246
Referências bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/9JjTHf. Acesso em: 21 jun. 2021.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem suas bases expostas nesse caderno, que contém uma contextualização da alfabetização no Brasil e no mundo, considerações teóricas e operacionais e a íntegra do Decreto no 9.765, de 11 de abril de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/ZFtedd. Acesso em: 21 jun. 2021.
A BNCC estabelece as competências que devem ser garantidas, a cada ano escolar, aos estudantes de todo o Brasil. Os objetivos centrais a serem atingidos são a formação integral humana e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
O objetivo das autoras é apresentar as principais estratégias de leitura requeridas para a compreensão de um texto, que incluem conhecimentos linguísticos, de mundo e interacionais.
TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 13(2), 524-544. 2013. Disponível em: https://oeds.link/lTFsxz. Acesso em: 21 jun. 2021.
Nesse texto são explorados os sentimentos dos estudantes diante das atividades propostas e das relações com o professor e a família, dando visibilidade a fatores afetivos que podem afetar negativa ou positivamente as práticas de leitura e escrita.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
O objetivo maior desse livro é mostrar a importância de oferecer às crianças a oportunidade de se tornarem leitoras de literatura infantil brasileira, como uma das chaves para compreensão e cultivo da brasilidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Conduza com a turma a apreciação da ilustração desta página. Relembre que, na imagem da página 3 do Livro do Estudante deste volume, encontramos um grupo de estudantes no meio do processo de produção de um cartaz. Eles estão interagindo entre si e com os diversos materiais e, sobre a mesa, é possível ver no cartaz algumas ilustrações e o título, que ainda está sendo criado, em um trabalho que envolve muita colaboração e criatividade.
Na página 6, há um estudante pintando algumas letras que vão compor o cartaz. É uma forma de representar a importância do esforço individual nos trabalhos feitos em grupo, em que a participação de cada estudante ganha consistência, somada à troca com os colegas para compor o cartaz.
Agora, na página 246, no fim do volume 2 e do ano letivo, vemos o cartaz finalizado, resultado do trabalho intelectual e da determinação de cada participante, que, com suas características, seus saberes e suas necessidades, trouxe um pouco de si para o grupo e se fortaleceu com essa parceria, interagindo de forma contínua e colaborativa com os colegas.
Relacione essa última ilustração com a vivência de toda a turma neste ano. Considerando a avaliação formativa realizada em todo o volume, é importante valorizar cada estudante, sua participação individual, sua colaboração com a turma, suas dificuldades superadas, seus avanços, seu processo de aprendizagem.
Que venham novos desafios!
247
Jogo: Sapo cantor
RECORTE O TABULEIRO PARA A SEÇÃO "JOGO" DA PÁGINA 42.
MANUAL DO PROFESSOR
Recortes
A partir desta página, são apresentados os recortes que os estudantes utilizarão nos jogos e em outras atividades propostas ao longo deste volume. Para evitar qualquer tipo de risco para eles e favorecer as atividades de recorte, oriente-os sempre a utilizar tesoura com pontas arredondadas e a recortar nas linhas tracejadas.
248
249
Jogo: Sapo cantor
RECORTE O TABULEIRO PARA A SEÇÃO "JOGO" DA PÁGINA 42.
250
251
Jogo: Mímica das onomatopeias
Recorte as plaquinhas para a seção "Jogo" da página 66.
Respostas pessoais.
252
253
Jogo: Mímica das onomatopeias
Recorte as plaquinhas para a seção "Jogo" da página 66.
Respostas pessoais.
254
255
Jogo: Bingo animal
Recorte as fichas para a seção "Jogo" da página 96.
256
257
Jogo: Bingo animal
Recorte as fichas para a seção "Jogo" da página 96.
258
259
Jogo: Bingo animal
Recorte as fichas para a seção "Jogo" da página 96.
260
261
Jogo: Bingo animal
Recorte as fichas para a seção "Jogo" da página 96.
262
263
Jogo: Memória
Recorte as cartas para a seção "Jogo" da página 120.
264
265
Jogo: Memória
Recorte as cartas para a seção "Jogo" da página 120.
266
267
Jogo: Acerte a pontuação
Recorte as cartelas de frases para a seção "Jogo" da página 144.
268
269
Jogo: Acerte a pontuação
Recorte as cartelas e as fichas de pontuação para a seção "Jogo" da página 144.
270
271
Jogo: Sílabas valiosas
Recorte a cartela para a seção "Jogo" da página 198.
272
273
Jogo: Sílabas valiosas
Recorte as fichas para a seção "Jogo" da página 198.
274
275
Recorte o tabuleiro para a seção "Jogo" da página 224.
276
277
Jogo: Olho vivo
Recorte as fichas de palavras e os marcadores para a seção "Jogo" da página 224.
278
279
Dicionário da turma
Recorte a área indicada para compor o Dicionário da turma das páginas 228 a 230.
Respostas pessoais.