4
Sumário
- Organização do seu livro; p. 8
-
Avaliação inicial; p. 12
- Estudo da língua: Revisão; p. 16
-
UNIDADE 1 Convivência; p. 22
- Para ler: Diário ao contrário, Sônia Barros; p. 24
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 25
- Compreender o texto; p. 26
- Ampliar o vocabulário; p. 28
- Estudo da língua: Parágrafo; p. 30
- Produção escrita: E-mail; p. 32
- Para ler mais: Pix, Ricardo Filho; p. 36
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 38
- Compreender o texto; p. 38
- Ampliar o vocabulário; p. 41
- Estudo da língua: Uso de R ou RR, S ou SS; p. 42
- Oficina de criação: Escrevendo e descrevendo; p. 44
- Produção oral: Entrevista; p. 46
- Conhecer mais palavras; p. 47
-
UNIDADE 2 Natureza 48
- Para ler: Anúncio, Greenpeace; p. 50
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 51
- Compreender o texto; p. 51
- Ampliar o vocabulário; p. 53
- Estudo da língua: Uso do dicionário; p. 54
- Oficina de criação: Poema visual; p. 57
- Para ler mais: Cantiga do vento, Elias José; p. 59
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 60
- Compreender o texto; p. 61
- Ampliar o vocabulário; p. 62
- Estudo da língua: G ou GU, C ou QU; p. 63
- Produção escrita: Poema; p. 65
- Produção oral: Conversação; p. 67
- Conhecer mais palavras; p. 69
- Projeto em equipe: A arte da reciclagem; p. 70
- Avaliação em processo; p. 72
-
UNIDADE 3 Animais; p. 74
- Para ler: Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no grande Recife,G1 Pernambuco; p. 76
5
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 78
- Compreender o texto; p. 78
- Ampliar o vocabulário; p. 80
- Estudo da língua: Sons nasais; p. 81
- Produção escrita: Notícia; p. 83
- Para ler mais: HQ Chico Bento, Mauricio de Sousa; p. 85
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 88
- Compreender o texto; p. 89
- Ampliar o vocabulário; p. 91
- Estudo da língua: Variação linguística; p. 92
- Oficina de criação: História em quadrinhos; p. 95
- Produção oral: Conversa telefônica; p. 97
-
Conhecer mais palavras; p. 99
-
UNIDADE 4 Monstros e outras criaturas; p. 100
- Para ler: Bolo de espantalho de ouro, Eliana Trujillo; p. 102
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 103
- Compreender o texto; p. 104
- Ampliar o vocabulário; p. 107
- Estudo da língua: Sílabas; p. 108
- Oficina de criação: Brincando de noticiário; p. 110
- Para ler mais: O monstrinho Medonhento, Mário Lago; p. 112
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 114
- Compreender o texto; p. 114
- Ampliar o vocabulário; p. 116
- Estudo da língua: Dígrafo e encontro consonantal; p. 117
- Produção oral: Enquete; p. 120
- Produção escrita: Relatório; p. 122
- Conhecer mais palavras; p. 125
- Projeto em equipe: Vlog de culinária; p. 126
- Avaliação em processo; p. 128
-
UNIDADE 5 Espertezas; p. 130
- Para ler: O jabuti e o caipora, Ana Maria Machado; p. 132
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 134
- Compreender o texto; p. 135
- Ampliar o vocabulário; p. 136
- Estudo da língua: Pontuação; p. 137
- Produção escrita: Fábula; p. 140
- Produção oral: Repente; p. 142
- Para ler mais: A Onça, a Anta e o Macaco, José Carlos Aragão; p. 146
6
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 148
- Compreender o texto; p. 149
- Ampliar o vocabulário; p. 150
- Estudo da língua: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; p. 152
- Oficina de criação: Teatro da turma; p. 155
- Conhecer mais palavras; p. 157
-
UNIDADE 6 Saúde; p. 158
- Para ler: Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo, Folhinha; p. 160
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 163
- Compreender o texto; p. 163
- Ampliar o vocabulário; p. 166
- Estudo da língua: Prefixos e sufixos; p. 167
- Produção escrita: Carta de leitor; p. 169
- Para ler mais: Esportista, Neusa Sorrenti; p. 171
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 172
- Compreender o texto; p. 172
- Ampliar o vocabulário; p. 173
- Estudo da língua: Classificação das palavras quanto à sílaba tônica; p. 175
- Oficina de criação: Incentivar a proteger; p. 178
- Produção oral: Debate regrado; p. 180
- Conhecer mais palavras; p. 182
- Projeto em equipe: Unidos pela saúde!; p. 183
- Avaliação em processo; p. 186
-
UNIDADE 7 Diferentes povos, diferentes costumes; p. 188
- Para ler: Caiçara, Daniel Toffoli e Gustavo Mansur; p. 190
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 193
- Compreender o texto; p. 194
- Ampliar o vocabulário; p. 196
- Estudo da língua: Substantivos e adjetivos; p. 197
- Oficina de criação: Saboreando a cultura caiçara; p. 200
- Para ler mais: A mãe do rio exige o pagamento da promessa, Reginaldo Prandi; p. 203
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 205
- Compreender o texto; p. 205
- Ampliar o vocabulário; p. 207
- Estudo da língua: Falando de um jeito, escrevendo de outro; p. 208
- Produção oral: Reconto oral; p. 211
- Produção escrita: Reconto escrito de história oral; p. 213
-
Conhecer mais palavras; p. 215
7
-
UNIDADE 8 Brinquedos e brincadeiras; p. 216
- Para ler: A bagunça dos brinquedos, Mariane Bigio; p. 218
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 221
- Compreender o texto; p. 222
- Ampliar o vocabulário; p. 223
- Estudo da língua: Verbos; p. 225
- Oficina de criação: Roendo e brincando com os sons; p. 228
- Para ler mais: Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade, Minas Faz Ciência Infantil; p. 230
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 233
- Compreender o texto; p. 233
- Ampliar o vocabulário; p. 235
- Estudo da língua: Palavras com H inicial; p. 236
- Produção escrita: Texto instrucional; p. 237
- Produção oral: Exposição oral; p. 239
- Conhecer mais palavras; p. 241
-
UNIDADE 9 No mundo da fantasia; p. 242
- Para ler: A princesa e o grão de ervilha, Hans Christian Andersen; p. 244
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 245
- Compreender o texto; p. 246
- Ampliar o vocabulário; p. 246
- Estudo da língua: Verbos e substantivos na frase; p. 247
- Oficina de criação: Personagens maravilhosas; p. 250
- Para ler mais: A Terra do Nunca, J. M. Barrie; p. 252
-
Para estudar o texto: Praticar a fluência; p. 254
- Compreender o texto; p. 254
- Ampliar o vocabulário; p. 256
- Estudo da língua: Pronomes; p. 257
- Produção escrita: Conto; p. 260
- Produção oral: Contação de histórias; p. 263
- Conhecer mais palavras; p. 265
-
Projeto em equipe: Antologia de contos; p. 266
- Dicionário da turma; p. 268
- Avaliação final; p. 271
- Para fazer em casa; p. 275
- Sugestões de leitura; p. 284
- Referências bibliográficas; p. 287