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UNIDADE 8 Escola
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 8
Escola
Objetivos da unidade
- Desenvolver a habilidade de compreensão de textos orais e escritos.
- Conhecer os gêneros texto informativo, texto dramático e verbete de dicionário.
- Desenvolver o gosto pela audição e leitura de textos informativos e textos dramáticos.
- Estudar verbos.
- Praticar a precisão e a velocidade na leitura.
- Desenvolver a aquisição de vocabulário receptivo e expressivo.
- Escrever um e-mail.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Explorar o uso do dicionário.
- Produzir relato pessoal oralmente.
- Participar de práticas de Literacia Familiar.
- Trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
- Escrever e apresentar cenas teatrais em equipe.
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de conhecer diferentes tipos de escola e perceber que há outros espaços em que podemos aprender, além do escolar. Também vão refletir sobre sua própria escola, identificando e encaminhando sugestões de melhoria para as pessoas responsáveis. Diversos gêneros textuais serão trabalhados, como texto dramático, texto informativo, verbete de dicionário e e-mail.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP010-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações a seguir referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- O que a criança está fazendo? Ela está desenhando e pintando.
- Você já teve alguma aula parecida com a da foto? Resposta pessoal.
- O que você mais gosta de fazer na escola? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Antes de iniciar a abertura da unidade, converse com os estudantes sobre as memórias escolares. Ainda que estejam no segundo ano do Ensino Fundamental, eles já possuem vivências que possam compartilhar. Pergunte: Vocês sabem com quantos anos entraram na escola? Vocês se lembram de como foi o primeiro dia na escola? Vocês estudaram sempre na mesma escola? Vocês gostam de vir à escola? Qual é a opinião de vocês sobre a escola em que estudam? O que pode ser melhorado nela? Como nossa turma pode contribuir para que essas mudanças aconteçam?
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Para iniciar o trabalho com a unidade, peça à turma que observe e descreva a imagem de abertura. A fotografia mostra uma criança na escola em Bengala Ocidental, na Índia, em 2019. O menino está sentado no chão, compondo um desenho colorido. E possível perceber outra criança próxima a ele, que também está elaborando um desenho e traja roupas com as mesmas cores das do menino, sendo possível supor que se trata de uniforme escolar.
Estimule os estudantes a buscar semelhanças e diferenças entre a cena retratada na imagem e cenas comuns de seu cotidiano escolar. Para isso, pergunte: Vocês costumam desenhar na escola? O quê? O que o menino da imagem está desenhando? O que ele está usando para fazer o desenho (lápis grafite e giz de cera). E vocês, o que costumam usar para fazer seus desenhos? Vocês gostam de se sentar no chão para desenhar? Por quê?
Para ampliar a conversa, proponha à turma as perguntas do boxe de questões orais da abertura. Oriente os estudantes a participar desse momento de diálogo com respeito, ouvindo os colegas e esperando a vez para falar.
Atividade complementar
Uma estratégia para que os estudantes participem ativa e democraticamente de questões relacionadas à escola é propor-lhes a realização de assembleias de classe, que são momentos de diálogo para o levantamento de problemas que afetam o grupo e de formas de resolvê-los, visando a melhoria da convivência e do funcionamento da escola.
Para isso, prepare um cartaz em cartolina contendo três colunas com os títulos: "O que melhorar" / "Sugestões para melhorar" / "Aspectos positivos". Fixe-o no mural da sala de aula. Diga aos estudantes que eles podem registrar as opiniões no cartaz e que, posteriormente, será feita uma assembleia para conversarem sobre o que foi anotado.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um texto informativo sobre educação indígena.
- Você acha que a escola é o único lugar onde se aprende?
- Será que todas as escolas são iguais? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que o professor vai fazer do texto informativo a seguir. Sublinhe as palavras cujo significado você não souber. Após a leitura, o professor fará uma lista das palavras de todos os estudantes, e vocês vão tentar entender o significado delas juntos. Se não conseguirem, consultem um dicionário.
Jeitos de aprender
Ao longo de toda a vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.
As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02,
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP02,
EF12LP17, EF02LP21.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", organize o grupo para a conversa inicial. Retome as regras aplicadas às conversas coletivas. Leia as questões e possibilite que os estudantes compartilhem suas opiniões e hipóteses. Em relação à segunda questão, anote as hipóteses levantadas na lousa para serem retomadas ao final da leitura.
Nesse momento de conversa, a proposta é que os estudantes reflitam sobre os diferentes espaços de aprendizagem. Além disso, é importante que eles percebam que uma das formas de construção de conhecimento é por meio da contextualização e da valorização de conhecimentos prévios. Sendo assim, apesar de as escolas indígenas seguirem um currículo similar às demais, são levados em consideração aspectos culturais, como organização social e familiar, estudo de língua indígena referente àquela etnia, além da língua portuguesa, entre outros aspectos importantes para a comunidade em que ela está inserida, como será abordado no texto.
Caso a escola esteja em uma comunidade indígena, conduza a conversa considerando esse fato. Incentive os estudantes a comentar as formas de aprendizagem que vivenciam dentro e fora da escola.
Em "Durante a leitura", oriente os estudantes a acompanhar a leitura que você fará do texto e a sublinhar palavras desconhecidas que encontraram durante a leitura. Posteriormente, peça aos estudantes que leiam as palavras sublinhadas e anote-as na lousa. Converse com a turma sobre o significado de cada palavra, com o objetivo de construírem juntos uma explicação para ela. Proponha que retomem o contexto em que a palavra aparece para tentarem inferir o sentido dela. Após chegarem à conclusão sobre os sentidos, consultem um dicionário para validar a resposta.
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É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... [...]
Tem escola na aldeia?
Sim, muitas aldeias têm escola! [...] A escola tem como foco ensinar a escrever, ler, fazer conta, entre outros conhecimentos importantes para o diálogo com o mundo dos não índios, já os parentes ensinam as formas de se organizar da comunidade, como produzir artefatos e tudo aquilo que é importante para se viver bem naquele grupo.
Além disso, o conteúdo que se aprende nas escolas indígenas é diferente daquele das escolas dos não índios. Isso porque os povos indígenas têm direito a ter uma escola diferenciada, isto é, uma escola que ensine conteúdos que se relacionem com a cultura e a língua de cada povo. [...]
Por que aprender português é importante?
Mesmo tendo aulas na língua indígena é muito importante aprender o português na escola. Saber falar a língua portuguesa é uma das maneiras que os povos indígenas têm para se comunicar com diferentes pessoas, interpretar e compreender as leis que orientam a vida no país, principalmente aquelas que dizem respeito aos direitos dos índios. Afinal todos os documentos necessários para se viver na sociedade brasileira são escritos em português.
Disponível em: https://oeds.link/zhny50. Acesso em: 26 jul. 2021. (Fragmento).
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizada a leitura, convide os estudantes a compartilhar o que compreenderam do texto, assim como ideias e opiniões em relação a ele. Aproveite este momento para retomar as hipóteses levantadas antes da leitura para que a turma verifique se foram confirmadas.
Pergunte aos estudantes em quais outros espaços aprendem e o que aprendem. Convide-os a refletir, por exemplo, sobre o que podemos aprender com as pessoas com quem moramos.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 No texto Jeitos de aprender, algumas palavras são mais difíceis de serem lidas e escritas do que outras. Observe:
aprendizados | aprendizados |
conhecimentos | conhecimentos |
principalmente | principalmente |
atentamente | atentamente |
importantes | importantes |
diálogo | diálogo |
artefatos | artefatos |
indígenas | indígenas |
diferenciada | diferenciada |
relacionem | relacionem |
comunicar | comunicar |
interpretar | interpretar |
compreender | compreender |
sociedade | sociedade |
- Copie as palavras acima prestando muita atenção às letras que as formam.
- Treine sua pronúncia e fluência de leitura. Leia três vezes as colunas, buscando sempre mais rapidez e precisão.
2 Em voz alta, releia o parágrafo a seguir duas vezes.
- Preste atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra. Em seguida, perceba o ritmo e a velocidade com que você lê.
"É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos..."
Compreender o texto
3 Qual é a frase que melhor explica o título do texto?
É somente na escola que as crianças indígenas aprendem.
Aprende-se das mais diferentes formas e em vários momentos. X
As crianças indígenas aprendem apenas brincadeiras.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Peça aos estudantes que se organizem em duplas e pratiquem a leitura em voz alta, alternadamente, e cada vez mais rápido, mas mantendo a clareza. Durante a atividade, circule pela sala de aula e ouça os estudantes, um de cada vez, a fim de garantir que todos sejam ouvidos. Faça comentários que achar oportunos, de modo a incentivá-los, e auxilie-os em suas dificuldades.
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4 As brincadeiras também são importantes no aprendizado das crianças indígenas? Por quê?
Sim, porque cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos...
5 Escreva no quadro o que as crianças indígenas aprendem com a família e com a escola.
Com a família | Formas de se organizar da comunidade, caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, produzir artefatos e tudo o que é importante para viver bem em grupo. |
Com a escola | Ler, escrever, fazer cálculos e outros conhecimentos importantes para o diálogo com o mundo dos não indígenas. |
6 Por que as escolas indígenas ensinam conteúdos diferentes dos ensinados nas escolas dos não indígenas?
Porque os indígenas têm o direito de aprender conteúdos que se relacionem com a cultura e a língua de seu povo.
7 Assinale as frases que apresentam os direitos dos povos indígenas mencionados no texto.
- Ter uma escola que ensine conteúdos que se relacionem com a cultura e a língua dos povos indígenas. X
- Ter uma escola idêntica à dos não indígenas.
- Aprender o ponto de vista dos não indígenas como o único correto.
- Ter professores e livros que tratem de assuntos ligados ao cotidiano das comunidades indígenas. X
- Aprender a língua portuguesa para entender as leis brasileiras. X
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Produção de escrita
Retome com os estudantes o quadro apresentado na atividade 5. Proponha que o copiem no caderno e o completem com o que eles próprios aprendem "com a família" e "com a escola". Oriente-os para que escrevam de forma espontânea, considerando o que já aprenderam até este ponto sobre a escrita. Auxilie-os no que for necessário. Ao final, convide os estudantes a compartilhar o que escreveram. Também pode ser interessante propor a eles que comparem seus quadros com o que completaram na atividade, observando semelhanças e diferenças.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP02,
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP02,
EF12LP17, EF02LP21.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 4
Compreensão de textos
Aproveite para perguntar aos estudantes se eles também aprendem nas brincadeiras e, em caso positivo, o que aprendem e como isso ocorre. Estimule-os a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.
Atividade 5
Compreensão de textos
Se necessário, retome com os estudantes o terceiro e o quarto parágrafos do texto para que possam identificar as respostas.
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Os textos informativos têm o objetivo de apresentar informações diversas sobre determinado assunto.
Ampliar o vocabulário
8 Por que é importante que os povos indígenas aprendam a língua portuguesa? Complete as frases com as palavras do quadro.
- direitos
- compreender
- sociedades
- comunicar
- Para se comunicar com diferentes povos.
- Para interpretar e compreender as leis
- Para defender seus direitos.
- Para conhecer a cultura de outras sociedades.
9 Releia o trecho a seguir.
"[...] já os parentes ensinam as formas de se organizar da comunidade, como produzir artefatos e tudo aquilo que é importante para se viver bem naquele grupo."
- Qual palavra poderia substituir artefatos no trecho acima?
flechas
objetos X
ocas
10 Marque com X a alternativa que explica o sentido da palavra em destaque no trecho a seguir.
"[...] os povos indígenas têm direito a ter uma escola diferenciada."
- Os indígenas têm direito a uma escola que ensine só sua cultura.
- Os indígenas têm direito a uma escola com características próprias .X
Para ler em casa
Você vai convidar pessoas de sua família para ouvir sua leitura do texto Jeitos de aprender. Depois da leitura, explique a elas que esse é um texto informativo sobre como os indígenas aprendem. Pergunte se já sabiam que os indígenas também têm escola nas aldeias e que eles estudam sua língua nativa e a língua portuguesa.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Pesquise com a turma sobre os povos indígenas Kalapalo e Guarani Kaiowá, citados no texto. Viabilize o acesso ao site do ISA - Instituto Socioambiental - e proponha que façam uma busca pelo nome desses povos. Há publicações de qualidade disponíveis em: https://oeds.link/lbdQYb, acesso em: 22 jul. 2021. Caso não haja os recursos necessários na escola, acesse previamente e selecione textos e imagens para compartilhar com a turma. Ao final, proponha que conversem sobre o que aprenderam em relação aos povos estudados.
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 8
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Antes de realizarem a atividade, peça aos estudantes que tentem ler as palavras do quadro em voz baixa. Em seguida, leia as palavras com a turma. Estimule os estudantes a tentar completar as frases sem retomar o texto, mas baseando-se no que compreenderam em relação a ele. Finalizada a atividade, releia para a turma o último parágrafo do texto, que apresenta a resposta à pergunta proposta, e verifique as palavras que completam adequadamente as frases.
Atividade 9
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes deverão inferir o sentido da palavra artefato com base no contexto em que ela aparece. Se achar oportuno, no momento de correção da atividade consulte no dicionário o significado do termo.
Para ler em casa
Leia o boxe em voz alta para os estudantes e oriente-os sobre como devem fazer a atividade em casa com os familiares. Enfatize a importância da leitura pausada, com entonação adequada e com expressividade.
Esse momento de Literacia Familiar é importante, pois, além de oportunizar que os estudantes compartilhem aprendizagens com os familiares, favorece o aprofundamento da relação do estudante com a leitura fora da escola, contribuindo para o desenvolvimento de seu vocabulário e sua fluência de leitura.
207
Estudo da língua
Verbos
1 Observe estas imagens e complete as ações que elas representam.
pintar
escrever
correr
na dar
- Das quatro ações que você completou, duas podem representar uma atividade esportiva. Quais são as ações e quais esportes elas representam?
correr: corrida; nadar: natação
2 Releia este trecho do texto Jeitos de aprender.
"Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos..."
- As crianças indígenas aprendem brincando. De acordo com o texto, o que elas aprendem com os adultos das aldeias em que vivem? 2. a) Aprendem a caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos...
- Localize no trecho acima dois verbos que representam ações que geralmente são praticadas na natureza e escreva-os ao lado. caçar, pescar
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Verbos
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Esta atividade pode ser feita coletivamente. Peça aos estudantes que observem a primeira imagem e a descrevam. Nesse momento, estimule-os a utilizar verbos, perguntando: O que a personagem está fazendo? Em seguida, peça que falem a ação que a personagem está realizando e, então, oriente que completem a palavra. Repita o procedimento para que a turma complete as demais palavras.
Atividade 2
Compreensão de textos
No item a, verifica-se a compreensão do texto pelos estudantes. No item b, eles são mobilizados a identificar verbos presentes no trecho. Finalizada a atividade, peça a alguns estudantes que leiam em voz alta as palavras que circularam.
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3 Observe esta imagem e leia a frase.
a) Como Pedro está se sentindo?
Ele está assustado.
b) Por que ele está se sentindo assim?
Porque choveu muito e uma árvore caiu.
c) O primeiro verbo em destaque na legenda expressa:
- uma ação.
- um estado. X
d) O verbo choveu expressa:
- uma ação.
- um fenômeno da natureza. X
e) Qual verbo da legenda expressa uma ação? Escreva-o. caiu
4 Agora, leia as frases e relacione-as ao que os verbos expressam.
- Ana pulou corda.
- Pedro sentiu-se mal.
- Choveu muito ontem.
- fenômeno da natureza C
- ação A
- estado B
Os verbos podem expressar ações, estados e fenômenos da natureza.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Compreensão de textos
Nesta atividade os estudantes poderão perceber que os verbos podem expressar, além de ações, estados e fenômenos da natureza. Caso julgue oportuno, cite outras frases e pergunte à turma o que cada verbo citado expressa.
Se considerar oportuno, divida a lousa em três partes (ação, estado e fenômeno da natureza) e, ao citar uma frase, peça aos estudantes que repitam o verbo e indiquem em qual coluna ele deve ser escrito.
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5 Leia os verbos abaixo e classifique-os conforme o que indicam.
amanhecer
brincar
trovejar
comer
ventar
estar
relampejar
descer
nevar
ser
sentir
dançar
subir
caminhar
- ação: brincar, comer, descer, dançar, subir, caminhar
- estado: estar, ser, sentir
- fenômenos da natureza: amanhecer, trovejar, ventar, relampejar, nevar
6 Associe os verbos às palavras que indicam o tempo da ação.
- Paulo estuda muito.
- Paulo estudou muito.
- Paulo estudará muito.
- amanhã (futuro) C
- hoje (presente) A
- ontem (passado) B
7 Releia este outro trecho retirado do texto Jeitos de aprender.
"As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós."
a) Você também aprende muito com seus pais e parentes? Conte algo que aprendeu com alguém de sua família. Resposta pessoal.
b) O verbo destacado no texto indica uma ação que ocorre no tempo:
presente. X
passado.
c) Reescreva o trecho do texto de forma que o verbo passe a expressar uma ação que ainda vai ocorrer.
As crianças indígenas, por exemplo, aprenderão muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós.
Os verbos também indicam tempo: presente, passado e futuro.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Antes de iniciarem a atividade 5, convide um ou mais estudantes para ler em voz alta as palavras do quadro. Em seguida, oriente-os a copiar cada uma das palavras e escrever, na frente delas, o que indicam: ação, estado ou fenômeno da natureza. Uma sugestão é compor na lousa um quadro em que as colunas tenham os seguintes títulos: ação, estado ou fenômeno da natureza. Leia a primeira palavra do quadro e convide um estudante para copiá-la na coluna que corresponde ao que ela indica. Repita o procedimento com as demais palavras do quadro. Estimule os demais estudantes a verificar juntos a classificação das palavras.
Atividade 7
Nesta atividade, os estudantes vão perceber que os verbos expressam algo em um tempo específico. Para sistematizar essa aprendizagem, cite outras frases simples com verbos indicando presente, passado e futuro. Proponha à turma que localize o verbo e o tempo que ele indica. Em seguida, proponha que reescrevam as frases alterando os verbos para indicar outros tempos da ação.
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Produção escrita
Você e seus colegas vão escrever sobre a escola em que estudam e fazer sugestões para ela. Depois, vão enviar o texto de vocês por e-mail à pessoa responsável pela escola. Vamos começar?
O e-mail é uma mensagem eletrônica elaborada no meio digital (computador, tablet, celular) que faz uso de internet e de programas ou aplicativos para ser enviada.
Planejamento
1 Refletir sobre algumas questões.
- Do que você mais gosta na escola? E do que menos gosta? Por quê?
- Que sugestões você poderia dar para melhorar a escola? Por que você deu essas sugestões?
2 Compartilhar suas respostas com a turma.
- Ouça com atenção o que cada colega tem a dizer e leia para toda a turma suas sugestões pausadamente e pronunciando as palavras de maneira correta.
Escrita
3 Escrever o e-mail.
- Vocês vão escrever para a pessoa responsável pela escola contando sobre o que discutiram. Será um e-mail coletivo, assinado por toda a turma.
- Escrevam o texto com a ajuda do professor, organizando-o em parágrafos.
- Comecem cumprimentando a pessoa para quem vocês estão escrevendo. Decidam se o tratamento será formal ou informal. Observem alguns exemplos no quadro a seguir.
Tratamento formal: "Bom dia", "Caro(a)", "senhor(a)" etc.
Tratamento informal: "Olá", "Oi", "você" etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
Habilidades da BNCC nesta seção
EF02LP01, EF02LP16,
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF15LP08.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
O objetivo desta seção é que os estudantes, organizados em grupos, escrevam e enviem um e-mail com sugestões de melhoria à pessoa responsável pela escola. A proposta, além de familiarizar os estudantes com o gênero e-mail, contribui para que exercitem a cidadania, encontrando maneiras de atuar no contexto em que vivem buscando o bem-estar de todos.
A proposta é que os e-mails sejam de fato enviados a alguém da equipe gestora, a fim de que sejam respondidos e, no que for possível, atendidos. Para isso, avise previamente a equipe gestora, para que ela possa se preparar para contribuir com a atividade.
Planejamento
Atividade 1
Anote na lousa os principais pontos positivos e negativos levantados pelos estudantes e as sugestões de melhoria dadas por eles. Esse momento de conversa é importante para que definam o conteúdo do e-mail que vão escrever.
Atividade 2
Promova um momento de respeito à diversidade de ideias. Conduza a conversa de modo que os estudantes ouçam os colegas com respeito e esperem o momento adequado para falarem.
211
d) No primeiro parágrafo, apresentem-se e informem qual é sua turma, em que período estudam e o nome do professor.
e) No segundo parágrafo, escrevam sobre os aspectos positivos em relação à escola que foram levantados pela turma.
f) No terceiro parágrafo, comentem o que discutiram sobre os aspectos negativos da escola.
g) No quarto parágrafo, deem sugestões para tornar a escola melhor.
h) No último parágrafo, agradeçam a oportunidade de serem lidos.
i) Assinem o e-mail, identificando a turma de vocês.
4 Colocar o endereço eletrônico do destinatário e o assunto do e-mail.
- Escrevam o endereço eletrônico do destinatário.
- Informem o assunto do e-mail.
Avaliação e reescrita
5 Avaliar o e-mail.
a) Preencham o quadro. Respostas pessoais.
Avaliação da escrita | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês se apresentaram no e-mail, identificando a turma, o período em que estudam e o nome do professor? | ||
Escreveram sobre os aspectos positivos e negativos da escola? Deram sugestões para melhorá-la? | ||
Agradeceram e assinaram o e-mail coletivamente? |
b) Conversem com o professor e façam as possíveis correções apontadas por ele no e-mail de vocês.
Socialização
Envio do e-mail
6 Ouvir as orientações do professor sobre o envio do e-mail e aguardar a resposta.
- O e-mail deve ser enviado por meio eletrônico, usando um computador, celular ou tablet conectado à internet. Além disso, quem o envia também precisa ter um endereço eletrônico.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 3
Produção de escrita
Se considerar oportuno, selecione previamente ou prepare um e-mail para apresentar à turma as características desse gênero textual.
Para a escrita do e-mail, é importante que os estudantes considerem o objetivo do texto, o meio em que ele vai circular e quem é o interlocutor.
Avaliação e reescrita
Atividade 5
Oriente os grupos a avaliar os e-mails com base nas perguntas da tabela de avaliação e fazer as alterações necessárias. Leia cada um dos e-mails propondo sugestões e alterações pertinentes.
Esse é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Socialização
Atividade 6
Providencie o endereço eletrônico do gestor da escola que ficará responsável por receber os e-mails da turma e responder a eles. Quando as respostas chegarem, leia coletivamente com a turma, verificando se há encaminhamentos para as melhorias que os estudantes apontaram. Oriente-os a responder para o gestor, agradecendo a devolutiva e dando sequência às ações que forem acordadas.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler, a seguir, um texto dramático (ou texto teatral).
- Leia o título do texto. Você já ouviu falar de Villa-Lobos?
- Sabe qual é a função das palavras destacadas no início dos parágrafos?
Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Ouça a leitura que o professor vai fazer do texto. Preste atenção a todos os trechos: descrição das personagens, do cenário e do figurino, Cena 8 e Cena 9. Em seguida, vocês farão uma leitura coletiva em voz alta.
Tuhu, o menino Villa-Lobos
Personagens:
Tuhu: filho predileto, criança intuitiva, brilhante e destemida. Adorava pular a janela de sua casa para brincar com os moleques de rua, coisa inadmissível para uma época muito próxima ao escravagismo.
Noêmia Villa-Lobos: mãe de Tuhu. Mulher simples e forte, dona de casa muito dedicada ao lar e à criação dos filhos. Seu grande sonho é ver Tuhu formar-se em medicina.
Professora: rígida e enérgica, vê em Tuhu o mau comportamento e o mau exemplo para os outros alunos. É incapaz de ouvir o que Tuhu diz em sua sala de aula.
Cenário:
Deverá ser simples e criado coletivamente, sempre lembrando que o espetáculo se desenrola em tempos diferentes.
- Intuitiva:
- que percebe as coisas rapidamente.
- Destemida:
- corajosa.
- Inadmissível:
- que não se pode admitir ou aceitar.
- Escravagismo:
- prática da escravidão.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP17,
EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Em "Antes da leitura", faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao texto dramático, ou texto teatral, que é elaborado para ser representado. Leia em voz alta o título do texto e possibilite que eles comentem se já ouviram falar de Villa-Lobos. Aproveite para perguntar sobre o que acham que será contado no texto. Chame a atenção da turma para as palavras destacadas no início dos parágrafos e proponha que levantem hipóteses sobre a função delas. Ao final da leitura, retome essas hipóteses para que verifiquem se foram confirmadas.
Em "Durante a leitura", é importante que os estudantes percebam a estrutura do texto dramático. Portanto, a orientação é que primeiramente acompanhem a leitura do professor passando o dedo embaixo das palavras, para compreenderem e se familiarizarem com essa estrutura.
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Figurinos:
É importante que se faça uma pesquisa da indumentária da época: não para reproduzi-la, mas para revisitá-la com o olhar contemporâneo.
Cena 8: Músico, sim!
(NOÊMIA ENTRA COSTURANDO UMA NOVA ROUPA PARA VESTIR TUHU. É A ROUPA DA ESCOLA. NOÊMIA CANTA CONSTANTE.)
NOÊMIA Tuhuuuu! Vem, Tuhuuu! Olha que roupa bonita!
TUHU Mãe... essa é a roupa da escola... Mãe, eu não quero ir pra escola... (NOÊMIA TENTA VESTIR TUHU.)
NOÊMIA Vamos ver... hum... que beleza... nossa, como você fica bonito de uniforme!
TUHU Ninguém fica bonito de uniforme, mãe...
NOÊMIA Como o meu filho está lindo! Diga para mim, filho, o que você vai ser quando crescer?
TUHU Vou ser grande, mãe!
NOÊMIA Deixa de brincadeira, fala sério, Tuhu!
TUHU Vou ser músico, mãe! [...]
Cena 9: Na escola
[...]
PROFESSORA (CONTINUANDO) [...] E assim, em 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral. Repitam.
ALUNOS E assim, em 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral.
(TUHU NÃO REPETE, O QUE IRRITA TERRIVELMENTE A PROFESSORA.)
PROFESSORA Sr. Heitor Villa-Lobos, algum problema em repetir a frase?
TUHU Não é bem problema, senhora dona professora, só que eu não acho que o Brasil foi descoberto pelos portugueses... (COMEÇA A SER TOCADA UMA CANÇÃO INDÍGENA.)
MANUAL DO PROFESSOR
Prepare-se previamente para a leitura do texto e leia-o com expressividade. Uma sugestão é mudar a entonação ao ler as falas de cada personagem, o que poderá tornar a leitura ainda mais atrativa e compreensível para os estudantes.
Durante a leitura, consulte no glossário as palavras destacadas no texto, favorecendo a compreensão pela turma. Caso julgue mais proveitoso, leia todo o texto e, ao final, retome os trechos em que aparecem as palavras destacadas para consultar o significado delas no glossário. O mais importante é garantir que os estudantes tenham compreendido o texto.
214
PROFESSORA Prossiga, sr. Heitor...
TUHU Prossigo, senhora dona professora. O Brasil foi descoberto pelos pássaros, que avisaram às matas, que chamaram os índios para morarem nelas para dançar e alegrar a vida. Depois de encher de sons as matas, os negros [...] chamaram as cobras, que trouxeram os mamelucos, os caboclos e os cafuzos, que povoaram essa terra... que não pode ter sido descoberta pelos portugueses...
(A TURMA TODA APLAUDE. A PROFESSORA PERDE O REBOLADO.)
Karen Acioly. Tuhu, o menino Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2007. (Fragmento).
Que curioso!
Você já tinha ouvido falar de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)? Ele foi um maestro e compositor brasileiro muito importante. Quando era criança, Villa-Lobos costumava imitar os sons que ouvia. Seu apelido era Tuhu porque ele usava essa palavra para imitar o som do trem. O artista utilizou temas do folclore para criar uma música nova e bem brasileira. Ele se inspirou em cirandas infantis para compor músicas que tocava no piano.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de ouvir a leitura do professor, vocês farão uma leitura coletiva.
- O professor vai organizar a turma em três grupos. Cada grupo lerá a fala de uma das personagens: Tuhu, Noêmia Villa-Lobos e professora. Os outros trechos serão lidos pelo professor. Se necessário, sublinhem o trecho que vão ler.
- Leiam com expressividade, tentando mostrar as emoções das personagens no momento da fala. Se ficar alguma dúvida, perguntem ao professor como ler.
- Avaliem o que acharam da leitura do texto dramático.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF02LP26.
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Nesta atividade, além da fluência em leitura oral, será trabalhada a estrutura do texto dramático, pois os estudantes terão a oportunidade de perceber a distribuição das rubricas e dos diálogos no texto.
Organize a turma em três grupos para ler as falas das personagens Tuhu, Noêmia Villa-Lobos e professora. Você pode retomar o texto com os estudantes e orientá-los a localizar e a grifar as partes que vão ler.
Comente que, ao ler as falas, eles devem tentar expressar nelas o que a personagem está sentindo. Se achar oportuno, disponibilize um tempo para que os estudantes, individualmente e em voz baixa, ensaiem a leitura expressiva de suas falas. Em seguida, proponha a leitura coletiva.
215
Compreender o texto
2 Releia as informações sobre as personagens no início do texto Tuhu, o menino Villa-Lobos. Relacione as frases às personagens a que se referem.
- Queria que Tuhu fosse médico. 3
- Era uma criança corajosa. 2
- Gostava de brincar com os amigos. 2
- Não ouvia Tuhu na sala de aula. 1
- Era muito brava. 1
- Cuidava muito de seu filho. 3
3 Leia as explicações sobre cenário e figurino.
Cenário é o lugar onde acontece a história.
Figurino são as roupas que as personagens usam.
- Releia os trechos sobre "Cenário" e "Figurino" nas páginas 212 e 213.
- Você acha que a sala de aula de Tuhu deve ser parecida com a sua? Por quê? a) Espera-se que os estudantes notem o trecho "o espetáculo se desenrola em tempos diferentes", antigos. Ou seja, é de se esperar que haja diferenças no cenário.
- As roupas das personagens devem ser como as usadas hoje? Espera-se que os estudantes percebam que, por se tratar de uma outra época, os trajes devem ser diferentes dos atuais.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP09,
EF12LP01, EF12LP17,
EF02LP26.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 2
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes por que acham que no início do texto aparecem essas informações sobre as personagens. Ajude-os a perceber que essa apresentação ajuda os leitores a conhecer melhor as personagens, já que o texto tem foco nas falas e ações das personagens e não na descrição da personalidade e dos desejos delas.
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes vão conhecer dois termos bastante relacionados ao texto teatral: cenário e figurino. Além disso, vão refletir sobre o cenário e o figurino do texto dramático lido, ampliando o vocabulário e a compreensão do texto.
216
4 O texto dramático é dividido em cenas. Quando uma personagem aparece ou sai, começa uma nova cena.
- Quais personagens estavam na "Cena 8: Músico, sim!"? Tuhu e sua mãe, Noêmia.
- Qual dessas personagens não estava na "Cena 9: Na escola"? Noêmia, a mãe de Tuhu.
5 O texto dramático é composto de diálogos, ou seja, de conversas entre as personagens. Releia o diálogo abaixo.
"NOÊMIA Tuhuuuu! Vem, Tuhuuu! Olha que roupa bonita!
TUHU Mãe... essa é a roupa da escola... Mãe, eu não quero ir pra escola...
(NOÊMIA TENTA VESTIR TUHU.)"
a) Quais personagens estão conversando nesse trecho? Como você as identificou?
Tuhu e sua mãe, Noêmia. Os nomes das personagens estão escritos antes das frases ditas por elas.
b) Por que você acha que Tuhu não queria ir à escola? Converse com os colegas e o professor.
5. b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que Tuhu é um menino criativo e inteligente. Na escola, ele não tinha liberdade de criar e se expressar, pois a professora não aprovava esse tipo de comportamento.
6 Releia o último parágrafo do texto para responder às questões.
a) Por que Tuhu disse que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses?
Porque, para ele, quem descobriu o Brasil foram os seres que chegaram ao local primeiro: os pássaros.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 4 e 5
Estas atividades têm como objetivo possibilitar que os estudantes conheçam e compreendam características do gênero texto dramático, o que contribuirá para que estejam mais preparados para ler, dramatizar e elaborar esse tipo de texto.
Atividade 6
Nesta atividade, a proposta é verificar o nível de compreensão do texto pelos estudantes. Ajude-os a perceber a importância da rubrica, que indica que a professora "perde o rebolado", para a compreensão do que se passa na história - no caso, para saber a reação da professora diante da fala de Tuhu.
217
b) Você acha que a professora gostou da resposta de Tuhu? Por quê?
A professora não gostou da resposta do menino. A expressão "perde o rebolado" mostra que ela ficou sem saber como agir diante da situação.
c) Observe as frases escritas em letras maiúsculas: por que você acha que a dramaturga (autora do texto) escreveu essas frases? Assinale a alternativa correta.
- Para mostrar o cenário.
- Para mostrar aos atores o que eles devem fazer. X
As rubricas são frases escritas pelo autor do texto dramático para orientar os atores na encenação e interpretação de suas personagens.
Ampliar o vocabulário
7 Converse com os colegas sobre as palavras a seguir e escreva o significado delas como se estivesse compondo um glossário.
Enérgico: muito bravo, que age com rigidez.
Contemporâneo: atual, que acontece no presente.
Predileto: preferido.
Rígido: que não muda de decisão ou de opinião.
Para ler em casa
Você vai fazer a leitura do texto dramático Tuhu, o menino Villa-Lobos com um adulto de sua convivência. Pergunte a ele se já leu um texto dramático, ou seja, um texto teatral, que foi escrito para ser encenado. Pergunte-lhe também se conhece a história de Heitor Villa-Lobos. Se ele não conhecer, vocês podem pesquisar juntos sobre a vida desse importante músico brasileiro.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 7
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Esta atividade contribui para o desenvolvimento do vocabulário dos estudantes. Inicialmente, peça aos estudantes que leiam em voz baixa as palavras apresentadas na atividade (enérgico, contemporâneo, predileto e rígido). Em seguida, proponha que leiam em voz alta a primeira palavra e conversem sobre o significado dela. Essas palavras estão no texto lido, por isso, você pode reler para a turma os trechos em que elas ocorrem, para que possam inferir o sentido delas a partir do contexto em que aparecem. Outra possibilidade é apresentar exemplos de frases empregando essas palavras. Após chegarem a uma conclusão sobre o significado de cada termo, proponha que escrevam, com as próprias palavras, uma explicação para eles.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Leia para a turma o conteúdo do boxe e explique o que deve ser feito em casa. Verifique se os estudantes compreenderam a atividade. Oriente que, em casa, os estudantes podem convidar um ou mais familiares para ler o texto de modo alternado, como foi feito na sala de aula, de modo que cada um leia as falas de uma personagem. Posteriormente, promova uma roda de conversa na sala de aula para que os estudantes possam contar como foi a experiência de ler o texto em casa. Pergunte também se eles pesquisaram sobre Heitor Villa-Lobos. Caso alguém tenha pesquisado, peça que compartilhe com os colegas o que descobriu.
218
Estudo da língua
Dicionário
1 Releia este trecho do texto Tuhu, o menino Villa-Lobos.
"NOÊMIA Como o meu filho está lindo! Diga para mim, filho, o que você vai ser quando crescer?
TUHU Vou ser grande, mãe!
NOÊMIA Deixa de brincadeira, fala sério, Tuhu!
TUHU Vou ser músico, mãe! [...]"
a) Com quem Tuhu está conversando? O que ele quer ser quando crescer?
Tuhu está conversando com a mãe dele. Ele quer ser músico.
- E você, o que quer ser quando crescer? Por quê?
Resposta pessoal.
b) Volte ao trecho do texto, observe as palavras destacadas e organize-as aqui em ordem alfabética.
brincadeira, filho, grande, lindo, mãe, músico, Tuhu
- Entre as palavras que você indicou, há duas que começam com a mesma letra. Quais são elas?
mãe, músico
- Quando você colocou essas duas palavras em ordem alfabética, qual delas ficou em primeiro lugar?
mãe
- Que letras você teve de observar para ordenar as duas palavras? Por quê?
A primeira e a segunda letra de cada palavra. No alfabeto, a segunda letra da palavra mãe (a) vem antes da segunda letra da palavra músico (u).
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Dicionário
Habilidade da BNCC nesta seção
EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
O item a trabalha a compreensão de textos e a organização do texto dramático, pois os estudantes devem identificar no trecho quem são os interlocutores.
No item b, retome com os estudantes o que já estudaram sobre ordem alfabética e esclareça possíveis dúvidas. Explique que, para colocar as palavras em ordem alfabética, é preciso comparar as primeiras letras de cada uma delas. Se as palavras começarem com a mesma letra, deve-se observar qual é a segunda letra. Se elas tiverem as duas letras iniciais iguais, é necessário olhar qual é a terceira, e assim por diante. Cada uma dessas letras tem de estar exatamente na ordem em que aparecem no alfabeto.
219
2 Observe esta página de dicionário.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014.
- As palavras dessa página de dicionário começam com a letra i.
- Identifique nessa página de dicionário duas palavras que você já viu no texto Jeitos de aprender e leia o significado delas. indígena, índio
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Disponibilize tempo suficiente para que os estudantes possam explorar a página de dicionário apresentada na atividade, possibilitando que identifiquem e leiam as palavras que aparecem no texto "Jeitos de aprender".
Comente que, na imagem, aparecem outras palavras além de indígena e índio. Se achar oportuno, organize os estudantes em duplas e peça que cada um deles leia outra palavra que aparece na página do dicionário, assim como seu significado, e, depois, compartilhe com um colega.
220
3 Por que as palavras indígena e índio não poderiam trocar de lugar uma com a outra na página do dicionário?
Porque devem ficar em ordem alfabética.
- O que você observou nessas palavras para concluir isso? As letras iniciais dessas duas palavras.
- Qual é a função das imagens nessa página de dicionário? Servem para ilustrar as palavras indígena e índio.
4 Leia estas palavras.
escola
aldeia
roça
povo
pintura
flecha
- Qual dessas palavras apareceria primeiro em um dicionário? aldeia
- E qual delas apareceria por último? roça
- Há duas palavras no quadro que começam com a letra p.
- Qual delas vem primeiro na ordem alfabética? pintura
No dicionário, as palavras vêm em ordem alfabética. O conjunto de informações e significados delas é chamado verbete.
5 Leia este verbete.
decorar (de.co.rar) vtd 1. Enfeitar (A mãe decorou a casa.); 2. aprender de memória, de cor (Foi difícil decorar os verbos.); vi 3. guardar na memória (Ele tem facilidade para decorar.).
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 75.
- Quantos significados essa palavra tem? Três.
- Como você percebeu isso? Cada significado tem um número: 1, 2 e 3.
- O verbete tem um exemplo para cada significado. Escolha um dos significados e escreva uma frase diferente da do exemplo. Resposta pessoal. Sugestão: Ainda não decorei a tabuada do 7.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Espera-se que os estudantes percebam que as quatro primeiras letras das palavras indígena e índio são iguais; portanto, para colocá-las em ordem alfabética, é preciso considerar a quinta letra dessas palavras. Eles também devem compreender que, para seguir a ordem alfabética, primeiro deve vir a palavra indígena e depois a palavra índio, porque, no alfabeto, a letra g (quinta letra da palavra indígena) vem antes da letra o (quinta letra da palavra índio).
No item b, explique aos estudantes que alguns dicionários podem apresentar imagens cuja função é exemplificar o significado dos verbetes. Se possível, apresente a eles diferentes dicionários, com e sem imagens.
Atividade 5
Antes de realizarem esta atividade, leia para a turma o quadro sobre a organização do dicionário e sobre o conceito de verbete. Nesta atividade, os estudantes vão observar a organização de um verbete.
221
6 O verbete decorar foi retirado desta página de dicionário. Veja.
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2009.
- Copie as duas palavras que estão no alto, logo abaixo do número da página.
década, dedo-duro
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Proponha aos estudantes que explorem a página de dicionário apresentada nesta atividade para que descubram o significado de palavras que não conhecem. Chame a atenção deles para a ordem em que as palavras aparecem nas páginas. Leve-os a observar quais palavras possuem mais de um significado.
222
7 As palavras década e dedo-duro aparecem antes dos verbetes, no início da página de dicionário.
- Qual é a função dessas duas palavras?
Elas indicam o primeiro e o último verbete da página.
No alto da página do dicionário, há sempre duas palavras: a primeira e a última dessa página. São as palavras de referência.
8 Quais são as duas palavras de referência do dicionário da atividade 2?
Indígena, infância
9 Leia a tirinha a seguir.
Jim Davis. Garfield, um gato de peso. Porto Alegre: L&PM, 2006.
GARFIELD
Jim Davis
- Quem está sendo perseguido nessa história? O rato.
- Você concorda com a conclusão de Garfield? Por quê? Resposta pessoal.
- Consulte em um dicionário os significados da palavra impressão.
■ Qual dos significados foi usado nessa tirinha?
O significado de "ideia", "imaginação", "sensação".
9. c) Sugestões: 1. reprodução de obras impressas; 2. marca ou sinal produzido de um corpo sobre outro; 3. ideia, imaginação, sensação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Chame a atenção dos estudantes para o fato de que todas as palavras que aparecem nas duas páginas de dicionário apresentadas estão no intervalo das palavras de referência década e dedo-duro, considerando a ordem alfabética; a palavra dia, por exemplo, não está dentro desse intervalo, por isso não aparece na página. Na ordem alfabética, a palavra dia aparece depois desse intervalo. Se achar oportuno, cite outras palavras para a turma e peça que indiquem se elas aparecem antes ou depois do intervalo apresentado nessas páginas.
Atividade complementar
Leia para os estudantes o quadro com o conceito de palavras de referência. Certifique-se de que compreenderam. Se possível, providencie dicionários para a turma manusear e buscar mais exemplos de palavras de referência. Os estudantes podem ser organizados em duplas para esta atividade e registrar no caderno um ou mais exemplos para compartilhar com a turma. Essa será uma boa oportunidade para que se familiarizem ainda mais com o dicionário, percebendo como ele se estrutura e como deve ser consultado. Aproveite para ressaltar que, sempre que tiverem dúvidas sobre o significado e sobre a escrita de palavras, podem consultar o dicionário.
223
Produção oral
Relato pessoal
Você vai fazer um relato pessoal sobre coisas que aprendeu.
Planejamento
1 Leia o relato de um membro do povo Yanomami.
Como as crianças Yanomami aprendem
Nós Yanomami ensinamos nossas crianças nas tarefas cotidianas. Assim, quando a mãe trança um cesto a filha observa e tenta fazer um cesto pequeno. [...]
Da mesma forma, quando o pai vai caçar perto da casa, leva seu filho junto para que ele conheça a floresta, as plantas, os animais. [...]
Texto extraído do Projeto Político Pedagógico da região do Toototopi. Disponível em: https://oeds.link/IKoqkn. Acesso em: 26 jul. 2021. (Fragmento).
2 Lembre-se de algo que aprendeu com pessoas mais velhas.
Relato pessoal
3 Faça um relato pessoal da experiência de que você se lembrou.
- Em um relato, é importante citar os fatos na sequência em que ocorreram. Use expressões de tempo, como hoje, antes, depois etc.
Avaliação
4 Avalie seu relato pessoal.
a) Preencha o quadro.
Respostas pessoais.
Avaliação do relato pessoal | Sim | Não |
---|---|---|
Você conseguiu fazer seu relato pessoal de forma organizada para seu grupo? | ||
O grupo ouviu seu relato com atenção? |
b) Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Relato pessoal
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF02LP17.
Componente da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Planejamento
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Para iniciar o trabalho com a seção, comente com a turma que eles vão produzir um relato oral. Explique que relato oral é quando uma pessoa conta um fato que aconteceu em sua vida. Em seguida, leia o relato oral apresentado na atividade 1, no qual um membro do povo Yanomami relata sobre a aprendizagem das crianças de seu povo. Ao final da leitura, proponha aos estudantes que comentem o que foi lido.
Então, convide os estudantes a lembrarem-se de algo que aprenderam com pessoas mais velhas, em casa, na escola ou em outros contextos. Estimule-os a pensar em algo que foi marcante para eles, que os ajudou de alguma forma etc. Esse momento de conversa é importante para que os estudantes possam definir sobre o que vão falar.
Avaliação
Atividade 4
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Ao final das apresentações, promova uma roda de conversa para que a turma possa comentar a atividade. Pergunte aos estudantes se tiveram alguma dificuldade durante a exposição oral e o que fizeram para superá-la. Comente que é normal sentirmos ansiedade ou vergonha quando nos apresentamos para outras pessoas, e que uma forma de se sentir mais confiante e confortável no momento de apresentar é se preparar previamente.
Consideração sobre dificuldade
É possível que os estudantes tenham dificuldade de organizar as ideias no momento de apresentar seu relato ou de se expressar para os colegas. Uma sugestão é que você se prepare previamente para apresentar à turma um relato pessoal sobre algo que aprendeu. Assim, você poderá motivar os estudantes a participar e seu relato poderá ser uma referência para eles. Além disso, sugira que elaborem um roteiro com os principais pontos que desejam expor. Durante a apresentação, eles podem consultar o roteiro para se lembrar de tudo que desejam falar.
224
Jogo Olho vivo
■ Participantes: 2 ou 3 jogadores e 1 coordenador
■ Material: 1 tabuleiro, 36 fichas e 9 marcadores coloridos (3 de cada cor), 1 saquinho
■ Preparação para o jogo
✔ Recortar o tabuleiro da página 275.
✔ Recortar as fichas de palavras da página 277 e colocá-las em um saquinho.
✔ Recortar os marcadores coloridos da página 277.
■ Regras
- Cada jogador escolhe uma cor e coloca seus marcadores no círculo indicado no tabuleiro.
- O jogador recebe do coordenador 3 fichas de palavras. Ao sinal do coordenador, procura no tabuleiro as figuras correspondentes às palavras de suas fichas.
- Quando encontra uma figura que corresponde a uma das palavras, o jogador põe um de seus marcadores sobre essa figura.
- O jogador que encontrar primeiro suas 3 figuras fala "olho vivo". Então, todos param a procura e conferem juntos se as correspondências entre palavras e figuras estão corretas.
- As fichas de palavras cujas figuras foram apontadas corretamente são colocadas no retângulo indicado no tabuleiro. As fichas cujas figuras não foram encontradas devem continuar com o jogador.
- Inicia-se, então, uma nova rodada.
- O jogo termina quando as fichas do saquinho acabarem ou quando não forem suficientes para uma nova rodada. Quem tiver mais fichas será o vencedor.
MANUAL DO PROFESSOR
Jogo
■ Olho vivo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF15LP18,
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Preparação para o jogo
Prepare previamente o material necessário para o jogo. Ajude os estudantes a recortar o tabuleiro da página 275, as fichas e marcadores coloridos da página 277. Antes de iniciar o jogo, leia as regras em voz alta e verifique se todos compreenderam, esclarecendo possíveis dúvidas.
Regras
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Organize a turma em grupos para a realização do jogo. A escolha dos coordenadores poderá ser por sorteio ou pela preferência dos estudantes. Verifique a possibilidade de realizar mais de uma rodada do jogo, dando oportunidade para que outros estudantes sejam coordenadores.
Organizados os grupos, oriente os coordenadores a ler de forma pausada e em volume de voz adequado as regras do jogo. Enquanto isso, os demais devem ouvir com atenção. Essa segunda leitura contribuirá para que todos compreendam as regras do jogo.
No jogo, os estudantes serão desafiados a ler a palavra o mais rápido possível, compreendê-la e buscar no tabuleiro a imagem que a representa.
Enquanto os estudantes jogam, você pode circular pela sala fazendo as intervenções necessárias.
225
Conhecer mais palavras
Que curioso!
Por meio de experiências, ensinamentos, leituras e relações de amizade, na escola é possível adquirir novas habilidades, conhecimentos, competências e até valores. A conquista desses elementos é chamada de aprendizagem.
1 Observe as capas de livro abaixo e responda às questões.
a) Qual verbo se repete nas duas capas de livro?
O verbo aprendeu.
b) Leia esta palavra: aprendiz
- O que significa ser aprendiz?
Espera-se que os estudantes respondam que a palavra se refere àquele que aprende.
2 Escreva três coisas que você aprendeu a fazer dentro ou fora da escola este ano.
Resposta pessoal.
3 Converse com o professor e os colegas sobre a questão a seguir.
- Como foi seu processo de aprendizagem ao longo do 2o ano?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF15LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Essa seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
No item a, os estudantes devem observar todas as escritas presentes nas capas de livros para identificar o verbo que se repete. Aproveite para pedir que eles leiam as capas dos livros e pergunte: O que as personagens dessas histórias aprenderam? (o menino, a ver; a menina, a voar).
No item b, após ouvirem a leitura do quadro "Que curioso!" sobre o que é aprendizagem e de identificarem nas capas de livro a forma verbal aprendeu, os estudantes são mobilizados a refletir sobre o significado da palavra aprendiz, ampliando seu vocabulário. Estimule-os a elaborar com suas palavras uma explicação para essa palavra. Depois, proponha que leiam suas respostas e conversem sobre elas. É interessante que você consulte no dicionário, ou proponha à turma que o faça.
Atividade 2
Produção de escrita
Encoraje os estudantes a escrever as três coisas que aprenderam com suas palavras, levantando hipóteses sobre a escrita e solicitando ajuda para esclarecer possíveis dúvidas sobre a escrita. Depois, convide os estudantes a compartilhar suas respostas e comentá-las.
Atividade 3
Esta atividade oferece uma boa oportunidade para que os estudantes reflitam sobre o percurso de aprendizagem que trilharam até este ponto, considerando que estamos na última unidade do volume. Incentive a participação de todos e valorize o processo de aprendizagem de cada um. Ajude-os a perceber a importância do grupo e a riqueza das trocas que fizeram, reconhecendo que todos são capazes de aprender e colaborar com a aprendizagem do outro, inclusive com a sua.
226
Projeto em equipe A escola no palco
O que fazer
Nesta unidade, vocês viram que existem escolas diferentes daquelas em que vocês estudam e que é possível aprender tanto no espaço escolar como fora dele. Aprenderam que podemos contribuir com a escola, dando sugestões de melhorias, e relembraram situações vividas nela, fazendo relatos pessoais aos colegas.
Neste projeto em equipe, você e seu grupo vão criar cenas teatrais com base em produções textuais feitas na unidade. A conclusão do projeto será a apresentação dessas cenas à comunidade escolar.
Como fazer
1 Retomar a "Produção escrita" e a "Produção oral".
Primeira opção
O mesmo grupo que criou o e-mail de sugestões de melhorias para a escola na "Produção escrita" deverá reler o texto e, com o apoio do professor, avaliar se é possível transformá-lo em cena teatral.
Segunda opção
Você e seus colegas, em grupo, deverão criar uma cena teatral com base em um dos relatos pessoais contados na "Produção oral". Para isso, é preciso que todos recontem o relato e, em seguida, escolham, com o apoio do professor, o que for mais adequado a uma cena teatral.
Dica: Uma cena teatral precisa ter início, meio e fim e passar uma mensagem ao público. Essa mensagem pode ser engraçada, pode conscientizar sobre algum problema etc.
2 Transformar o texto escolhido em texto teatral.
Com a ajuda do professor, transformem o texto escolhido em texto teatral. Para isso, orientem-se pela estrutura a seguir.
Personagens: descrevam quem serão as personagens. Por exemplo: diretora e três estudantes.
Cenário: indiquem onde a cena se passa. Por exemplo: cantina da escola.
Figurino: detalhem que roupas as personagens usam. Por exemplo: diretora usa terno e estudantes usam uniforme.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: A escola no palco
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
A proposta desta seção é que os estudantes, em equipe, retomem produções textuais elaboradas na seção "Produção escrita" ou na seção "Produção oral" e, com base nelas, criem e apresentem cenas teatrais.
Sugerimos que você leia para a turma todas as etapas apresentadas nesta seção, verificando se compreenderam o que será feito. Chame atenção para o quadro com dica para a criação de uma cena teatral. Releia-o se achar necessário, de modo que a turma perceba como elaborar as cenas teatrais.
Atividade preparatória
Pergunte aos estudantes se eles já assistiram a uma peça de teatro e convide-os a compartilhar a experiência.
Prepare previamente cenas teatrais adequadas à faixa etária para apresentar aos estudantes e promova um momento para apreciarem as cenas e conversarem sobre elas, ressaltando a importância da expressão facial e corporal das personagens.
Como fazer
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Explore com a turma o conceito de cena teatral. Em seguida, explique aos estudantes que cada grupo terá duas opções de realização do projeto: com base na produção escrita - o e-mail sobre melhorias para a escola - ou com base nos relatos orais apresentados na seção "Produção oral". Deixe claro que, para a realização da primeira opção, os estudantes deverão se reunir com o mesmo grupo que elaborou o e-mail na seção "Produção escrita".
Avaliar o trabalho
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, permitindo o acompanhamento da evolução do seu processo de aprendizagem.
Consideração sobre dificuldade
Na atividade 2, é possível que os estudantes tenham dificuldade para transformar seus textos, orais ou escritos, em cenas teatrais. Por isso, relembre com eles os elementos essenciais para uma cena teatral, de modo que possam fazer as adaptações necessárias em seus textos. Se considerar oportuno, retome com eles o texto "Tuhu, o menino Villa-Lobos", de Karen Acioly, apresentado na seção "Para ler mais", e chame atenção para a estrutura do texto teatral.
227
Em seguida, escrevam o nome e as falas de cada personagem. Por exemplo:
Diretora: Bom dia, queridos estudantes!
Estudantes: Bom dia, diretora!
Diretora: Em que posso ajudá-los?
Estudante 1: Nós queremos discutir sobre a merenda!
(continua...)
Depois de escrito o texto teatral, façam a revisão, corrigindo-o e melhorando-o ao passá-lo a limpo.
Quando o texto estiver pronto, cada estudante deverá ter uma cópia para que o grupo possa ensaiar.
3 Ensaiar e apresentar.
Os grupos devem ensaiar algumas vezes e, se possível, levar adereços à escola para criar cenários e figurinos.
Convidem os familiares e demais membros da comunidade escolar para assistir às apresentações.
No dia combinado, recebam os convidados, se possível no palco da escola, e apresentem as cenas teatrais. Ao final das apresentações, todos os estudantes devem subir juntos ao palco para serem aplaudidos.
Por fim, os grupos devem conversar uns com os outros para avaliar o resultado.
Avaliar o trabalho
Preencher o quadro.
Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
A cena teve início, meio e fim? | ||
Todos os integrantes do grupo se expressaram com clareza na cena teatral? | ||
A comunidade escolar apreciou a apresentação do grupo? |
Converse com os colegas e o professor sobre suas respostas.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 8
Escola
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "escola" considerando os diferentes espaços do aprender e desenvolvendo protagonismo;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como texto informativo, texto dramático, verbete de dicionário e e-mail;
- fazer leituras e desenvolver habilidades de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais; desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos e utilizando o dicionário;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da ortografia e o conhecimento alfabético;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais;
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- reconhecer que os verbos expressam ações, estados ou fenômenos da natureza;
- realizar as etapas de planejamento, produção, avaliação, revisão e reelaboração de suas produções;
- elaborar produção oral (relato pessoal) e produção escrita (escrita de e-mail), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página X do MP à XV do MP e das páginas XVII do MP e XVIII do MP deste Manual do Professor.