo das canções folclóricas. [...]
Disponível em: https://oeds.link/lcCAMJ. Acesso em: 6 jun. 2021. (Fragmento).
2 Analisar o texto.
a) Qual é o assunto principal do texto?
A origem de uma dança folclórica.
A importância do folclore para nossa cultura.
O que é o folclore e como ele se manifesta. X
b) Observe a organização do texto em título e subtítulos.
■ Numere os subtítulos no texto.
■ Escreva o número do subtítulo que se refere a cada informação.
De onde veio a palavra folclore e o que ela significa. 2
Informação geral sobre o assunto para apresentá-lo ao leitor. 1
Exemplo de contato cotidiano com o folclore. 3
3 Escolher o tema.
■ Escolha uma manifestação folclórica para escrever a respeito:
- pode ser geral, como festas, danças, provérbios, cantigas, culinária, artesanato etc.;
- pode ser específica, como festas juninas, frevo, cantigas, brincadeira passa-anel, bonecos de Olinda etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Compreensão de textos
Após a leitura e exploração do texto, proponha uma análise de alguns aspectos importantes para compreensão. Retome e valide qual foi o assunto principal abordado no texto. Em seguida, auxilie os estudantes a observar a organização do texto. Oriente-os a se apoiarem nos títulos e subtítulos. Converse com os estudantes sobre a função dos subtítulos, que são um desdobramento ou uma complementação do título principal.
Atividades 3 e 4
Nas atividades 3 e 4, os estudantes deverão definir um tema, pesquisar e produzir um texto expositivo. Se considerar necessário, organize-os em duplas. Oriente-os a escolher um tema e pesquisar sobre ele. A escolha da temática pode ser individual ou coletiva. Como sugestão, você pode propor uma votação dos principais temas sugeridos por eles e criar um gráfico para ilustrar o resultado escolhido pela maioria.
Após a escolha do tema, organize materiais e recursos para pesquisa. É importante que os estudantes tenham acesso a materiais impressos e digitais. A pesquisa pode ser feita na escola ou enviada para fazerem em casa. Faça combinados do que precisarão fazer com os materiais encontrados: leitura prévia para validar se realmente o texto apresenta informações sobre o tema escolhido, marcações ou anotações do que consideraram importante, etc.
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4 Pesquisar.
- Pesquise sobre o tema em livros e enciclopédias impressos ou na internet.
Importante! Para pesquisar na internet, peça a ajuda de um adulto.
Escrita
5 Escrever um texto expositivo.
- Organize o texto em título e subtítulos.
- Planeje o que vai abordar em cada subtítulo do texto.
- Siga seu roteiro e escreva o texto no caderno.
Revisão e reescrita
6 Revisar, corrigir e ilustrar o texto.
a) Releia seu texto expositivo e responda às questões a seguir.
Respostas pessoais.
Revisão da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
Você organizou seu texto em título e subtítulos? | ||
Escreveu o que tinha planejado para cada subtítulo? | ||
Na primeira linha de cada parágrafo, deixou um espaço entre a margem esquerda e o início do texto? | ||
Terminou cada frase com pontuação adequada? |
b) O professor vai ler seu texto e fazer sugestões para melhorá-lo.
c) Reescreva o texto de acordo com as observações do professor, fazendo cortes, acréscimos e correções de pontuação e ortografia.
7 Ilustrar o texto expositivo.
- Use fotos ou desenhos relacionados ao tema.
Socialização
8 Divulgar o texto.
- Com a orientação do professor, organize com os colegas a divulgação de seu texto na sala de aula, em outros espaços da escola ou até mesmo na internet.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 5
Produção de escrita
Acompanhe os estudantes nas etapas de escrita, certificando-se de que tenham entendido as propostas e esclarecendo as dúvidas ao longo do processo.
Reforce a necessidade de planejarem a escrita, usando subtítulos para facilitar na organização do texto. Relembre também sobre a importância dos parágrafos e da utilização da pontuação adequada.
Revisão e reescrita
Atividade 6
Produção de escrita
Nessa atividade, a proposta é que os estudantes possam aprender a revisar o próprio texto, uma ação bastante complexa e fundamental no processo autoral. Leia cada item na tabela de avaliação e oriente-os a retomar o texto para assinalar a opção que corresponde à primeira versão do texto deles. Esse é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Explique a eles que você também fará a leitura dos textos para propor melhorias na produção. Em seguida, faça as orientações pontualmente e peça que façam a reescrita de acordo com as observações feitas. Dessa forma, eles terão a oportunidade de aprender, na prática, questões que envolvam a construção frasal, a escrita correta de palavras e algumas operações de revisão, como cortar trechos, substituir expressões inadequadas ou acrescentar elementos para organizar as ideias.
Socialização
Atividade 8
Combine com a turma como será a divulgação dos textos produzidos. Sugira algumas opções, como um painel de curiosidades do nosso folclore, para que outras salas de aulas possam ter acesso, ou mesmo a publicação em um blog da turma.
Consideração sobre dificuldade
Compreensão de textos
Os estudantes podem demostrar dificuldades de escolher e organizar as informações importantes para expor as ideias encontradas em suas pesquisas. Se considerar oportuno, leve outros textos expositivos para servir de inspiração. Leia com eles e grifem as informações mais interessantes. Em seguida, auxilie-os a perceber as informações adicionais que completaram e se elas se relacionam com o tema do texto.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um texto que traz as regras de um jogo.
- Quais são seus jogos favoritos?
- Você saberia explicá-los a alguém que não os conheça?
Respostas pessoais.
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você o acompanhará. Preste atenção às pausas e ao ritmo da leitura.
- Sublinhe as palavras cujo significado você não conhece. Depois, converse com o professor e os colegas sobre elas.
Jogo de argolas
Participantes: de 2 a 6.
Material
✓ 6 garrafas PET
✓ 3 argolas (feitas de jornal e fita-crepe)
✓ Tinta guache
✓ Areia ou outro material para preencher as garrafas (pode ser até água)
Instruções
✓ Peça a um adulto que encha as garrafas com areia.
✓ Pinte o número de pontos que vale cada garrafa, de 1 a 6.
✓ Para fazer as argolas, com a ajuda de um adulto, enrole um pedaço de jornal e, depois, prenda-o com fita-crepe.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", explique aos estudantes que eles farão a leitura das regras de um jogo. Pergunte a eles se sabem para que servem essas regras. Espera-se que falem que é para que todos possam saber jogar da mesma forma, serve para apresentar limites, moldar as ações de cada participante, evitar divergências de compreensão etc.
Faça um levantamento de quais são os jogos favoritos da turma. Verifique se alguém não conhece algum dos jogos citados. Se for o caso, peça que um dos estudantes explique as regras e verifique se ficou entendido por todos.
Ressalte que a finalidade das regras de um jogo é ensinar alguém que não sabe jogar. Pergunte aos estudantes sobre outros tipos de textos que têm a mesma finalidade: é esperado que reconheçam as receitas culinárias, bulas de remédio e manual de instruções de equipamentos, por exemplo.
Em "Durante a leitura", leia o texto em voz alta. Depois, proponha uma leitura coletiva das regras do jogo. Você também pode dividir a turma em dois grupos: o primeiro fará a leitura do material utilizado, e o outro, das instruções; depois podem trocar os papéis.
190
Objetivo do jogo: acertar as garrafas com as argolas, principalmente as que valem mais pontos.
Como jogar
- As garrafas devem ser posicionadas com alguma distância entre elas. As mais próximas valem menos pontos, e as mais distantes valem mais.
- Os jogadores devem se posicionar a um metro das garrafas, no mínimo.
- Cada participante joga as três argolas, uma de cada vez. Depois, vê quantas garrafas acertou e quantos pontos vale cada garrafa. Ao final, calcula quantos pontos fez. Por exemplo: caso tenha acertado duas garrafas, uma que vale três pontos e uma que vale dois pontos, o jogador terá um total de cinco pontos.
- Quando todos os jogadores tiverem lançado as argolas, começa uma nova rodada. O jogo acaba quando os participantes determinarem.
- Ganha o jogador que fizer mais pontos.
Domínio público.
Que curioso!
O jogo de argolas é muito comum em festas populares, como as juninas. Outros jogos populares nesse tipo de festa são a pescaria, a boca do palhaço e a corrida do saco. Nesses festejos, as pessoas costumam pagar para jogar e, se vencerem, ganham uma prenda, que é uma lembrancinha ou um presente.
MANUAL DO PROFESSOR
Continue dividindo com os grupos a leitura do "objetivo do jogo" e do "como jogar". Aproveite para verificar o entendimento. Caso necessário, retome a leitura de algum ponto do texto para esclarecer possíveis dúvidas. Converse com os estudantes a respeito das principais características dos textos instrucionais. Comente com a turma que, apesar de parecer simples, a leitura desse tipo de texto precisa ser feita com bastante atenção.
Finalize com a leitura do boxe "Que curioso!" e converse com a turma para saber se alguém já brincou com o jogo de argolas. Em caso afirmativo, pergunte se as regras eram semelhantes às do texto lido ou se alguém conhece alguma variação da brincadeira.
191
Para estudar o texto
Praticar a fluência
- Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto silenciosamente, prestando atenção à pontuação.
- Para melhorar a fluência na leitura, leia três vezes em voz alta o trecho abaixo.
"✓ Cada participante joga as três argolas, uma de cada vez. Depois, vê quantas garrafas acertou e quantos pontos vale cada garrafa. Ao final, calcula quantos pontos fez. Por exemplo: caso tenha acertado duas garrafas, uma que vale três pontos e uma que vale dois pontos, o jogador terá um total de cinco pontos."
3 Leia as frases do quadro conforme as instruções do professor.
- Leia cada frase três vezes, tentando ler mais rápido a cada vez.
- A criança.
- A criança lançou argolas.
- A criança lançou argolas coloridas.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas na festa junina.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas na festa junina da escola.
- A criança lançou argolas coloridas nas garrafas na festa junina da escola em que estuda.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Oriente os estudantes a acompanhar uma nova leitura realizada por você. Peça que observem como a pontuação influencia na leitura. Mencione que ela organiza o texto e guia a fluência.
Atividades 2 e 3
Fluência em leitura oral
É importante que os estudantes percebam que, para desenvolver a fluência leitora, é necessário treino, isto é, ler várias vezes com atenção à precisão (reconhecimento da palavra), prosódia (pontuação, expressão, volume, fraseamento, suavidade e ritmo) e velocidade.
192
Compreender o texto
4 O texto Jogo de argolas está organizado em cinco partes.
- Relacione o título de cada parte do texto com a finalidade dela.
- Participantes
- Material
- Instruções
- Objetivo
- Como jogar
- 5 Explicar as regras do jogo.
- 1 Indicar quantas pessoas podem jogar.
- 2 Relacionar os materiais necessários para o jogo.
- 3 Explicar como construir as peças para jogar.
- 4 Apresentar o que é mais importante para vencer o jogo.
5 Para que servem as duas ilustrações no texto?
A finalidade é deixar mais claro quais são os materiais necessários para a construção do jogo e o entendimento das instruções.
6 Por que o jogo se chama Jogo de argolas?
Porque sua finalidade é jogar argolas nas garrafas.
7 Com qual dos jogos a seguir o jogo de argolas se parece mais?
dama
boliche X
cartas
- Justifique sua resposta.
O fato de serem jogos que necessitam de mais coordenação motora e habilidades físicas é um dos principais elementos, já que os outros jogos também envolvem estratégias e, no caso do baralho, eventualmente, soma de pontos.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP02, EF15LP03,
EF15LP09, EF15LP18.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividade 4
Compreensão de textos
A atividade retoma as partes que organizam o texto instrucional. Oriente os estudantes a relacionar os subtítulos com a sua finalidade no texto. Peça que voltem no texto para facilitar a compreensão, se necessário.
Atividade 5
Destaque a importância da imagem como informação complementar. Se considerar oportuno, desafie os estudantes a, oralmente, descreverem ilustrações que possam substituir as instruções verbais.
Atividade 6
Questione os estudantes sobre outras formas de nomear o jogo. É esperado que eles empreguem palavras relacionadas aos objetos utilizados ou às ações que envolvem o jogo: "Acerte a garrafa", "Mire e jogue", "Argolas voadoras", entre outros.
Atividade complementar
Disponibilize para os estudantes outros exemplos de textos instrucionais para que comparem a estrutura. Questione a diferença entre as partes de uma instrução de regra de jogo e de uma receita culinária. Avalie a possibilidade de expandir essa análise para outros gêneros com a mesma finalidade.
193
8 Com um colega, explique com suas palavras as regras do jogo.
8. Os estudantes devem mencionar, ao menos, os aspectos básicos, como lançar as três argolas, uma de cada vez, mantendo no mínimo a distância de um metro, e aguardar a vez dos demais jogadores para iniciar a próxima rodada.
9 Para você, que tipo de esperteza é necessário para praticar o jogo de argolas? Explique aos colegas e ao professor.
9. Resposta pessoal. O jogo envolve estratégias e probabilidades, além de habilidade física. O participante precisa escolher entre jogar em uma garrafa mais próxima e ter mais chance de acertar, ganhando menos pontos, ou se arriscar mais, lançando em uma garrafa mais distante, porém mais valiosa.
10 Esse jogo é comum em festas juninas. Que outros jogos ou brincadeiras também são praticados nessas festividades?
Sugestões: pescaria, bingo, dardos, entre outros.
Ampliar o vocabulário
11 Releia a frase.
"O jogo acaba quando os participantes determinarem."
- Que palavra poderia substituir a destacada?
mandarem
decidirem X
jogarem
12 Marque um X na ilustração que melhor representa a expressão "lançar as argolas".
- X
Para ler em casa
Leia as regras do jogo para as pessoas de sua casa. Em seguida, peça a eles que também façam a leitura para você. Depois, organizem-se para montar as garrafas e argolas e divirtam-se!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Estimule os estudantes a refletir sobre as habilidades necessárias para atingir o objetivo dos jogos e as possíveis estratégias para facilitar o acerto. Retome o conto de esperteza e pergunte: Qual será o "pulo do gato" no jogo de argolas?
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF15LP18.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividades 11 e 12
Desenvolvimento de vocabulário
Relembre a turma sobre o conceito de sinônimo e peça que deem alguns exemplos antes de realizar a atividade 11. Auxilie-os a identificar outra palavra que possa substituir a palavra em destaque sem que haja alteração de sentido na frase.
Na atividade 12, os estudantes são desafiados a relacionar o texto com as imagens apresentadas.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Oriente os estudantes a fazer a leitura das regras do jogo com seus familiares e, em seguida, colocar em prática o que aprenderam. Oriente-os a utilizar garrafas PET cheias de água e bem tampadas e confeccionar as argolas. Mostre como em sala de aula e, se considerar oportuno, crie coletivamente as instruções de montagem. As argolas podem ser feitas com tiras de papelão de aproximadamente 30/40 cm, enroladas e coladas nas pontas, ou ainda utilizando um prato grande como molde para fazer a linha externa da argola e um prato de sobremesa para moldar a linha de dentro.
194
Estudo da língua
Divisão silábica
1 Organize as sílabas e escreva as palavras formadas.
go-ar-la: argola
ra-fa-gar: garrafa
ta-plan: planta
xe-pei: peixe
2 Leia e observe o poema visual a seguir.
Sérgio Capparelli. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2014. p. 116.
Poema visual é um texto organizado de modo que forme uma imagem, um desenho.
a) Copie a palavra que se repete no texto e separe as sílabas dela.
jacaré; ja-ca-ré
b) A palavra que se repete no poema visual forma uma figura. Que figura é essa?
A figura de um jacaré.
c) Explique o título do poema visual.
A figura do jacaré é composta por letras que formam a palavra jacaré.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Divisão silábica
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP02, EF02LP08,
EF02LP29, EF15LP17.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Nesta seção, os estudantes são convidados a refletir sobre a segmentação silábica de algumas palavras. Essa habilidade se desenvolve gradualmente à medida que cada um dos estudantes experiencia o processo de segmentar, de modo consciente, as palavras em suas menores unidades.
Atividade 2
Compreensão de textos
Proponha aos estudantes que apreciem o poema visual de Sérgio Capparelli. Depois, promova uma conversa em que eles possam, de modo organizado, descrever o poema visual e compartilhar suas impressões sobre ele. Estimule-os a perceber como a repetição da palavra jacaré e o modo como o texto é distribuído na página constroem o sentido do poema. Peça que falem também sobre o tipo das letras (bastão e minúsculas). Em seguida, leia o quadro sobre o gênero poema visual e questione a turma se já apreciaram outros poemas como esse, além do que foi apresentado nesta atividade. Peça, então, que realizem os itens a a c.
No item a, oriente os estudantes a ler em voz alta a palavra jacaré, para perceberem a divisão silábica dela.
No item c, instigue-os a levantar hipóteses sobre o motivo desse título. Explique que letrado é alguém estudado, que lê e escreve diferentes tipos de texto, o que amplia as possibilidades de interpretação sobre o poema visual: será que esse jacaré, além de ser feito de letras, também sabe ler e escrever? Aceite interpretações diversas sobre o título, desde que coerentes com o poema visual.
É importante que os estudantes compreendam que as palavras são formadas por sílabas.
195
3 Separe as sílabas das palavras a seguir.
regras: re-gras
pulo: pu-lo
amor: a-mor
escola: es-co-la
- Leia as palavras em voz alta e circule as sílabas que têm som mais forte.
4 Conte as sílabas das palavras e anote o número ao lado.
pá-gi-na 3
on-ça 2
pé 1
lei-te 2
mão 1
cor-ri-da 3
Algumas palavras são formadas por uma única sílaba. Exemplos: pão, mal, só.
5 Leia o bilhete a seguir.
a) No bilhete, Fábio diz que precisou ir a um lugar. Que lugar é esse?
A loja de brinquedos.
b) Por que a palavra loja foi escrita separada no bilhete?
Porque não havia mais espaço na linha para escrever a palavra inteira.
Quando não há mais espaço na linha, costumamos "quebrar" palavras, escrevendo uma parte delas na linha de cima, seguida de um hífen , e a outra parte na linha de baixo.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 3 e 4
Conhecimento alfabético
Auxilie os estudantes a segmentar as palavras em sílabas e contá-las.
Para contar a quantidade de sílabas de cada palavra, proponha que eles coloquem o dedo próximo à boca e que levantem outro dedo a cada vez que abrirem a boca para emitir a sílaba. Essa habilidade de consciência silábica é formada quando aprendem a manipular as sílabas para construir as palavras.
Atividade 5
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Nesta atividade é apresentado um bilhete manuscrito. O objetivo foi reproduzir uma situação de uso social da escrita o mais próxima possível da realidade. Chame a atenção dos estudantes para o fato de os bilhetes geralmente serem escritos em contexto de vida cotidiana, no papel disponível no momento (que às vezes é pequeno), por isso pode faltar o espaçamento que marca o início de parágrafo, por exemplo. Além disso, a letra cursiva de cada um adquire características próprias ao longo da vida, nem sempre sendo como a aprendida na escola. Ajude os estudantes a perceber, no bilhete, as letras que são grafadas de forma diferente do que estão aprendendo na escola (o j e o s, por exemplo) e reforce a importância de adquirir habilidade de compreender diferentes formatos de letra, inclusive quando se trata de letra cursiva.
Pergunte se algum dos estudantes se voluntaria a ler o bilhete em voz alta. Questione a turma sobre como se chama o tipo de letra com que foi escrito. Espera-se que respondam que se trata de letra manuscrita/cursiva. Em seguida, chame atenção para o hífen usado na quebra de palavra ao final da linha. Pergunte a eles se já conheciam esse sinal e se já o utilizaram na escrita. Essa consciência os ajudará a entender melhor a importância da segmentação de sílabas nas palavras, como também a importância dela na construção de frases.
196
Produção oral
Festival de adivinhas
Você e seus colegas farão um festival de adivinhas! As adivinhas ou charadas são perguntas desafiadoras. Além de divertidas, elas nos fazem pensar, ajudam a associar ideias e palavras e a desenvolver nosso vocabulário.
Você vai responder a duas adivinhas. Depois, vai pesquisar outras charadas e desafiar os colegas!
1 Alguns temperos provêm de vegetais. Pense um pouco e adivinhe que temperos são estes:
Tem cabeça e tem dente,
tem barba e tem pé.
Garanto que não é gente,
adivinhe o que é.
Domínio público.
Alho.
Pimenteira.
A mãe é verde,
a filha, encarnada.
A mãe é mansa,
a filha é danada.
Domínio público.
A mãe da pimenta, no caso, é o pé de pimenta, que não arde (é manso). Já a filha, a pimenta, é ardida (danada). Explique aos estudantes que encarnada quer dizer "vermelha".
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Festival de adivinhas
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP12.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Nesta seção, os estudantes retomarão textos de adivinhas, gênero textual já trabalhado na unidade 6. A proposta neste momento é que os estudantes tenham mais autonomia e protagonismo.
Atividade 1
Produção de escrita
Compreensão de textos
Converse com os estudantes, retomando o que são adivinhas, e lembre-os de que elas fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.
Peça a um dos estudantes que se voluntarie para ler uma das adivinhas. Permita que levantem hipóteses sobre a resposta. Crie um ambiente alegre e descontraído. Leia a segunda adivinha e pergunte se alguém sabe a resposta.
197
Planejamento
2 Escrever uma adivinha.
- Você conhece alguma adivinha? Converse com os colegas e o professor.
- Escreva sua adivinha nas linhas abaixo e anote a resposta. Se não conhecer nenhuma, pergunte a seus familiares ou faça uma pesquisa em revistas ou na internet.
Resposta pessoal.
Apresentação
3 Formar uma roda para o festival.
- Formem uma roda na sala e comecem o festival de adivinhas!
- Cada um fala a adivinha que pesquisou e desafia toda a classe a descobrir a resposta.
- Falem pausadamente para que os colegas compreendam o que vocês estão dizendo.
Avaliação
4 Avaliar o festival de adivinhas.
a) Preencha o quadro. Respostas pessoais.
Avaliação do festival de adivinhas | Sim | Não |
---|---|---|
Você se lembrou de alguma adivinha? | ||
Aprendeu alguma adivinha nova? | ||
Você gostou da brincadeira? |
b) Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas. Diga também a eles de qual adivinha mais gostou.
MANUAL DO PROFESSOR
Planejamento
Atividade 2
Produção de escrita
Investigue o repertório dos estudantes sobre adivinhas. Pergunte quais eles conhecem. Deixe que comentem, mas alerte-os para não darem as respostas das charadas.
Incentive-os a pesquisar novas adivinhas e compartilhar as que acharam divertidas. Oriente para que escrevam e anotem também a resposta.
Apresentação
Atividade 3
Convide os estudantes para formar uma roda e iniciar o festival de adivinhas da turma.
Peça que se preparem previamente para a apresentação. Organize a ordem de cada fala e faça os combinados para que esse momento seja divertido e que todos possam ouvir, respeitar a vez do outro e aprender novas adivinhas. Explique que a postura, a direção do olhar, os gestos influenciam no momento da apresentação.
Avaliação
Atividade 4
Oriente os estudantes na avaliação e converse sobre essa produção oral, sobre o que aprenderam com ela e se gostariam de fazer outras charadas para a turma.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
198
Jogo Sílabas valiosas
■ Participantes: duplas ou toda a turma
■ Material
✓ uma carteia
✓ 10 fichas com palavras
✓ 32 fichas com sílabas
■ Preparação para o jogo: recortar a cartela da página 271 e as fichas com palavras e com sílabas da página 273.
■ Regras
- Coloque na cartela, ao lado de cada imagem, a palavra correspondente. Em seguida, na coluna das sílabas, separe as sílabas dessa palavra.
- Após colocar todas as palavras e as sílabas, o outro jogador ou o professor fará a contagem dos pontos.
-
Para indicar os pontos, faça assim:
- Na coluna dos pontos, desenhe uma carinha feliz se as sílabas da palavra tiverem sido separadas corretamente.
- Na coluna dos pontos, desenhe uma carinha triste se as sílabas da palavra não tiverem sido separadas corretamente.
4. Vence o jogador que tiver o maior número de carinhas felizes.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Sílabas valiosas
Habilidade da BNCC nesta seção
EF12LP01.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Organize os estudantes para a realização do jogo e prepare com eles as cartelas e as fichas. Em seguida, leia as regras com a turma, garantindo que todos as tenham compreendido. Peça que um dos estudantes se voluntarie para explicar o jogo aos demais.
Ao final, auxilie-os na contagem de carinhas felizes para verificar quem é o vencedor.
Atividade complementar
Se considerar oportuno, proponha que os estudantes, em grupos, criem outros jogos com sílabas. Disponibilize diversos materiais para recorte de sílabas e imagens: revistas, jornais e folhetos, entre outros. Converse sobre possibilidades de jogos em que o desafio seja juntar sílabas de palavras de diversos tamanhos/quantidade de sílabas: memória, completar, quebra-cabeça, encontrar palavras, entre outros. Peça que cada grupo apresente sua ideia. Não é necessário que o jogo seja aplicado. Procure aprimorar as ideias dos grupos e criar, coletivamente, um cantinho de jogos.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP14, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividades 1 e 2 (p. 199)
Desenvolvimento de vocabulário
Essa seção pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
O objetivo das atividades é relembrar os estudantes de que, na língua portuguesa, existem palavras e expressões que apresentam vários sentidos. Essa multiplicidade de sentido é chamada de polissemia, ou seja, algo que tem muitos significados.
Na atividade 1, leia a tirinha e auxilie os estudantes a compreender os sentidos da palavra língua. Na atividade 2, faça as intervenções necessárias para que os estudantes possam identificar as palavras polissêmicas.
199
Conhecer mais palavras
1 Leia a tirinha abaixo.
- Localize, na tirinha, a palavra que tem dois significados e escreva-a ao lado. língua
- Quais são os possíveis significados dessa palavra?
Os dois significados são o idioma e o órgão do paladar.
Às vezes, precisamos ser espertos na hora de ler um texto ou conversar com alguém, pois certas palavras podem ter mais de um significado. Na língua portuguesa, a multiplicidade de sentidos é chamada de polissemia.
2 Utilize uma palavra ou expressão que sirva para a ilustração do lado esquerdo e para a do lado direito.
manga | ||
plantar bananeira | ||
banco |
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP010 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 7
Espertezas
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "espertezas" e, a partir de atividades, compreender a divisão silábica e conhecer palavras polissêmicas, trabalhando em grupo e desenvolvendo habilidades de compreensão de texto oral e escrito;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais (conto popular e regras de um jogo);
- desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva do conhecimento alfabético e da ortografia;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e ortográficos (como estudo da língua: divisão silábica e o uso do m antes do p e b);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produção escrita (texto expositivo) e produção oral (festival de adivinhas), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.