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Avaliação inicial
ico 1 Leia o trecho destacado para o professor.
O galo e a raposa
O galo e as galinhas viram de longe uma raposa que chegava. Empoleiraram-se na árvore mais próxima para escapar da inimiga.
Usando de esperteza, a raposa chegou perto da árvore e dirigiu-se a eles:
- Ora, meus amigos, podem descer daí. Não sabem que foi decretada a paz entre os animais? Desçam e vamos festejar este dia tão feliz!
Mas o galo, que também não era tolo, respondeu:
- Que boas notícias! Mas estou vendo daqui de cima alguns (cães) que estão chegando. Decerto eles também vão querer festejar...
A raposa mais que depressa foi saindo:
- Olha, é melhor que eu vá andando... Os cães podem não saber da novidade e me matar...
Ruth Rocha. Fábulas de Esopo. São Paulo: Salamandra, 2018. p. 7.
Glossário
- Empoleiraram-se:
- subiram.
- Decerto:
- provavelmente.
2 Que animais são citados na fábula? Escreva-os abaixo.
3 Que novidade a raposa contou ao galo e às galinhas?
4 Releia a frase:
"Não sabem que foi decretada a paz entre os animais?"
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-
O que significa decretar a paz nesse contexto?
- Que os animais viveriam sem machucar um ao outro.
- Que os animais viveriam preocupados com seus inimigos.
5 Releia o final da história e responda:
-
Por que o galo disse à raposa que os cães estavam chegando?
-
Por que a raposa foi embora?
6 As fábulas sempre apresentam uma moral, um conselho sobre como agir. Escreva uma moral para a fábula que você acabou de ler.
7 Releia o trecho da fábula O galo e a raposa.
"A raposa mais que depressa foi saindo:
- Olha, é melhor que eu vá andando [...]"
- Sobre a pontuação destacada, é possível afirmar que:
- o sinal de dois-pontos e o travessão indicam que a personagem vai falar.
- o sinal de dois-pontos e o travessão são usados para indicar que as personagens estão admiradas.
8 A letra z na palavra arroz representa o mesmo som que as letras destacadas nas palavras:
- doze, casa.
- exame, esperto.
- vespa, cartaz.
- doze, cartaz.
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9 Marque a alternativa com as palavras escritas corretamente.
- abelia, maçã, pomba
- abelha, maçã, ponba
- abelha, maçam, ponba
- abelha, maçã, pomba
10 Indique a alternativa em que todas as palavras estão com o plural corretamente aplicado.
- ursos, farols, pastels, botãos
- ursos, faróis, pastéis, botões
11 Leia as palavras na tabela a seguir e observe os encontros vocálicos.
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 |
---|---|---|
lua | Uruguai | leito |
fazia | Paraguai | mais |
saúde | enxaguou | herói |
- Marque com um X, a linha que apresenta a classificação correta dos encontros vocálicos de cada coluna.
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 |
---|---|---|
tritongos | hiatos | ditongos |
hiatos | ditongos | tritongos |
hiatos | tritongos | ditongos |
tritongos | ditongos | hiatos |
12 Leia a tirinha a seguir.
-
No segundo quadrinho, as personagens estão:
- cansadas.
- tristes.
- admiradas.
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-
Marque a alternativa com a divisão silábica correta das palavras.
- ma-ca-xei-ra, man-di-o-ca, ai-pim
- ma-ca-xe-i-ra, man-di-o-ca, a-i-pim
13 Leia o cartaz abaixo.
-
Qual é o objetivo do cartaz?
- Convencer as pessoas a comprar agasalhos e roupas.
- Convencer as pessoas a doar agasalhos e roupas.
- Aconselhar as pessoas a vender agasalhos e roupas.
- Aconselhar as pessoas a higienizar as mãos e as roupas.
-
Em campanha e agasalho, as letras nh e lh são:
- dígrafos.
- encontros consonantais.
14 Leia o verbete de dicionário a seguir.
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2009.
-
Quantos significados tem a palavra década?
- Um.
- Dois.
- Dez.
- Uma década.
15 Escreva um parágrafo sobre o que você acha que vai estar fazendo daqui a uma década.
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Estudo da língua Revisão
1 O parágrafo a seguir faz parte de um diário pessoal que você vai ler na Unidade 1. Leia-o e responda às questões.
-
Esse texto foi escrito em letra cursiva ou bastão?
-
Nesse trecho há palavras que apresentam dígrafos. Veja algumas delas.
minha
chorar
porque
fosse
- Passe um traço embaixo dos dígrafos que aparecem nessas palavras.
ic3. Leia em voz alta estas palavras retiradas do trecho. Preste atenção ao som representado pelas vogais destacadas nelas.
manhã
mãe
tanto
ela
-
Em qual dessas palavras a vogal a representa um som diferente?
-
Na palavra tanto, a vogal a não recebe til. Que letra faz com que ela represente o mesmo som que em mãe?
-
Circule na palavra abaixo as letras que representam som anasalado, como acontece em mãe.
presente
-
Fale esta palavra retirada do texto, separando-a em sílabas: assim.
-
Quantas sílabas essa palavra tem?
-
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-
Imagine que o autor do diário teve de escrever a segunda sílaba da palavra assim na linha seguinte. Complete o trecho com o modo correto de separar as sílabas dessa palavra.
"Será que ela gostou tanto do vestido?"
-
Qual é o nome do ponto que aparece no final dessa frase?
-
ic O que esse ponto indica?
-
Agora, leia outra palavra retirada do trecho do diário.
abraçou
- Circule o encontro consonantal que aparece nessa palavra.
- Passe um traço embaixo do encontro vocálico nessa palavra.
2 Leia a tirinha a seguir.
-
Por que é fácil encontrar a casa do Cebolinha?
-
Copie os três dígrafos que aparecem na tirinha.
-
Agora, copie as três palavras da tirinha com encontro consonantal.
-
Separe as sílabas dessas palavras.
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3 Releia outro trecho do diário pessoal.
-
No trecho, circule:
- de vermelho o ponto-final;
- de azul o ponto de exclamação;
- de verde o ponto de interrogação.
- As duas palavras destacadas no trecho devem receber acento agudo (´) ou acento circunflexo (^)? Escreva nelas o acento correto.
-
Escreva o acento agudo nas sílabas tônicas das palavras abaixo.
sof
fcil
espcie
pblico
jacar
aça
-
Copie do trecho duas palavras com encontro consonantal.
-
Nas palavras que você escolheu, o encontro consonantal está em sílabas diferentes ou na mesma sílaba?
-
Fale em voz alta estas palavras retiradas do trecho.
saímos
estão
-
icoQuantas sílabas tem cada uma dessas palavras?
-
Em qual dessas palavras há um hiato?
-
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4 Leia em voz alta esta palavra que aparece no diário pessoal.
existe
a) Marque a palavra abaixo em que a letra x não representa o mesmo som que na palavra existe.
táxi
exagero
exato
b) Leia as palavras a seguir, observando o som representado pela letra x nelas.
baixo
axila
tóxico
exemplo
próximo
trouxe
lagartixa
exato
-
Copie as palavras nos lugares corretos.
Som de x como em táxi Som de x como em exagero Som de x como em bruxa Som de x como em auxílio
5 Complete as palavras a seguir com x ou ss.
pro imidade
ma a
pe oa
má imo
-
Copie abaixo as palavras que você completou com ss, separando-as em sílabas.
6 Recite o alfabeto em voz alta e complete-o com as letras que faltam.
A C E F I L M O P R S U Z
-
No alfabeto que você completou, as letras são maiúsculas ou minúsculas?
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7 Complete cada palavra com um dos dígrafos ou encontros consonantais.
lh
fl
sc
sç
xc
ss
rr
br
vr
pr
bl
gl
qu
nx
- toa a
- bete aba
- na a
- e aguei
- asil
- esente
- obo
- pá aro
- eijo
- na ia
- e eção
- pala a
- ne ina
- auta
-
Copie as palavras organizando-as no quadro.
Palavras com dígrafo Palavras com encontro consonantal -
Algumas palavras que você copiou no quadro têm encontros vocálicos. Veja.
toalha
queijo
enxaguei
flauta
nascia
-
Separe as sílabas dessas palavras e escreva-as nos lugares corretos.
As duas vogais ficam na mesma sílaba As três vogais ficam na mesma sílaba As vogais ficam em sílabas diferentes
-
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8 Leia a quadrinha a seguir e complete o espaço com m ou n.
Se este livro for perdido,
pode ta bém ser achado.
Para melhor ser conhecido, deixo meu nome assinado.
Domínio público.
-
Por que você usou essa letra para completar a palavra?
-
Complete as palavras a seguir com m ou n.
- e pada
- ci to
- sa ba
- co putador
- lâ pada
- li peza
- vale te
- da ça
- e contro
-
Escreva outra palavra usando a letra m antes das letras p ou b.
-
No alfabeto, qual letra vem primeiro, m ou n?
-
Leia estas palavras.
perder
achar
assinar
-
Essas palavras são:
- verbos.
- adjetivos.
-
Em quais dessas palavras há dígrafo e em qual há encontro consonantal? Escreva nos espaços.
Dígrafo: e .
Encontro consonantal: .
-
Circule as palavras em que as letras destacadas representam o mesmo som.
achado
assinado
deixo
-