243
Sugestões de leitura
Ao longo deste livro, você pôde ler e explorar várias histórias interessantes e divertidas. Mas existem muitas mais! Veja, a seguir, a indicação de livros, filmes e sites que podem mexer com sua imaginação. Depois, dê a dica aos colegas.
Unidade 1 - Casas
- O menino que morava no livro
Autor: Henrique Sitchin
São Paulo: Panda Books
Era uma vez um menino que morava em um lugar muito diferente: um livro! Para conhecer essa história curiosa, inteligente e divertida, o leitor precisará entrar no universo encantado da leitura e perceber quantas coisas interessantes existem nele.
- Brincar em casa
Brasil, 2021. Direção: David Reeks e Renata Meirelles.
Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas ficaram isoladas em suas casas, e a moradia ganhou mais importância em nossas vidas. Nesse documentário, crianças de diferentes países e contextos mostram como reinventaram o brincar em casa. A resiliência do brincar, mesmo em momentos adversos, ressignificou os espaços das casas, e esse novo olhar ultrapassa o contexto de uma pandemia.
Unidade 2 - Brincadeiras
- Histórias de cantigas
Autor: Celso Sisto (Organizador)
São Paulo: Cortez
Esse livro é um convite à brincadeira. Quinze autores diferentes contam histórias baseadas em suas cantigas de roda preferidas. É impossível entrar nessa roda de histórias e não se divertir!
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestões de leitura
Estudos têm demonstrado que as práticas de leitura em sala de aula com atividades intencionais e variadas favorecem a fluência em leitura oral e a compreensão de textos. Ler é mais que decodificar códigos. Trata-se de atividade cognitiva e social em que os estudantes devem ser capazes de atribuir sentido, relacionar informações, apreciar o texto, entre outras capacidades. A leitura, portanto, tem um papel de destaque, e cabe a você criar oportunidades e ensinar estratégias para desenvolver a proficiência leitora dos estudantes.
A escolha criteriosa de obras e o incentivo à leitura garantem aos estudantes a possibilidade de ampliar o repertório sobre diversos assuntos, além de propiciar o contato com diferentes gêneros textuais, autores, épocas e estilos.
É necessário que você auxilie os estudantes a compreender a importância dessa prática, levando-os a se conscientizar de que é possível aprimorar a competência leitora com estratégias que podem ser aprendidas, como ler em voz alta, reler o texto, compreender o significado das palavras, destacar partes importantes, observar a pontuação, fazer comparações e dialogar com o texto.
Ler e reler em voz alta é uma forma de ajudar na compreensão do texto, além de favorecer a autoavaliação da leitura. Os estudantes devem ser capazes de observar a própria leitura e de perceber dificuldades e avanços, e você pode oferecer estratégias que os ajudem nas dificuldades ou que os levem a avançar cada vez mais. Eles também devem ser conscientizados de que existem diversas intenções ou finalidades em uma leitura - ler para estudar, para apreciar, para se informar etc. -, o que leva a uma escolha de estratégia mais adequada.
Desse modo, sugerimos algumas obras de acordo com as unidades, considerando a diversidade de temas e gêneros, para despertar nos estudantes o gosto e o prazer pela leitura.
244
Unidade 3 - Animais
- Zoo
Autor: Jesús Gabán
Porto Alegre: Projeto
Os belíssimos detalhes desse livro de imagens farão as crianças conhecerem um pouco mais sobre os animais. Quanto mais o leitor observar as imagens, mais histórias poderá criar.
- Unicamp selvagem
Brasil, 2020. Direção: César Leite.
Disponível em: https://oeds.link/j64Jev
Mesmo que moremos em um ambiente urbano, animais convivem conosco diariamente, e muitas vezes nem notamos! É isso que esse sensível documentário nos revela, mostrando que a natureza está bem perto de nós, onde menos esperamos, basta aguçarmos nossos sentidos.
Unidade 4 - Alimentos
- Fruta-pão
Autor: Cláudio Martins
São Paulo: Paulinas
Por que as árvores das cidades não são carregadas de frutas para todo mundo comer? Essa e outras perguntas são respondidas nesse livro de um jeito lúdico e simples. O autor explica como nosso planeta pode ser um lugar mais legal se houver harmonia e união.
Unidade 5 - Nomes
- Ou isto ou aquilo
Autora: Cecília Meireles
São Paulo: Global
Nesse livro, a autora aproxima as crianças da poesia, cria novos nomes e brinca com as palavras, os sons, o ritmo e a musicalidade. Os temas típicos do universo infantil tornam a leitura cheia de fantasia e imaginação.
245
Unidade 6 - Nossos corpos
- Quem tem medo do ridículo?
Autora: Ruth Rocha
São Paulo: Salamandra
Todo mundo tem medo - e isso pode ser até bom. O que não precisa é ter medo das coisas que não existem. Nesse livro, o leitor vai pensar sobre seus medos, descobrir outros que nem conhece e aprenderá a enfrentá-los com bom humor.
- Grupo de percussão corporal Barbatuques
Disponível em: https://oeds.link/WnRvP2
Podemos usar nosso corpo como instrumento musical! Essa é a proposta que o Grupo Barbatuques, fundado por Fernando Barba em 1995, vem desenvolvendo com muita criatividade, alegria e sucesso no mundo inteiro.
Unidade 7 - Espertezas
- O alvo
Autor: Ilan Brenman
São Paulo: Moderna
Numa cidadezinha da Polônia do século XIX, um velho professor ajudava as pessoas contando histórias. O que mais intrigava a todos é que ele sempre encontrava a história certa, para a pessoa certa, no momento certo.
Unidade 8 - Escola
- Carmela vai à escola
Autora: Adélia Prado
Rio de Janeiro: Galerinha
Carmela acha a escola o lugar mais legal do mundo! Apaixonada por livros, ela tira as melhores notas, ama recitar poesia, mas também fala sem parar. Essa história vai mostrar que a escola pode ser muito mais divertida do que se pensa.