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Dicionário da turma
Ao longo do ano escolar, você e seus colegas conheceram muitas palavras novas. Além disso, aprenderam a consultar o dicionário para:
- descobrir o significado de palavras desconhecidas;
- conferir a escrita correta e a separação silábica dessas palavras.
Agora é o momento de relembrar algumas das palavras estudadas e criar o dicionário da turma!
Planejamento e seleção das palavras
- Consultem alguns dicionários para relembrar como eles são organizados.
- Escolham, coletivamente, as palavras que vão compor o dicionário de vocês.
- Cada estudante ficará responsável por compor uma página do dicionário, conforme indicação do professor.
Escrita e reescrita
4 Escreva a primeira versão do texto na página 230, com base nas orientações a seguir.
-
Escreva a palavra escolhida e sua letra inicial nos campos indicados.
- Em seguida, escreva novamente a palavra indicando a divisão silábica.
- Por fim, pinte a sílaba tônica da palavra.
- Escreva o significado da palavra escolhida.
- Escreva uma frase como exemplo de uso dessa palavra.
- Faça um desenho que represente essa palavra.
Importante! As definições do dicionário precisam ser objetivas, isto é, claras e diretas. A separação silábica pode ser indicada com ponto ou hífen. Exemplo: ma.le.ta ou ma-le-ta.
MANUAL DO PROFESSOR
Dicionário da turma
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP02, EF15LP01,
EF15LP05, EF15LP06,
EF15LP07, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Planejamento e seleção das palavras
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Antes de iniciar as atividades com a turma, leve a maior quantidade de dicionários possível para a sala de aula e distribua-os entre os estudantes. Escolha algumas palavras que fazem parte do dia a dia escolar e peça que as pesquisem nos dicionários. Verifique se há dificuldade e, caso julgue necessário, auxilie-os na pesquisa, relembrando aspectos do dicionário: a organização alfabética das palavras e algumas das informações apresentadas nos verbetes, como a classificação (verbo, adjetivo etc), a separação silábica e o(s) significado(s) de cada palavra.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes deverão escolher as palavras que farão parte do "Dicionário da turma".
Organize a turma em grupos e promova uma roda de conversa para que relembrem os temas abordados no volume. Peça que cada estudante folheie seu livro e converse com seu respectivo grupo sobre quais temas foram seus preferidos e quais palavras conheceram por meio do estudo deste volume.
Após a conversa, peça aos estudantes que escolham palavras para comporem o "Dicionário da turma". Enfatize a importância de escolherem palavras que aprenderam ao longo do trabalho com este volume e que, por algum motivo, acham que devem compor o dicionário. Podem ser palavras apresentadas nos textos das seções "Para ler" e "Para ler mais", nos boxes "Glossário" e
"Que curioso!", na seção "Conhecer mais palavras", entre outras partes. Anote na lousa as sugestões de palavras da turma, para, em seguida, fazer uma seleção. Se for possível, incentive os estudantes a escolher ao menos uma palavra iniciada com cada letra do alfabeto.
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Veja um exemplo:
Letra inicial da palavra: P
Palavra: Primavera
Divisão silábica: Pri.ma.ve.ra
Significado:
Estação do ano em que nascem muitas flores.
Frase com a palavra:
Eu gosto da primavera porque os jardins ficam mais floridos!
Ilustração:
5 O professor vai fazer a correção e indicar se algo precisa ser refeito.
6 Depois de corrigido, recorte a página 279 e passe o texto a limpo nela.
Montagem do dicionário
7 Quando todos terminarem, organizem as páginas do dicionário em ordem alfabética.
- Criem também a capa com a identificação da turma e a primeira página, na qual deve ser escrito o nome de todos os estudantes.
Vamos consultar
8 Doem o Dicionário da turma para a biblioteca ou sala de leitura da escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita e reescrita
Atividades 4 e 5
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Depois que as palavras forem escolhidas, distribua-as de modo que cada estudante fique responsável por uma palavra. Em seguida, peça que - utilizando a folha de rascunho da página 230 - escrevam a palavra escolhida e sua letra inicial, façam sua divisão silábica, registrem seu significado, a apliquem em uma frase e a ilustrem.
Depois que todos os rascunhos estiverem preenchidos, organize a turma em grupos e peça que os corrijam. Enquanto os grupos realizam a correção, acompanhe o trabalho observando se há alguma dificuldade ou algum erro que não foi notado pelos estudantes.
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Depois que os rascunhos estiverem corrigidos, auxilie os estudantes no recorte da página 279.
Explique que este será o momento de passar o texto a limpo, tomando cuidado para não rasurar a folha.
Montagem do dicionário
Atividade 7
Peça aos estudantes que organizem as folhas em ordem alfabética e, em seguida, converse com eles sobre um modelo de capa criativo, que represente a turma e contenha o nome de todos os estudantes; então auxilie-os na montagem do dicionário.
Vamos consultar
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Deixe o dicionário exposto na sala de aula e incentive os estudantes a fazer uso dele, sempre que julgarem necessário.
230
Rascunho do Dicionário da turma
Escreva no espaço a seguir a primeira versão da página do Dicionário da turma.
Respostas pessoais.
Letra inicial da palavra:
Palavra:
Divisão silábica:
Significado:
Frase com a palavra:
Ilustração: Faça em seu caderno.
Desenho do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Rascunho do Dicionário da turma
Esta página deve ser usada como rascunho pelos estudantes, antes de escreverem a versão final, na página 279.