235
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 1
1 QUAL É O NOME DA CASA CONSTRUÍDA PELAS AVES?
- COLMEIA
- NINHO X
- FORMIGUEIRO
- QUANTAS SÍLABAS ESSA PALAVRA TEM? 2
- ESCREVA AS CONSOANTES DA SEGUNDA SÍLABA DELA. NH
2 MARQUE AS OUTRAS DUAS CONSOANTES QUE PODEM VIR ANTES DA LETRA H NA MESMA SÍLABA DE UMA PALAVRA.
- B
- C X
- D
- F
- G
- J
- K
- L X
- M
- N
A) COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU E DESCUBRA DOIS LUGARES ONDE AS AVES FAZEM SEUS NINHOS.
- C HÃO
- GA L HO
B) TIRE A LETRA H DAS PALAVRAS ACIMA E ESCREVA AS NOVAS PALAVRAS FORMADAS.
CÃO, GALO
3 PARA SABER MAIS SOBRE NINHOS, LEIA O TEXTO A SEGUIR E IDENTIFIQUE A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTAR.
Resposta pessoal.
NINHOS
AS AVES SÃO GRANDES CONSTRUTORAS DE CASAS.
USANDO BARRO, FOLHAS, GALHOS, TEIAS, PELOS, SALIVA, ENTRE OUTROS MATERIAIS, ELAS COLOCAM OS NINHOS NOS MAIS DIVERSOS LUGARES.
EXISTEM AVES QUE PREFEREM FICAR SOZINHAS, ENQUANTO OUTRAS ESCOLHEM VIVER EM COLÔNIAS.
OS NINHOS DE ALGUNS PÁSSAROS SÃO BEM PROTEGIDOS. OS DO PÁSSARO-TECELÃO, POR EXEMPLO, SÃO COMO LONGAS BOLSAS, PARA QUE O BICO DE OUTROS PÁSSAROS, COMO O TUCANO, NÃO POSSA ALCANÇAR OS OVOS LÁ NO FUNDO.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ajudar a desenvolver a autonomia do estudante, sugira as dicas a seguir.
- Procurar manter uma rotina de estudos reservando o mesmo horário todos os dias para a realização das atividades.
- Escolher um ambiente tranquilo da casa, longe de distrações (celular, televisão, circulação de pessoas).
- Retomar o conteúdo da aula e tentar relacioná-lo com a atividade.
- Realizar as atividades no caderno, anotando, após o conteúdo da aula, a página correspondente ao livro e a numeração das atividades que serão respondidas.
- Anotar o que não entender para sanar as dúvidas com o professor no momento da correção.
Para fazer em casa
■ Unidade 1
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF12LP17,
EF02LP02.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 3
Compreensão de textos
Ao apresentar a atividade, leia o texto e, em seguida, peça que os estudantes se organizem em duplas e leiam partes do texto um para o outro e, depois, conversem sobre ele. É importante garantir que todos se familiarizem com o conteúdo do texto para que, em casa, leiam com mais segurança, mesmo que ainda precisem da ajuda dos familiares.
Para fazer em casa
■ Unidades 1 a 9
A seção "Para fazer em casa" apresenta atividades e desafios que possibilitam aos estudantes fixar o conteúdo aprendido, identificar dificuldades e estabelecer uma rotina de estudos. Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar suas defasagens e seus avanços, acompanhando a evolução do seu processo de aprendizagem.
As atividades são planejadas de forma a retomar conteúdos que precisam ser consolidados; assim, sugerimos que elas sejam propostas no final de cada unidade. Procure fazer comentários motivacionais, ler e explicar os enunciados, orientar como registrar as respostas, disponibilizando tempo para a correção e a resolução de eventuais dúvidas.
Além dos comentários sobre as atividades propostas no Livro do Estudante, apresentamos algumas atividades complementares que poderão ser utilizadas em sala de aula para subsidiar a sistematização dos conteúdos estudados ao longo das unidades, como reforço às tarefas de casa ou ainda como atividade avaliativa. Elas poderão ser apresentadas aos estudantes na lousa para que eles as copiem e respondam no caderno.
236
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 2
1 Com a ajuda de um adulto, você vai construir um cata-vento em casa.
- Providencie o material necessário e siga as instruções.
Material necessário
- cartolina ou papel colorido
- tesoura de pontas arredondadas
- canudo de papel
- cola
- lápis
- tachinha
Faça apenas com a ajuda de um adulto.
1. Corte a cartolina num quadrado de 15 cm x 15 cm.
2. Dobre a cartolina ao meio e pressione-a para ficar marcada.
3. Abra a cartolina. Com um lápis, marque 10 cm em cada ponta. Depois recorte-a.
4. Cole as pontas da cartolina no centro.
5. Peça ajuda a um adulto para colocar a tachinha no centro do cata-vento e o canudo atrás, furando-o também com a tachinha.
6. Pronto! Agora é só pegar seu cata-vento e se divertir!
2 Em sala de aula, você e os colegas vão avaliar a construção do cata-vento e apresentá-lo à turma.
- Contem para a turma como foi seu processo de confecção, do que mais gostaram e o que poderiam melhorar.
- Brinquem juntos com os cata-ventos de vocês.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 2
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF12LP01,
EF12LP04.
Componente da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Atividade 1
Compreensão de textos
Ao apresentar a proposta aos estudantes, avise que ela traz orientações para a montagem de um cata-vento. Proponha uma conversa sobre esse objeto. Pergunte aos estudantes: Vocês já fizeram um cata-vento com as próprias mãos? Sabem a função desse instrumento? Aproveite para explicar à turma que o cata-vento não é utilizado só como um brinquedo. Mencione que ele reproduz os movimentos dos moinhos de vento. Explique também que ele desempenha um papel importante na identificação da direção do vento, ajuda no processo de navegação e até na geração de energia.
Depois dessa conversa com a turma, proponha a leitura coletiva em voz alta do enunciado da atividade e também da lista de materiais necessários para a confecção do cata-vento.
Ao chegarem à parte das instruções de confecção, peça que os estudantes digam a quantidade de etapas previstas e procure saber em que eles se basearam para formular a resposta (nos números, nas ilustrações, na organização do texto?).
Peça aos estudantes que expliquem o que está sendo apresentado em cada etapa e oriente-os a voltar a atenção ao texto escrito.
Chame a atenção da turma para a necessidade de que as medidas solicitadas no texto instrucional sejam seguidas corretamente. Para isso, os estudantes podem utilizar uma régua para fazer as marcações indicadas. Certifique-se de que todos saibam como fazer o uso correto da régua.
Atividade 2
Após a realização da atividade em casa, proponha uma conversa em que os estudantes possam contar como foi a experiência de leitura em família e solicite que exponham as facilidades e dificuldades que tiveram. Prepare, com o apoio da turma, uma bonita exposição das produções.
Atividade complementar
Solicite que os estudantes pesquisem sobre a origem dos cata-ventos e sua utilidade ao longo da história e atualmente. Peça que coletem imagens (fotografias e ilustrações) e compartilhem o resultado de suas pesquisas com a turma. As informações compartilhadas podem ser usadas para a construção de um texto coletivo sobre o assunto.
237
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 3
■ Os animais da natureza inspiram a imaginação humana desde os tempos mais antigos.
1 Observe as imagens e leia os nomes de animais fantásticos que encontramos em livros e filmes.
- Você conhece alguma história com esses animais fantásticos? Converse com seus familiares em casa e, depois, com os colegas de sua turma. Resposta pessoal.
- Escreva os nomes desses animais com letra cursiva e em ordem alfabética. dragão, fênix, pégaso, unicórnio
2 Com a ajuda das dicas, coloque os nomes dos animais fantásticos no plural.
unicórnio unicórnios (Dica: o plural é igual ao da maioria das palavras.)
dragão dragões (Dica: o plural é igual ao da palavra violão.)
pégaso pégasos (Dica: o plural é igual ao da maioria das palavras.)
fênix fênix (Dica: o singular e o plural de algumas palavras são iguais.)
3 Peça a ajuda de um adulto que mora com você para pesquisar na internet a história desses animais fantásticos. Pode ser uma experiência bem divertida!
- Traga o resultado de sua pesquisa para a sala de aula e compartilhe-a em uma roda de conversa com os colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 3
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF02LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Compreensão de textos
Leia o parágrafo introdutório e o enunciado da atividade e procure certificar-se de que a turma compreendeu o que é para ser feito. Estimule os estudantes a compartilhar com os colegas histórias que tenham visto em filmes ou livros e que envolvam algum dos animais fantásticos apresentados.
Chame a atenção da turma para o item b. Ao escrever as palavras com letra cursiva, eles não devem se esquecer de utilizar os acentos (agudo e circunflexo) e o til. Relembre o conceito de ordem alfabética utilizando, como exemplo, os nomes dos animais fantásticos.
Para a correção do item b, peça que alguém da turma leia em voz alta as palavras em ordem alfabética e registre-as na lousa com letra cursiva. Oriente os estudantes a se basearem no modelo apresentado para revisar suas produções, alterando-as se necessário.
Atividade 2
Produção de escrita
Explique o que é para ser feito na atividade e dê ênfase a cada uma das dicas. Relembre os conceitos de plural e de singular. Dê exemplos e solicite que os estudantes também colaborem.
Durante o processo de correção da atividade, peça que um dos estudantes fale os plurais dos nomes de cada animal fantástico. Registre as palavras na lousa e oriente a turma a revisar suas produções com base nos modelos. Talvez, mesmo com a dica dada na atividade, algum estudante tenha tido dificuldade em registrar o plural da palavra fênix. Explique que é possível encontrar o plural de fênix como fênices. Porém, nesse caso, trata-se do plural da variação de fênix: fênice.
Atividade 3
Antes de solicitar a tarefa para casa, faça a leitura do enunciado da atividade e explique aos estudantes que o resultado da pesquisa poderá ser recontado de memória, desenhado e/ou registrado por escrito (manuscrito ou impresso). Os resultados da pesquisa podem ser compartilhados por meio de exposição oral, ou pode ser montado um mural sobre o assunto.
238
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 4
■ Rica, variada e deliciosa, a culinária brasileira reúne conhecimentos das culturas indígena, africana e europeia.
1 Leia os nomes de alguns pratos típicos de diferentes regiões do Brasil.
fei | jo | a | da |
bar | re | a | do |
mo | que | ca |
ta | pi | o | ca |
pa | mo | nha |
bri | ga | dei | ro |
- Separe as palavras em sílabas.
2 Relembre o que você estudou sobre encontros vocálicos, consonantais e dígrafos.
-
Retomando os nomes dos pratos típicos e sua divisão em sílabas, responda:
- Que palavras têm hiato? Fei-jo-a-da, bar-re-a-do e ta-pi-o-ca.
- Que palavras têm ditongo? Fei-jo-a-da e bri-ga-dei-ro.
- Que palavras têm dígrafo? Bar-re-a-do, pa-mo-nha e quin-dim.
- Que palavra tem encontro consonantal? Bri-ga-dei-ro.
- Que palavra parece ter, mas não tem, encontro vocálico? Por quê? Mo-que-ca. Porque o som representado pela letra u não é pronunciado.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 4
Habilidades da BNCC nesta seção
EF12LP01, EF02LP07,
EF02LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Leia em voz alta o parágrafo introdutório e converse com a turma sobre as influências que a culinária brasileira recebeu das culturas indígena, africana e europeia. As contribuições ocorreram em termos de ingredientes (mandioca, dos indígenas, leite de coco, dos africanos, queijo, dos europeus), além de receitas e modos de preparação de alimentos.
Peça que os estudantes leiam em voz alta os nomes dos pratos típicos apresentados na atividade e converse com a turma sobre cada um deles. Valorize as contribuições dos estudantes e estimule-os a transmitir com liberdade suas ideias e conhecimentos pessoais. Aproveite para retomar o conceito de separação de sílabas apresentando exemplos.
No momento da correção da atividade, diga cada uma das palavras em voz alta, marcando com palmas (ou com os dedos) as sílabas. Peça aos estudantes que reproduzam os gestos e confiram se responderam à atividade corretamente.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Leia em voz alta o comando da atividade e retome os conceitos de hiato, ditongo, dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico. Escreva na lousa o nome de alguns pratos típicos de diferentes regiões do país e circule as situações em que vogais pronunciadas se encontram em sílabas diferentes; vogais pronunciadas se encontram na mesma sílaba; duas ou três consoantes pronunciadas se encontram na mesma sílaba ou não; duas letras, na mesma sílaba ou não, representam um único som.
Após a realização da tarefa de casa, peça que os estudantes conversem em duplas sobre as respostas e as comparem. Em seguida, faça a correção coletiva, escrevendo as palavras na lousa para que os estudantes verifiquem se precisam fazer ajustes.
239
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 5
■ Leia o conto a seguir para conhecer a reação de um menino ao ver o mar pela primeira vez.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!
Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 1991.
1 Como você explica a reação do menino? Faça um X na alternativa correta.
Sentiu medo por achar que o mar era muito grande e forte.
X Ficou maravilhado e quis dividir seu sentimento com o pai.
Não conseguia enxergar direito e então pediu que o pai o ajudasse.
2 Que sinal de pontuação o autor do texto usou no fim da fala do menino?
O ponto de exclamação.
- Quando esse sinal é utilizado?
Quando expressamos sentimentos, sensações, emoções.
3 Quantos parágrafos há no texto? 5
- Que parágrafo tem o maior número de frases?
O primeiro.
4 O que você perguntaria ao menino se o encontrasse na praia?
Resposta pessoal.
Sugestões: Você gostou de ver o mar? O que você sentiu ao ver o mar? Você ficou com medo do mar?
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 5
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP16, EF15LP03,
EF12LP01, EF02LP01,
EF02LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Ao apresentar a proposta aos estudantes, informe que depois de lerem um conto eles encontrarão quatro atividades para realizar.
Leia o parágrafo introdutório. Em seguida, leia o conto em voz alta, de modo expressivo, com ritmo, entonação e valorizando o sentido do texto e os sinais de pontuação.
Proponha uma segunda leitura com o apoio dos estudantes. Ajude-os a identificar palavras desconhecidas e procurar no dicionário o significado de cada uma delas. Peça que indiquem, no texto, onde começa e termina cada parágrafo e mostrem onde está escrita a referência do texto (nome do autor, título do livro etc). Explique que a referência não faz parte dos parágrafos do texto.
À medida que você explica as atividades, verifique se todos os estudantes compreendem o que é para ser feito.
Atividade 1
Compreensão de textos
No momento da correção da atividade, além de os estudantes dizerem que alternativa assinalaram, peça que indiquem o trecho do texto que justifica a resposta certa: "o menino ficou mudo de beleza".
Atividade 3
Ao corrigir a atividade, proponha uma contagem coletiva das frases em cada parágrafo. Os estudantes podem numerar os parágrafos e indicar também a quantidade de frases em cada um deles. Chame a atenção da turma para o fato de que o parágrafo maior não precisa necessariamente ter o maior número de frases.
Atividade 4
Peça que os estudantes compartilhem oralmente suas respostas. Aproveite para propor uma conversa com eles sobre suas experiências, opiniões e ideias em relação ao mar e à praia.
240
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 6
1 Você sabe o que são os Jogos Paraolímpicos? Veja se as imagens a seguir o ajudam a responder.
Resposta pessoal.
2 Com a ajuda de um adulto de sua casa, faça uma pesquisa na internet sobre os Jogos Paraolímpicos. Depois, compartilhe as informações com a turma e o professor.
3 Escreva a sílaba tônica das palavras a seguir.
atletismo tis
judô dô
basquete que
natação ção
ciclismo clis
tênis tê
futebol bol
vôlei vô
a) Faça um X na alternativa correta.
- X A sílaba tônica é a sílaba mais forte da palavra.
- A sílaba tônica é a primeira sílaba da palavra.
b) Classifique as palavras da tabela de acordo com a posição da sílaba tônica.
Paraolimpíada
tênis
natação
caratê
vôlei
prótese
Oxítonas: a sílaba tônica é a última | Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima | Proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima |
---|---|---|
judô | esgrima | Olimpíada |
natação | tênis | Paraolimpíada |
caratê | vôlei | prótese |
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 6
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF12LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Caso considere pertinente, apresente algumas histórias de atletas brasileiros paraolímpicos. Consulte informações disponíveis em https://oeds.link/UhXZqY. Acesso em: 4 jul. 2021.
Atividade 2
Leia com os estudantes a atividade. Explique que eles deverão acessar a internet, com a supervisão de um adulto, para realizar a pesquisa sobre os Jogos Paraolímpicos. Peça que, se possível, pesquisem imagens, entrevistas, depoimentos e vídeos. No momento da correção, com base nas respostas dos estudantes, ressalte a importância dos Jogos Paraolímpicos.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Consciência fonológica e fonêmica
Leia o enunciado da atividade, selecione dois nomes de modalidades esportivas e proponha que os estudantes indiquem a sílaba mais forte em cada uma delas. Aproveite para relembrar conceitos relacionados à silaba tônica.
No momento da correção, escreva na lousa as palavras da atividade e peça que os estudantes digam que sílabas pintaram. Marque-as nas palavras escritas na lousa para que todos possam fazer ajustes nas respostas, caso necessário. Proponha a leitura coletiva das alternativas do item a e peça que os estudantes analisem cada afirmação, justificando-as com exemplos. Reproduza a tabela do item b na lousa e convide alguns estudantes para completá-la, validando acertos e ajudando a corrigir equívocos.
241
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 7
■ Vamos fazer em casa o experimento da "palavra secreta"!
Material necessário
- Uma folha de papel sulfite branca
- Um limão
- Um potinho
- Um pincel ou cotonete
- Um abajur ou uma luminária
Importante!
- Fazer o experimento com um adulto!
- Antes de começar, forrar a mesa com um jornal velho e limpar tudo ao final.
- Após manusear o limão, lavar as mãos para evitar queimaduras na pele.
1. Peça a um adulto que corte o limão ao meio e o esprema no potinho.
2. Mergulhe suavemente as cerdas do pincel (ou cotonete) no potinho. Escreva uma palavra na folha de sulfite. Pense, antecipadamente, em qual palavra vai escrever!
3. Depois de escrever, espere secar.
4. Para ver a palavra, peça ao adulto que passe a folha em cima do abajur. O calor da lâmpada fará com que ela apareça.
5. Aqui está sua palavra secreta!
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 7
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF12LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Ao apresentar a proposta aos estudantes, avise que ela traz orientações para a realização de um experimento chamado "palavra-secreta". Pergunte se alguém da turma já fez algo parecido e, em caso afirmativo, peça que compartilhe como foi a experiência.
Atividade complementar
Depois de apresentar a proposta aos estudantes, grave um vídeo tutorial, ou um áudio, com a turma ensinando outras pessoas a fazerem o experimento. Utilizem o passo a passo descrito na atividade para compor o roteiro de gravação.
Leia em voz alta as partes "Importante!" e "Material necessário" e veja se os estudantes têm dúvidas sobre o que está escrito nelas. Antes de ler as instruções, peça-lhes que digam a quantidade de etapas previstas para a realização do experimento.
Solicite que os estudantes falem o que está escrito em cada etapa. Observe se eles estão realmente lendo as frases ou apenas fazendo a interpretação das imagens. Oriente-os a verificar suas hipóteses voltando a atenção para o texto escrito e analisando palavra por palavra para verificar as que conhecem ou não. Explique o significado de palavras desconhecidas.
Realize a leitura geral do texto e auxilie a turma a acompanhá-la. Se for possível, faça cada etapa da experiência, mostrando os detalhes, para que os estudantes se sintam mais confiantes ao realizar a tarefa em casa.
Após a realização da atividade em casa, proponha uma conversa em que os estudantes possam compartilhar os detalhes da leitura em família e da realização da atividade. Peça-lhes que digam qual palavra escolheram para fazer o experimento e expliquem o motivo da escolha.
242
PARA FAZER EM CASA
UNIDADE 8
1 Leia o texto abaixo e responda às questões.
Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves. Gaiolas e asas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 5 dez. 2001. (Fragmento). Texto na íntegra disponível em: https://oeds.link/yWlATv. Acesso em: 17 jun. 2021.
a) Quem são os pássaros descritos nesse texto?
Os estudantes.
b) Os verbos ensinar, encorajar, amar e voar expressam:
X ação.
estado.
fenômeno da natureza.
c) Em que tempo ocorre o verbo destacado na frase a seguir?
"O voo nasce dentro dos pássaros."
X presente
passado
futuro
- Reescreva a mesma frase nos dois outros tempos verbais.
O voo nasceu dentro dos pássaros.
O voo nascerá dentro dos pássaros.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 8
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF12LP01,
EF02LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Leia o texto em voz alta, adequando expressão, ritmo e entonação à forma poética escolhida pelo autor. Ao terminar a primeira leitura, proponha que os estudantes comentem o que entenderam do texto. Após ouvi-los, compartilhe suas próprias impressões.
Sugira a realização de uma segunda leitura, dividindo as partes entre os estudantes. Prossiga com a leitura dos itens a, b e c. Explique que além de assinalarem uma das alternativas, no item c, os estudantes terão que construir frases no final desse item. Verifique se alguém tem dúvida e esclareça o que for necessário.
No momento da correção da atividade, peça que os estudantes leiam a resposta ao item a e indiquem as alternativas que assinalaram nos itens b e c. Para finalizar, proponha que leiam as frases escritas no item c. Registre-as na lousa para que todos possam conferir suas produções.