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Avaliação final
1 Leia em voz alta o trecho colorido para o professor.
A casa feia
O gato fez uma casa.
Veio o rato e falou:
- Hum! ... Que casa feia!
Casa bonita tem telhado.
Logo, logo o gato fez o telhado.
Veio o pato e falou:
- Hum!... Que casa feia!
Casa bonita tem varanda.
O gato fez uma varanda.
Veio o bode e falou:
- Hum!... Que casa feia!
Casa bonita é pintada.
E o gato pintou a casa.
Mas ele falou:
- Hum!... Casa bonita tem jardim.
Veio o rato, veio o pato, veio o bode de novo.
- Nossa! Que casa linda! - eles disseram.
E o gato convidou todos para entrar.
Mary França e Eliardo França. A casa feia. São Paulo: Ática, 2015.
2 Escreva o nome dos animais que aparecem no poema.
gato, rato, pato, bode
■ Qual das ilustrações a seguir corresponde a uma varanda?
- X
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação final
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP04,
EF15LP14, EF15LP18,
EF12LP01, EF12LP03,
EF12LP18, EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Seguindo as propostas pedagógicas deste livro e da Política Nacional de Alfabetização (PNA), propusemos quatro momentos de rastreio universal, isto é, momentos avaliativos para todos os estudantes da turma. Foram eles: a "Avaliação inicial", realizada antes do início da unidade 1, e a "Avaliação em processo" realizada após as unidades 2, 4 e 6 (ou seja, aproximadamente a cada dois meses de trabalho). Chegamos ao fim do ano letivo e, assim, ao último momento previsto para rastreio universal, a "Avaliação final". Esperamos que o método proposto tenha auxiliado na prática da intervenção precoce nas possíveis dificuldades dos estudantes.
O objetivo da avaliação final é verificar o desempenho da turma como um todo em relação aos seis componentes essenciais para a alfabetização. E também detectar se ainda há estudantes que necessitem de acompanhamento para chegar ao próximo ano letivo. Como nos outros momentos avaliativos, você poderá verificar se os estudantes estão em um nível adequado, em um nível intermediário ou em um nível crítico em relação ao desempenho esperado para o fim do segundo ano letivo.
Quanto à turma como um todo, a avaliação final fornecerá dados para que se avalie comparativamente a situação do grupo no início, no decorrer e no fim do ano.
Atividade 1
Fluência em leitura oral
A atividade avalia a fluência em leitura, e é interessante que a leitura de cada estudante seja cronometrada para que se verifique a quantidade de palavras corretas lidas por minuto, conforme já explanado na página MP031 deste Manual do Professor.
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
A primeira parte da atividade avalia a compreensão de textos e a produção de escrita. Os estudantes poderão transcrever os nomes dos animais, ou escrevê-los sem copiar, conforme seu nível de escrita.
A segunda parte da atividade explora o desenvolvimento de vocabulário, pois os estudantes deverão identificar qual das partes de uma casa é uma varanda.
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3 Numere as ações do gato de acordo com a ordem em que aconteceram.
2 O gato construiu uma varanda para agradar o pato.
3 O gato pintou a casa para agradar o bode.
5 O gato recebeu todos os animais em sua casa.
4 O gato construiu um jardim para agradar a ele mesmo.
1 O gato fez o telhado para agradar o rato.
4 Qual era a opinião do pato, do rato e do bode no começo do poema?
Eles achavam a casa feia.
- Eles mudaram de opinião? Explique.
Sim. Depois que o gato construiu o telhado, a varanda e o jardim e pintou a casa, todos passaram a achá-la bonita.
5 Para você, o que é importante em uma casa? Escreva um parágrafo explicando sua opinião.
Resposta pessoal. Os estudantes podem abarcar tanto aspectos materiais como emocionais. O importante é que consigam defender seu ponto de vista com clareza, coerência e coesão e uso adequado da língua.
6 Que palavra começa com o mesmo som do começo da palavra cavalo?
girafa
zebra
camelo X
macaco
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 3 e 4
Compreensão de textos
Produção de escrita
A atividade 3 aborda a compreensão de textos em sua macroestrutura, pois pede que os estudantes ordenem as diferentes partes da narrativa que estão elencadas de forma desordenada. Para isso, eles terão que retornar ao poema e organizar a ordem em que o enredo se desenvolveu, numerando os itens.
A compreensão leitora continua a ser avaliada na atividade 4, que avalia também a produção de escrita. Os estudantes terão que recontar partes do enredo do poema, fazendo sínteses e utilizando suas próprias palavras. Note que, para responder corretamente, eles terão que agrupar as reações do pato, do rato e do bode, que são narradas em diferentes momentos, e perceber o que há em comum entre elas para formular sua resposta.
A segunda questão da atividade 4 pede que os estudantes, além de responderem sim ou não, expliquem sua resposta. Com isso, a questão avalia se eles já conseguem expressar sua argumentação lógica por escrito, neste caso, apoiando-se no texto lido.
Atividade 5
Produção de escrita
A atividade explora a produção de escrita, desta vez pedindo aos estudantes uma opinião pessoal, que extrapola a exploração do tema casa feita pelo poema. Conforme a sugestão de resposta, o texto pessoal dos estudantes poderá abarcar aspectos materiais e emocionais. Além de elencar o que consideram importante em uma casa, espera-se que eles justifiquem sua resposta, utilizando a escrita para expor seu raciocínio e suas ideias sobre o mundo.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
A atividade avalia se os estudantes conseguem identificar uma sílaba inicial e reconhecê-la em outra palavra. Por ser uma questão escrita, não se trata aqui de consciência fonológica, pois a identificação será com as palavras no papel.
No entanto, sabemos que a aquisição de escrita favorece a consciência fonológica, bem como é favorecida por ela. Silva (2021, p. 226) aponta que "influências recíprocas entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura [são] claramente confirmad[as]" por diferentes estudos.
Referência citada:
- SILVA, Ana Cristina. Consciência fonológica e conhecimento das letras. In: ALVES, R. A.; LEITE, I. (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 220-244.
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7 Que letras minúsculas correspondem a estas maiúsculas?
F — N — P — G — W
- f n f g w
- f n p g w X
- f n p g m
- f n p c w
8 Observe a capa do livro abaixo.
■ Esse é um livro de:
- poemas.
- notícias.
- contos de fadas.
- receitas. X
9 Leia as frases a seguir.
- Úrsula foi ao parque.
- Quando Úrsula foi ao parque?
- Queria ter ido ao parque com Úrsula!
■ Assinale a alternativa que indica a classificação das frases de acordo com a pontuação.
- interrogativa, interrogativa, exclamativa
- afirmativa, interrogativa, exclamativa X
- afirmativa, exclamativa, interrogativa
- afirmativa, interrogativa, afirmativa
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Conhecimento alfabético
O conhecimento alfabético, por meio da identificação dos diferentes formatos de letra de imprensa, maiúscula e minúscula, é o assunto desta atividade. Para que os estudantes leiam com fluência, é necessário que consigam identificar o traçado das letras de maneira instantânea, não importando se são maiúsculas ou minúsculas.
Basendo-se em descobertas recentes das neurociências, Leonor Scliar-Cabral (2013) afirma que a diferenciação entre as letras, especialmente entre aquelas com traçados semelhantes, é uma atividade cerebral complexa que exige uma reprogramação neural em relação às outras atividades visuais da espécie humana.
Scliar-Cabral explica que:
A programação biológica [...] muitas vezes entra em conflito com os traços que precisam ser reconhecidos em determinados sistemas, como é o caso dos sistemas de escrita. Com efeito, para o reconhecimento dos demais sinais luminosos, o sistema visual, como mecanismo de sobrevivência, obedece a uma programação genética antiga que simetriza a informação.
No entanto, para o reconhecimento dos traços que constituem as letras, como os do sistema alfabético, por exemplo, é fundamental distinguir a diferença entre a direção dos traços para a esquerda ou para a direita, para cima ou para baixo. Tal confito resulta na grande difculdade de tal aprendizagem, o que leva as crianças a persistirem por maior ou menor tempo na leitura e escrita espelhada.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Avanços das neurociências para a alfabetização e a leitura. Letras de Hoje, 48(3), 277-282. 2013. Disponível em: https://oeds.link/10cfI6. Acesso em: 4 ago. 2021.
Atividades 8 e 9
Compreensão de textos
A atividade 8 avalia a compreensão de um texto do gênero capa de livro, que foi abordado durante os dois primeiros anos do Ensino Fundamental. A questão também avalia vocabulário, pois se espera que os estudantes consigam relacionar as palavras cozinha e culinária, presentes no título, à palavra receitas, da alternativa correta. A compreensão leitora, neste caso, envolve a interpretação de palavras associadas a imagens em um texto multimodal.
A atividade 9 aborda a compreensão de frases, especificamente o conhecimento a respeito dos sinais de pontuação e do que eles representam na escrita. É esperado que os estudantes já percebam que um texto escrito é formado não só de letras, mas também de espaços, acentos e alguns sinais. Aqui são abordados os pontos final, de exclamação e de interrogação.
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10 Leia a tirinha a seguir.
a) Marque a alternativa que conta o que aconteceu na tirinha.
- Cascão não queria tomar chuva e entrou no casco de um jabuti. X
- Cascão não queria tomar chuva e correu até sua casa.
- Cascão virou um jabuti e o jabuti virou o Cascão.
- Cascão gosta de tomar chuva e de se molhar.
b) A onomatopeia CABRUM representa o som:
- do Cascão com medo.
- do jabuti andando.
- do trovão. X
- do jabuti bravo.
11 Dígrafo é a junção de duas letras representando o mesmo som. Em qual das alternativas a seguir todas as palavras apresentam dígrafos?
- óleo, prato, rua, quiabo
- palha, assado, queijo, morro X
- palha, cobre, flor, assado
- quarto, queijo, água, quiabo
12 Qual das alternativas a seguir contém todas as palavras no aumentativo?
- cão, mamão, coração
- fogão, melão, pezão
- meninão, cadeirão, livrão X
- meninão, cão, cadeirão
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 10
Compreensão de textos
A atividade avalia a compreensão de textos, abordando uma tira em quadrinhos, gênero multimodal que foi constantemente estudado nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Para compreender essa tira, é necessário que os estudantes articulem palavras, onomatopeias e imagens, integrando os sentidos para compreensão do todo.
No item a, os estudantes precisam escolher qual das alternativas apresenta o melhor reconto da tirinha ao resumir seu enredo. Para tanto, é preciso que eles sejam capazes de selecionar os acontecimentos principais, pois, embora haja afirmações verdadeiras em algumas das alternativas, como a de que "Cascão não gosta de tomar chuva e de se molhar", essa afirmação não é um bom resumo do texto lido.
Já no item b, os estudantes deverão compreender o sentido da onomatopeia que aparece no segundo quadrinho. As onomatopeias são um recurso muito utilizado por esse gênero textual. É preciso que os estudantes articulem a posição da onomatopeia em relação à imagem para que percebam que se refere ao trovão, que anuncia chuva. Novamente há uma complexidade para a compreensão textual, pois as alternativas afirmam verdades, como a de que o jabuti ficou bravo e o Cascão teve medo, mas essas afirmações não são representadas pela onomatopeia.
Atividade 11
Conhecimento alfabético
A atividade é sobre o conceito de dígrafo, situação especial na relação grafofonêmica de uma língua, em que duas letras juntas representam um único som. O conceito é retomado pelo enunciado, que então pede que os estudantes avaliem algumas palavras para identificar quais delas têm dígrafos. Explora-se aqui a consciência fonêmica e fonológica, pois eles terão que perceber quantos sons são lidos em cada palavra e comparar com o número de letras da escrita. Todos os dígrafos da atividade foram objetos das seções de "Estudo da língua", como o qu em quiabo e queijo, o lh em palha e o ss em assado.
Atividade 12
Conhecimento alfabético
Os estudantes já estudaram palavras que têm o sufixo -ão como marcador de aumentativo, por isso espera-se que consigam marcar a alternativa correta.